sábado, 1 de abril de 2017

Exegese de Efésios 2.8-9 "Isto Não Vem de Vós" - Rômulo Maraschin




55 comentários:

  1. ⚫️Martin Luther --Lutero-- disse: "Deus cria fé no coração humano da mesma maneira que criou o mundo. Ele não encontrou nada e criou algo." A fé que conclui a salvação iniciada pela graça é uma criação sobrenatural produzida pelo Espírito de Deus no coração daqueles à quem tal graça é dirigida. A fé que se apropria dos méritos de Cristo não PRÉ-EXISTE no coração daqueles que estão mortos em seus delitos e pecados, pois é uma criação de Deus mesmo pela sua livre e soberana vontade. Pode o homem pecador produzir a fé salvadora em si mesmo por um simples exercício da vontade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que consta - para alguns - sim...
      Que tipo de fé seria essa, já que essa vontade é pecadora? Humana e carnal...

      Excluir
  2. Quem nasceu primeiro, o Monergismo ou o Sinergismo? :)

    O Monergismo é falseável porque é uma doutrina enganosa ou é uma doutrina enganosa porque é falseável? :)

    Elementar meu caro Watson...

    1 Pedro 1:16-19 "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
    E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, JULGA segundo a OBRA de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação(tempo de vida na terra),
    Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por TRADIÇÃO recebestes dos vossos pais,
    Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado"

    O Monergismo elimina o Atributo de Justiça de Deus.

    Se Deus é Justo, julga segundo as obras, cada pessoa tem livre Arbítrio para agir conforme sua vontade e serão expostos no grande dia, nada será encoberto, os livros da vida de cada ser humano serão abertos, será passado a vida de cada ímpios e Julgado segundo suas obras...
    Apocalipse 20:12 "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os LIVROS; e abriu-se outro LIVRO, que é o da VIDA. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos LIVROS, segundo as suas OBRAS."

    Se a soberania de Deus é toda "Graça" e escolhe quem quer salvar e quem quer condenar, já não existe atributo de Justiça, pois não pode condenar o ser humano pelas obras já que está predestinado, destruindo o texto bíblico de 1 Pedro.

    Justiça só ocorre depois de uma investigação minuciosa e definição de fatos, ocorrências, evidencias e provas.

    Porque será que Deus não nos leva para a vida eterna agora, já que tem soberania e não precisa esperar até o dia do Julgamento?

    Para que Julgamento se já está tudo definido?

    Monergismo é mais uma Teosofia de Satanás.

    Mais vale uma Bíblia na mão do que um Calvinismo e um Arminianismo voando.
    Mais vale uma palavra de Deus na mão do que duas Tradições voando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avalia as provas gramaticais. ..prefiro ouvir Silvio Santos cantando do que ler seus comentários. ..

      Excluir
  3. Antes eu vou perguntar ao Wesley: Se Cristo levou os pecados de TODAS as pessoas que viveram na terra milhares de anos ANTES de sua primeira vinda, como estas pessoas irão se beneficiar do seu --de Cristo-- sacrifício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, muito boa sua pergunta!

      Cristo não levou os pecados de TODAS as pessoas.

      A bíblia nos mostra sobre arrependimento, o Yom Kippur existia justamente para as pessoas compreenderem que Deus precisava do arrependimento de cada um mediante o derramamento de sangue do cordeiro(que simbolizava Cristo). Derramar o sangue do cordeiro sem arrependimento não tinha validade para Deus (Mat 9:13 e Isa 1), pois ele quer Misericórdia e Justiça.

      A falta de arrependimento impede Deus de perdoar os pecados das pessoas mediante o sacrifício de Cristo.
      Se não existe arrependimento, não existe culpa, se não existe culpa, a própria pessoa impede Deus de perdoa-la por se achar inculpável, mas no juízo final verá com exatidão sua culpa e não terá desculpa Rom 14:10-12.

      Portanto, as pessoas que viveram antes de Cristo tinham o sacrifício do cordeiro mediante o arrependimento desde Adão e Eva para se voltarem ao Senhor.
      Eles tinham que acreditar na Justiça de Deus mediante o sacrifício que estava por vir e nós temos que acreditar na Justiça de Deus mediante o sacrifício de Cristo que já ocorreu.

      Excluir
  4. Então, se os pagãos que viveram ANTES de Cristo não tiveram participação nem conhecimento da aliança de Deus com Israel, o que será destas pessoas já que elas não foram pré-conhecidas por Deus no tocante à salvação, já que Deus não revelou seu plano à elas? Se como você disse: "Cristo não levou os pecados de TODAS as pessoas", então os pecados de quem ele levou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a pergunta!

      Romanos 2:12-16 "Porque todos os que sem lei pecaram(Pagãos e Gentios), sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram(Judeus e Cristãos), pela lei serão julgados.
      Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados(Amor a Deus (4 primeiros mandamentos) e ao Próximo(6 ultimos mandamentos), essa é a lei).
      Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei(O gentio que exerce Amor, está exercendo a lei de Deus);
      Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os(Deus lê os corações de todos e sabe quem esta exercendo amor de quem está exercendo egoismo);
      No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho(No dia do Julgamento, todos segredos virão a tona e Deus julgará retamente cada coração)."

      Atos 17:30,31 "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância(Falta de discernimento), anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se ARREPENDAM;
      Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou(Cristo); e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos."

      Portanto, pode ser Pagão, Judeu, Cristão, Gentio, Maometano, Rico, Pobre, Índio, quem quer que seja, Deus julgará conforme as obras que fizeram, conforme o coração estava cheio, se cheio de maldade, para a perdição, se cheio de amor, para a vida eterna.
      Deus leva em consideração a ignorância (Falta de discernimento), Deus é justo e sabe a medida de arrependimento ou dureza de coração de cada um, ele julgará conforme o discernimento de cada um.

      Jesus disse que terá menos rigor no Julgamento para Sodoma e Gomorra do que para Cafarnaum, pois Cafarnaum viu os milagres de Cristo e não creram, nem se arrependeram de seus pecados, Deus é justo, julga conforme o discernimento de cada um, Cafarnaum conheceu mais coisas sobre Deus, será julgada com um rigor maior, pois não quiseram se arrepender.

      Cristo leva os pecados de todos aqueles que creem nele e se arrependem tendo uma conversão, uma mudança de vida, morrendo o homem pecador para renascer o espiritual, renascer como pessoa CONSCIENTE de que existe o reino de Cristo para obedecer e fugindo do pecado, como no simbolismo do batismo e como Jesus disse a Nicodemos para nascer do Espirito.

      Excluir
    2. Outra coisa!!!

      Normalmente, Pagãos são aqueles que recusam o Deus criador, conscientemente ou inconscientemente, são aqueles que acreditam em deuses falsos(Na verdade são demônios, anjos caídos), portanto estão mais próximos da iniquidade e perdição.

      Os Gentios são as pessoas que não tem muito conhecimento sobre o plano espiritual (Deus e seus anjos e Satanás com outros anjos caídos), portanto se aplica melhor a salvação pela condição de ignorância destes.

      Excluir
    3. Wesley, você não disse coisa com coisa. Esta epístola aos Romanos possui uma teologia revelada ricamente adornada com as grandes doutrinas da salvação. Por isso os exegetas mais brilhantes tais como Martyn Luther, Calvino, Karl Barth, passaram a vida inteira estudando esta obra prima de teologia, e chegaram à conclusão que fizeram pouco. Procure boa literatura protestante e estude este grande tratado sobre a salvação. Deixo-lhe a sugestão.

      Você simplesmente não respondeu nada.

      Wesley, se Ellen White disse que desde 22 de Outubro de 1844 Cristo começou a apagar os registros de pecado dos crentes verdadeiramente arrependidos desde Adão até o último crente antes do fechamento da porta da graça que antecede a grande tribulação, o que farão aquelas pessoas, milhões e milhões delas, pelas quais Cristo morreu e não ouviram o evangelho --Cristo disse que aquele que não nascer de novo não pode entrar no Reino de Deus. Sendo que o Adventismo ensina que Cristo com seu sacrifício tornou possível a salvação para TODOS, o que será das pessoas pelas quais Cristo morreu e não nasceram de novo?

      Excluir
    4. Paulo, estou lendo "A soberania banida" e "Por quem Cristo Morreu", não encontro lógica, vejo como um Sofisma.

      É muito encantador querer acreditar nesta "Salvação Calvinista", mas não é a verdade revelada nas Sagradas Escrituras.

      Fato é, que os Calvinistas defendem metade da Bíblia, somente a parte que indica predestinação (Confundindo com dupla predestinação), excluindo os textos sobre Livre Arbítrio, Juízo de Deus entre outros e os Arminianos não conseguem ter argumentação relevante para mostrar onde está o erro Calvinista por ser uma linha de raciocínio fechada, ainda existe o desejo de acreditar no que convém.

      Cada pessoa tem livre arbítrio para decidir em que acreditar... Eu decido pela verdade.

      Sobre o novo nascimento:
      Certamente, depois do primeiro advento de Cristo como Judeu o evangelho se espalhou pelo mundo todo através dos Apóstolos, a mesma situação de Julgamento pelas obras continua, pois o novo nascimento depende do arrependimento e mudança de comportamento do Cristão e Deus Julgará conforme o discernimento de cada um.
      O ladrão na Cruz não teve oportunidade de se Batizar e nem de mudar suas atitudes, pois morreu ali na Cruz, mesmo assim Jesus aceitou o arrependimento dele e disse que levaria para o paraíso. Essa estória pode ocorrer na vida de muitas pessoas.
      Outra coisa está em Mat 25:35-45 mostra que os salvos nem estavam atentos do porque foram salvos, isso mostra que Deus salva através de suas obras de Amor e quem faz obras de Amor está obedecendo e crendo em Cristo.

      Grande Abraço
      A paz meu irmão.

      Excluir
  5. Wesley, Você não respondeu à minha pergunta. Este é o problema dos arminianos --e os Adventistas são arminianistas. O Arminianismo não é uma heresia mas um cisma, ou um desvio da doutrina bíblica da eleição. Os argumentos apresentados pelos arminianos são voláteis explodindo no ar como bolhas de sabão à merce dos humores de seus apologistas. Não tem a solidez do Calvinismo. Sem o Calvinismo não existe o Arminianismo porque este --o Arminianismo--vive como um parasita no tronco do Calvinismo e sugando o que pode para conseguir sobreviver.

    Você não respondeu o que lhe perguntei.

    O evangelho não é um "balcão de negócios."

    Nosso Senhor Jesus Cristo morreu e ressucitou para criar a nossa regeneração --novo nascimento. Não pode haver outro caminho a não ser o Calvário. Sem ele o sujeito está acabado.


    Em João 3:3-5 nosso Senhor disse explicítamente à Nicodemos que AQUELE QUE NÃO NASCER DE NOVO NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Wesley disse: "Sobre o novo nascimento:
    Certamente, depois do primeiro advento de Cristo como Judeu o evangelho se espalhou pelo mundo todo através dos Apóstolos, a mesma situação de Julgamento pelas obras continua, pois o novo nascimento depende do arrependimento e mudança de comportamento do Cristão..."

    Resposta: O novo nascimento NÃO DEPENDE DO ARREPENDIMENTO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO CRISTÃO, como você erroneamente afirmou acima. O arrependimento ocorre NO MESMO MOMENTO EM QUE OCORRE O NOVO NASCIMENTO, porque Deus, pelo seu Espírito Santo está "dando à luz" um novo filho. Em Efésios 2:1-5 Deus nos VIVIFICOU "estando nós MORTOS em nossos pecados e ofensas." O pecador que está morto no pecado não pode de si mesmo criar a fé salvadora que nada mais é do que a fé DE CRISTO implantada em mim para que eu possa crer em algo que não pertence a esfera natural. A fé salvadora não pré-existe no coração dos perdidos precisando somente ser despertada pela pregação do Evangelho, mas ela é o resultado da operação do Espírito Santo trazendo Vida eterna do céu. É uma fé de origem celestial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "fé de Cristo" não acontece como uma magica e a "operação do Espírito Santo" pode ser negada por qualquer pessoa, pois Jesus disse que o pecado contra o Espírito não será perdoado, esse pecado é a consequente negação da verdade que o Espírito nos faz compreender, como Judas recusou por ganancia de dinheiro.

      Jesus está dando a oportunidade de Salvação, mas haverá pessoas que recusarão, conscientemente ou inconscientemente, através de suas obras.

      Excluir
  7. KKKKKKKKK interessante seu modo de pensar.

    Arminianos contra Calvinistas são a mesma coisa que Fariseus e Saduceus, as duas teologias tem partes verdadeiras e partes enganosas, acredito que Adventistas são mais parecidos com a teologia de João Batista, viemos para preparar o caminho para volta do Salvador através das 3 grandes mensagens angélicas.
    Não somos Arminianistas, apenas temos algo em comum, mas somos Adventistas e temos diferenças...
    Tenho um grande apreço pelo Rev. Augustus Nicodemus, é um exemplo Cristão, mas se entrar em um debate com ele, já tenho Argumentação para refuta-lo, os Arminianos ficam sem argumentos para refutar, por isso que vc deve acreditar que eles são parasitas, por não terem argumentação eficiente. Vc não consegue refutar minhas argumentações, pois digo a verdade, mas vc não aceita, vc é quem decide no que acreditar.

    Os Calvinistas não conseguem explicar a Justiça Divina e acabam eliminando esse atributo de Deus, acreditando na dupla predestinação que é ilógica, irracional e incoerente.

    Jesus morreu sem pecado, ele venceu Satanás, a morte e o pecado, ele é o único ser humano merecedor da vida eterna e nos concede com a condição de Arrependimento, o novo nascimento é justamente o Arrependimento, é a conscientização de que somos pecadores e precisamos aceitar nossa condição de mortos(Os Calvinistas estão certos nesta parte, não depende de nós a Salvação), mas com oportunidade de viver através do arrependimento e fé no sangue de Cristo conforme o ladrão da Cruz exerceu e Nicodemos exerceu na morte do Salvador, pois ele não entendia o novo nascimento como arrependimento(Nesta parte sobre Arrependimento os Calvinistas não entendem, preferem acreditar que Jesus faz uma magica e coloca no nosso coração o desejo de Salvação, pura irracionalidade, Satanás continua influenciando nosso coração para pecar, temos que lutar contra o pecado, não é fácil fugir do pecado, mas temos que exercer dia após dia).

    Judas não se arrependeu, não teve novo nascimento, mesmo sendo discípulo de Jesus, sua ganancia por dinheiro o cegou(Pecado consumado), o medo das consequências de sua traição e o orgulho ganancioso por dar mais valor ao dinheiro do que para nosso Salvador não permitiu que ele se arrependesse e tivesse uma mudança no coração e na vida, portanto o "ARREPENDIMENTO" é muito mais complicado para se entender do que as pessoas podem pensar.
    Pedro se arrependeu, Jesus o fez repetir 3 vezes que o amava, depois daquele incidente de negar Cristo, Pedro não o negou mais, teve um novo nascimento através do arrependimento.

    NOVO NASCIMENTO É A MESMA COISA QUE ARREPENDIMENTO, portanto se um gentio se arrepende de algo errado que fez, está exercendo o novo nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse exercer é por que ele nasceu de novo, ou vc quer dizer que com "isso" ele nasce de novo?

      Excluir
    2. Sim Luciano, quero dizer que "com o arrependimento ele nasce de novo", o gentio que se arrepende está tendo a influencia do Espirito Santo em seu coração sem ter consciência que é o Espirito, por mais que o gentio não tenha o mesmo conhecimento que nós, o Espirito está trabalhando no coração e na mente dele, mas Satanás trabalha na mente e coração também, tentando mostrar que o pecado é bom.

      A culpa que sentimos por ter feito algo errado é o Espirito Santo em nosso coração, quando recusamos assumir nossa culpa, estamos recusando a influencia do Espirito em nosso coração e a constante recusa de culpa e arrependimento endurece o coração ao ponto de achar bonito e correto o pecado, expulsando assim, o Espirito Santo do coração, esse é o pecado contra o Espirito.

      Excluir
    3. Quero dizer o gentio, o Ladrão, o Nicodemos, ou qualquer pessoa "com o arrependimento, nasce de novo".

      Excluir
  8. Wesley disse: "A "fé de Cristo" não acontece como uma magica e a "operação do Espírito Santo" pode ser negada por qualquer pessoa, pois Jesus disse que o pecado contra o Espírito não será perdoado, esse pecado é a consequente negação da verdade que o Espírito nos faz compreender, como Judas recusou por ganancia de dinheiro.

    Jesus está dando a oportunidade de Salvação, mas haverá pessoas que recusarão, conscientemente ou inconscientemente, através de suas obras.

    Resposta: O pecado contra o Espírito Santo não é uma resistência contínua aos "apelos" do Espírito Santo. O pecado contra o Espírito Santo é a blasfêmia de atribuir ao diabo as obras do Espírito de Deus. Referência Marcos cap.3.

    Desafio: Vamos ver se o Wesley morde a isca. Wesley, mostre nas escrituras desde Mateus até o Apocalipse um exemplo sequer de algum eleito que rejeitou a oferta de salvação ou como queira, resistiu ao Espírito Santo. Você deve saber que para estabelecer uma doutrina deve encontrar vários exemplos dela - da tal doutrina, no caso, a resistência ao Espírito Santo pelos ELEITOS--nas escrituras para validar seu ensinamento.

    Apresente um exemplo de resistência ao Espírito Santo PELOS ELEITOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo que é "a blasfêmia de atribuir ao diabo as obras do Espírito de Deus", isso não deixa de ser uma rejeição ao Espírito Santo, já que os fariseus sabiam que Jesus pregava as verdades, tanto que queriam atribuir acusações falsas contra ele Marcos 14:55-59, ou seja, os Fariseus sabiam que as obras de Jesus vinham de Deus, mas recusavam-se conscientemente a aceita-lo como filho de Deus, até o ponto de mentir conscientemente acusando-o de estar fazendo milagres por Belzebu.
      Perceba que os Fariseus tomaram a decisão de rejeitarem Jesus e aceitarem como Pai ao Diabo como o próprio diz em João 8:39-47.

      João 8:44-46 "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
      Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
      Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?"

      Veja que Jesus condiciona ser filho de Satanás aquele que gosta da mentira e filho de Deus aquele que aceita a verdade como regra de vida, portanto Calvinismo não existe, cada pessoa tem livre arbítrio para escolher a mentira ou a verdade.

      Pode chorar, pode espernear, pode fugir do assunto "Atributo Justiça de Deus", pode correr para a "Blasfêmia contra o Espírito", mas não consegue refutar a bíblia.
      Não estou estabelecendo doutrina nenhuma, está na bíblia, a Adventista prega esta verdade para quem quer aprender sobre nosso amado Pai celestial.
      Seus "ELEITOS" através de magica estão se desfazendo, não existe dupla predestinação, se endurecer o coração para as verdades, está negando o Espírito.

      Será que mordi a "ISCA", ou acabei de afundar a dupla predestinação? ;)

      Nós membros Adventistas não somos perfeitos, somos pecadores, mas temos as doutrinas verdadeiras enviadas por Deus através de ELLEN GOLD WHITE, a PROFETA de Deus que detalhou as verdades Bíblicas como nenhum Teólogo na história.

      Grande abraço meu amigo debatedor.

      Excluir
    2. Xiiiiiiii! Desandou a maionese! Wesley, lhe pedi; mostre nas escrituras desde Mateus até o Apocalipse um exemplo sequer de algum eleito que rejeitou a oferta de salvação ou como queira, resistiu ao Espírito Santo. Você deve saber que para estabelecer uma doutrina deve encontrar vários exemplos dela - da tal doutrina, no caso, a resistência ao Espírito Santo pelos ELEITOS--nas escrituras para validar seu ensinamento. Achou ou está procurando ainda?


      Apresente um exemplo de resistência ao Espírito Santo PELOS ELEITOS.


      Você disse: "Seus "ELEITOS" através de magica estão se desfazendo, não existe dupla predestinação, se endurecer o coração para as verdades, está negando o Espírito.

      Você pode definir o que significa a palavra eleger? Os termos eleitos e escolhidos encontram-se na Bíblia com referência aos salvos? Uma pessoa perdida pode se tornar um eleito pela sua própria escolha?

      Excluir
    3. João 1:9-13 "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a TODO O HOMEM QUE VEM AO MUNDO.
      Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
      Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
      Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
      Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

      Ele veio por todos, mas nem todos o aceitaram, os que o receberam, deu o poder de serem filhos de Deus.
      Os Fariseus eram dele, mas não o receberam, não o aceitaram, não se arrependeram de seus pecados, rejeitaram a verdade que estavam em suas mentes e coração, rejeitaram a influencia do Espirito Santo em suas mentes e coração.

      Sem mais...

      Pode continuar com seus "Eleitos", cada ser humano tem consciência de suas decisões e escolhas, se vc acredita em "Eleitos" por decisão autoritária de Deus sem haver um Julgamento Justo para a escolha, não serei eu quem te convencerá.

      Abraço

      Excluir
  9. Wesley disse: "Não somos Arminianistas, apenas temos algo em comum, mas somos Adventistas e temos diferenças.."

    Respostas: Os Adventistas são Arminianos funcionais porque a soteriologia de Armínio desliza pelos escritos de Ellen White que era Metodista. É claro que eles não ensinam o arminianismo ao pé da letra, mas se identificam o suficiente para não caírem em um terceiro grupo.

    E mais! Os ASD tem um pé no Teísmo Aberto. Um rápido exemplo é a narrativa da queda do homem por Ellen White, onde ela descreve o céu todo em polvorosa quando lá chegaram as notícias da queda de Adão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos únicos Paulo Cadi!

      Deus levantou a Igreja Adventista para pregar as verdades bíblicas e os detalhes de sua volta, através da mensagem dos 3 anjos de Apocalipse 14.

      Não temos um pé no Teísmo Aberto, este seu relato se refere aos anjos e não a Deus, portanto está sendo incoerente.

      Excluir
    2. Wesley disse:

      "Não temos um pé no Teísmo Aberto, este seu relato se refere aos anjos e não a Deus, portanto está sendo incoerente."



      Resposta:

      História da Redenção - Pag. 42

      O CÉU ENCHEU-SE DE TRISTEZA quando se compreendeu que o homem estava perdido, que o mundo que Deus criara deveria encher-se de mortais condenados à miséria, enfermidade e morte, e não haveria um meio de livramento para o transgressor. A família inteira de Adão deveria morrer. VI O ADMIRÁVEL JESUS E COMTEMPLEI UMA EXPRESSÃO DE SIMPATIA E TRISTEZA EM SEU ROSTO. Logo eu O vi aproximar-Se da luz extraordinariamente brilhante que cercava o Pai. Disse meu anjo assistente: Ele está em conversa íntima com o Pai. A ansiedade dos anjos parecia ser intensa, enquanto Jesus Se comunicava com Seu Pai. Três vezes foi encerrado pela luz gloriosa que havia em redor do Pai; na terceira vez, Ele veio de Seu Pai, e podia ser visto. SEU SEMBLANTE ESTAVA CALMO, lIVRE DE TODA PERPLEXIDADE E INQUIETAÇÃO e resplandecia de benevolência e amabilidade, tais como não podem exprimir as palavras."

      Quer dizer que Jesus não tinha certeza que a queda do homem ocorreria. Depois da reunião com o Pai estava livre de toda PERPLEXIDADE E INQUIETAÇÃO.

      Por acaso o logos de Deus tendo a onisciência como um de seus atributos, manifestaria sentimentos tipícos de seres finitos? Deus estaria inquieto por causa da queda do homem?

      Isto é ou não é ter um pé bem fincado no Teísmo aberto?


      Excluir
    3. Vc está entrando em um outro assunto que é muito extenso, sendo pretexto para fugir ao assunto "Atributo Justiça Divina" e fugindo do assunto proposto no tema do artigo do blog.

      Este assunto da Onisciência, Onipresença e Onipotência de Deus, ainda não conheci teólogo que saiba explicar com exatidão, eu tenho minha teoria, mas teria que escrever um livro, aqui não caberia expor.

      Deus tem sentimentos como é demonstrado em diversas passagens bíblicas.
      Entre Deus saber e Deus vivenciar existe uma diferença, da mesma forma que um Pai humano ensina seu filho para não usar drogas, pois sabe as consequências e o filho usa, consequentemente o Pai fará algo para resgatar seu filho das drogas.
      Jesus sabe os dois resultados, sabia que o ser humano seria feliz se recusasse o pecado e sabia que teria que resgata-lo se escolhesse o pecado, o ser humano sempre tem dois caminhos para decidir, Deus permite o livre arbítrio e escolha do ser humano, Deus fica triste porque a pessoa escolhe o pecado, Deus quer ser amado por livre e espontânea vontade, não obriga a ama-lo, ele ama tanto que nos dá a liberdade de rejeita-lo.

      Apenas digo que os Anjos e nós humanos não temos Onisciência, mas Deus tem e a Adventista acredita nisto.

      Abraços.

      Excluir
  10. Wesley disse "João 1:9-13 "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a TODO O HOMEM QUE VEM AO MUNDO.
    Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
    Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
    Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

    Ele veio por todos, mas nem todos o aceitaram, os que o receberam, deu o poder de serem filhos de Deus.
    Os Fariseus eram dele, mas não o receberam, não o aceitaram, não se arrependeram de seus pecados, rejeitaram a verdade que estavam em suas mentes e coração, rejeitaram a influencia do Espirito Santo em suas mentes e coração.


    Resposta: Cristo é a luz verdadeira que ilumina a todo o homem que vem ao mundo quando o tal homem pela regeneração recebe o evangelho e, passa a refletir a glória de Deus ao mundo. O incrédulo não reflete a luz de Cristo mas está em trevas.

    O próprio versículo que você citou responde: " Os quais não nasceram do sangue, NEM DA VONTADE DA CARNE, NEM DA VONTADE DO HOMEM, MAS DE DEUS."

    Você disse: "Os Fariseus eram dele, mas não o receberam, não o aceitaram, não se arrependeram de seus pecados, rejeitaram a verdade que estavam em suas mentes e coração, rejeitaram a influencia do Espirito Santo em suas mentes e coração."


    Resposta: Os Fariseus não eram de Cristo mas do diabo. Nosso Senhor disse aos Fariseus: "Vós sois de vosso pai o diabo." João 8:44.

    Os Fariseus não eram filhos do diabo porque perseguiram e rejeitaram a Cristo, pelo contrário eles perseguiram e rejeitaram a Cristo porque eram filhos do diabo.

    Sobre Justiça Divina lhe pergunto: Segundo os Adventistas Deus "sabia" que Adão iria cair ou não sabia? Se sabia e não queria porque permitiu a queda de um ser puro? Onde está a justiça de Deus? Se Deus não sabia então ele foi enganado pelo diabo.

    Você se esquivou às minhas perguntas. Por acaso achou na Bíblia alguma passagem onde algum ELEITO resistiu ao Espírito Santo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse: "Os Fariseus não eram de Cristo mas do diabo. Nosso Senhor disse aos Fariseus: "Vós sois de vosso pai o diabo." João 8:44."

      João 8:44 "Vós tendes por pai ao diabo, e QUEREIS (quem quer algo, está exercendo decisão ou livre arbítrio) satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e NÃO SE FIRMOU NA VERDADE (Satanás tinha a possibilidade de se firmar na verdade ou rejeita-la e rejeitou-a assumindo uma decisão contra o reino de Deus, que é o pecado da mentira), porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, FALA DO QUE LHE É PRÓPRIO (a decisão de escolher a mentira foi de satanás, ele podia escolher a verdade mas preferiu a mentira), porque é mentiroso, e pai da mentira."

      Os Fariseus eram filhos do diabo porque ESCOLHERAM, DECIDIRAM ser mentirosos (pecado consumado) e rejeitaram a "verdade" que é o reino de Deus, os 10 mandamentos é a Lei Moral do reino de Deus.

      Sobre Justiça Divina: Está parecendo pergunta de Ateu, como o Trilema de Epicuro...
      Deus sabia que Adão tinha 2 caminhos, a queda e a obediência.
      Deus sabia, mas deu livre arbítrio para Adão escolher ama-lo através da obediência ou rejeita-lo através da desobediência. Deus permitiu para que os Anjos e os seres Humanos compreendam exatamente os resultados e consequências do pecado. Na nova Jerusalém, Jesus enxugará toda lágrima e não haverá mais dor nem ranger de dentes, pois o pecado e a morte já passaram.
      A Justiça de Deus é muito ampla, mas neste caso é justamente permitir que todos compreendam que a Lei dos 10 mandamentos é uma Lei de amor e não de obrigação. A obediência a Lei traz paz, amor e tranquilidade para todos e a desobediência traz o pecado, a dor e sofrimento.
      Deus não foi enganado pelo Diabo.

      Não esquivei, seu conceito de ELEIÇÃO é a intransigência e autoritarismo de Deus (doutrina de Satanás, ele quem quer mostrar Deus como autoritário), escolhendo uns para salvação e outros para a perdição sem dar oportunidade de escolha, meu conceito de ELEIÇÃO é que Deus é Justo, permitindo que todos possam se salvar através do arrependimento e mudança de vida, demonstrando assim, que Deus ama e respeita a decisão do ser humano de rejeita-lo por livre e espontânea vontade, escolhendo o pecado como forma de vida.

      Abraços

      Excluir
  11. Wesley disse: "Não somos Arminianistas, apenas temos algo em comum, mas somos Adventistas e temos diferenças.."

    Respostas: Os Adventistas são Arminianos funcionais porque a soteriologia de Armínio desliza pelos escritos de Ellen White que era Metodista. É claro que eles não ensinam o arminianismo ao pé da letra, mas se identificam o suficiente para não caírem em um terceiro grupo.

    E mais! Os ASD tem um pé no Teísmo Aberto. Um rápido exemplo é a narrativa da queda do homem por Ellen White, onde ela descreve o céu todo em polvorosa quando lá chegaram as notícias da queda de Adão.

    ResponderExcluir
  12. Wesley disse: "A "fé de Cristo" não acontece como uma magica e a "operação do Espírito Santo" pode ser negada por qualquer pessoa, pois Jesus disse que o pecado contra o Espírito não será perdoado, esse pecado é a consequente negação da verdade que o Espírito nos faz compreender, como Judas recusou por ganancia de dinheiro.

    Jesus está dando a oportunidade de Salvação, mas haverá pessoas que recusarão, conscientemente ou inconscientemente, através de suas obras.

    Resposta: O pecado contra o Espírito Santo não é uma resistência contínua aos "apelos" do Espírito Santo. O pecado contra o Espírito Santo é a blasfêmia de atribuir ao diabo as obras do Espírito de Deus. Referência Marcos cap.3.

    Desafio: Vamos ver se o Wesley morde a isca. Wesley, mostre nas escrituras desde Mateus até o Apocalipse um exemplo sequer de algum eleito que rejeitou a oferta de salvação ou como queira, resistiu ao Espírito Santo. Você deve saber que para estabelecer uma doutrina deve encontrar vários exemplos dela - da tal doutrina, no caso, a resistência ao Espírito Santo pelos ELEITOS--nas escrituras para validar seu ensinamento.

    Apresente um exemplo de resistência ao Espírito Santo PELOS ELEITOS.

    ResponderExcluir
  13. Wesley disse "João 8:44 "Vós tendes por pai ao diabo, e QUEREIS (quem quer algo, está exercendo decisão ou livre arbítrio) satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, eJoão 8:44 "Vós tendes por pai ao diabo, e QUEREIS (quem quer algo, está exercendo decisão ou livre arbítrio) satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e NÃO SE FIRMOU NA VERDADE (Satanás tinha a possibilidade de se firmar na verdade ou rejeita-la e rejeitou-a assumindo uma decisão contra o reino de Deus, que é o pecado da mentira), porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, FALA DO QUE LHE É PRÓPRIO (a decisão de escolher a mentira foi de satanás, ele podia escolher a verdade mas preferiu a mentira), porque é mentiroso, e pai da mentira."


    Resposta: É óbvio que os Fariseus "queriam" satisfazer a vontade do Pai deles. Você não está dizendo nada de mais. Existem três filhos: Os filhos de Deus, os filhos do mundo e os filhos do diabo.

    Os filhos de Deus são os eleitos e regenerados pelo Espírito Santo; os filhos do mundo são os pagãos de todos os povos não regenerados; os filhos do diabo são cristãos nominais religiosos promovendo heresias e perseguindo os filhos de Deus.

    Um filho do diabo não pode se tornar um filho de Deus assim como o joio não pode se transformar em trigo. O apóstolo Paulo era filho de Deus desde o ventre materno mas até sua conversão era um filho da ira --hebraísmo para designar que estava debaixo da ira de Deus por causa do pecado-- não era filho do diabo, mas foi resgatado por causa da predestinação.

    O Senhor Jesus disse Mateus 13:37 "E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
    38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O INIMIGO QUE OS SEMEOU, É O DIABO; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos." Está bem claro. Um filho do diabo não pode se tornar um filho de Deus.


    Sobre Satanás você disse "e NÃO SE FIRMOU NA VERDADE (Satanás tinha a possibilidade de se firmar na verdade ou rejeita-la e rejeitou-a assumindo uma decisão contra o reino de Deus..."

    Resposta: Onde diz na Bíblia que "Satanás tinha a possibilidade de se firmar na verdade ou rejeita-la?"

    Esta é uma conclusão sua e errada.


    Romanos 16:25 "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do MISTÉRIO QUE DESDE OS TEMPOS ETERNOS ESTEVE OCULTO 26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé.

    Que mistério é este? A redenção dos filhos de Deus. Antes de haver a criação Deus havia determinado o percurso através do qual o seu atributo de salvador iria se expressar. Se o diabo antes de sua rebelião tivesse duas opções teríamos um futuro não realizado --você vai cair no Teísmo Aberto. Isto é desmentido pelo próprio texto citado acima. Se não houvesse a queda de Satanás, não haveria a queda do homem, e se não houvesse a queda do homem como dizem as passagens acima, o "mistério de Deus conhecido desde os tempos eternos" não iria se realizar.


    Você disse "Os Fariseus eram filhos do diabo porque ESCOLHERAM, DECIDIRAM ser mentirosos (pecado consumado) e rejeitaram a "verdade" que é o reino de Deus, os 10 mandamentos é a Lei Moral do reino de Deus."


    Resposta: Já respondi acima na parábola do trigo e do joio. Se os líderes judaicos tivessem crido em nosso Senhor o "mistério que esteve oculto desde os tempos eternos, Rm.16:25," não iria se realizar. O diabo não queria a morte de Cristo no altar de Deus, a cruz.
















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc disse: "Um filho do diabo não pode se tornar um filho de Deus assim como o joio não pode se transformar em trigo. O apóstolo Paulo era filho de Deus desde o ventre materno mas até sua conversão era um filho da ira --hebraísmo para designar que estava debaixo da ira de Deus por causa do pecado-- não era filho do diabo, mas foi resgatado por causa da predestinação."

      Sua incoerência é espantosa...
      Primeiro vc diz que um filho do diabo não pode se tornar um filho de Deus...
      Depois diz que Paulo era filho da ira, não do diabo, mas foi resgatado por causa da predestinação...

      Se foi resgatado, não era de Deus, se não era de Deus, não pode ser filho de Deus.

      Nem vcs Calvinistas conseguem entender essa teoria da predestinação, ao mesmo tempo que pode uma coisa, não pode a mesma coisa, isso não é lógico é irracional e incoerente.

      Abraços

      Excluir
    2. Paulo foi predestinado desde o ventre materno para ser o Apóstolo às Nações.
      Deus não iria predestinar um filho do diabo para ser seu apóstolo. Ele já era SERVO DE DEUS desde o ventre de sua mãe.

      A incoerência está na sua mente. Você não é espiritual.

      Consegue acreditar em apagamento de pecados à partir de 22 de Outubro de 1844 e que no final os seus pecados serão lançados sobre o diabo. Assim como lhe pedi que mostrasse na Bíblia onde um ELEITO resistiu ao Espírito Santo e você não conseguiu, também lhe peço que mostre nas escrituras onde aparece um FILHO DO DIABO convertido pelo Espírito Santo.


      Não leu a parábola do Trigo e do Joio onde nosso Senhor disse que foi o diabo que semeou o joio?

      Você disse "Se foi resgatado, não era de Deus, se não era de Deus, não pode ser filho de Deus."

      Resposta: Você somente pode resgatar aquilo que é seu. Não se pode resgatar coisas alheias.

      Não leu a parábola perdida. O bom pastor foi buscar a desgarrada, a predestinada. Ele não foi atrás dos bodes. A ovelha perdida era sua --do bom Pastor. O filho pródigo da parábola era filho do Pai mas havia se perdido. O Senhor disse "tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. À estas também convém agregar, e haverá um rebanho e um Pastor."

      Se você consegue acreditar que um filho do diabo pode se tornar um filho de Deus também poderá acreditar na conversão do diabo pois ambos tem a mesma natureza, por isso a expressão "filhos do diabo." Tal Pai, tal filho.

      Não entendeu a expressão "filhos da ira" encontrada no cap.2 de Efésios que significa que todos nascem em pecado e portanto merecedores da ira de Deus, mas apenas os eleitos são redimíveis.

      Excluir
    3. Apelou para 1844, nem estamos falando disso... Estou falando de Racionalidade e Coerência e sua teoria não tem lógica.

      A parábola do trigo e do joio realmente é uma separação entre filhos de Deus e filhos do diabo, mas isso não significa que é predestinação, mas sim, escolha de cada individuo.

      Se Deus resgata alguém é porque está perdido no pecado, se está no pecado é de Satanás, pois seu reino é a desobediência e pecado, Deus quer resgatar a todos, mas nem todos vão aceitar, quem gosta do pecado se afunda cada vez mais, quem gosta de Deus tem uma mudança de vida, para a obediência e santificação.

      Preste atenção na Parábola do Filho Pródigo, pois no final dela é mostrado que o filho mais velho teve raiva do Pai por não fazer festa para ele e não entrou na festa do irmão mais novo, Jesus estava contando para os Fariseus, eles entenderam que eram o filho mais velho, o Pai chamou-o para a festa, da mesma forma que Jesus estava chamando os Fariseus para a festa das bodas do cordeiro, a volta de Cristo nas nuvens do céu. O bom Pastor estava chamando os Fariseus para a festa, agora vai me dizer que são "filhos da ira" ou "filhos do diabo"?

      Eu sei o que são "filhos da ira", são a mesma coisa que "filhos do diabo", tantos Satanistas confessos se arrependem e se tornam seguidores de Cristo, não tem como dizer que Satanistas conversos eram "filhos da ira".

      Abraços

      Excluir
  14. Wesley disse "Não esquivei, seu conceito de ELEIÇÃO é a intransigência e autoritarismo de Deus (doutrina de Satanás, ele quem quer mostrar Deus como autoritário), escolhendo uns para salvação e outros para a perdição sem dar oportunidade de escolha, meu conceito de ELEIÇÃO é que Deus é Justo, permitindo que todos possam se salvar através do arrependimento e mudança de vida, demonstrando assim, que Deus ama e respeita a decisão do ser humano de rejeita-lo por livre e espontânea vontade, escolhendo o pecado como forma de vida."


    Resposta: Porque Deus postou a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do Jardim SABENDO DAS CONSEQUENCIAS? Porque a queda já havia ocorrido no céu e o "mistério que esteve oculto desde os tempos eternos --Rm.16:25-- estava se desenrolando. Sem a queda não haveria a manifestação do mistério de Deus revelado, Cristo.

    Wesley disse "meu conceito de ELEIÇÃO é que Deus é Justo, permitindo que todos possam se salvar através do arrependimento e mudança de vida"

    1Samuel 15:1-3.

    "1 Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.
    2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
    3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos."

    Pergunta: Cristo morreu por estes filisteus? Deus foi autoritário ou não? Eles pertenciam às suas ovelhas? Deus quis a mudança de vida deles?

    Se o meu conceito de eleição é intransigente , então o de Deus também é. Porque ele escolheu somente Israel e passou por alto, dissimulou, fez que não viu os outros povos ao redor do mundo?

    ResponderExcluir
  15. Deus colocou a arvore pois quis que o Adão o amesse por livre e espontânea vontade, a desobediência é uma falta de confiança. Deus é perfeito, não erra, nós quem erramos, mesmo assim tendemos a fazer nossa própria vontade e não a vontade de Deus que é justa, perfeita e agradável. O mistério não é a predestinação, mas a Salvação de um povo caído pelo pecado.

    1 Samuel 15:1-3
    Deus é Misericordioso, tardio em irar-se. Os Filisteus tiveram mais de 400 anos para se arrependerem de seus pecados enquanto os Hebreus estavam no Egito e não se arrependeram, o pecado estava enraizado neles, o Espirito Santo não conseguia mais alcançar o coração deles por terem recusado insistentemente, cada geração ficava pior até chegar esta geração que Deus queria exterminar, por não ter mais alternativa para arrependimento.
    Em Ap 19:2 mostra que justos são os juízos do Senhor que veio para exterminar todos os ímpios de todas as eras.
    Cristo morreu para resgatar aquele que se arrepende, estes Filisteus não se arrependeriam mais, estava enraizado o pecado.
    Deus não foi autoritário, foi misericordioso durante muito tempo, os Filisteus recusaram insistentemente o chamado do Espirito Santo para arrependerem-se.
    As ovelhas de Cristo são todos os que ouvem a sua voz, todos que aceitam suas verdades.
    Deus quis a mudança de vida deles, tanto que foi misericordioso, tardou em irar-se, mas chegou em um ponto onde a taça de prostituição (Traição contra a lei de Deus) encheu e não tinha mais salvação.
    Saul foi o ungido de Deus, mas rejeitou pecando e não se arrependendo, ao contrario, foi mais profundo no pecado procurando a vidente.

    Deus não escolheu Israel por decisão autoritária, escolheu Abraão por ter crido, teve fé, foi obediente, Abraão foi o pai da fé, Jacó se tornou Israel porque lutou com Deus, esta luta é uma simbologia de arrependimento, Jacó que era o enganador, passou a não ser mais, tanto que Deus o fez ir até seu irmão Esaú fazer as pazes, Esaú não teve arrependimento, era orgulhoso se achando correto querendo matar, mas Jacó deu uma parte dos seus bens como forma de pedido de perdão e reconciliação.
    Deus não escolheu apenas Israel, Balaão não era Israelita e conversava com Deus, Melquisedeque não era Israelita, os 3 reis Magos não eram, Raabe não era.
    No Velho Testamento tem muitas passagens mostrando que os povos conheciam o Deus criador, mas não aceitavam ele, O Antigo Egito foi o primeiro grande império da época, depois que Deus tirou os Israelitas do Egito através das 10 pragas, o mundo todo ouviu que o Deus criador do Universo é o Deus que eles tinham que adorar, mas recusaram, preferindo os deuses falsos, tanto que, quando Moisés e Josué foram conquistar as terras que lhes eram de direito pois Abraão as tinha comprado e foram invadidas, os povos tinham ouvido falar do que Deus fez aos Egípcios, esses povos tinham que fazer parceria com Israel, mas fizeram o contrário, os próprios Filisteus não permitiram a passagem de Israel por terras que eram deles mesmos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Você não respondeu as minhas perguntas. Deus ao colocar a àrvore do conhecimento do bem e do mal no meio do Jardim, sabia ou não que ocorreria a queda? Se sabia porque a permitiu? Segundo os Adventistas Deus não queria a queda do homem. Então porque armou o cenário para que ela ocorresse? Somente a doutrina da predestinação explica isto. Se como você afirmou o diabo poderia não ter caído, Deus estaria dependendo dele para trazer seu plano eterno de redenção à manisfestação. Se o diabo ficasse bonzinho o plano eterno de Deus --Romanos 16:25--seria frustado. Ridículo!

    Porque Deus permitiu a queda? Responda e eu vou lhe mostrar onde vai parar a sua resposta.

    Você aí acima começou com um monte de papo furado!


    Wesley disse "meu conceito de ELEIÇÃO é que Deus é Justo, permitindo que todos possam se salvar através do arrependimento e mudança de vida"

    1Samuel 15:1-3.

    "1 Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.
    2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
    3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos."

    Pergunta: Cristo morreu por estes Amalequitas? Deus foi autoritário ou não? Eles pertenciam às suas ovelhas? Deus quis a mudança de vida deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus sabia da queda...
      Deus permitiu porque nos ama tanto que nos dá livre arbítrio para escolhermos nosso caminho, ele quer que o amemos por livre e espontânea vontade, não por obrigação.
      Realmente a Adventista diz que Deus não queria a queda, mas armou o cenário para o homem chegar a compreensão de que fora da obediência de Deus existe tristeza e dor, como o homem não é onisciente, não consegue compreender o que é o resultado do pecado, precisaria estudar até compreender, mas preferiu sofrer na pele a desobediência.
      Deus é tão onisciente, onipotente e onipresente que sabe o que é o pecado sem nunca ter experimentado, os anjos que não caíram estão compreendendo somente agora depois dessa nossa tragédia e história do pecado de Adão até nossos dias.
      Não, não, a doutrina da predestinação é enganosa, mas as doutrinas Adventistas são verdadeiras.

      O plano eterno não precisaria ser praticado se não houvesse pecado, pois todos compreenderiam com o tempo.
      Não precisamos usar drogas pois sabemos das consequências, não precisamos trair esposas pois sabemos dos sofrimentos, não precisamos matar pois sabemos as consequências, não precisamos mentir... bom! tem pessoas que mentem descaradamente, traem descaradamente, matam sem culpa, usam drogas sem pudor e não querem sair desses pecados.
      Fazer o que né... Tem pessoas que gostam do pecado e terão a morte no dia do julgamento final.

      Mostre-me onde parou minha resposta???

      Vc só faz perguntas e não consegue me refutar, pois estou falando a verdade.

      Deus não foi autoritário com os Amalequitas, Deus é um Deus de misericórdia, demora a irar-se e trazer juizo, mas é justo juiz para punir. A punição dos Amalequitas foi a morte, da mesma forma ocorreu com Sodoma e Gomorra, não havia nem 10 justos naquelas cidades, da mesma forma foram com os Amalequitas.

      Abraços.

      Excluir
  17. Wesley disse 1 Samuel 15:1-3

    "Deus é Misericordioso, tardio em irar-se. Os Filisteus tiveram mais de 400 anos para se arrependerem de seus pecados enquanto os Hebreus estavam no Egito e não se arrependeram, o pecado estava enraizado neles, o Espirito Santo não conseguia mais alcançar o coração deles por terem recusado insistentemente, cada geração ficava pior até chegar esta geração que Deus queria exterminar, por não ter mais alternativa para arrependimento.


    Resposta: Deus no antigo testamento somente se comunicava através dos profetas --Amós 3:7.

    Nestes 400 anos desde Moisés até Samuel Deus nunca enviou nenhum profeta com uma mensagem de arrependimento aos Amalequitas --como enviou Jonas aos ninivitas.

    Desde o Êxodo Deus havia prometido "Hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo dos céus...Porquanto o Senhor jurou, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração." (Ex 17.14, 16).


    "Muito mais tarde, quando Moisés estava lembrando ao povo os juízos de Deus, em Deuteronômio, não esqueceu Amaleque. Demonstrou, com isto, que Deus estava falando com toda a ênfase a respeito daquela nação iníqua, destinando-a à total destruição. Veja o que Ele disse a Moisés:

    "Lembra-te do que fez Amaleque no caminho, como te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado. e não temeu a Deus. Será pois que, quando o Senhor teu Deus te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em redor na terra que o senhor te dará por herança para possuí-la então apagarás a memória de Amaleque de debaixo dos céus: NÃO TE ESQUEÇAS! (Deuteronômio 25.17-19)."

    Deus nunca perdoou Amaleque e seu povo. Você não vai encontrar nenhuma mensagem de misericórdia da parte de Deus através de algum profeta para o povo Amalequita. Você está influênciado pelas fantasias de Ellen White.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Espirito Santo é contado no Antigo Testamento.
      Salmos 51:11 "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo."

      Sobre os Amalequitas, realmente não está explicitamente exposto a repreensão de Deus, mas não precisa estar já que sabemos que Deus é um Deus de misericórdia, tardio em irar-se e temos o exemplo de Sodoma e Gomorra, da mesma forma não tem na bíblia os escritos de Balaão, de Melquisedeque, nem mesmo do profeta Natã que repreendeu Davi.

      Só porque não está exposto a misericórdia de Deus pelos Amalequitas, não significa que Deus não teve.
      Se Deus é um Deus misericordioso e vc está dizendo que Deus não teve misericórdia pelos amalequitas, então está chamando Deus de mentiroso.
      Eu prefiro acreditar em Deus.

      Abraços

      Excluir
    2. Resposta: Deus no antigo testamento somente se comunicava através dos profetas --Amós 3:7.

      Nestes 400 anos desde Moisés até Samuel Deus nunca enviou nenhum profeta com uma mensagem de arrependimento aos Amalequitas --como enviou Jonas aos ninivitas.

      Desde o Êxodo Deus havia prometido "Hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo dos céus...Porquanto o Senhor jurou, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração." (Ex 17.14, 16).


      "Muito mais tarde, quando Moisés estava lembrando ao povo os juízos de Deus, em Deuteronômio, não esqueceu Amaleque. Demonstrou, com isto, que Deus estava falando com toda a ênfase a respeito daquela nação iníqua, destinando-a à total destruição. Veja o que Ele disse a Moisés:

      "Lembra-te do que fez Amaleque no caminho, como te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado. e não temeu a Deus. Será pois que, quando o Senhor teu Deus te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em redor na terra que o senhor te dará por herança para possuí-la então apagarás a memória de Amaleque de debaixo dos céus: NÃO TE ESQUEÇAS! (Deuteronômio 25.17-19)."

      Deus nunca perdoou Amaleque e seu povo. Você não vai encontrar nenhuma mensagem de misericórdia da parte de Deus através de algum profeta para o povo Amalequita. Você está influênciado pelas fantasias de Ellen White.

      Excluir
  18. Wesley disse 'Apelou para 1844, nem estamos falando disso... Estou falando de Racionalidade e Coerência e sua teoria não tem lógica.

    A parábola do trigo e do joio realmente é uma separação entre filhos de Deus e filhos do diabo, mas isso não significa que é predestinação, mas sim, escolha de cada individuo.

    Se Deus resgata alguém é porque está perdido no pecado, se está no pecado é de Satanás, pois seu reino é a desobediência e pecado, Deus quer resgatar a todos, mas nem todos vão aceitar, quem gosta do pecado se afunda cada vez mais, quem gosta de Deus tem uma mudança de vida, para a obediência e santificação.'


    Resposta: Você entendeu bem em que contexto eu 'apelei' para 1844.


    Quanto aos filhos de Deus antes de sua conversão serem filhos do diabo, você está devendo às escrituras provar a sua afirmação. Até agora NADA. Não respondeu as perguntas que fiz e apenas fica tecendo esses argumentinhos que não convencem nem a mãe do bispo.

    A fé salvadora e o amor de Deus são inseparáveis. O apóstolo João nos diz que 'nós amamos a Deus porque ele nos amou primeiro e derramou seu amor em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado.' O amor de Deus é que produz a fé salvadora que se manifesta no momento em que o eleito é vivificado para crer em Cristo. A fé de Cristo que vem ao eleito da parte de Deus retorna do eleito à Deus como fé salvadora em Cristo. Não existe uma fé prévia no pecador e que é usada como 'agente' pelo Espírito para produzir o novo nascimento. As escrituras não ensinam isto.

    Os predestinados foram ordenados e chamados à vida eterna porque são parte da Palavra de Deus e quando a Palavra veio à eles pela pregação de Jesus Cristo, como eles são parte dessa Palavra por causa da eleição eles creem. Porque o ímpio, o joio recusa o Evangelho? Porque a predestinação não se encontra nele para que ele venha a crer. O Espírito Santo vem e paira sobre o trigo, a semente eleita para vivificá-la, trazer o eleito à vida, regenerá-lo com a vida eterna do céu para produzir o fruto do Evangelho até a maturidade em Cristo.

    Agora, você que acredita que antes da conversão todos nós éramos filhos do diabo lhe pergunto:

    A primeira vez que o Senhor viu e chamou a Pedro, este era um dos filhos do diabo? João era um dos filhos do diabo? Tiago era um dos filhos do diabo?

    O Senhor disse João 6:69 E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
    70 Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E UM DE VÓS É UM DIABO.
    71 E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze."

    Segundo a sua 'coerência' os outros apóstolos antes de sua conversão à Cristo também deveriam ser filhos do diabo! Vê que ridícula é a sua posição? Somente Judas desde o princípio era filho da perdição, semente de Satanás.


    Vamos ler: João 11: 49 "E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
    50 Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
    51 Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
    52 E não somente pela nação, mas também PARA REUNIR OS FILHOS DE DEUS QUE ANDAVAM DISPERSOS."

    O Senhor Jesus deveria morrer não somente pela Nação de Israel mas também pelos FILHOS DE DEUS que estavam entre os gentios presos às garras de Satanás adorando ídolos. Nunca foram filhos do diabo como você pretende.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Sábado, o santo dia do Senhor.

      Vc perguntou: "A primeira vez que o Senhor viu e chamou a Pedro, este era um dos filhos do diabo? João era um dos filhos do diabo? Tiago era um dos filhos do diabo?"

      O Próprio Jesus chama Pedro de Satanás.
      Mateus 16:22,23 "E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
      Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens."

      Eu havia proposto que um Satanista converso não podia ser filho da ira e vc não argumentou, não refutou e não explicou nada sobre o assunto. Pela lógica um Satanista nunca pode ser filho da ira, obvio.

      Agora porem, diz que Pedro é Eleito e Judas é um Diabo, mas Jesus chama Pedro de Satanás, refutando sua teoria.

      Vc entra em contradição e me dá argumento para refuta-lo, portanto não pode mais dizer que Pedro era eleito.

      A eleição dos Salvos através da predestinação se mostra incoerente cada vez mais.

      Abraços

      Excluir
    2. Você continua não dizendo nada com nada.

      22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!”
      23 Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Mt: 16:22-23.

      Cristo olhou por um momento através de Pedro e viu atrás dele o seu velho inimigo, usando astuciosamente os preconceitos e a honestidade impulsiva do apóstolo. Era a antiga tentação de volta que agora era apresentada através de Pedro - - tentação de evitar sofrimento, perseguição, ódio, amargo desprezo e assassinato. E em vez disso erguer um trono secular, que em pompa sobrepujaria todos os outros reinos sobre a terra. O espírito do Salvador foi despertado quando ele encontrou seu velho inimigo - - o diabo - - em tais circunstâncias, olhando por trás do coração amoroso mas desconcertado do chefe dos apóstolos. Por isso ele falou decidida e fortemente à Satanás que estava usando Pedro, sem este o saber, como seu porta-voz.

      O Senhor não estava chamando Pedro de Satanás mas estava se dirigindo ao inimigo que se encontrava nas cercanias.

      Quanto aos satanistas, explique-se melhor.

      Excluir
    3. Feliz Sábado, o quarto mandamento de nosso amado Pai Celestial.

      Muito bom Paulo, excelente explicação.

      Se Pedro estava sendo usado e mudou depois da ressurreição de Cristo, recusando os ataques de Satanás, significa que ele tem poder para recusar, se pode recusar tem livre arbítrio, se tem livre arbítrio não existe predestinação.

      Se Satanás conseguiu influenciar Pedro "sem este o saber" "usando astuciosamente os preconceitos e a honestidade impulsiva do apóstolo" e o Espirito Santo também consegue influenciar, significa que existe uma guerra espiritual acontecendo em nossas vidas para decidirmos o lado que vamos ficar, Pedro mudou depois da ressurreição de Cristo, isto prova que existe um GRANDE CONFLITO na vida de cada pessoa para deixar o pecado, deixar a tentação e seguir o exemplo de Cristo.

      Judas sofreu os ataques de Satanás, "sem este o saber" também, a diferença é que ele aceitou os ataques e tentações como regra de vida, se tornando filho do Diabo.

      Salomão e Manasses (o pior rei de israel) são exemplos de satanistas, se arrependeram e Deus aceitou.

      Abraços

      Excluir
    4. Wesley disse "Se Pedro estava sendo usado e mudou depois da ressurreição de Cristo, recusando os ataques de Satanás, significa que ele tem poder para recusar, se pode recusar tem livre arbítrio, se tem livre arbítrio não existe predestinação."


      Resposta do apóstolo Paulo "Porque os que DANTES CONHECEU , também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos IRMÃOS."

      Excluir
    5. A citação acima é de Romanos 8:29.

      Excluir
    6. Romanos 8:7 "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é SUPEITA à LEI de Deus, nem, em verdade, o pode ser."
      Romanos 8:13,14 "Porque, SE VIVERDES SEGUNDO A CARNE, MORREREIS; MAS, SE PELO ESPÍRITO MORTIFICARDES AS OBRAS DO CORPO, VIVEREIS.
      Porque todos os que são GUIADOS pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus."

      Excluir
    7. Substituir "SUPEITA" por "SUJEITA".

      Romanos 8:13,14 nos mostra aquilo que venho falando desde o inicio... Existe uma condição para salvação...
      SE viver segundo a carne, morrereis.
      SE pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

      Portanto Deus é Justo e nos da opção de escolher viver pela carne ou viver pelo espirito.

      Passar bem

      Excluir
  19. Você disse "Preste atenção na Parábola do Filho Pródigo, pois no final dela é mostrado que o filho mais velho teve raiva do Pai por não fazer festa para ele e não entrou na festa do irmão mais novo, Jesus estava contando para os Fariseus, eles entenderam que eram o filho mais velho, o Pai chamou-o para a festa, da mesma forma que Jesus estava chamando os Fariseus para a festa das bodas do cordeiro, a volta de Cristo nas nuvens do céu. O bom Pastor estava chamando os Fariseus para a festa, agora vai me dizer que são "filhos da ira" ou "filhos do diabo"?

    Resposta: Os fariseus não podiam ser o irmão mais velho da parábola porque em João 8:44 o Senhor os chamou de 'filhos do diabo e homicidas.' Na parábola o Pai que representa Deus disse ao filho mais velho Lucas 15:31 "E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. Aos fariseus o Senhor disse "44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."

    Está vendo a diferença?

    Se você é um ex filho do diabo, EU NUNCA FUI. Isto é problema seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Sábado, o santo dia do Senhor!

      O próprio Rev. Hernandes Dias Lopes compara os Fariseus com o filho mais velho neste vídeo abaixo, mais especificamente a partir do minuto 4:20.
      https://www.youtube.com/watch?v=o7WPrUeJyGE

      O capitulo 15 de Lucas conta 3 parábolas, a da ovelha perdida, a dracma perdida e culminando com a parábola do filho pródigo, Jesus contou estas 3 parábolas para refutar os Fariseus que murmuravam dizendo porque Jesus comia com os pecadores.
      Lucas 15:2 "E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles."
      É obvio que Jesus estava comparando a ovelha, a dracma e o filho pródigo com os pecadores que os Fariseus estavam criticando.
      É obvio que Jesus estava comparando esses mesmos Fariseus com o Filho mais velho, pois da mesma forma que os Fariseus estavam reclamando dos pecadores, o Filho mais velho reclamou do irmão pecador.

      Não tem como fugir Paulo, qualquer pessoa em sã consciência sabe interpretar que Jesus estava chamando os Fariseus para o arrependimento.

      Não adianta querer fugir para o verso de João 8:44 sendo que os Fariseus tinham a Tanach, faziam parte do povo de Deus e eram responsáveis pela divulgação da palavra de Deus...
      Faz sentido agora este verso: Lucas 15:31 "E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas."
      Todas as coisas espirituais de Deus foram delegadas aos Fariseus e sempre estavam com Deus pois a vida deles remetia a Deus, através do sacrifício do cordeiro, da guarda da Lei, da divulgação da palavra nas sinagogas ou no templo.

      Sem mais meu Amigo
      Não existe possibilidade da predestinação ser verdadeira.

      Abraços.

      Excluir
  20. Resposta : Na parábola do filho pródigo Jesus estava confrontando os Fariseus que PRETENDIAM SER FILHOS DE DEUS e os introduz nesta posição dentro da narrativa. Eles se tinham na conta de serem superiores aos que chamavam de cães, os gentios, publicanos e pecadores, mas em realidade eles eram o oposto do que pensavam, isto é, eram filhos do diabo. O Pai faz o convite ao filho mais velho mas ele não entra. Quando eu afirmei que os Fariseus não podiam ser o filho mais velho era no sentido real e literal. Para bom entendedor meia palavra basta! O Senhor introduz os Fariseus no papel de filho mais velho para chegar à conclusão oposta e que era a real condição daqueles judeus impenitentes. Eles não se arrependeram como era de se esperar - - confirmando que tinham a mesma natureza de seu pai, o diabo e não a natureza de Deus--pois o filho mais velho não entrou na festa. Eu fui muito literalista na minha explicação. Deveria ter me estendido mais.

    Depois você disse um monte de coisas sem sentido.

    Você disse "Não adianta querer fugir para o verso de João 8:44 sendo que os Fariseus tinham a Tanach, faziam parte do povo de Deus e eram responsáveis pela divulgação da palavra de Deus...
    Faz sentido agora este verso: Lucas 15:31 "E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas."
    Todas as coisas espirituais de Deus foram delegadas aos Fariseus e sempre estavam com Deus pois a vida deles remetia a Deus, através do sacrifício do cordeiro, da guarda da Lei, da divulgação da palavra nas sinagogas ou no templo."

    Resposta: Quem é que está querendo fugir? Não seja bobo! Você é que está dizendo um monte de coisas sem sentido.


    Vamos ler👉 "38 Eu falo do que vi junto de meu Pai, E VÓS FAZEIS O QUE TAMBÉM VISTES JUNTO DE VOSSO PAI.
    39 Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: SE FÓSSEIS FILHOS DE ABRAÃO, FARÍEIS AS OBRAS DE ABRAÃO.
    40 Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.
    41 VÓS FAZEIS AS OBRAS DE VOSSO PAI. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus.
    42 Disse-lhes, pois, Jesus: SE DEUS FOSSE O VOSSO PAI, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
    43 Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
    44 VÓS TENDES POR PAI O DIABO E QUEREIS SATISFAZER OS DESEJOS DE VOSSO PAI. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."

    É aí, quer mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Sábado, o quarto mandamento de nosso amado Pai Celestial.

      Kkkkkk muito bom seu senso de humor meu amigo. Então eu não sou um "bom entendedor" e entendi errado sua posição!?!?!. Pelo menos aceitou a verdade sobre os Fariseus serem o Filho.

      Se os Fariseus estavam apenas se "Achando" filhos de Deus, Jesus compararia o Filho mais Velho como Bastardo (filho de outro Pai), mas Jesus é claro em dizer que haviam dois Filhos, chamando os Fariseus de Filhos, portanto mais uma argumentação ilógica de sua parte.

      Sobre a parte que vc diz não ter sentido... sei bem que vc entendeu...
      Da mesma forma que o Filho mais Velho cuidava das coisas do Pai, os Fariseus cuidavam das coisas de Deus.

      Não quero mais meu amigo Paulo Cadi... Para mim está mais do que detalhado suas incoerências e opiniões erradas, como Deus é autoritário e não é Justo.

      Deus o ilumine e o abençoe, é o que desejo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Wesley disse "Se os Fariseus estavam apenas se "Achando" filhos de Deus, Jesus compararia o Filho mais Velho como Bastardo (filho de outro Pai), mas Jesus é claro em dizer que haviam dois Filhos, chamando os Fariseus de Filhos, portanto mais uma argumentação ilógica de sua parte."


      Resposta: A estória do filho pródigo era uma parábola. Já expliquei ainda que superficialmente.

      Isto aqui abaixo não é uma parábola.


      "Vamos ler👉 "38 Eu falo do que vi junto de meu Pai, E VÓS FAZEIS O QUE TAMBÉM VISTES JUNTO DE VOSSO PAI.
      39 Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: SE FÓSSEIS FILHOS DE ABRAÃO, FARÍEIS AS OBRAS DE ABRAÃO.
      40 Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.
      41 VÓS FAZEIS AS OBRAS DE VOSSO PAI. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus.
      42 Disse-lhes, pois, Jesus: SE DEUS FOSSE O VOSSO PAI, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
      43 Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
      44 VÓS TENDES POR PAI O DIABO E QUEREIS SATISFAZER OS DESEJOS DE VOSSO PAI. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."


      Wesley disse "Não quero mais meu amigo Paulo Cadi... Para mim está mais do que detalhado suas incoerências e opiniões erradas, como Deus é autoritário e não é Justo."

      Resposta: Passar bem.

      Excluir
  21. rômulo prazer me chamo anderson baldonado, gostaria de me unir a sua causa , te mandei mensagens mais não tive retorno , e-mail. baldonadodecor@gmail.com , meu whatsapp (11) 95227-6221 , deixer dois contatos meu fico no aguarde obrigado.

    ResponderExcluir