sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Apocalipse 6.9, 10, a imortalidade da alma e a seita Adventista do Sétimo Dia

Sabemos que o assunto não está no cerne da autenticidade cristã. Não se trata de um assunto nevrálgico para determinar se um grupo é ou não cristão. Dito isto, deixo claro que se um cristão erroneamente crê que alma não é imortal, ele deve ser ensinado, na medida do possível, mas jamais perdendo o status de ‘cristão’ por esse motivo. Erro de interpretação nem sempre é uma heresia (Veja o que é uma seita AQUI).


No caso dos Adventistas do Sétimo Dia, bem como dos filhos espirituais dos mesmos, As Testemunhas de Jeová, trata-se de (mais um) erro entre as heresias condenatórias. Quero tratar especificamente a respeito de Apocalipse 6.9,10. Levando em consideração o comentário de um adventista no blog.


I. A EXPLICAÇÃO


Segundo o adventismo, bem como o jeovismo, sendo o livro de Apocalipse um livro simbólico, citar um texto para construir a doutrina, como da imortalidade da alma é insuficiente, visto que, DIZEM, toda a Bíblia não ensina.


A palavra simbólico qualifica a direção interpretativa do texto. Para o Adventista e para o TJ, alma em Apocalipse 6.9 deve simbolizar o sangue dos mártires que clama por justiça. Essa seria uma interpretação mais salutar, pois não estaríamos atribuindo tristeza aos salvos na glória celestial.


Veja o que explicou um adventista em um comentário aqui no blog, baseado em um livro Adventista, sobre Apocalipse 6.9,10:

“A passagem descreve simbolicamente os eventos que ocorrem sob o quinto selo (Ap 6:9-11). Relata o destino dos mártires cristão, cujo sangue inocente derramado ainda não foi vingado por Deus. Como sangue do inocente Abel que clama ao Céu por ajuda (Gn 4:10), assim o sangue desse mártires, simbolicamente fala, pedindo a Deus que defendam o seu caso.A imagem do sangue é familiar na Bíblia (cf. Hb 12:24). Refere-se à voz da vida representada por esse sangue. Ele pode falar de justiça e vingança (no caso de Abel e dos santos debaixo do altar)ou de graça e perdão no caso de Cristo). O que clama desde o altar pedindo a Deus por justiça na Terra não as almas desencarnadas, mas o sangue, a vida inocente desses mártires tirada injustamente. A resposta que se dá traz uma garantia dupla. Primeiro, a cada um entrega-se uma vestidura branca, que indica que Deus os não esqueceu, que a justiça de Cristo os envolveu, e que não serão deixados para traz na ressurreição (cf. Ts 4:15). Em segundo lugar, é dito a eles para aguardar ( visto que ainda faltam dois selos para abrir) e repousam ainda por um pouco de tempo em sua sepultura (Ap 6:11). Nessa apresentação simbólica da esperança da ressurreição alimentada por aqueles que morreram a muito tempo, os mortos não desempenham nenhum papel ativo, devendo apenas esperar pacientemente pelo o tempo estabelecido por Deus. Isso confirma a concepção bíblica de os mortos repousam na sepultura até serem despertados no dia da ressurreição." (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia,Cap.9, Origem, Natureza e Erradicação. pag. 368 e 369.)


II. NOSSA RESPOSTA

A explicação erra em muitos pontos cruciais:

1º) A tentativa de dizer que a alma representa o sangue, e esse sangue está clamando por vingança do PRÓPRIO sangue, ou da alma, coloca o texto em uma redundância desnecessária e confusa.


2º) O clamor do sangue de Abel e de Jesus Cristo é uma metáfora por natureza e definição. São sempre seres conscientes (autores bíblicos) que falam de coisas inanimadas como se estas fossem vivas.


3º) O texto fala, mesmo que usando símbolos, de seres individuais. O símbolo está conectado com realidades espirituais existentes. Não importa o que pensemos do símbolo, para o assunto em questão, existe uma conexão clara entre ‘seres’ e um ‘Ser’. Quando o Adventismo interpreta Apocalipse 6.12,13 eles interpretam o texto, mesmo que levando em conta a natureza simbólica do texto, mas tendo ligação com aquilo simbolizado.


4º) A dificuldade da terminologia bíblica usada é o grande problema para os Adventistas e seus irmãos, Testemunhas de Jeová: “... vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamavam em grande voz, dizendo: Até quando... não julgas, nem vingas o nosso sangue...”


Ao contrário do que a Bíblia diz, os Adventistas dizem:“O que clama desde o altar pedindo a Deus por justiça na Terra não [são] as almas desencarnadas, mas o sangue, a vida inocente desses mártires tirada injustamente.”



5º) Apoio da mesma concepção no livro de Apocalipse. O texto de Apocalipse 20.4 deixa os que negam a imortalidade da alma em uma situação ainda mais difícil. Lembre que estamos usando o mesmo livro, isso tem prioridade, pois a concepção é a mais próxima que podemos ter de Ap 6.9,10. O texto de Ap 20.4 diz que as ‘almas passam a vivar e a reinar com Cristo.’


6º) Apoio na concepção do NT sobre a alma. Se você ler Mt 10.28; Lc 16.19-31; 23.43 ; Fl 1.20-24; Hb 1.23, entre outros, perceberá que os textos de Apocalipse 6.9,10 e 20.4 estão na mesma linha teológica, claro que resguardados os devidos contextos. Mas o assunto essencial é: existe vida consciente após a morte apoiada nesses textos.


7º) O comentário Adventista sobre o texto de Ap 6.9 conclui dizendo o que o texto não diz: "Isso confirma a concepção bíblica de os mortos repousam na sepultura até serem despertados no dia da ressurreição.” Além dele, o Nisto Cremos diz:"Não existe qualquer texto que indique a possibilidade de a alma sobreviver ao corpo, mantendo-se como entidade consciente." (p. 120)
Nunca!?!?!? Ao contrário, o texto em mira proporciona um argumento que contesta esse ‘sono da alma’.

Nem mesmo a interpretação sobre as vestes pode ser levada a sério. Se, afinal deram ao luxo de dizer que a alma ali é o sangue, deveriam também explicar como o sangue se veste ?!?!


8º) “Freqüentemente nephesh refere-se a desejos, apetites ou paixões (cf. Deut. 23:24; Prov. 23:2; Ecl. 6:7). Pode referir-se também à sede das afeições (Gên. 34:3; Cant. 1:7, etc), e por vezes o termo representa a parte volitiva do homem, como quando traduzido por ‘desejo’ (Deut. 23:24; Sal. 105:22; Jer. 34:16)... “O uso do termo grego psuche em o Novo Testamento é similar àquele de nephesh no Antigo. É utilizado tanto para a vida animal quanto para a vida humana (Apoc. 16:3)... Algumas vezes refere-se a emoções (Mar. 14:34; Luc. 2:35), à mente (Atos 14:2; Filip. 1:27), ou ao coração (Efés. 6:6)." (Nisto Cremos, p. 119,120).

A interpretação Adventista mostra algo interessante. Se a palavra alma significa sangue, que é algo concreto, material, e se a palavra ‘alma’ também significa ‘vida’, 'emoções', 'desejos', que em si são termos abstratos, logo podemos lembrá-los que a palavra alma pode significar, conotar, ‘espírito’ – ou uma parte imaterial que sobrevive após a morte, como é sugerido em Apocalipse 6.9!


CONCLUSÃO

A dificuldade adventista poderia ser resolvida de se eles aceitassem todos os dados bíblicos a respeito da alma e só aí então construir uma definição final. Eles leem Eclesiastes 9.5-10; Ez 18.4, entre outros, e deixam de considerar que a Revelação Especial, isto é a Escritura Sagrada, era uma revelação progressiva. Termina com todos os escritos canônicos cristãos, e não na antiga aliança.

133 comentários:

  1. Hummm, que bom que postou, vou lelo e analisar, Um Feliz Sábado pra Você, Luciano Sena.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o assunto, vou participar! =]

    As “almas debaixo do altar”, apresentadas por João nesta passagem, são uma representação simbólica aos filhos de Deus, que foram martirizados na Idade Média por causa do Evangelho. O sangue ou a vida que seus perseguidores derramaram simbolicamente clama a Deus pedindo vingança a exemplo do sangue de Abel, em Gên. 4:10, que clamava a Deus. Se o altar do sacrifício estava sobre a terra, e as almas são representadas como estando debaixo do altar do sacrifício, consequentemente não eram almas que estavam no céu. Certo?! o.O
    O que deixa a muitos leitores perplexos nesta passagem é o conceito popular, mas antiescriturístico da palavra alma – uma essência imaterial, invisível e imortal que existe no homem. O conhecimento da palavra no original hebraico e grego jamais admite tal definição. Dentre seus múltiplos significados se destacam também os de vida e pessoa. Este é o caso de Apoc. 6:9, onde as “almas debaixo do altar” simbolizam pessoas, isto é, os mártires, sendo altar simbólico de sacrifício ou martírio. Seria um disparate indescritível a aceitação literal de que essas almas estivessem presas, debaixo de um altar no céu. Se aceitássemos o relato como real, essas almas no céu, e os seus ímpios perseguidores no inferno, segundo a crença popular, qual a razão de clamarem ainda por vingança, já que os seus torturadores estavam pagando seu merecido castigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta dada ao Sr Felipe:

      Caro Felipe,
      Jà ouvi muitos teologos dizerem que "Adao comeu do fruto proibido e nao morreu", sugerindo que a serpente tinha uma certa razao em suas palavras, o que consiste em uma heresia, pois, em Genesis 3:19, o Senhor Deus esclarece-nos de que morte estava falando.
      A morte, salvo erro, representa o castigo pela desobediencia do ser humano e jamais uma recompensa. Porem, da forma que os imortalistas entendem a morte, ela significa uma recompensa, uma vez que, na morte, a pessoa deixa o corpo e vai habitar com o Senhor.
      Se a alma fosse imortal e, apos a morte, vivesse consciente em outra dimensao, o texto biblico seria outro, ou seja, Deus teria dito para a Adao nao comer do fruto, mas que, se ele comesse, nao deveria se preocupar, pois, no momento seguinte (em que o corpo voltasse ao pò), sua alma estaria com Ele no mesmo paraiso.
      Assim sendo, a morte seria praticamente um premio pela desobediencia e nao um castigo, nao precisando nem mesmo que Jesus viesse à terra (um passaporte para a presença de Deus).
      Eu me pergunto: que vantagem teriam, entao, Enoque e Elias (os que nao provaram a morte) pelas suas fidelidades, se os demais, segundo os imortalistas, tambem foram para a presença de Deus?
      O que dizer, entao, de Davi, de quem està dito que ainda nao subiu aos ceus (Atos 2:34)?
      Alguem poderia dizer: "Deus està falando do corpo". Eu pergunto, entao: Quem é a pessoa? O corpo ou o espirito? Ou os dois juntos?
      Para responder essa pergunta, eu citaria, por exemplo, Ec 9:5-6, cuja passagem nos garante que alguns atributos humanos cessam com a morte, tais como: o amor, o odio, a sabedoria e a inveja.
      O curioso é que o corpo, por si sò, nao manifesta tais atributos, mas sim o ESPIRITO que foi soprado por Deus dentro do barro, conferindo, entao, tais atributos ao ser.
      Assim sendo, o livro de Eclesiastes, quando fala da cessaçao dos atributos, nao està falando da morte do corpo (o qual nao tràs em si os atributos), mas està assegurando exatamente a morte daquilo que confere à pessoa os atributos (a parte imaterial).
      Se Eclesiastes 9:5-6 estivesse falando do corpo, o texto biblico diria, por exemplo, que na morte, o sangue deixaria de circular, o coraçao deixaria de bater, a respiraçao cessaria, etc. (coisas proprias do corpo humano). Dessa forma, a Biblia garante que, na morte, o ser vivente deixa de existir como um todo, tanto o barro, quanto a parte imaterial, ou seja, o pò torna ao barro que o deu e o espirito torna a Deus (nao como uma pessoa consciente, pois essa deixou de existir).
      Deus nos abençoe e nos ilumine!

      Excluir
    2. kkK E MTO VONTADE DE TORCER O TEXTO, CARA IR LA PRA IDADE MEDIA PRA PRA EMBASAR SUAS DOUTRINAS,AINDA BEM Q SUA PROFETIZA NÃO DISSE Q ESSE EPISODIO ACONTECERA EM MARTE.

      Excluir
  3. Vc leu a postagem?

    Só respondendo a parte final de seu comentário:

    1. clamar por vingança é pedir o juízo de Deus sobre aqueles que lhes perseguiram por causa do evangelho.
    2. na 'período' da visão, talvez, os perseguidores ainda estivessem vivos na terra. Mas creio que este nem seja o caso. O ponto em mira é o juízo divino contra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Luciano Sena! ^^
      Eu li sim! ;)
      Deixa eu entender uma coisa: Você realmente acredita que, literalmente, existem almas imortais no céu, clamando por vingança pelas pessoas que as mataram?! Elas teriam esse tipo de sentimento no Céu?! Ou será que isso tem um significado mais amplo: Esta passagem traz uma mensagem de conforto para os que sofreram, sofrem e sofrerão por Cristo o cuidado incessante de Deus em favor dos que aceitaram o Seu plano de salvação. Muitos não podem compreender por que Deus permite que alguns de Seus filhos fiéis sejam maltratados pelos ímpios. Embora o procedimento divino, por vezes, esteja além de nossa limitada compreensão, de uma coisa podemos ter certeza, Deus fará justiça dando o galardão aos fiéis e deixando que os ímpios sejam destruídos. A referência às “almas debaixo do altar” do verso 9 relaciona-se com a época da Reforma. Tanto a história secular quanto a sagrada nos informam que milhares e milhares dos chamados hereges foram barbaramente massacrados e mortos por todos os meios imagináveis. Felizmente, este estado de coisas teve o seu fim, com o protesto dos príncipes na Dieta de Spira em 1529 e o incremento da Reforma através de toda a Europa. O contexto geral das Escrituras nos impede de tomar esta passagem em seu sentido literal, pois se assim fosse teríamos de aceitar a Morte e o Inferno cavalgando um cavalo literal através da terra, né?! o.O'

      Excluir
    2. Outra coisa, você mencionou algo muito interessante:
      "Eles leem Eclesiastes 9.5-10; Ez 18.4, entre outros, e deixam de considerar que a Revelação Especial, isto é a Escritura Sagrada, era uma revelação progressiva. Termina com todos os escritos canônicos cristãos, e não na antiga aliança."
      A "Nova Aliança" não discorda do Velho Testamento no assunto do estado dos mortos! =]
      Por exemplo: 1 Tessalonicenses 4:16, João 5:25 e 28! :)
      Em outras palavras, o “Novo Testamento” ensina que a alma morre. Jesus Cristo demonstrou que não cria que a alma fosse imortal. Ele perguntou: “É lícito, no sábado, fazer uma boa ação ou fazer uma má ação, salvar ou matar uma alma?” (Marcos 3:4) Da mesma maneira, o apóstolo cristão Paulo endossou o conceito do “Velho Testamento” a respeito da alma citando Gênesis 2:7: “Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’” — 1 Coríntios 15:45.

      Excluir
    3. irmão gabriel vejo que você é um homem muito sábio, Deus seja louvado por sua sabedoria e dicernimento Dado por ele, é exatamente isso irmão.só quem tem a mente iluminada pelo espirito santo pode dicernir o santo do profano, o falso do verdadeiro, a verdade da mentira, isso hoje que muitos não tem, por que não pedem, não buscam, não estudam a biblia,não a examinam com deve ser, por isso que sem o espirito santo, e com atuação do inimigo a palavra de Deus é distorcida e muitos estão sobre o engano do inimigo, continue irmão na luta a vitória já é nossa.

      Excluir
  4. De onde se tirou isto de que o apocalipse é um livro simbólico? Segundo o adventismo o apocalipse é um livro de revelação cujas profecias são literais e não simbólicas. Apenas aceitamos como simbólico a linguagem contida no livro e não as verdades do livro.

    Misturar a crença adventista com a dos nossos irmãos Testemunhas de Jeová é uma desonestidade intelectual sem tamanho. É necessário fazer tal coisa para que as pessoas vejam o adventismo como seita?

    Ademais a doutrina da imortalidade da alma é espírita e não cristã. Enoque subiu para o céu em espírito? E quanto a Elias? E Moisés? E Jesus?

    Como a alma pode ser imortal se precisaram do corpo para tornar a viver?

    Então sentaremos todos à mesa de abraão e nós como espíritos desencarnados acompanharemos Jesus e os profetas tomando do vinho e comendo das frutas que haverão no Jardim?

    Claro que não, pois a alma sem o corpo é inconsciente.

    Se a alma fosse imortal, não se apresentaria em um estado de morte definitiva antes de vir à existência. Se antes não existia e hoje passou a existir, o que impede que uma alma volte a deixar de existir?

    Satanás existirá para sempre? Não é isto que diz a bíblia! Deus não consegue destruir a nossa alma? Como pode uma criação ser impossível de ser destruída pelo próprio Deus que a criou?

    A doutrina da imortalidade da alma é apregoada através de trechos isolados, geralmente ligadas à metáforas, parábolas e outras figuras de linguagem.

    A palavra perdição citada na bíblia faz referência a "perdição da alma":

    "Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." (Hebreus 10:39)

    Ora se os amigos adotarem o significado que propõem para a palavra alma encontrarão vários outros textos bíblicos que aplicam um fim à alma justamente no sentido, então, dado. Se a alma precisa ser conservada para não ser perdida, como poderia então ser ela imortal?

    E veja que a perdição é eterna:

    "Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder," ( 2 Tessalonicenses 1:9)

    Aqui diz que o DESAPARECIMENTO é eterno.

    A bíblia faz distinção entre os dois tipos de morte:

    "A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama." (Jó 28:22)

    Se a alma dos pecadores não puderem ser destruída, então o pecado jamais será eliminado do universo, nem a dor, nem o sofrimento e tais almas blasfemariam contra Deus por toda a eternidade. Satanás seria eterno e zombaria de Deus por não conseguir destruí-lo.

    Que tipo de Deus colocaria um sofrimento enterno sobre suas criaturas? Pagar pelos seus pecados já não seria o suficiente?

    Imaginemos a terra então reformada, bilhões de pessoas ardendo por toda a eternidade, onde haveria lugar para os santos? Imagine então vivier em um mundo de gozo e paz enquanto se assiste parentes sofrendo e queimando, pedindo para pingarmos uma gota em suas linguas a fim de os refrescarmos (referência à parábola do rico e Lázaro).

    Isto aqui não seria um paraíso, mas um inferno em saber que há pessoas condenadas enternamente e que não conseguem morrer. E seríamos psicopatas se conseguíssemos viver em um mundo assim, sem nos importarmos com o sofrimento de pessoas que eram como nós.

    E que tipo de Deus de amor suportaria passar a eternidade contemplando o sofrimento eterno de criaturas que decidiram pelo lado do mau?

    Ainda bem que a perdição das almas é que será eterna, e não as almas, nem seu sofrimento, isto é o que nos diz a bíblia.

    Melhor que examinemos a biblia com mais atenção e com um tom mais crítico quanto à suposta imortalidade da alma, pois esta fere inclusive o caráter de Deus e SEU senso de justiça.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. Luciano,

    Me responda uma pergunta, denpende da sua resposta, se for Ruim, eu para de Visitar este Blogesport !

    Vamos lá, por que Deus pede para que as Almas repousassem?

    Escolha um das alternativas:

    1°) Elas chegaram no Céu Cansadas ?

    2°) Elas estavam com sono ?

    3°) Deus pediu para que elas dormicem mas um Pouco, o sono da Morte e, esperacem mais um pouco, ou seja, a Volta De Jesus ?

    Justifique a sua Resposta !

    "Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que REPOUSASSEM ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Perguntas idiotas!parece aqueles questionamento de ateus transloucados.

      Excluir
  6. Sétimo Dia...

    Minha postagem foi uma resposta aos seus questionamentos. Você está rejeitando (Assim como o Gabriel)...

    Aqui não é o site Na Mira da Verdade, veja seus comentários estão aí !

    Quanto a condicionar suas visitas a este blog com base em repsostas a perguntas que parecem mais questionamentos contra o texto do que em favor dele, eu não posso me compremeter mais com seus argumentos.

    Fique a vontade de continuar aqui. Agradeço muito sua visita atuante, MAS , o que tenho a dizer sobre Ap 6.9,10 e o Adventismo, bem como o Jeovismo (seus irmãos), está acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi agora! Achei que nesse blog as pessoas podiam trocar ideias e discutir os pontos de vista referentes a Palavra de Deus. Desculpe. Mas devo dizer que é óbvio que eu estava fazendo "questionamentos contra o texto do que em favor dele", já que o que está escrito não tem harmonia com o que a Bíblia diz sobre esse assunto! Mas, vejo que não haverá respostas às minhas colocações aqui, pois não creio que existam mesmo. A Bíblia é clara referente ao estado dos mortos e no que representa as "almas debaixo do altar." Não são os "adventista" quem dizem, mas a própria Palavra de Deus. Foi como o irmão afirmou: aqui não é Na Mira da Verdade. =]

      Excluir
    2. Luciano,

      Questionamento contra o texto ?

      Quem te disse essa barbaridade ?

      A Palavra de Deus diz que no Céu Não haverá mais Choro, Dor, Morte, Doença,Pecado, Cansaço ETC. Todo isso só por que somos pecadores ! E como Lá não mais existirá Pecado, Automaticamente não haverá Cansaço e nem a necessidade de Repousar, se isso é contra o Texto, eu não sei o que é mais a favor dele !

      Você com essa Doutrina Absurda, que contradiz Vocês mesmo e a Própria Palavra de Deus, Satânica, Herética, Sentimentalista, Fora do Padrão Bíblico que é a Ressurreição que é solução pro Problema chamado Morte !
      Se você diz que respondeu todos os meus questionamento, vou acreditar só por você quer, e o outro Poste seu o "Inferno" deixou a desejar muito viu lá, Com aquela Parábola Do Rico e o Lazaro, coitado se baseando em Parábolas pra provar Doutrinas, que Apologista fraco vocês Imortalistas, e ainda fala do Leandro, ElE já mostrou pro Público Ao vivo Lá na TV RIT destruiu o coitado do "Dr".Carlos Ribeiro Caldas, "PRESBITERIANO"
      Se você tem certeza da Fé que Vive, por que não solicita um Debate Lá, Com o Leandro ou,Rodrigo Silva, Wilson Parochi, Arilton Menezes, solicita vai com qualquer um desses aí, mostra lá pra todos verem que o Adventismo estar errado, não fique de traz de uma Tela de Computador vai lá pra Ver.

      Excluir
    3. Sétimo Dia, meu amigo... vamos lá:

      1. O texto diz que o estado intermediário é um repouso. Vc está confundindo o clamor por justiça divina, com 'cansaço, dor, etc'. Quando Deus no céu 'anseia por justiça', ou diz que 'está cansado de nossos pecados', não tem a menor possibilidade de associar isso com o pecado, não é mesmo?

      2. Se vc entende que essa doutrina é satânica, seria bom pensarmos que tal doutrina satânica foi ensinada por fieis do passado como; Jon Huss, Lutero, Calvino, Knox, Wesley, Moody, entre outros... a imortalidade da alma e existência do inferno é um conceito cristão baseado na Bíblia.

      3. "Aí vem o Noivo" é uma boa doutrina, não é mesmo? Ou me esqueci que é parábola!?

      4. Sétimo Dia, eu debater com quem? Isso é para 'famosos'...
      Onde eu apresento as minhas críticas, só pode ser no blog. E em conversas particulares com amigos adventistas e semelhantes (=TJ).

      Você parece que acredita que um debate de alguns minutos, poderia calar os cristãos de todos os tempo em quase todas as denominações cristãs? Puxa, esse seria um feito muito grande de Leandro Quadros !!! Que está retendo comentários de vários lá por quase um milênio! (risos).

      Vc precisa lembrar e reconhecer que muitos textos do NT apresentam o conceito de 'sobrevivência após a morte'. Como diz A. Hoekema, mas nossa esperança não é esse estado e sim a ressurreição. Imortalidade da alma pode gerar muitos conceitos na cabeça das pessoas.

      Veja um conceito equilibrado do assunto:

      http://mcapologetico.blogspot.com.br/2010/10/reflexao-biblica-sobre-imortalidade-da.html




      Excluir
    4. Interessante, este posto do querido Pastor Esli Soares, Eu fiquei abismado quando eu vi e li a distorção que ele fez ao mencionar Gen:2:7 , Ecle: 12:7 e Tig:2:26; João 19:30, é surpreendente o malabarismo que vcs fazem, o próprio texto do Genêsis é a essência para resolvermos o problema.

      "E depois ele diz que É "MISTÉRIO" O ASSUNTO".

      Lá diz:
      "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a SER alma vivente." aí diz que o homem passou a SER UMA ALMA VIVENTE E NÃO A TER UMA ALMA, E este texto é a base para compreender os demais que ele mencionou.

      Contradição dele: " para os demais a destruição no lago de fogo (AP 20; 14 e 15)." Esta palavra "destruição" será que ele a usou como "METAFORICAMENTE OU LITERALMENTE" ? rsrsrssrrs.

      "juntamente com o diabo, o sedutor deles, lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde , também, se encontrão não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos."

      Será que a Matéria "corpo Humano" vai resistir ao lago de Fogo e Eternamente, isto não seria Vida Eterna Para os Ímpios ?

      "Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de RESSURGIR.
      Eu SEI, replicou Marta, que ele há de RESSURGIR na RESSURREIÇÃO, no ÚLTIMO DIA.
      Disse-lhe Jesus: Eu sou a RESSURREIÇÃO e a VIDA. Quem crê em mim, ainda que Morra, Viverá;
      e todo o que vive e crê em mim não MORRERÁ , ETERNAMENTE. Crês isto?" E vc Crer nisto Luciano ?

      Olha essa Profecia pra esse Tempo aí:

      "Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.
      Pisareis os perversos, porque se farão CINZAS debaixo das plantas de vossos pés, naquele DIA que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos."

      A doutrina Espírita tem semelhanças com a de vcs, espíritos desencarnados vou para o Céu e depois ENCARNA NOVAMENTE, ISSO SE CHAMA REENCARNAÇÃO. RSRSRSSRSRSRS.
      Último:
      "Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir.
      Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde HABITA o CONHECERÁ JAMAIS."

      Pergunta: Alma que estar no Inferno e a Alma que esta no Céu gozando das Infelicidades e Felicidades de lá (Céu ou Inferno)elas SABEM O lugar que ABITAM? Segundo a Teoria da Imortalidade "SIM" ELES SABEM A ONDE HABITAM, POR QUE ELES ESTÃO COCIENTES.

      Me explique esse texto de Jó 7:9-10.

      Eu só me prendi no Poste do pastor. Depois eu dou uma passadinha pela aqui novamente.

      Excluir
  7. Gabriel, CALMA AÍ... quantos comentários seus foram retedidos??? Poderia me dizer algum???

    Essa é prática do site Na Mira da Verdade...

    Suas respostas estão sendo respondidas nas postagens, é isso que eu disse.

    Leia com atenção que os meus argumentos estão lá. 'Direito e dever' seu rejeitá-los. Isso sim é debater ideias e pontos de vistas.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei disso Luciano! Vejo que você é atencioso com os irmãos que acessam o blog, sem dúvidas. Não é isso que questiono. Eu havia entendido que o objetivo da postagem não era discutir idéias, apenas expor o ponto de vista. Desculpe! =]

      Excluir
  8. Na verdade os dois termos estão incorretos, tanto imortalidade da alma como mortalidade da alma, pois o homem não é imortal por si só, pois a imortalidade é dom de Deus.

    O irmão acima disse que a doutrina da imortalidade da alma é espírita, porém, os adventistas creem que depois da morte ficamos dormindo e somos ressucitados voltando ao corpo que esta no sepulcro, ou seja, uma espécie de reencarnação, distinta um pouco do que ensina o espíritismo, mas inegavelmente uma reencarnação.

    Tudo isso partindo da premissa da ressurreição carnal do homem que vai contra inúmeros versículos bíblicos que eu não vou colocar todos aqui.

    E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
    1 Coríntios 15:50

    E partindo da premissa que o homem morre fisicamente por causa do pecado de Adão, porém, se analisar os texto, vemos que Deus disse para Adão que se ele comesse do fruto ele certamente morreria, pois bem, Adão comeu do fruto e ele morreu? se ele não morreu fisicamente de que morte que Deus falou para Adão? não foi a morte espiritual? e quando se fala da ressurreição na bíblia se fala da ressurreição de que morte?

    Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
    1 Coríntios 15:26

    A morte física não é e nunca foi nosso inimigo. Ela não nos separa de Deus.

    Jesus disse:

    Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
    João 5:24

    Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
    João 8:51

    Paulo tbm escreveu:

    E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual ABOLIU A MORTE, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;
    2 Timóteo 1:10

    Ou seja, Jesus aboliu a morte, Jesus não vai ainda abolir a morte.

    Logo dizer que somos imortais sem levar em conta que a imortalidade vem por Jesus nossa salvação é incorreto, e dizer que somos mortais e que depois haverá o sono da alma tbm não faz o menor sentido.

    Outra coisa foi o fato do irmão Gabriel afirmar que essa passagem representa os cristãos martirizados na idade média, mas eu pergunto, baseado em que ele afirma isso? qual a base bíblica? NENHUMA! isso é fruto da interpretação mentirosa do sistema religioso do qual ele faz parte.

    Princípio básico da hermenêutica diz que a bíblia interpreta a bíblia.

    E todo a escritura tem um contexto judaico e não cristão, essa é verdade e isso precisa ser aceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe,
      Jà ouvi muitos teologos dizerem que "Adao comeu do fruto proibido e nao morreu", sugerindo que a serpente tinha uma certa razao em suas palavras, o que consiste em uma heresia, pois, em Genesis 3:19, o Senhor Deus esclarece-nos de que morte estava falando.
      A morte, salvo erro, representa o castigo pela desobediencia do ser humano e jamais uma recompensa. Porem, da forma que os imortalistas entendem a morte, ela significa uma recompensa, uma vez que, na morte, a pessoa deixa o corpo e vai habitar com o Senhor.
      Se a alma fosse imortal e, apos a morte, vivesse consciente em outra dimensao, o texto biblico seria outro, ou seja, Deus teria dito para a Adao nao comer do fruto, mas que, se ele comesse, nao deveria se preocupar, pois, no momento seguinte (em que o corpo voltasse ao pò), sua alma estaria com Ele no mesmo paraiso.
      Assim sendo, a morte seria praticamente um premio pela desobediencia e nao um castigo, nao precisando nem mesmo que Jesus viesse à terra (um passaporte para a presença de Deus).
      Eu me pergunto: que vantagem teriam, entao, Enoque e Elias (os que nao provaram a morte) pelas suas fidelidades, se os demais, segundo os imortalistas, tambem foram para a presença de Deus?
      O que dizer, entao, de Davi, de quem està dito que ainda nao subiu aos ceus (Atos 2:34)?
      Alguem poderia dizer: "Deus està falando do corpo". Eu pergunto, entao: Quem é a pessoa? O corpo ou o espirito? Ou os dois juntos?
      Para responder essa pergunta, eu citaria, por exemplo, Ec 9:5-6, cuja passagem nos garante que alguns atributos humanos cessam com a morte, tais como: o amor, o odio, a sabedoria e a inveja.
      O curioso é que o corpo, por si sò, nao manifesta tais atributos, mas sim o ESPIRITO que foi soprado por Deus dentro do barro, conferindo, entao, tais atributos ao ser.
      Assim sendo, o livro de Eclesiastes, quando fala da cessaçao dos atributos, nao està falando da morte do corpo (o qual nao tràs em si os atributos), mas està assegurando exatamente a morte daquilo que confere à pessoa os atributos (a parte imaterial).
      Se Eclesiastes 9:5-6 estivesse falando do corpo, o texto biblico diria, por exemplo, que na morte, o sangue deixaria de circular, o coraçao deixaria de bater, a respiraçao cessaria, etc. (coisas proprias do corpo humano). Dessa forma, a Biblia garante que, na morte, o ser vivente deixa de existir como um todo, tanto o barro, quanto a parte imaterial, ou seja, o pò torna ao barro que o deu e o espirito torna a Deus (nao como uma pessoa consciente, pois essa deixou de existir).
      Deus nos abençoe e nos ilumine!

      Excluir
    2. ESSA DOS MORTOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO SEREM MORTOS DA IDADE MEDIA, FOI DE DOER,NUNCA VI UMA INTERPRETAÇÃO TAO MEDÍOCRE,RSRS E MTA VONTADE A AGRADAR SUA PROFETIZA,RSRS,AINDA Q FOSSE ESSE O SENTIDO DO TEXTO ESTA REVELANDO CONSCIÊNCIA AOS MORTOS,CITAR ECLESIASTES PRA REVELAR A CONDIÇÃO AOS MORTOS E MTA IDIOTICE.

      Excluir
  9. Eu só quero saber onde está Elias,Enoque e Moisés,alguém sabe?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão no Céu! =] Elias e Enoque foram arrebatados em vida e corpo para o Céu! Moisés foi ressuscitado e levado ao Céu!

      Excluir
  10. Felipe, sua resposta é tão assustadoramente absurda que nem sei por onde começar! o.O'

    1 - Sobre REENCARNAÇÃO - Reencarnação é uma ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos, segundo a qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto-aperfeiçoamento ou a anulação do carma.

    2 - Sobre RESSURREIÇÃO - Ressurreição (em latim: resurrectione, em grego: anastasis) significa literalmente "levantar; erguer". Esta palavra é usada com frequência nas Escrituras bíblicas, referindo à ressurreição dos mortos. No seio do povo hebreu, a palavra correlata designava diversos fenômenos que eram confundidos na mentalidade da época. O seu significado literal é voltar à vida; assim, o ato de uma pessoa considerada morta viver novamente era chamado ressurreição.

    Evidentemente, não representam a mesma coisa! A "ressurreição" que a Bíblia fala, tem o mesmo significado na cultura judaica e cristã. Um dia Jesus Cristo voltará para buscar os Seus filhos, e os mortos ressuscitarão, uns para a morte eterna, outros para a vida eterna.
    Uma coisa importante: Os salvos em Cristo, terão CORPOS GLORIFICADOS, NOVOS, TRANSFORMADOS! Isso não tem relação nenhuma com a doutrina espírita, como você sugeriu! =]

    Você disse: "E partindo da premissa que o homem morre fisicamente por causa do pecado de Adão, porém, se analisar os texto, vemos que Deus disse para Adão que se ele comesse do fruto ele certamente morreria, pois bem, Adão comeu do fruto e ele morreu? se ele não morreu fisicamente de que morte que Deus falou para Adão? não foi a morte espiritual? e quando se fala da ressurreição na bíblia se fala da ressurreição de que morte?"

    Respostas: Sim, Adão morreu! Deus disse que se ele comesse do fruto, ele passaria a ser mortal! Isso não significa que ele morreria instantaneamente, assim que mordesse o fruto; mas que ele passaria a ser mortal - fisicamente e espiritualmente. - Quando a Bíblia fala de ressurreição, ela fala de "restauração", fala do homem, através de Jesus Cristo, voltar a ser imortal! Uma coisa você disse bem: A imortalidade é condicional a Deus! Precisamos estar ligados à Ele e aceitarmos Sua salvação.
    A Bíblia diz:

    "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

    "Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." Ezequiel 18:4

    "Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os sete a tiveram por mulher." Marcos 12:23

    "Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia." João 11:24

    "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11:25

    "Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção." 1 Coríntios 15:42

    "Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos." Atos 24:15

    "Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?" 1 Coríntios 15:12

    "Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns." 2 Timóteo 2:18

    Não confunda a "primeira morte" com a "segunda morte" - Pois uma é a morte física, e a outra a morte eterna! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, você disse:
      "Outra coisa foi o fato do irmão Gabriel afirmar que essa passagem representa os cristãos martirizados na idade média, mas eu pergunto, baseado em que ele afirma isso? qual a base bíblica? NENHUMA! isso é fruto da interpretação mentirosa do sistema religioso do qual ele faz parte."

      Isso é uma questão de estudo e história! Não está claro pra você que essas "almas debaixo do altar" são mártires? Pessoas que foram assassinadas pelo evangelho? Degoladas? Em que período histórico houve a maior concentração desse fenômeno?! o.O'

      Se as almas dos justos voam para longe na morte, a fim de entrar imediatamente na felicidade eterna na presença de Deus, como aqueles que são os mais dignos dentre eles, os mártires, deveriam estar confinados debaixo de um altar? E esse um local especialmente ideal? É evidente que não, porque essas almas parecem estar em angústia.

      Por que devem elas clamar por vingança sobre seus perseguidores, que durante séculos levaram adiante essas perseguições? A doutrina da imortalidade da alma ensina que os ímpios, na morte, vão imediatamente para as chamas do inferno. Certamente os mártires não desejariam para alguém vingança mais terrível do que essa.

      Excluir
    2. Gabriel, se vc acredita que vc vai voltar ao seu corpo físico vc acredita na reencarnação.

      Talvez minha resposta seja absurda para aqueles que estudam teologia na escolinha do professor Raimundo. Vc não tem base nenhuma para afirmar que Adão e Eva viveria para sempre fisicamente, eles certamente morreriam um dia fisicamente, mas eles iriam direto para o reino que Deus preparou desde a fundação do mundo, porém com a morte espiritual o homem ficou separado de Deus.

      E formou o Senhor Deus o homem , DO PÓ DA TERRA e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 2:7

      Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19

      O homem foi feito do pó da terra e ao pó ele tornaria mais cedo ou mais tarde, porém espiritualmente ligado a Deus. Vc acha que se eles caíssem do penhasco de cabeça eles não morreriam? Para que Deus deu frutos das arvores como mantimento? Para que mantimento se eles eram ''imortais"? Sem contar que eles iriam se multiplicar, e havendo reprodução iria faltar espaço para tanta gente.

      Igual essa teoria mentirosa da ressurreição do corpo físico para habitarmos em um suposta nova terra, ja imaginou as pessoas saindo de suas tumbas igual aquele clip do Michael Jackson, milhões, bilhões, trilhões, quatriliões, quintiliões de pessoas vivendo aqui nesse planeta?

      1 Corintios 15:44, 49-50 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual... E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. (ACF)

      Aqui estão algumas declarações simples que definem o corpo terreno e carnal em oposição ao corpo espiritual e celestial. A imagem do terreno consiste em um corpo carnal natural e mente carnal. A imagem do celestial consiste em uma mente regenerada e um corpo imaterial. O corpo natural e material da terra é corruptível, o corpo celestial e imaterial do espírito é incorruptível. A promessa da ressurreição é de um corpo imaterial, como o de Cristo e dos anjos de Deus no céu.

      Hebreus 11:13, 17 - Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra... Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. (ACF)

      Perceba que os patriarcas e os grandes homens de fé eram estrangeiros na terra e ansiavam por uma cidade e um país celestial. A noção de que o estado eterno do homem é numa nova terra material é infantil em seu entendimento e literalismo e beira a heresia. É a mentalidade das Testemunhas de Jeová e dos Mórmons. É uma negação expressa da escritura.

      Todos os versículos que vc escreveu apenas endossam o que eu afirmei aqui.

      Excluir
    3. Vc apenas confirmou que vc não tem base bíblica para afirmar que os mártires são os mortos na idade média. Não se interpreta o apocalipse e as profecias com livro de historia, nem pelas revistas, jornais e noticiários.

      O adventismo não se sustenta pelas escrituras e isso é fato! Podemos falar de lei, apocalipse, fé, ressurreição e etc... E vc verá as mentiras do adventismo.

      O apocalipse não fala sobre o fim do mundo, qual é o tema do apocalipse para vc?

      Excluir
    4. Felipe,

      Você Já leu Apo.6:11 na Bíblia Viva? Leia e depois você diz que quem inventou essa história de Mártires foi os Adventista.

      Excluir
    5. Sétimo dia, a bíblia se interpreta pela bíblia, não ultrapasse o que esta escrito.

      Todo o apocalipse se interpreta pelas escrituras, não fique levantando bandeiras denominacionais, pq todas elas possuem erros.

      Se vc pensa que o apocalipse significa fim do mundo, vc esta muito enganado.

      Excluir
    6. Felipe, Você Leu ou não Leu, responda a minha Pergunta.

      E quem lhe disse que eu penso que o Apocalipse significa o Fim do Mundo ?

      Olha essas suas afirmações.

      Você faz parte de algum Grupo Religioso ? se sim, qual ? Poderia me dizer ?

      Excluir
    7. Não faço parte de nenhum grupo religioso, e insisto na questão da interpretação da biblia pela biblia.

      Pq tem uma certa denominação que diz que os 10 mandamentos foram parar em tábuas de pedra pq representa a eternidade da lei, mas não cita nenhum versículo para defender isso. A bíblia ensina que os 10 mandamentos foram parar em tábuas de pedra e isso não significa coisa boa mas os adventistas com essa mentira anula todo o testemunho de Deus.

      Vc quer tentar sustentar as doutrinas adventistas pelas escrituras? Vc tem certeza que quer levar isso adiante?

      Excluir
    8. Hey Felipe! ^^ Cara, com todo o meu respeito, se eu achei a sua primeira resposta absurda, posso dizer que agora você se superou! Confesso que estou em choque! :P

      VEJAMOS:
      Você disse: "Vc não tem base nenhuma para afirmar que Adão e Eva viveria para sempre fisicamente, eles certamente morreriam um dia fisicamente, mas eles iriam direto para o reino que Deus preparou desde a fundação do mundo..." - Eu te pergunto: de que Bíblia você tirou essa ideia?! o.O' Você está afirmando que DEUS criou a morte?! Ou melhor: Destinou que sua criação morreria de causas naturais?! - AGORA: Eu tenho base bíblica SIM, que afirma que Adão e Eva não deviam morrer:

      "Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente," Gênesis 3:22

      Perceba algo interessante: Adão e Eva tinham acesso a Árvore da Vida !! A Bíblia diz que através disso, eles viveriam eternamente! Entenda: A morte foi uma consequência do pecado, da desobediência!

      Você mencionou:

      "E formou o Senhor Deus o homem , DO PÓ DA TERRA e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente." Gênesis 2:7 - PERFEITO! Essa passagem mostra que Deus criou o homem e ele passou a SER uma alma, e não a TER uma alma! ^^ Aqui não está dizendo que, somente pelo fato de Deus ter criado o ser humano do pó da terra, significaria que ele morreria. A ideia de criação de Deus não acaba em morte! =] Da mesma forma que "do nada" Deus foi capaz de criar o Universo, Ele pode criar da forma que Ele desejar. E é capaz de manter qualquer coisa viva eternamente, usando o material que quiser.

      "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás." Gênesis 3:19 - Meu irmão, aqui o pecado já entrou no mundo! Deus está apenas dizendo que, de agora em diante, as coisas seriam DIFERENTES do plano original. Agora Adão e Eva eram mortais, e portanto, estavam sofrendo as consequências do pecado. - Entenda: Deus não criou o homem pra morrer! Isso é heresia! :)

      "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem." 1 Coríntios 15:21 - O que Paulo está dizendo?! Que antes do pecado, a morte não existia!! Portanto, nem ideia de ressurreição ou necessidade da mesma! Mas que pela salvação que temos em Jesus Cristo, temos uma chance de vida eterna! O direito que perdemos em Gênesis!

      Excluir
    9. Você disse:

      "Igual essa teoria mentirosa da ressurreição do corpo físico para habitarmos em um suposta nova terra, ja imaginou as pessoas saindo de suas tumbas igual aquele clip do Michael Jackson, milhões, bilhões, trilhões, quatriliões, quintiliões de pessoas vivendo aqui nesse planeta?"

      Permita que a Bíblia te responda isso:

      "Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão." Isaías 65:17

      "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." 2 Pedro 3:13

      "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome." Isaías 66:22 - Detalhe: QUE HEI DE FAZER = Futuro! ;D

      Sobre o comentário Michael Jackson: (haushuahs)

      "E, SAINDO DOS SEPULCROS, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos." Mateus 27:53 - Veja só que exemplo interessante de ressurreição que temos NA BÍBLIA! :)

      - 1 Corintios 15:44, 49-50 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. - O que isso significa? Que teremos CORPOS incorruptíveis !! Não seremos mais mortais, com corpos sujeitos a morrer!

      "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos TRANSFORMADOS." 1 Coríntios 15:52

      "E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita." Romanos 8:11

      "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras." Apocalipse 20:13

      Excluir
    10. Felipe,

      Como você acredita que as profecias são autênticas, se a história não demonstrar isso?! o.O'

      A bíblia está recheada de profecias que se cumpriram e estão registradas na história geral da Terra! ^^

      Você quer saber o que eu acho sobre o Apocalipse?

      A Bíblia diz:

      "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
      O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
      Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."
      Apocalipse 1:1-3

      Eu não acho que o Apocalipse fala somente do Fim do Mundo! É um livro de esperança e orientação para todos nós! Ele foi escrito em símbolos, pois o livro menciona poderes religiosos, políticos, nações, reis e etc...! Ele seria um livro aberto aos estudiosos, ao povo de Deus, e através do Espírito Santo, entendemos sua revelação. Para os cristãos, o livro possui a previsão dos últimos acontecimentos antes, durante e após o retorno do Messias de Deus. Muito do que está escrito no livro da "revelação", já se cumpriu! E outras profecias se cumprirão, com toda a certeza! =]

      Não é necessário nenhuma literatura adicional para entender o Livro do Apocalipse - A Bíblia explica a própria Bíblia - e a História comprova a autenticidade dos acontecimentos!

      Excluir
    11. Gabriel, a morte física nunca foi um problema para Deus, ela não pode separar o homem do seu Criador.

      Supõe-se que a árvore da vida, a única esperança de imortalidade física, ou seja, que Adão fisicamente viveria para sempre se ele tivesse comido da árvore da vida antes de pecar. Esta suposição cria problemas insuperáveis.
      1. Primeiro: Adão nunca teria morrido.
      2. Se Adão tornou-se fisicamente imortal, sua prole seria igualmente tornar-se fisicamente imortal por cada semente que produziria sua espécie, (Gen. 1:11).
      3. Sem a morte física, o homem fisicamente imortal seria destinado a viver na terra para sempre em "carne e sangue" no corpo. Ele seria eternamente ligado a terra. Isso cria problemas insuperáveis pois Adão e sua "posteridade imortal" seriam, portanto, incapazes de entrar no reino em tal condição. Um ponto "Se ele tivesse ficado no jardim (depois que comeu e morreu espiritualmente) e continuou a comer da árvore da vida, ele teria vivido para sempre fisicamente, embora ele estivesse morto espiritualmente.. Assim, o dilema de Adão para comer da árvore, se espiritualmente vivo ou morto, é que ele não poderia herdar o reino.
      4.Se entrar no reino é salvação e ressurreição (1 Coríntios. 15:50), dada a condição de número 3 acima, a imortalidade física criaria a impossibilidade de salvar aqueles com a imortalidade física.
      6. Por outro lado, se a imortalidade física é a salvação, um seria salvo, sem entrar no reino, tornando nulo o propósito de Deus para o homem de "herdar o reino preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25:34)!

      Poderia falar muito mais...

      O homem foi criado sim para morrer fisicamente e depois herdar o reino espiritual que não é desse mundo e que foi preparado desde a fundação do mundo. O homem morto espiritualmente não pode herdar o reino de Deus e Jesus é a ressurreição e a vida vc entende? Por Jesus podemos herdar o reino pq Ele é a ressurreição da morte que veio através de Adão que é espiritual.

      Como pode Paulo ter escrito que Jesus aboliu a morte?

      Paulo diz que por um homem veio a morte, mas que morte? A morte espiritual pq Deus é Espírito e Deus fala a respeito de coisas espirituais.


      Excluir
    12. 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão:
      18 Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.
      19 E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
      20 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não tenha cumprido os seus dias PORQUE O MENINO MORRERA.de cem anos; mas o PECADOR de cem anos será amaldiçoado.
      Isaias 65:17-20

      Que novos céus e nova terra é essa que vc esta esperando? Pq a biblia ensina que haverá morte e pecadores nela. A verdade é que vc não entendeu o que significa o termo novos céus e nova terra que não tem nada a ver com a utopia de um planeta Terra novo.

      Vc precisa entender as linguagens do antigo testamento.

      Pois é Gabriel, existem muitos exemplos interessantes de ressurreição na biblia como esse que vc citou, tbm a ressurreição de Lázaro, Elias ressuscitou o filho da viúva, Jesus tbm ressuscitou o filho de uma viúva, porém, todas essas pessoas ressuscitadas tornaram a morrer fisicamente não é? Se a ressurreição é física, de acordo com esses exemplos, fica difícil dizer que Jesus foi a primicia dos que dormem não acha?

      - 1 Corintios 15:44, 49-50 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. - O que isso significa? Que teremos CORPOS incorruptíveis !! Não seremos mais mortais, com corpos sujeitos a morrer!

      É isso ai, se teremos corpos incorruptíveis nosso corpo é espiritual e não físico como o próprio texto diz, pq o corpo físico não poder herdar o reino dos céus. A propósito Jesus nunca nos prometeu o reino da terra e sim o reino dos céus, essa é a promessa.



      Excluir
    13. Então vc acredita que Deus um dia vai destruir o mundo e destruir a humanidade?

      4 Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. Eclesiastes 1:4

      Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Gênesis 8:21

      Deus nunca vai destruir o mundo nem destruir a humanidade.

      A biblia esta recheada de profecias cumpridas na historia, mas todo o contexto é judaico e não Cristão, e dizer que a profecia fala sobre os católicos e sobre papa é un absurdo. Eu não sou católico, mas acreditar nisso é acreditar na mentira.

      Não há mais profecias para se cumprir.

      "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
      O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
      Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; PORQUE O TEMPO ESTA PRÓXIMO.

      Indicativos de tempo citados que são ignorados, esse livro não foi escrito pra mim ou pra vc, ele foi escrito a quase 2000 anos. Não gostaria de falar sobre o apocalipse agora, prefiro falar primeiro da lei e a graça para vc ver como o adventismo não se sustenta pelas escrituras.

      Excluir
    14. Ok então! Pelo que eu percebi, a divergência maior nesse assunto é a interpretação de determinadas passagens bíblicas. Mas a questão em foco é: Qual doutrina a Bíblia toda defende referente a imortalidade da alma?! Um detalhe sobre "novos céus e nova terra": Eu não creio que a Terra será destruída, ou os humanos! Jesus aniquilará o pecado, somente isso! Nós escolhemos se seremos destruídos com o pecado ou não. E a Terra será PURIFICADA, e não destruída! As coisas se farão novas! AH! E espaço pra Deus não é problema! Como Ele disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas..." =]

      Tudo bem, se você quer falar da Lei e da Graça! :) Mas antes, gostaria de deixar algumas passagens bíblicas, e gostaria que você me explicasse o que cada um deles estão dizendo, ok?! Pra ver se elas sustentam ou endossam a sua ideia sobre morte/espirito/ressurreição. ^^

      "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." - Eclesiastes 9:5-6

      "Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio." Salmos 115:17

      "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão." João 5:25 e 28.

      "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."
      1 Tessalonicenses 4:16

      "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."
      João 6:44.

      Uma nota importante sobre o que você mencionou:
      "Se a ressurreição é física, de acordo com esses exemplos, fica difícil dizer que Jesus foi a primicia dos que dormem não acha?"

      Embora a Bíblia diga que Jesus tenha sido o primogênito dentre os ressurrectos (Apoc 1:5), ele é o primeiro apenas em importância para nossa salvação. Na verdade ele é o único importante. Os demais são apenas humanos. Ele é o Filho de Deus que se fez homem e fez o sacrifício pelos nossos pecados.

      Veja bem:

      Quando lemos que Cristo é a “primícia dos que dormem” (cf. 1Co.15:23), isso não significa que Cristo foi o primeiro a ressuscitar de todos os tempos de toda a história da humanidade, pois a Bíblia traz um relatório de várias pessoas que ressuscitaram antes dele (cf. 1 Reis 17:17-24; 2 Reis 4:25-37; Lucas 7:11-15; 8:41-56; Atos 9:36-41; 20:9-11), e não só fisicamente mas também em glorificação, como é o caso dos que ressuscitaram com a morte e ressurreição do próprio Cristo conforme descrição de Mateus 27:52-53.

      “Primícias” não está no sentido de prioridade, mas como o símbolo. Está em relação ao molho movido que o sacerdote erguia na festa dos pães asmos, na dedicação dos primeiros frutos da colheita. Jesus era o antítipo dos molhos, da mesma maneira tal como como é chamado Cordeiro por ser antítipo dos cordeiros no ritual dos sacríficos da lei do AT. Isso, obviamente, não muda o fato de que houve muitos cordeiros sacrificados antes dele.

      Como antítipo, Cristo é as primícias dos que dormem. Vemos vários exemplos disso nas Escrituras, como, por exemplo, em Tiago, que diz: “Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou” (cf. Tg.1:18). Obviamente em número nós não somos literalmente a primícia (o primeiro que Ele criou foi Adão), mas o somos no símbolo.

      Excluir
    15. Concluindo minhas observações sobre nosso assunto:

      "Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." I Cor. 15:51 e 52.

      O que eu creio através do estudo da bíblia é:

      A fim de compreender o conceito bíblico de imortalidade precisamos fazer uma clara distinção entre a imortalidade inerente a Deus e a imortalidade condicional das Suas criaturas. A Bíblia afirma que Deus é “o único que possui imortalidade” inerente em Si mesmo (1Tm 6:16). Como a única Fonte da vida, Deus concedeu originalmente o dom da imortalidade a todas as Suas criaturas, na condição de que estas continuassem vivendo em plena comunhão com Ele. Portanto, o estado de imortalidade no qual o ser humano foi originalmente criado não era algo inerente em si mesmo, mas derivado do relacionamento com Deus.

      Quando Adão e Eva se separaram de Deus, pelo pecado, perderam o dom da imortalidade, tornando-se sujeitos à morte (Gn 3). Paulo esclarece que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23) e que pelo pecado de Adão entrou a morte no mundo (Rm 5:12). O homem natural, separado de Cristo, permanece em estado de total alienação espiritual (Is 59:2; Ef 2:1 e 5) e haverá de sofrer finalmente a morte eterna e a completa destruição (Ml 4:1). Por outro lado, aqueles que aceitam a Cristo como Salvador pessoal obtêm dEle, já nesta vida, a garantia da vida eterna (1Jo 5:12) e receberão, por ocasião da segunda vinda de Cristo, o dom da imortalidade (1Co 15:51-54).

      =]

      Excluir
    16. Gabriel, a Terra não vai ser purificada e a ideia de que nos vamos viver na terra não é coerente com as escrituras, pois como ja disse, a promessa de Deus é o reino dos céus e não reino da terra.

      Jesus não vai aniquilar o pecado, Jesus JA ANIQUILOU o pecado.

      26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26

      Esse versículo supracitado tem outro ponto interessante que vou levantar depois.

      Pra falar de ressurreição com vc preciso falar sobre segunda vinda de Cristo, e sobre os últimos dias ou ultimo dia, e tbm falar sobre trombetas pq tudo isso esta conectado. O que significa últimos dias? Últimos dias de que? Não é últimos dias do planeta, não tem nada a ver com isso. É melhor começar pelo começo pq vc vai ver que tudo vai se encaixando e o começo é falar sobre a lei e a graça.

      Vc sabia que Deus nunca prometeu vida eterna na antiga aliança? Isso nunca foi promessa e inclusive as palavras "vida eterna" são sequer mencionadas em todo antigo testamento.

      Vc disse que Deus é o único que possui a imortalidade e vc esta certo, mas Deus nos dará a vida eterna pela fé naquele que possui a eternidade.

      Da mesma forma a bíblia diz que só o Senhor é Santo, e ao mesmo tempo diz que sem santidade ninguém verá a Deus. Nós somos santificados pela fé naquele que santifica, somos justificados pela fé naquele que é o único justo. Da mesma forma somos purificados e salvos pela fé em Deus.

      Vou escrever algumas perguntas sobre lei e a graça pra vc e pro sétimo dia e quero ver suas respostas

      Excluir
    17. meu querido vai ler o pai nosso jesus nos ensina dizendo vem o teu reino ok e não para nos irmos para la

      Excluir
    18. meu querido Felipe vc agredida em cura, milagre? 1coríntios 15 1ao58 eu te pergunto Paulo estava falando da morte espiritual de Jesus cristo ou da carnal outra quando adão foi criado ele era a imagem conforme a nossa semelhança, semelhança de quem?
      mas adão pecou e deixou de ser de fato eles eram humanos e tinham que se alimentar mas porque a humanidade cresceu tanto vc sabe? com relação a ressureição não tem nada aver com reencarnação procura la no dicionário ok ressureição e 1.
      ato ou efeito de ressurgir ou ressuscitar.
      2.
      retorno da morte à vida. como e para que Deus quer ressuscitar alguém que já esta la no céus com ele ah? nesse casso não haveria ressureição Deus não se daria ao luxo de mandar Paulo ou Pedro e João ei vocês vão para a terra ressuscitar que coisa isso não mas Paulo disse 1corintios 15;51,54 ler e não vou comentar e 1ts 4;13,18 boa noite

      Excluir
  11. Heuring Felix,

    Você sabe o que estar escrevendo ? Não escreva Besteiras não, por favor, pra não passar vergonha !

    Lhe pergunto: foi corpos que subiram ao Céu ou espíritos desencarnados? Como prega a Teologia popular dos Imortalistas .


    ResponderExcluir
  12. Felipe, tudo bem ?

    Vou lhe Provar que os 10 Mandamentos são Eternos, Posso ?

    Deuteronômio 4:11-13.

    Então, chegastes e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens, e escuridão.

    Então, o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma.

    Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos PRESCREVEU, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.

    Salmos 119: 152.
    "Quanto às tuas PRESCRIÇÕES, há muito sei que as estabeleceste para SEMPRE."

    Que prescrições o salmista esta Falando ? Claro Que é os 10 MANDAMENTOS, a Única parte que Deus Pessoalmente escreveu não Usou Ninguém.

    Me prove o Contrario.

    Atenciosamente, Edilberto.

    ResponderExcluir
  13. Sétimo Dia ...

    Desculpe-me... mas esse 'pouquinho aqui e pouquinho ali' coloca a Bíblia aos serviços e interesses de algumas crenças.

    O termo 'para sempre=eterno' também foi aplicado ao sacerdócio arônico, ao sinal da circuncisão, etc.

    A força da palavra Falada e/ou Escrita de Deus, em momento algum na Escritura foram sobrepostas, tanto que os adventistas recusam carne de porco, não pq está nas tábuas... ou estou errado?

    Bom lembrar que o dois maiores mandamentos estão fora dos 10 - embora é tradicional entendermos que sejam resumos, ainda assim Jesus citou Dt 6.4,5 e Lv 19.18

    O que vc disse do Salmo 119 é ainda mais estranho ao uso da Escritura. Precrições, preceitos, mandamentos, decretos, palavra, testemunhos, recebem o mesmo grau de devoção e entendimento.

    Não queria me intrometer na sua conversa neste assunto... mas não aguentei.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo dia, vc usou de uma hermenêutica pra lá de duvidosa ao dizer que as prescrições escrita no salmo citado por vc representa os 10 mandamentos.

      Eu não estou questionando a eternidade da lei, eu afirmo com toda certeza que mandamentos em tábuas de pedra não significa coisa boa, o fato de ter sido escrito em pedras não tem nada a ver com a eternidade da lei como ensinam os seus "pastores".

      Vou começar a falar sobre a lei e a graça com o Gabriel e vc vai ver como o adventismo não se sustenta.

      Me responda se vc souber: as duas tábuas de pedra são chamadas tbm de tábuas do testemunho, a arca tbm é chamada de arca do testemunho, o véu da separação do templo tbm era chamado de véu do testemunho e o templo era chamado de tabernáculo do testemunho. O que tudo isso testemunhava?

      Excluir
    2. Todas essas coisas eram chamadas de "testemunho", por serem justamente isso: Testemunhos do caráter de Deus! Tudo isso apontava/aponta para Jesus Cristo e Sua graça salvadora! =]

      Excluir
  14. Gabriel e Edilberto.

    Paulo escreve em Romanos 6:2 que estamos mortos para o pecado e em Romanos 7:4 que estamos mortos para a lei. Eu pergunto, a lei é feita para quem esta vivo ou para quem esta morto para o pecado? E quem esta vivo para o pecado esta vivo ou esta morto para a lei?

    Pq se vc reparar a lei fala a respeito do pecado, logo ela não é feita para os que estão mortos para o pecado certo?

    Pergunto uma coisa, como morremos para o pecado? Pela lei ou pelo Espírito? Se foi pelo Espírito pq vc prega a lei? E se foi pela lei pq vc prega Cristo?

    Pq Paulo diz em 1 Coríntios 15:56 que a força do pecado é a lei?

    Essas são algumas perguntas, gostaria de saber como a denominação ensina vcs esse assunto

    ResponderExcluir
  15. Felipe, OK! Vou entrar nesse assunto com você. Mas da mesma forma que vou responder as suas questões, aguardo você me explicar cada um dos versos que coloquei à respeito da ressurreição! Blz?! =]

    Esse assunto é bem fácil de se compreender.

    Antes de responder as questões, vou voltar para o básico nesse assunto, para que ajude no esclarecimento! Outra coisa: não se estuda a bíblia fora de seu contexto, nem se aplica o literalismo em questões doutrinárias, pois o contexto e a aplicação espiritual são os requisitos básicos de compreensão.

    Vamos lá! =D

    Vou colar 10 pontos fundamentais sobre esse assunto, dae fica mais fácil! Vou apenas citar as passagens bíblicas, na esperança de que você as leia, pro post não ficar enorme e cansativo de se ler! ;)

    1. O que é pecado em relação à lei de Deus e qual é o seu salário?
    I João 3:4 - Romanos 6:23 (1a. parte)

    Pode a lei salvar o pecador?
    Gálatas 2:16 - Romanos 3:20 - Romanos 7:10 - I Coríntios 15:56 - Em Tiago 1:22 a 25, o apóstolo compara a lei a um espelho no qual o homem se vê tal qual é. Com efeito, na lei o pecador descobre Deus e suas perfeições, e ao mesmo tempo, a sua própria miseraria moral, o seu egoísmo, o seu orgulho, a fealdade do seu pecado. Revelando-lhe as suas transgressões e seus inumeráveis desvios, a lei desenvolve no coração do pecador o sentimento de sua culpa e da impossibilidade de se libertar dela por seus próprios meios. Ela desmascara verdadeiramente o pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3. Ao convencer o homem de sua miséria moral e de sua culpa, qual é o papel da lei?
      É um pedagogo: Gálatas 3:24
      A lei, ao convencer o homem de sua miséria moral e de sua culpa, leva-o pouco a pouco ao arrependimento e lança-o abatido, desencorajado, incapaz de lutar por mais tempo, aos pés de Jesus, onde encontrará perdão e justificação. O papel da lei é o de um pedagogo, que revela ao doente o seu estado e que, sem o curar, o conduz ao grande médico, o Cristo. A lei não trouxe a salvação: no entanto, em certo sentido, tornou-a possível.

      Como pode o pecador ser salvo?
      Efésios 2:8 - Romanos 3:23 e 24

      5. O fato de estar "debaixo da graça" implica a rejeição da lei?
      Romanos 6:15 - Romanos 3:31 - Romanos 5:13
      A lei e a graça, ambas contemporâneas desde a origem do pecado, longe de se excluírem, pelo contrário se completam e de forma harmoniosa. A lei revela o pecado, condena, conduz à graça mas não salva. Ela não pode dar a justiça. A graça intervém, justifica o pecador através dos méritos de Cristo aceitos pela fé, e, por sua vez, leva o homem novamente à lei.

      6. Qual é o milagre que deve seguir-se à aceitação da graça de Deus pela Fé?
      João 3:3 - II Coríntios 5:17

      7. Colocado, "debaixo da graça e com a lei", que fará naturalmente o pecador regenerado pelo Espírito?
      João 15:10 - Gálatas 2:20 - Gálatas 5:22 - Tito 2:11 e 12
      O cristão realiza a justiça da lei por meio do poder que lhe vem do Espírito. Assim, se ele não está debaixo da lei, está com a lei, uma vez que se encontra debaixo da graça. Esta salva-o não só da condenação, mas também da transgressão. "O que é um cristão? É um homem no qual a lei se encontra estabelecida, é um homem que ama toda e qualquer vontade de seu Deus; por outras palavras, é um homem que nasceu de novo... O cristão já não está debaixo da lei, mas está mais do que nunca com a lei. Nunca lhe tinha ela parecido obrigatória. Admirai de que modo tão santo, tão precioso, tão simples e profundo o Evangelho resolve um problema aparentemente insolúvel: estabelecer a lei abolindo o regime legal".

      Excluir
    2. 8. Onde escreve Deus a lei do homem regenerado?

      Jeremias 31:31 a 33 - Hebreus 8:10 a 12
      A obra da graça é o estabelecimento durável da lei no coração do homem, a lei cumprida não como meio de salvação, mas como consequência desta salvação, que é uma graça recebida pela Fé.

      9. Que deve ser produzido pela verdadeira Fé?
      Tiago 2:20


      10. Qual deve ser a atitude do cristão para com a lei?
      Salmo 119:47 e 57 - Romanos 7:22 - Mateus 19:17 - João 14:15

      Excluir
    3. Felipe, agora sim posso responder suas questões diretamente:

      Você disse: "Paulo escreve em Romanos 6:2 que estamos mortos para o pecado e em Romanos 7:4 que estamos mortos para a lei. Eu pergunto, a lei é feita para quem esta vivo ou para quem esta morto para o pecado? E quem esta vivo para o pecado esta vivo ou esta morto para a lei?"

      RESPOSTA: A explicação é simples - Estar "morto" para o pecado, e estar mortos para lei, é no sentido de acusação! Pois a Lei "acusa"/ "mostra" a condição humana! Aqueles que têm a lei como fonte ou meio de salvação, colocando sua obediência na área da justificação, só podem estar sob a sua maldição pois “pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rom. 7:7). Estes podem até vir a perder a salvação se antes estivessem firmados na graça: “De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes” (Gál. 5:4). Deixando de confiar nos méritos de Cristo por incluir suas obras como meio de salvação, negam sua experiência de genuína fé na obra completa, perfeita e meritória de Cristo para a salvação de todo aquele que crê.

      Se assim não fosse, como explicar essas passagens?!
      Textos em que Paulo confirma a validade da lei como norma de conduta para os cristãos e a exalta, dizendo que tem “prazer” na mesma: Rom. 3:31; 7: 7, 14, 22; 8: 4; 13:9-10; 7:19; Gál. 5:14; Efé. 6:1, 2.

      =]

      Excluir
    4. Você disse:

      "Pq se vc reparar a lei fala a respeito do pecado, logo ela não é feita para os que estão mortos para o pecado certo?

      Pergunto uma coisa, como morremos para o pecado? Pela lei ou pelo Espírito? Se foi pelo Espírito pq vc prega a lei? E se foi pela lei pq vc prega Cristo?

      Pq Paulo diz em 1 Coríntios 15:56 que a força do pecado é a lei?"

      RESPOSTA: Essa resposta pede uma pergunta: O fato de você afirmar a expressão bíblica que estamos "mortos para o pecado", significa que deixamos de ser pecadores?! Portanto, somos agora perfeitos e não precisamos mais de nada dizendo que estamos errado, ou nenhuma graça salvadora?! De modo nenhum! =)
      Veja bem: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós..." - Por quê? Por que a lei foi abolida? Não. Mas porque já tinham abandonado o pecado, cessaram de transgredir a Lei.

      Os cristãos de qualquer denominação crêem que eles não devem jurar, matar, furtar, mentir, cobiçar, etc. Em outras palavras, crêem que devem guardar os mandamentos. Os adventistas crêem o mesmo, com a diferença que o fazem em relação a todo o Decálogo, incluindo necessariamente o quarto mandamento.

      Excluir
    5. Falando sobre os textos da ressurreição, eu vou explicar todos sem problemas, mas como eu disse tem que ser por etapas.

      Vc disse muito bem onde vai parar a lei do homem que nasceu de novo, ou seja, escrita no coração pelo dedo de Deus e não em tábuas de pedra, portanto, não vejo sentido em exaltar uma lei escrita em tábuas de pedra. Pq os 10 mandamentos foram parar em tábuas de pedra pq simboliza a dureza do coração do homem, o coração de pedra, a falta de fé, a incredulidade. Tenho muitos versículos para te mostrar isso, mas só vou mostrar quando for apropriado.

      Jesus disse para o jovem rico que se ele quisesse entrar na vida deveria guardar os mandamentos, daí eu pergunto: Gabriel, se alguém disser o que deve fazer para ser salvo o que vc responde? guarda os mandamentos? ou creia em Jesus?

      Não podemos contradizer as palavras de Jesus, logo a guarda dos mandamentos tbm esta associada a salvação sim, se vc não acredita, posso te mostrar que um invejoso, um beberão, um homicida, idolatra, homossexual, ladrão, guloso e etc... não serão salvos

      A guarda dos mandamentos não vem de homens é dom de Deus, o grande erro dos adventistas é usar a lei como instrumento de santificação, mas a santificação é dom de Deus, não existe autosantificação

      A propósito, veja em Êxodo 31:13 o motivo pelo qual o sábado serviu de sinal entre Deus e o povo.

      Paulo reconhece que a lei é espiritual, mas a lei é incompatível com a natureza humana.

      Porque bem sabemos que a lei é espiritual; MAS EU SOU CARNAL, VENDIDO SOB O PECADO.
      Romanos 7:14

      Por isso Jesus disse é necessário nascer de novo.

      O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
      Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
      João 3:6-7

      Ter prazer na lei de Deus é uma coisa, agora estar sujeito a ela é outra.

      A lei revela que o pecado tem domínio sobre nós, mas agora somos guiados pelo Espírito não estamos debaixo da lei e o pecado não tem domínio sobre nós, tudo isso pelo Espírito.

      Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei
      Gálatas 5:18

      Todos nós temos uma natureza pecaminosa herdada de Adão, todos nós temos uma natureza rebelde contra Deus, todos nós somos adúlteros, ladrões, assassinos, mentirosos por natureza. E essa nossa natureza pecaminosa herdada de Adão é a nossa CARNE!!! é a carne que te faz pecar, é a carne que te condena, é a carne que transgride a lei, é a carne que te afasta de Deus, não há um homem sequer na face da Terra que esteja sujeito a lei de Deus a não ser que passe pelo novo nascimento. acompanhe os textos abaixo:

      Excluir
    6. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Romanos 8:12

      Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8

      Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:5

      Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:7

      Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se ***pelo Espírito*** mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13

      Porque, ***quando estávamos na carne***, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5

      Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4

      Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Romanos 8:6

      Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Romanos 13:14

      Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Romanos 7:18

      Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, ***mas com a carne à lei do pecado***. Romanos 7:25

      Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9

      Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

      E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:50

      E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24

      Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

      Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

      Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a
      concupiscência ( cobiça ) da carne. Gálatas 5:16

      Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3

      Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:3

      Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3

      Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; 2 Pedro 2:10

      Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, 2 Pedro 2:18

      Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

      E veja esse texto de Gálatas 5:

      Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: ADULTÉRIO, prostituição, impureza, lascívia,
      IDOLATRIA, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
      Invejas, HOMICÍDIOS, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas ***não herdarão o reino de Deus.***
      Gálatas 5:19-22

      Excluir
  16. Ou seja, tudo o que satisfaz a carne, ou quando damos vazão a nossa carne pecamos, e quem viver segundo a carne não será salvo, portanto cai por terra essa de falar que tenho fé e sou salvo, e cai por terra tbm o que os adventistas dizem que guarda a lei não para ser salvo e sim pq é salvo, pois as escrituras mostram que quem mata, adultera, rouba, é idólatra não será salvo, o problema deles é que eles tentam guardar a lei com seu próprio esforço como se fosse possível dominar a carne, mas isso é impossível só nascendo de novo. E eu escrevi em letra maiúscula adultério, homicídios, e idolatria para vc ver que toda a lei inclusive os 10 mandamentos só condenam as obras da carne, ou seja, o pecado é a transgressão da lei e quem transgride a lei é a carne, só transgride a lei quem vive na carne.

    E veja de novo o que Paulo escreve:

    Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
    Romanos 8:9

    E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
    Gálatas 5:24

    Jesus disse que quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus e Ele disse isso para um príncipe dos judeus que guardava não só os 10 mandamentos como toda a lei.

    Ou seja, todos nós nascemos da carne, todos nascemos da semente corruptível de Adão e estamos sujeitos a essa natureza que é a carne, naturalmente pecadores e rebeldes contra Deus. E só vai herdar o reino de Deus quem nascer de novo, fazendo morrer a nossa carne pelo Espírito. Quem faz morrer a nossa carne é o Espírito e tudo isso é pela fé não vem de homens, a carne não se converte nunca devemos viver uma vida guiada pelo Espírito de Deus, ou seja, devemos viver pela fé pois o justo viverá da fé.

    Entenda que obediência é ter fé e não cumprir mandamentos com seu esforço, pois dessa forma vc estará servindo a Deus com a carne.

    Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38

    Sabendo isto, ***que a lei não é feita para o justo***, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
    Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
    1 Timóteo 1:9-10

    Os adventistas quando veem esse texto de 1 Timóteo dizem que a lei não é feita para o justo pois o justo vive em conformidade com a lei, só que o homem é justo por causa da sua fé e a justiça não vem pelas obras da lei, pensar dessa forma é cometer o mesmo erro dos judeus veja:

    Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
    Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
    Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
    Romanos 9:30-32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos pecadores pq herdamos de Adão uma natureza pecaminosa, e não somos pecadores pq transgredimos a lei de Moisés, e isso é o que eles não conseguem perceber. A condenação da humanidade veio sobre a transgressão de Adão e não sobre a transgressão da lei de Moisés.

      E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. ***PORQUE O JUÍZO VEIO DE UMA SÓ OFENSA***, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
      Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
      ***POIS ASSIM COMO POR UMA SÓ OFENSA VEIO O JUÍZO SOBRE TODOS OS HOMENS PARA A CONDENAÇÃO***, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
      Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
      Romanos 5:16-19

      Perceba pelo o que escrevei em caixa alta, que o juízo veio sobre todos os homens para a condenação, ou seja, TODA A HUMANIDADE já está condenada, e não será condenada. Para não ser condenado só nascendo de novo pois Jesus disse que quem não nascer de novo não verá o reino de Deus e lembrando aqui que Jesus disse isso para um mestre da lei.

      De maneira nenhuma ***a não existência da lei de Moisés*** anula a existência do pecado, mais uma vez a prova de que os adventistas acreditam que o pecado procede da transgressão da lei dada a Moisés e não da transgressão de Adão, e ainda afirma que só os que transgridem essa lei é que recebem a condenação. Isso é doutrina de homens! a doutrina da verdade do evangelho diz que todos JÁ ESTÃO CONDENADOS em Adão e só se livram da condenação em CRISTO.

      Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê JÁ ESTÁ CONDENADO, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18

      Excluir
    2. Vc disse que ainda é pecador e que os adventistas pregam a guarda dos 10 mandamentos inclusive o quarto mandameento, pois bem, se vc se reconhece como pecador vc é transgressor de todos os mandamentos e com isso não há diferença nenhuma entre vc e um ímpio pois assim como ele é transgressor de todos os mandamentos vc tbm é.

      è justo que a lei condene o pecador, e a lei não pode ser indulgente com a fraquezas, ela não tolera uma guarda imperfeita embora sendo sincera pois senão ela não seria aquilo que é: ''Santa, justa e boa''.

      A lei tem uma unica e simples pergunta: Vc é aquilo que deveria ser? se sua resposta é não, a lei nada pode fazer a não ser lançar as maldições contidas nela.

      Ninguém pode dizer que não é adultero, homicida, ladrão, idolatra, mentiroso e etc... por causa da lei senão a justiça teria vindo pela lei. O homem é de fato libertado do pecado pelo Espírito que nos foi dado pela fé em Jesus, por isso vemos inúmeros testemunhos de ex traficantes, ex prostitutas, ex homicidas e até ex gay, tudo isso não pq a lei diz não pode, mas pq o Espírito Santo habita no corpo dele.

      Agora se vc diz que o homem ainda é pecador, os textos bíbicos ficam sem explicação, como o morto para o pecado ainda permanece nele?

      De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
      Romanos 6:2

      E o que Paulo escreveu afirmando que somos libertados do pecado tbm é mentira!

      Como vc explica os textos abaixo:

      Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
      Qualquer que é nascido de Deus NÃO COMETE PECADO; porque a sua semente permanece nele; e NÃO PODE PECAR, porque é nascido de Deus.
      1 João 3:8-9

      Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus NÃO PECA; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
      1 João 5:18

      Não pergunte nada sobre minha vida, apenas responda os textos bíblicos.

      Ninguém guarda os mandamentos sem o Espírito, e essa vida pelo Espírito so veio depois que Jesus foi glorificado. Na antiga aliança o Espírito só foi dado a alguns poucos reis, sacerdotes e profetas, mesmo assim só para cumprir um propósito.

      E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
      João 7:39

      Por isso que nunca foi prometida a vida eterna na antiga aliança. e Paulo chama a nova aliança de ministério do Espírito em 2 Corintios 3.

      Pense, na antiga aliança o Espírito de Deus se manifestava no templo, tbm chamado de tabernáculo do testemunho, mas agora na nova aliança onde é o templo do Espirito Santo? não somos nós?.

      É necessário meditar nos testemunhos do tabernáculo.

      A força do pecado é a lei pq a lei da testemunho que pecado tem domínio sobre nós, e a lei foi feita para quem vive na carne, os dez mandamentos fala somente sobre as obras da carne logo tbm foi feito para quem vive na carne inclusive o sábado.

      Excluir
  17. Felipe,

    Aqueles que vivem na Carne não são os que VIOLAM A LEI ?

    Você e a Grande Parte da Cristandade Vive Na Carne ! Por que Violam a Lei Cociente.

    Estou certo ou Errado ?

    Edilberto. Atenciosamente !

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Ai é que esta, os mandamentos são guardados pelo Espírito que nos foi dado e não por mim mesmo, dizer que quem guarda o sábado vive pelo Espírito seria o mesmo que dizer que os judeus que não aceitam Jesus como Messias vivem pelo Espírito. Mas a bíblia ensina que o Espírito nos é dado pela fé em Jesus. E será que vc deixa de viver na carne por vc guardar o sabado? ou vc deixa de viver na carne pelo Espírito?

      E eu não ignoro o sábado, mas vc tem que ter em mente que o mandamento do sábado faz alusão ao descanso de Deus, Deus é Espírito e Deus não se cansa, então como deve ser o descanso? fisicamente? o que tem uma coisa a ver com a outra?

      O descanso de Deus nunca foi, não é e nunca será físico. O descanso físico é o descanso do homem e não o de Deus, é o descanso que eu mesmo me dou, porém o descanso de Deus só Deus pode me dar

      Vcs adventistas sempre dizem que Jesus não veio abolir a lei e os profetas e tal, mas vcs mesmos dizem depois que Jesus aboliu a circuncisão, as festas, os sacrificios e etc... não é um contradição?

      O que não é mais necessário é o cumprimento físico, mas todos nós somos circuncidados, guardamos as festas, guardamos o sábado, tudo isso pela fé.

      Eu vou te explicar isso tentando resumir como vc pediu

      Excluir
    2. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
      Colossenses 2:16-17

      Não vou falar sobre as festas uma por uma, vou usar apenas algumas para mostrar como isso são sombras de Cristo e que nós que cremos cumprimos essas festas em espírito e não na carne. E vc verá que elas, portanto, não foram abolidas.

      Até pq Paulo diz que os dias de festa, as luas novas e o sábado eram sombras das coisas futuras e não abolidos. Vc precisa reconhecer que o sábado assim como as festas eram sombras e não realidade, não se pode negar o texto bíblico.

      Vou dar o exemplo a festa dos pães ázimos

      Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
      1 Coríntios 5:8

      Veja que Paulo não disse para fazer a festa com os pães ázimos como era na festa, mas com ázimos da sinceridade e da verdade, Paulo fala da realidade espiritual e não física da festa.

      Entenda a lei:

      o exemplo da festa dos pães ázimos que se aplica tbm ao sábado semanal.

      7 dias , e comer pão sem levedura por 7 dias , e depois esperar até o próximo ano para tornar a fazer a mesma coisa , isso tem valor contra o pecado ?

      Isso é sombra ou realidade? Agora, eu tirar o pecado da minha casa não por 7 dias , mas por plenitude , e andar nos azimos da verdade , isso tem valor contra o pecado , isso é a reallidade ensinada pela sombra! Isso é estatuto perpétuo !

      As festas são santas porque elas não somente dão testemunho de que o o pecado está tendo dominio sobre o povo, mas também elas dão testemunho do que Jesus faria pelo povo que era transgressor da lei, a qual estava escrita não nas tabuas do coração, mas nas tabuas de pedras , chamadas de tabuas do testemunho.

      O próprio tabernáculo do testemunho está testemunhando atraves das prórpias festas e através dos sacrifícios pelos pecados que , o povo está debaixo do pecado , e que o pecado está tendo domínio sobre todo o povo.

      Ninguém poderia dizer que cumpre a lei por estar celebrando as festas , pois nelas , tem sacrifícios pelos pecados e o consequentemente o testemunho de que o pecado tinha domínio sobre o povo.

      Da mesma forma, ninguém pode dizer, por exemplo, que cumpre a lei e que não é idólatra já que não adora imagens, nem dizer que não é homicida pois nunca matou alguém, nem dizer que não é adultero ou ladrão pois não traiu nem roubou alguém, pois se o homem deixasse de praticar essas coisas e eliminasse a sua tendência para o mal por causa da lei, a justiça com certeza teria vindo pela lei, mas o homem é homicida, adultero, ladrão, desobediente aos pais, invejoso, mentiroso e etc... na alma, sua essência é má. E se pudesse se libertar do pecado pela lei, o mérito da vitoria sobre o pecado seria do homem.

      Excluir
    3. Vc percebe que todo aquele que crê em Cristo como Senhor, se converte e confessa seus pecados não cumpre essa festa de Yom Kipur?

      Quando vc confessa seus pecados, Jesus não entra no santo dos santos com seu próprio sangue como propiciação do seu pecado? e isso é cumprimento dessa festa e não sua abolição, isso não é anular a lei pela fé e sim confirmar ou estabelecer a lei, é o cumprimento em Espírito dessa festa e não físico.

      O sábado semanal

      Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso;
      Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
      Hebreus 4:3-4

      Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
      Hebreus 4:10.

      O descanso é de Deus, Deus não se cansa, Deus é Espírito, portanto, o seu descanso é em Espírito e não físico. O descanso no qual Adão e Eva representava a plena comunhão de Deus com o homem, porém, após o pecado entrar no mundo o Adão e Eva foram expulsos do descanso de Deus pois foram separados de Deus pela transgressão, separação testemunhada pelo véu do testemunho que foi rasgado após a morte de Cristo.

      Cristo restabeleceu a plena comunhão perdida, pois agora recebemos o Espírito de Deus pela fé em Cristo e a presença de Deus em nossas vidas nos faz descansar. E sempre foi assim.

      Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Êxodo 33:14.

      Excluir
    4. sábado é um mandamento sim! mas um mandamento feito para pessoas que viviam na carne, destituídos da glória de Deus, mandamento este que estava gravado nas tábuas de pedra que representavam a dureza do coração do povo e testemunhava o pecado entranhado na sua natureza herdada de Adão, um mandamento dado para que povo tivesse um dia de comunhão com Deus, ou seja, se foi dado esse mandamento significa que o povo estava sem comunhão com Deus, pq a lei não é feita para quem esta em Cristo.

      Pois quem está em Cristo entrou em comunhão com Deus através do Espírito Santo e não através da sombra, através de um dia na semana, pois Jesus fez rasgar o véu do testemunho e todo podemos ter a ousadia de adentrar o santo dos santos pela fé.

      Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
      por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
      Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.
      Hebreus 10:19-21

      Vou te explicar o sábado da mesma forma que te expliquei a festa dos pães ázimos.

      Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo OS TEUS CAMINHOS, nem pretendendo fazer a TUA PRÓPRIA VONTADE, nem falares as tuas PRÓPRIAS PALAVRAS,
      Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.
      Isaías 58:13-14

      Pense comigo, será que Deus quer que somente um dia na semana, ou seja, no sábado nós não falemos nossas palavras, seguimos nossos caminhos e nem façamos nossas vontades? Obviamente que não! Deus quer que todos os dias façamos a vontade de Deus, falemos as palavras de Deus, e seguimos o caminho de Deus!!

      O que é a nossa própria vontade? nossos próprios caminhos? e o que são nossas próprias palavras?
      Não é viver segundo a carne? entenda que todos somos rebeldes contra Deus e sua vontade.

      E como se livra disso? só através do Espírito Santo, o sábado no antigo testamento era sombra desse descanso que podemos desfrutar na nova aliança graças ao sacrifício de Jesus que nos enviou o Espírito Santo. Amém.
      Não adianta, não vai ser eu mesmo que vou me colocar nos caminhos de Deus, e nas vontades de Deus, pois a santificação não vem de nós, É OBRA DA DEUS!

      Como diz o salmista:

      Quem dera que os MEUS CAMINHOS fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
      Salmos 119:5

      Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
      Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
      Isaías 55:8-9

      Agora preste bem atenção, é o mesmo princípio da festa dos pães ázimos que te mostrei.

      7 dias na semana, mas um dia para falar as palavras que agradam a Deus, um dia para seguir os caminhos de Deus e um dia para fazer as vontades de Deus isso é sombra ou realidade? Isso realmente tem valor contra o pecado? isso remove nossa natureza pecaminosa?

      Excluir
    5. Agora, eu falar as palavras que agradam a Deus, seguir os caminhos de Deus, e fazer as vontades de Deus não por um dia, mas por plenitude, andando guiado pelo Espírito de Deus, isso tem valor contra o pecado, isso é a reallidade ensinada pela sombra! Isso é estatuto perpétuo !

      O sábado é santo porque ,não somente da testemunho de que o o pecado está tendo dominio sobre o povo, mas também da testemunho do que Jesus faria pelo povo que era transgressor da lei...

      Lei que estava escrita não nas tabuas do coração , mas nas tabuas de pedras , chamadas de tabuas do testemunho.
      Ninguém poderia dizer que cumpre a lei por estar guardando o sábado pq o sábado era sombra daquilo que o Espírito Santo faria em nós, na nova aliança. Tanto que que Jesus chamou alguns judeus ( que guardavam o sábado ) de filhos do diabo e disse para um mestre da lei ( que guardava o sábado ) que era necessário nascer de novo.

      Todo aquele que crê em Cristo já esta guardando o sábado, não fisicamente mas em espírito pois esta em comunhão plena como criador através do Espírito Santo em Jesus Cristo.

      As festas e o sábado são santos e estatutos perpétuos assim como os sacrifícios pelos pecados tbm é estatuto perpetuo e todos foram cumpridos perpetuamente em Cristo, portanto todos os que crêem em Cristo cumprem todas essas coisas pela fé, pelo Espírito e não pela carne e por esforço próprio.

      E isso não é negar a lei pela fé, isso não é anular a lei pela fé e sim confirmar ou estabelecer a lei.

      Tente entender o que Paulo quis dizer em Romanos 7:6. Esse texto é um texto chave para entender como se deve se relacionar com Deus na nova aliança servindo através da realidade e não através das sombras.

      Vc separar um por-do-sol a outro para Deus em si não tem valor contra o pecado, mas vc viver para Deus não um dia mas por plenitude isso é realidade.

      Hebreus 4 fala sobre o descanso pela fé em Jesus, descanso que Deus sempre quis restabelecer e que foi perdido pela transgressão de Adão, repare que o texto usado em Hebreus 4:7-11 é o mesmo escrito por Davi no Salmo 95:7-11. Ou seja, a carta aos hebreus dizia que eles deveriam crer em Cristo como Messias e não rejeita-lo para que pudessem entrar no descanso de Deus.

      Pois o descanso de Deus não é um descanso que eu mesmo me dou um dia na semana e sim o descanso que Deus me dá por plenitude pela presença do seu Espírito.

      Vc deixar de seguir seus próprios caminhos, de falar suas próprias palavras e fazer suas próprias vontades só uma vez na semana, isso é sombra ou realidade?
      Agora vc fazer isso não de por-do-sol a por-do-sol mas por plenitude, não por esforço próprio mas através da ação do Espírito Santo isso é a realidade ensinada pela sombra.

      Eu não prego nem contra a lei, nem contra o sábado.

      Toda a lei é cumprida pelo Espírito e nós e não por nosso esforço.

      Excluir
    6. Quanto ao Sábado, você disse:

      "O sábado é santo porque ,não somente da testemunho de que o o pecado está tendo dominio sobre o povo, mas também da testemunho do que Jesus faria pelo povo que era transgressor da lei..."

      Não sei aonde na Bíblia diz isso!! =O

      “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”. (Gênesis 1:31 RA).

      “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”. (Gênesis 2:1-3 RA).

      “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”. (Lucas 4:16 RA).

      “No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. (Atos 16:13 RA).

      “Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras”. (Atos 17:2 RA).

      “E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos”. (Atos 18:3-4 RA).

      “E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”. (Atos 18:11 RA).

      “Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento”. (Lucas 23:54-56 RA).

      “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR”. (Isaías 66:22-23 RA).

      “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12 RA)”

      “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. (Atos 5:29 RA).

      “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15 RA).

      Excluir
    7. Outra coisa: Felipe, eu não sei se você sabe, mas na bíblia, os feriados/festivais também eram chamados de "sábados"! É irrecusável que a Bíblia chama de ‘sábados’ estes dias festivais, que nada tinham a ver com o descanso semanal, ou o sábado do decálogo. Estes sábados cerimoniais estavam no livro de Moisés, e não nas tábuas dos Dez Mandamentos, que só mencionam o sábado do sétimo dia, comemorativo da criação: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus, a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou” (Êxodo 20:11)
      Os sábados festivais foram instituídos no Sinai, após a entrega da Lei de Deus, ao passo que o sábado semanal o foi na criação (Gên. 2:2, 3) e incorporado na lei moral, precedido de um imperativo ‘Lembra-te’. Não pode haver confusão.

      Além disso, a própria Bíblia estabelece uma linha divisória entre eles, no verso 38, de modo a não deixar dúvidas: ‘ESTAS SÃO AS FESTAS DO SENHOR INDEPENDENTEMENTE DOS SÁBADOS DO SENHOR’ [veja: Levítico 23:37-38]

      Sobre o texto de Colossenses 2:16 e 17: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir, porém o corpo é de Cristo”. Simples:

      a) Este ‘sábados’aí estão associados a dias de festa e Lua nova, que eram solenes festividades nacionais JUDAICAS, ou feriados FIXOS. Ora, o sábado do decálogo não tem esta natureza. Não era festivo e nem típico.

      b) Estes sábados estão incluídos entre instituições que eram ‘sombras das coisas futuras’ – prefigurações de FATOS QUE ESTAVAM PARA VIR. O sábado do decálogo [Lei Moral, Dez Mandamentos, etc.] é comemorativo DE UM FATO PASSADO: A CRIAÇÃO. Não era sombra de coisas futuras. Sem dúvida, o texto se refere aos sábados cerimoniais”

      Excluir
    8. Gabriel tem muita coisa na bíblia que vc não sabe pq sua denominação não te ensina.

      As duas tábuas de pedra são chamadas tbm de tábuas do testemunho, a arca tbm é chamada de arca do testemunho, o véu da separação do templo tbm era chamado de véu do testemunho e o templo era chamado de tabernáculo do testemunho. O que tudo isso testemunhava?

      Jesus guardou o sábado, Jesus guardou as festas, Jesus até mandou que um curado fosse oferecer sacrifício no templo. Tudo isso pq Jesus nasceu sob a lei e para que Ele nasceu sob a lei?

      mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
      PARA RESGATAR OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI, a fim de recebermos a adoção de filhos.
      Gálatas 4:4-5

      Jesus nasceu debaixo da lei JUSTAMENTE PARA resgatar os que estavam debaixo da lei.

      Paulo ia nas sinagogas para mostrar pelas escrituras que Jesus era o Messias, porém quando Paulo volta suas pregações para os gentios, os relatos sobre a ida deles nas sinagogas aos sábados desaparecem.

      Citar Isaías 66 para defender a guarda física do sábado é contra vc mesmo, pq nesse texto fala sobre as luas novas que vc não guarda.

      Citar apocalipse 14 tbm é totalmente sem sentido, até pq se a carne que faz pecar e os que estão em Cristo não estão na carne, mas no Espírito, não estamos assim guardando os mandamentos?

      Posso citar aqui Paulo tbm

      E nós, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles em Trôade, onde nos detivemos sete dias.
      Atos 20:6

      Porque Paulo havia determinado passar ao largo de Éfeso, para não se demorar na Ásia; pois se apressava para estar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se lhe fosse possível.
      Atos 20:16

      Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
      Atos 18:21

      Durante as festas os judeus peregrinavam para Jerusalém para celebrea-las, e Paulo fez isso.

      É claro que sei que as festas tbm eram chamadas de sábado, até pq a palavra sábado significa descanso e não sétimo dia da semana.

      Não faz parte da bíblia sábado cerimonial ou lei cerimonial isso é uma invenção adventista que tem arrebatado muitos. E lei escrita no livro ou lei escrita na pedra ambas são lei de Deus e lei de Moisés pois elas são sinônimas na bíblia.

      Há um só legislador:

      Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará.
      Isaías 33:22

      Jesus disse:

      Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?
      João 7:19

      Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
      Marcos 7:10

      Nas tábuas dos dez mandamentos estava o sábado junto com outras obras da carne, ou seja, os 10 mandamentos e o sábado foi feito para quem vivia na carne, mas como diz Paulo nós não estamos na carne, mas no Espírito.

      Os sábados de festas foram instituidos no Sinai? Será?

      E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
      Êxodo 5:1

      E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
      Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.
      E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.
      Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.
      Êxodo 12:14-17

      Excluir
    9. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?
      Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
      E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o SENHOR ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.
      Êxodo 12:26-28

      Como vc viu, é incorreto afirmar que as festas foram estabelecidas no sinai, muito menos afirmar que o sábado do sétimo dia foi estabelecido como mandamento na criação. A unica coisa que diz é que Deus descansou no dia sétimo, mas não foi dado como mandamento, ate pq o descanso de Deus não é fisico, e as realidades espirituais foram ensinadas através de aspectos físicos na antiga aliança, é tudo uma sombra e não realiadade. O povo quando foi libertado do Egito não era o Egito mas o pecado, quando o Deus derrotou faraó não era o Faraó, mas satanás. Moisés tipifica Cristo como mediador entre Deus e os homens, o nascimento de Isaque não foi natural, mas segundo o Espirito da mesma forma como foi Jesus e da mesma forma acontece conosco que cremos em Jesus que nascemos de novo do Espírito como Isaque e não da carne como Ismael. O sacrifício que Abraão faria de Isaque seu filho tipifica o sacrifício de Cristo, onde Deus entregou seu filho para salvar o mundo.

      Pq quem peca tem que morrer, Jesus não pecou, mas se fez pecado por nós.

      Aquele que crê em Jesus guarda o sábado, as festas e toda a lei pelo Espírito e não pela sombra. Hebreus fala que nós que temos crido entramos no descanso DE DEUS, e isso até os adventistas sabem.

      veja:

      Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
      Hebreus 4:10

      Aquele que entrou no repouso DE DEUS, descansa como Deus descansou vc entende isso?

      Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso;
      Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
      Hebreus 4:3-4

      Quem crê em Jesus esta no descanso do sétimo dia de Deus.

      Dividir a lei em lei moral e lei cerimonial é uma tremenda heresia, e mesmo assim, se existe uma lei moral ela foi feita para os imorais.

      Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
      Colossenses 2:16-17

      Dizer que a palavra sábados significa as festas chega a ser desonesto com a interpretação sadia dos textos.

      Pq esta escrito DIAS DE FESTA, lua novas ou dos sábados, já é mencionado dias de festa, portanto, atribuir a palavra sábados aos dias de festa demonstra o desespero dos adventistas para com essa passagem e interpretam dessa maneira e mesmo assim engana multidões.

      Tudo isso é sombra do corpo de Cristo, pq todo o corpo tem uma sombra e isso é sombra do corpo de Cristo que é a Igreja que representa Israel restaurado.

      “o sábado semanal é referente ao passado, como um memorial da criação, e os outros sábados, de Cl 2:16-17, são “sombras das coisas que haviam de vir, sendo referentes ao futuro”.

      O problema com esse outro argumento é que as festividades, as solenidades judaicas, também eram relacionadas ao passado.

      Por exemplo, a festa dos pães asmos, relembrava a libertação do Egito (Êx.12:17); e a festa dos tabernáculos (barracas) também se referia ao tempo que o povo viveu em barracas depois de ser libertado da escravidão.(Lev 23:42-44).
      Ou seja, tanto as festas anuais, como o sétimo dia da semana, contém referenciais no passado.

      Excluir
    10. Estavamos falando sobre a lei e a graça, mas o assunto ficou em torno do sábado, isso pq vc não faz parte da denominação adventista de Deus ou adventista de Jesus, ou ainda adventista dos 10 mandamentos, e sim adventista do sábado.

      Os adventistas criaram toda uma doutrina mentirosa quase tudo em torno do sábado, são tantas mentiras que não da para falar sobre tudo. Eu sinceramente não sei como alguém consegue ser adventista e o adventismo não se sustenta pelas escrituras como eu já mostrei e isso é fato!

      Excluir
    11. Felipe, o que você me mostrou foram opiniões! =] Passagens bíblicas interpretadas de forma "diferente", somente! - Você afirmar que os adventistas não se sustentam pela Palavra de Deus é injusto, já que até agora eu só citei as Escrituras. Até o presente momento, você não me apresentou nenhuma evidência bíblica para sustentar suas opiniões, você me mostrou uma "teologia" diferente e sem base bíblica e histórica. Você citou versos bíblicos isolados de seus contextos, para dizer que a Lei foi "abolida", ou melhor, que a guardamos de forma "espiritual", de uma forma que eu, sinceramente, não entendi! o.O' É claro que é de uma forma espiritual, entretanto, isso significa que você deve matar, roubar, adulterar, ser idólatra, ou não se lembrar e descansar do/no Senhor no Sabbath?! O fato da Lei não nos julgar, não significa que ela deixou de existir, pois o pecado ainda existe SIM! Jesus Cristo venceu o pecado, mas você pode ver no seu dia-a-dia, que o pecado ainda existe no Universo! Por acaso Lúcifer e seus anjos foram destruídos? Por acaso os homens deixaram de pecar, somente porque Jesus morreu na cruz?! O que é diferente agora é que temos um "advogado", um "intercessor", Alguém digno para nos salvar, pois ele tomou o nosso lugar e venceu a morte eterna, dando-nos a chance de uma vida eterna! Entretanto, nós ainda somos LIVRES para decidirmos o caminho de nossas vidas! Se vamos aceitar essa salvação, ou se vamos nos perder!!

      Uma coisa que acho que você não sabe: existe uma diferença em você ser um PECADOR (um fato) e ser um PECAMINOSO (alguém que pratica o pecado sem arrependimento) - Todos somos pecadores sim! Mas podemos, graças à Jesus e a influência do Espírito Santo, lutarmos contra o pecado e o mal! - A LEI de Deus apenas demonstra aonde está o nosso erro. Pois eu te pergunto: Sem Lei, como eu vou saber o que é pecado ou o que não é? - Você acha que antes do pecado, no Céu, antes do homem, já não existia uma "Lei" que regia o Universo?! O caráter de DEUS sempre foi o mesmo! DEUS É IMUTÁVEL! Lúcifer questionou o caráter de Deus, uma "Lei Espiritual" sempre existiu, assim como o Livre-Arbítrio de você obedecer ou não ao Deus Criador. Antes do pecado, essa "Lei" era uma questão de "submissão" e amor que todas as criaturas de Deus deveriam ter/ser. Lúcifer questionou a liberdade dos seres criados, e achou-se no direito de ser "como Deus". Com outras palavras, ele "quebrou" uma Lei natural do universo: Deus é o único digno de adoração. No contexto humano, o caráter de Deus também permanece, porém, sua "lei" é "adaptada" as necessidades humanas. Por que você acha que os 10 MANDAMENTOS é necessário para a raça humana?! Porque Deus sabe que os homens fariam exatamente o que Deus nos orienta a não fazer.

      Excluir
    12. No que realmente consistiu o pecado de Adão? Ele rompeu o relacionamento com Deus fundamentado no amor, na harmonia e na confiança.

      Adão e Eva, ao serem criados, tinham conhecimento da lei de Deus; estavam familiarizados com os reclamos da mesma relativamente a si; seus preceitos estavam escritos em seu coração.

      Deus não pode mudar o cronograma planejado porque a Sua onisciência determina a sua imutabilidade “Desde o começo eu anuncio o que vai seguir, desde o passado, o que não está ainda executado. Eu digo: ‘Meu desígnio subsistirá, e tudo o que me agrada, eu o executarei”. – Is. 46:10

      A extensão do pecado: A universalidade do pecado é estabelecida a partir de declarações diretas das Escrituras.

      (1 Reis 8:46) Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque)
      (Salmo 14:3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
      (Eclesiastes 7:20) Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque.
      (Romanos 3:10) como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
      (Romanos 3:23) pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

      Realmente, acabamos falando sobre o Sábado (Sabbath) - afinal, é um assunto que é inevitável, pois estamos falando dos 10 MANDAMENTOS e não dos 9 ! ;)

      Excluir
    13. Veja que interessante: Paulo, em seu arrazoado, descrevendo de modo dramático a guerra espiritual e sua condição de escravo do pecado, culmina com o argumento da única solução: “Pois eu me comprazo na lei de Deus, enquanto homem interior, mas em meus membros descubro outra lei que combate contra a lei que a minha inteligência ratifica; ela faz de mim o prisioneiro da lei do pecado que está em meus membros. Infeliz que eu sou! Quem me livrará desse corpo que pertence à morte? Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! Eis-me, pois, ao mesmo tempo sujeito pela inteligência à lei de Deus e pela carne, à lei do pecado”. – Rom. 7: 22-25

      “Lei de Deus e Lei do pecado” – Paulo declara francamente que em sua inteligência ratifica a lei de Deus como a norma para a sua conduta, mas em seus membros descobre outra lei que o faz prisioneiro da lei do pecado. A lei de Deus determina um modo de conduta que é combatido pela lei do pecado que determina outro modo.

      Intelectualmente Paulo se comprazia na lei de Deus e o declara de maneira enfática: “Com a mente sou escravo da lei de Deus”, mas o poder do maligno o dominava de tal modo que a prática contradizia a sua teoria: no espírito anelava viver os princípios da lei moral, mas o maligno o fez escravo do pecado com tal poder, que na carne, o fazia praticar o pecado. Como praticava o pecado, estava separado e em desarmonia com Deus. A lei moral acusava o seu pecado e o declarava morto espiritualmente e condenado à morte física. Como escapar dessa situação de morto espiritual e condenado à sentença física fatal? Só uma alternativa: a graça de Deus por meio de Cristo Jesus.

      PENSE – “Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não ninguém que faça o bem, não há nenhum sequer”. – Rom. 3:12

      Como você diz que não "pecamos" ou não necessitamos da LEI MORAL DE DEUS, que é ESPIRITUAL?!

      EU TE PERGUNTO: A LEI DOS 10 MANDAMENTOS APONTAVAM PRA JESUS?! o.O' Eram "sombras"?! Então tudo sobre o que essa LEI diz, não existe mais?! O Universo está sem pecado agora, pelo fato de Jesus ter morrido na cruz?! - Isso é incoerente com o que a Bíblia fala, pois ela aponta que o mal será destruído definitivamente, no futuro! Afinal, Lúcifer vive, demônios ainda existem, pessoas ainda morrem, matam, roubam, cobiçam e etc...! Ou isso não acontece?!

      Agora, você dizer que essa "divisão" de LEI MORAL E LEI CERIMONIAL não existe, e que foi invenção dos adventistas, é como se você nunca tivesse estudado a bíblia nem a cultura judaica/cristã!

      É tudo MUITO CLARO: É só você perceber quais festas, rituais, leis, sacrifícios, tradições apontavam para JESUS CRISTO, prefiguravam a ELE; e qual LEI é simplesmente a EXPRESSÃO DO CARÁTER E VONTADE DE DEUS! - PRONTO: eis aí a "DIVISÃO"! =]

      Excluir
    14. MORTE ESPIRITUAL – (Leia o texto em Pense) Paulo arrazoa que ele só conheceu o pecado porque a lei esclarece o que é pecado. Se a lei não dissesse que a cobiça é pecado, logo deixaria de ser pecado. Mas a cobiça é uma prática carnal que mata a relação espiritual de harmonia com Deus, portanto, é um ato contra Deus.

      Paulo fala como se fosse pagão vendido ao pecado, para dizer que antes de ter o conhecimento da lei moral, praticava toda a sorte de pecados e, contudo vivia. Como que dizendo: eu vivia no pecado, mas achava que tudo estava bem. Mas quando tomou conhecimento da lei moral, também tomou conhecimento do pecado e se deu conta que realmente estava morto, um morto espiritual, em conseqüência do pecado que o separou de Deus. Deu-se conta que fora enganado pelo pecado, que o induziu a praticar tudo o que a lei moral declara como mau e pecaminoso. Como pela lei moral, foi nele despertado o senso espiritual da realidade do pecado, que rompeu a sua relação com Deus, faz a categórica declaração: “a lei é santa, e o mandamento, santo e justo e bom”.

      Paulo levanta a pergunta: Acaso foi a lei moral, que é uma coisa boa, espiritual e santa que me matou. Absolutamente não. Mas o pecado contra o qual a lei moral adverte que é sobremaneira maligno e mortal, este causou a morte. A lei moral é o instrumento espiritual que determina a conduta no sentido de agradar a Deus, mas Paulo reconhece que a natureza humana é carnal, vendida à escravidão do pecado. Vivendo sob o domínio do pecado e com o conhecimento da lei moral, acusando o pecado, Paulo descreve a luta espiritual que se trava em sua mente. No espírito quer praticar o bem, mas a carne o seduz a praticar o mal.

      Excluir
    15. Desculpa postar tanto, mas é necessário! =P hehehe

      Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçaras. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque sem a lei está morto o pecado. Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo e justo e bom”. – Rom. 7:7-12.

      Excluir
    16. Analise bem esse texto: “Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum; pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte; a fim de que pelo mandamento se mostrasse sobremaneira maligno. Porque bem sabemos que a lei é 4espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado”. - Rom. 7:13 e 14.

      A morte espiritual determina a morte física. Deus declarou para Adão: “No dia em que dela comer, certamente você morrerá”. – Gen. 2:17 – NVI. Adão não caiu fulminado no momento em que comeu do fruto proibido. Em verdade, se assim acontecesse, ele muito provavelmente não cometeria o pecado de comer do fruto, pois antes teria encontrado Eva morta. Adão e Eva morreram espiritualmente rompendo o relacionamento de amor, harmonia e confiança com o seu Deus e Criador.

      Paulo assim argumenta sobre a morte espiritual como fruto do pecado: “E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso. Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não sou, pois fui vendido como escravo ao pecado”. – Rom. 7:13 e 14 – NVI.

      A lei é espiritual porque é fundamentada sobre princípios espirituais. Paulo declara: “De fato a Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom”. E, em outra parte: ”Portanto, o amor é o cumprimento da Lei”. – Rom. 7:12 e 13:10 – NVI. A lei é a base do relacionamento espiritual com Deus.

      Santidade, justiça, bondade e amor são atributos do caráter de Deus. E, Deus é espiritual. Quando Adão pecou, ele quebrou o relacionamento espiritual separando-se de Deus e, portanto, naquele momento morreu espiritualmente, demonstrando-o pelo ato de esconder-se de Deus.

      Para sermos libertos da morte física, precisamos ser ressurretos da morte espiritual. A ressurreição espiritual nos liberta da morte física, graças à morte substituta de Jesus.

      “Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça”. – Rom. 8:10 – NVI.

      “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados”. – Ef. 2:1

      Excluir
    17. SOBRE O SÁBADO, você disse:

      "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
      Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
      Colossenses 2:16-17

      Dizer que a palavra sábados significa as festas chega a ser desonesto com a interpretação sadia dos textos.

      Pq esta escrito DIAS DE FESTA, lua novas ou dos sábados, já é mencionado dias de festa, portanto, atribuir a palavra sábados aos dias de festa demonstra o desespero dos adventistas para com essa passagem e interpretam dessa maneira e mesmo assim engana multidões."

      VEJA BEM:

      a) ‘Vossos sábados’: “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para Mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os SÁBADOS, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. AS VOSSAS FESTAS da Lua Nova e as VOSSAS SOLENIDADES, a Minha alma as aborrece; já Me são pesadas; estou cansado de as sofrer” (Isaías 1:13-14).

      b) ‘Meus Sábados’: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no MEU SANTO DIA; se chamares ao sábado deleitoso e SANTO DIA DO SENHOR, DIGNO DE HONRA, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar os altos da Terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse” (Isaías 58:13-14).

      É lógico que quando Deus fala no texto acima (Isaías 1:13-14) “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para Mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os SÁBADOS, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene”, isso pode envolver o Sábado do quarto Mandamento, da Lei Moral, como qualquer outro dia; já que, nesse texto e contexto, está explícita a condenação ao culto hipócrita:

      Excluir
    18. “Pelo que, quando estendeis a mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos Meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça; repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas” (Isaías 1:15-17).
      Os judeus foram censurados severamente pelo próprio Jesus – em diversas ocasiões – por terem perdido de vista a beleza do sentido social, humanitário, da comunhão com Deus e com o próximo das quais o sábado do quarto Mandamento (chamado por Deus: “Meu santo dia”) está revestido.

      Ao perderem de vista toda essa beleza, nuances e significados (como perderam, também de vista o significado do ato de dizimar), o Sábado tornara-se para eles uma mera regra bíblica, um insosso e rotineiro preceito semanal.

      Excluir
    19. Felipe, é muito engraçado que, embora exista uma ÚNICA VEZ em que a palavra ‘dízimo’ aparece em o Novo Testamento, nós não precisamos fazer nenhum esforço para convencer aos pastores evangélicos e padres sobre a continuação da validade desta ordenança bíblica, mesmo após a morte de Cristo.

      No entanto, o sábado que aparece DEZENAS DE VEZES em o Novo Testamento – inclusive sendo observado pela virgem Maria e pelas outras santas mulheres que seguiam a Jesus, mesmo após a Sua morte (Lucas 23:54-56) – eles fazem todos os tipos possíveis e imagináveis de “malabarismos” tentando descredenciá-lo.

      Excluir
    20. Gabriel, pode escrever a vontade, eu li o que vc escreveu com calma. E eu não vou mais falar que a doutrina da sua denominação não se sustenta para que vc não se sinta ofendido.

      Não pense que eu prego contra a lei e contra o sábado pq vc viu que eu não sou. Eu sempre digo para as pessoas que a bíblia não pode ter contradições, portanto, temos que explicar todos os versículos, pq se nós consideramos a bíblia escritura inspirada ela tem que estar em pleno acordo.

      De fato a bíblia nos mostra que o nascido de Deus não peca, e é dessa forma que esta escrito nos manuscritos originais em grego.

      Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
      Qualquer que é nascido de Deus NÃO COMETE PECADO; porque a sua semente permanece nele; e NÃO PODE PECAR, porque é nascido de Deus.
      1 João 3:8-9

      Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus NÃO PECA; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
      1 João 5:18

      Eu acredito que nós que nascemos de novo pecamos porque queremos, sabemos estamos errados e mesmo assim o fazemos. Mas Espírito Santo nos convence do pecado, e para não pecar devemos manter nossa comunhão com Deus em oração. Não acredito que seja impossível não pecar.

      Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
      Mateus 26:41

      Na verdade, a lei continua a julgar os que estão vivos para o pecado, quem esta vivo para a lei esta vivo para o pecado e vice versa. Somente os que estão em Cristo que estão mortos para o pecado e para a lei. Vcs adventistas normalmente dizem que se a lei foi abolida agora podemos matar, furtar, adulterar... como se fosse um bunda lele total. Mas a lei não pode libertar o homem do pecado, portanto, com lei ou sem lei o homem permanece idolatra, homicida, ladrão e por ai vai. Como eu já disse, se a lei pudesse remover nossa tendência para o pecado, pronto! justificados seriamos pela lei, e o justo é o que vive pela lei e não pela fé.

      Como que recebemos o Espírito? pela fé, como nascemos de novo? pela fé, como temos a lei escrita no nosso coração? pela fé, como somos justificados? pela fé, como somos salvos? pela fé! e por ai vai.

      Tudo é pela fé, o justo vive pela fé, mas se ele recuar Deus não tem prazer nele.

      Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
      Hebreus 10:38

      Eu não vejo sentido existir uma pregação dos 10 mandamentos como fazem os adventistas, eles são transgressores de todos os mandamentos, sabem disso mas pregam que devemos guardar os 10 mandamentos.

      Sim! de fato devemos guardar os 10 mandamentos, mas ninguém guarda sem o Espírito logo a nossa pregação não deve ser em torno da lei e sim do novo nascimento. Devemos pregar o novo nascimento.

      Pq se prega a lei, vc prega um evangelho antropocêntrico, como se fosse possível o homem se libertar do pecado, mas se vc prega o novo nascimento vc prega um evangelho Cristocêntrico atribuindo a Jesus sua libertação do pecado.

      E se somos libertados do pecado por Cristo pq pregar ainda a lei? foi essa a pergunta que fiz no começo da nossa conversa. A lei mostra que somos pecadores diante de Deus, a lei da testemunho que o pecado tem domínio sobre nossa vida. Depois que o homem se reconhece pecador, pronto! já se foi a função da lei, a partir dai é com Cristo.

      Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
      João 5:45

      Quando Jesus morreu na cruz, não foi o fim do pecado em todo mundo automaticamente, mas sim nas vidas das pessoas que tiveram fé nEle.

      Excluir
    21. A lei mostra sim o que é pecado, mas nem tudo que é pecado esta escrito na lei, é o Espírito que convence o homem do pecado.

      A condenação da humanidade se deu em Adão, e por causa do fruto do bem do mal temos um a natureza contrária a vontade de Deus que é a carne. Se o homem crer em Jesus e viver com Jesus ele vivera pelo Espírito e sera salvo, mas se viver segundo a carne não vai ser salvo. Ou seja, todos estamos condenados, pela fé somos salvos. Somos livres para decidir o caminho e Jesus é o caminho.

      Os 10 mandamentos são necessários para revelar a natureza pecaminosa do homem, a lei não é feita para pessoas que não tem natureza pecaminosa. Se foi feita uma lei é pq o homem tinha tendência para praticar o que é errado diante de Deus, mas agora na nova aliança essa natureza é desfeita pelo Espírito que nos foi dado.

      Só existe um momento na bíblia que Deus diz que as suas leis estariam escritas no coração do homem que é no estabelecimento da nova aliança. Não é isso que diz a bíblia a respeito de Adão e Eva, contudo, eles praticariam sempre a vontade de Deus desde que não comessem o fruto do conhecimento do bem e do mal, pq eles sequer pensavam em praticar o que era mal aos olhos do Senhor.

      Todos os homens pecaram e estão destituídos da glória de Deus escreveu Paulo em Romanos 3 citando o salmo de Davi que vc citou, mas essa é a realidade para quem esta em Cristo? podemos dizer que em Cristo estamos destituídos da glória de Deus? o que representa o véu do testemunho se rasgando de alto a baixo?

      Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
      E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
      Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
      2 Coríntios 5:17-19

      Agora veja:

      Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
      Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
      Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à LEI DO PECADO.
      Romanos 7:23-25

      Não se pode servir a dois senhores. Paulo quando escreveu não dividiu a sua carta em capítulos e continuando vemos:

      Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, ME LIVROU DA LEI DO PECADO e da morte.
      Romanos 8:1-2

      Ou seja, em Cristo estamos livres da lei do pecado

      Excluir
    22. Veja como Paulo escreve parecido:

      Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
      Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
      Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
      Gálatas 5:16-18

      Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
      Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
      Romanos 8:13-14

      Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
      E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
      De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
      Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
      Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
      Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
      Romanos 7:15-20

      De fato não precisamos da lei dos 10 mandamentos para nada, quem precisa dela são os que não se reconhecem como pecadores, o que importa mesmo é a lei escrita no coração homem pelo dedo de Deus, a lei escrita na pedra é chamado de ministério da morte não pq ela seja ruim, mas pq ela não pode fazer nada pelo homem a não ser revelar sua desgraça, vc acha que a lei pode libertar o homem do pecado, é isso?

      Veja nessa parabola de Jesus o uso incorreto da lei e o uso correto da lei.

      E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
      Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
      O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
      Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
      O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
      Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
      Lucas 18:9-14

      Somos justificados pela fé naquele que justifica. A lei é para revelar nossa incapacidade de agradar a Deus, e o publicano quebrantou o coração diante de Deus, é assim que nos é dado o seu Espírito e ficamos sujeito a lei.

      A lei dos 10 mandamentos era o testemunnho que o pecado estava tendo domínio sobre o homem, as duas tábuas foram colocadas dentro da arca e sobre a arca se ofereciam os sacrificios pelos pecados, e se tem sacrificios pelos pecados significa o que? que a lei estava sendo transgredida, os sacrificios não só testemunhava que Jesus faria por nós, mas tbm revelava que o homem era escravo do pecado senão os sacrificios não precisariam mais ser oferecidos, se o homem fosse liberto do pecado pelos sacrificios de animais, é exatamente isso que mostra Hebreus 10

      O véu do testemunho ou o véu da separação logicamente separava o homem de Deus, e nada separa o homem de Deus senão o pecado.

      Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça
      Isaías 59:2

      E todo tabernáculo do testemunho ou templo testemunhava essas coisas vc consegue entender?

      Excluir
    23. Eu vou postar um texto aqui que se chama, os testemunhos do tabernáculo que mostra isso detalhadamente e vc verá que Deus não queria nem se agradava se sacrificios pelos pecados, não quis que existisse o sacerdócio levítico e outras coisa mais.

      Toda a lei apontava para Jesus, a pratica física dessas coisas: festas, lua nova, e o sábados não tinham valor nenhum contra o pecado, isso não pode libertar o homem do pecado.

      Vc pode dividir a lei, mas a bíblia não faz isso. A lei pode mostrar qual deve ser nossa conduta, mas ela não conduz o homem a seguir esse caminho, não faz sentido pregar a lei que mostra o pecado e sim Jesus que te liberta dele.

      E vc acha que Deus depende da bíblia para santificar o seu povo? Paulo pregou as gentios em um contexto que não existia bíblia, so tinha o antigo testamento, mesmo assim em posse dos judeus e os gentios não tinham entendimento disso.

      Paulo pergunta se a lei é pecado, pq ele disse que estamos mortos para o pecado e depois mortos para lei. Pq lei e pecado andam juntos, pq a lei fala a respeito do pecado e se vc morre para um inevitavelmente morre para o outro.

      Em relação a morte espiritual que vc mistura com a morte física falaremos mais adiante quando eu postar aqui sobre o apocalipse.

      Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

      O corpo esta morto se referindo a natureza pecaminosa e não o corpo que usamos para viver nesse mundo, e o espírito esta vivo pela fé ou por causa da justiça.

      O corpo físico para nada se aproveita

      O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
      João 6:63

      Paulo chama nosso corpo físico de tabernáculo, e nesse tabernáculo que habita o Espirito de Deus na nova aliança e não mais no tabernáculo do testemunho ou o templo como era na antiga aliança.

      Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
      E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;
      2 Coríntios 5:1-2

      Esse versículo desfaz a ideia de uma vida eterna em uma ''terra renovada'', mas reforça a vida eterna no reino dos céus como prometeu Jesus.

      Meus sábados, e vossos sábados não faz nenhuma diferença, e Paulonão cita nem uma expressão nem a outra no texto de colossenses.

      Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
      João 15:23

      Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
      João 10:37

      E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Mateus 23:9

      Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
      Mateus 6:14

      Tbm não existe diferença entre meu pai e vosso pai nessas passagens.

      Vc percebe que o sábado nunca pode liberar o homem do pecado, e vc tbm reconhece que quem crê em Jesus esta no descanso do sétimo dia.

      Depois eu falo mais sobre o cumprimento espiritual da lei, e tbm falo sobre o dízimo.

      Excluir
    24. Hey Felipe! =]

      Você disse:

      "Gabriel, pode escrever a vontade, eu li o que vc escreveu com calma. E eu não vou mais falar que a doutrina da sua denominação não se sustenta para que vc não se sinta ofendido."

      Fica tranquilo cara, hahahahaha eu jamais ficarei ofendido com nada! =] Essa não é a intenção da nossa conversa e nunca será. Se em algum momento você se sentir ofendido por algo, me perdoe, e sinta-se à vontade em me dizer! Minha intenção aqui é somente conversar sobre a Palavra de Deus e defender uma convicção que é atacada nesse blog! ^^

      Bom, eu concordo plenamente com você, quando você diz que os preceitos do Senhor, ou seja, Sua vontade, estão impressas em nossos corações, e que a "LEI" não nos condena! Pois é isso mesmo que a Bíblia diz!!

      Cito novamente essa passagem:

      A lei é espiritual porque é fundamentada sobre princípios espirituais. Paulo declara: “De fato a Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom”. E, em outra parte: ”Portanto, o amor é o cumprimento da Lei”. – Rom. 7:12 e 13:10 – A lei é a base do relacionamento espiritual com Deus.

      Eu insisto num ponto tbm:

      Santidade, justiça, bondade e amor são atributos do caráter de Deus. E, Deus é espiritual. Quando Adão pecou, ele quebrou o relacionamento espiritual separando-se de Deus e, portanto, naquele momento morreu espiritualmente, demonstrando-o pelo ato de esconder-se de Deus.


      Excluir
    25. Sobre Romanos 7:8-11:

      Porque sem lei está morto o pecado: é óbvio, sem lei é impossível haver transgressão, portanto, também é impossível haver pecado, pecador, etc., mas não é impossível haver conseqüências do que se faz. Veja bem, se no Brasil não fosse proibido matar, não haveria assassinos, mas morte haveria de qualquer forma. Entende? Não existiria algo que mostrasse/dissesse que ser assassino é errado.

      Felipe, preciso REAFIRMAR isso pra você: A LEI NÃO PODE SALVAR NINGUÉM! A Lei não pode fazer nada por ninguém, isso não existe!! SOMENTE JESUS pode nos dar salvação! E somente COM ELE (JESUS), podemos guardar Seus preceitos, Seus Ensinamentos - Seus MANDAMENTOS ! - A Lei só nos serve pra mostrar o que é pecado, nada mais! Cumpri-la é IMPOSSÍVEL para o homem que não tem a graça de Jesus, ou seja, que não O aceita! Somente com a ajuda de Deus podemos ser fiéis!

      Fico aguardando suas observações sobre o cumprimento espiritual da lei, e tbm falo sobre o dízimo.

      =]

      Excluir
    26. Vcs concordam que a lei não salva ninguém, mas vcs usam a lei como instrumento de santificação.

      Deus que santifica o homem, Deus que nos faz guardar seus mandamentos, pelo que vi vc entendeu isso, todos guardamos os mandamentos pelo Espírito que habita em nós, e guardando os mandamentos poderemos entrar na vida. Se os adventistas pensam que devemos ter fé, mas tbm guardar os mandamentos por nós mesmos então somos co-participantes da nossa salvação pois eu fui salvo pq eu tive fé em Jesus e guardei os mandamentos, porém se eu tenho fé e me coloco como o publicano como transgressor de todos os mandamentos, Deus me santifica pelo seu Espírito pq sem Jesus nada podemos fazer.

      Mas se a lei nada pode fazer fazer contra o pecado que esta entranhado na nossa natureza, pq pregar a lei? só o Espírito que nos santifica, e outro detalhe é que hoje em dia todos tem acesso a bíblia, mas nem sempre foi assim.

      Não pense que Deus depende da bíblia para santificar seu povo, Deus não depende de nada. Na nova aliança o relacionamento com Deus é em espírito e não na velhice da letra.

      Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
      Romanos 7:6

      Não digo que a bíblia seja inútil, pelo contrário, é muito útil. Mas Deus tbm é Deus dos analfabetos, dos pobres, dos estão perto, dos que estão isolados.

      Jesus nunca disse que deveriamos ler a bíblia, Jesus nunca disse para fundarmos denominações.

      Não que seja errado congregar em alguma denominação. Perceba que eu falo denominação e não Igreja, pq Igreja só tem uma que é o corpo de Cristo, e todos os que crêem são membros do corpo de Cristo.

      O fato de existir uma lei mostrando o que não deve fazer como vc citou do assassinato, já mostra que o homem tem tendência para praticar essas coisas, por isso a lei não é feita para o justo e sim para o injusto. O que acontece é que Deus remove de nós essa tendência para praticar essas coisas por isso morremos para a lei e para o pecado. Se vc fala que eu não guardo o sábado físico e sou pecador, basta eu guardar o sábado que eu ME LIBERTO do pecado, faz sentido isso? a guarda do sábado físico tem valor contra o pecado? não, não tem valor contra o pecado. Sem contar que o descanso físico não tem nada a ver com o descanso de Deus. Deus é Espírito, e se Deus é Espírito como é seu descanso?

      Vcs adventistas normalmente dizem que a circuncisão foi abolida, as festas foram abolidas, mas isso é errado. A circuncisão esta em vigor e as festas tbm estão. é claro que o cumprimento físico dessas coisas não tem valor nenhum pq não representam a realidade que é espiritual e sim as sombras que são físicas. Pq tudo aquilo que é físico é passageiro, mas o Espiritual tem perpétuo fundamento.

      Gabriel, medite nos testemunhos do tabernáculo abaixo.

      Excluir
    27. As duas tábuas de pedra, eram tbm chamadas de tábuas do testemunho

      A arca tbm era chamada de arca do testemunho

      O véu da separação tbm era chamado de véu do testemunho

      E tudo isso esta dentro do tabernáculo do testemunho que era o templo.

      E o que tudo isso testemunhava?

      Vc sabia que Deus não queria que os 10 mandamentos fossem parar em tábuas de pedra? e que o fato de parar em tábuas de pedra não significa coisa boa?

      Vc sabia que Deus não queria que existisse o sacerdócio levítico?

      Vc sabia que Deus não queria nem se agradava de sacrifícios pelos pecados?

      Todas essas coisas vou te falar agora, pois é necessário que vc exercite sua mente nos testemunhos do tabernáculo.

      As duas tábuas de pedra tinham gravados os pecados do homem, logo as tábuas do testemunho testemunhava o pecado do homem.

      Sobre o propiciatório da arca do testemunho se realizavam os sacrifícios pelos pecados, portanto a arca do testemunho testemunhava o pecado do homem, e tbm dentro da arca estavam as duas tábuas de pedra, chamadas de tábuas do testemunho, a vara de Arão de floresceu e o pote de ouro com maná.

      E todas essas coisas testemunhavam: O PECADO HOMEM.

      O pote com maná testemunhava a murmuração do povo no deserto quando saiu do Egito, veja:

      E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
      Êxodo 16:3

      E amanhã vereis a glória do SENHOR, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o SENHOR. E quem somos nós, para que murmureis contra nós?
      Êxodo 16:7

      E a vara de Arão que floresceu tbm testemunhava a murmuração do povo. Arão e Moisés eram da tribo de Levi. E Deus havia separado os levitas para o sacerdócio, mas esse não era o propósito inicial de Deus.

      Antes de falar sobre isso, vc tem que saber que o desejo de Deus era que todas as 12 tribos fossem um reino de sacerdotes.

      e vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
      Êxodo 19:6

      Mas devido aquele episódio do bezerro de ouro, somente os filhos de Levi se arrependeram.
      veja:

      Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.
      Êxodo 32:26

      Foi a partir dai que Deus separou os levitas para o sacerdócio, mas esse não era o seu desejo inicial.

      O povo murmurou e queria participar do sacerdócio, não vou entrar em detalhes sobre a vara de Arão que floresceu, vou só te mostrar que a vara que foi colocada na arca do testemunho, e testemunhava o pecado da murmuração do povo.

      veja:

      Então o SENHOR disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão. Números 17:10

      Então vc já percebeu que tanto as tábuas do testemunho e a arca do testemunho com tudo o que tinha dentro dela testemunhava o pecado do povo:

      O véu da separação ou o véu do testemunho dispensa comentários, separava Deus dos homens, até o mais santo dos sacerdotes portanto o véu do testemunho testemunhava:
      O PECADO DO HOMEM.

      Logo se sabe que todo o templo ( tabernáculo do testemunho ) testemunhava o pecado do homem, pois nele tinha todas essas coisas que eu te falei inclusive os sacrifícios pelos pecados e o sacerdócio Levítico. Os judeus não sacrificam mais unicamente pq o templo foi destruído.

      E Jesus não profetizou a destruição do tabernáculo do testemunho em Mateus 24:1-2 sem motivo, e quando Jesus morreu na cruz o véu do testemunho tbm não se rasgou sem motivo. Tudo isso tem relação com o apocalipse, mas isso é outro assunto.

      E Deus não queria nem se agradava de sacrifícios pelos pecados.

      Excluir
    28. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;
      Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
      Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
      Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
      Hebreus 10:5-9

      Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
      Salmos 40:6

      Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
      Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
      Salmos 51:16-17

      Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
      Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.
      Oséias 6:6-7

      e o principal!!! Jeremias 7.

      Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne.
      PORQUE NUNCA FALEI A VOSSOS PAIS, NO DIA EM QUE OS TIREI DA TERRA DO EGITO, NEM LHES ORDENEI COISA ALGUMA ACERCA DE HOLOCAUSTOS OU SACRIFÍCIOS.
      Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
      Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante.
      Jeremias 7:21-14

      Vc percebe que os sacrifícios pelos pecados além de revelar o que Jesus faria por nós, tbm testemunhava que o pecado ainda tinha domínio sobre o povo? pq se os sacrifícios de animais removessem nossa natureza pecaminosa herdada de Adão, os sacrifícios não deixariam de ser oferecidos?

      Os sacerdotes tinham que queimar sacrifícios diários que davam testemunho que o pecado tinha domínio sobre o povo certo?

      Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.
      Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados,
      porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.
      Hebreus 10:2-4

      Mas o sacrifício de Jesus santifica o homem!

      É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.
      Hebreus 10:10

      Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados;
      Hebreus 10:11

      Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.
      Hebreus 10:14

      E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades.
      Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado.
      Hebreus 10:17-18

      Sacrifícios pelo pecado acabou, pois somos santificados pela fé em Jesus. Ou seja, já da para perceber que lei cerimonial e lei moral é uma mentira pois se vc fala que eu tenho que guardar os 10 mandamentos significa que o pecado ainda tem domínio sobre mim, e se o pecado ainda tem domínio sobre mim se faz necessário um sacrifício pelo meu pecado, e se eu creio em Cristo, que é o sacrifício perfeito, mas mesmo assim preciso guardar os 10 mandamentos, ou seja, o pecado ainda tem domínio sobre minha vida; significa que o sacrifício de Jesus não foi perfeito, não santificou e não me aperfeiçoou para sempre como diz o texto bíblico. E tudo uma lei só, esta tudo conectado, não tem como separar.

      Excluir
    29. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,
      isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois UM NOVO HOMEM, assim fazendo a paz,
      Efésios 2:14-15

      Deus não criou um novo homem ainda sujeito a natureza pecaminosa, Deus libertou o homem do pecado, somos novas criaturas.

      ''Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...'' Gálatas 2:20.

      Que cristo é esse que vive em vc que não te liberta do pecado?

      Então, tábuas do testemunho, arca do testemunho, pote de ouro com maná, vara de arão que floresceu, véu do testemunho, tabernáculo do testemunho, sacerdócio levítico, sacrifícios pelos pecados tudo isso testemunhava que o pecado tinha domínio sobre o povo, vc entende isso?

      E os 10 mandamentos foram parar em tábuas de pedra pq representava a dureza do coração do homem, era o coração de pedra do homem, sinônimo de incredulidade, falta de fé. As escrituras falam muito sobre isso.

      Na profecia da nova aliança em Ezequiel diz:

      E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne O CORAÇÃO DE PEDRA, e vos darei um coração de carne.
      E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
      Ezequiel 36:26-27

      E Paulo tinha isso em mente quando escreveu:

      Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
      2 Coríntios 3:3

      Deus sempre quis que suas leis fossem parar na tábuas do coração, mas isso só se manifestou na nova aliança.

      Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu CORAÇÃO guarde os meus mandamentos.
      Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
      Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na TÁBUA DO TEU CORAÇÃO.
      Provérbios 3:1-3

      Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde DENTRO DE TI os meus mandamentos.
      Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
      Ata-os aos teus dedos, escreve-os na TÁBUA DO TEU CORAÇÃO.
      Provérbios 7:1-3

      Quando foi escrito esses provérbios, o autor sabia que os mandamentos estavam em tábuas de pedra, mas veja que ele cita tábuas do coração.

      Da mesma forma a circuncisão tbm é do coração na nova aliança e não na carne.

      Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
      Romanos 2:29

      Porque a circuncisão somos nós, que SERVIMOS A DEUS EM ESPIRITO, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
      Filipenses 3:3

      Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.
      Colossenses 2:11

      E Deus sempre quis que fosse assim, desde a antiga aliança:

      E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
      Deuteronômio 30:6

      Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz. Deuteronômio 10:16

      Depois volto a falar aqui sobre o tabernáculo de Davi - Atos 15:16.

      Excluir
  19. Felipe,

    Mas o que disse aí anula de Observamos OS 10 MANDAMENTO Hoje ? Incluindo o 4 ?

    ResponderExcluir
  20. Pra Vocês que não Guardam os 10 Mandamentos .

    .A Lei Moral e o Juízo.

    As Escrituras ensinam a realidade de um juízo Final PORVIR(Mt 12:36,37; Rm 14:10-12; 2Co 5:10). Embora a salvação seja pela fé na morte de Cristo sobre a Cruz, o Juízo se baseia na Lei: "Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser jugados pela a Lei da liberdade." (Ti 2:12.)

    A lei julga em 2 etapas. No presente, condena os malfeitores como Transgressores da lei (Ti 2:9); no futuro os condenará como pecadores ( v. 11, 12 ). O dia do juízo sera tempo de "castigo" (2Pe 2:9) e "destruição" dos Ímpios (2Pe 3:7). Mas um tempo de libertação e vindicação para os que permanecem fiéis a Deus (1Jo 4:17).

    Uma pessoa pode perder a liberdade de 2 maneiras: violando a lei ou considerando as obras da lei como justiça própria, deixando assim de ser justificado (Gl 2:16). Contudo, a escravidão não provem da lei. Escravidão é consequência a submissão ao Pecado (Rm 6:16-19). Tiago apresenta o decálogo como "uma lei real", uma "lei de liberdade", a norma do Juízo Final (Tg 2:8-12). A vindicação no juízo não provém de Obras, mas de Misericórdia, por a "misericórdia triunfa sobre o Juízo" (v 13).

    SEM A AMOROSA MISERICÓRDIA DE CRISTO, ACEITA EM FÉ E GRATIDÃO, NINGUÉM PODE SER SALVO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo dia, todo aquele que crê em Jesus ja cumpre o sábado pela fé, pq vcs adventistas dizem que a circuncisão foi abolida, as festas foram abolidas o que não é verdade, na verdade todos nós que cremos em Cristo somos circuncidados no coração pelo Espírito, guardamos as festas e os sacrifícios pq tudo isso era estatuto perpétuo que se cumpriu perpetuamente em Jesus.

      A suposta ''lei moral''

      A bíblia ao contrario do que vc afirma diz que toda a humanidade foi condenada em Adão pq passamos a ter em nós uma natureza pecaminosa que sempre será contrária a Deus

      E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
      Romanos 5:16

      Então os 10 mandamentos não pode fazer nada em relação a essa condenação que se deu em Adão, a única forma é crendo em Jesus e recebendo do seu Espírito e assim somos selados para a salvação. Pq é o Espírito que remove nossa tendência para o pecado, portanto se guardamos os mandamentos é pq temos o Espírito que mortifica a carne.

      Vc fala dos transgressores da lei como se vc fosse perfeito diante de Deus. Ora, se vc se reconhece como pecador vc é um transgressor de todos os mandamentos, essa é a verdade, vcs adventistas todos sem exceção são trangressores de todos os mandamentos, pq se vcs dizem que guardam todos os mandamentos vcs são justificados pela lei e não pela fé.

      Além do mais vcs fazem o papel do fariseu na parábola do fariseu e o publicano que eu citei aqui antes, dando testemunho de si mesmo.

      Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. João 7:18

      Vcs falam de si mesmo se exaltando dizendo que guardam a lei, mas na verdade vcs são transgressores de todos os mandamentos como todo mundo.

      A escravidão é do pecado, mas quem é escravo do pecado é escravo da lei pq a lei é feita para os escravos do pecado e não daqueles que foram libertados do pecado.

      Logo a lei da liberdade NUNCA será os 10 mandamentos.

      E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a NOSSA LIBERDADE, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;

      Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17

      Quem tem o Espírito do Senhor vive em liberdade da lei e do pecado vc entende isso?

      A lei real que Tiago se refere é o amor ao próximo.
      Gálatas 2:4-5

      Excluir
    2. Felipe, Paz e Graça....

      Como assim, todo aquele que crer em Cristo cumpri o Sábado, a fé e obras, né? se for por pensamentos não dá !. Pelo o que eu sei a fé e obras estão de mãos dadas bem juntinhas.E vc sabe né, que a fé sem obras é Defunto.

      João 13: 14, 15 e 17.

      "Ora, se Eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros".
      "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também".
      "Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes".

      E todos sabem que o Mestre Jesus guardou o Sábado, não o Legalista dos Judeus e sim o Sábado quem vem de lá de Gêneses, e esse Texto aí, se aplica a nós também, se Cristo guardou a Sábado, eu também DEVO guarda-lo, seguindo o Seu exemplo.

      E não há maior exemplo o de que o de Cristo !

      E como eu demonstro a minha Fé em Cristo ? Resposta: Através das minhas boas obras, concedida pelo o Espírito Santo.

      E o Sábado é um Mandamento Moral e não Cerimonial !
      Quem diz que a Circuncisão foi abolida (pratica de corta o Propulso) é a Bíblia e não os Adventistas.

      Gálatas 5: 6.

      "Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor".

      Você confunde bem viu as coisas !

      Depois eu posto um comentário provando os 10 Mandamentos de Gêneses até ÊXODO 19.

      E QUEM lhe disse, pra guarda a Lei, tem que ser Perfeito ?

      Davi guardou a Lei perfeitamente ? E o Adultério dele ?

      Olha o Testemunho que Deus dá a seu respeito:

      1Reis 14:8,

      "Tirei o reino da família de Davi e o dei a você, mas você não tem sido como o meu servo Davi, que obedecia aos meus mandamentos e me seguia de todo o coração, fazendo apenas o que eu aprovo".

      Viu só ?

      E enquanto as suas acusações, pode acusar, eu mesmo, sendo imperfeito diante de Deus e de sua Lei, vou obedece-lo de todo o meu coração, de toda minha Vida,e quando eu guardo a Lei, eu não guardo pra ser salvo, eu guardo por que devo obediência a Deus que o Grande Legislador.

      E o Senhor é a minha Justificação !

      ...Lei da Liberdade... Tiago 2:10-13

      "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente".
      "Pois aquele que disse: “Não adulterarás” [3], também disse: “Não matarás” [4]. Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei".
      "Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade;
      porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo"!

      Em qual Lei eu vejo proibindo o Adultério e o Não Matarás ?

      Romanos 13: 8-10,

      "Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei".
      "Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
      "O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei".

      É interessante que Paulo não citou os demais Mandamentos, será que eu amar somente a meu próximo eu guardo toda a Lei ?

      A Lei real de Tiago é os 10 Mandamentos .

      Se eu foi libertado do Pecado, isso não me dá o direito de uma vida de Libertinagem.

      Romanos 3:31,

      "Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei".

      Se vc quiser eu posto comentários de escritores não adventista, provando que Rom: 3:31 é a Lei Moral (os 10 Mandamentos).

      Atenciosamente !

      Excluir
    3. Sétimo dia, fé não é cumprir mandamentos com seu pensamento. O cumprimento da lei e do sábado vem pelo Espírito e não por mim mesmo.

      A fé sem obras é morta, mas as obras vem do Espírito e não de mim. As referidas obras são os frutos do Espírito que são produzidos naquele que esta em Cristo.

      Como já disse anteriormente, Jesus guardou não só o sábado, mas tbm os sábados de festa, a circuncisão e mandou até um curado oferecer sacrifício no templo.

      Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Mateus 8:4

      E isso foi para dar exemplo? claro que não, a bíblia em nenhum momento diz que Jesus fez essas coisas que citei para dar exemplo. Inclusive, eu digo que a forma como vcs guardam o sábado se assemelha e MUITO a forma como os judeus guardam, Jesus disse que é lícito fazer bem aos sábados, mas me defina o que é fazer o bem, é muito subjetivo, logo, vc não pode chamar ninguém de transgressor pq vc tbm não sabe definir o que é fazer bem aos sábados. Jesus fez obras nos sábados e ainda mandou que outros fizessem tbm. Isso pq o sábado de Deus nunca foi, não é e nunca será o descanso físico.

      Jesus quando colheu no sábado para comer, poderia ter colhido no sexto dia para que não precisasse colher no sábado não é mesmo? Jesus sabia que Ele, e os discípulos teriam fome.

      Vc sétimo dia, escreveu:

      ''E como eu demonstro a minha Fé em Cristo ? Resposta: Através das minhas boas obras, concedida pelo o Espírito Santo.''

      Se vc mostra sua fé pelas boas obras concedida pelo Espírito Santo, pq vc prega a lei? não seria mais coerente com o que vc disse pregar o novo nascimento que se da pela fé em Jesus? pq o Espírito Santo nos é concedido pela fé e não pelas obras da lei.

      Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
      Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
      Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
      Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
      Gálatas 3:2-5

      Sábado é um mandamento moral? onde esta escrito isso na bíblia? onde existe essa divisão de lei moral e lei cerimonial? pq isso é completamente fora da realidade da escritura e da mente daqueles que escreveram a bíblia.

      A bíblia não diz que a circuncisão foi abolida, sétimo dia. Vc esta aprendendo errado, pelo que vejo das suas respostas vc esta sendo muito bem doutrinado pelos seus pastores e vc esta usando todas as respostas enlatadas que sempre são usadas pelos adventistas.

      O adventismo não pode ser sustentado pelas escrituras. Eu gostaria que vc me explicasse 2 versículos, pois a bíblia não pode ter contradição e se tem algum versículo que vc não sustenta sua doutrina vc tem que rever sua teologia.

      Primeiro:

      Porque a circuncisão é, na verdade, PROVEITOSA, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
      Romanos 2:25

      A circuncisão é proveitos se vc guardar a lei, e ai?

      Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
      MUITA, EM TODA A MANEIRA, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
      Romanos 3:1-2

      Paulo diz que a circuncisão é útil em toda a maneira.

      Porém, de fato a circuncisão física não tem valor algum e sim a circuncisão espiritual

      Mas é judeu o que o é no interior, E CIRCUNCISÃO A QUE É DO CORAÇÃO, NO ESPÍRITO, NÃO NA LETRA; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
      Romanos 2:29

      NO QUAL TAMBÉM ESTAIS CIRCUNCIDADOS COM A CIRCUNCISÃO NÃO FEITA POR MÃO no despojo do corpo dos pecados da carne, A CIRCUNCISÃO DE CRISTO; Colossenses 2:11

      Porque A CIRCUNCISÃO SOMOS NÓS, QUE SERVIMOS A DEUS EM ESPÍRITO, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3


      Excluir
    4. Então sétimo dia vc já percebeu que a circuncisão é estabelecida pela fé, e isso não é anular a lei.

      Da mesma forma as festas, o seu cumprimento físico não tem valor algum e sim o seu cumprimento Espiritual que se dá na vida daquele que esta em Cristo.

      E o sábado é a mesma coisa, o seu cumprimento físico não tem valor algum, e sim o seu cumprimento Espiritual pela fé.

      Todas essas coisas que escrevi não foram abolidas, mas suas praticas físicas são sombras e não realidade das coisas, pq tudo aquilo que é físico é passageiro mas o que é Espiritual tem perpétuo fundamento. Então vc prega uma sombra do corpo de Cristo e não a realidade.

      Sobre Davi, além de ele ter cometido adultério veja o que Davi fez:

      Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas.
      Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: "SAUL MATOU MILHARES, E DAVI, DEZENAS DE MILHARES".
      1 Samuel 18:6-7

      Então pq vemos esse testemunho de que Davi guardou os mandamentos?

      Pq Davi era um homem quebrantado de coração, Davi confessou seus pecados, Davi se via como grande pecador, e dessa forma como já sabemos Deus justifica o pecador de coração quebrantado, mas humilha aqueles que dão testemunho de si mesmo.

      Portanto, eu posso ser chamado de transgressor por vc, mas ser exaltado por Deus.

      E Davi viveu em um contexto que a vida guiada pelo Espírito não existia ainda, mas Davi foi uma das pouquíssimas exceções que receberam o Espírito de Deus na antiga aliança.

      Então, essa guarda dos mandamentos foi um testemunho de Deus sobre ele e não um testemunho de si mesmo, e Davi guardou os mandamentos pq teve fé em Deus e não pq de si mesmo cumpriu mandamentos. Leia o salmo 51. Abraão tbm como viveu da fé recebeu tbm o testemunho de Deus.

      Não existe prova dos 10 mandamentos antes da libertação do povo do Egito. Os versículos que vc vai colocar não podem provar nada, mas fique a vontade, todos eles serão devidamente refutados.

      Não sou eu que te acuso de nada, é a lei que te acusa pq a força do pecado é a lei. A lei não tolera obediência imperfeita embora sincera senão ela não seria aquilo que é: Santa, justa e boa. Se vc não é perfeito na guarda a lei, vc é um transgressor de todos os mandamentos e isso não sou eu que digo e sim a bíblia, logo não sou acusador de ninguém

      Na verdade os acusadores são justamente os adventistas que ficam falando que o povo de Deus não guarda o sábado. De fato não guardo o sábado físico, da mesma forma que não sou circuncidado fisicamente, não sou purificado com água física como era na antiga aliança, mas com água pura que vem de Deus, nem celebro festas físicas e sim em espírito.

      Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
      Romanos 8:33

      Enquanto vc guarda a lei com todo o seu esforço carnal e físico, eu sirvo a Deus em espírito e não na velhice da letra e guardo os mandamentos por mérito do Espírito que me foi dado.

      Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
      Romanos 7:6

      Lei da liberdade não é, nunca foi e nunca será os 10 mandamentos, não tem forçar a barra!

      Excluir
    5. Vc citou Tiago 2:10-13, mas vamos começar do versículo 9?

      MAS, SE FAZEIS ACEPÇÃO DE PESSOAS, COMETEIS PECADO, E SOIS REDARGÜIDOS PELA LEI COMO TRANSGRESSORES.
      Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
      Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
      Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
      Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
      Tiago 2:9-13

      Aonde nos 10 mandamentos proíbe fazer acepção de pessoas? nenhum mandamento não é mesmo? em qual lei proíbe isso? não é a Torá?

      Não torcerás o juízo, NÃO FARÁS ACEPÇÃO DE PESSOAS, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Deuteronômio 16:19

      Então sétimo dia, não me venha com história nem com essas respostas enlatadas dos adventistas.

      Amar ao próximo é muito mais do os 10 mandamentos, nos 10 mandamentos não fala nada sobre perdão, compaixão, gratidão e etc... não force a barra que coisa feia!

      A lei real não é os 10 mandamentos, a lei real é Levítico 19:18

      Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.
      Levítico 19:18

      Na verdade é muito mais do que Levítico 19:18, é o mandamento que Jesus mais enfatizou que é o amor ao próximo, e isso levou a Paulo escrever essa passagem de Romanos que vc citou e tbm gálatas 5:14.

      Vc disse: Se eu foi libertado do Pecado, isso não me dá o direito de uma vida de Libertinagem.

      Não sei como vc não enxerga as besteiras que vc escreve. Ora, se vc vive uma vida de libertinagem vc não foi libertado do pecado não é mesmo? simples assim. Como pode alguem ser libertado do pecado e praticar libertinagem? não faz sentido. Ou foi libertado do pecado ou não foi.

      Vc cita Romanos 3:31 mas não sabe o que ele significa, nem faço questão de receber textos que não sejam da bíblia aqui, não precisa me mandar.

      Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei. Eu já expliquei isso acima, confirmar a lei pela fé, é justamente o cumprimento de toda a lei pelo Espírito que nos foi dado, pq quem tem o Espírito guarda os mandamentos e só se recebe o Espírito pela fé. Por isso que a lei é confirmada pela fé, pq pela fé a carne que onde habita o pecado é mortificada pelo Espírito e assim somos libertados do pecado.

      Romanos 3:31 não tem nada a ver com os 10 mandamentos e sim com toda a lei, é lamentável ver esse desespero para sustentar a doutrina adventista.

      lembrando que se existe a lei moral ela é feita para os imorais.

      Excluir
    6. Hey guys! ^^ Tô vendo que a troca de ideias ta ficando tensa entre os irmãos! =P

      Bem, de tudo o que eu li, eu concordo em partes com o Felipe, e concordo em partes com o Sétimo Dia.
      Eu, como Adventista, posso dizer que a forma de interpretação dos textos bíblicos, é o que difere as opiniões. Não posso concordar com você Felipe, quando você diz que os Adventistas não se sustentam pelas escrituras, já que tudo o que está sendo citado aqui são as ESCRITURAS! =] Mas concordo com você em muitas colocações! ;)

      Sobre toda essa questão de "divisões da Lei" - "Lei Cerimonial" - "Lei Moral", eu pergunto: As leis do Velho Testamento são, de fato, caducas e não mais aplicáveis aos cristãos sob o novo concerto?

      Minha resposta, baseada em estudos das Escrituras somente, é: sim e não. Há leis que caducaram por cumprirem sua função prefigurativa, como as regras sobre ofertas de cordeiros e manjares, os sacrifícios e normas várias para sacerdotes e povo. Quando João Batista apontou a Cristo como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29) lembrava aos ouvintes o sentido dos muitos cordeiros sacrificados pelos israelitas como expiação dos pecados. Eram o antítipo do grande Tipo, Jesus Cristo. Bom, mas isso já sabemos! ^^

      Mas veja bem: se há leis de caráter temporário, também as há de caráter perene, que se caducassem trariam somente o caos a nível público e privado: “Honra o teu pai e a tua mãe”, “não matarás”, “não furtarás”, “não adulterarás”. . .

      Esses preceitos são lembrados pelos vários autores neotestamentários como normativos aos cristãos (ver Efés. 6:1 e 2; Tia. 2:8-10). Paulo deixa isso claro ao mostrar a validade de algumas regras e nulidade de outras para os cristãos, como veremos mais adiante.

      Excluir
    7. As leis bíblicas dividem-se em categorias claras quanto a seus objetivos e vigência. Ao longo dos séculos documentos e autores cristãos têm definido essas leis como sendo moral (expressa nos Dez Mandamentos), cerimoniais, civis, higiênicas, etc. - Não é uma questão "adventista", mas um fato se você levar em consideração a HISTÓRIA e o CONTEXTO de tais leis! =]

      Há mandamentos que eram importantes, mas não devem mais ser cumpridos, e mandamentos que importa obedecer, como o apóstolo Paulo mostra numa clara “divisão” da leis bíblicas ao dizer em 1 Cor. 7:19: “A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus”.

      Também percebi, que existe uma filosofia que diz sobre uma espécie de “lei de Cristo” (supostamente menos rigorosa) que levanta a tese de que observar esses mandamentos seria estar apegando-se à “letra da lei” em lugar de inspirar-se apenas em seu “espírito”. Que o fato de Jesus Cristo ter morrido pelos nossos pecados, quando O aceitamos como Salvador, e temos fé nEle, "automaticamente", observamos os Mandamentos de forma espiritual! - O que pra mim é extremamente confuso! =S

      Excluir
    8. Sinceramente, pra mim, faz-se necessário que os cristãos entendam melhor os conceitos de JUSTIFICAÇÃO e SANTIFICAÇÃO. A justificação é inteiramente pela fé e por ela é que se estabelece “paz com Deus” (Rom. 5:1). Significa a obra de Deus por nós para a salvação, centralizada na cruz de Cristo. Em conseqüência da aceitação desse fato, dá-se a regeneração, ou novo nascimento, iniciando-se daí o processo de santificação, que representa a obra de Deus em nós por conceder-nos o Seu Espírito e derramar o Seu amor em nossos corações (Rom. 5:5). Trata-se de uma obra vitalícia de crescimento gradual e contínuo na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Ped. 3:18) - conseqüência, não base, da experiência de salvação. =]

      Pra mim, biblicamente é claro: O princípio da genuína obediência, que resume o teor de todos dos mandamentos divinos, é o amor. Assim Jesus resumiu (não substituiu) os mandamentos em - a) amar a Deus sobre todas as coisas e - b) amar ao próximo como a nós mesmos. Ele está citando declarações do Velho Testamento (Mat. 22: 34-36, cf. Deu. 6:5; Lev. 19:18). O mesmo princípio básico de amor é também o do Seu “novo” mandamento: João 13:24.

      Sobre esse princípio moral do amor é que se constroem os concertos, tanto o novo quanto o velho (ver também Rom. 13:8-10). As leis divinas sempre, em todos os tempos, se basearam no amor.

      :)

      Excluir
    9. Ola Gabriel vc sumiu, faltou falar sobre o tabernáculo de Davi.

      Sobre a aplicabilidade das leis do antigo testamento, eu continuo batendo na tecla que ela apenas dá testemunho da natureza pecaminosa do homem, sabendo a lei não pode santificar o homem, de que forma seria essa aplicabilidade já que somos santificados pelo Espírito? se existe uma lei dizendo pra não matar, não furtar, significa que em nós existe a tendência para praticar essas coisas, e essa tendência é removida pelo próprio Deus, portanto, o mérito da guarda dos mandamentos de Deus é do próprio Deus, e isso tbm tem a ver com a salvação pq os salvos são os que vivem guiado pelo Espirito e não pela carne.

      E eu continuo afirmando que é o Espírito que confirma a lei e não eu mesmo.

      Vc comentou sobre a função prefigurativa dos sacrifícios de animais no antigo testamento, mas como vc pode observar no texto dos testemunhos do tabernáculo, no fundo, Deus nunca quis nem se agradava de sacrifícios pelos pecados, e além disso as pessoas sempre observam isso que vc falou que esta correto ( a função prefigurativa ) porém, o que ninguém comenta é que os sacrifícios pelos pecados testemunhavam que o homem era escravo do pecado.

      Pense comigo: Se havia sacrifícios PELOS PECADOS, veja bem, PELOS PECADOS, o que significa? que a lei esta sendo transgredida, percebe? pq se os sacrificios de animais pudessem remover essa nossa natureza pecaminosa ( a carne ) eles deixariam de ser oferecidos, é isso que ensina Hebreus 10:

      Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.
      Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados,
      porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.
      Hebreus 10:2-4

      já o sacrificio de Jesus, esse sim pode remover nossa natureza pecaminosa, pq com sua ressurreição passamos a receber o seu Espirito.

      É nessa vontade dele que temos sido SANTIFICADOS pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.
      Hebreus 10:10

      Agora sim, não precisa mais de sacrifícios, não apenas pq era uma figura de Cristo, mas pq esse sacrifício eterno no libertou do pecado, removeu essa natureza pecaminosa.

      Agora, porém, se o pecado ainda tem domínio sobre vc, se vc NÃO foi libertado do pecado ainda; vc esta vivo ainda para a lei e se faz necessário sacrifício pelo seu pecado, por isso não se pode dividir a lei pois ela esta toda conectada.

      Ou esta morto para toda a lei, ou vivo para toda a lei, não tem meio termo.

      O próprio fato de véu do testemunho ter se rasgado de alto a baixo nos revela que pelo sacrifício de Jesus estamos novamente em comunhão plena com Deus como vivia Adão e Eva no Éden. Pq o véu era chamado tbm de véu da separação e isso fala a respeito do pecado, pq nada pode separar o homem de Deus a não ser o pecado.

      Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
      mas as vossas iniqüidades FAZEM SEPARAÇÃO entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
      Isaías 59:1-2

      O pecado de Adão criou um véu entre o homem e Deus, e Deus ensinou isso, o povo de Israel através do tabernáculo.

      Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado.
      Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,
      pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,
      Hebreus 10:18-20

      Veja que o texto diz que onde há remissão de pecados não há mais oferta pelo pecado entende? e que agora podemos entrar na presença de Deus pelo sangue de Jesus.

      Veja tbm no texto que o véu é a carne de Cristo, porque na carne que habita o pecado, e Cristo se fez carne e tomou os nossos pecados em sua carne, daí Ele passou pelo véu, passou pela sua própria carne e rasgou esse véu.

      Excluir
    10. Não consigo perceber essa divisão de leis que vc mencionou, é obvio que algumas tem objetivos diferentes uma das outras, mas o não cumprimento dessas leis, qualquer uma delas, seria considerada uma prática imoral diante de Deus.

      A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.
      1 Coríntios 7:19

      Veja que Paulo tbm escreve semelhantemente aos gálatas:

      Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
      Gálatas 6:15

      Ser nova criatura é guardar os mandamentos de Deus, e ser nova criatura significa nascer de novo, e nascer de novo é nascer do Espírito esta tudo conectado. Quem é guiado pelo Espírito guarda os mandamentos por causa do Espírito.

      Agora, a circuncisão física de fato nada representa, o que vale é a circuncisão espiritual, porém Paulo nunca era contra a circuncisão, nem contra as festas, nem contra o sábado. De fato toda a prática física dessas coisas eram sombras e não realidade pq a realidade é espiritual e não física. Aqueles que desejam manter as práticas das festas, circuncisão, e os sábados como fazem os judeus messiânicos e para os adventistas só o sábado não tem problema desde que saibam que isso era tudo sombra do corpo de Cristo e que não julguem os outros por essas coisas, pq todos os que creem já estão guardando todas essas coisas pelo Espírito que nos foi dado.

      O que seria a lei de Cristo, a lei de Cristo é a lei escrita no coração que não muda em relação a lei escrita nas pedras e com tinta nos livros da lei na questão do seu conteúdo e sim da forma como ela é estabelecida. Uma é física e outra Espiritual.

      Vc acha confuso ser salvo pela fé? como que pode o fato de vc crer de que um homem/Deus que quando foi crucificado pelos judeus em associação com o império romano representou uma realidade espiritual tão profunda a ponto de significar a salvação da humanidade?

      Paulo escreve que somos filhos de Abraão pela fé.

      Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.
      Gálatas 3:7

      Que somos filhos de Deus pela fé

      Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
      Gálatas 3:26

      Mas como assim filhos de Deus pela fé? Jesus é o filho de Deus, mas nós pela fé nEle nos tornamos filhos de Deus tbm?

      Lembra que eu falei sobre a festa que é considera a mais sagrada para os judeus, que é o dia da expiação ou Yom Kipur?

      Era a festa em que o sumo sacerdote entrava somente uma vez no ano no santíssimo lugar e oferecia o sacrifico pelos seus pecados e pelos pecados do povo aspergindo o sangue sobre o propiciatório da arca. E essa festa foi cumprida perpetuamente em Cristo, e nós guardamos essa festa quando cremos em Jesus e confessamos nosso pecado, pois Jesus entrou no santíssimo lugar não com sangue de animais, mas com o seu próprio sangue para perdão do pecado do povo de Israel que é a Igreja que são aqueles que creem em Jesus. Ninguém poderia dizer que guardava a lei por causa das festas pq sempre tinha que se repetir isso ano apos ano e sempre com sacrificios pelos pecados, mas hoje em dia quem esta em Cristo esse sim guarda a lei.

      Da mesma forma o sábado, ele faz alusão ao descanso de Deus e ninguém pode entrar no descanso de Deus senão pela fé. Ninguém pode dizer que esta no descanso de Deus por causa do sábado ( físico ), portanto quem tem fé em Jesus guarda o sábado.

      Excluir
    11. Hey Felipe,

      É que as aulas na faculdade voltaram! =S O tempo é tenso agora!

      Então, eu concordo com toda a aplicação que você fala! Pois a Bíblia fala EXATAMENTE isso: que a Lei de Deus só pode ser cumprida por intermédio da fé em Jesus e pelo Espírito! Isso é um fato inegável! E é isso mesmo que eu estou tentando dizer.

      A Lei de Deus, aquela que tem o princípio do Amor, e não a de sacrifícios, só pode ser cumprida de forma espiritual. O homem não pode guardar a Lei por suas próprias forças, apenas com a ajuda de Deus! - É quando eu falo de SANTIFICAÇÃO !

      Você me perguntou: "Vc acha confuso ser salvo pela fé?" - Na verdade não acho confuso ser salvo pela fé, acho confuso essa "fé" não mudar meu estilo de vida! =]

      Pense comigo: Se eu tenho fé em Jesus Cristo, significa que eu não tenho mais tendência para pecar? Se é assim, por que eu preciso "vigiar e orar"? Por que eu preciso me manter firme nos caminhos de Deus? Por que eu preciso da influência do Espírito Santo diariamente? Por que Satanás ainda me tenta? - Enfim, por que eu já não estou no céu?!

      Você disse: "Da mesma forma o sábado, ele faz alusão ao descanso de Deus e ninguém pode entrar no descanso de Deus senão pela fé." - EXATAMENTE! Somente pela fé podemos entrar nesse "descanso" espiritual. Quando um Adventista como eu, "guarda o sábado", não é por ser uma questão "física", mas espiritual! O Sábado da Criação, criado e idealizado por Deus ANTES DO PECADO, antes de existir uma "Lei de pecado", é um dia especial para santificação e não para eu ser salvo por minhas obras! - O Sábado não faz eu negar à Jesus Cristo e nem atrapalha no meu processo de santificação, pelo contrário, me ajuda a me aproximar ainda mais do meu Criador e Salvador.

      Veja bem: Eu não mato, não furto, não cobiço, não minto, não adoro outros deuses e não deixo de guardar o Sábado, por minhas próprias forças ou para me salvar! Eu faço isso PORQUE JÁ ESTOU SALVO!

      Eu tenho fé em Jesus Cristo, e automaticamente me santifico para cumprir a vontade de Deus, e é ELE mesmo quem me ajuda!

      Eu não consigo separar Salvação de Obediência - assim como não consigo separar JUSTIFICAÇÃO de SANTIFICAÇÃO !

      =]

      Excluir
    12. Gabriel, se a fé não mudar seu estilo de vida, e pq sua fé não esta em Jesus, pq vemos inúmeros testemunhos mundo a fora de pessoas que foram transformadas não pela lei mas por Jesus Cristo e pelo Espírito do Altíssimo.

      Sim, se vc tem mantém a fé em Jesus o pecado não terá mais domínio sobre vc. Mas se vc não mantiver comunhão com Deus vc volta a viver segundo a carne pq a carne não se converte, o fato de vc ter que vigiar e orar prova que a virtude vem do alto e o mérito da libertação do pecado vem de Deus e não de homens.

      Não é correto afirmar que satanas ainda no tenta. satanas é um derrotado, Jesus disse que o inferno não prevalecera contra a Igreja ( não denominação ).

      Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta.
      Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz;
      então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
      Tiago 1:13-15

      TODA BOA DÁDIVA E TODO DOM PERFEITO VEM LA DE CIMA, descendo do Pai das luzes, no qual não pode haver mudança nem sombra de variação.
      Tiago 1:17

      veja tbm:

      Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.
      Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, PARA APRESENTA-LOS DIANTE DELE SANTOS, INCULPÁVEIS E LIVRES DE QUALQUER ACUSAÇÃO,
      DESDE QUE CONTINUEM ALICERÇADOS E FIRMES NA FÉ, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
      Colossenses 1:21-23

      Então para que vc não volte a viver segundo suas vontades e seus caminhos, vc precisa estar ligado a Deus.

      E nós não estamos ainda no céu, pq a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar incorrupção.

      E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
      1 Coríntios 15:50

      O que vc falou a respeito do sábado não é verdade pq vcs se prendem sim a questão física do sábado, tanto pelo dia na semana preso na relação espaço/tempo como na questão de fazer obras no sábado se assemelhando com a guarda do sábado dos judeus, ou seja, o sábado de vcs tem aspectos físicos embutidos que não tem nada a ver com o descanso de Deus, pois quem não tem fé em Jesus não esta no descanso de Deus ainda que guarde o sábado.

      Excluir
    13. O descanso do sétimo dia não foi dado como mandamento por Deus no Éden, o descanso de Deus é a comunhão plena de Deus com os homens, porém, essa comunhão foi perdida pq a humanidade ficou separada de Deus, mas em Cristo nos voltamos a comunhão perdida através do Espírito que nos foi dado, nos unindo novamente com Deus.

      Esse texto de Hebreus é inegávael:

      Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso;
      Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
      Hebreus 4:3-4

      Ou seja, o descanso de Deus é mencionado no texto mostrando que os que creram em Jesus descansam como Deus descansou. Não é guardando o sábado que se entra no descanso de Deus, pq o descanso de Deus não é o descanso que eu mesmo me dou e sim o descanso que só Deus pode me dar.

      Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, COMO DEUS DAS SUAS.
      Hebreus 4:10

      Gabriel, seria mais correto vc escrever assim:

      Eu não mato, não furto, não cobiço, não minto, não adoro outros deuses e não deixo de guardar o Sábado ( espiritual ), por minhas próprias forças ! Eu faço isso PORQUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM MIM.

      Outra frase sua seria melhor se fosse assim:

      Eu tenho fé em Jesus Cristo, e automaticamente sou santificado para cumprir a vontade de Deus, e é ELE mesmo quem me ajuda!

      Pq NÃO EXISTE AUTO SANTIFICAÇÃO a santificação é dom de Deus.

      E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
      1 Coríntios 6:11

      Salvação, justificação. santificação é tudo dom de Deus. Obediência é ter fé em Deus e não cumprir mandamentos com seu esforço, os que creram em Jesus entraram no descanso de Deus os que não creram foram chamados de desobedientes.

      Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
      Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou
      João 6:28-29

      Excluir
  21. Felipe, Paz e Graça.

    Quem lhe disse que fé é cumprir mandamentos ou praticar obras ?

    Eu quis dizer que o homem também demonstra a Fé com suas abras (concedidas pelo O Espírito Santo, não importa qual seja a boa obra).

    Tiago 2:14-26,,,,,

    Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
    Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
    e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
    Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
    Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
    Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
    Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
    Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
    Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
    e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
    Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
    De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
    Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem boas obras é morta.

    Viu que a fé precisa de obras ! e as obras precisa da Fé !

    Nova Bíblia Viva :

    Vou destacar dois versos dela : v17 e v24 :

    "Portanto, vocês veem que não é suficiente apenas Fé. É também preciso que façam o bem PARA PROVAREM QUE TÊM FÉ. A Fé que não se manifesta por meio das obras é MORTA".
    "Vejam, portanto, que uma pessoa é salva pelo o que ela faz, e não somente pela Fé".

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por vc Reconhecer que a Bíblia faz distinção de dois Sábados O Moral e o Cerimonial.

    Você disse: "Como já disse anteriormente, Jesus guardou não só o sábado, mas tbm os sábados de festa, a circuncisão e mandou até um curado oferecer sacrifício no templo".

    Ele foi circuncidado, mandou oferecer sacrifícios, só por que as Leis cerimônias estavam em vigor (suas praticas), elas só cessaram quando o verdadeiro Cordeiro foi Morto (Cristo).

    Então,se cessaram, por que vou imitar a Cristo ?

    E o Sábado do quarto Mandamento, continuou sendo observados pelas santas mulheres e os discípulos.

    Você disse: "Jesus quando colheu no sábado para comer, poderia ter colhido no sexto dia para que não precisasse colher no sábado não é mesmo? Jesus sabia que Ele, e os discípulos teriam fome".

    Com certeza Ele sabia e sabe do futuro, Ele fez quilo para me dar exemplo, quando surgir uma nescidade no dia de Sábado eu posso fazer e também para os Fariseus (acusadores). Ele é o Mestre, Ele sabe o que faz e ensina, por que Ele é O Senhor do Sábado.

    Você disse: "E o sábado é a mesma coisa, o seu cumprimento físico não tem valor algum, e sim o seu cumprimento Espiritual pela fé".

    Então, vejamos se só é o comprimento espiritual,(descanso espiritual), ou também não, o descanso Físico.

    Marcos 6:2,31,,,,

    "Então Jesus sugeriu: " Vamos sair por um instante do meio do povo, para DESCANSAR"......... E NO v2 você vê que dia era aquele e depois vc me diz.

    Que Descanso era aquele ?

    1°) Físico
    2°) Mental
    3°) Espiritual
    4°) Ou os 3

    Justifique sua Resposta .

    As cerimonias sim foram abolidas, as suas praticas.

    Exemplos:

    "Sacrifícios, corte do pre pulso etc". Entendeu agora o que eu queria dizer.

    Com relação a Romanos 2: 25; 3:1,

    Você leu o capitulo 2 Inteiro ?

    v25, " A circuncisão tem valor se vocês, que são Judeus, obedecem a Lei; mas se vocês não cumprem a Lei. é como se vocês não tivessem sido circuncidados".
    Cap 3: v1, "Então, qual a vantagem de ser Judeu? Será que existem de quaisquer benefícios especias para eles, vindos de Deus ? Será que há algum valor na cerimônia Judaica da Circuncisão?.
    Leia esse capitulo na Bíblia Viva que vai abrir a sua mente.

    A circuncisão praticada no Pre Pulso, só teria valor se eles obedecessem a Toda Lei, aí ela teria valor, mas eles era transgressores da Lei, ela não tem valor algum.
    Assim, é a do Coração, Deus opera o nosso coração, por meio do Seu Espírito, nos dá um coração Obedientes a sua Lei.

    Sobre Davi, quando eu disse que ele era Adúltero, foi por vc disse que só guarda a Lei é quem é Perfeito, por isso eu sitei Davi, por que sendo ele imperfeito, arrependeu-se do seu pecado, e Deus considerou ele guardador dos Seus Mandamentos, Só Isso.

    E quando a Bíblia fala, "libertados" da Lei, ela fala da sua maldição que é Morte Eterna, nós estamos libertadas em Cristo Jesus, da maldição da Lei, e não libertados de obedece-la.

    E quando vc disse que eu só escrevo besteira, é por que vcs vivem na besteira, por que, quem é libertado do pecado não vive pecando, por que o pecado é a Transgressão da Lei.

    A Lei Real, A Lei do amor é de Romanos 13:8-10 e que Lei é esse ?


    Reflita nas suas concepções !

    Atenciosamente, Sétimo Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo dia, realmente seus comentários são muito fracos. O Gabriel apresenta comentários inteligentes e se mostra disposto a pensar com a sua própria cabeça, mas vc não! vc apenas reproduz o que te ensinam na iasd.

      Sétimo dia, vc reconheceu que a praticar as boas obras e cumprir mandamentos é dom do Espírito e vc fez bem de pensar assim.

      Vou destacar 3 partes dessa passagem de Tiago 2:

      PRIMEIRA

      Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS.
      Tiago 2:18

      Veja que Tiago associa a fé com as obras. Pq pela fé em Jesus vem mudança de vida, e com mudança de vida vem as obras.

      SEGUNDO:

      Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
      Tiago 2:21

      Vamos comparar esse texto com o de Hebreus:

      Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
      Hebreus 11:17

      TERCEIRO

      E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
      Tiago 2:25

      Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
      Hebreus 11:31

      Portanto, sempre é pela fé que vem as boas obras, a fé sem obras não é fé e sim acreditar que Deus existe.

      Não reconheci, sábado moral e sábado cerimonial ao contrário do que vc escreveu. Não existe essa divisão na bíblia e isso é uma das heresias.

      Engraçado que os adventistas dizem que Jesus não veio abolir nenhum til ou jota da lei, mas depois dizem que circuncisão, sacrifícios, as festas tudo foi abolido, QUE CONTRADIÇÃO!!!

      As santas mulheres e os discípulos então param imediatamente de observar a lei assim que Jesus morreu e ressucitou? vc acha isso? vc sabia que tem versículos na bíblia mostrando Paulo guardando as festas?

      E, depois dos dias dos PÃES ÀZIMOS, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias.
      Atos 20:6

      Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém NO DIA DE PENTECOSTES.
      Atos 20:16

      Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso CELEBRAR A SOLENIDADE QUE VEM EM JERUSALÉM; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
      Atos 18:21

      Por isso FAÇAMOS A FESTA, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
      1 Coríntios 5:8

      Se vc quiser mais exemplos tem, Paulo nunca foi contra a lei e nem contra o templo onde se ofereciam os sacrifícios.

      Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César. Atos 25:8

      Então sétimo dia, pare de ser enganado pq vc não tem domínio das escrituras, isso é notório, vc esta apenas reproduzindo o que te ensinam.

      E me dia o que tem a ver o sábado com Marcos 6:31? no texto não esta dizendo que houve descanso físico por causa do sábado e sim pq o povo já estava muito tempo sem comer. Repito, o descanso de Deus nunca foi, não é e nunca será o descanso físico.

      Excluir
    2. Essas práticas físicas da lei que vc chama de cerimonias não foram abolidas mas cumpridas perpetuamente em Cristo e vc ainda disse pre pulso que não faço ideia do que seja, pois eu conheço prepúcio.

      Portanto, todos nós cumprimos esses mandamentos sim pela fé e isso não foi abolido. Vc pelo contrário, vc prega que a lei é anulada pela fé.

      DEPOIS VC ME DIZ QUE EU DEVO LER A BIBLIA VIVA PARA ABRIR MEU ENTENDIMENTO.

      SINCERAMENTE, não sei pq eu ainda fico aqui falando com vc, pq eu sou teólogo e tenho acesso aos manuscritos originais do novo testamento em grego e grande parte tbm do antigo testamento tbm em grego, e vem vc dizer para mim que para ler essa bíblia viva que pelo que vi não esta de acordo com os originais.

      A circuncisão só tem valor se obedecer toda a lei, e quem pode guardar toda a lei sétimo dia? logo a circuncisão física não tem valor algum.

      Mas explica para mim, de acordo com o contexto do apostolo Paulo, que a circuncisão fisica não pe mais necessária apenas pelo antigo testamento. Mostre isso usando textos do antigo testamento que eu quero ver.

      Eu NUNCA disse que só guarda a lei quem é perfeito, não sei da onde vc tirou isso. Eu apenas disse que vc, assim como eu, assim como Davi é transgressor de TODOS os mandamentos e que ninguém pode guardar os mandamentos de Deus se não viver pela fé pq o justo vive pela fé.

      Ser libertado da lei, é ser libertado do pecado pq a lei fala sobre a natureza pecaminosa do homem. É obvio que devemos obedecer a lei, mas essa obediência vem pelo Espírito e não de homens. A lei não pode libertar o homem do pecado.

      Estar morto para a lei, estar libertado da lei, e NÃO estar debaixo da lei significa não estar debaixo dessas ordenanças e mandamentos pq esses mandamentos são feitos para os que estão vivos para o pecado e não para os que morreram para o pecado.

      O pecado é a transgressão da lei, mas nós em Cristo estamos libertados do pecado, portanto não transgredimos a lei, se Cristo me liberta do pecado então eu guardo a lei através do Espírito que vem de Cristo.

      A lei é feita para quem esta na carne, pq ela só condena as obras da carne.

      Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      Romanos 8:9

      E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
      Gálatas 5:24

      A lei real é a lei do amor, e eu amo não pq eu tenho algo de bom em mim, mas pq Deus é amor e o Espírito de Deus habita em mim.

      Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
      Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
      1 João 4:12-13

      Amados, amemo-nos uns aos outros; porque O AMOR É DE DEUS; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
      1 João 4:7

      Aonde nos 10 mandamentos esta escrito: amarás ao teu próximo como a ti mesmo?

      Amar ao próximo é muito mais do que não matar, não furtar, não adulterar e etc...

      Seus textos são bobos e mostram muito sua falta de conhecimento das escrituras. Vc só sabe o que vc estuda na sua denominação e acha que isso é uma verdade absoluta. não pense que as coisas que vc vê escrito sobre sua denominação pela internet é sem motivo. Abra seus olhos e pare de ser enganado.



      Excluir
    3. Felipe insiste em cometer um grave erro.

      A reencarnação é baseada em algo que já existe, uma alma por exemplo (colocar uma alma pré existente em uma carne).

      A ressurreição porém é baseada em uma revivência, tanto da carne como da alma.

      Jesus nunca disse algo como: - Alma volte para o seu corpo!

      Em suas ressurreições, Jesus sempre se referia a um estado de inconsciência da alma, dizendo que os mortos dormiam.

      Trata-se então de almas reencarnando no corpo? Claro que não! Mas almas e corpos tornando à vida.

      Me admira o amigo ainda cometer este equívoco tendo tantos exemplos na bíblia.

      E mais um detalhe, até mesmo nas parábolas por exemplo a do rico e Lázaro, fazem referências à pessoas com corpo.

      Espíritos não sentem calor, nem se refrescam com uma gota pingada em suas línguas. Isto porque os israelitas não tinham um conceito de sobrevida com espírito desencarnado, acreditando portanto em sofrimentos físicos a exemplo de uma sede em um suposto inferno com flagelos físicos.

      Portanto nem mesmo esta parábola se encaixa no conceito de imortalidade da alma e sobrevida sem um corpo físico conforme apregoada pelos nossos irmãos espíritas.

      Excluir
    4. Grave erro sr adventista? grave erro é acreditar que um dia seremos ressuscitados em carne, em um corpo físico igual no clip do michael jackson onde as pessoas saem de suas tumbas.

      Nunca haverá ressurreição física pq a ressurreição é de que morte? que morte sofreu Adão no Éden? se a morte é espiritual a ressurreição não é física e sim espiritual.

      Como vc explica essa passagem?

      Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: O SENHOR meu Deus, rogo-te que A ALMA deste menino torne a entrar nele.
      E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e A ALMA do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
      1 Reis 17:21-23

      Jesus NUNCA disse que as almas dormem, nem a bíblia em nenhum momento diz que as almas estão dormindo. O dormir na bíblia se refere ao corpo físico, e é uma metáfora, e a metáfora do sono ilustra a morte.

      Chega a ser infantil a crença de que um dia haverá ressurreição física, e te garanto que a bíblia não sustenta isso.

      Sobre os termos mortalidade da alma, e imortalidade da alma eu já tinha afirmado acima ( que vc não leu ) que são termos incorretos, veja la em cima logo quando comecei a participar dessa conversa que vc verá.

      Não faz sentido acreditar que agora iremos dormir após a morte física.

      Excluir
    5. "Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele." (Mateus 9:24)

      Contraponha com o que disse:

      "Jesus NUNCA disse que as almas dormem"

      Lhe farei algumas perguntas:

      Como Jesus subiu para o céu? Em corpo ou em espírito?
      Como Elias subiu ao céu?
      Como Enoque subiu ao céu?
      Como Moisés subiu ao céu?
      Como Lázaro ressuscitou?
      Como os demais mortos que cristo ressuscitou apareceram? Seria em espírito desencarnado?
      Como os que ressuscitaram com Jesus se apresentaram ao povo?

      E um detalhe sobre o versículo ao qual questionou-me:

      "Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino! "" (1 Reis 17:21 - Nova versão internacional)

      "Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele." (Almeida revisada, imprensa bíblica)

      Os israelitas nunca tiverma a crença de que alma fosse uma entidade imaterial com consciência que vagasse fora do corpo. O termo traduzido por alma era aplicado inclusive aos vivos. Contavam três almas se aproximando ao avistarem três homens em boa saúde caminhando ao longe.

      A morte como um sono é uma maneira de dizer que os mortos não vão a lugar algum, apenas esperam.

      Espiritismo e Cristianismo não se harmonizam em suas doutrinas, de modo que o amigo terá que se decidir entre seguir a um ou ao outro.

      Excluir
    6. Jesus não disse que a alma da menina dorme.

      Não falo sobre imortalidade da alma, mas defendo que na ressurreição somos ressuscitados em corpos espirituais e não físicos, pq a morte que se deu em Adão foi espiritual e não física, porém, vc esta partindo da premissa que Adão viveria para sempre fisicamente no Éden o que não é verdade.

      Como Jesus esta no céu? em um corpo físico?
      Como Elias apareceu na transfiguração? em um corpo físico?
      Enoque certamente não esta no céu em um corpo físico.
      Moisés, de fato, morreu fisicamente.
      Lázaro foi ressuscitado fisicamente, porém tornou a morrer visto que não esta vivo até hoje.
      Os demais ressuscitados por Cristo e os que ressuscitaram após a morte de Jesus; foram ressuscitados fisicamente, porém, todos morreram de novo.

      As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem UMA MELHOR RESSURREIÇÃO;
      Hebreus 11:35

      1 Corintios 15:44, 49-50 - Semeia-se corpo natural, RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL. Se há corpo natural, há também corpo espiritual... E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E AGORA DIGO ISTO, IRMÃOS: QUE A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS, NEM A CORRUPÇÃO HERDAR A INCORRUPÇÃO.

      Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.
      Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,
      2 Coríntios 5:1-2

      Nossa "casa terrestre" refere-se aos nossos corpos mortais de carne, A dissolução da nossa casa terrestre fala do despojo do corpo na morte. O "edifício de Deus, não feito por mãos, eterno, nos céus" fala de nossos corpos imortais, imateriais e espirituais. Estes são recebidos e apreciados no céu, e não em uma "nova terra".

      2 Coríntios 5:6-8 - Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. (ACF)

      Será que o apóstolo poderia ter deixado mais claro? Gostaríamos de estar ausentes do corpo de carne para poder habitar com o Senhor. Se, na ressurreição, nós somos reunidos com o corpo, nós estaremos em casa no corpo e ausentes do Senhor! Claramente, isso não é parte da esperança do cristão.

      Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.
      Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,
      2 Coríntios 5:1-2

      Os que creram em Cristo são ressuscitados em um corpo espiritual e vivem para sempre na presença de Deus.

      Vc esta muito enganado ao afirmar que os israelitas não criam na vida após a morte, é claro que existiam muitas interpretações como os saduceus que sequer criam na ressurreição.

      E tudo isso que expliquei aqui não tem nada a ver com o espiritismo, pois eu não acredito na reencarnação, pois nunca mais seremos carne de novo após a morte. e vc?

      Excluir
    7. Fois então, Felipe, o amigo tem um sério problema, pois as vossas crenças não são apenas provindas do epíritismo comum, mas do baixo-espiritismo. Este corpo espiritual ao qual o amigo se refere trata-se de uma forma corporal que não é humana, mas característica do corpo dos espíritos que atuam neste mundo.

      Este corpo espiritual é vedado a nós, pois formos criados para sermos de carne. De forma que os anjos malignos desta terra sim, possuem corpos imortais, mas jamais teremos este tipo de corpo.

      Segundo a bíblia a imortalidade para o ser humano provém do fruto da árvore da vida. Bastou o homem perder o acesso a este fruto para ser mortal.

      No céu não teremos mais carne pecaminosa, mas corpos glorificados sem traço algum de pecado ou imperfeição, isto é o que diz a bíblia, isto é a incorruptibilidade da qual seremos revestidos.

      Agora o amigo realmente me deixou preocupado! De onde o amigo anda extraindo estas idéias?!

      Excluir
    8. Sr. adventista, se vc não tem o que falar pq vc não fica calado? vc fica insistindo nessa questão de que creio em doutrina espírita, porém, eu não acredito que nós seremos carne de novo nem acredito em comunicação com os mortos.

      A bíblia fala que ressuscitaremos em corpos espirituais e não físicos de carne e osso, é um erro acreditar que um dia viveremos novamente nessa casa de barro que usamos para viver neste mundo.

      A morte que veio pelo fruto foi a morte espiritual e não física.

      Vc deveria refletir pois vc esta contrariando as escrituras descaradamente, ao dizer que não teremos corpo espiritual e dizer que no céu teremos uma CARNE, já que a bíblia diz que ressuscitamos em corpo espiritual e que a CARNE e o sangue não podem herdar o reino dos céus.

      Excluir
  23. Teólogo Felipe,,,,

    Você estudou com os Espírita, no foi ?

    Quando vc diz que a Ressurreição é Reincarnação, foi com eles mesmos que vc conclui o seu curso de "Teologia".

    Uma coisa boa foi ter trocado ideias com sua Pessoa, eu aprendi que a palavra Pre Pulso, se escreve assim, "Prepúcio" obrigado por ter me corregido.

    E quem é vc pra dizer que a Tradução da Bíblia Viva, não estar de acordo com Originais.

    E guando vc declarou que é Teólogo, e daí? vc pode ser é o Papa.

    A, eu também tenho acesso ao Grego, Aos originais.

    Bom saber que irritei Você, com as minhas argumentações Fraquinhas, Você não é o primeiro "Teólogo" que acontece Isso.

    Deixo as minhas saudações pra vc "Grande" "Teólogo".

    Atenciosamente, Um Jovem Adventista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo dia, vc ja deveria ser ridicularizado pelo seu codinome aqui no blog. Vc não se apresenta com seu nome e ainda coloca ênfase aquilo que vc serve que é o sábado e não Cristo que é o Senhor do sábado.

      Se vc tem acesso aos originais, quando vc for falar da bíblia apresente os versos originais. Tem coisas que estão na nossa bíblia atual que estão diferentes do que consta no original, mas outras não perdem o espírito do que esta escrito e a diferença não faz tanta diferença assim.

      o Pai nosso nos originais é assim:

      ''Pai, Santificado pelo teu nome, Teu reino vem. Tua vontade seja feita como nos céus, na terra. Dê-nos neste dia nosso pão necessário. E perdoe nossos débitos como perdoamos todos que nos estão em dívida. E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do maligno. ” Mateus 6:9-12

      Não vejo diferença significativa entre o pai nosso do original para o que nos é ensinado hoje em dia, porém tem alguns versículos que não constam nos originais e isso deve ser destacado como apocalipse 20:5 que é um versículo falso, totalmente fora de contexto e sem sentido.

      Não me irritei com as coisas que vc disse, mas com o fato de muitas pessoas estarem sendo enganadas com as coisas do Criador e isso é absurdo, vc é nada mais, nada menos que mais uma pobre vítima do sistema religioso.

      Aprenda uma coisa:

      Deus não é evangélico, Deus não é adventista, Deus não é católico, Deus não é pentecostal, não é luterano, metodista, presbiteriano, mormom, batista, ortodoxo, anglicano...

      Excluir
    2. A eu já foi motivo de piada sim, por esse nome não pessoal, mas e daí ?

      O meu nome eu já mencionei em outro post, mas se quiser é este, Edilberto, prazer lhe conhecer Felipe.

      Se vc diz que eu sirvo o Sábado fazer o que né ? Provas que é boa ninguém apresenta.

      E eu também tenho liberdade de expressão e religiosa, pra vc que é bem informado.

      Enganadas? kkkkkkkkkkkkkkkkkk



      Excluir
    3. Fique a vontade para manifestar sua religião.

      Excluir
  24. Bom Sábado em Cristo, para todos do Blog.

    A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

    ResponderExcluir
  25. Amém!!! E que hoje "o dia do Senhor( domingo) seja um dia repleto de Graça, paz e alegria no Espirito Santo sobre a Igreja de Cristo.

    Na paz do Cordeiro

    Anderson Demoliner

    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk dia de quem mesmo? do senhor ?

      A é verdade todos os dias é dEle mesmo, por que foi Ele que os criou, mas existe um que Ele chama o meu Santo Dia, dia do Senhor.

      "Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,
      então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse".

      Assim diz o Senhor !!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Cuideis pois, além do SANTO dia do Senhor, o sábado, biblicamente existe apenas um outro dia do SENHOR que não é nada SANTO:

      "Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz." ( Amós 5:18)

      Excluir
    3. Caro amigo.
      Quando desconhecemos com mais profundidade um assunto, é melhor nem dizer nada!
      Em Amós 5:18, Deus está falando com o povo APOSTATADO, mais ou menos como a maioria das pessoas de hoje...O Dia do Senhor que é o sábado, para ELES será trevas, pois Deus não os vê como seus filhos fiéis! Vá lá em Lucas 23:54-56, e veja que até Maria DESCANSOU assim como o mandamentos na morte de Jesus. Aliás, como Deus descansou assim que formou o mundo! Se quiser posso te ajudar a saber mais sobre o DIA DO SENHOR.

      Excluir
  26. Te responderam na postagem "do sábado para o domingo"...

    ResponderExcluir
  27. Nossa! que cansativo de ler esse debate de vocês! mas gostei :) TODOS os dias são do senhor, um dia iremos rescussitar :) e eu creio que Jesus morreu por mim!!! e quem quer guardar o sabado que guarde, Deus que é justiça jamais condenaria alguém por guardar um sabado, ou todos os sabados. Só tenho uma dúvida!!! Quem trabalha em "firma" e tem na carga horario o sabado..como fazem? Não é ironia pessoal, amo todos vocês, somos irmãos em Cristo Jesus!!! É duvida mesmo rs.. Sabe gente, acho muito bom uma conversa sadia, gosto muito de ler debates assim, com variados pontos de vistas, aprendo com vocês. Sem odio no coração, sabe os ICARianos nos odeiam, mas vamos orar por eles. Fiquem na paz! Amém..

    ResponderExcluir
  28. Engraçado como a heresia passa por 2 estágios...

    1. A distorção e malabarismo exegético e hermenêutico da Bíblia.

    2. O sarcasmo e as ofensas.

    Mateus 5:18-19 .... o mesmo livre arbítrio dado a Satanás no céu e a Eva embaixo da árvore do Bem e do Mal é dado por Deus aos pretensos apologetas desse blog ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendeu o que amigo?

      Disse que os heréticos sempre abusam dos malabarismos exegéticos, distorcem a Bíblia que eles "tanto" defendem e depois usam de muito sarcasmo em suas respostas,ofendendo aqueles com quem se está discutindo ...

      Nunca vi um debate sério, em blogs como esse, que não encontre essas 3 coisas .... exegética fraca do sola scriptura, sarcasmos e ofensas....

      Entendeu?

      Excluir
  29. Irmão Luciano da pra postar meu comentário aqui por favor? Pois publiquei no assunto errado,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  30. Irmão Luciano postei um comentário no assunto errado, dá por favor pra você postar aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos28 de fevereiro de 2015 18:17
      Paz amados do Senhor.
      Achei interessante participar deste debate,se é assim que poderia dizer, confesso que não possuo tanto conhecimento como vocês, mas queria deixar minha humilde opinião.
      Vê se eu entendi o papo começou sobre a alma,se morre ou se não morre, certo? Pois bem,depois entrou o irmão Felipe e deu uma exposição bíblica sobre esse assunto, pra muitos não ficou tão claro, ou não entenderam. Aí o assunto começou girar em torno da justificação, e nossos irmãos da IASD também não entenderam a exposição bíblica sobre a justificação, ou não quiseram enxergar talvez, pois só um cego pra não ver tal exposição. Oque acontece é, toda as vezes quê você está em torno de um grupo que determina as como tem que ser, as coisas serão de acordo com que eles determinam,e nunca como elas devem ser, no caso da interpretação das Escrituras,a regra de ouro é, a Bíblia interpreta a própria Bíblia, e não eu interpretá-la de acordo com oque meu pastores, meus líderes, minha cultura, minhas suposições, meus usos e costumes a minha religião determina, por falar em religião olha oque disse Stanley Jones "Religião é o homem buscando Deus, por isso há muitas religiões. Evangelho é Deus buscando o homem, por isso há só um evangelho." Deu pra vocês entenderem? É a religiosidade que faz com você não veja a verdade.Foi assim com Israel, O Senhor prometeu pra eles uma terra que manava leite e mel, e porque daquela geração somente dois herdaram? Foi a religiosidade trazida do Egito que não deixava eles (Israel) ver que O Senhor não os tinha abandonado. Foi a religiosidade que fez com que eles fizessem aquele bezerro de ouro, pois estavam buscando a Deus do jeito deles, foi assim também com os fariseus. Sabe oque acontece com esses grupos religiosos da atualidade? ( Os da teologia da prosperidade, confissão positiva e os chamados cristãos judaizantes pois querem que a igreja de Cristo se volte para a antiga aliança). Os seus líderes abrem suas mentes colocam um chip (determinam uma regra)e acionam um botão e pronto. Ou não é assim? Vocês sabem que é assim, pois esses líderes se intitulam homens de Deus,profetas, profetizas(EGW) os últimos profetas da atualidade, apóstolos, o único grupo que o pode esclarecer as Escrituras(corpo governante) e realmente é um "corpo"que governa e não uma cabeça ( Cristo ) a cabeça da igreja. Conclusão: Não estou aqui enaltecendo a pessoa do irmão Felipe por ter esclarecido bem o assunto,não, estou e é meu dever sempre exaltar e enaltecer as escrituras. Pois nelas não há contradição visto que são palavras que parte de Um Deus puro,santo, justo e verdadeiro.

      Excluir
  31. 206 PROVAS CONTRA A IMORTALIDADE DA ALMA
    http://desvendandoalenda.blogspot.com.br/2012/12/206-provas-contra-imortalidade-da-alma.html

    ResponderExcluir
  32. http://www.cacp.org.br/a-imortalidade-da-alma-na-historia/
    http://www.cacp.org.br/a-alma-morre-mt-1028-na-visao-de-um-adventista/

    ResponderExcluir