sábado, 14 de outubro de 2017

Aos Prs Elias Soares e João Flávio: calvinismo é heresia?

Veja no vídeo abaixo uma conversa produtiva entre dois gigantes da apologética brasileira sobre diversos assuntos. A especialidade deles é a heresiologia. Ambos contribuem significativamente para a defesa da fé contra as heresias. Louvo a Deus pela vida desses irmãos. Pastores também no rebanho de Cristo. 

Infelizmente, porém, no mesmo vídeo onde adventismo e catolicismo, são mencionados, ambos os apologistas afirmaram que o Calvinismo é uma heresia. Pensemos o que vem a ser heresia e se o calvinismo se encaixa nessa definição.

Em primeiro momento, devo destacar que ambos fazem uma distinção de heresia e heresias de perdição. Creio que eles não olham para os calvinistas como campo missionário. Em segundo lugar, para mim, em particular, o termo heresia deveria ser aplicado apenas às distorções de ensinos fundamentais, cardeais da fé cristã. Concordo com Ferreira e Myatt:
“[...] devemos fazer uma distinção entre heresia e erro. A heresia é uma negação do que é essencial para a salvação, tema este que nos distingue como evangélicos. Já o erro é uma negação de algum aspecto da verdade revelada que não é essencial a salvação. Por isso, a heresia e o erro devem ser evitados, no entanto, somente a heresia deve ser considerada um obstáculo intransponível para a comunhão.” (Teologia Sistemática, [Vida Nova] p. XXV).

Por exemplo, fazer separação entre Israel e Igreja, é um ensino errado, frágil, e insensato, presente na teologia de Soares e Martinez (salvo o engano). Não sei até que ponto, o dispensacionalismo também é assumido por ambos, mas também é um desvio consistente da Escritura. Isso é heresia? Não a meu ver. Soares e Martinez talvez poderiam responder se outros ensinos dispensacionalistas são heréticos como esses que se seguem:

O dispensacionalista J. Dwight Pentecost, no Manual de Escatologia afirma a respeito da interpretação ‘correta’ do que será restaurado no milênio, segundo os dispensaccionalistas, é semelhante ao arônico, mas não necessariamente o mesmo. Existem diferenças e semelhanças. Que semelhanças são essas? J. D. Pentecost usa texto de Ezequiel e afirma: 

“Existem certas semelhanças entre os sistemas arônico e milenar. No sistema milenar encontramos o centro da adoração num altar (Ez 43.13-17), onde o sangue é aspergido (43.18), e são oferecidos holocaustos, ofertas pelo pecado e culpa (40.39). A ordem levítica é restituída, já que os filhos de Zadoque são escolhidos para o ministério sacerdotal (43.19). A oferta de manjares está incorporada ao ritual (42.13). Existem rituais prescritos para a purificação do altar (43.20-27), dos levitas que ministram (44.25-27) e do santuário (45.18). Haverá observação das luas novas e dos sábados (46.1). Sacrifícios serão oferecidos diariamente pela manhã (46.13). Heranças perpétuas serão reconhecidas (46.16-18). A Páscoa será novamente observada (45.21-15) e a festa dos tabernáculos torna-se um acontecimento anual (45.25). O ano do jubileu observado (46.17). Há semelhanças nos regulamentos dados para governar o modo de vida, o vestuário e o sustenta da ordem sacerdotal (44.15-31). O templo no qual esse ministério é executado torna-se novamente o local onde se manifesta a glória de Jeová (43.3-5). Percebemos então que a forma de adoração no milênio terá grande semelhança com a velha ordem arônica.” (Manual de Escatologia, pp. 524,525).

Embora segundo Pentecost, o que mais importa são as diferenças e não as semelhanças, mas ambas nos preocupam. Achar que por ter diferenças, torna mais sublime, é um meio de nublar toda a problemática. Até mesmo nas diferenças, algumas coisas estranhas são apresentadas. Pois sugerem até que tal Templo e sacerdócio terá um “rei-sacerdote da ordem de Melquisedeque, talvez Davi ressurreto [...]” (p. 529)!!!

O sistema sacrificial: 
Segundo os defensores desse erro, os sacrifícios serão comemorativos e não expiatórios. Diz J. D. Pentecost que nem no VT os sacrifícios eram expiatórios, pois apontavam a Cristo, assim também serão os sacrifícios no milênio dispensacional: “Que insensatez argumentar que um ritual poderia realizar no futuro o que nunca pôde ser realizar, ou realizou, ou foi projetado para realizar no passado.”(Manual de Escatologia, p. 530). Os sacrifícios, então, “serão memoriais quanto ao caráter” escreveu o dispensacionalista. Enquanto no VT era algo que apontaria para o futuro, os sacrifícios do milênio dispensacionalista, serão em retrospectiva (p. 531).

Os sacrifícios de animais durante o milênio, proposto na escola dispensacionalista, talvez guiado por Davi, exercerá uma mesma função semelhante da santa ceia. Veja: 
“o pão e o vinho da ceia do Senhor são, para o crente, símbolos e memoriais físicos e materiais da redenção já adquirida. E esse será o caso com os sacrifícios reinstituídos em Jerusalém; eles serão comemorativos, como sacrifícios antigos se davam em perspectivas.” (Manual de Escatologia, p. 532).

O que nossos apologistas acham disso? Quando comparo tais ensinos com a doutrina do Juízo Investigativo de Ellen White, creio que ela tem menos problemas com sua lenda do que os tais ensinos dispensacionalistas.

Uma pergunta importante ainda é: o calvinismo é heresia em comparação a o que? Nem Soares nem Martinez podem apontar heresias em assuntos como a doutrina de Deus, do pecado, da salvação, ou da revelação no sistema reformado. Certamente só pode ser heresia em comparação ao Arminianismo e ao Catolicismo. Nesse ponto, os nossos irmãos Elias e Martinez, seriam exclusivistas, haja vista que apenas o sistema doutrinário deles seria correto. 

O que faz o calvinismo ser herético para Elis Soares e João Flávio Martinez? Respondo: Visto que o pecado destruiu a boa intenção do homem em direção a Deus, Deus ser Soberano da extensão de sua salvação, e para realizar isso, O Espírito santo chamar irresistivelmente seus eleitos, aplicando neles os benefícios salvadores da Redenção de Cristo, visto que o mesmo morreu eficazmente pela igreja, e preservando-os em sua graça sob as exortações e santificação do Espírito!

Ambos, não são capazes ainda de notarem, que o baixo nível que os evangélicos se encontram no Brasil é devido os desvios do pentecostalismo místico (chamado de neopentecostal) ou do pentecostalismo antigo (mais legalista) e do arminianismo humanista, que impactou até mesmo igrejas reformadas, mas que agora estão sendo despertados pela força das doutrinas reformadas. Aliás, se hoje há arminianismo clássico, é mais um reação ao calvinismo do que remédio para o semi-pelagianismo que existe na mente da maioria dos evangélicos. 

Mesmo assim... assista o vídeo!






5 comentários:

  1. O dispensacionalismo está sustentado em zac. 12 no ser ver irmão Luciano como vc interpreta este capítulo, no meu ver o senhor descerá e salvará Israel, quando isso aconteceu na história, nunca versículo posteriores provam um milênio literal na terra, o bom do dispensacionalismo e trabalhar com o literal gramatical ,como vc interpreta zc 12 no seu ver isso já aconteceu?

    ResponderExcluir
  2. Se cumprirá quando a Igreja for perseguida. Essa é a interpretação que as cartas do NT dá do VT, essa é a teologia apostólica.
    Caso não houve algum cumprimento inicial logo após os dias de Zacarias, creio que tal profecia seno futura - se cumprirá dentro dos limites dos símbolos, na Igreja.

    ResponderExcluir
  3. irmâo Luciano entendi, o livro manual de escatologia do J.pentecost, ensina um milênio literal em cima deste texto , enquanto os pòs ensina que esse texto se cumpriu no ano 70, se Zc 12 è um texto futuristico , dentro do contexto da passagem o miênio serà literal, e um dos pilares do dispensacionalismo.

    ResponderExcluir
  4. Luciano jà que è heresia ensinar a distinçâo entre israel e igreja, que Deus tem um plano para cada grupo, esses dias estava assistindo tv e rodando os canais consegui pela graça e misericordia de Deus assistir uns dez minutos o famoso televisionista R.R. soares pregando e ele estava citando Dt.28 e ele dizia ..... se.... se ouvir.... se obedecer meus estatudos e mandamentos..... ensinando sobre prosperidade e bençÂos, pois afinal de contas a bìblia està dizendo que se obedecermos a Deus vamos ter tudo isso,afinal de contas a igreja e israel, que conselhos o irmâo daria a um jovem pregador que fosse pregar sobre Dt,28.

    ResponderExcluir
  5. Problema do Evangelho no Brasil não e só igrejas neo pentecostais,igrejas reformadas não oferece salvação aos pobres,praticamente não existe igrejas reformadas em periferias,não da pra pregar o evangelhos a um analfabeto,desempregado,viciado em droga,falando de calvinismo,sem falar hoje q igrejas reformadas não defende nada,não se opõe a nada,unica coisa q fazem e pregar contra Teologia da Prosperidade,realmente precisam se adequar a realidade,pregam um evangelho frio,morno,sem mover do Espirito.

    ResponderExcluir