quarta-feira, 11 de maio de 2011

Masturbação e Ellen White

Apelo às Mães e ao Bom Senso

Dr. Gregory Hunt, MD

A revelação que deveria moldar a reforma de saúde adventista foi dada a Ellen G. White na famosa visão de Oswego, em 6 de junho de 1863. Durante a visão, que durou 45 minutos, Deus mostrou-lhe princípios médicos bastante avançados, anos adiante de seu tempo. Esta, pelo menos, é a alegação. (Ellen G. White: Prophet of Destiny, Rene Noorbergen, p. 98.)

Poucos meses após a visão, Ellen White publicou An Appeal to Mothers: The Great Cause of the Physical, Mental, and Moral Ruin of Children of Our Time. [Um Apelo às Mães: A Grande Causa da Ruína Física, Mental e Moral de Nossa Época]. Esse foi o primeiro livro da Sra. White sobre reforma de saúde. Sua intenção era advertir o mundo com respeito a certa prática tida então por altamente perigosa entre jovens e crianças. E por que não mais o seria hoje?

Parece que a Sra. White, não ficou satisfeita com o resultado de sua produção, e seis anos mais tarde apresentou uma versão ampliada com o título Um Solene Apelo. Tal livro foi editado por seu esposo e incluía artigos de outros autores para respaldar os conselhos da Sra. White.

Esse folheto hoje não está mais disponível (bem como o primeiro livro), e quem quer que o leia perceberá o porquê disso. Examinemos alguns trechos da obra:

"Sinto-me alarmada com aquelas crianças . . . que pelo vício solitário estão se arruinando . . . ouvis numerosas queixas de dor de cabeça, catarro, tontura, nervosismo, dor nos ombros e do lado, perda de apetite, dor nas costa e membros. . . e não percebestes ter havido uma deficiência na saúde mental de vossos filhos? . . . A indulgência secreta [masturbação] é, em muitos casos, a única causa real das numerosas queixas da juventude" (págs. 11, 13).

"A condição do mundo é alarmante. Por toda parte que olhemos vemos imbecilidade, nanismo, membros aleijados, cabeças mal formadas e deformidade de toda descrição. . . . Hábitos corrompidos estão dissipando sua energia, e trazendo-lhes enfermidades repugnantes e complicadas. . . As crianças que praticam a auto-indulgência [masturbação] . . . devem pagar a penalidade" (pág. 14).

É iluminador observar que o escrito original de Ellen G. White desta última citação foi alterado. O seu marido eliminou palavras que revelam que sua esposa havia visto isto em visão. Estaria ele embaraçado com o fato?

A passagem originalmente rezava: "A condição do mundo me foi apresentada [em visão], e minha atenção foi especialmente atraída para a juventude de nossa época. Por toda parte que olhava, via imbecilidade, formas deformadas", etc. Esta é linguagem de maior autoridade do que "Por toda parte que olhemos . . ." Talvez Tiago White duvidasse que isso fosse algo que Deus de fato revelara a sua esposa*. Seja como for, ele fez a alteração. Continuemos:

"Prosseguindo a prática desde os 15 anos ou mais, a natureza protestará. . . e fa-los-á pagar elevado preço. . . por numerosas dores no organismo, e várias doenças, tais como indisposição de fígado e pulmões, nevralgias, reumatismo, problemas da espinha, doenças renais e tumores cancerosos. . . Com freqüência ocorre uma súbita avaria da constituição, e a morte vem como resultado" (págs. 14 e 15).

"As mulheres possuem menos força vital do que o sexo oposto**. . . O resultado do auto-abuso nelas é visto em várias doenças, tais como catarro, tontura, dor de cabeça, perda de memória e visão, grande fraqueza nas costas e cadeiras, dores na espinha e, com freqüência, queda da cabeça para trás. . . A mente é amiúde inteiramente arruinada e uma condição doentia prevalece. . . Estas são práticas tão suicidas quanto apontar uma pistola para o próprio peito. . . . Entre os jovens o capital vital e o cérebro são tão severamente sobrecarregados em tenra idade que há deficiência e grande esgotamento, o que deixa o organismo exposto a doenças de vários tipos. Mas a mais comum dessas é a tuberculose" (pág. 17).

"Não há fim em vista para as doenças causadas pelo vício solitário". A esta asserção é adicionada uma enorme lista de enfermidades supostamente assim surgidas, entre as quais "epilepsia, danos à visão", "hemorragia nos pulmões, espasmos do coração e pulmões, diabetes, reumatismo, tuberculose, asma" e mais de uma dúzia de outras. Daí é passado em revista um caso. Uma criança de dois anos de idade, epiléptica e paralítica, foi levada a um médico. "Pelo mais vigilante emprego de meios mecânicos para confinar-lhe as mãos, cobrindo-lhe os órgãos genitais, etc., a criança foi, por fim, curada e agora desfruta de boa saúde".

Sempre há nas Igrejas Adventistas aqueles bons irmãos que se especializam em tratamentos naturais, hidroterapia, aplicação de argila, etc. Já imaginaram um destes numa palestra à comunidade de crentes, após ler tal declaração, apresentando aos pais (especialmente às mães) um 'solene apelo' para que tratem seu filhinho de dois anos à base de manter-lhe as mãos amarradas para não se masturbar, prevenindo assim a epilepsia, tuberculose, visão enfraquecida, e muitos outros males?

Mas, prossigamos com mais algumas dessas fascinantes declarações:

"A falta de castidade prejudica, debilita e arruína o corpo. Agora, além desse chocante fato, ergue-se outro, se possível até mais chocante. É que a falta de castidade prejudica, debilita e arruína a mente. . . . Vi uma jovem mulher numa cidade de Massachusetts que se tornou uma idiota dada a masturbação.'(págs.2-3).

"No outono de 1844, a autora visitou o Massachusetts State Lunatic Hospital [Hospital Estadual de Massachusetts Para Lunáticos]. . . . Nossa atenção foi subitamente atraída pela aparência peculiarmente desfigurada, selvagem, hostil de um jovem com o olhar virado por sobre os ombros. Chocada com esse aspecto chocante, inquirimos. . . qual seria a causa de sua insanidade. "Vício solitário", foi a pronta resposta "(pág. 4).

"A imaginação lasciva durante o dia e as fantasias amorosas . . . freqüentemente [causam] debilidade, enfermidade prematura, e até morte prematura, sem o exercício real dos órgãos genitais" (págs. 9-10).

Incrível pensar nisso: morte causada por mero pensamento!

Não se vê fim para as doenças causadas pelo vício solitário. . . . Precipita suas vítimas para a insanidade. . . . Onanistas*** confirmados . . . recuarão de poucos atos criminosos. (págs. 11, 20-21)

"O auto-abuso abre a porta para . . . quase toda doença de que padece a humanidade. . . . Falta à linguagem palavras suficientemente fortes para expressar os horrores resultantes disso! . . . O auto-abuso é uma vereda certa para a sepultura "(págs. 84-85, 90).

'Após a indulgência desse hábito por um tempo, a criança perde o brilho e alegria do olhar; torna-se pálida com uma coloração esverdeada. . . . Muitas crianças nascem com essa propensão e o hábito tem início na infância. . . . Nenezinhos [!] adquirem o hábito. . . [Nesses casos as vítimas] vivem apenas para durar pouco tempo" (págs. 22 e 97).

Mulheres que morrem "aos milhares de tuberculose, afecções espinhais, debilidade generalizada e . . . insanidade causadas somente por tal prática" (págs. 191-192) Assim, a tuberculose, uma doença infecciosa, poderia ser causada somente pela masturbação! "Nenhuma outra causa de doença se iguala a esta". "Este quadro . . . não é exagerado".

Bem, creio que já basta. Podemos ver como Ellen G. White se preocupava com a masturbação. Sua visão de Deus indicava que ela causa cegueira, epilepsia, diabete, e por aí vai a longa lista.

Quando revelei estas informações a alguns adventistas ultraconservadores, eles de fato defenderam essas afirmações. A emoção dominou-lhes e causou-lhes paralisia do bom senso. Qualquer um pode ver que essas doenças não são causadas pela masturbação. A tuberculose é provocada por um germe, uma bactéria específica. De fato, o germe que causa a tuberculose foi descoberto pouco depois desses escritos de Ellen G. White. Como pode alguém hoje crer nessas bobagens do "Apelo Solene"? Como poderia alguém insistir em que a mulher que endossou isso fosse uma profetisa de Deus?

A Causa das Causas

Tendo sido informados de que a masturbação causa essas doenças, o que devemos fazer a respeito? Bem, deve-se conhecer o que conduz à masturbação a fim de evitá-la.

Observamos que um mau regime alimentar é causa da falta de castidade. Por um mau regime alimentar queremos dizer o emprego de comidas e bebidas de má qualidade e em quantidades irrazoáveis (pág. 5).

Um regime na maior parte ou inteiramente vegetariano adapta-se melhor à prevenção de excitação passional. O regime cárneo é mais estimulante do que o vegetariano. Conseqüentemente, está claro que todos quantos sofrem de elevada excitação venérea devem abandoná-la [a carne]. . . Quando às crianças forem ensinados corretos hábitos alimentares, muito será cumprido na eliminação do vício secreto e outras formas de falta de castidade. . . (pág. 9)

Pastelões, bolos, conservas e carnes altamente temperadas com molhos criam uma condição febril no organismo e inflamam as paixões animalescas. . . Devemos encorajar nossos filhos a amar a nobreza de mente, e um caráter puro e virtuoso. A fim de fortalecer neles as percepções morais . . . devemos regular a maneira de nosso viver e descartar os alimentos animais, utilizando grãos, vegetais e frutas (pág. 15).

Carnes, mostardas, condimentos, pimentas, alimentos sofisticados, molhos, tudo quanto aqueça e irrite só expandirá a inflamação existente e aumentará tanto o desejo quanto a doença. . . Alguns tipos de alimento excitam desejos amorosos; enquanto outros, como o arroz, o pão, frutas e vegetais, não o fazem, podendo, assim, ser comidos. . . . Quanto a jantares, não os recomendo em absoluto. Um estômago cheio induz a sonhos ou o exercitar, durante o sono, os órgãos mais sujeitos à ação espontânea, produzindo sonhos libidinosos, com conseqüentes emissões noturnas. . . . Um regime quente e estimulante desenvolve prematuramente essa paixão. Já vimos o que as carnes, chás, café, mostarda, pimentas, etc. estimulam. . . . Um regime alimentar é a mais freqüente causa de sexualidade pervertida e excessiva. . . . Comei e bebei apenas artigos refrigerantes. . . . Dormir em camas e travesseiros de penas é outra causa de . . . vício solitário.

Acabamos de ver vários dos estimulantes que levam alguém à masturbação. De fato, carnes e temperos são tidos por afrodisíacos. Notamos que não devemos jantar, pois isso provocaria sonhos molhados. Também devemos reconhecer que dormir sobre camas e travesseiros de pena tende a fazer-nos masturbar.

Eis aqui a razão por que Ellen G. White aconselha contra o comer carne. Com o passar do tempo ela acrescentou outras razões, mas a razão original para abster-se de carne, como lhe foi dada na sua grande visão sobre saúde, é prevenir o despertar de paixões de conduzam à masturbação, o que, por seu turno, levaria a doenças, insanidade e morte. É esta a profetisa de Deus falando?

A Cura

Tendo assinalado a causa da masturbação e seus desastrosos resultados, que conselho há para sair de tal dilema? A Sra. White estava grandemente impressionada com hidroterapia, o que na sua época se havia tornado um modismo. Poucos adventistas hoje, lendo a respeito dos dias em que Ellen G. White saiu fundando sanatórios, percebem que tais eram, na verdade (e assim permaneceram ao longo da vida de Ellen G. White) estabelecimentos de cura pela água, cujo principal serviço era curar pessoas da masturbação. Consideremos o regime alimentar de tais instituições:

Eis um breve esboço do curso de tratamento que poderia ser adotado:

1. Regime alimentar: Uma dieta para esse tipo de indivíduos devia ser rigidamente abstêmio. A comida deve ser nutritiva mas não-estimulante. O sistema de duas refeições é especialmente vantajoso uma vez que a presença de alimento no estômago à noite é muitas vezes a causa excitante de emissões noturnas.

2. Sono. Os que sofrem do mal nunca devem dormir em cama que incentivaria um sono cheio de sonhos ou muito agitado. A cama não deve ser muito suave e jamais se deveria tolerar colchões e travesseiros de pena.

3. Banhos. Os banhos devem ser frios, mas não em demasia. Um banho de assento pode ser tomado de uma a quatro vezes por semana com duração de poucos minutos, com temperatura tão baixa quanto tolerável. Ao mesmo tempo deve-se dar um escaldapé, com aplicação de toalha quente sobre a cabeça. A freqüência desse tratamento dependerá da condição do paciente. . . . Banho quente em excesso deve ser evitado, pois tende a enfraquecer. . . Uma toalha-cinturão pode ser empregada por algum tempo, especialmente à noite. . .

4. Exercício. Muito exercício mental deve ser veementemente evitado. A mente não deve ser sobrecarregada com cuidados, nem se deve dar a muita leitura. Qualquer exercício mental deve ser evitado à noite. Sendo que a congestão mental é causa freqüente de [emissões involuntárias], prontamente se verá que manter a cabeça fria é importante.

Eis, pois, aí a cura para masturbação aprovada pelos céus. Em suma, o paciente deve evitar alimentos estimulantes, particularmente a carne, não deve jantar, deve evitar camas de penas, deve tomar banhos prescritos que consistem em sentar-se num balde de água fria, colocar os pés noutro balde de água quente e envolver a cabeça com bandagens frias (imagine-se fazendo isso tudo). Em certas ocasiões os cinturões molhados seriam apropriados. À noite ficam abolidos o jantar e o pensar. . .

Após ler esses 'sábios conselhos' e perceber que Ellen G. White alegava inspiração divina para os mesmos, eu diria que somente uma classe de pessoas poderia continuar a acreditar que Ellen G. White é uma verdadeira profetisa: a classe dos idiotas!

Durante meus três anos na Igreja Adventista não ouvi um só sermão sobre comer carne e masturbação-sim, vários comentários sobre carne, mas nada a respeito desses horrores secretos. Por quê? Não é tempo de que outros adventistas saibam dos fatos?

Abandonando a Conexão Masturbação

Em anos posteriores, a Sra. White abandonou em grande medida a conexão entre masturbação e consumo de carne. Ela agora oferecia uma razão diferente para não comer carne: a crença de que transmite diretamente enfermidades, particularmente o câncer. Esta, logicamente, é a razão dada por modernos adventistas que (como a própria Sra. White) deixam a razão original, recebida através de visão, permanecer sepultada no silêncio.

Um pensamento ocorre-nos que, sendo o conhecimento humano o que é, Deus poderia ter revelado algumas informações de grande utilidade a Seu povo e ao mundo em geral. Por exemplo:

1. Em 1863, uma fonte potencial de doenças era o leite. O leite era portador de uma variedade de males, estando entre os mais sérios a brucelose e a tuberculose; e isso se dava até a descoberta, por volta de 1870, da pasteurização: um processo simples e eficiente que poderia ter sido revelado à Sra. White.

2. Milhares morriam anualmente de tifo e cólera devido a que ninguém sabia que essas coisas podiam ser evitadas por ferver-se a água que se bebia. Este seria outro expediente simples e eficaz que podia ter sido revelado à Sra. White.

3. O maior assassino do mundo na época era a malária. Incontáveis números de pessoas morreram devido a ela. Era causado por um microorganismo espalhado por mosquitos, o que só foi descoberto pelo britânico Ronald Ross em 1898. Deus poderia ter revelado à Sra. White a importância de drenar terrenos produtores de mosquitos.

4. Deus poderia ter-lhe revelado o uso da vacina.

5. Deus poderia ter-lhe revelado o uso de antibióticos.

Deus poderia ter-lhe revelado estas e outras técnicas salvadoras de vida. Ao fazê-lo teria:

* Comprovado as visões.

* Salvo vidas.

Volvendo-nos do que Deus poderia ter revelado ao que Ele de fato revelou aprendemos as particularidades com certa surpresa.

Adaptado de partes do livro Beware This Cult, por Gregory Hunt, MD, 1981.

* Mais um fato e dado que surpreenderá os adventistas: Por cinco anos Tiago White deixou de publicar visões da Sra. White na revista oficial da igreja Review and Herald. Ele explicava na edição de 16 de outubro de 1855: "Há uma classe de pessoas que se propuseram a que a Review e seus dirigentes tornem as visões da Sra. White como teste de doutrina e comunhão cristã. O que tem a Review a ver com as visões da Sra. White? Os sentimentos publicados nestas colunas são todos exarados das Escrituras Sagradas. Nenhum redator da Review jamais se referiu a elas como autoridade sobre qualquer ponto. A Review por cinco anos não tem publicado nenhuma delas. Seu lema tem sido, 'A Bíblia e a Bíblia só é a única regra de fé e dever'".

** Na época prevalecia uma teoria de força vital, segundo a qual o indivíduo começa a vida com certo montante de "força vital", e a consome vagarosa ou rapidamente. Quanto mais rapidamente o fizer, mais cedo ela se esgotaria, e a morte se seguiria em breve.

***A masturbação era conhecida como 'onanismo' no século passado, com base no episódio bíblico de Onã, registrado em Gênesis 38:8-10. Contudo, uma leitura atenta do relato revela que o problema com Onã não tem nada a ver com masturbação, prática jamais mencionada nas Escrituras. O caso de Onã claramente foi um ato de "coito interrompido", o desvio do sêmen para evitar a geração de um filho por ele não pretendido.

Fonte: http://www.ellenwhiteexposed.com/port/criticc1.htm

************************************************************************

Nota: Não temos a menor dúvida de que masturbação é pecado. Tambérm sabemos que tal prática pecaminosa causa danos  de caráter espiritual e moral. O exagero da prática é prejudicial como qualquer outro exagero. Mas este ponto de vista nem de perto chega ao que Ellen White disse acima.

4 comentários:

  1. Ellen White é uma profetisa talvez seu ponto de vista sobre o assunto ainda será descoberto pela ciência, assim como foi ela que profetizou que a masturbação causava perda de zinco e isso foi provado depois científicamente.

    ResponderExcluir
  2. Leu a postagem? comente sobre ela. Aceita tudo o que Ellen White disse?

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Ah! Agora entendi, irmão Luciano, o "PORQUE" do seu auxílio na definição de "SOMBRA". O tal Charles W. é ADVENTISTA! Putz... porque que eu não saquei antes??? Se não for, pelo menos tem um grande apreço pela tal "PROFETISA".

    Que o Senhor nos guarde de ciladas como estas!

    ResponderExcluir
  4. queridos se sabemos que masturbação é pecado porque não acreditar nos escritos da senhora White
    sendo que tudo que esta escrito só nos ajuda a não cometer pecado.Como vc falou acima Deus poderia ter dado revelção sobre varias outras doenças e sauvado varias vidas.Mas DEUS não se contra diz e esta ecrito que nos ultimos dias muitas doenças iriam aparecer,as vições iriam sauvar a vida de pecadores,a biblía diz que o salario do pecdo é a morte mas a vida é um dom grátuito de DEUS.Não precisaria Hellen revelar a cura destas doenças, por DEUS não queria que isso foce fito na quela epoca, se não o teria revelado.Que DEUS esteja com todos nós quiando nossa mente para não sermos injustos, e pecarmos.

    ResponderExcluir