terça-feira, 30 de maio de 2017

Por que o Catecismo Maior de Westminster deve ser lido pelos Presbiterianos?

Talvez isso deveria ser algo obvio, dado a Confessionalidade da IPB em torno dos Símbolos de Westminster, mas infelizmente não é. Com a ampla divulgação de fé reformada no Brasil, podemos dizer que a Confissão de Fé de Westminster ganhou um espaço maior entre os presbiterianos, porém, bem aquém do coerente. A situação do Catecismo Maior (CMW) é pior do que o da Confissão. 

Identificar como isso aconteceu no decorrer dos anos não é muito difícil, o que não nos interessa nesse momento. O que realmente importa é: como mudar isso? Alguns passos são necessários - Liderança estimuladora, divulgação ampla – uso nos cultos e classes de estudos, e leitura por parte dos crentes.

A Editora Cultura Cristã lançou um formato econômico contendo a Confissão e os dois Catecismos. Algo que precisa ser parabenizado. Louvado seja Deus por isso. A editora fez a parte dela em colaborar, e muito. Além disso, o formato que conhecemos, por ser adquirido sempre com descontos por igrejas. E o formato tradicional da Cultura é muito versátil (AQUI), pois traz os versículos transcritos, com fonte e tamanho agradáveis.

E por que devemos ler, e continuar lendo, o Catecismo Maior de Westminster? Como leitor assíduo do CMW quero postar aqui algumas observações pessoais e piedosas desse documento confessional, que a meu ver, supera qualquer outro documento cristão – obviamente, não inspirado, não livre de erros, não infalível; atribuições que pertence única e exclusivamente aos 66 livros do cânon bíblico.

Minhas razões são como se seguem:

1. É um documento oficial da IPB, pertencer a ela é ter tal documento como representação sistemática de nossa fé bíblica.

2. Seus autores foram cristãos e teólogos de reconhecido grau de piedade e profundidade.

3. Suas formulações (apesar de não livres de reformas) foram abalizadas pela teologia e pela oração.

4. Sua abrangência no campo do conhecimento teológico. Quase todos os temas da teologia sistemática foram abarcados no CMW.

5. O uso de uma grande quantidade de textos bíblicos (são quase 2.900 citações bíblicas).

6. A simplicidade de sua exposição. Pessoas simples são capazes de compreender suas frases e colocações.

7. A profundidade de sua exposição. A simplicidade não ofuscou a profundidade. Nenhum teólogo estaria acima de algum aprendizado ao ler o CMW.

8. Atenção exaustiva ao tratar dos aspectos da vida piedosa, ao expor os dez mandamentos, a oração, a leitura da Palavra, os sacramentos, entre outras ponderações piedosas.

Você notará que tal documento confessional é, dentro de seus limites, um instrumento de Deus para edificação de todo presbiteriano. O crente que lê o CMW percebe os benefícios. 



12 comentários:

  1. Graça e paz!

    Em primeiro lugar quero agradecer pelo excelente trabalho realizado. Tenho me beneficiado muito. Atualmente sou membro da IPB, mas sou ex-adventista e seus artigos foram de grande ajuda.

    Quero contribuir com uma crítica construtiva: o irmão utiliza "trás" (locução adverbial de lugar) em vez de "traz" (do verbo trazer) em mais de um artigo.

    Deus o abençoe! E mais uma vez muito obrigado!

    Mikael Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, pela correção....

      Quanto à sua experiência, podemos falar a respeito?

      blogapologetico@gmail.com

      Excluir
    2. Feliz Sábado!!!

      A Sacudidura já começou...

      Quem é da verdade se firma na verdade, quem é da mentira sairá para a mentira...

      "Ser Membro da Igreja não é Garantia de Salvação

      É uma solene declaração que faço à igreja, de que nem um entre vinte dos nomes que se acham registrados nos livros da igreja, está preparado para finalizar sua história terrestre, e achar-se-ia tão verdadeiramente sem Deus e sem esperança no mundo, como o pecador comum. Serviço Cristão, págs. 40 e 41."

      "Os que tiveram oportunidades para ouvir e aceitar a verdade, e se uniram à Igreja Adventista do Sétimo Dia, considerando-se o povo de Deus que guarda os mandamentos, mas não possuem mais vitalidade e consagração a Deus do que as igrejas nominais, serão atingidos pelas pragas de Deus tão verdadeiramente como as igrejas que se opõem a Sua lei. Manuscript Releases, vol. 19, pág. 176."

      Abraços

      Excluir
    3. Temos outras postagens a respeito do assunto... Adventismo.

      Excluir
    4. Como de costume... não entende o proposto...

      Excluir
    5. Como sempre... achando que é filósofo...

      Excluir
    6. Lembra-te do dia de Sábado para o santificar, abençoar e descansar...

      Vamos fazer o seguinte!!! fica "achando" que eu "acho" então, que um dia vc encontra ou entende...

      Excluir
    7. Continua achando que é filosofo...

      Excluir
  2. Estudar as Confissões de fé e os catecismos são de fundamental importância. Hoje vemos algo que é até contraditório. Membros de igrejas pentecostais estão se interessando pelas nossas Confissões de fé e pela teologia reformada como um todo, enquanto presbiterianos, muitas vezes, não se interessam pelas Confissões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato... mas isso deve a um fator: vários pastores presbiterianos são indiferentes a isso, daí o povo acaba sendo influenciado.

      Excluir
    2. Ah sim, muito lindo e maravilhoso o catecismo de Westminster, sobretudo quando assim reza:


      CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER: ‘CAPÍTULO X – DA VOCAÇÃO EFICAZ’

      “I. Todos aqueles que DEUS PREDESTINOU PARA A VIDA (sic), E SÓ ESSES (sic), é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, CHAMAR EFICAZMENTE PELA SUA PALAVRA E PELO SEU ESPÍRITO(...)”. "II. Esta vocação eficaz é só da livre e especial graça de Deus e não provem de qualquer coisa prevista no homem; NA VOCAÇÃO O HOMEM É INTEIRAMENTE PASSIVO (sic)....”.

      ‘CAPÍTULO X – DA VOCAÇÃO EFICAZ’ "III. As crianças que morrem na infância, SENDO (condição, desde-de-que - sic) ELEITAS, são regeneradas e por Cristo salvas, por meio do Espírito, que opera quando, onde e como quer, Do mesmo modo são salvas todas as OUTRAS PESSOAS INCAPAZES (sic) de serem exteriormente chamadas pelo ministério da palavra.

      Não é bíblico? Não contém heresia e aqueles que o formularam entendiam o que liam das Escrituras não é?

      Agostinho Antialienação,

      Libertas vera est, Christo servire.

      Excluir
    3. Temos outras postagens a respeito do assunto...

      Excluir