domingo, 1 de janeiro de 2017

Perguntas sobre o adventismo: 1. Como surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia?

1. Como surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia?

Em primeiro lugar, você precisa saber que  A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma ramificação do movimento milerita decepcionado, herdeiros de uma interpretação que aponta 1844 como ano do cumprimento de Daniel 8.14, em que esperavam Cristo voltar exatamente nessa data – 22 de outubro de 1844 (embora já haviam tentando em outras datas). Em segundo lugar, você precisa entender que a IASD nasceu virtualmente no dia 23 de outubro de 1844, após a grande decepção, com a interpretação de que em 22 de outubro daquele ano, Jesus teria entrado no Santíssimo Celestial para agora, realizar a segunda fase de sua obra celestial. Essa interpretação veio de uma visão de Hiran Edson e posteriormente canonizada por outra visão, a de Ellen White.1 Por fim, A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi organizada em 1863, sob o comando de vários antrinitarianos.2

1. “Dentre os líderes mais preeminentes que saíram do movimento milerita e ajudaram a fundar a Igreja Adventista do Sétimo Dia se destacam José Bates, Tiago White e Ellen White.” (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 5.).  ‘A Igreja Adventista nasceu em 1844’ (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 454).

“Os Adventistas do Sétimo Dia são, doutrinariamente falando, herdeiros do Movimento Milerita da década de 1840 [...]” (http://centrowhite.org.br/iasd/o-que-e-a-igreja-adventista-do-setimo-dia-iasd/).

“O céu parecia abrir-se-me à vista e vi distinta e claramente que em lugar de nosso Sumo Sacerdote sair do lugar Santíssimo do santuário celestial para vir à Terra [em 22 de outubro], ... Ele pela primeira vez entrava nesse dia no segundo compartimento desse santuário; e que Ele tinha uma obra para realizar no Santíssimo antes de vir à Terra.” Tão simples; contudo, está entre um dos mais dramáticos momentos na história religiosa. Abrão era somente um criador nômade de gado quando Deus o chamou para ser pai de Seu povo escolhido. Daniel recebeu seu chamado especial como um jovem cativo numa terra estranha. Jesus era um rabino itinerante numa remota província romana quando Sua morte salvou o mundo. Cléopas era um discípulo quase desconhecido quando Cristo lhe deu iluminações bíblicas que conduziram à fundação da igreja cristã. E Hirã Edson, o “Cléopas do milharal” do adventismo, era um fazendeiro do norte do Estado de Nova Iorque –e um leigo dedicado e estudioso da Bíblia, ganhador de almas –quando Deus lhe deu a compreensão do ministério celestial de Cristo, que era tema inédito na história da Teologia. Num sentido muito especial a Igreja Adventista do Sétimo Dia nasceu naquele momento, naquele milharal, quando aquele fazendeiro contemplava a Cristo.” (A História do Aventismo, p. 50).

2. “[...] a denominação só foi organizada oficialmente em 21 de maio de 1863, quando o movimento era composto de 125 igrejas e 3.500 membros.”(http://centrowhite.org.br/iasd/o-que-e-a-igreja-adventista-do-setimo-dia-iasd/).

“A maioria dos fundadores do adventismo do sétimo dia não poderia unir-se à igreja hoje se tivesse de concordar com as “27 Crenças Fundamentais” da denominação [...] Para ser mais específico, eles não poderiam aceitar a crença número 2, que trata da doutrina da trindade [...] Semelhantemente, a maioria dos fundadores do adventismo do sétimo dia teria dificuldade em aceitar e crença fundamental número 4, que afirma a eternidade e a divindade de Jesus [...] A maioria dos líderes adventistas também não endossaria a crença fundamental número 5, que trata da personalidade do Espírito Santo.” (Em Busca de Identidade, p. 16,17). 

Nota: Alguns acham que se agora eles creem na trindade, então devemos retirar a critica. Segundo a erudição atual da IASD, a doutrina da trindade adventista é diferente da doutrina clássica cristã. Convido você a ver as as provas incontestáveis disso AQUI. Além disso, e assim sendo, nem mesmo essa nova trindade adventista, seria aceita pelos pioneiros adventistas, segundo o livro Em Busca de Identidade!! 


Essa é a seita que arrogantemente diz que é a Igreja Visível Verdadeira, a Igreja Remanescente do Apocalipse e que todas as demais 'são Babilônia' (segundo disse a profetiza canônica deles, Ellen White - um tipo de Papisa). Nasceu de uma reinterpretação de uma falsa profecia,  e foi organizada e amamentada pelo fel de hereges antitrinitarianos. Essa seria mesmo a igreja verdadeira? 

Deus te ilumine e abra seus olhos, pois “muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (I Jo 4.1).

13 comentários:

  1. Alô, Luciano, feliz ano novo a todos! Que relevância tem para os Adventistas, as passagens, por exemplo, de 1Pedro 3:10..."o dia do Senhor virá como o ladrão de noite".....1Tessalonicenses 5:10...."Pois vós mesmo sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite".....".....Mateus 24:36...."Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho (Mc. 13:32), senão o Pai... Marcos 24:35...."Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o Senhor da casa.........Mateus 24:44...."Por isso, estais vós preparados também; porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.... etc.

    Os Adventistas tornaram (para eles), nulas, todas estas escrituras (e outras), pois, concordam com todo o movimento Milerita que teve como principal interesse saber o dia, o mês, e o ano da vinda do Senhor. Tendo, o Senhor, não vindo nas datas que foram previstas (1843/44), eles fizeram uma reinterpretação em que dividem a Expiação em duas fases, sendo que a segunda fase começou em 22 de Outubro de 1844, em que Cristo inicia a obra de apagamento ou remissão de pecados, contrariando Hebreus 10:10-18 que diz com todas as letras que já houve a remissão ou o apagamento dos pecados (em Cristo), na cruz.

    Então, nós vemos que as crias de William Miller passam de um erro à outro. Para salvar a "profetada" de Miller, eles chegaram ao ponto de torcer a doutrina da Expiação.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão, 2017 na graça de Cristo como o foi até agora!
      Interessante que os mileritas (segundo Ellen White), W. M Branham, Corpo Governate TJ, sempre tiveram uma "explicação plausível" para esse texto... depois a mentira deles é exposta, a "explicação plausível" e abandonada e com a cara lavada leem o texto de Mt 24.36 como qualquer criança leria e entenderia...

      Excluir
    2. E o filme não acabou ainda! Ellen White disse... "E, anunciou-nos Deus o dia e a hora da vinda de Jesus." Já os ungidos da Watchtower vão continuar que nem toupeiras cavando novas datas para excitar os ânimos das "outras ovelhas." Quanta baboseira!

      Excluir
  2. Prezados Irmãos,

    Feliz Ano Novo!

    O Adventismo do Sétimo Dia pode ser enquadrada em qual corrente soteriológica?
    Será que os adventistas podem ser chamados de arminianos?
    E as demais seitas(Testemunha de Jeová, Mórmons, CCB e etc.) são armenianos ou calvinistas?

    Desde já agradeço e saliento que aprendo muito com essa página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George, feliz 2017 tb, na graça de Cristo...
      Adventistas são arminianos, mas com ressalvas importantes. A doutrina de 1844 e o bode, não se enquadram em nada na teologia arminiana clássica. Assim, eles adotam o sistema wesleyano, em si, mas acrescentam algumas distorções próprias. Imagina um A. W. Tozer (arminiano fiel, e profeta de nossa geração) defendendo 1844? Jamais !!!

      Testemunhas de Jeová e Mórmons são quase pelagianas.

      Sobre os TJs já postei (http://mcapologetico.blogspot.com.br/2015/03/a-soteriologia-tj-arminiana-calvinista.html)...

      CCB tem graça no Credo, mas legalismo na prática...

      Excluir
    2. Fiquei imaginando a cena surrealista......"o irmão Tozer convertido ao adventismo, e ensinando a doutrina do Juizo Investigativo...." Levando para o bom humor, seria hilário....perdeu o juízo, kkk!

      Excluir
    3. kkk... "perderia o juízo", por causa do juízo de 1844...kkk

      Excluir
  3. Feliz ano novo, irmãos em Cristo, a doutrina de 1844 para reformatar a de Miller é sem dúvida a prova cabal de que o adventismo nasceu através duma grande mentira, os adventistas sabem disso só não podem confirmar pois todos sistema da seita pode ir por ralo a baixo, será que estamos dispostos a fazer pela verdade, o que as seitas fazem pela mentira?

    ResponderExcluir
  4. Nos primórdios do Adventismo eles eram unitarianos, isto é, criam que Jesus tinha sido gerado ou literalmente tirado do seio (peito) de Deus Pai, sendo gêmeo do Pai, e, assim, desfrutava da mesma substância eterna do Pai; mas teve um começo. Por isso é que os Adventistas inapropriadamente citam o livro "O Desejado de Todas as Nações", onde diz... "Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada....p.372", português, (que por sinal é um plágio... Ellen White plagiou esta declaração do livro "Sabbath Evening Readings" do Reverendo John Cummings, 1896, e a inseriu em seu livro "Desire of Ages", p.530, 1898)... para provar que Jesus não fora criado, (só que Jesus para White teve um começo; mas como tinha sido por assim dizer, "parido" (você não ouviu errado) por Deus, desta maneira, possuía a mesma natureza eterna do Pai ou como na declaração acima, ..." Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada"... Mas Ellen White não quis dizer que Jesus não teve princípio, mas sim que a natureza ou substância de Jesus, sendo a mesma de Deus Pai, porque Jesus saiu de Deus , não teve princípio. A declaração encontrada no livro o "Desejado de Todas as Nações", não é uma prova de que Ellen White cria na doutrina da Trindade⬅palavra ausente nos seus escritos, e nem que Jesus não teve um ínicio... Sim, para White Jesus teve ínicio. Mas, Jesus, para White não foi criado por Deus Pai, mas sim, foi literalmente gerado de(por) Deus Pai, de fato, saiu de dentro de Deus mesmo. Por isso que a declaração de Jesus (de acordo com Ellen White)... "Quem vê a mim vê o Pai... " deve ser interpretada literalmente. Jesus, quando de sua encarnação manteve a mesma fisionomia que possuía em seu estado de pré encarnado, mas revestido da natureza humana. Assim, quem via a Jesus literalmente estava vendo o Pai revelado através da carne humana, porque Jesus era gêmeo do Pai. Esta era a doutrina de Ellen White... Jesus, para ela estava revelando o caráter de Deus Pai, e ao mesmo tempo era a reprodução física de Deus Pai, só que manifestado em carne humana.

    Ellen White e os fundadores do Adventismo NÃO ACREDITAVAM NA DOUTRINA DA TRINDADE.

    A doutrina da Trindade no Adventismo é uma criação posterior feita para serem aceitos no "mainstream" do protestantismo. De outra maneira, como eles poderiam reivindicar serem herdeiros da Reforma, já que não crendo na doutrina fundamental do cristianismo histórico não teriam qualquer ligação com John Knox, John Huss, Lutero, Calvino, Wesley, Spurgeon, e milhares de outros cristãos através da história da Igreja? Só que manhosamente, a cúpula teológica Adventista, manipulou a declaração acima encontrada no livro "O Desejado de Todas as Nações", e deu uma interpretação que assemelha-se ao que está contido no Concílio de Nicéia, onde fala da eternidade do Filho Unigênito de Deus. Mas não foi isto que mamãe White quis dizer; Mamãe White disse sim que, "a natureza ou substância de Jesus era eterna como a do Pai do qual ele havia sido gerado, mas ele teve princípio. Segue....

    Segue....

    ResponderExcluir
  5. Para sabermos qual era a crença original dos Adventistas sobre a Trindade e a divindade de Cristo, teremos que perguntar aos fundadores da denominação, aos peso pesados, tais como, James e Ellen White, Uriah Smith, Joseph Bates, E J. Waggoner, A. T. Jones, John Mattheson, e muitos outros, e não a esses teólogos modernos que escrevem artigos na Ministry Magazine, e que só servem para manipular a doutrina e mentir para você, caro membro Adventista.

    Para início de conversa, NENHUM dos nomes citados acima acreditava na doutrina da Trindade. Lhe faço um desafio: Pegue qualquer livro de Ellen White, e peça ao seu pastor que lhe mostre ONDE, claramente, e sem rodeios ou malabarismos, Ellen White ensina a doutrina da Trindade. Ele não vai conseguir lhe mostrar porque simplesmente a doutrina da Trindade não fazia parte do "menu" dos fundadores pioneiros da denominação.

    Vamos conferir algumas declarações.....


    "As escrituras declaram que Cristo é o "unigênito Filho de Deus." Ele é gerado, não criado." *E. J. Waggoner, "Christ and His Righteousness, p.21."

    "Aquele que nasceu na forma de Deus, tomou a forma de homem." *A. T. Jones, "The General Conference Bulletin, 1895, p.449."

    "Cristo é o único filho literal de Deus. O unigênito do Pai. Jo.1:14. Ele é Deus porque ele é o Filho de Deus; não em virtude de sua ressurreição. Se Cristo é o unigênito do Pai, então nós não podemos ser literalmente gerados pelo Pai. Isto ocorre somente num sentido secundário da palavra." *John Mattheson, "The Review and Herald, October, 12, 1869."

    "As escrituras em nenhum lugar falam de Cristo como um ser criado, mas claramente no sentido oposto, declaram que ele foi gerado pelo Pai. *Uriah Smith, "Daniel and Revelation", p.430.

    "Somente Deus não tem princípio. Na época mais remota, (quando o início poderia ser um período tão longínquo que para as mentes finitas seria essencialmente a eternidade) surgiu a Palavra. "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus." Jo.1:1. Esta Palavra incriada, era o ser, quem, na plenitude do tempo, "se fez carne, e habitou entre nós." Seu início foi diferente de qualquer outro ser do universo. Isto é declarado nas enigmáticas expressões, "Seu Filho Unigênito", (Jo.3:16; 1Jo.4:9), "o Unigênito do Pai" (Jo.1:14), "Eu saí de Deus e volto para Deus" (Jo.8:42). *Uriah Smith, "Looking to Jesus", p.10.

    Segue....

    ResponderExcluir
  6. Então, os pioneiros Adventistas acreditavam que Cristo fora gerado, não criado, por Deus Pai, sendo igual ao Pai (da mesma) natureza divina, mas inferior na condição de Filho. Cristo era "Deus de Deus", semelhante ao que reza no credo Niceno. Mas teve um princípio. Quando Cristo disse que, "o Pai concedeu ao Filho ter a vida (eterna) em si mesmo", os fundadores do Adventismo aplicavam essa passagem à geração de Cristo por Deus Pai, isto é, o "Pai concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo", porque gerou o Filho de si mesmo, de sua própria substância, e por isso Jesus poderia orar assim; "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." Jo.17:5; Porque tinha a mesma natureza do Pai, seu Unigênito.....

    "Cristo, foi o primogênito no céu; semelhantemente, ele foi o primogênito na terra, e herdeiro do trono do Pai. Cristo, o primogênito, embora sendo Filho de Deus, vestiu-se de humanidade, e foi aperfeiçoado através do sofrimento." *Stephen Haskell, "Story of the Seer of Patmos", p. 98.

    "Os Adventistas do Sétimo Dia, estão tão próximos dos trinitarianos quanto à firmar a divindade de Cristo que, não receamos nenhum julgamento aqui." *James White, The Review and Herald", October, 12, 1876.

    James White era marido de Ellen White, quantas vezes os dois, juntos, prepararam material para a "Review and Herald", e James sempre condenou a doutrina da Trindade, e Ellen ao seu lado, tendo visões, e nunca falou nada em contrário, mas em todos os seus escritos (com plágio ou sem) manteve o mesmo padrão da crença de seu esposo, e não há nenhum indício nos escritos de Ellen White que sequer sugira sua adesão a doutrina da Trindade.

    "Com relação à quando ele (Cristo) foi gerado, não é de nossa conta perguntar, nem poderiam nossas mentes apreender isto, se nos fosse dito. O profeta Miquéias, conta-nos tudo o que podemos saber à respeito disso, nestas palavras; "Mas tu, ó Belém Efrata, ainda que te encontre entre as menores de Judá, de ti me sairá, aquele que há de governar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Mq. 5:2.
    Houve um tempo quando Cristo procedeu e saiu de Deus, do seio do Pai. (Jo.8:42; 1:18), mas aquele tempo estava tão distante, nos dias da eternidade que, para a mente finita compreender, é praticamente, (o tempo da geração de Cristo), sem começo." *E. J. Waggoner, "Christ and His Righteousness", pp.21,22.


    "O Pai, era maior que o Filho, por ser o primeiro. O Filho, era igual ao Pai, em função de que ele recebeu "todas as coisas do Pai." *James White, "The Review and Herald", January, 4, 1881.


    "A dedicação do Primogênito, teve sua origem nos tempos mais remotos. Deus prometeu dar o Primogênito do céu, para salvar o pecador." *Ellen White, The Desire of Ages, p.51.


    "Os anjos, portanto, são criaturas de uma ordem inferior que a de seu criador. Cristo, é o único ser gerado pelo Pai." *James Edson White, (filho de Ellen White), "Presente, Passado e Futuro, p. 52.

    Aí está. Nada de Trindade. Podem virar do avesso os escritos dos white e pioneiros e não irão encontrar. Todas as declarações de White seguem o mesmo padrão, isto é, o Filho está sempre em sujeição ao Pai.

    Depois podemos acrescentar mais à lista. E você, Adventista "trinitariano" nos moldes de Jerry Moon e de outros teólogos Adventistas moderninhos, (que estão ensinando triteísmo com o nome de Trindade) vai aceitar o desafio?

    Pegue, por exemplo, o livro "Patriarcas e Profetas", e peça ao seu pastor para lhe mostrar o capítulo ONDE Ellen White ensina a doutrina da Trindade, mesmo a doutina da "trindade" Adventista das 28 Crenças Fundamentais... Daí espere se tiver paciência. Aliás, o livro ou os livros são de sua escolha.

    Segue....

    ResponderExcluir
  7. Feliz Ano Novo a todos os irmãos do MCA.

    Isso mesmo irmão Luciano Sena, bela história!

    Foi assim que:

    "COMO TUDO COMEÇOU"

    Gostaram do FILME!

    Se não assistiram ainda, assistam clicando no LINK abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=YYd-mFiZ6os

    Abraços e tenham um ótimo 2017!

    ResponderExcluir