terça-feira, 10 de março de 2015

O Espírito de Profecia

Um texto bíblico é ‘atribuído’ ao ministério de Ellen White. Apocalipse 19.10, a Nova Versão Internacional traduz esse texto dessa maneira:

“Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”

Segundo a Igreja Adventista, esse texto faz alusão ao ministério profético da igreja no tempo final:

O remanescente será conduzido pelo testemunho de Jesus, manifestado através do dom de profecia [...]

Antes de Sua encarnação, Cristo encheu os escritores bíblicos com Seu Santo Espírito e forneceu-lhes profecias a respeito de Seu sofrimento e subseqüente glória (I Ped. 1:11). Após a ascensão, Ele continuou revelando-Se a Seu povo. As Escrituras afirmam que Ele concedeu Seu “testemunho” – “o espírito de profecia” – ao Seu fiel povo remanescente (Apoc. 12:17; 19:10;[...]

“O Espírito de Profecia na Igreja Adventista do Sétimo Dia. O dom de profecia manifestou-se ativamente no ministério de Ellen G.White, co-fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia.”

[Nisto Cremos, pp. 225 , 79, 301].

Esse é um conceito norteador para a vida e missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“Os adventistas do sétimo dia creem que Ellen G. White foi uma verdadeira profetisa de Deus, enviada para guiar e aconselhar a Igreja nestes últimos dias. Um dos princípios fundamentais mantidos pela igreja é o de que “o dom do Espírito de Profecia é um dos sinais distintivos da igreja remanescente”, e “este dom foi manifestado na vida e no ministério de Ellen G. White” (SDA Church Manual, Revised 1976, p. 37).” (http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/o-uso-de-fontes-nao-inspiradas-por-ellen-white/)

O texto de Apocalipse 19.10 diz na parte final: “... Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” Parece que o Adventismo lê muito mais do que está escrito no texto. Podemos apresentar duas formas de entender esse texto:

Primeiro, o ‘espírito de profecia’ refere-se a um comportamento e/ou disposição evangelística, o testemunhar o próprio Jesus. Com essa interpretação chegaríamos à conclusão de que A Palavra de Deus, nesse texto, está garantindo que o que motiva a função e disposição profética da Igreja de Cristo é o testemunhar Jesus Cristo sob o poder do Espírito Santo, diante de oposição e indiferença. O ‘espírito de profecia’ não é o ministério de Ellen White, mas de toda a Igreja de Cristo atuante em testemunhar Cristo (1 Pe 2.9,10). O Novo Testamento Versão Fácil de Ler traduz assim esse texto:

“Cuidado! Não faça isso! Eu sou seu companheiro, assim como sou companheiro de seus irmãos que proclamam a verdade que Jesus revelou. E é proclamando essa verdade que eles provam que têm o espírito profético. É a Deus que você deve adorar!

Segundo, de uma maneira mística, o Testemunho de Jesus é a sua confirmação pessoal na profecia apocalíptica dada ao apóstolo João, e todos os profetas anteriores, sendo o espírito de profecia esse testemunho.

“Tanto as hostes angélicas como a Igreja seguram bem o testemunho de (dado por) Jesus. Esse testemunho incluiu tanto o testemunho histórico do Senhor, preservado pelos Evangelhos, como o que ele continua a dar pelo seu Espírito, tais como as revelações deste livro. A cláusula explanatória que se segue significa, ou que o ensino de Cristo, tornado conhecido no passado e no presente, é o espírito ou essência [...] de profecia, ou que o Espírito Santo, que inspira a profecia, interpreta ao profeta o testemunho de Cristo, tanto o revelado como o não revelado. Aquela interpretação parece dar-se melhor com contexto; esta concorda com João 15:26,27.” (O Novo Comentário da Bíblia – Edição em 1 Volume, p.1479. Ed. Vida Nova.)


Não há qualquer possibilidade de que tal texto tenha o sentido pretendido pela tradição Adventista, de aplicar ao ministério de Ellen White, ou eventualmente a ela mesma, a nomenclatura ‘espírito de profecia’.

51 comentários:

  1. Olá Irmão Luciano!!!

    Primeiro vc precisa compreender o significado de "Profeta" e "Profecia", para depois ter uma noção mais clara do que é o "Testemunho de Jesus".
    Sugiro que dê uma lida no site: http://www.vivos.com.br/169.htm

    EGW trouxe a Evidência, as verdades Bíblicas que a muito tempo estavam encobertas...

    Seu Primeiro Argumento está certo na parte de: "toda a Igreja de Cristo atuante em testemunhar Cristo" o erro está em afirmar que a Adventista não pensa assim, a DIFERENÇA é que EGW trouxe a Luz, Profundas Verdades da Palavra de Deus, superiores a muitas Doutrinas Errôneas como Dupla Predestinação.
    A Verdade está posta pela Adventista, cada indivíduo tem livre arbítrio para escolher aceitar ou rejeitar a VERDADE.

    Seu Segundo Argumento está errado quanto a ser místico, pois falo com convicção que não existe uma única igreja que fale sobre toda a Bíblia com sensatez, verdade e testemunho tão verídico sobre Jesus a não ser a Adventista.
    Vc pode colocar a Prova toda Denominação, todas falam de Deus, mas nenhuma fala toda a Palavra de Deus, nem mesmo os Judeus, pois ainda labutam para aceitar Jesus como Salvador.

    A Igreja Adventista está de Braços Abertos para receber qualquer pessoa que queira buscar a verdade de Deus, Ficamos Felizes tanto quanto os Anjos do Céu fazem festa para um pecador Arrependido.

    Paz e Graça a todos Irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico admirado com sua fantasia...

      Excluir
    2. Está me insultando Luciano???

      Olha que posso ficar "magoado"... só que não.

      Excluir
  2. Prezado Luciano, bom dia, aproveito a resposta que dei ao Wesley no post anterior como apoio à esta sua postagem recente. Acredito que as citações que fiz no artigo anterior corroborem com você:
    "Se nós não procurarmos admitir os erros do movimento a partir de dentro, ainda que nossa cúpula por quaisquer razões evite qualquer admissão, como poderemos assumir qualquer rótulo de "sinceros"...
    O que citei não é falácia...
    Vá a qualquer loja da Casa Publicadora e compre o livro "Teologia do Remanescente" de Angel Manuel Rodriguez custa R$ 67,80, aproveite e compre também o livro do destemido historiador George Kbight "Em busca de identidade". Para que fique riscado de sua mente qualquer coisa em relação ao que contra argumentou como falácia, citarei dois trechos destes dois livros que confirmam que a ênfase exagerada que a maioria dos adventistas (principalmente pregadores leigos) hoje tem com relação aos escritos de Ellen White advém de um desvio doutrinário da década de 20.
    Primeiro, "Em busca de identidade pág 143 e 144 e 145 em um trecho cujo tema é, "o que é fundamentalista no Adventismo" - tratando sobre inspiração verbal, ou de pensamento:
    "O lugar central dos escritos de Ellen White no adventismo não era uma preocupação só de dissidentes como Holmes e Washburn. Líderes-chaves do movimento também defenderam. F. M. Wilcox afirmou em 1921 que os escritos dela constituiam comentários inspirados das escrituras e em 1946 que era comentários inspirados da Bíblia. Essa posição era mais próxima de A. T. Jones sobre o tópico na década de 1890 do que à de Ellen White com relação a controvérsia de 1888 sobre a lei em Gálatas ou sobre a posterior contenda a respeito do diário. Muitos adventistas não tinham aprendido muita coisa sobre o assunto com a história denominacional... "p. 143
    “...Daniells (ex presidente da associação geral), continuou observando corretamente que os pioneiros adventistas “compreendiam as escrituras à medida que pesquisavam as escrituras por eles mesmos”. Dói-me ouvir a forma como as pessoas falam, que o Espírito de Profecia conduziu e comunicou aos pioneiros toda a instrução, todas as doutrinas...”
    “...Uma das GRANDES TRAGÉDIAS DO ADVENTISMO (grifo meu) na década de 1920 é que a posição histórica e teologicamente válida apresentada por Daniells não foi seguida pela maioria dos adventistas nas décadas subseqüentes. Pelo contrário, a posição defendida por Holmes, Washburn e Wilcox dominaria o movimento.
    Frequentemente o laicato e o clero adventista utilizavam oss escritos de Ellen White de modo a fazer na prática a “luz menor” de Ellen White se tornasse “luz maior”, em vez da Bíblia.
    Essa tendência junto com a predisposição para o verbalismo e a inerrância estrita, dominou a teologia adventista nas décadas subseqüentes a 1920. EM ESSÊNCIA O ADVENTISMO QUE HAVIA COMEÇADO COMO O POVO DO LIVRO SE TORNARA MAIS “O POVO DOS LIVROS”. OS ADVENTISTAS HAVIAM ESQUECIDO A SUA PR´PRIA HISTÓRIA SOBRE O TEMA... “(grifo meu)."

    ResponderExcluir
  3. Teologia do Remanescente p. 238:
    “... Até onde posso garantir, Ellen White NUNCA INTERPRETOU APOCALIPSE 12:17 DE MANEIRA CLARA OU EXPLÍCITA COMO REFERÊNCIA A SEU MINISTÉRIO PROFÉTICO DENTRO DO REMANESCENTE... (grifo meu).
    O autor Angel Manuel Rodriguez acredita que ela tenha chegado a essa conclusão devido:
    “... ela sempre atribuia a bíblia o status de fonte superior de informação, incluindo o próprio ministério profético. O princípio protestante, sola scriptura” dominava a sua teologia...”
    "Veja também o comentário de Uriah Smith sobre apocalipse 12:17 e 19:10, ele jamais atribuiu aos escritos de EGW a exegese desses dois versículos e olha que ele era contemporâneo dela... Ela jamais permitiria isso também.
    Em outro trecho Knight informa que Wilcox foi inclusive o cunhador do título “Espírito de Profecia” à EGW... ou seja, mais do que 10 anos após sua morte (eu mesmo acredito que se ela estivesse viva não permitiria...
    Só sei dizer uma coisa... as citações acima não deixam dúvida, o que mostra que existem líderes que pensam diferente e a denominação parece permitir sempre essa tensão em alguns temas... (tenho que admitir que é preciso coragem para permitir produções literários que se contradizem tanto)... Porém, a escolha de como seremos melhores adventistas reside em cada um de nós... Não precisamos ser autômatos. E uma prova disso é que vemos pessoas influentes como Knight e Rodriguez que são assim..."

    ResponderExcluir
  4. Veja também o comentário de Uriah Smith sobre apocalipse 12:17 e 19:10, ele jamais atribuiu aos escritos de EGW a exegese desses dois versículos e olha que ele era contemporâneo dela... Ela jamais permitiria isso também.
    Em outro trecho Knight informa que Wilcox foi inclusive o cunhador do título “Espírito de Profecia” à EGW... ou seja, mais do que 10 anos após sua morte (eu mesmo acredito que se ela estivesse viva não permitiria...
    Só sei dizer uma coisa... as citações acima não deixam dúvida, o que mostra que existem líderes que pensam diferente e a denominação parece permitir sempre essa tensão em alguns temas... (tenho que admitir que é preciso coragem para permitir produções literários que se contradizem tanto)... Porém, a escolha de como seremos melhores adventistas reside em cada um de nós... Não precisamos ser autômatos. E uma prova disso é que vemos pessoas influentes como Knight e Rodriguez que são assim..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benício, confiante que podemos prosseguir nisso, agradeço sua sinceridade (em expor sua opinião, não que outros adventistas não o sejam).

      Tenho o livro de GK Em Busca de Identidade. De fato, o livro revela um desconforto com a linguagem tradicional adventista e as defesas que lemos em vários lugares. Ele reconhece várias coisas. Mas alguns adventistas tem dito que o que ele disse não vale e não é oficial... sim é o que estão me dizendo nas redes...

      Porém, amigo Benício, o Leandro Quadros disse que o espírito de profecia "é a Bíblia e os escritos de Ellen White" em um vídeo pregando em uma igreja asd. Não sei se seriam apenas leigos os que estão mantendo essa crença ... [Ele chega a dizer que quem lê o livro A Igreja Remanescente e sai da igreja perde a salvação (!!!).]

      Outro fator preponderante é que a crença no espírito de profecia, para que de alguma forma fosse aplicada em Ellen White, tal como manifestada, deveria continuar em outros, já que era um sinal da igreja remanescente - dito na crença 18.

      Deus continue nos iluminando na verdade.

      Excluir
    2. Ah, só para destacar. Vejo o Leandro Quadros um marketeiro ecumênico em sua exposição, embora seja adventista até a medula... o que não seria o Luiz Gonçalves tão ecumênico assim. Os dois revelam como a IASD possuem algumas formatações variadas...

      Excluir
    3. Respeito sua opinião Irmão Benício, mas temos que olhar para a "Cruz de Cristo".

      Excluir
    4. Tem Argumento para Refutar??? Não

      O máximo que vc faz é dar risada da minha "cara" Luciano???

      Sinto muito por vc querido, mas a Presbiteriana está apenas te influenciando ao Ódio...

      Excluir
    5. Prezado Luciano, bom dia, aproveito a resposta que dei ao Benício no post anterior como CONTRA-apoio à esta sua postagem recente. Acredito que as citações que fiz no artigo anterior NÃO corroborem com você:

      Respeito suas palavras Benício, estamos melhorando o discernimento da conversa...

      Retiro o que eu disse sobre "Falácia", mas vamos dar um passo além então...

      Meu amigo!!! É inegável que exista e existiu "Judas" dentro da Adventista, é inegável e pessoas como Leandro Quadros, Rodrigo Silva e Arilton não negam, já vi videos deles expondo Argumentos Plausíveis de Refutação.
      O Passado é para se aprender, o presente é para agir melhor e o futuro a Deus pertence.
      NINGUÉM NASCE SABENDO TUDO, APRENDE-SE COM O PASSAR DO TEMPO, isso podemos dizer sobre os pioneiros, o que falarem além disso é FOFOCA.
      Veja o caso da Presbiteriana, existem doutrinas erradas como a Dupla Predestinação e os Líderes não corrigiram ainda, já a Adventista encara de FRENTE e procura corrigir, o problema é que existem pessoas, em qualquer lugar, inclusive na Adventista, que não conhecem Deus, direcionando o Foco para o "MUNDO", para o "Homem Pecaminoso", "Para as Concupiscências da Carne" e não para a "CRUZ".

      Minha Argumentação está alem do Teórico Historicista ou Teologista, passa pelo Psicológico, Filosófico, Lógico e principalmente Espiritual.

      Não adianta dar Foco aos Problemas, antes o Foco tem que ser dado às soluções...
      Nós seres Humanos somos pecadores, somos fofoqueiros, carregamos o Fardo do pecado na carne e vc bem sabe disso, mas 1 coisa não podemos negar, quanto ao Adventismo, não existe uma única Denominação que se aprofunde tão claramente, logicamente, racionalmente e principalmente Espiritualmente da Bíblia e de Deus, não Idolatro a Adventista nem EGW, Amo Deus e confesso a vc que converso c Deus através da Bíblia igual aos da Congregação Cristã, a Adventista não prega isso, mas eu Creio, Converso, vejo as Obras de Deus, vejo as correções que Deus me coloca e procuro ser Obediente, inclusive já disse para o Luciano e repito para vc: Estou amadurecendo a mansidão e auto-controle, porque Deus está me corrigindo...
      Vc já conversou com Deus???

      Continuo "SINCERO" e concordo com vc, mas o que vc não conseguiu perceber ainda é a ESTRATÉGIA do Luciano, que utiliza de ASTUCIA e tem ajuda, para Denegrir e tornar Excludente a Adventista, isso não é uma questão de Doutrina ou Teoria, mas sim, é uma questão Pessoal e Espiritual.
      Ele fala que não odeia a Adventista, mas isso é da boca pra fora, pois suas palavras demonstram o contrário e a Argumentação dele é sem Razão, ele fica querendo pegar alguma Ferida da Adventista para cutucar, isso é Intensão Negra Irmão, ele não se preocupa em seguir o exemplo de Cristo, porque ele crê que já está salvo, apenas porque acredita em Jesus, isso é a doutrina da dupla predestinação.

      Vc acha que está pegando pesado comigo???
      Não é uma questão apenas de Debate é uma questão de SALVAÇÃO MEU AMIGO.
      Desculpe Irmão, mas não adianta vc ter feito Teologia, eu fiz Ciência da Computação, mas o que importa não é conhecer o "Salmo 23", mas sim, conhecer o "Dono do Salmo 23"...

      Excluir
  5. O Espírito de Profecia não é o testemuNHAR de Jesus, isto chama-se pregar o evangelho/profetizar.

    O Espírito de profecia é o testemuNHO de Jesus e que consiste em instruções proféticas recebidas por um profeta, da parte de Cristo.

    Quando um profeta recebe o testemunho de Jesus, diz-se de que recebeu o Espírito de Profecia.

    A Bíblia aponta para três tipos de ministérios proféticos no tempo do fim:

    O primeiro se refere ao Espírito de Profecia/Testemunho Jesus, onde Cristo dá suas instruções por meio de um profeta (e que se manifestou no ministério de Ellen G. White).

    O segundo se refere a pregar e profetizar, restaurando as verdades Bíblicas (E que se manifesta na Igreja Adventista do Sétimo Dia).

    O terceiro, é o de levar o evangelho eterno à todos os povos e a todas as nações (e que se manifesta na igreja de Cristo, por meio de filhos sinceros em todas as religiões).

    Três coisas haveriam no tempo do fim:

    Um ministério profético verdadeiro;
    Uma igreja verdadeira;
    Um evangelho verdadeiro;

    E não:

    Várias denominações, com vários profetas, apóstolos, bispos, pastores, missionários, ensinando cada um uma coisa diferente a respeito de uma mesma Bíblia. (babilônia, confusão religiosa)

    ResponderExcluir
  6. meu Deus!!! que interpertaçao esses adventistas fazem deste texto? irmâo Luciano gostaria de tirar uma duvida alguem que crê nessa interpretaçâo pode perder a salvaçao? nâo seria quase que o mesmo quando os catolicos interpretam a Maria e idolatrâo a mesma? acho estranho trabalho com um amigo adventista e conversa com ele sobre cristianismo de dez palavras ele cita ellen gold é atè desconfortavel falar com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser herege condenado por defender uma interpretação dessa, não sei se vem ao caso. Mas é um erro infantil, que foi forjado em um misticismo em torno de uma pessoa, que tinha lá seus problemas mentais e doutrinários, é colocar muita areia em um caminhãozinho.

      Excluir
    2. Irmão Odair Vieira, o irmão sabe que a importância que damos a Ellen White não é a mesma importância que os Católicos MARIANOS dão à Maria, mãe de Jesus.

      O irmão é bastante inteligente e esclarecido. Tal atitude, portanto, não cabe à vossa pessoa.

      Não tenho lido dizeres por aí de que vemos Ellen White como um verdadeiro profeta. Pelo contrário, tenho lido apenas falsos testemunhos dizendo de que a pessoa de Ellen White é adorada ou idolatrada assim como é o Papa e a pessoa de Maria, por parte de católicos marianos.

      Cristo não apoia o falso testemunho contra outros irmãos, querido amigo.

      E não conheço este seu amigo!

      Pelo menos os adventistas que aparecem aqui para comentar, bem como nos outros blogs, além dos pregadores da TV Novo Tempo, não tem citado Ellen White a cada dez palavras!

      Pelo contrário, são os críticos adventistas quem mais citam Ellen White. Podendo dizer de que "amam-na de paixão".

      O amigo pode contar as vezes em que Ellen White foi citada na TV Novo Tempo durante o mês. Isto já nos dá uma ideia de como Ellen White é vista dentro da Igreja Adventista.

      Ademais milhares de irmãos de outras denominações nos visitam nos cultos de sábado de manhã e quartas e quintas a noite e nenhum deles tem constatado estas coisas que o amigo afirmou.

      A mesma coisa ocorre nos cultos familiares, onde há familiares e amigos de outras denominações.

      Excluir
    3. Irmão Sr Adventista, a paz do Senhor!

      Essa coisa de PAPISA, PITONISA, IDOLATRIA a EGW e pasmem, idolatria do SÁBADO etc. É de fazer-nos RIR e muito. Pois chega a beira do RIDÍCULO e de DESESPERO, mas desespero deles.

      Não são argumentos contra nós, se não, uma espécie de dor de COTOVELO e incômodo da parte deles, com um único objetivo: de tentar nos ofender e desestabilizar-nos do ponto de vista emocional. Ledo engano.

      Não existe nada disso, mais sempre REPETEM as mesmas coisas.

      A pesar de não concordar com essa ENFASE no ADVENTISMO pelo irmão Luciano Sena, ao menos ele está a cada dia se tornando um ESPECIALISTA em nossa DOUTRINA e HISTÓRIA também. Parabéns irmão Luciano pelo empenho e dedicação, mas como o próprio irmão Sr adventista falou: "quem não tira EGW dos lábios, são os que a negam".

      Abraços a todos e fiquemos todos com Deus!

      Excluir
  7. Pois é Luciano,... realmente além de leigos, muitos pastores, especialmente aqueles ligados às áreas de evangelismo costumam adotar um radicalismo arminiano e uma tendência de exaltação à pessoa de EGW em detrimento de uma mensagem puramente bíblica.
    Nos E.U.A a convivência entre correntes de pensamento paradoxais dentro do adventismo parece ser mais tranquila, mas aqui no Brasil, até pela própria natureza do brasileiro, é difícil esposar uma opinião como a de Knight e as pessoas ainda te considerarem como adventista, talvez por isso alguns adventistas por aqui se manifestam extremamente "bravos", dizendo que os pensamentos de George Knight não representam reflexões genuínas acerca das doutrinas oficiais, etc.
    Creio que quando nosso querido Rev. Augusto Nicodemus Lopes escreveu o livro: "O que fizeram com a Igreja", e afirmou que o protestantismo brasileiro tem "alma católica", a mesma alcunha pode ser aplicada também do adventismo.
    A tendência ao misticismo dentro da religião evangélica brasileira manifesta-se com a idolatria popular de pastores, bispos e apóstolos, (arminianismo extremo e ênfase em sinais)... já o adventismo brasileiro, formado também por pessoas com a mesma "alma coletiva católica", tem seu misticismo manifesto em EGW. Neste solo propício para tanto EGW torna-se com efeito papisa. Não que a denominação não corrobore com o quadro com sua crença descrita de modo oficial, porém creio, que na divisão norte americana o pensamento adventista quando avaliado individualmente e academicamente demonstra-se menos escravo do mito.
    Tenho pregado e participado de diversos eventos em muitas igrejas de nossa denominação a cada sábado e o que percebo é que quanto mais afastado é o bairro e mais simples é o público, mais e mais EGW é mencionada com frequência e sua palavra e conselho é tomada como inerrante. Quando porém visito e prego em comunidades mais esclarecidas, EGW mal é mencionada (ainda que não rejeitem a crença de nº 18 - ela apenas passa imperceptível em algumas igrejas - como a Nova Semente no bairro do paraíso em SP).
    Enfim ao meu ver é tanto um problema teológico como social. Muito similar ao que as igrejas evangélicas em geral vivem atualmente embora a ala séria insista na volta à teologia reformada, a ala popularista adota o misticismo religioso e o pragmatismo das liturgias neopentecostais para atrair mais público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já disse aqui, e repito, vários adventistas podem ver luz em Cristo, e tem visto, além das lentes de Ellen White, ou melhor, considerando como coerente suas observações, além do mito criado por interesses sectários...

      Isso do mesmo jeito digo de calvinistas e arminianos, que tem olhado além dos homens do sistema.

      Irmão Benício, confiante que vc está descansando na graça de Cristo, até o fim, em nada mudando em relação a um selo (escatológico ainda que guardando o sábado fielmente), vendo os os cinco solas dos postulados protestantes como a versão correta do cristianismo, que vc possa continuar contribuindo para a Verdadeira Igreja Remanescente que está dentro da IASD.

      Tenho minhas convicções contra a denominação IASD, por causa das convulsões doutrinárias presentes... mas jamais imaginaria que a graça de Deus é impedida por diabos e heresias...

      No livro A Conspiração Adventista, escrevi:

      "Sem dúvida, muitos adventistas não se dão conta dos problemas soteriológicos envolvendo as doutrinas de 1844, a marca escatológica sabática e o exclusivismo profético que seu movimento advoga em Ellen White. Essa incoerência e a desinformação são, em parte, benéficas, haja vista que assim, muitos Adventistas acabam olhando para a salvação bíblica em Cristo, livres das interpolações de Ellen White. Deus é soberano e tem alcançado seus eleitos (Rm 9.18-24)."

      Enquanto pregador a Cruz, de uma vida de santidade, de um Deus Eterno e Triúno, de uma Bíblia Inerrante, e de uma salvação não dependente de práticas específicas, caminhos rumo à luz de Deus.

      Excluir
    2. Querido irmão Benício Cunha, dê uma lida rápida neste pequeno artigo:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2015/03/por-que-ha-esta-birra-por-parte-de.html

      Excluir
    3. Irmão Benício Cunha, a paz do Senhor!

      Tire-me uma dúvida por favor:

      O irmão disse: "Tenho pregado e participado de diversos eventos em muitas igrejas de .>>>NOSSA DENOMINAÇÃO<<<. a cada .>>>SÁBADO<<<."

      O texto é claro e não precisaria de tal esclarecimento, mas fiquei intrigado com algo.

      Você é IASD mesmo ou entendi errado?

      Não uma, mas algumas vezes o irmão LUCIANO SENA, disse que se alguém acreditar nas DOUTRINAS ADVENTISTAS (sendo adventista claro) , que ele (Luciano) não considera esta pessoa como seu irmão, o impedindo de chamá-lo como tal.

      Irmão Benício Cunha, você realmente é IASD?

      Se for, isso seria um sinal de que o PRECONCEITO ou PRÉ-CONCEITO (e não ÓDIO) do nosso irmão LUCIANO SENA estaria mudando? Será que ele estaria revendo os seus conceitos? Se for, sabe que estou até feliz! Pois já é um grande acontecimento em sua postura (dele).

      Irmão Luciano: você o chamou de irmão de forma desapercebida ou foi com intenção mesmo? Você não percebeu que ele afirmou ser da DENOMINAÇÃO IASD e que ia a igreja todos os SÁBADOS? Se percebeu e mesmo assim o chamou de IRMÃO, meus parabéns.

      Abraços e fiquemos todos com Deus!

      Excluir
  8. Amém Luciano... Deus seja contigo. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Benício, já que é Teólogo, vamos deixar a FOFOCA de lado e aproveite ensinar ao Luciano o que a Bíblia diz sobre o Diabo, provendo explicação sobre o que o próprio disse: "mas jamais imaginaria que a graça de Deus é impedida por diabos e heresias..."

      Ou será que posso começar a deduzir que o Sr. não é Adventista, mas sim uma estratégia Calvinista/Presbiteriana.

      Excluir
  9. Sr Adventista, vcs se demonstram ecumênicos por aqui, tão tolerantes, tipo Ivan Saraiva, mansos, chamando de irmão a todos, como Leandro Quadros, mas só por que um adventista colocou a opinião a respeito da IASD, vc já assumiu o espírito de Luiz Gonçalvez? Agora se voltou contra os calvinistas - e olha que quem vive citando calvinistas para confirmar a doutrina da Lei são vcs em !!!

    Estranho, será que toda aquela conjuntura política era estratégia para inglês ver? ou para produzir o proselitismo velho e antigo do escorpião???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou contra os calvinistas, nem o calvinismo, muito pelo contrário. Apoio o calvinismo em tudo aquilo que corrobora para com as verdades Bíblicas.

      E se calvinistas algum dia criassem a sua própria religião, não veria problema algum nisso!

      O que fiz foi apenas uma análise no qual aprofundarei:

      Espiritismo, umbandismo e maçonarias, são filosofias que tem se aninhado dentro de igrejas cristãs, assim como o tem o calvinismo.

      A diferença estrutural básica entre estas três primeiras filosofias, para o calvinismo, é que as tais representam religiões de fato, enquanto que o calvinismo não.

      Assim, tais religiões subsistem independente das igrejas cristãs, porém o calvinismo, não. Até porque, diferente das demais, o calvinismo é de origem cristã.

      Espiritismo, umbandismo e maçonaria, embora não gostem de serem chamadas de religião, bem sabemos que o são. Diferente do calvinismo que realmente não é uma religião, mas sim uma seita (no bom sentido) composta de seguidores de Calvino, dentro do meio cristão. São cristãos que optam pela reforma proposta por calvino em detrimento de certos pontos da reforma de Lutero e outros reformadores.

      E são em sua essência, uma seita, porque representam uma minoria agregada à uma religião e que precisam ainda lidar com ramos discordantes, dos ensinamentos fundamentais do calvinismo, a exemplo do arminianismo.

      Diante da entrada do espiritismo, umbandismo e maçonaria dentro de igreja tradicionalmente calvinistas como a presbiteriana, um dos receios de alguns calvinistas é que, de igual modo, a filosofia adventista venha também a se aninhar dentro destas mesmas igrejas cristãs.

      Porém os calvinistas percebem de que a mensagem adventista é proselitista, no sentido de que não se propõe a, como as demais citadas, se agregarem às religiões que aí estão, como o faz o calvinismo, umbandismo, espiritismo e a maçonaria.

      Pelo contrário, a tendência é de irmãos deixarem suas religiões para fazerem parte da IASD.

      Isto porque um dos pontos que mais puxam alguém para fora é o fato de o adventismo ensinar de que o cristão não deve se conformar com a confusão/mistura religiosa.

      Assim sendo, do mesmo modo, dentro do adventismo não é possível a existência de adventistas maçons, nem de adventistas espíritas ou adventistas calvinistas, pois a mensagem adventista é altamente conflitante com muitos pontos destas filosofias.

      Isto porém, não percebemos ocorrer dentro das demais igrejas cristãs, que tem tolerado e vivido sob relativa harmonia, com este sincretismo religioso.

      Esta compatibilidade das igrejas cristãs, com filosofias uma das outras, por exemplo, batista e metodistas, presbiteriana e batista, presbiteriana e metodista não é algo de se estranhar!

      Porém, o estranho é tais igrejas se mostrarem de certa forma compatíveis com religiões deveras contraditórias, como a espírita, umbandista e maçônica.

      O calvinismo é uma caso à parte, pois, sendo uma seita (no bom sentido) e não uma religião, é natural que permaneça agregado às religiões também cristã.

      E digo natural porque já na época de Jesus, existiam este tipo de "grupo diferenciado" dentro do próprio judaísmo, como o dos fariseus e saduceus. E que não eram outra religião, mas duas seitas dentro do judaísmo, cada uma com suas vantagens e desvantagens doutrinárias.

      Assim vejo o calvinismo, uma seita dentro do cristianismo e que possui as suas vantagens e também as suas desvantagens.

      Excluir
  10. Wesley, quando a pessoa deixa de olhar para a seita, para a religião, para a igreja, como arca da salvação, e vê a Cruz como suficiente, muita coisa muda até no linguajar da pessoa.

    Tenho muitas objeções à IASD como denominação. E o Benício sabe disso... e ele contra a IPB, e eu sei disso. Seremos sempre opostos em vários pontos. Mas não posso criar barreira onde Cristo derrubou. Você nao pode entender isso, que seu discurso é dissimulado... começa chamando de irmão, um pobre coitado que não conhece a verdade - adventista. Desse tipo de adventista, é que não vejo cristianismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho minhas dúvidas se o Sr. Benício é realmente Adventista e apenas massageou seu EGO concordando com vc, não concordo com vc, mas respeito.

      Não sou dissimulado IRMÃO, vc não refutou nenhum texto meu, portanto não pode dizer isso.
      Eu concordo com vc sobre ser oposto em vários pontos e respeito, mas vc querer me dizer que está do lado da verdade não condiz com seus textos, principalmente por não refutar os argumentos.

      Se quer ter uma conversa Sensata, podemos conversar, mas não queira IMPOR sua verdade se vc não sabe DEFENDE-LA.

      Excluir
    2. Wesley, complicado quando o esquema de seita, "uniformidade" a qualquer custo, e louve nossa denominação para sempre, é questionada por quem não vc não esperava, não é mesmo? Ele só fez um convite para que dentro da IASD vc seja mais cristão, e menos adventista... mais nada, doeu tanto assim?

      Excluir
    3. Posso considerar este texto como seu Amadurecimento Cristão???

      Excluir
    4. Leia novamente o meu comentário...

      Excluir
  11. .>>>PARA o IRMÃO LUCIANO SENA<<<.

    Irmão Benício Cunha, a paz do Senhor!

    Tire-me uma dúvida por favor:

    O irmão disse: "Tenho pregado e participado de diversos eventos em muitas igrejas de .>>>NOSSA DENOMINAÇÃO<<<. a cada .>>>SÁBADO<<<."

    O texto é claro e não precisaria de tal esclarecimento, mas fiquei intrigado com algo.

    Você é IASD mesmo ou entendi errado?

    Não uma, mas algumas vezes o irmão LUCIANO SENA, disse que se alguém acreditar nas DOUTRINAS ADVENTISTAS (sendo adventista claro) , que ele (Luciano) não considera esta pessoa como seu irmão, o impedindo de chamá-lo como tal.

    Irmão Benício Cunha, você realmente é IASD?

    Se for, isso seria um sinal de que o PRECONCEITO ou PRÉ-CONCEITO (e não ÓDIO) do nosso irmão LUCIANO SENA estaria mudando? Será que ele estaria revendo os seus conceitos? Se for, sabe que estou até feliz! Pois já é um grande acontecimento em sua postura (dele).

    Irmão Luciano: você o chamou de irmão de forma desapercebida ou foi com intenção mesmo? Você não percebeu que ele afirmou ser da DENOMINAÇÃO IASD e que ia a igreja todos os SÁBADOS? Se percebeu e mesmo assim o chamou de IRMÃO, meus parabéns.

    Abraços e fiquemos todos com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Prezados, boa tarde, tudo bem?
    Para ficar mais prático, prefiro responder a todos os questionamentos e apontamentos neste único artigo.
    Caros irmãos Wesley e Alexandre, não tenham dúvidas... Sou membro da IASD e pela misericórdia de Deus ancião de igreja. Porém, como disse cheguei à IASD há seis anos, possuo formação teológica em bacharelado pelo Seminário Bíblico de São Paulo e pós graduação pelo Seminário Batista do Sudeste (que ficava em Guarulhos até 2006).
    Não me entendam mal, não creio que a Igreja Adventista seja má, ela me foi uma grande benção há seis anos quando cheguei à congregação da qual até hoje faço parte, muito triste na ocasião com as atitudes despóticas do pastor titular da minha antiga igreja batista que freqüentava até então. Após a frustração que colocou a mim e minha esposa em profunda tristeza com o ministério a IASD serviu-nos de cura e por isso fomos muito gratos.
    Encontramos famílias maravilhosas lá, pessoas dedicadas a Cristo e com um grande coração, pela primeira vez na vida, disse eu a minha esposa, fazemos parte de uma comunidade onde temos amigos algo mais do que apenas freqüentadores da mesma igreja.
    No início quando entrei na IASD por algum tempo parecia tão radical como vocês, “tudo era o Grande Conflito”, “EGW está certa mesmo”, “Os protestantes não entendem profecia, nós é que sabemos”, etc, etc (Talvez por que eu ainda não havia conseguido perdoar o meu antigo pastor), com o tempo e com a ajuda do Espírito Santo recobrei a razão e comecei a refletir teologicamente de novo, apesar de adventista, doutrinas como, a crença de que “EGW é o Espírito de Profecia”, o arminianismo extremo (quase pelagianismo – demonstrado principalmente por alas perfeccionistas da IASD) e o ultra vegetarianismo com certeza começaram a me incomodar bastante. Foi aí que comecei a pesquisar um pouco mais profundamente a história da denominação e busquei acesso a literatura acadêmica de nossa igreja, onde esperava obter explicações para a causa de tantos exageros. Foi aí que adquiri os livros de história do Profº Knight (a princípio três tornaram-se muito significativos: “A mensagem de 1888”, “Crise de identidade” e “Como ler Ellen White”), também adquiri livros como “Portadores de Luz”, e “O Santuário e as três mensagens angélicas”, ambos da Unaspress, além de outros... Percebi em minhas leituras que os adventistas passaram por verdadeiras “tempestades teológicas” ao longo de quase 150 anos história.
    O problema do adventismo começa, segundo Knight, há muito tempo, devido à influência que receberam da ala da reforma protestante que estava ligada aos extremistas anabatista. Timothy George em seu excelente livro, “Teologia dos Reformadores” – (Ed. Vida Nova), menciona que tanto Lutero como Calvino tiveram muitos problemas com reformadores radicais que acusavam a Reforma oficial de ser limitada e ainda parte da velha “babilônia”, Lutero, por exemplo os chama de schwäner, um termo alemão utilizado para designar “biltres”. Essa ânsia em pela busca da utópica “Igreja Verdadeira”, não é exclusividade do adventismo, segundo George, Menno Simons e muitos grupos anabatistas advogavam ter esta prerrogativa, ele chega a citar inclusive que certa vez alguém disse que: “os católicos amaldiçoavam os luteranos, que amaldiçoavam os luteranos que amaldiçoavam os calvinistas, que amaldiçoavam os zuinglianos, que amaldiçoavam os anabatistas e estes amaldiçoavam todos os outros”.

    ResponderExcluir
  13. É por isso que quando o adventismo surge oficialmente em 1863 ele surge com pressuposições diferentes do milerismo que o antecedeu, parece que a veia do radicalismo se instalou com profundidade e a partir daí romper com tudo o que era clássico na ortodoxia tornou-se meta. Foi aí que começaram a surgir os extremos da igreja quanto ao anti trinitarianismo, o denominacionalismo, a ênfase nos escritos de EGW como decisivos para reflexão teológica (a princípio na primeira geração sob A. T. Jones) e posteriormente as ênfases fora de controle quanto ao que foi chamado de reforma de saúde (não me entendam mal, é lícito preservar e cultivar a saúde, sou contra ao referido extremo em, Conselhos sobre o regime alimentar , p. 380 – “Nem um grama de carne deve entrar em nosso estômago” – EGW diz neste livro).
    Por conta dessas e outras a igreja passou por diversas crises ao longo do século XX que vez por outra se reavivam em nossos círculos, especialmente nas prédicas das pessoas mais apegadas à denominação do que a Cristo.
    Em meus estudos descobri que estas foram as bases da formação da identidade altamente pró-denominacional e proselitista de nossa igreja, de modo que muitos membros consideram o evangelho pregado por demais igrejas como incompletos e elas portanto devem ser alvo de evangelização para que venham à “Igreja Verdadeira”. Essa é a raiz de toda inimizade... Presbiterianos, batistas, pentecostais e outros nunca virão a se sentir a vontade conosco visto que muito de nós só querem se aproximar deles para “evangelizá-los”, de modo que a apologética contra o adventismo surgiu muito mais como uma defesa deles do que como um ataque. É o exclusivismo que a apologética evangélica condena em nós e não a nossa condição individual como cristãos renascidos. As críticas partem de um pressuposto institucional e não pessoal.
    Como cristão creio no que a Reforma Protestante determinou acerca da doutrina da igreja, mais propriamente elaborada por Calvino, “onde houver a igreja e os sacramentos (ordenanças) forem corretamente administrados aí está a igreja”, de modo que para os reformadores assim como para mim e creio que também para o irmão Luciano Sena a natureza da igreja é invisível... Só Deus conhece a verdadeira igreja e não são os esforços humanos em prol de uma igreja “visível” e pretensamente “pura” que vão enxertar forçosamente na história profética uma “igreja remanescente”. Por crermos na natureza de uma igreja invisível e não em um remanescente pretensamente “visível”, que eu e Luciano nos chamamos de irmãos e a qualquer outro que creia no evangelho único da palavra e seja batizado e celebre a ceia do Senhor até que Ele venha.
    Quanto a minha soteriologia já deu pra perceber que não sou arminiano e não creio que isso seja um contrasenso mesmo que em sendo membro da IASD. Por mais que os homens tentem não podemos apagar da história o fato de que a queda gerou na espécie humana algo que os reformadores denominaram de “Depravação Total”, sem dúvida não podemos apagar das escrituras versículos tais como: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

    ResponderExcluir
  14. Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Efésios 1:4-6.”
    “Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
    Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.”
    Romanos 9:15-16

    Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
    João 15:16

    E muitos outros,... que jamais contrastam com João 3: 16, pois a essência da salvação em Cristo reside em Cristo mesmo e não na pessoa do homem: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37”
    Em virtude destas e de muitas outras provas bíblicas sou calvinista e não arminiano, ou melhor sou bíblico e não arminiano... acredito que não sou o único e nem o mais famoso adventista calvinista. Rsrs (famoso não sou mesmo...). O querido professor Amin Rodor, professor do UNASP Eng Coelho, preço a mensagem do link a seguir, ouvi poucas mensagens tão tocantes e tão calvinistas como esta: https://www.youtube.com/watch?v=xt-zheQGUeE
    Como disse não creio que isso seja um contrasenso, é possível crer diferentemente conviver juntamente, sem viver brigando continuamente.
    Em minhas preleções como ancião em minha igreja e nas igrejas em que prego, jamais abordo temas polêmicos como estes em que sou contrário ao que o adventismo tem advogado como exclusivamente seu ao longo dos tempos, procuro trazer pela misericórdia de Deus sermões que estejam mais próximos dos aspectos práticos de uma vida cristã que honre a Deus na vivência diária dos cristãos, creio ser isto mais útil, (até por que comecei a desenvolver uma preocupação e um cuidado pastoral para com eles – jamais gostaria de trazer choque e controvérsia ao público – creio que espaços aqui como estes do Mcapologetico são propícios para discussão e reflexão teológica/ apologética, mas jamais o púlpito, jamais... de lá de vir apenas algo que conforte, redargua e corrija em amor).
    Da mesma forma dirijo semanas de oração do calvário, fidelidade e de jovens, e ainda outros programas de ordem evangelística, mas jamais pratico proselitismo à protestantes de igrejas genuínas, pois creio que o verdadeiro evangelista busca o perdido e não aquele que já está em um relacionamento com Cristo apenas para que mude de religião.
    Para encerrar, quero dizer que não sou um crítico ferrenho da IASD, essa não é a minha tarefa, gostaria de ressaltar aqui que a IASD tem muitas coisas boas, tais como a popularização e o fácil acesso que a igreja disponibiliza de boas literaturas para os cristãos (no ano passado e retrasado por exemplo, uma associação aqui de São Paulo doou de graça para cada ancião dos distritos edições do comentário e outras boas literaturas teológicas), a ação social da igreja que funciona com louvor a ASA ou ADRA, a música e a liturgia adventista que são fantásticas, (numa era como a nossa de verdadeiros shows gospel para humanos, o adventismo mantém um estilo de culto que enaltece a Deus e são um exemplo para as igrejas históricas), a TV Novo Tempo também tem muita coisa boa, além de como já disse muita gente salva, eleita pela misericórdia de Deus e vivendo um cristianismo abençoado as quais tive a honra de conhecer e conviver durante estes meus anos de adventismo.
    De modo que até que Deus assim o permita em sua imensa sabedoria e providência permanecerei na IASD, respeitando quem tem pontos divergentes, porém mantendo intimamente o que creio ser bíblico sem ofender ou pesar a ninguém.
    Que Deus abençoe a cada um de vocês, um feliz sábado para Alexandre, Wesley, Sr Adventista e demais adventistas do grupo e um domingo cheio das bênçãos e da alegria do Senhor para o nosso irmão Luciano e para os demais irmãos de outras denominações que nos lêem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha uma boa semana, querido irmão!

      Excluir
    2. Está perdoado Irmão Benício, rssss, (Brincadeirinha)
      Na verdade, foi bom vc ter entrado na conversa, conseguiu arrancar um "IRMÃO" da "boca" do Luciano e foi bom vc cortar meu excesso para com nosso Irmão Luciano, Deus te usou, mas quero deixar claro alguns pontos...

      1º Antes de mais nada quero expor o que Deus me enviou em minhas Orações.
      Romanos 14

      "Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos."
      Temos que nos aceitar, indiferente de denominação, mesmo não tendo o discernimento que Adventistas Tem.

      "Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais."
      Aqui Paulo faz uma analogia sobre alimentação com conhecimento ou discernimento.
      A pessoa Forte na Fé crê que pode comer de tudo, ou seja, tem conhecimento Espiritual Profundo, mas outras pessoas que não tem o conhecimento profundo, são fracos na fé/comem vegetais e não conseguem compreender conhecimentos profundos.

      "Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou."
      Nós Irmãos de qualquer Denominação temos que nos respeitar indiferente de ser Forte ou Fraco na Fé, pois Deus nos aceita.

      "Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar."
      Quem sou eu para Julgar o Luciano, é para Deus que ele está de pé ou sofre as tentações e cai.

      "Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente."
      Nós Adventistas consideramos o Sábado mais Sagrado, realmente é, temos bençãos e estamos nos preparando para a "Angustia de Jacó", respeitando o deleitoso Sábado do Senhor, quem não considera, tem que estar convicto, pois Deus respeita o "Tempo de Ignorância da pessoa".

      "Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus."
      Aqui Paulo faz outra analogia entre quem guarda o Sábado e come carne, que é Forte na Fé, faz para o Senhor e quem é Fraco na Fé, não guarda o Sábado e come Vegetais, também faz para o Senhor, nós Adventistas não podemos Julgar quem não guarda o Sábado, pois Deus, através do Espirito Santo, é quem convence e não nós meros Mortais.

      "Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.
      Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.
      Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos."
      Temos que Olhar para Cristo agindo correto perante Deus e não criar desuniões por causa de erros uns dos outros.

      "Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.
      Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ".

      Excluir
    3. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus."
      Todos que somos de Denominações diferentes temos que nos Limitar ao Amor de Cristo e ao Amor ao Próximo, Eu posso estar correto em minha Dissertação para o Luciano, mas sou incorreto perante a Perfeição e os Planos de Deus.

      "Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão."
      Portanto aprendemo-nos a Amarmos uns aos outros, indiferente de Denominação, pois as diferenças, que cada um acredita, pode ser uma pedra de tropeço para o outro.

      "Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro."
      Indiferente do conhecimento de cada um, se tivermos Amor uns pelos outros não existirá impureza, mas se houver muitas dissenções, não haverá Amor e haverá impureza, portanto limitemo-nos a olhar para Cristo e não para as diferenças Denominacionais.

      "Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu."
      QUEM NÃO CONSEGUE COMPREENDER AS PROFUNDAS DOUTRINAS BÍBLICAS ADVENTISTAS, PODE SE ENTRISTECER E NÃO PODEMOS EXIGIR QUE APRENDA, POIS ELE TEM UM LIMITE DE COMPREENSÃO E NÃO ESTAREMOS AGINDO COM AMOR, POR CAUSA DO NOSSO CONHECIMENTO PROFUNDO SOBRE A BÍBLIA, PODEMOS ACABAR CONFUNDINDO-O AO INVÉS DE EDIFICÁ-LO COMO GOSTARÍAMOS.

      "Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência.
      Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;
      aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens."
      O Reino de Deus é Justiça, paz e alegria em 1º lugar, a Sabedoria vem depois.

      "Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.
      Não destrua a obra de Deus por causa da comida." Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem."
      Não destruamos a Obra de Deus por causa de Sabedoria, antes amemos e respeitemos uns aos outros.

      "É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.
      Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova."
      É melhor não discutir conhecimentos para que a obra de Deus prossiga em todas Denominações.
      Tenho plena consciência e convicção que Deus age em nossas vidas, quem tem Fé mais Forte está mais distante da tentação, quem tem Fé mais Fraca está mais próximo da tentação, mas Deus é suficiente para acolher seu filho que o procura nas quedas e nas vitórias.

      "Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado."
      Indiferente do que cada um acredita, acredite com fé e Temor em Deus, quem não tem fé e temor em Deus estará pecando contra o Espirito Santo.

      Portanto te peço Perdão Luciano, pelo meu Excesso e Te mando um Abraço de um Irmão que te quer o Bem. Deus te Abençoe.

      Excluir
    4. 2º O Crescimento Espiritual acontece pelo Ler e Ouvir a palavra de Deus.
      Romanos 10:17 "Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo."
      Regra de Fé é a Bíblia e não o que Irmãos fazem ou falam, cada palavra proferida por qualquer Pregador eu procuro analisar na Bíblia se condiz o que foi dito, não acredito sem colocar a prova. Sejamos iguais aos Bereanos.

      Belo Texto Benício!!!
      Concordo em partes com seu texto, ve-se que seu ponto de vista é calvinista mesmo, quando vc diz que se instalou o radicalismo na Adventista, significa que é um ponto de vista excludente da mesma forma que os Ortodoxos pensam ser os Adventistas, isso se torna uma "via de mão dupla", os dois lados querendo que o outro aprove seu modo de pensar, Lógico que temos que ser mais Cristãos do que Denominacionais, respeito sua opinião e não disse em nenhum momento, diferença sobre esse pensamento, sempre expus da mesma forma, quem tem fé em Deus e permanece firme, Deus é suficiente para livra-lo do mal, o perigo é a pessoa não estar preparada para o mal, cair em pecado e não conseguir se voltar para Deus, tem pessoas que caem por não estarem preparadas para a provação/queda e acabam permanecendo no pecado. Vc sabe bem q a Adventista é a igreja que explica melhor nosso tempo do Fim e as mensagens de Cristo para estarmos atentos ao "Tempo da Colheita".
      Mateus 24:24 "Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos."
      Quem não estiver preparado, terá uma possibilidade grande de queda ou apostatamento.
      Até o presente momento, pude constatar que a Adventista tem o profundo conhecimento da palavra de Deus "Forte Fé" como disse Paulo.
      E no que importa essa "Forte Fé" sendo que basta sermos Fiéis a Deus e ter Fé???
      Daniel 12:1 "Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto."

      Excluir
    5. Jeremias 30:7 "Como será terrível aquele dia! Sem comparação! Será tempo de angústia para Jacó; mas ele será salvo."
      Jacó teve a Fé Provada, da mesma forma que todo grande nome Bíblico, teve que encarar seu Irmão Esaú para pedir perdão por te-lo enganado, mesmo Esaú não sendo escolhido por Deus, Jacó teve que se Redimir com seu Irmão, isso nos lembra o que disse Jesus em Mateus 5:22 "Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno." ou seja, Jacó para estar correto na presença de Deus, precisou encarar o perigo de morte por seu Irmão, para ter que pedir perdão para estar purificado perante Deus.
      Ou seja, passou por uma prova de Fé que todos nós poderemos passar se estivermos vivos na volta de Jesus ou até passarmos prova de Fé em nosso tempo mesmo, como forma de purificação dos nossos pecados e quem não se purificar agora, estando preparado para o tempo de Jesus, poderá sofrer a Ira de Deus para purificação, o que pode levar a pessoa até a apostatar, como muitos Fariseus, Saduceus e até aquele Jovem Rico que conversou com Jesus, que disse em Mateus 19:24 "E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus."
      Jó passou pela prova de Fé, não conhecia Deus, conhecia apenas os mandamentos de Deus, vivia uma vida correta, mas desafiou Deus de que ele estava correto, Deus permitiu que o Diabo encostasse nele, mas no final passou pela prova de Fé e se fortaleceu, passou de "Fraca Fé" para "Forte Fé".
      Daniel passou por varias provas de Fé, sempre Humilde e Resiliente, tanto é que ele pediu perdão pelos pecados DELE e do povo de Israel, sendo que era completamente obediente a Deus, correto e ouviu do anjo que era "Mui Amado", por isso considero Daniel o melhor exemplo a ser seguido como Cristão, tanto é que em sua prova de Fé, Deus não permitiu que acontecesse nada com ele.
      Considero que Daniel estava preparado para a prova de Fé de Deus e não sofreu nas armadilhas do Inimigo.
      Portanto, Concluo que essa "Forte Fé" que Paulo cita e que a Adventista prega é essa mesma de Daniel, para estarmos firmes e Fortes na Fé perante Deus.

      Excluir
    6. 3º Respeito sua crença Calvinista sobre Predestinação, mas vou expor o contra-Argumento para vc Refletir.
      Alem dos textos que vc expôs, exponho outros mais...

      Romanos 8:28-30 "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
      Pois aqueles que de antemão conheceu, também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
      E aos que PREDESTINOU, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou."

      João 13:18, Atos 13:28, Efésios 1:4-5, 2 Timóteo 1:9, 2 Tessalonicenses 2:13-14, João 6:39, Marcos 13:27, Colossenses 3:12, 1 Pedro 1:2, Mateus 25:34 entre outros.

      A Bíblia toda é Coerente, se existe algo que parece não ser coerente o erro sempre será nosso, portanto vamos a Coerência sobre a Predestinação:
      Apocalipse 20:15 “Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.”
      Apocalipse declara que os inscritos no livro da vida são salvos e os que não estão inscritos serão lançados no lago de fogo.

      Êxodo 32:32-33 "Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, RISCA-ME, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
      Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este RISCAREI do meu livro."
      Deus risca do Livro da Vida aquele que Pecar, portanto é uma decisão de Livre Arbítrio de cada um pecar e perder a salvação, não querendo Deus que nenhum se perca.

      Apocalipse 3:3-5 "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
      Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
      O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma RISCAREI o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."
      Aqui explica um pouco mais, além de não pecarmos temos que permanecer em Cristo sem pecar ate a morte.

      Apocalipse 21:27 "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro."

      Excluir
    7. Lucas 10:20 "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus."

      Judas tinha parte na Salvação Atos 1:17 "Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério."
      Mas desviou-se e perdeu a Salvação Atos 1:25 "Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar."

      Apocalipse mostra que todos estamos inscritos no Livro da Vida, mas podemos ser retirados: Apocalipse 3:5 "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."

      O Cristão tem que perseverar, por isso não existe Predestinação: Mateus 24:13 "Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."

      Tanto não é verdade que existe uma Predestinação de uns Salvos e outros não Salvos que em Apocalipse 21:7 é dito para sermos vencedores, ou seja, temos que vencer a Tentação dia após dia meus Irmãos.
      Apocalipse 21:7 "Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho."

      Eclesiastes 7:29 “Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.”

      Salmo 18:24-26 “Assim que retribuiu-me o Senhor conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.
      Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
      Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.”

      1 Timóteo 2:4, 2 Pedro 3:9, Ezequiel 18:32, Mateus 7:21, Atos 17:30,
      1 Tessalonicenses 5:9 “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
      Esse texto por si só desmorona a ideia Calvinista.
      Como expor uma coerência entre textos Calvinistas de Predestinação de Alguns e textos Adventistas que indicam a Predestinação de todos?
      Deus é Presciente, ou seja, para Deus não existe Tempo nem Espaço, ele sabe de tudo, sabe quem vai se Salvar, quem vai Apostatar e quem não vai Aceitar a vida Eterna, escolhendo ficar no Pecado.

      Excluir
    8. Amém.
      Graças ao Senhor, um cristão de mão cheia, com a noção exata de que cristianismo não é a denominação e suas regras.
      Parabéns, seu comentário é lúcido e chega a ser comovente. Obrigado irmão!

      Excluir
  15. Wesley, ficou complicado defender a crença em Ellen White diante de um adventista, teve que mudar o foco?

    Mais uma vez, vc está meio perdido... quer debater sobre predestinação, tem outras postagens.

    O tema aqui é Espírito de Profecia no contexto adventista... deixei esses comentários, para te avisar e nem o Sr Adventista colocar lá no blog dele: comentários que o Luciano não liberou...

    ResponderExcluir
  16. Obrigado irmão Benício Cunha pela resposta.

    Você disse que ele te chama de irmão por que vocês acreditariam teoricamente numa mesma linha de raciocínio, mas será que seria simples assim mesmo?

    Ou pelo simples fato de você afirmar ser CALVINISTA?

    É só uma suposição:

    Vamos supor que amanhã você deixe de ser CALVINISTA.

    Ele continuaria a lhe chamar de irmão?

    Tenho minhas dúvidas!

    Abraços e fiquemos todos com Deus!

    ResponderExcluir

  17. 4. é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas,
    (1 Timóteo, 6)
    ...
    9. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
    (Tito, 3)

    ResponderExcluir
  18. http://www.criacionismo.com.br/2015/03/o-erro-fatal-dos-presbiterianos-norte.html

    ResponderExcluir
  19. Feliz Sábado irmão Luciano, a paz do Senhor!

    Irmão Luciano, a IPB fará casamento GAY em suas igrejas assim como a IP Americana parece que fará da qui pra frente nos EUA?

    A IPA segundo a reportagem do LINK acima, parece que fará?!

    O que o irmão acha disso?

    Abraços e fiquemos todos com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a fé cristã verdadeira não faz casamento gay.

      Sim, uma das denominações presbiterianas dos EUA, já há anos seduzida pela teologia liberal, cedeu a mais uma pressão mundana. Essa seita presbiteriana, se tornou sinagoga de satanás.

      Excluir
    2. Outros esclarecimentos você pode ler no blog:

      http://tempora-mores.blogspot.com.br/2015/03/a-apostasia-crescente-da-pcusa.html

      Excluir
    3. Obrigado pelo esclarecimento e fiquemos todos com Deus!

      Tenha um ótimo DOMINGO na presença de Deus!

      Excluir