domingo, 31 de agosto de 2014

Material Presbiteriano para Escola Dominical: Doutrinas Bíblicas - Aula 1: O que é doutrina?

           Introdução

1) O termo “doutrina” tem um sentido amplo e uma específico. O sentido amplo é que doutrina significa simplesmente um “ensino”1. Todo processo de ensino, é um processo de doutrinação. Acontece que pensamos mais no ensino como meios pedagógicos do que propriamente no conteúdo do ensino, o que é a doutrina propriamente dita. Mas esse termo recebe forte definição estrita no campo da fé. Doutrina tem têm sua identificação com o padrão de identidade que certo segmento religioso defende. Pode assim significar tanto o ato de ensinar os dogmas, ou a identidade doutrinária, bem como o ensino dado como exercício. As pessoas admiravam doutrina de Jesus (Mt 7.28).

2) O termo “dogma”, é uma doutrina baseada em alguma autoridade reconhecida2. Está relacionado com uma doutrina que ultrapassa o tempo e as barreiras denominacionais pela causa do cristianismo histórico. A importância do dogma é fundamental para uma rápida identificação do que a pessoa crê em relação a assuntos essenciais. Podemos dizer que a doutrina da Trindade, as duas naturezas de Cristo, seu nascimento virginal, a Bíblia como Palavra de Deus, são dogmas do cristianismo como um todo. E podemos incluir que a salvação pela graça por meio da fé é de fato um dogma protestante.

3) No contexto do Presbiterianismo, o leque doutrinário é amplo, e esse é o escopo deste estudo. Vamos mencionar os ‘documentos’ que mostram as doutrinas que os presbiterianos devem crer, para que possam ser considerados realmente presbiterianos3. Sabemos que a Bíblia é a única fonte da fé presbiteriana, os tais documentos, sintetizam e/ou sistematizam as crenças que estão espalhadas pelas Escrituras Sagradas. Na herança cristã, temos os Credos – Apostólico, Nice-Constantinopolitano, Atanasiano e de Calcedônia. Tais credos expressão ensinos relacionados à Divindade Bíblica.

4) Como protestantes reafirmamos a máxima dos cinco Solas (ou somente) – Somente a Escritura, Somente a Fé, Somente Cristo, Somente a Graça, a Glória Somente a Deus. Embora não exista um documento assim codificado, é um consenso universal do protestantismo. E por último, temos como uma sistematização, as doutrinas Reformadas nos documentos de Westminster – Confissão de Fé, Catecismo Maior e o Breve Catecismo. Existem outros documentos reformados, mas a Igreja Presbiteriana do Brasil desde seu início adotou os documentos doutrinários de Westminster.

5) O estudo doutrinário é importante pois ele possui algumas características interessantes. Primeiro, ele é temático. O tema específico faz com que você identifique rapidamente o que quer saber e o que deve crer a respeito do assunto questionado. Por exemplo, o que acontece conosco na morte (Lc 16.19-31)? Como será o juízo final (Ap 20.11-15)? Qual é o significado dos sacramentos (Mt 28.19,20)? Em segundo lugar é mais prático para evangelização. Os assuntos geralmente são reunidos debaixo de temas específicos, e as pessoas geralmente pensam nesses assuntos (Jo 4.19-24). As pessoas estão preocupadas com assuntos diversos da vida, e tais assuntos sempre estão relacionados com alguma doutrina bíblica. Especialmente a doutrina do pecado responde muitas questões que hoje atormenta a vida das pessoas (Rm 3.23). Em terceiro lugar, o conhecimento das doutrinas faz você conhecer várias passagens bíblicas a respeito do assunto específico e como se expressar de maneira que leve em consideração as realidades doutrinárias na maioria dos versículos.

6) Existe uma quarta razão de conhecer as doutrinas. Visto que as crenças protestantes são geralmente atacadas por hereges das seitas ‘cristãs’, que vivem à espreita das igrejas cristãs para destruir a fé dos cristãos, caluniando a Igreja, e dando informações distorcidas a respeito das nossas crenças (I Jo 4.1). Além dessa ameaça, temos também a ameaça ateísta, que procura sempre colocar as doutrinas cristãs sob o ataque da ridicularização, na mídia, nas universidades, etc. Por isso, é necessário conhecer bem as doutrinas cristãs para que não caiamos nos laços desses ataques, tenhamos conhecimento para a causa apologética (defensa). A Palavra de Deus diz que devemos estar sempre prontos para responder a cada um que questionar a nossa fé, a nossa esperança (II Pe 3.15,16).

Doutrinas

7) Depois da introdução acima, podemos perguntar: quais doutrinas devemos estudar? Na verdade, existem doutrinas mais importantes que outras, pelo menos em um sentido, porém, todas são necessárias para um desenvolvimento sadio e pleno. Uma pessoa pode viver se alimentando apenas de alguns tipos de alimentos? Não, obviamente se ele quer ter uma vida desenvolvida e saudável, será necessário ter uma nutrição equilibrada. Jesus comparou a Palavra de Deus e a obra de evangelização como alimento (Mt 4.4; Jo 4.31-38). Assim, devemos nos alimentar de todas as doutrinas bíblicas.

8) Já que nossas doutrinas são variadas e bem mais amplas que as vezes imaginamos, vamos então ordenar as doutrinas relacionadas com os seguintes assunto: I. A Bíblia, II. Deus, III. Salvação, IV. Vida Cristã e V. Igreja. Acredito que todas as doutrinas cristãs estão dentro desses tópicos. E cada um desses tópicos pode ser desenrolado para temas ligados a ele mesmo. Por exemplo, onde encontraríamos nesses tópicos o assunto “volta de Cristo”? Em salvação, visto que é a faceta final da soteriologia é a glorificação.

9) Qual deve ser a nossa disposição em aprender e em ensinar? Várias pessoas cansam da Escola Dominical, pois os professores não estão preocupados em ensinar com “esmero”(Rm 12.7) e os alunos não estão preocupados em ouvir como quem ouve “o Espírito”(Ap 2.29). Precisa haver cooperação mútua. Os professores devem investir em melhorar seu ensino por se prepararem e por aprenderem a ensinar. Geralmente os professores se esquecem disso, mas uma prova de que está ensinando bem é se os alunos estão entendendo e produzindo frutos em direção ao que foi proposto no estudo. Os alunos, por sua vez, não se envolvem com a matéria de forma antecipada, ou mesmo posteriormente. Pouca importância é dada. Mas esses fatos negativos que são generalizados podem ser superados. Vejamos algumas sugestões que o Catecismo Maior de Westminster4 dá para os que pregam a Palavra, o que por extensão, podemos ver que se aplicam a todos quanto Deus chamou na Igreja para ensinar.

10) A Pergunta 157 pode ajudar a todos, os ensinam e os que aprendem nas programações de ensino da Igreja de Deus: 157. Como a Palavra de Deus deve ser lida? As Santas Escrituras devem ser lidas com um alto e reverente respeito; com firme persuasão de serem elas a própria Palavra de Deus e de que somente Ele pode habilitar-nos a entendê-las; com desejo de conhecer, crer e obedecer à vontade de Deus nelas revelada; com diligência e atenção ao seu conteúdo e propósito; com meditação, aplicação, abnegação e oração. Dt 11:13,14; Sl 1:2;119:18,97; II Cr 34:21; Ne 8:5; Is 66:2; Pv 3:5; Mt 13:23; Mc 4:20; Lc 22:44-48;24:45; At 2:38,39;8:30,34;17:11; I Ts 2:13; II Pe 1:16-21;2:2; Gl 1:15,16;Tg 1:21,22.”

11) Pergunta 159 está direcionada para os que ensinam (especialmente os que pregam) a Palavra de Deus: 159. Como a Palavra de Deus deve ser pregada por aqueles que para isto são chamados? Aqueles que são chamados a trabalhar no ministério da Palavra devem pregar a sã doutrina, diligentemente, em tempo e fora de tempo, claramente, não em palavras persuasivas de humana sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder; fielmente, tornando conhecido todo o conselho de Deus; sabiamente, adaptando-se às necessidades e às capacidades dos ouvintes; zelosamente, com amor fervoroso para com Deus e para com as almas de seu povo; sinceramente, tendo por alvo a glória de Deus e procurando converter, edificar e salvar as almas. Jr 23:28; Lc 12:42; Jo 7:18; At 18:25;20:27;26:16-18; I Tm 4:16; II Tm 2:10,15;4:2,5; I Co 2:4,17;3:2;4:1,2;9:19-22;14:9;II Co 4:2;5:13,14;12:15,19; Cl 1:28; Ef 4:12; I Ts 2:4-7;3:12; Fp 1:15-17; Tt 2:1,7,8; Hb 5:12-14.”

12) Pergunta 169 auxilia-nos a receber a Palavra com um coração temente e frutífero: “160. Que se exige dos que ouvem a Palavra pregada? Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de espírito, como a Palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros; que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas vidas. Dt 6:6,7;Sl 84:1,2,4;119:11,18; Lc 8:18; I Pe 2:1,2; Ef 6:17,18; At 17:11; Hb 2:1;4:12; Tg 1:21.”

13) Oremos uns pelos outros. Os professores devem orar pelos seus alunos e os alunos devem orar por seus professores. É a palavra de Deus que está sendo explanada e somente Ele tem o direito e poder de fazer com que ela seja aplicada em nossa alma. Invista. Hoje temos muitos recursos para melhorar nosso aprendizado e nosso ensino. Alguns livros, leituras e cursos, podem aprimorar nossa qualidade de ensino.* Ensine e aprenda as doutrinas bíblicas de uma forma que glorifique a Deus.

Perguntas para reflexão:

1.   Qual é o sentido da palavra doutrina e qual seu significado no contexto religioso?

2.      O que é um “Dogma”? Dê exemplos.


3.      A Bíblia é o único texto inspirado por Deus. Qual o valor então dos Credos e/ou das Confissões?


4.      A Fé Presbiteriana está baseada em qual documento doutrinário?


5.      Que razões são apresentadas como utilidade das Confissões e dos Credos?


6.      A quarta razão pode ser chamada de razão  ....................................................


7.      É um fato que existem doutrinas mais importantes que outras. Mas isso não significa o quê?


8.      Agrupamos as doutrinas que estudaremos em cinco tópicos principais. Poderia decorá-los?


9.      A falta de interesse pela Escola Dominical, em muitos casos, deve ser considerada culpa de quem? Como tentar resolver essa situação?


10.   Destaque o que as sugestões extraídas do Catecismo Maior de Westminster ensinam para todos nós?


11.   O que se espera de quem ensina? O que isso exigirá dele?


12.  Devemos ouvir de que maneira? Como nos afetará?


13.  O que principalmente devemos fazer e geralmente nos esquecemos em relação aos professores e alunos da EBD?

____________________________________________________________________________________________
Notas
1. A História das Doutrinas Cristãs, Louis Berkhof. Editora Os Puritanos. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman. Editora Vida, p. 16. Dicionário Vine, CPAD, p. 579.
2. Novo Dicionário de Teologia, Editora Hagnos, p. 308.
3. Para uma explanação da história dos dogmas e dos símbolos de fé, o limite e os objetivos dos mesmos, veja em Eu Creio,  - No Pai, Filho e Espírito Santo, Hermistein Maia P. da Costa, Edições Parakletos, p. 29-76.
4. As citações do Catecismo foram extraídas do site: www.monergismo.com

* Ensinando Para Transformar Vidas, Ed. Betânia é um livro bem prático para ajudar o professor. Um livro que causa impacto em repensar maneira de ensinar é Pregação Indutiva, Ed. Cultura Cristã.

8 comentários:

  1. 1. Qual é o sentido da palavra doutrina e qual seu significado no contexto religioso?

    Doutrina são os ensinamentos de todo um ordenamento, in casu, bíblico. Determina, in casu, a veracidade e falsidade de uma religião.

    2. O que é um “Dogma”? Dê exemplos.

    É um medo da verdade pela imposição do silêncio mediante uma crença cega e irracional. Só o fato de discuti-lo é repudiado como pecado mortal pelos seus adeptos. Exemplos: o calvinismo, fatalismo, o cessacionismo, a teologia da substituição ou aliancista.

    3. A Bíblia é o único texto inspirado por Deus. Qual o valor então dos Credos e/ou das Confissões?

    Sim e somente a Bíblia. Valor dos Credos ou das Confissões? Valem tanto quanto uma nota de três reais. Ou melhor: servem para o presbiteriano acreditar e se ufanar de que é a “igreja histórica”, “reformada”, algo bastante infantil.

    4. A Fé Presbiteriana está baseada em qual documento doutrinário?

    Principalmente na Carta de Westminster a qual doutrina que crianças irão para o inferno, que o salvo não pode decair da Graça (ocorre apenas uma separação do crente e a luz do rosto de Deus...), que quando o crente adultera ou mata, Deus desejou que isso acontecesse... Que Deus escolheu x para salvar e y para o inferno... Que Deus criou o pecado... E também nas obras predestinatórias de Sir Calvino...

    5. Que razões são apresentadas como utilidade das Confissões e dos Credos?

    Razões que não se sustentam de per si...

    Outras: induzir a erro e fomentar toda sorte de heresias e aberrações teológicas no meio da cristandade.

    6. A quarta razão pode ser chamada de razão....................... qualquer uma....


    7. É um fato que existem doutrinas mais importantes que outras. Mas isso não significa o quê?

    Não é um fato bíblico que existam doutrinas mais importantes que outras pela simples razão de não estarem em conflito ou desequilíbrio entre si. A pergunta foi formulada erroneamente.

    8. Agrupamos as doutrinas que estudaremos em cinco tópicos principais. Poderia decorá-los?

    Uma perda de tempo. Inútil.


    9. A falta de interesse pela Escola Dominical, em muitos casos, deve ser considerada culpa de quem? Como tentar resolver essa situação?

    No caso presbiteriano que míngua a cada dia, uma igreja minguada com certeza, a culpa é da heresia calvinista e cessacionista a qual faz da igreja presbiteriana uma igreja sem poder/edificação e incrédula.

    10. Destaque o que as sugestões extraídas do Catecismo Maior de Westminster ensinam para todos nós?

    Destaco que todo presbiteriano deve corajosamente não ter receio de sua profissão de fé e arcabouço doutrinário espelhado na Carta de Westminster e, portanto, ensinar a seus filhos, netos, enfim que talvez Deus o tenha escolhido para ir para o inferno porque Deus é Soberano... Ensina-la como ela é, nada mais, nada menos.


    11. O que se espera de quem ensina? O que isso exigirá dele?

    Honestidade Intelectual. Honestidade intelectual.

    12. Devemos ouvir de que maneira? Como nos afetará?

    Ouvir com os ouvidos. Nos afetará do modo que permitirmos que nos afete.

    13. O que principalmente devemos fazer e geralmente nos esquecemos em relação aos professores e alunos da EBD?

    Orar e demonstrar, tempo e fora de tempo, a heresia em que estão enredados a fim de que sejam libertos.

    Libertas Vera est, Christo Servire

    Agostinho Antialienação

    ResponderExcluir
  2. Agostinho, a Trindade é um dogma? De que denominação é o senhor? O senhor sabe de qual eu sou, e critica a partir disso... agora por favor, me diga, qual é a sua denominação?

    ResponderExcluir
  3. quero ver se vai dizer dessa vez... depois vamos ver se o sr possui algum 'dogma'... aliás, se já julga os demais é por que deve ter algum... e tb é bom saber onde existe seus dons... com o endereço e nome da sua igreja (se é que tem) poderemos indicar a todos irem lá conferir...

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luciano Sena:

    1. Para Igreja Católica Apostólica Romana a permanência da virgindade de Maria após o nascimento de Cristo, bem como a sua assunção ao céu é DOGMA. Aliás, de acordo com o Código de Direito Canônico, trata-se de uma verdade imposta a qual não pode ser discutida pelo fiel, sob pena de incorrência em heresia e apenamento que vai de simples advertência à excomunhão até.

    De acordo com o calvinismo, a sua predestinação é DOGMA. Agora veja que curioso, João Calvino concordava com o DOGMA dos papas católicos, mas quem ousava contradizer o seu próprio e peculiar DOGMA predestinatório Calvino, In “A Doutrina da Eleição (sermão pregado por João Calvino)”, p.4, apenava dogmaticamente assim:

    “Há mais honestidade nos papistas, do que nesses homens, porque a doutrina dos papistas é muito melhor, MAIS SANTA (grifei...), E CONCORDA MAIS COM AS ESCRITURAS SAGRADAS (grifei...), do que a doutrina desses homens VIS E PERVERSOS (grifei...), os quais abatem a SANTA ELEIÇÃO DE DEUS (grifei...); esses CÃES QUE LATEM PARA ELA (grifei...), e PORCOS (grifei...) que a dilaceram”.

    Isso é DOGMA.

    Uma pequena observação: agora, você notou o tal “calvinismo equilibrado” ou “moderado” no papa do fatalismo? Muito “fofo” não? “Calvinismo equilibrado” ou “moderado” não existe, simples assim.

    Resposta: não e definitivamente não: a doutrina da Trindade não é DOGMA.

    Explico:

    Respeitosamente, causa-me espanto que um defensor da fé tome verdade absoluta bíblica como sinônimo de DOGMA! Um rematado absurdo! Sim. Eu sei. Você não está sozinho nisso, muitos bem-intencionados – aliás, bem intencionados assim como você, não consigo ver má-fé em você - também baralham e confundem definições que se repelem. Você aprendeu assim e ponto final.

    Só que nem você e nem os demais bem intencionados perceberam que se DOGMA for verdade absoluta doutrinária, logo, portanto, todo DOGMA, independente de que linha religiosa for tem de ser, por definição, VERDADE ABSOLUTA, ora essa!

    Isto é assim porque a definição de DOGMA, do ponto de vista religioso, quer dizer verdade doutrinal absoluta. Mas, se isto é assim e cada religião tem o seu DOGMA próprio e que se opõem, verdade absoluta não pode haver meu Deus do Céu!

    Entendeu?

    E o que fazer então?

    É assim:

    Para você fugir dessa confusão você precisa investigar ou buscar a verdade por detrás da mera nomenclatura. E qual a notória ferramenta de busca da verdade? A filosofia. Isso mesmo entenda-me, adoto a definição DOGMA do ponto de vista filosófico, a saber:

    Um DOGMA, no campo filosófico, é uma crença ou doutrina imposta que não admite contestação.

    Sugiro a você que quando for debater/discutir uma heresia tome a definição filosófica de DOGMA para não incorrer na esparrela da confusão e dar de cara com um beco sem saída.

    Ah sim! Sou sim um ‘olavette’ como alguns já “denunciaram” por aqui mesmo, em seu blog. Sou estudante do Seminário de Filosofia do filósofo Olavo de Carvalho e até o indico a você, matricule-se já:

    http://www.seminariodefilosofia.org/

    Assim é que a doutrina da Santa Trindade é verdade absoluta bíblica e Não um DOGMA.

    ResponderExcluir
  5. 2. A denominação em que professo a minha fé:

    Já que critico a sua igreja você quer criticar a minha também, não é?

    Pois bem.

    A igreja em que professo a fé em Cristo é aquela fundada na Cruz, mas a denominação religiosa em que sirvo ao Senhor é:

    “CHURCH OF NAZARENE” ou “Igreja do Nazareno”.

    Foi constituída juridicamente em 1895.

    Endereço: Rua Dr. Rojo, n. 55, Village of Oak Creek, Sedona, Arizona, CEP: 86351-9326, EUA.

    Sim eu julgo sim. Mas o faço objetivamente, como tem de ser. Ou você não julga quando julga o sábado adventista?

    3. Dons Espirituais e o Cessacionismo:

    Comparo o cessacionismo professado por sua igreja com uma escala que vai de 0 a 100 onde 0 é a incredulidade de sua igreja no poder de Deus via dons espirituais distribuído à Igreja de Cristo, ou seja, uma incredulidade que limita o Poder de Deus onde a Bíblia não limita; e 100 no cometimento de blasfêmia contra o Espírito Santo quando, não raro, atribui a Satanás as operações milagrosas via dons espirituais distribuídos pelo próprio Espírito Santo à Igreja.

    É isso.

    Libertas vera est, Christo Servire

    Vou ganhar você para Cristo

    Agostinho Antialienação

    ResponderExcluir
  6. 1. Pois é, crer na no dogma da trindade, quando o mundo cristão diz que é um dogma, por ser uma verdade bíblica, e o senhor apenas dribla a situação, com prolixidade exagerada (estou acostumado com os adventistas, escrevem muito para falar a mesma coisa...), apenas para nublar o obvio - Dogma! Sua força pode ser assim despejada sobre a trindade, pois ela não satisfaz a lógica.

    2. Não quero criticar sua igreja, até por que é um igreja fiel e verdadeira.

    3. Quanto aos dons, fico feliz em saber que em sua igreja três falam em línguas, no máximo, e cada um por sua vez, depois há interpretes, pois aqui no Brasil isso não existe.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Luciano Sena,

    1. Vá por mim, no “mundo cristão”, ou seja, com aquilo que se tem como maioria ou unanimidade sobre determinado tema não é sinônimo de coerência doutrinal: prova disso é que nesse “mundo cristão” existem as mais variadas heresias, não é assim?

    Agora, concordo com você: a Trindade não satisfaz à lógica. Aliás, a própria obra expiatória em Cristo é chamada, pelo apóstolo Paulo, de Mistério da Piedade, ou seja, se há mistério, impossível uma constatação puramente lógica daquilo que é misterioso. Mas, você há de convir que tanto a Trindade, quanto a obra expiatória satisfaz, ao menos, alguma lógica! Não fosse assim não poderíamos inferir jamais:

    - Que se a Bíblia trata da existência do Pai, do Filho e do Espírito Santo e da relação una entre eles e, se a Bíblia é a certeza da revelação de Deus ao Homem, chego à conclusão que a Trindade é verdade. Isso é lógica. Agora, “é a certeza da revelação”, mas quem foi que disse que é toda revelação? Isso também é inferição lógica.

    - Que a salvação diz com o esvaziamento do próprio Deus para que como homem de carne e osso, viesse e habitasse entre nós, sem pecado, chamado Jesus Cristo, morresse na Cruz a fim de expiar os meus pecados para de que eu fosse salvo do fogo do inferno e ressuscitasse ao depois, a constatação lógica é a seguinte: se Deus é Deus, então Ele pôde realizar tudo isso exatamente do jeito que está escrito na Bíblia!

    Então sugiro que você tome cuidado com essa polarização: Espírito Santo versus Lógica.

    2. A Igreja de Cristo é incriticável, não a denominação cristã em que sirvo a Deus.

    3. O modo equilibrado na fruição dos dons do Espírito Santo no seio da Igreja tal como ensinado por Paulo aos ‘bagunceiros’ de Corinto, notadamente quanto aos dons de línguas e a sua respectiva interpretação é um ‘selo de madeira’.

    A utilização inadequada do selo de madeira não implica na abolição ou extinção da própria madeira. Paulo não extinguiu os dons e sim pôs ordem na bagunça.

    Além do mais, não existem apenas os dons de falar noutras línguas e sua respectiva intepretação. Existem outros: o de profecia, o de cura, o de operação de maravilhas, o de revelação e assim vai. E tampouco a desordem em sua utilização os tornas extintos na Igreja.

    ResponderExcluir
  8. Dois testemunhos apenas:

    - No Brasil, em uma igreja pentecostal, presenciei o conhecido pastor Antonio Gilberto, notório escritor da CPAD, ex-professor da Nasa, nos EUA, interpretar língua estranha (no caso a língua inglesa) falada, sobrenaturalmente naquele momento pelo pastor Dionísio, o qual, por sua vez, desconhecia completamente o idioma inglês (estudei com o seu filho Eliel no ginásio e conhecia bem a família e o pastor Dionísio). Toda igreja ficou em silêncio para ouvir a interpretação, aliás, como é costume nas igrejas pentecostais, já vi isso várias vezes. Assim também quanto ao dom de profecia: não é permitido ‘bagunça’, a igreja fica em silêncio, até porque para poder ouvir a profecia.

    - Há alguns anos eu estava enfrentando uma dificuldade enorme em relação a graves questões que aconteciam no Departamento Jurídico de uma grande empresa em que trabalhei por quase dez anos e que me afetavam diretamente. Eu estava destroçado emocionalmente, muito abatido, inclusive espiritualmente. Em meio a tal tempestade fui visitar uma igreja neopentecostal que frequentava um amigo meu. Era um culto de senhoras, aliás, um culto de oração apenas e eu não sabia. Ao final do culto, a líder, dirigente do culto mandou que todos reunissem em um círculo, dessem as mãos para a oração de encerramento, uma oração final. Lá pelas tantas, uma senhora, baixinha, dirigiu-se a mim, em meio à oração que acontecia, aproximou-se e aos meus ouvidos disse mais ou menos assim: “tenho contra você que se afastou da minha presença, quer que eu aja, mas não me busca, não confia em mim, tens um coração dúbio diante de mim, volte para mim que eu te ajudarei, continue assim e terá terrível consequência e etc. etc.”. Em minha incredulidade e desconfiança fiz a seguinte oração em pensamento: “Senhor, Satanás não conhece o meu pensamento, portanto, se for o Senhor de verdade que está falando comigo, diga-me a respeito do que está acontecendo em meu trabalho”, mesmo porque fiquei bastante irritado com a ameaça da baixinha e a julguei extremamente carnal por isso, “onde já se viu, Deus não pode agir assim...”, pensava eu. A senhora baixinha acabou de dizer o que dizia para mim e nada falou a respeito do meu trabalho e voltou para o seu lugar no círculo de oração. Logo em seguida, uma outra senhora que estava atrás de um carrinho de bebê, de lá mesmo de onde estava dirigiu-se a mim e em alta voz repetiu exatamente o que a irmã baixinha havida dito em meus ouvidos, acrescentando o seguinte: “Sim sou eu quem falo com você e você ainda duvida”; contudo, petulante e arrogantemente fiz a mesma oração em pensamento: “Senhor, Satanás não conhece o meu pensamento, portanto, se for o Senhor de verdade que está falando comigo, diga-me a respeito do que está acontecendo em meu trabalho”; contudo, também nada disse aquela jovem mãe a respeito do que eu passava. A oração acabou, mas antes de encerrar o culto, uma terceira pessoa, a dirigente foi até mim, deixou o microfone de lado e disse-me: “Falei contigo por duas vezes e ainda não foi capaz de crer, mas para que saiba que sou eu que falo contigo, quanto ao que está acontecendo em seu trabalho eu farei assim e assado...”.

    Foi uma experiência muito gloriosa e ao mesmo tempo terrível para mim.

    Quanto a você, julgue isso como quiser. Não posso provar a você a veracidade do que vivenciei e tampouco me preocupo com isso e também não teria um pingo de vontade fazê-lo ainda que pudesse.

    Mas uma coisa é certa: o Deus de Israel a quem sirvo deseja usar você em um grande avivamento no Brasil. Você e a sua esposa. O Brasil entrará em um mar bravio de ventos contrários muito fortes. Você não sabe, mas há uma tempestade se aproximando e que afetará as religiões no país, de uma maneira nunca vista haverá perseguição.

    Busque ao Senhor nesse sentido. Desvencilhe-se dessas heresias calvinistas e busque urgentemente poder para edificar-se.

    Já insisti muito com você.

    É isso.

    Libertas vera est, Christo Servire.

    Agostinho Antialienação.

    ResponderExcluir