quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mormonismo e Racismo: um passado esquecido e não desculpado.


R A C I S M O !!
Declarações agressivas! Vindas de Deus?

“Você vê alguns grupos da família humana são negros, desajeitados, feios, desagradáveis e baixos em seus costumes, selvagens e aparentemente sem a benção da inteligência...o Senhor pôs uma marca nele, que é o nariz chato e a pele negra”.
BRINGHAM YOUNG – Journal of Discourses, vol. 7, pg. 290,291.

“Se eu tivesse algo a ver com negro, eu os manteria limitados à sua própria espécie por lei rigorosa...”.
JOSEPH SMITH – History of the Churck, vol. 5, pg. 218,219.

“...a marca colocada nele devido a sua revolta contra Deus e o assassinato de Abel é a pele negra..”.
BRUCE McCONKIE.

“... A posteridade de Caim (e mais tarde de Cão) foi amaldiçoada com aquilo que chamamos características raciais negróides”.
MORMON DOCTRINE, pg. 606.

“...Caim foi amaldiçoado com uma pele escura; ele se tornou Pai dos negros...”
MORMON DOCTRINE, pg.109.

“Como ilustração temos Caim... e toda a raça negra que tem sido amaldiçoada com a pele negra...”
MORMON DOCTRINE, pg. 114.

“... a posteridade de Caim é negra porque ele (Caim) cometeu assassinato”
O CAMINHO PARA PERFEIÇÃO, pg. 105,106.

“Milhões de almas tem vindo a este mundo amaldiçoadas com uma pele negra,e tem sido negadas o privilegio do Sacerdócio e a plenitude das bênçãos do Evangelho”.
THE WAY TO PERFECTION, pg. 43.

“Esta doutrina não começou com o Presidente Brigham Young, mas já era ensinada pelo Profeta Joseph Smith...”.
THE WAY TO PERFECTION, pg. 110,111.

“...era necessário que o Diabo tivesse um representante na terra assim como Deus”
(Obs: Tal descendente aqui seria a raça negra!).
JOHN TAYLOR – Journal of Discourses, vol. 22, pg. 304.

As declarações acima citadas, e da primeira postagem, foram extraídas do site: www.agirbrasil.org e do livro “Argumentando com os Mórmons” de Ron Rhodes e Marian Bodine, da Editora CPAD. pg. 25.

Todas estas declarações desses “Profetas e Apóstolos Mórmons” NÃO FORAM INSPIRADAS POR DEUS nem constam na Bíblia! Podemos ficar tranqüilos que essas declarações não refletem em nada o caráter de Nosso Deus, que criou de modo amoroso todas as raças da terra (At 10:34-35; 17:26). Sabemos também que tais posições foram abandonadas pela Igreja Mórmon em 1978 (Por motivos “Brasileiros”). Mas, pelo menos deixamos AS TRÊS PERGUNTAS, que são necessárias, e mais necessárias ainda são as respostas!
As respostas a estas perguntas são imprescindíveis para correção deste fato que pode ter maculado para sempre a história da igreja Mórmon, ainda mais quando lemos as palavras do profeta Mórmon Brigham Young: “Eu jamais preguei e entreguei um sermão aos homens ao qual não pudessem chamar de Escritura” (Journal of Discourses, vol. 15).
TRÊS PERGUNTAS NECESSÁRIAS AOS MÓRMONS, CUJAS RESPOSTAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS
1) A IGREJA MÓRMON RECONHECEU OFICIALMENTE QUE ESSAS DECLARAÇÕES NÃO VIERAM DE DEUS?
2) OS REPRESENTANTES OFICIAIS DA IGREJA PEDIRAM PERDÃO PÚBLICO POR TAIS DECLARAÇÕES BOMBÁSTICAS?
3) RECONHECERAM QUE FORAM DECLARAÇÕES DE FATO PECAMINOSAS, INSENSÍVEIS E INSANAS”?
As colocações proposta pelo site:http://www.allaboutmormons.com/mal-entendidos_diversidade_racial_igreja_mormon.php
São bonitas, mas não podem corresponder ao que foi redigido acima. O que foi dito pelos seus 'profetas'.

3 comentários:

  1. É fácil postar frases aleatórias e descontextualizadas quando o intuito é simplesmente difamar.

    A questão do racismo nos EUA pede uma reflexão mais profunda, visto que permeava cada aspecto da sociedade.

    A maioria das declarações citadas no texto refletem apenas sentimentos e ideias recorrentes no imaginário americano, do séc. XIX e início do Sec. XX. Para nós atualmente tais declarações parecem absurdas e mesmo injustificáveis. Mas se procurarmos entre as demais religiões e líderes religiosos da época, encontraremos declarações semelhantes.

    É o que alguns pensadores costumam chamar de Zeitgeist (ou, o Espírito da Época). É o Zeitgeist que condiciona ações, pensamentos e opiniões prevalecentes numa determinada época.

    Você sabia que ainda nos anos 1960 os negros eram proibidos de frequentar algumas igrejas protestantes de brancos? Ou, que quando admitidos tinham de permancer no fundo da congregação durante os serviços religiosos e não tinham direito a exercer qualquer cargo eclesiástico?

    Você sabia que o primeiro "mórmon" negro, chamado Elijah Abel, foi batizado e recebeu o sacerdócio das mãos de ninguém menos que o próprio Joseph Smith por volta de 1830 - fato amplamente documentado?

    Você sabia que, provavelmente, a concessão do sacerdócio aos negros só foi interrompida para proteger negros escravos cujos donos não aceitavam que este exercessem cargos de liderança eclesiática - muitos deles não-mórmons?

    Você sabia que, enquanto em muitos estados dos EUA a Ku Klux Klan era financiada por igrejas protestantes e membros proeminentes destas pertenciam àquela, a Klan foi repudia no estado de Utah?

    É importante salientar que mesmo que um determinado ponto de vista seja elaborado e amplamente divulgado por um Apóstolo ou Profeta (em discursos ou livros), ele só se torna doutrina oficial da Igreja se for aprovado pelo Conselho dos 12 e apresentado e votado numa sessão da Conferência Geral.

    ResponderExcluir
  2. A proibição ao sacerdócio não é parte do evangelho restaurado e eterno, como ensinado pela A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas é uma lei temporária.

    O problema não é com a proibição, mas com as explicações que muitos tentaram dar para esta proibição.

    Entretanto, em 1969, sob a presidência de David O. McKay a Igreja fez uma declaração oficial dizendo que a proibição do sacerdócio foi estabelecida por "razões das quais acreditamos que são conhecidas por Deus, mas que não foram completamente reveladas aos homens".

    Em outras palavras, não sabemos e as teorias que tem sido usadas para explicar podem estar erradas.

    Um ponto interessante, que deve ser lembrado quando os críticos atacam a Igreja neste assunto, é que contrário a tendência nacional da época, os primeiros líderes Mórmons não estabeleceram congregações segregadas, como muitas outras denominações faziam. A única limitação era sobre o sacerdócio, mas todas as outras bênçãos estavam disponíveis desde o início e nenhuma segregação foi imposta na Igreja Mórmon.

    O Dr. Marcus H. Martins (pesquisador e professor da Brigham Young University, primeiro missionário de tempo integral de ascência africana e um dos primeiros bispos negros ordenados no Brasil) sugeriu que talvez por um longo período a proibição do sacerdócio não foi um assunto tão urgente, uma vez que os lideres da Igreja Mórmon tinham prioridades mais urgentes, tal como defender a Igreja contra um governo americano hostil, lidar com adaptações políticas para obter o titulo de estado para Utah, evitar a falência financeira, lidar com as turbulentas duas guerras mundiais e a grande depressão, e assim por diante. Estes eram assuntos que envolviam a sobrevivência de todos os membros da Igreja, e não apenas um pequeno grupo.

    Apenas durante a administração do Presidente Spencer W. Kimball (1973-1985) a proibição ao sacerdócio subiu na escala de prioridades e se tornou um assunto que afetava a identidade da Igreja.

    (Fonte: http://gmormon.org/34/o-sacerdocio-para-os-homens-mormons-de-todas-as-racas)

    Artigos do Dr. Martins sobre o tema:

    Trinta Anos Depois "O dia a muito prometido": Reflexões e Expectativas - http://faculty.byuh.edu/martinsm/Papers/Martins-TrintaAnos.htm

    Todos são (realmente) iguais perante Deus: Reflexões pessoais sobre a revelação de 1978 - http://www.amai.jc.nom.br/racismo_0.htm



    Entretanto, por que houve uma proibição ao sacerdócio até 1978?

    ResponderExcluir
  3. Leonel, agradeço suas observações.
    Mas a sua versão, um esforço em "diluir" a dificuldade, é anacronica. Uma trecho de seu comentário, revela algo surpreendente:"A maioria das declarações citadas no texto refletem apenas sentimentos e ideias recorrentes no imaginário americano, do séc. XIX e início do Sec. XX. Para nós atualmente tais declarações parecem absurdas e mesmo injustificáveis. Mas se procurarmos entre as demais religiões e líderes religiosos da época, encontraremos declarações semelhantes."
    Concordo plenamnete...!
    Quanto de imaginário saturou outras mensagens mórmons?
    Sua 'desculpa', não veio de portas vozes oficiais, desta maneira não pode ter mínima autoridade diante de Brigham Young: “Eu jamais preguei e entreguei um sermão aos homens ao qual não pudessem chamar de Escritura” (Journal of Discourses, vol. 15). Ele se enganou ? ou mentiu?

    ResponderExcluir