sábado, 18 de abril de 2020

Em que devo crer para ser um PRESBITERIANO?



Em que devo crer para ser um PRESBITERIANO? De forma resumida -

1. DEUS: Como presbiteriano, devo crer que há um só Deus Todo-Poderoso, Criador e Soberano governador de todas as coisas, fazendo tudo para o louvor de Sua Glória e por causa de sua Graça. Devo crer que esse único Deus notifica sua existência pela criação, mas se revela especialmente na Bíblia Sagrada. Devo crer que esse é o único Deus Verdadeiro, e subsiste em três pessoas distintas – Pai, Filho e Espírito Santo. Iguais em poder, eternidade e divindade, distintos pessoalmente. Somente ele deve ser adorado e amado com todo coração. 

2. REVELAÇÃO: Como presbiteriano, devo crer que a Bíblia é a revelação especial de Deus, que pelo Espírito Santo usou os autores dos livros bíblicos, portanto é uma Revelação Inspirada, Inerrante, Infalível e Suficiente. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática. O caráter de Deus, sua vontade e salvação, é revelada nas páginas da Escritura. Apenas o Espírito Santo aplica a verdades da Bíblia em nós, portanto Deus nos fala Na Palavra, Pela Palavra e Com a Palavra. Por meio dela a Igreja é edificada como Noiva de Cristo e Povo de Deus.

3. SALVAÇÃO: Como presbiteriano, devo crer e aceitar que estou perdido, nasci pecador e sou inimigo de Deus, e nessa situação, merecedor da ira divina. Portanto, devo crer que Deus por iniciativa graciosa e soberana vem ao pecador, o Espírito Santo, e capacita a me render e crer em Jesus Cristo, único Senhor e Salvador. Devo crer que pela sua obra de Cristo na cruz, sendo Único Filho de Deus, Homem e Deus, Ungido Profeta, Sacerdote e Rei, é uma obra suficiente, a nada que eu faça, pode tonar essa salvação merecimento. A salvação é plano eterno de Deus Pai na eternidade, que pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, sendo obra do Espírito Santo. 

4. VIDA CRISTÃ: Como presbiteriano, devo crer e confessar que a vida cristã é uma vida semelhante a vida de Jesus Cristo, tendo o Fruto do Espírito Santo, obedecendo os mandamentos do Senhor. O amor ao próximo é outra marca essencial para vida cristã. Uma vida cristã é uma vida missionária, falando de Jesus a outros. Para ter uma vida cristã também é necessário orar, ler e meditar na Bíblia. Ser conhecidos como seguidores de Jesus Cristo é fundamental para ser presbiteriano. 

5. IGREJA: Devo crer que a comunidade dos seguidores de Jesus Cristo é a Sua Igreja, Seu Povo, Seu Corpo, Sua Noiva, Templo do Espírito Santo. A Igreja é a comunidade dos salvos que adoram e proclamam a Cristo, e mantém a igreja com dízimos e ofertas. Cremos que a Igreja deve ser governada por pastores, presbíteros, e assistidas por diáconos. Também deve como mandamento de Nosso Senhor, praticar os sacramentos santa ceia e batismo (cremos que o batismo pode ser feito apenas derramando água sobre a cabeça, bem como os filhos dos crentes também podem ser batizados). 

Nota - A Igreja Presbiteriana do Brasil tem como sistematização doutrinária A Confissão de Fé, o Catecismo Maior e o Breve Catecismo, de Westminster, que todo presbiteriano deve conhecer. A igreja presbiteriana também é regida por uma Constituição, Princípios de Liturgia e Código de Disciplina. 

                                                                                                                    Ev. Luciano Sena

Um comentário:

  1. Muito errado essa publicação. Ninguém deve fazer nada para ser um presbiteriano. A biblia não diz que alguém tenha que ser presbiteriano. Artigos como esses apoiam ainda mais a divisão do corpo de Cristo, que já é um erro em si.

    ResponderExcluir