quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Características de um Líder Cristão


1) SERVO: Um líder cristão serve, assim como Jesus (Mc 10.45). Quem não serve para servir não serve para nada, nem para liderar. O líder serve para suprir as necessidades de seus liderados ( Cl 4.13 ).


2) INFLUÊNCIA: Um líder deve influenciar seus liderados. Nunca mandar, coagir ou reprimir seu grupo, pois eles não são propriedades sua. Convencer é uma tarefa mais inteligente para o líder e para seus liderados.


3) EXEMPLO DINÂMICO: Um líder cristão é exemplar. Faz o que fala e fala o que faz. Seu exemplo é eficaz, atuante. Assim, ele não será hipócrita. As pessoas terão segurança em citá-lo como referência de vida e não apenas como bom palestrante (I Tm 4.12; Mt 10.24,25).


4) CONVICTO: Um líder sem convicção, é um líder duvidoso. Ter convicção não é ser teimoso, mas é estar convencido de seus ideais. Pois ele estudou, avaliou e orou à luz da Palavra de Deus, para chegar a uma conclusão. Ele sabe o que está defendendo e está apto de promover o projeto idealizado (At 6.1-4).


5) HUMILDADE: Um líder escuta seus liderados. Acata sugestões desses, obedece seus próprios líderes. Caminha sob autoridade e não sobre. Reconhece suas limitações e erro. Respeita seus liderados como seus prprios líderes. Trata-os como ovelhas ( I Pd 5.1-4 ).


6) ENSINA: Um líder cristão, deve ser um ensinador das Escrituras Sagradas. Tudo o que ele faz e fala deve ter um objetivo único: Instruir e instruir bem, os outros servos de Cristo a crescerem em graça e conhecimento, para glória de Deus. ( Js 1.8; Mt 28.19,20; I Tm 4.11,13,16 ).


7) GERA OUTROS LÍDERES: Um líder cristão jamais será infrutífero nessa área. Se ele não gera outros líderes provavelmente ele não é um líder. Ele não se preocupa em ser substituído. Jesus capacitou outros para substituí-lo na obra. Um líder cristão não deve ser centralizador ( Nm 27.16,17; Mt 28.19 ).


8) AMA: O líder cristão preocupa-se com o bem estar dos seus liderados. Ele não se preocupa apenas com o grupo mas principalmente com os indivíduos do grupo. Não um em detrimento do outro. Os objetivos devem visar o bem estar deles também e não somente a conclusão do projeto ( Jo 13.1 ).

8 comentários:

  1. Gostei e que Deus abençoe o irmao Luciano em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Amém, irmão Antônio.
    Deus te fortaleça.

    ResponderExcluir
  3. Oremos e tomemos posse destas caracteristicas, afim de que elas se materializem dentro de todos os líderes da cristandade, para a Glória do Senhor Jesus, Amém !!!

    Parabéns pela postagem irmão Luciano.

    Em Cristo
    Teu conservo
    Wilton

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!! :D

    Obrigado por compartilhar!!! :D

    ResponderExcluir