sexta-feira, 29 de abril de 2011

Erros de interpretação de Leandro Quadros - Parte 3

Continuando a série de artigos sobre os "Erros de interpretação de Leandro Quadros", vamos avançar em seu texto.

Hoje falaremos sobre o "endurecimento através das parábolas":

No ponto 6 da sua resposta ao Helder Nozima, Leandro afirma: "Com todo o respeito por sua pessoa, a interpretação que deu a Isaías 6:8-10 e Marcos 4:11, 12 chega a ser blasfema." (grifo meu)

E em seus argumentos para afirmar isso, ele diz: "Como Cristo iria pregar para alguns “endurecerem o coração” se a Bíblia diz que a fé “vem pelo ouvir a Palavra de Deus? (Romanos 10:9). Como o Salvador pregaria para alguns se perderem se a Bíblia é tão poderosa que chega a ser comparada em Hebreus 4:12 a uma espadada de dois gumes que penetra no íntimo do ser?"

Resposta: Pergunte ao Próprio Cristo, ELE afirma em Mateus 13:11: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;", e isso se referindo justamente à multidão que ouvia as parábolas. Ou seja, Jesus revela os mistérios do Reino de Deus à quem Ele bem quiser. E à outros, ele não revela.
Não estamos dizendo (e nem defendemos) que a Palavra de Deus não tem poder. Ela tem. Mas ela só é efetiva em quem Deus quiser que seja. Essa é a diferença, e Jesus ensinou isso!

Uma simples análise do texto de Marcos 4:11 e 12 mostra como o Professor está errado:
"E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados."

"Para que" signifca "objetivo", ou "a fim de", ou "com o propósito de". Ou seja, Jesus está dizendo que "aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, "a fim de que/com o propósito de que" vendo, vejam e não percebam..."
Pode não ser "gostoso" para o nosso orgulho humano ler isso, mas dizer algo diferente disso é violentar o texto.

Isso demonstra a insinceridade do Professor em interpretar textos. Esse assunto pode incomodar pessoas não cristãs. Mas para os cristãos, isso é motivo de muita alegria; que a graça de Deus se derramou sobre eles, lhes abrindo o entendimento.
Mas para pessoas humanistas (o homem no centro de tudo) a verdadeira Teologia Cristã incomoda a carne. E realmente, ela humilha o homem.
Por isso, tentam de toda forma "fugir" dela, chegando a distorcê-la.

O professor afirma, quanto ao endurecimento:
"O problema não reside na Divindade, mas, no indivíduo, no “vaso” que recebe o Espírito."
Vejo 2 erros nessa frase:

1-Ninguém disse que "o problema" se acha em Deus. O "problema" (cegueira, surdez, coração duro) se acha no homem, ninguém discorda disso.

2-Se a pessoa "recebe" o Espírito, logo, é um convertido. Se não recebe, não é um convertido. É possível uma pessoa possuir o Espírito Santo e não ser um convertido? Pode uma pessoa possuir o Espírito Santo e ainda assim ir ao inferno?Se o professor defende isso, isso sim é que é blasfêmia!


Continua na parte 4, se Deus quiser.

Continua na parte 4

Autor: Neto

15 comentários:

  1. Muito legal Neto!!! Deus te abençõe grandemente

    Abraços

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  2. também achei, espero que ele não pare!

    ResponderExcluir
  3. Aquele que diz "Eu conheço a Bíblia" e não guarda os meus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade.(Arrepende-te filho!{Deus o seu Pai e Criador,I João 2:4})

    ResponderExcluir
  4. Irmãos, agradeço o incentivo.

    E ao Luciano, o espaço.

    Glória totalmente a Deus!

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Nós vemos que jesus tinha grande preoucupaçao com a extensão de sua mensagem. em (marcos 16:15e16) ele diz ide e pregai o evangelho a toda criatura, todas as pesoas deveriam ser alcansadas,e em toda terra. quem crer e for batizado, cotinua ele será salvo quem poren não crer... ou seja , nem todos aceitariam a mensagem de salvação, mas apenas alguns. HA meu amigo, a unica coisa que DEUS não póde fazer é, salvar quem não quer ser salvo, por que ele não fórsa ninguem a aceitar,noentanto DEUS não tem prazer na morte do impio, mas quer todos se arrependam e sejam salvos (ezequiel 33;11).mas aquele que quizer disse jesus :beba de graça da agua da vida (apocalipse 22:17). O espirito de DEUS é o unico que póde me fazer entender as coisas do reino do céu,se eu endurecer o coracao para a ação do mesmo em mim,jamis poderei entender as coisas espirituais que se dissernem espiritualmente, e o homem é carnal,ou seja precisa do espirito de DEUS para entender o que é espiritual. quando jesus disse: a vos outros é dado conhecer e a outros não, é justamente por que os outros rejeitaram a jesus , e não quizeram crer que um homem humilde filho de um carpinteiro pudesse ser o messias.embora tivessem essa convicssão.por isso é bem possivel que aquele em quem o espirito santo trabalhou um dia, venha mais tarde rejeita-lo vindo assim a sua perdição...

    ResponderExcluir
  6. Jesus em seu ministério curava e pedia para não contarem, falava em parábolas para que os que fossem humildes procurassem-nO e pedissem explicações e os que fossem orgulhosos ou se humilhassem para entender ou fingissem que entendiam sem entender.
    Temos em João 3 a história de Nicodemos que não entendeu (ou fez não entender) a ilustração do novo nascimento. Mas aos poucos ele foi humilhando o coração a Jesus e se entregou a Ele.
    "Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Tiago 4:6
    Deus não endurece o coração de ninguém. Suas ações endurecem.
    Ao faraó ele endureceu ao fazer os milagres e depois levá-los embora. As mesmas manifestações de poder que assombravam o povo egípcio e hebreu endureceram o coração de faraó.
    Esse exemplo esclarece ainda mais o texto de João 14:12, pois o contexto é dos fariseus não crerem em Deus apesar de verem tantos milagres, inclusive demonstra que alguns creram mas por orgulho de estar entre os fariseus, não se entregou. Jesus endureceu o coração deles por ser bom e fazer milagres, não por forçar o coração deles a se cegar.
    "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mateus 22:29

    ResponderExcluir
  7. Essa conversa de erros do Professor Leandro é igual em todas partes onde há discidentes, n{ao só com isso mais muitas outras coisas o mais tristes com relacao aos discidentes é que lhes falta muito respeito com o que é a posicao e crenca dos adventis do sétimo dia eu nunca vi o profesor Leandro tratar os evangelicos ou os escritos ou autores de outras denominacoes com tal agressividade que voces tratam por exemplo Ellen White, os teologos mais renomados da IASD como Alberto Tim e outros e na verdade vcs fazem é perder muito tempo com querer provar que vc estao certos e os adventistas errados deveria gastar esse seu blog com pregacao da palavra anunciando um cristo ressurreto, que vai voltar para levar os seus e julgar os perdidos e nao estar buscando nomear ou enumerar aos perdidos... Deixa de muita conversa e vamos trabalha a messe é grande querido e as maos sao poucas. Deus tenha misericordia de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adonias, quanto tempo perde a IASD falando das doutrinas cristãs? Domingo, imortalidade alma, etc. Chamando outras denominações, sob as veredas de Ellen White, de Babilônia?

      Excluir
    2. Devemos estudar a Bíblia.

      Excluir
  8. Por essa interpretação pode se dizer que Jesus era "calvinista"? (rsrsrs), ou seja realmente as pessoas são predestinadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Diogo rs, é o seguinte, naquela época os intelectuais, fariseus... Nenhum aceitavam Jesus sendo pobre e carpinteiro como um mestre e salvador. Foi um paradoxo, distorce todo o sistema. Logo então, Jesus ensina em parábolas e foi de difícil compreensão para TODOS, por tanto aqueles que eram humildes e careciam olhavam Jesus com o coração buscava entender as parábolas, tiravam as suas dúvidas. Então podemos dizer que alguns foram íntimos, esses sim foi revelado o Reino de Deus, mas aos que fingiam que compreendiam? Os de coração orgulhosos, que procuravam defeitos em Jesus e sentiam até inveja... Esses não queriam saber da parábola, saíam de lá como falso entendedimento, à esses Deus não revelou o Reino, pela escolha próprio de cada um. Então, Deus quer se revelar à todos, mas pra isso temos que querer, Deus é bondoso, misericordioso e educado, Ele vê o coração como o homem não vê.

      Excluir
  9. É muito conveniente mesmo acreditar que Deus te escolheu e não escolheu o seu vizinho, simplesmente porque Ele quis. Mas e se de repente você se enganou, e Ele não te escolheu? Aí a sua interpretação já não é mais tão conveniente né? O que você diria, se descobrisse que foi escolhido pra ser condenado pro resto da eternidade, está predestinado a se desviar dos caminhos do Senhor muito em breve, pois na verdade nem O conheceu, e tudo foi uma grande ilusão?...
    A justiça de Deus é baseada na misericórdia e no amor! Deus é justo, qual seria a justiça em usar de uma seleção arbitrária com sua própria humanidade, lançando as pessoas que Ele mesmo pôs na Terra, sem razão alguma, pra queimar no inferno? Ele é justo! Ele nos criou pra sermos co-criadores do nosso destino. Ele é bom! Tudo nEle faz sentido, e nada é "assim porque é assim e pronto"... Deus não é tirano como os seres humanos que dizem aos seus filhos "você não tem querer, cala a boca e faz o que eu disse". Ele é bom, tão bom que quase não se pode compreender, e muitos realmente não compreendem, e recriam uma imagem dEle baseada no seu próprio ego inflado, querem acreditar que são melhores do que os outros e mais especiais, esse mesmo ego é que os faz torturar os animais, desmatar a natureza, é o que os faz acreditarem que uns são escolhidos pra glória e outros pra condenação.
    Que Deus se revele a vocês, o Espírito Santo está aí, totalmente disponível a TODOS os que clamarem! Clamem e peçam pela Verdade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo irmão, esse mundo está cheio de pessoas com suas teorias querendo serem os donos da verdade. Imagina o juiz q antes dele conhecer o caso ele já tiver uma opinião preestabelecida e ñ importa o argumento ele bate o martelo encerrando o caso, poderia por ventura tal juiz ser justo ?

      Excluir
  10. Mateus 9:13
    Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

    ResponderExcluir