terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Outro argumento em favor do Domingo: Mais um tropeço Adventista no Nisto Cremos

Já mostrei aqui no MCA que o livro oficial de crenças Adventistas, o Nisto Cremos, deixou uma vinheta de contradição no assunto páscoa-santa ceia e sábado-domingo (AQUI).

Agora mostrarei que quando eles ficam insistindo que os cristãos guardavam o sábado nos primórdios do cristianismo, eles não provam nada com coisa nenhuma. Irei mostrar o motivo.

Mas antes, é preciso dizer que não encontramos a prática cristã levando em consideração a guarda do sábado. Antes, inquestionavelmente, o Domingo figurava na liturgia cristã. Desta maneira, o pressuposto é falacioso.

Agora veja a como eles mesmos esvaziam de lógica o (suposto) argumento da guarda do sábado no início da era cristã:

“A era do Novo Testamento representava um período transicional, e embora os apóstolos por vezes participassem dos rituais do Antigo Testamento, a decisão do primeiro concílio em Jerusalém mostra que eles não perceberam nesses rituais qualquer valor salvífico.” 209

Notou???

Agora, “SE”, a guarda do sábado fosse uma prática cristã mesmo, nos dias nascentes da igreja, na era apostólica, eu responderia a mesma coisa, tendo em vista todo o relato bíblico do NT em torno do Domingo.

Outro problema é a questão do tempo. Se mesmo após a ressurreição do Senhor, com o fim efetivo da Lei Cerimonial, parece que a consciência disso não foi instantânea. O que dizer do sábado? Interessante é que mesmo nesse ponto, nem Lucas nos mostra em uma perspectiva cristã a guarda do sábado.

Mais uma vez, os inimigos do dia do Senhor, ‘tropeçaram’ na verdade...

9 comentários:

  1. Um texto fora do contexto é um grande pretexto.

    Hebreus já fala da transição entre os sacrifícios de cordeiros e festas no calendário judaico, mas não sobre deixar de guardar as leis para com Deus e o próximo. O sábado é anterior ao pecado, por isso anterior a lei cerimonial.

    Veja que há sim, entre os apóstolos, a guarda do sábado, inclusive Paulo trabalhou todos os dias da semana, mas não aos sábados (Atos 18:3 e 4). Cadê a guarda do domingo neste texto?

    Veja que Hebreus já dizia que se houvesse outro dia descanso Deus já o teria dado a Josué.

    Mais um equivoco é aplicar o Dia do Senhor ao domingo, pois a Bíblia apenas apresenta o sábado como esse dia (Êxodo 20:10 é só um exemplo), inclusive Jesus é senhor desse dia (Marcos 2:28).

    Não sei qual é seu ódio para com os adventistas, mas afirmo que você deve trabalhar isto.

    ResponderExcluir
  2. João, grato pela visita e comentário.

    Ódio dos adventistas é uma inferência sua.

    1) Se Paulo guardava o sábado, a postagem mostrou que a contradição do Nisto Cremos serve-se de uma falácia. E eu responderia: É um período transicional!!!

    2) Neste texto, ele foi NA SINAGOGA JUDAICA e não em um reunião Cristã... Ou pode te ajudar Atos 20.7...???

    3) 'Texto fora de contexto é um estupro hermenêutico'... o que mais Ellen White sabia fazer, vc repetiu usando Hb 4. Evidente que o assunto não é a guarda do sábado no sétimo dia, mas sim, o descanso a graça de Deus.

    4) Sobre o Domingo ser 'o dia do Senhor' recomendo vc ler o estudo que está incluso nesta postagem *(http://mcapologetico.blogspot.com/2011/06/do-sabado-para-o-domingo-usando-pascoa.html):

    ResponderExcluir
  3. “I – O uso da Palavra Domingo.
    A primeira verdade que gostaria de dizer é que o termo “Domingo” é um vocábulo exclusivo do cristianismo. Isso é muito importante para nós. Pois, essa palavra, bem como outras semelhantes, não existia em nenhuma outra língua do mundo até o final do 1 século, quando o apóstolo João criou a expressão grega: kyriakê hêmera, que foi vertida para o latim do seguinte modo: Dominica die. Os antigos documentos da igreja primitiva, que foram transcritos para o russo, relatam que João, encarcerado na Ilha de Patmos, chorava muito ao chegar o primeiro dia da Semana (domingo), ao lembrar-se das reuniões para a Ceia do Senhor que eram celebradas neste dia conforme Atos 20.7. Foi exatamente neste dia que Cristo apareceu ao velho apóstolo conforme vemos em Apocalipse 1.10. [...] O que significa o termo “ kyriakê hêmera”? A frase significa “o dia do Senhor” e ocorre uma só vez que é aqui em Apocalipse. Essa expressão foi criada por João, e a nossa pergunta é: Por quê? Acredito que existam duas razões principais para isso:


    1) Para indicar algo inédito na história da humanidade: A ressurreição de Cristo.
    2) Para deixar bem claro que se referia ao dia da ressurreição de Cristo, ou seja, ao domingo, e não a segunda vinda de Cristo.


    Termo grego Transliteração Categoria
    Gramatical. Caso Tradução. ημερα του κυριου Hêmera tou kyriou Substantivo. Genitivo de posse. Dia do Senhor κυριακη ημερα Kyriakê hêmera. Adjetivo Dativo de instrumentalidade. O que diz respeito ao Senhor.
    Há textos que se referem ao Dia do Senhor como significando a volta de Cristo, e
    nunca significa o domingo. Vejamos: Atos 2.20; 1 Coríntios 5.5; 1 Tessalonicenses 5.2; 2 Pedro 3.10.
    O significado do termo “Kyriakê Hêmera” literalmente é: que diz respeito ao Senhor, fala do Senhor, senhorial, dominical. A Tradução de Apocalipse 1.10 seria: Eu fui arrebatado no dia Senhorial. O sinônimo usado é “dominical”.


    II – O DIA DO SENHOR E A HISTÓRIA DA IGREJA.
    Antes de Constantino existir em 280-337 a história da Igreja mostra que a igreja sempre considerou o “Dia do Senhor” como sendo o “Domingo”. Isso com base na
    expressão de João em Apocalipse 1.10.
    2.1 –O didachê do Primeiro século – “E no dia do Senhor(Kyriakê hêmera),
    congregai-vos”.
    2.2 – Escritos de Mileto de Sardes – Temos tratados sobre a adoração no domingo
    cujo do título é: peri kyriakês.(acerca do dia dominical).
    2.3 – Inácio de Antioquia – Escreveu “porque se no dia de hoje vivemos segundo a
    maneira do judaísmo, confessamos que não temos recebido a graça...Assim pois, os que haviam andado em práticas antigas alcançaram uma nova esperança, já sem observar os sábados, porém, modelando suas vidas segundo o dia do Senhor”( Inácio, ano 115).
    2.4 – O evangelho de Pedro – É um documento histórico escrito no segundo século
    da era cristã e usa o termo de João par descrever o dia da ressurreição de Cristo. Este escrito é do ano 130 d.C.
    2.5 – Epístola de Barnabé (ano 132 d,C): Portanto, “guardai-vos o oitavo dia(kyriakê hêmera) para nos alegrarmos também em Jesus que se levantou dentre os mortos e, havendo sido manifestado, ascendeu aos céus”.
    2.6 – Justino, o Mártir; Eusébio; Clemente de Alexandria(150-168): Eles ensinaram que o Kyriakê hêmera criado por João como sendo o dia da ressurreição de Cristo, que foi vertido para o latim como “dominica die”.(Dia dominical).E foi passado para nossa língua como domingo.”

    ResponderExcluir
  4. O Luciano... como vai?

    O amigo, você deixou eu falando sozinho lá na postagem " William Branham sob Escrutino- 3" ?

    ResponderExcluir
  5. A Igreja Católica apostólica Romana em sua falsa infabilidade no ano de 321 d.c sob influência de Constantino, O Grande, implantava dentro do catolicismo uma mudança nos 10 Mandamentos dividindo o último em dois mandamentos para "tampar" o buraco deixado no segundo mandamento e mudando o quarto mandamento do sábado PARA O DOMINGO! Segundo A IGREJA ROMANA a troca foi feita, NÃO COM BASE BÍBLICA, e sim porque segundo sua tradição A IGREJA nunca erra e A IGREJA E SOMENTE ELA, tem o poder de MUDAR coisas da bíblia, porque "A IGREJA é comandada pelo próprio Deus Todo-Poderoso".
    E é por isso, que segundo a Igreja Romana, o domingo é o dia de guarda, não tendo eles uma posição oficial apoiada na bíblia, afinal a Igreja Romana, segue, além da bíblia, a tradição que segundo eles permite fazer certas mudanças e declarações.

    Is. 48:18 - NÃO RENEGUEM A SANTA LEI DE DEUS!

    Is. 56:2-4 - AQUELES QUE GUARDAM O SÁBADO AGRADAM O SENHOR E ABRAÇAM SUA ALIANÇA (vers.4).

    Is. 60:13 - "(...)sábado(...) santo DIA DO SENHOR"! O SÁBADO É O DIA DO SENHOR, ISSO DIZ A PRÓPRIA BÍBLIA.

    Mc. 2:28 - JESUS CRISTO É O SENHOR DO SÁBADO!

    At. 24:14 - "(...) O caminho, que chamam de seita, assim eu sirvo a Deus(...)".

    A DOUTRINA ADVENTISTA NÃO É ERÔNEA E É BEM CLARA, NÃO EXISTE CONFUSÃO, NÃO SOMOS FILHA DA GRANDE MERETRIZ DE APOCALIPSE 17.

    EIS QUE VOSSO ÓDIO CONTRA NÓS APENAS NOS FORTALECE CADA DIA MAIS.

    REFUTAREI TODA E QUALQUER RESPOSTA A ESSE COMENTÁRIO!

    Charles W. (Agora estou de volta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, estou postando em todo artigo que houve comentários, então...
      http://mcapologetico.blogspot.com/2012/03/como-fazer-um-bom-debate.html

      São as novas regras de debate do MCA para melhorar as discussões.

      Excluir
  6. Aqui vemos o seguinte: Primeiro foi a vontade de dizer que a LEI foi abolida, como isso não é possível , pois o próprio Jesus disse que não veio para abolir, a ideia então é passar que houve uma mudança do Sábado para o domingo. Olha, se isso fosse verdade porque nenhum dos apóstolos ou o próprio Jesus não teria dito isto? Jesus escreve com sus próprios dedos os mandamentos no Sinai, depois resolve mudar e não fala para ninguém? É no mínimo estranho. Veja bem: Quando escreveu, Ele mesmo escreveu, mas quando muda, ele deixa para os homens com todas as suas falhas para interpretarem o que Ele " a partir de agora resolveu mudar".

    ResponderExcluir
  7. Caros, graca e paz.

    Em nenhum momento, o texto de Atos 20.7 nos da direitos de compreendemos a mudanca dos cultos do sabado para o domingo. O proprio texto deixa claro que o povo se reuniu no domingo pois Paulo viajaria na segunda. O sabado foi instituido pelo proprio Senhor antes mesmo de nos dar os mandamentos. E na nova terra o sabado sera observado (Isa. 66.22-23).

    Ulisses Souza - Pastor Batista, que celbra cultos nos domigos, mas guarda o sabado como o unico dia do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de escrever dois versículos sobre a guarda do sábado. O primeiro, em Lucas 23:56, mostra que após a morte de Jesus, as mulheres guardaram o sábado conforme o mandamento, então a lei em que está o mandamento do sábado não acabou, como muitos pregam. Ela está em vigor e continuará em vigor. Outro versículo que gostaria de colocar é o que está registrado em Mateus 24:20, quando Jesús pregava sobre a destruição de Jerusalém ele disse: orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado. Por quê eles não podiam fugir no sábado? para não implicar em transgressão.

    Abraços

    ResponderExcluir