quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ellen White contraria Leandro Quadros – ela está certa!!!


Já postei aqui no Blog que, enquanto a escritora Ellen White manteve-se nas veredas da Teologia Protestante, ela não errou tanto.

Um assunto que tenho destacado constantemente aqui, é que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, com a sua atual erudição, nega a inerrância bíblica. Não por causa da Teologia Liberal (apesar de vomitar o mesmo esgoto neste assunto), mas por causa de Ellen White.

Visto que existem provas que Ellen White errou, e muito, em suas exposições bíblicas, históricas e cientificas, e asseverava que sua doutrina era recebida por visões, sonhos e inspirações. Diante deste fato, a solução para a profetisa continuar sendo a papisa adventista, não foi negar tal posição dela no bojo adventista, mas jogar a inerrância bíblica ao submundo teológica, e dizendo: ‘Se Ellen White errou, a Bíblia também errou!’

Porém, estou suspeitando algo. Desde quando tenho lido essa oposição contra a Inerrância por parte dos eruditos adventistas. Com que tenho lido nos livros de Ellen White, leva-me a crer que ela acreditava na inerrância bíblica. Veja o que transcrevo abaixo, tirado da Introdução do Grande Conflito:

“Escritos em épocas diferentes, por homens de origem e posição diversas, e variando entre si quanto à sua capacidade intelectual e espiritual, os livros da Bíblia oferecem um singular contraste de estilos e uma variedade de formas dos assuntos expostos. A fraseologia dos diferentes escritos diverge, expondo uns os mesmos fatos com maior clareza do que outros. E como sucede, às vezes, tratarem um mesmo assunto sob aspectos e relações diferentes, pode parecer ao leitor de ocasião e imbuído de algum preconceito, que os seus conceitos divergem, quando um meditado estudo deixa transparecer claramente o seu fundo harmônico.”

Observe bem. Leandro Quadros disse que não descarta a possibilidade do próprio profeta bíblico ter errado (no caso, uma discrepância numérica). Porém a profetisa disse que tais pessoas, do tipo que dizem o que Leandro Quadros disse, ‘são preconceituosas’.

O Centro White afirma que a teoria da intervenção na inerrância e na inspiração, é a que mais se aproxima de Ellen White e da Bíblia. Ou seja, em assunto de salvação o Espírito Santo interfere no autor humano e corrige qualquer imperfeição. Leandro Quadros, também disse que a perfeição da Escritura está ‘na Lei’ ou em tudo aquilo que a Escritura trata da salvação do homem. No entanto... a profetisa adventista disse oura coisa. Note:

É assim que Deus Se agradou comunicar Sua verdade ao mundo por meio de agências humanas que Ele próprio, pelo Seu Espírito, faz idôneas para essa missão, dirigindo-lhes a mente no tocante ao que devem falar ou escrever.”

Entendo que Leandro Quadros, os demais adventistas que atacam a inerrância bíblica, não estão em sintonia com a teologia de Ellen White neste ponto! 

'Mas tudo bem, ela errou, não é mesmo!?'

29 comentários:

  1. Com certeza ela errou em algum ponto,quem esta livvre de erros nesse mundo? Vc talves? O teu problema nao e com o adventismo nem com. Ellen white muito menos com leandro quadros. o teu problema e comtigo mesmo, vc ta gastando tempo ocioso achando que ta fazendo algo certo.eu nao te culpo, nos somos assim mesmo orgulhosos, vaidade tudo e vaidade nao e? Desculpe os erros de acento.via celular.

    ResponderExcluir
  2. 'novas histórias', tudo bem?

    Agradeço sua visita e comentário.

    Meu problema é vaidade e orgulho? Por que?

    Qual é o problema de Leandro Quadros quando diz que a Bíblia tem erros?

    Ou só pq critico o adventismo 'sou orgulhoso'? vaidoso?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois o amigo reclama por ser lhe atribuido ares de mentira por parte do blog na mira da verdade;

      Onde você ouviu que Ellen White era uma papisa? Notemos que:

      A bíblia possui divergências conceituais;
      A bíblia possui pelo menos 1 verso que inteiro que se divergem em escritos orignais, um diz "bem aventurado aquele que guarda os mandamentos" o outro diz "bem aventurado aquele que lava suas vestes no sangue do cordeiro".

      O NT por exemplo em uma passagem diz que Jesus curou a dois cegos, noutra diz que foi apenas 1 cego (Bartimeu).

      O AT apresenta um relato de que o sol parou, mas hoje sabemos que o sol, em relação ao nosso sistema solar, não se movimenta.

      Outro erro bastante conhecido é a datação da idade de um certo governante.

      Porém, o adventismo acredita que doutrinariamente a Bíblia é pefeita e não há o mínimo equívoco. O mesmo não podemos dizer dos copistas, da memória de alguns personagens, ou da visão de mundo de um profeta, ou da capacidade de observação individual de cada apóstolo.

      Um fato interessante é a passagem onde Jesus fala do fermento dos fariseus e os apóstolos não compreendem corretamente e Jesus precisou explicar-lhes novamente.

      Haviam também apóstolos que se equivocaram quanto à necessidade de circuncidar gentios e isto inclusive gerou contendas.

      O adventismo então, ao invés de atribuir qualquer equívoco ou aparente contradição aos pobres dos copistas que não tem nada a ver com a maioria dos casos, procura usar da fé racional e analizar cada caso para ver o que de fato ocorreu.

      Mas não podemos deixar de admitir aque a Bíblia é a PERFEITA voz de DEUS no IMPERFEITO sotaque HUMANO. E que Deus jamais permitiria que algum erro DOUTRINÁRIO passasse desapercebido.

      Portanto, o próprio fato de na Bíblia haverem estas aparentes divergências que dissolvemos com um estudo contextual, comprova que a Bíblia é tão sagrada que ninguém se atreveu a modificar qualquer de seus versos, a fim de eliminar qualquer aparente "contradição".

      Os adventistas usam a fé (que é racional) ao tratar da infabilidade bíblica, ao invés do fideísmo que é o mais comum de se observar hoje em dia onde, na maioria das vezes, quem acaba "pagando todo o pato" são os pobres dos copistas.


      QUANTO AOS PROFETAS:

      E a bíblia nunca afirmou que seus personagens humanos eram infalíveis, com excessão de Jesus.

      Por isto a bíblia está cheia de exemplo de erros, equívocos, pecados. Se os relatos fossem tão perfeitos a ponto de nenhum dos profetas houverem cometido pelo menos um equívoco, trocar uma data por exemplo, aí sim poderíamos desconfiar da bíblia. O que a bíblia nunca permitiu foi ensinar mentiras! Deus trata os equívocos dos profetas da mesma forma como trata nossos equívocos. Se tais equívocos fossem relevates então toda vez que uma profeta, por exemplo, dissesse a data de nascimento errada de alguém, ouviriam uma voz do céu corrigindo-o nestes PORMENORES.

      Excluir
    2. Só para constar, dos mais de 5 mil escritos datados do primeiro século que se tem hoje, comparando-se TODOS eles, as divergências de cópia sequer conseguem chegar próximos a 0,1%. Ou seja, mais de 99,9% de TODA a bíblia que temos hoje está livre de erros de copistas e todos os erros de cópias já foram devidamente catalogados. Com excesão daquele único que citei em que qualquer uma das duas traduções não inteferem na mensagem, a bíblia hoje está completamente livre de erros de cópia. Podemos dizer então que a bíblia é o livro antigo mais correto e mais confiável que se tem hoje.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Qual outro profeta, >>após<< Ellen White, reconhecido entre os Adventista, >>tal como ela<<?

    Quando qualquer crítico a chama de papisa, é baseado nessa realidade única de Ellen White. Jamais vcs irão reconhecer isso

    INFELIZMENTE:

    Para vc, Leaandro Quadros e Na Mira, não tem erros, enquanto a Bíblia tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto demonstra a péssima qualidade da apologética brasileira o pré-dizer de que o trabalho de Ellen White junto aos adventistas tenha sido equivalente ao de um Papa.

      Proponho ao amigo que aponte as qualidades de um papa e as qualidades do ministério de Ellen White a fim de mostrar-nos tanto as semelhanças como as diferenças.

      Para uma coisa ser equivalente a outra o grau de semelhança deve ser alto e o grau de diferença deve ser muito baixo.

      O amigo poderia mostrar-me o estudo pelo qual o amigo chegou à esta conclusão?

      Leandro Quadros não disse mentiras, apenas apontou as aparentes contradições bíblicas, nem foi ele quem as elaborou, mas vieram de pergunta de outras pessoas.

      Estas aparentes contradições existem e a maioria delas não pode ser atribuídas à simples erros de copistas, como pretendem alguns pastores para fugir da responsabilidade de dar uma resposta coerente e plausível para cada caso, o argumento de erro de copista não cabe na maioria dos casos.

      O amigo conseguiria dar uma explicação plausível, para cada aparente contradição que encontramos na bíblia? Se o amigo se dispor posso começar a colocar cada uma delas aqui, para o amigo explique de forma que não dê a entender de que a bíblia tenha erros, diferente do modo como acusou a Leandro Quadros.

      a) Comecemos pelo sol que parou! Por que o profeta errou ao dizer que o sol havia parado se bem sabemos que o sol não se movimenta?

      b) Quanto aos cegos que Jesus curou, eram dois cegos? Ou era apenas Bartimeu? Qual dos apóstolos estavam equivocados?

      c) Quanto à idade daquele rei que bem conhecemos, são os escritos do AT que estão equivocados ou o profeta que se equivocou ao dizer a idade de tal rei?

      d) Judas, morreu enforcado, ou morreu caindo em um terreno que havia comprado, espalhando suas vísceras?

      Leandro Quadros já respondeu à todas estas questões de forma que demonstrou que não se tratavam de contradições.

      Estou disposto a ouvir do amigo as explicações, tenho todo o tempo do mundo. E não vale repetir as respostas de Leandro Quadros hein, seria incoerência de vossa parte.

      Excluir
    2. 1. Crença Fundamental 18 - a prova que Ellen White para minha classificação, no comentário, que ela é uma papisa para os Adventistas.

      2. Sr Adventista, na mesa do Leandro Quadros tem um livro com o nome de Manual de Enigmas e 'Contradições' da Bíblia, da Editora Mundo Cristão. Existe outro, tão bom quanto, chamado Enciclopédia de Temas Bíblicos, Edc Vida.

      O estudo sobre o conceito protestante da Escritura, também pode ser visto em Inerrância, org Norman Geisler, da Ed Vida.

      Esses livro trazem respostas que o Leandro usou, enquanto fiel ao protestantismo.

      Excluir
    3. Obs: pela TV, vi na mesa dele apenas o 'Manual'

      Excluir
    4. Amigo Luciano Sena, estou esperando e apreciaria a vossa explanação sobre aquelas perguntas: Se Leandro Quadros se pronunciou erradamente sobre o assunto, mostre-nos as explicações corretas sobre aquelas aparentes contradições.

      A crença 18 fala do espírito de profecia. O que tem isto a ver com o Papa? Pelo que sabemos o papa não se colocou como contendo revelações proféticas, nem escreveu livros de orientações, nem restaurou as verdades bíblica, mas como uma vigário filho de Deus, intercessor entre o homem e Deus que mudou os tempos e a lei.

      Veja bem, se Ellen White fosse uma papisa para os adventistas, então Jeremias teria sido uma papa para os israelitas, bem como outros profetas. O ministério de Ellen White é idêntico ao de profetas citados mas que não tiveram seus livros escritos na bíblia, mas que trabalharam orientando o povo em cada período, e a bíblia relata várias profetizas.

      Então a menos que o Papa tenha tido visões, sonhos e outros que caracterizam o dom profético, por que a crença 18 teria algo a ver com o Papado?

      A crença 18, apoiando o dom profético manifestado pelos profetas antigos e também pela pessoa de Ellen White, claramente contradiz o poder do papado, que não se baseia em revelações nem ordens diretas de Deus, mas como tendo em si AUTORIDADE para governar a igreja segundo seus próprios preceitos.

      Ellen White prega a bíblia e todos os mandamento ali escrito, não o catecismo. Se coloca como uma humilde serva do SENHOR, e não como um inquisitor.

      Pessoas como Canright tiveram livre acesso para ir e voltar, várias vezes, crendo ou descrendo no dom de Ellen White.

      Portanto quer seja olhando por uma perspectiva doutrinária, quer seja por uma perspectiva histórica, não encontramos meios pelos quais comparar o ministério de Ellen White com o Papado. Pelo contrário, percebemos que os escritos de Ellen White são obras que se opõem ao papado, não por opinião dela mesma, mas por revelar os bastidores de tudo que ocorreu na idade média, durante a santa inquisição e apontar tudo que foi mudado na Igreja Romana por influência deste poder apocalíptico, o papado.

      Excluir
    5. Sr Adventista, esses dias vc tentou me convencer que o Calvino é um profeta para mim. Neguei isso, e vc não quis entrar na polêmica. Mas p fato é sua interpretação e a minha.

      Ellen White, resguardada as devidas proporções, tem cadeira cativa e permanecente a fé adventista, é aí que a coloco como uma papisa.

      No demais, o que vc pergunta já foi respondido pelos eruditos que Leandro Quadros usa.

      Excluir
    6. Então compare Calvino sob a mesma perspectiva que adotou para dizer que Ellen White se trataria de uma Papisa. A diferença seria o fato de a Igreja Adventista do Sétimo Dai reconhecer o dom de Ellen White?

      Então se a Igreja Presbiteriana reconhecesse oficialmente a Calvino, este se tornaria também um Papa?

      Ainda assim gostaria que o amigo explicasse aquelas questões que coloquei sobre as aparentes contradições bíblicas, porque senão será passível de se acreditar que não haja outras explicações plausíveis além daquelas manifestadas pelo Prof. Leandro Quadros. Pois parece que o amigo critica uma posição sobre um assunto ao qual o amigo não consegue explicar!

      Excluir
    7. Sr. Adventista gosto muito dos comentários q tem feito e da maneira com que tem debatido a respeito de diversos assuntos... Acompanho o blogg a algum tempo e Tenho absoluta certeza que o Sr. tem sido tbém inspirado por Deus. Qdo possível o amigo/irmão me informe o seu e-mail onde possamos partilhar de tais assuntos, gostaria de poder iniciar uma amizade com alguém q já nutro admiração...

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Ninguém até agora só NÃO defendeu a Inerrância bíblica...

      Começo a crer que a maioria dos adventistas não acreditam na inerrância bíblica... 'acho' que Ellen White está sozinha!

      Excluir
  4. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Meu irmão, dá uma olhada neste artigo sobre a trindade. Muito bom!

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/04/a-doutrina-da-trindade-traz-conforto-sinclair-ferguson/#axzz2QXswikwJ

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Luciano,

    O que vc tiraria de Bom dos Adventistas do Sétimo Dia ?

    Sera que ha algo de bom no mesmo ?

    Justifique sua resposta...

    ResponderExcluir
  6. Ok, tudo que se manteve em conexão com o protestantismo ortodoxo:

    1. Conceito da criação.
    2. Visão da Lei, (enquanto não coloca o sábado como marca de Deus vs domingo).
    3. Única Vinda pessoal de Cristo.
    4. Família.

    Mais uma vez repito, isso é bom no adventismo pois em tais (talvez existam outros... mas não em lembro agora) assuntos ficaram com os Reformadores.

    Agora Sétimo Dia, eu te pergunto: o que tem de ruim no Adventismo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Maranata,

    Deixe eu olhaaaaaar...... De ruim ?

    Pois bem, de ruim que eu sei que tem, são só os membros (inclusive eu faço parte deles) que são pecadores que necessita diariamente da Graça de Cristo.

    Falando das Doutrinas, são todas elas baseadas na Palavra de Deus. Já foi dada a razão das nossas crenças que são Cristocêntricas.!

    O que vc achou do post de Leandro Quadros ?

    Comente a respeite dele (post).

    http://novotempo.com/namiradaverdade/2013/04/12/irmao-evangelico-deixa-de-acreditar-na-doutrina-do-tormento-eterno/#comments

    Atenciosamente, Edilberto (Sétimo Dia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo Dia...'Maranata' mesmo!!!

      Sem erros!? Puxa vida... para vc até mesmo a Bíblia tem erros, mas o adventismo não?

      Eu li o testemunho. O irmão negou o inferno pois o coração era consultado primeiro, e não a revelação bíblica. Daí, só seguiu o resultado inevitável.

      Se o Leandro Quadros fosse um pioneiro adventista, da época que nega-se a trindade, e escrevesse algo contra a trindade, muitos aceitariam, pois, geralmente nega-se essa doutrina da mesma maneira.

      Pensei em escrever lá, na verdade até comecei, mas desisti. Ele nunca libera os comentários.



      Excluir
    2. Bem se vê que não sabe o que diz, entre os pioneiros haviam antitrinitarianos, conforme o prório amigo levantou em artigo anterior ao qual debatemos.

      Excluir
  8. Se vc pensa desta forma.

    Refute então o artigo dele, e apresente no "Ministério Apologético Cristão".

    ResponderExcluir
  9. AS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS REUNIÕES.
    ISTO É MANDAMENTO DO SENHOR.
    EU NÃO TOMARIA ÁGUA DE UMA GARRAFA QUE CONTENHA "APENAS" UMA GOTA DE VENENO !
    ELLEN ERROU COMO PROFETIZA?
    R= SIM
    FALSA PROFETIZA ?
    R- SIM
    ESTRANHO DIZER FALSA PROFETIZA E NÃO FALSO PROFETA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e quanto às cristãs de outras cidades que pregavam? Às quais o apóstolo lhe escreveu cartas de apoio? Paulo teria errado também?! Seria Paulo um falso profeta?

      O amigo errou como estudioso da bíblia! Sim!
      As mulheres são proibidas de pregar? Não!
      Devemos respeitar a cultura local de cada cidade? Sim!
      Devemos penaizar mulheres de outras culturas por causa disto? Não!

      A bíblia é clara e não deixa margem para dúvida! A bíblia relata muitas profetizas, como Ester, e até irmãs de uma mesma família, que não apenas pregavam mas profetizavam mas tinham voz na sociedade em que viviam.

      Melhor rever seus conceitos!

      Excluir
  10. A irma white erra? porque eu escrevo que ela erra nao por seu proprio erro escriturario. vou lhes dar um exemplo disto:A irma white hoje em dia pelos inteligentissimos pastores e euriditos comtemporaneos de racista!!!!! quando ela aconselha as pessoas do seculoXIX no tempo aue ela viveu a nao se casar bancos com pessoas de cor.Pois bem as mentes brilhantes que a acusam deste pecado primeiro paracem que nunca foram a huma escola e estamos no seculo XXI com toda a informaçao a nossa frente parece que nunca leram sobre a segregaçao Racial neste momento nos estados unidos da America em que um negro so por ser negro ja estava fadado a morte,Prudencia e um atributo que vem do ceu e parace que disso os acusadores da irma white nem sabem o que e.e eles com suas conviçoes mandariam essas pessoas com certeza para a morte se estivesem dando conselhos naquele tempo as pessoas,ao contrario da irma white que aconselhava a nao arriscar suas vidas naquele momento dificil da historia Americana de segregaçao racial, e por isso e por outras que Sou adventista do setimo dia. e digo Mais Muitas igrejas sao abertas hoje pois o contexto que se apras vai ser com que ela esteja firmada, firmada em contexto sem base.como vimos na acusaçao feita a irma white, Primeiro sem conhecer sua pessoa e tambem sem ler seus escritos,nao se pode jugar meus irmaos e voces fazem isto todo o tempo co a irma white e sem base alguma.

    ResponderExcluir
  11. Isso responde:

    A Bíblia aponta a Deus como seu autor, contudo foi escrita por mãos humanas, e no variado estilo de seus diferentes livros apresenta as características dos vários autores. As verdades reveladas são todas dadas por inspiração de Deus (2Tm.3:16); contudo são todas expressas nas palavras dos homens. O Infinito por Seu Espírito Santo derramou luz nas mentes e corações de Seus servos”. — Em “Selected Messages”, (Washington, D.C., 1958), book 1, p. 21.

    “Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que foram inspirados. A inspiração não atua nas palavras do homem, ou suas expressões, mas no próprio homem, que, sob a influência do Espírito Santo, é imbuído com os pensamentos”. — Idem.

    “Alguns nos encaram seriamente e dizem, ‘Não acha que poderia ter havido alguns erros nos copistas ou tradutores?’ Isso é muito provável. (…) [mas] todos os erros não causarão perturbação a uma alma, ou levarão quaisquer pés a tropeçarem, que não manufaturarem dificuldades das verdades mais claramente reveladas”. — Idem, p. 16.

    “Nem sempre ocorre perfeita ordem ou unidade aparente na Escritura”. — Idem, p. 20.

    Ela tem uma posição equilibra sobre o assunto, ao mesmo tempo que afirma a inerrância conceitual ou doutrinária bíblica, também não descarta haver alguns erros de informações, o que é normal pela participação humana. Nada que afete a essência de nossa fé em Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Só pra constar... de onde você tirou essa fonte absurdamente errada? Entre em contato com algo bem perto de nós, a SBB. e pergunte aos mandantes (que são batistas, presbiterianos, luteranos e etc, isso é, acreditam na inerrância) por que eles tiveram de produzir um livro chamado "Variantes do novo testamento", que foi uma tradução adaptada do livro de Bruce, onde o prefácio falando sobre a necessidade do material diz que é pela "abundância de erros de cópia que não podem ser mal compreendidas"
    Caso fale alemão, converse com o Museu Bíblico onde se encontram a maior parte dos manuscritos... eles vão te abrir a mente pra esse pensamento fechado.

    Esses erros de cópia se encontram em 100% dos livros da bíblia, desde 2 João até Salmos (do menor ao maior)

    Mesmo para eruditos que defendem a inerrância bíblica, a inerrância significa que Deus "ditou as palavras", mas no processo de cópias pode ter havido muitos erros... Mesmo assim não faz sentido frente diversos textos como por exemplo 1 Co 10:8 e Nm 25:9...

    Por sinal tradução é um erro, sou tradutor juramentado, e entendo melhor que ninguém que não existe tradução perfeita em lugar nenhum do mundo.

    Por exemplo, sua bíblia trás a palavra "SENHOR" quantas vezes? Por que se YHWH significa (provavelmente) "Aquele que é"?
    Hebreus 9:12 trás a palavra "Santo dos Santos" ou "Santíssimo"? Por que se no grego está escrito "ta hagia" (Santos) e não "hagia hagion" (santo dos santos)?
    Sua Bíblia trás a "coma joanina" (1 João 5:7-8)? Por que se os manuscritos pré-século V não trazem ela?

    Tome cuidado com as "informações" que você trás, pois isso, a menos que vc tenha como provar, só trás perda para a sua causa, pois são mentiras como essas que foram ditas.

    Além de centenas de outros exemplos... A bíblia é perfeita pra me salvar, mas não é perfeita no Sotaque Humano.

    ResponderExcluir
  13. Esse debate vai longe. Embora em creia na mortalidade da alma e não sou trinitariano, não costumo ser dogmático quanto a certos assuntos, e sou amigável com quem crer diferente de mim. Porém, o apego adventista pela Sr.Ellen White chega a ser no mesmo nível que os católicos são apegados ao seu Papa ao ponto de considera-lo uma figura quase inerrante na interpretação Bíblica.

    ResponderExcluir