domingo, 4 de julho de 2010

O profeta do Tabernáculo da Fé ! ( parte 1 )


WILLIAM M. BRANHAM tem sido aclamado por muitos como o profeta de nossa era. Em especial, ou somente, pelos seguidores de suas doutrinas. Esse grupo, tem na maioria dos casos, se identificado como “Tabernáculo da Fé”.

Muitos sinais e milagres atribuem-se ao ministério de W. M. Branham, e com isso suas mensagens foram revestidas de autoridade profética, que não é comumente atribuída a outros pregadores que tiveram igual sucesso em suas campanhas. Foge do objetivo desse pequeno material uma recapitulação de toda vida desse pregador. A proposta desse informativo é analisar algumas afirmações de William M. Branham à luz do chamado profético a ele atribuído, e trazendo uma avaliação do que a Palavra de Deus diz, sem denegrir a imagem de quem quer que seja. NÃO SERIA ISSO UMA FALSA PREDIÇÃO?

Veja o que William Marrion Branham disse sobre o ano de 1977:

“Como servo de Deus que tem uma infinidade de visões, nenhuma das quais falhou, deixem-me predizer (Eu não disse profetizar, mas predizer) que esta era terminará por volta de 1977. Se me perdoem uma referencia pessoal aqui, baseio esta predição em sete visões principais e continuas que me vieram um Domingo de manhã de junho, de 1933.” (A DISPENSAÇÃO DA IGREJA DE LAODICEIA, pg 06; versão em espanhol)

Os seguidores do senhor William M. Branham, tentam aqui destacar as observações “pessoais” dele, achando assim que tal observação de seu profeta não pode condená-lo!

A defesa é mais ou menos assim: “Branham não disse em ‘nome do Senhor’ por isso não se tratava de uma profecia e sim de um parecer pessoal!”. Concordamos com essa objeção, desde que William M. Branham não tivesse destacado seu chamado quando disse “que suas visões nunca se deixaram de cumprir” e que tal predição, “foi com base nessas visões”! Se ele, como “o profeta do século XX”, não teve noção correta de uma visão que recebera, o que dizer dos que se aventuram em explicar suas mensagens!? E se ele interpretou tão mal uma visão que conhecia tão bem, o que dizer de suas interpretações da Escritura Sagrada? Não teriam passado pelo mesmo risco? Esqueceu-se de que havia uma multidão de pessoas que confiava nele como “profeta”?

Mas o ano de 1977 ganhou mais expectativa, entre os seguidores de W. M. Branham, pois ele não ficou somente na observação acima, veja o que mais esse pregador disse a respeito de 1977 e o peso de sua declaração:

“...muitas pessoas julgam que este é um prognóstico irresponsável, em vista do que Jesus disse a respeito de que aquele dia e hora, ninguém sabe (Marcos 13.32) todavia me mantenho firme em minha crença depois de trinta anos, porque Jesus não disse que não podia conceder o ano, mês ou semana em que sua vinda havia de ser completada. Assim repito, e sinceramente creio e mantenho como um estudante particular da Palavra juntamente com a inspiração Divina, que o ano de 1977 deve pôr fim nos sistemas mundiais e introduzir o milênio.” (AS SETES ERAS DA IGREJA. pg 361; versão em espanhol).

Parece que aqui o senhor William M. Branham foi mais longe do que todo defensor apaixonado esperaria! E qualquer defesa que se formule a essa declaração esbarrará na própria intenção de W. M. Branham de imobilizar a advertência de Nosso Senhor e Salvador Jesus em Marcos 13.32 ao dizer, ironicamente(?), que “Jesus disse que não sabia o dia e hora. Mas a semana, mês ou ano, não negou que não podia revelar !”.

Não parece justificável a defesa que os seguidores de Branham apresentam para esse fato, o ano de 1977 figurou na mensagem dele, com uma chamada “apocalíptica” e mesmo que ele tivesse a suposta inspiração junto dele, NÃO SE CUMPRIU! Por mais que neguem isso. E, mesmo que fosse uma posição pessoal, temos um quadro do padrão Divino para identificar falsos profetas,eles falam de si! Veja:

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que...falam as visões do seu coração, [opinião pessoal ] não o que vem da boca do SENHOR.” (Jeremias 23.16).

Além disso, Jesus se referiu a sua grande profecia em Mateus 24 como “predição”. Veja o versículo 25! Fazer distinção de profecia e predição, no caso profético, é desprovido de razão.

8 comentários:

  1. deus eh triuno??? onde esta esta palavra na biblia???...a biblia diz que Deus eh um!!!

    ResponderExcluir
  2. quando um profeta verdadeiro profetiza ele diz " assim diz o Senhor"...nao houve estas palavras , portanto nao era uma profecia...

    ResponderExcluir
  3. os seguidores desse profeta nao colocam enfase nos milagres feitos POR JESUS CRISTO atraves de seu ministerio, mas sim na mensagem que foi pregada...

    ResponderExcluir
  4. ele pode ter errado quando referiu-se a q o fim se daria em 77...foi uma PREDIÇAO E NAO UMA PROFECIA... se eu nao me engano foi Eliseu que mandou que seu moço fosse com seu bordao e tocasse o filhonda mulher sunamita para que ele ressussitasse...mas nao deu certo. O plano de Deus era outro....

    ResponderExcluir
  5. profetas sao homens...como homens podem errar em suas opinioes...quando estao sob a unçao profetizam e enfrentam reis...quando a unçao os deixa eles fogem de mulheres e desejam a morte ...como elias depois de matar 450 profetas de baal foge de Jezabel...

    ResponderExcluir
  6. se uma falha eh o suficiente para condenar um profeta...devemos condenar moises, paulo, davi, abraao...e por ai vai...todos falharam...todos erraram...todos eram humanos...apenas um nao errou...mesmo assim foi o menos crido de todos...significa que ter uma vida perfeita nao eh o necessario para ser aceito ppor todos...

    ResponderExcluir
  7. desprovido de razao eh falar contra um profeta quando nao se sabe identifica-lo pelas escrituras....

    ResponderExcluir
  8. seja humilde...entre em contato cmgo se quiser saber mais...Deus abençoe

    ResponderExcluir