terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Quando Carlos Vailatti massacrou o adventista Leandro Quadros


Na internet há vários "LEANDRETES" entre os adventistas, que apontam Leandro Quadros como O MAIOR apologista adventista de nosso tempo. Creio que seja um grande apologista sim - para o padrão adventista. Porém, seus fãs são cegos, e não percebem como Leandro Quadros é derrotado em seus argumentos.
Aqui um vídeo, que na minha opinião, Leandro Quadros foi massacrado em seus argumentos, pelo erudito e teólogo, Carlos Vailatti. Assista, atentamente.


11 comentários:

  1. Aqueles que crêem na mesma interpretação do Carlos Vailatti me permitam discordar um pouco.

    O Carlos Vailatti desta vez se equivocou. Ele é um bom apologista estuda e gosta de citar termos gregos com sua gramática tempos verbais, modos, sufixos e prefixos etc mas seus argumentos acabam perdendo força ao passar através de seu filtro arminiano. Mas nesse programa o assunto não foi este.

    O Leandro Quadros é um apolerético mistura de apologista com herético e não preciso dizer o porque.



    Eu disse que o Vailatti se equivocou porque ele aparentemente não soube ou não se deu conta de que visões sobrenaturais também podem ser fatos reais e a Bíblia está repleta delas. Ele afirmou que o aparecimento de Moisés e Elias era uma visão sobrenatural e por isso os dois personagens não estavam realmente no local onde ocorreu o fato.

    O texto afirma que "3 E eis que lhes apareceram> oπτάνομαι optanomai Moisés e Elias, falando com ele.

    O termo grego oπτάνομαι optanomai aí acima se encontra em muitas passagens e dentre elas para exemplo são essas.


    E um anjo do Senhor lhe apareceu> oπτάνομαι optanomai posto em pé, à direita do altar do incenso.
    E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Lc.1:11.

    A mesma palavra oπτάνομαι optanomai ou seja "lhe apareceu" no verso acima encontra-se em Mateus 17:3
    quando diz,

    "3 E eis que lhes apareceram> oπτάνομαι optanomai Moisés e Elias, falando com ele.

    Ou seja o anjo APARECEU de verdade e de fato para Zacarias assim como Moisés e Elias apareceram de verdade e de fato para Jesus sendo que o mesmo termo grego oπτάνομαι optanomai ou seja "aparecer" ocorre em ambas as passagens, assim como ocorre em muitas outras mas como exemplo mais essas duas,


    30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão> oπτάνομαι optanomai o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Mt. 24:30.

    64 Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis> oπτάνομαι optanomai em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Mt.26:64.

    Nessas duas passagens acima Mt. 24:30 e Mt.26:64 a palavra oπτάνομαι optanomai que ocorre na transfiguração ali em Mateus 17:3 como APARECER> "3 E eis que lhes apareceram> oπτάνομαι optanomai Moisés e Elias, falando com ele.....nessas duas passagens acima a palavra oπτάνομαι optanomai ocorre com o significado de "VER",

    e verão> oπτάνομαι optanomai o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Mt. 24:30.

    que vereis> oπτάνομαι optanomai em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Mt.26:64.

    E obviamente a humanidade verá >oπτάνομαι optanomai< de verdade e de fato Jesus retornando em glória e não meramente algum simulacro e sem realidade própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu nem li esta besteira que voce falou mas o carlos vaillat nao desmascaro o leandro quadros voce que ta mal informado

      Excluir
  2. Agora, o Vailatti está dando ênfase na palavra grega ὅραμα horama e afirma que nas 12 ocorrências deste termo no Novo Testamento nunca esse termo ὅραμα horama refere-se ou significa uma aparição real mas apenas à uma visão sobrenatural. Eu fui buscar as passagens em que ocorre a palavra ὅραμα horama e constatei que na maioria dos casos/passagens este termo tem o significado de uma visão sobrenatural MAS REAL.

    Eu disse que o Vailatti está enfatizando a palavra "visão ὅραμα horama" que aparece em Mateus 17:9 da transfiguração,

    9 E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão> ὅραμα horama até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.

    Ele compara a palavra "visão ὅραμα horama" nessa passagem acima com outra passagem encontrada em Atos 12 onde também ocorre a mesma palavra > 9 E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão> ὅραμα horama. Atos 12:9< para chegar à conclusão de que ao Jesus declarar,

    "A ninguém conteis a visão> "ὅραμα horama" até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos" Mt. 17:9, ele estava deixando subentendido que o evento tratava-se apenas de uma visão de natureza virtual e não real.

    Agora a ênfase do texto/contexto não está na palavra "visão ὅραμα horama" que aparece na ordem de Jesus em Mateus 17:9 como quer o Vailatti.

    A ênfase deve ser dada à palavra "ὀπτάνομαι optanomai>aparecer< encontrada em Mateus 17:3,

    "3 E eis que lhes >apareceram< ὀπτάνομαι optanomai Moisés e Elias, falando com ele.

    Essa mesma palavra "ὀπτάνομαι optanomai aparecer" ocorre nas passagens/exemplo acima de MT. 24:30 e 26:64 da mesma forma aí acima em Mt.17:3 com o significado de uma aparição real e verdadeira.


    Agora, o Vailatti está dando ênfase na palavra grega ὅραμα horama e afirma que nas 12 ocorrências deste termo no Novo Testamento nunca esse termo ὅραμα horama refere-se ou significa uma aparição real mas apenas à uma visão sobrenatural. Eu fui buscar as passagens em que ocorre a palavra ὅραμα horama e constatei que na maioria dos casos/passagens este termo tem o significado de uma visão sobrenatural MAS REAL.

    Vamos dar uma conferida para ver se é assim mesmo.

    9 E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão ὅραμα horama até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. Mt. 17:9.

    No verso 3 diz ""3 E eis que lhes >apareceram< ὀπτάνομαι optanomai Moisés e Elias, falando com ele." Supor que o Senhor "com todo o respeito ele vai entender" ficou lelé da cuca" conversando sozinho não dá! Os personagens estavam dialogando com o Senhor à respeito de sua morte que estava para acontecer em Jerusalém. A ênfase está na palavra >apareceram< ὀπτάνομαι optanomai no verso 3 assim como em Lucas 1:11,

    E um anjo do Senhor lhe apareceu> ὀπτάνομαι optanomai posto em pé, à direita do altar do incenso.
    E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Lc.1:11.

    A mesma palavra aparecer ὀπτάνομαι optanomai encontra-se em Mateus 17:3 E aí acima em Lucas 1:11.

    O anjo de verdade e de fato "apareceu ὀπτάνομαι optanomai para Zacarias e conversou com ele e da mesma forma Moisés e Elias apareceram para Jesus e "falavam" com ele.

    ResponderExcluir
  3. Atos 7:31,

    31 Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão ὅραμα horama ; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor.

    A visão ὅραμα horama da coluna de fogo na sarça era real. A Shekinah estava ali mesmo falando com Moisés.

    Atos 9:10,

    10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão ὅραμα horama : Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

    Aqui Jesus realmente estava conversando com Ananias e este com Jesus. O texto afirma isso. Se o diálogo era real a presença do Senhor na visão também era real.


    Atos 9:12,

    12 E numa visão ὅραμα horama ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

    Aqui também trata-se de um fato real porque a visão veio a acontecer. Paulo estava vendo o futuro imediato. Ananias entrou na sala e impôs as mãos sobre ele.

    Atos 10:3,

    3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão ὅραμα horama um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio........

    Vamos ver o que o nosso irmão gentio Cornélio tem a dizer,

    E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
    E eis que DIANTE DE MIM SE >APRESENTOU <APRESENTOU <<ἵστημι histēmi sempre que ela ocorre indica a presença real e pessoal de alguém. A palavra que descreve a visão em Atos 10:3 é visão ὅραμα horama mas aqui acima em Atos 10:30-32 Cornélio descreve a Pedro o fato como algo real ou seja o anjo estava lá diante dele e falando à ele.


    Atos 10:17,

    17 E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão ὅραμα horama que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.

    Aí é sobre o lençol que desceu do céu e uma voz dizia "levanta-te Pedro mata e come." Claramente uma visão simbólica e não há o que discutir.


    Atos 10:19,

    E, pensando Pedro naquela visão ὅραμα horama disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.

    O mesmo assunto do lençol.

    ResponderExcluir
  4. Atos 11:5,

    5 Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão oραμα horama via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim.

    Mesmo assunto do lençol. Visão sobrenatural simbólica ao contrário das visões sobrenaturais reais dos versos acima.


    Atos 12:9,

    9 E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão oραμα horama.

    Pedro pensava que havia sido introduzido á ou levado em visão pelo anjo como por exemplo João no Apocalipse ou Paulo arrebatado em visão 2 Coríntios 12:1-4 mas não duvidava da realidade do fato ou seja que o anjo estava ali com ele. E estava mesmo mas não em uma visão. Enquanto Pedro estava achando que poderia ser uma visão jamais pensou que era falsa ou uma alucinação tanto é que seguiu todo o comando do anjo.

    Atos 16:9,

    9 E Paulo teve de noite uma visão oραμα horama em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.

    Aí é uma visão de natureza simbólica.

    Atos 16:10,

    10 E, logo depois desta visão oραμα horama procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

    O mesmo assunto do verso anterior. Visão de natureza simbólica.


    Atos 18:9

    E disse o Senhor em visão oραμα horama a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales.

    O Senhor em visão apareceu a Paulo. O Senhor estava na visão de verdade e de fato mas no domínio espiritual.

    O Apóstolo Paulo ao testemunhar a comissão que recebeu do Senhor assim descreve as palavras de Jesus,

    E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
    E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
    Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te >apareci oπτάνομαι optanomai< por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te >aparecerei oπτάνομαι optanomai< ainda;
    Atos 26:14-16

    Depois da primeira aparição em Damasco o Senhor apareceu para Paulo diversas vezes em visão. O Apóstolo era levado em visão á presença real do Senhor e este lhe falava.

    Depois de uma rapidíssima conferida nas referidas 12 passagens todos podem ver que o termo visão oραμα horama nem sempre representa uma visão de natureza simbólica.

    Ainda que nesse ponto o Éber juntamente com o Leandro Quadros estão mais de acordo com o texto bíblico ao crerem que Moisés e Elias realmente apareceram e conversavam com Jesus o Leandro Quadros vai viajar na maionese porque acredita que Moisés não viu corrupção ou seja o arcanjo Miguel que para os Adventistas é Cristo ressuscitou a Moisés antes de que seu corpo começasse a se decompor!

    É claro Ellen White falou tá falado.

    Cristo é o único que não sofreu decomposição de espécie alguma porque não tinha pecado!

    Moisés depois de morto como tinha pecado não poderia de maneira alguma receber essa graça.



    ResponderExcluir
  5. Irmão Paulo Cadi...

    Informações a serem consideradas. Eu achei que Leandro Quadros não conseguiu reação diante dos argumentos de Vailatti.

    Mas o irmão aqui tem apresentado uma alternativa interessante. Por enquanto irei 'cozinhar' tais informações.

    Obrigado.

    *Obviamente que daqui a uma ressurreição de Moisés, é outro caminho. Mas isso fica por conta de Ellen White como autoridade para mente adventista.

    ResponderExcluir
  6. Irmão Luciano,

    Eu gostaria de trazer mais uma reflexão.

    "E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
    Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte➡ εχοδυς a qual havia de cumprir-se em Jerusalém."
    Lucas 9:30,31,


    A.T. Robertson comentando sobre a passagem acima diz,

    Diz: ".....e falavam da sua morte....." Tempo ativo imperfeito, estavam falando sobre seu êxodo (partida da terra para o céu, muito parecida da palavra inglêsa "decease" do latim "decessus, partida)."

    "A gloriosa luz vividamente revelou Moisés e Elias falando com Jesus sobre o próprio assunto sobre o qual Pedro tinha ousado a repreender Jesus. (Mc. 9:32; Mt. 16:22). A própria palavra êxodo/partida com o significado de morte ocorre em 2 Pedro 1:15 seguida de uma breve descrição da glória da Transfiguração."
    ➖Robertson's Word Pictures in The New Testament.

    Nota: Dr. Robertson comentando no verso 31 usa a palavra "decease" que encontra-se na King James que significa morte, partida para fazer a comparação com a palavra "εχοδυς", "partida" que está no original grego para incluir na morte, partida ou Êxodo de Jesus sua, ressurreição e ascensão. Uma analogia espiritual com o Êxodo do Egito, a terra de pecado.

    A passagem de Lucas 9:31 assim diz,

    οi➡os quais oφθέντες➡ apareceram eν➡em δόξn➡glória eλεγον➡falando τὴν➡do eξοδον ➡êxodo/partida αuτοu➡dele eν➡que mμελλεν➡estava πληροῦν➡para se cumprir eν➡ em
    Iερουσαλήμ➡Jerusalém.

    A palavra "oφθέντες➡ apareceram" está no aoristo passivo o que significa que Moisés e Elias subitamente apareceram e não de vontade própria mas foram postos ali pela vontade superIor de Deus Pai que logo se manifestou na nuvem de glória.

    O Apóstolo Pedro recordando a realidade da cena testifica,

    "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
    Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
    E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo."
    2 Pedro 1:16-18.

    Outra clara evidência de que Moisés e Elias estavam no local foi a conversa que eles mantiveram com Jesus
    sendo revelado inclusive o teor do diálogo o que mostra que haviam inteligências interagindo de verdade e de fato e ao mesmo tempo.

    Todos os expositores tais como, Clarke, Meyer, Wesley, Calvino, Albrecht, A.T. Robertson, Gill, Coffman, Barnes, etc, que sustentam a realidade e a literalidade do acontecimento com todos os seus personagens interagindo entre si apontam para o diálogo de Jesus com Moisés e Elias como prova cabal e conclusiva do fato.


    Agora, eu busquei a fidelidade na leitura do texto porque desde a primeira vez que eu li essa passagem/Transfiguração na Bíblia eu continuo sustentando mesmo depois de tomar conhecimento das mais diversas interpretações sobre a Transfiguração incusive a de que Jesus e os discípulos presentes teriam sido levados ao futuro/final dos tempos......Eu continuo afirmando que a cena toda é literal e real porque lendo o texto não vejo o porque este devesse ser interpretado de outra forma.

    O que poderia ter acontecido seria o aparecimento de Moisés e Elias em outro âmbito, o espiritual, mas mesmo assim entretendo uma conversação em "tempo real" com o Senhor.

    O Carlos Vailatti quis contrastar a palavra grega alethes que significa "verdadeiro " com a palavra horama que significa "visão" em Atos 12:9 quando Pedro estava sendo libertado da prisão pelo anjo.

    ResponderExcluir
  7. O verso diz,

    "E, saindo, o seguia. E não sabia que era verdadeiro⬅ alethes o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão⬅horama.
    E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
    E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente⬅alēthōs que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
    Atos 12:9-11


    Muitos que se dedicam a interpretar os textos bíblicos frequentemente caem na "tentação" ou cilada de querer colocar em "oposição " o sentido das palavras dos versos que estão examinando quando estas não estão em oposição de significado mas na verdade são complementares

    Pedro anteriormente já havia recebido a visão do lençol que encerrava evidentemente um simbolismo que fazia referência aos gentios. Agora, na prisão, encontra-se novamente em uma experiência de ordem sobrenatural e não sabia se era verdadeiro (se ele havia sido tomado em visão ou se o anjo realmente estava no recinto). Ou seja, a realidade do fato subjacente a ser ou não uma visão permanece inalterada.

    O anjo estava presente de verdade e de fato não importando as circunstâncias.

    Na verdade eu não concordo nem com o Vailatti arminiano roxo e esse arminianismo moderno herético que tem caído e descambado no precipício da apostasia cada vez mais; como Evangelho está irreconhecível e sendo o combustível de todas os ministérios modernos com toda a sorte de heresias e nada tendo a ver com John Wesley. E nem concordo com o Leandro Quadros com o "hoax scheme of the devil" de 22 de Outubro de 1844 e suas consequências na criação e no suporte de mais heresias.

    Agora todos têm a liberdade de expressar as suas diferenças de opinião.



    ResponderExcluir
  8. Leandro Quadros tem sim uma boa síntese. Isso deve-se ao fato de ser apresentador de programa de tv. Além disso, possui uma ótima memória fotográfica o que confunde quem não se atenta aos detalhes. Constantemente ele muda os textos no debate.

    Mas não ver que Carlos V. foi melhor no debate, tem que estar muito cego. É medonha a diferença de erudição.

    ResponderExcluir
  9. Olá a todos

    Boa tarde

    Entendo que foi uma visão, mas não foi uma visão comum foi toda estabelecida e sustentada por Deus e por esse motivo foi perfeita parecendo real. Sendo São Moisés e São Elias visões e Jesus real isso mostra de forma inequívoca que existe uma diferenciação entre Jesus e os dois crentes no Senhor pois Jesus é Deus e Jesus como Deus é superior a São Moisés e São Elias. Não foi uma ressurreição pois se fosse estariam os 3 em corpos e aí não teria uma diferenciação ente Jesus e os dois.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  10. Sobre leandro quadros e um grande debatedor e uma figura ate simpática e só vive pra isso,acho q nunca trabalhou em outra atividade,aqueles Apologistas evangélicos q vão no Vejam So tem outras atividades o q e uma desvantage enorme,deveriam levar la Silas Daniel,Elienai Cabral,Claudionor de Andrade,Paulo Romeiro,Luis Sayão,Franquilin Ferreira,etec,infelizmente maioria dos nossos teólogos tem agenda cheia.

    ResponderExcluir