terça-feira, 25 de junho de 2013

Leandro Quadros e a parábola do Rico e Lázaro - Parte Final

Partes 1 e 2.

Para finalizar, o apologista Leandro Quadros diz: 

Jesus inverteu os papéis para mostrar que a riqueza não é uma prova de que Deus está no comando da vida de alguém ou indicação de que esta pessoa será salva. E que a pobreza não determina a perdição.

Ok! Boa observação Leandro. A situação também revela uma verdade, observada por J. I. Packer: “Os que estiverem no inferno saberão não somente que o merecem por seus feitos, mas também que em seus corações o quiseram.” (Teologia Concisa, p. 240).

Leandro Quadros: E, a principal lição do Senhor está no final da parábola: “Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” Lucas 16:31. Se a pessoa não ouvir e crer na mensagem de Moisés e dos profetas (em todo o Antigo Testamento), não será convencida de que precisa ser salva mesmo que ressuscite uma pessoa dos mortos.
Pense bem; sendo essa lição, o que muda a realidade por ela pressuposta?
Leandro Quadros: Extrair da parábola algo além do que ela quer ensinar é desconsiderar o contexto bíblico e a opinião majoritária (não que isso seja fundamento para uma verdade) de que Lucas 16:19-31 não é uma prova de que existe um “inferno”. É apenas um relato parabólico.
O consultor bíblico Leandro Quadros comete erros sem limites. Primeiro, Jesus não está ensinando a existência do inferno com essa parábola, ele está mostrando quem vai para lá! Segundo, quem é que disse que a lição elimina a realidade usada pela parábola? Um exemplo: a parábola do Bom Samaritano. Que lição Jesus ensinou com aquela parábola? Amor incondicional ao próximo. SE a parábola é inexistente, não importa, ela não está baseada em uma realidade?
Além disso, que opinião 'majoritária' é essa que você está forjando? A opinião majoritária, sendo ou não parábola, é que existe uma ligação entre a parábola e a realidade, de onde se extrai a lição.

CONCLUSÃO
Mais um vez o adventismo prova que está disposto a fazer de tudo para defender Ellen White e seus ensinos. Até mesmo dizer que Jesus usou um mito, um ensino diabólico, para ensinar verdades eternas. Procura de todos os meios diluir as palavras do NT que ensinam claramente o tormento eterno. 


36 comentários:

  1. Interessante.

    Naturalmente, discordo de algumas coisas. Principalmente do trecho: "Mais um vez o adventismo prova que está disposto a fazer de tudo para defender Ellen White e seus ensinos." - Por que discordo?! - Porque não é necessário usar NENHUM texto de EGW para afirmar que não existe um inferno eterno. A Bíblia é suficiente. Mas ok, são questões de divergências interpretativas.

    Mas, gostaria de deixar algumas questões filosóficas:

    1 - Se quando as pessoas morrem, elas vão DIRETO para o Céu ou para o Inferno Eterno, qual é a necessidade das duas grandes ressurreições que ocorrerão por ocasião da volta de Cristo? Pois os mortos ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, outros para a Morte Eterna (segunda morte).

    2 - Se a morte é a ausência da vida, tanto física quanto espiritual - pois a fonte é Deus - como alguém pode passar a eternidade viva, sofrendo e queimando, e ainda estar morta? (Não falo aqui de "morte" em linguagem simbólica, como quando é dito que o indivíduo está "morto" para determinadas coisas, mas digo de forma literal).

    3 - Deus é Amor, porém também é Justiça. Entretanto, Deus estaria sendo justo ao permitir que a mácula do PECADO exista PRA SEMPRE no Universo? - Pois um lugar aonde as pessoas sofram pra sempre, é um lugar aonde sempre existirá dor, sofrimento, tristeza, ódio e pecado. - Como isso seria justo, se uma mãe estivesse no Céu, ciente de que seu filho vai ficar queimando e sofrendo pra sempre num inferno de fogo?! - Isso é possível?!

    Essas podem parecer questões teologicamente ultrapassadas, mas elas falam muito sobre o caráter de Deus! O que é mais coerente com a Sua justiça? A extinção do Pecado, ou a eternização do mesmo?! A extinção da dor, sofrimento, angústia, ou a prolongação eterna do mesmo? Um inferno queimando para sempre, ou um inferno com consequências eternas?

    Não se esqueçam de que MORTE é ausência de vida, pois a fonte da vida é Deus! - Quando alguém "se desliga" da Fonte da Vida, ela não pode viver inerentemente, pois o doador de imortalidade é Deus.

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação com o ponto 1 do seu comentário você disse: "Se quando as pessoas morrem, elas vão DIRETO para o Céu ou para o Inferno Eterno, qual é a necessidade das duas grandes ressurreições que ocorrerão por ocasião da volta de Cristo?
      Parece que você não entendeu o conceito. Quando uma pessoa morre a ALMA DELA QUE VAI e não o CORPO, o CORPO volta para o pó,. Nisso é necessário a ressurreição para que o corpo daqueles que morreram sem Cristo sofram eternamente e daqueles que morreram com Cristo, o corpo deles serão ressuscitados para o descanso eterno.
      O ponto 2 de seu comentário: me parece GABRIEL que você não entendeu de novo a questão, conceito da morte eterna.
      O ponto 3 do seu comentário:"Como isso seria justo, se uma mãe estivesse no Céu, ciente de que seu filho vai ficar queimando e sofrendo pra sempre num inferno de fogo?! - Isso é possível?!"
      Como você sabe se lá no descanso eterno a gente se lembrará de alguma coisa? E outra, se caso termos consciência de alguma coisa, conclusivamente não será aquilo que nos trará tristeza.

      Excluir
    2. As minhas respostas são:

      1. Sua objeção está alicerçada em uma suposta inutilidade (um silogismo?). Como que se o estado intermediário inutilizasse necessariamente a ressurreição.

      Uma prisão preventiva não anula o julgamento.

      E mesmo que fosse um algo sem sentido, (como deve ser para vc, pelo que nos mostrou) então por um momento pense; SE ambos ensinos existem na Escritura, logo existem 'lógica' para Deus.

      Usando seu incomodo lógico, poderia tb sobrepor algo sobre as suas crenças:

      Após o Milênio, Deus irá ressuscitar só para matar de novo???

      Agora eu penso, SE esse ensino existisse na Escritura (o que não existe, pelo menos para os cristãos protestantes em geral) eu não teria razão para questioná-lo.

      Gabriel, depois respondo os demais pontos...

      Abraços
      Deus te fortaleça em Cristo

      Excluir
  2. Ivo, boas colocações...

    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Blz! Sobre essas respostas, do Luciano e do Ivo, fica uma questão principal: "Estado Intermediário?" - O que é isso? o.O

    Sobre o que você disse Luciano: "Após o Milênio, Deus irá ressuscitar só para matar de novo???"

    Bem, pelo que eu entendo, após o Milênio, essa ressurreição dos mortos é necessária para a execução do juízo.

    A Bíblia fala sobre isso: "Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição." - Apocalipse 20:5

    "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
    E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação."
    João 5:28-29

    Ivo, você disse: "Como você sabe se lá no descanso eterno a gente se lembrará de alguma coisa? E outra, se caso termos consciência de alguma coisa, conclusivamente não será aquilo que nos trará tristeza."

    Bem, na verdade, eu não posso afirmar que sei! rs Entretanto, acredito que sem a nossa memória, não podemos ser nós mesmos! Se Deus apagasse nossas memórias por ocasião da Sua vinda, como nós poderíamos entender o que estamos fazendo no Céu? Como podemos cantar cânticos de vitória, se nem saberemos que lutas enfrentamos e vencemos? Como entenderíamos o que Jesus fez por nós, se não nos lembramos do mundo de pecado que ficará pra trás? Não vejo coerência alguma em termos nossas lembranças apagadas. - A diferença é que nós entenderemos a razão de todas as coisas, e com isso, seremos consolados pelo Espírito Santo.

    Em todo caso, o que mais me intriga é a questão do caráter de Deus em relação a eternizar o sofrimento de alguém, e mo fim, nunca acabar com o mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Pois bem Gabriel. A questão da nossas lembranças serem mantidas ou apagadas eu e nem você saberemos o que vai acontecer., Mas pensem comigo e me responda, a nossa mente é limitada,corrompida,depravada, inclinadora para mal e desesperadamente dependente de Deus. Deus manterá essa mente sem fazer nenhuma alteração em relação aquilo que nos traz tristeza?
      2. Você disse:"Em todo caso, o que mais me intriga é a questão do caráter de Deus em relação a eternizar o sofrimento de alguém, e mo fim, nunca acabar com o mal." Meu amigo Deus fez um lugar especialmente para o Diabo ,seus demônios e todos aqueles que não estão escrito no livro da vida, para derramar a sua ira sobre a alma do indivíduo e sobre o corpo ressuscitado desse indivíduo.(Ap 20:14,15).
      Agora quem somos nós para colocar ou tirar alguma conclusão do caráter de Deus? Leia atentamente esse texto:
      Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
      Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro?
      Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
      Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
      Romanos 11:33-36

      Excluir
    2. Legal Filipe Ivo!

      Então, na verdade, eu acredito que nós devemos mudar o nosso caráter aqui e agora! Creio que dia-a-dia devemos assemelhar o nosso caráter com o caráter de Cristo! :) É claro que, como você bem disse, nossa mente é limitada e tendenciosa ao erro, e portanto, Jesus vai "completar" ou "preencher" o que falta em nós por ocasião da Sua vinda! Pois a Bíblia diz que seremos transformados! Mas, em relação a lembranças, não acho coerente um "delete" em tudo o que passamos na nossa jornada de vida, por todas as razões que eu já mencionei. Mas concordo com você que Jesus fará algo com nossa tristeza! ^^

      Quanto a questão do caráter de Deus: LONGE DE MIM querer questionar à Deus! Entretanto, sou muito "fã" do que é coerente, lógico e racional. Estou tentando aplicar o amor e a justiça de Deus, em um inferno de fogo eterno, que queimará pessoas pra sempre, deixando o pecado ainda ativo no universo e expandindo o sofrimento!

      =]

      Excluir
    3. Diante do seu comentário Gabriel dá pra perceber que você quer entender a bíblia numa interpretação correta da mesma. E isso de fato é muito bom por sinal.
      Mas o finalzinho do seu último comentário: "...em um inferno de fogo eterno, que queimará pessoas pra sempre, deixando o pecado ainda ativo no universo e expandindo o sofrimento!
      Deus de forma alguma deixará o pecado ativo e se expandindo no universo,o inferno que Deus preparou para o Diabo e seus anjo caídos e todo aquele que não se encontra no livro da vida é para puni-los eternamente, momentos após momentos, a ira de Deus não cessará sobre o pecado e o pecador que estiver lá. Lá não há escapatória para pecado ficar ativo expandindo o sofrimento.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. A Paz manos!!

    Gabriel vejo que a questão tratada não tem haver com o caráter de Deus mas sim com a Sua justiça!! Se nós como meros seres humanos quando ouvimos sobre assassinatos, pedofilia, estupros e etc, ficamos com os nervos à flor da pele desejando que a Justiça de Deus seja feita o mais rápido possível e isso que a ira do homem não produz a Justiça de Deus, tendo em vista isso que falei, se esses pecadores morressem hoje, como seria aplicada a Justiça de Deus sobre estas pessoas? apenas com a morte? O desejo por justiça dos homens seria maior e mais eficaz do que a Justiça de Deus?

    E outra, a Bíblia nos ensina [1] que os pecadores, como os santos continuarão a existir para sempre, Ec 12:7; Mt 25:46; Rm 2:8-10; Ap 14:11; 20:10. [2] os ímpios sofrerão punição eterna, o que significa que estarão para sempre cônscios de uma dor que reconhecerão como seu justo prêmio, e portanto, não serão aniquiladas, conforme as passagens recém-mensionadas.

    Geralmente todo Adventista dá a mesma objeção quando referente ao caráter de Deus; fala de uma mãe que está no céu e fica se lembrando de que seu filho pode estar no inferno sofrendo, esta analogia é muito estranha, pois o "inferno seria o da mãe no céu" se ela soubesse disso não acham? iria passar eternamente triste em um lugar onde era para se estar eternamente maravilhada.

    Acho eu que o pecado não será eternizado no inferno, pois as pessoas não vão estar pecando por lá, mas recebendo justa punição por todos os seus atos em vida. Vão estar lá SABENDO que tiveram oportunidades de estarem em um estado/lugar melhor, mas rejeitaram, preferindo as suas próprias obras más.

    Em questão a sua 1ª pergunta é complicado pois haveria mais de uma resposta, isso dependendo se a pessoa é a-milenista/pré-milenista.

    Espero estar ajudando, assim que der volto a falar..

    Abraços na doce Paz do Cordeiro \o/\o/\o/

    Anderson Demoliner

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
  5. Após ter lido tudo, vejo que o que mais incomoda o Gabriel é: "como conciliar o amor de Deus com o inferno". Por isso, me focarei exclusivamente neste assunto.
    A Palavra de Deus não nos deixa dúvidas sobre o seu amor. O qual é simplesmente perfeito (de tal maneira). Como prova do maior amor, Deus ofereceu o maior sacrifício (Seu Filho Unigênito), para livrar seus filhos da maior condenação (não pereça). Por isso, “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:12)
    Deus nos amou com o maior amor e o provou através de Jesus Cristo. A consequência da rejeição desse amor é um castigo proporcional a esse amor. Castigo esse que já estava previsto sobre toda a raça humana caída em Adão. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
    Todo o amor que Deus tem para nos demostrar, já foi demonstrado em Cristo na Cruz. Fora de Jesus não há amor, pois Deus nos ama mediante nossa união com Cristo. Fora de Jesus, não há abrigo para a ira eterna de Deus.
    Por isso, a condenação eterna é perfeitamente compatível com o amor eterno de Deus, pois os herdeiros da ira divina são aqueles que rejeitaram o mais puro e perfeito.
    Espero ter ajudado.




    ResponderExcluir
  6. Entendi Vanderson Scherre! :) Concordo com você em tudo sobre o caráter de amor de Deus, mas ainda estou em dúvida com a justiça!

    Veja bem, Jesus Cristo veio à Terra para REVELAR o caráter amoroso do DEUS PAI! Jesus é a Revelação do Pai. Sendo assim, ELES possuem o mesmo amor, certo? OK! Dito isso, entendo perfeitamente que os ÍMPIOS receberão a "recompensa" por todos os atos praticados em vida. Eu acredito no inferno e no sofrimento justo que os ímpios terão, mas não posso crer num inferno de fogo ETERNO, no qual tais ímpios ficarão CONSCIENTES e sofrendo para todo o sempre. Isso é tortura!!!

    A noção de que Deus deliberadamente tortura pecadores pela eternidade é totalmente incompatível com a revelação bíblica de Deus com amor infinito. Um Deus que inflige tortura infinita a Suas criaturas, não importando o quão pecadoras elas foram, não pode ser o Pai de amor que Jesus Cristo nos revelou.

    Eu também penso o seguinte: Deus não tem interesse na destruição de Suas criaturas. Ele virá para DESTRUIR o mal e ANIQUILAR o PECADO. Aqueles que, deliberadamente, escolherem permanecer no pecado, serão consequentemente destruídos JUNTAMENTE com ele!

    Eu penso que o "fogo destruidor" do SENHOR, durará sobre o ímpio de forma justa e individual, durando o tempo necessário de acordo com os pecados de cada um, mas que no final, não existirão mais ímpios ou mácula no universo!

    Me lembro das passagens bíblicas:

    “Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. (…) se farão cinzas (…) naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 4:1-3)

    “(…) e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados…” (II Pedro 2:4-11)

    Concluindo meu pensamento, creio que a intuição moral que Deus plantou em nossa consciência não pode aceitar a crueldade de uma divindade que sujeita pecadores a tormento infindo. A justiça divina não poderia jamais exigir a penalidade infinita de dor eterna por causa de pecados finitos. Isso acarretaria enorme desproporção entre os pecados cometidos durante uma curta vida e o castigo infinitamente duradouro.

    O que vocês acham?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Gabriel, vamos pensar e queria que você me respondesse se for possível. Antes de pensarmos na forma punitiva de Deus ao faze-lo finito ou infinitamente, qual é a condição e o grau de malignidade que um pecador perdido é?
      Espero resposta!

      Excluir
    2. Bom dia! ^^

      Bem Filipe Ivo, se eu compreendi bem a sua pergunta, penso que a condição do pecador sem Jesus, em graus, seria totalmente maligno. Por que? Bem, porque sabemos que já nascemos todos pecadores, mas que graças à Jesus, não precisamos permanecer no pecado. Consequentemente, a condição de um pecador perdido é eterna. Por isso mesmo a "segunda morte", que é a morte eterna!

      Excluir
    3. Bom dia!
      :]
      Pois bem, aqueles que morreram sem Cristo, como você mesmo disse a condição é eterna, agora está simples de entender, a nossa ofensa foi tão grande, mais tão grande em escala (grau) de eternidade, que Deus punirá de forma eterna todos aqueles que não se renderem a Cristo.
      Um Abrç

      Excluir
    4. Concordo plenamente com esse pensamento Filipe Ivo! :)
      Mas não penso que será uma "tortura eterna", mas algo com consequências eternas.
      Usando o seu ótimo raciocínio, posso entender isso da seguinte forma: Existe a VIDA ETERNA e a MORTE ETERNA. Ambas possuem consequências eternas. Uns viverão eternamente e outros morrerão eternamente.

      Por isso mesmo Paulo diz: “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23)

      Excluir
    5. Sendo assim, como eu entendo esse ensinamento bíblico:

      Acredito que haverá duas ressurreições, uma destinada para aqueles que possuem seus nomes escritos no Livro da Vida, e outra para aqueles que tiveram seus nomes apagados dele, em decorrência de pecados não confessados. Para estes a Bíblia relata que será uma ressurreição para a segunda morte, destinada a receber a devida punição no “lago de fogo” por seus pecados (Apocalipse 20:12-15). Este será o aniquilamento final, uma morte permanente e que perdurará pela eternidade.

      Esta é uma coerente punição com consequências eternas, que mostram claramente a justiça de um Deus de amor!

      :)

      Excluir
  7. Só para descontrair pessoal!!

    A Melhor Notícia - Aniquilacionismo

    Certo ateu que recebeu em seu portão um Adventista, e este lhe afirmou que após a morte ele seria totalmente aniquilado, não restando qualquer memória de sua existência. O ateu quis confirmar:

    - Você garante que morreu, acabou? Que não vou sofrer eternamente e simplesmente deixarei de existir?

    - Sim, garanto, pode ter certeza disso - confirmou o Adventista achando que estava fazendo progresso em sua tentativa de conquistar mais um membro para a Igreja Remanescente.

    O ateu, radiante, encerrou a conversa:

    - Muito obrigado mesmo! Esta foi a melhor notícia que você podia me dar. Não tenho mais motivo para me preocupar!

    =============================================

    Que sentido Moral teria a condenação do ímpio, caso fosse aniquilado após a morte?

    Existe céu e inferno. O castigo dos perdidos será eterno, bem como o regozijo dos salvos será eterno.

    Em Cristo,

    Anderson Demoliner

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia para os pecadores.

      Mas vamos supor que fosse Jesus no lugar do adventista. Como eu não inventaria palavras para o meu Deus, usarei apenas a que ele disse:

      E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt 13.50

      E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt 8.12

      E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt 13.42

      Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt 25.3

      Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Lc 13.28

      E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt 24.51

      Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mat 22.13

      Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Lc 16.28

      Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. Lc 16.25


      Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,2 Pedro 2.9

      E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Ap 14.11

      E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Ap 20.10

      Excluir
  8. E aí mano Luciano beleza? Achei um blog bacana se você quiser dar uma olhada e os adventistas de plantão também, seria de grande valor.

    http://adventismonamiradaverdade.blogspot.com.br/p/quem-sou.html

    Em Cristo,

    Anderson Demoliner

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conhecia... de fato muito bom. É do Hélio do Desafio Cristão. O pessoal da Mira até ameaçou processá-lo por causa do nome...

      Excluir
  9. Descontraiu bem! :D

    Entretanto, esse deus que tortura pessoas num inferno de fogo, continua parecendo cruel e tirano. Um contraste com o Deus de Amor que eu conheço na Bíblia!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Jesus que citei, no lugar do Adventista que o Anderson mencionou na 'parábola', se parece com o seu deus amoroso?

      Deus é Amor, mesmo mandando matar crianças por meio de Josué. Deus é Amor mesmo 'moendo' Se filho na cruz. Deus é Amor. Deus é Amor, mesmo enviando urso para devorar crianças. Deus é amor mesmo atormentando por toda a eternidade. Visto que Seu Amor, foi desonrado pelos pecadores, Deus decidiu puni-los assim.

      Excluir
  10. Se o meu Deus que ,não mente, determinou fazer isto, Ele vai fazer e pronto!!! Independentemente se gostamos da ideia ou não, independentemente se achamos que é contra o Seu caráter, o que a Bíblia nos mostra ( como o Luciano falou logo acima) que não tem nada a ver com o caráter de Deus, e sim com Sua Justiça!!!

    Em Cristo,

    Anderson Demoliner

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
  11. Entendo as opiniões de vocês irmãos, mas o fato de Deus, muitas vezes, ter PERMITIDO que coisas "desastrosas" ocorressem no Velho Testamento, não significa que ELE seja cruel ao ponto de eternizar alguém num inferno. Os atos de Deus estão dentro de contextos diferentes dos de tortura eterna.
    Sem dizer que nessa questão, teríamos que estudar os significados de "INFERNO" - SHEOL, HADES, GEENNAN e TARTAROS.

    É certo que a Bíblia relaciona o “castigo eterno” dos ímpios com o “fogo eterno” (Mt 18:8; 25:41) ou “fogo inextinguível” (Mc 9:43) que os haverá de destruir após o milênio (Ap 20:7-15). Mas esse fogo será “inextinguível” no sentido de que não se apagará enquanto não houver cumprido completamente a sua missão destruidora. Será “eterno” em suas conseqüências. Aqueles que forem por ele destruídos jamais voltarão à existência. Judas 7 coloca a destruição de Sodoma, Gomorra e das cidades circunvizinhas (ver Gn 19:1-29), que não estão queimando até hoje, como um “exemplo do fogo eterno”.

    A Bíblia esclarece que a sentença punitiva de cada impenitente será diretamente proporcional às suas obras” (Ap 20:11-15; ver também Mt 25:41-46). Cristo declara, em linguagem metafórica, que alguns serão castigados no juízo final com “poucos açoites” e outros com “muitos açoites” (Lc 12:47 e 48). E o livro do Apocalipse afirma que o diabo, a besta e o falso profeta “serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Ap 20:10). Mas mesmo esse tormento mais prolongado haverá de os destruir completamente, não deixando deles “nem raiz nem ramo” (Ml 4:1). O pecado e o sofrimento tiveram um início, e terão também um fim. Chegará o dia em que não haverá mais “lágrimas”, nem “luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4).

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Gabriel!!\o/

    Vejo que você está se equivocando em suas interpretações!!

    Não entendo por que você não quer que a Bíblia fale aquilo que Ela está falando claramente, como a luz do meio dia!! " Se o diabo... vai ser atormentado de dia e de noite, pelos séculos dos séculos, é por que isso vai acontecer e pronto!!! E é isso que ele merece, não acha?

    Malaquias 4:1 não está falando deste dia tem que ver seu contexto no livro e este capítulo vai apontar para os sacerdotes em Malaquias 3:2.

    E chegará o dia que não haverá mais lágrimas , pranto, luto, dor e etc mas esse dia vai ser no céu!!

    As águas cristalinas da Palavra são tão puras e límpidas, que com o desejo de sorver o máximo delas, as pessoas começam a turva-las, para si mesmo e para seu próximo, de tanto remexê-las!! E Ela está alí! é só estender o copo.!!

    Em Cristo,

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde a Todos....

    Anderson Demoliner: o "inferno" pra vc será ou é aonde ? e em que parte do Universo ?

    Em Cristo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sétimo Dia... (vc pergunta e some! kkk)

      Apesar de perguntar ao Anderson, eu me intrometo.

      A Bíblia não diz em que lugar no universo...

      ([e não tem como 'passear' com asas em outras regiões do universo, para saber aonde está a geena ardente.])

      Vc comete erros que o Leandro comete, dimensionar a partir de nossa experiência realidades espirituais.

      Para quem crê na Bíblia basta que ela diz que o inferno foi preparado por Deus para o diabo e seus anjos.

      Abraços

      Excluir
    2. Boa Noite querido Luciano e aos demais do Blog....

      Pois bem, a Bíblia diz sim basicamente o Tal suposto "Inferno" se encontra..

      Baseando-se na Principal "Prova" que vcs6 usam para prova tal lugar de tormento Eterno, lá percebemos que o lugar será ou é bem pertinho do Paraíso, por que pessoas de ambas as partes mantém um diálogo bem interessante...

      Os perdidos e os Salvos serão vizinhos Eternamente.. !!!!!!!!

      Olha o absurdo que temos que aceitar se crermos na Doutrina do Tormento Eterno ..... !!!!

      Excluir
    3. Sétimo Dia, se a Bíblia diz, ele é: 'tal suposto' ?

      Sétimo Dia, a principal prova é o NT, - todos os textos que vc malha e nega...

      Eu respondi esse seu questionamento na postagem 2.

      Onde é o Céu de Deus, das visões de Ezequiel, Daniel, Paulo e João?

      Excluir
  14. Boa Tarde queridos

    Sinceramente, não me interessa onde fica o inferno, pois não vou para lá!! Estou orando e me esforçando para que o Senhor tenha misericórdia, dos meus familiares e amigos que AINDA não o conhecem!!!

    Se o Senhor não nos deixou resposta quanto à isso, calamo-nos diante dEle!

    Abraços

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  15. boa noite pra todos vcs, é evidente que quando nós trazemos as coisas para serem julgadas pelos nossos padrões, pois como seres humanos somos finitos e limitados, portanto somos contingentes, e é devido essa contingência que a questão do inferno, parece nos complicada de entender, por um lado tem os proponentes da aniquilação que comparam o caráter de Deus com a punição eterna. tais apresentam argumentos até dentro da biblia, mais de uma forma ou de outra tais argumentos são refutados. até dar pra entender uma lógica nos pensamentos dos proponentes da aniquilação, mais tambem é evidente um ensino de um lugar que seres que foram criados pagaram suas contas, pois mais bizarra que pode parecer para muitas pessoas(adiventistas, testemunhas de jeová). percebi que todos tratam o inferno ou o lago de fogo como sendo literal, mais me respondam,pra quem quem o inferno foi preparado?, se a resposta for para o diabo e seus anjos, então eu perguntarei novamente, mais satanás e sua corja não são seres materias para serem queimados com esse fogo que esta sendo citado por nós(seres contingentes, incertos).

    ResponderExcluir
  16. Mais detalhes sobre a coerência desse assunto, está aqui: http://novotempo.com/namiradaverdade/o-pai-e-o-inferno/

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Fico feliz, pois Deus não enviará Seus filhos ao inferno (Jo 1.12) e sim os filhos das trevas (Ef 2.3), os filhos do diabo (Jo 8.44), que segundo Jesus serão enviados para o mesmo lugar com o diabo (Mt 25.41).

    ResponderExcluir
  19. Por que vocês gostam de dificultar as coisas?Vocês falam e falam e não se vê clareza, só rodeio!Está muito claro que não existe imortalidade da alma,lugar intermediário,inferno ou paraíso,não antes da volta de cristo tantos para os vivos e mortos!salmos 146:4,salmos 115:17,eclesiastes 9:4,5,6 e 10,eclesiastes 12:7.A palavra de DEUS não é uma equação complicada cheios de sinais é simplismente fácil como 2+2.A mentira de satanás gênesis 3:4 tem a ecoar á milênios e a maioria das pessoas acreditam até hoje. infelizmente essa doutrina errônea veio a passos curtos e ganhando força com Platão e socrestes e se infiltrou entre os judeus.o conceito básico na formação do homem esclarece essa questão, gênesis 2:7 e gênesis 1:30 o mesmo processo dos animais, claro sendo irracionais. gênesis 3:19 e 20 poem cheque mati essa questão!fácil resolver essa questão!O grande teólogo e especialista no novo testamento Oscar Cullmann em seu livro imortalidade da alma ou ressurreição dos mortos declara:Alguns sugerem que o relato de Lucas 16:19-31 deveria ser interpretado literalmente, como uma descrição do estado do homem na morte. Mas essa interpretação nos levaria a uma série de conclusões inconsistentes com o restante das Escrituras. Em primeiro lugar, teríamos de admitir que o Céu e o inferno se encontram suficientemente próximos para permitir uma conversa entre os habitantes de ambos os lugares (versos 23-31). Teríamos de acreditar também na vida após a morte, enquanto o corpo jaz na sepultura, continua existindo de forma consciente uma espécie de alma espiritual que possui “olhos”, “dedo” e “língua”, e que inclusive pode sentir sede (versos 23 e 24).

    Se esta fosse uma descrição real do estado do homem na morte, então o Céu certamente não seria um lugar de alegria e de felicidade, pois os salvos poderiam acompanhar de perto os infindáveis sofrimentos de seus entes queridos que se perderam e até mesmo dialogar com eles (versos 23-31). Como poderia uma mãe sentir-se feliz no Céu, contemplando ao mesmo tempo as agonias incessantes, no inferno, de seu amado filho? Num contexto como esse, seria praticamente impossível o cumprimento da promessa bíblica de que então “não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4).

    Diante disso, a maioria dos eruditos bíblicos contemporâneos considera a história do rico e Lázaro (Lc 16:19-31) como uma parábola, da qual nem todos os detalhes podem ser interpretados literalmente. George E. Ladd, por exemplo, diz que essa história era provavelmente “uma parábola de uso corrente no pensamento judaico e não tenciona ensinar coisa alguma acerca do estado dos mortos”. (O Novo Dicionário da Bíblia [São Paulo: Vida Nova, 1962], vol. 1, p. 512). Sendo esse o caso, temos que procurar entender qual o verdadeiro propósito da parábola.

    Nos capítulos 15 e 16 de Lucas, Cristo apresenta várias parábolas em resposta à preconceituosa discriminação dos escribas e fariseus para com as classes marginalizadas da época (Lc 15:1 e 2; 16:14 e 15). A parábola de Lucas 16:19-31, que aparece no final desses dois capítulos, é caracterizado por um forte contraste entre “certo homem rico” e bem vestido (verso 19) e “certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas” (verso 20). O relato ensina pelo menos duas grandes lições. A primeira é que o status e o reconhecimento social do presente não são o critério de avaliação para a recompensa futura. Em outras palavras, aqueles que, à semelhança dos escribas e fariseus, se julgam mais dignos do favor divino podem ser os mais desgraçados espiritualmente aos olhos de Deus (comparar com Mt 23).

    A segunda lição é que o destino eterno de cada pessoa é decidido nesta vida, e jamais poderá ser revertido na era vindoura, nem mesmo pela intervenção de Abraão (Lc 16:25 e 26). A referência à impossibilidade de Abraão salvar o homem rico do seu castigo reprova o orgulho étnico dos fariseus, que se consideravam merecedores da salvação por serem descendentes de Abraão (ver Lc 3:8; 13:28; Jo 8:39 e 40, 52-59).

    ResponderExcluir
  20. Gostaria que o irmão esclarecesse uma duvida que tenho, referente à ressurreição física dos mortos.
    A Bíblia nos mostra, em 1 Co 15:52, que os mortos ressuscitarão incorruptíveis, ou seja, como pessoas que possuem corpos imortais. Todavia, o texto parece não fazer distinção entre justos e injustos, os quais se levantarão ao mesmo tempo das sepulturas.
    A Bíblia diz tao somente que, nesse acontecimento, haverá uma completa vitoria de Cristo sobre a morte, conforme 1 Co 15: 54 e Ap 20:14.
    Pergunto:
    1 - Será que os justos terão uma ressuscitação diferenciada dos injustos (mesmo não tendo passado ainda pelo juízo) ou todos ressuscitarão na mesma condição?
    2 - Poderíamos dizer que os ímpios também receberão corpos incorruptíveis na ressuscitação, uma vez que a própria morte foi vencida e será lançada no lago de fogo e enxofre?
    3 - Se os ímpios recebem incorruptibilidade na ressurreição, como fica a destruição dos impios no lago de fogo e enxofre?
    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir