sábado, 14 de setembro de 2019

Como conciliar a Ressurreição dos Mortos e a Imortalidade da Alma?


As Seitas como a dos Adventistas e das Testemunhas de Jeová, e até mesmo cristãos que acreditam que o espírito morre, pensam que ensinar um estado intermediário é contraditório ao ensino da ressurreição. Além disso, argumentam eles, ‘se já existe após a morte, paraíso e tormento, por qual motivo haveria juízo final’? Como conciliar o ensino bíblico da imortalidade da alma e a punição inicial na morte, com o mesmo e tão Bíblico ensino da ressurreição dos mortos e o julgamento final?

Em primeiro lugar, temos que começar nossa resposta mostrando que apesar da insatisfação de alguns, não existe contradição entre esses ensinos, de maneira alguma – trata-se de uma falácia. É na cabeça dos mortalistas que são doutrinas distintas, ou excludentes. No estado intermediário temos uma prévia demonstração ao espírito/alma, do que ele receberá após a ressurreição juntamente com o corpo. Em nenhum caso é a retribuição plena do que foi estabelecido para ele, mediante sua fé ou não no Evangelho, segundo a graça de Deus (Lc 23.43; 16.19-31). É um estado de espera consciente (Hb 12.23; Ap 6.9,10). É o que a Bíblia diz.

Em segundo lugar, também devemos destacar que o estado intermediário não é apresentado como esperança escatológica na Bíblia. Tal como a morte não era do plano de Deus, em sua proposta no pacto de obras com Adão, o estado intermediário é um esquema temporário a isso que surgiu por causa da morte (Gn 3.19; Ec 12.7 [veja Mt 25.41]).


Em terceirodestaco que é impossível uma alma sem corpo desfrutar do Novo Céu e da Nova Terra, sem ter seu corpo glorificado. Somos pessoas com alma/espírito e corpo. Um todo, e não apenas partes, é a imagem de Deus. De igual maneira, é impossível uma punição aos ímpios plena, sem deflagrar também contra o instrumento da alma – o corpo (Mt 10.28; I Co 6.13). Só não temos muitas evidências bíblicas de como serão os corpos dos ímpios, mas Cristo prometeu que os ímpios ressuscitarão (Jo 5.28,29; Dn 12.2). Portanto, a promessa escatológica só pode ser desfrutada após o retorno do Senhor, quando Ele glorificar os santos – dando-lhes um corpo glorificado- unindo a alma e o corpo (I Ts 4.16-18). Então, ele será capaz de desfrutar da presença de Deus de uma maneira que sua alma não podia. Afinal, agora ele está com um corpo semelhante ao que o Senhor Jesus tem! (I Jo 3.2).


Em quarto lugar, destacamos que o céu é chamado de paraíso na Bíblia (Lc 23.43; II Co 12.4; Ap 2.7) é correto dizer que quando um cristão morre ele vai para o paraíso. Ou mesmo dizer “estar com Cristo”, é aceitável nos dizeres bíblicos (Fl 1.23). Os termos “descanso” ou “sonos dos justos” (I Ts 4.13), são linguagens figuradas que representam o descanso que nosso corpo recebe em relação aos trabalhos e sofrimentos no estado atual, e a completa inconsciência de nossa alma para com as tribulações nesse mundo [nesse caso, até mesmo o ímpio] (Ec 9.4-6,10).


Esse é o testemunho bíblico. 



4 comentários:

  1. Olá, qual seria a diferença entre seita e igreja, entre heresia e mera divergência de interpretação? Existe o que se pode chamar de verdade absoluta doutrinária ou é meio relativa a verdade, ou seja, depende do nosso ponto de vista? Devemos comungar ou tratar de irmãos os adventistas, considerando que eles não nos (igreja Batista) reconhece como irmãos na fé por não observarmos o sábado e sim o domingo, dentre outras coias? É pecado eu visita-los, ir, por exemplo, às suas reuniões aos sábados? E na hipótese negativa, por que eu não poderia?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos
    o Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
    O Senhor Jesus , deixou claro quando nos contou a história do Rico e Lazaro, que a alma sobrevive a morte do corpo. Ele nunca se utilizaria de um conto mentiroso para nos ensinar uma verdade.,
    Sabemos que o estado intermediário é uma realidade e que , pelo fato do numero dos salvos e reprobos ainda não ter se completado, fato este que se concretizará quando o Senhor Jesus voltar a terra para julgar os vivos e os mortos , ressuscitando-os e transformando os que estiverem vivos na ocasião.As Escrituras nos informam que cada um recberá seu galardão , de acordo com suas obras executadas enquanto viveram em seu corpo . Esta prestação de contas será no dia do juizo. final. O destino final dos seres humanos será não no Seio de Abraão , onde as almas dos salvos aguardavam a ressurreição e nem no Hades onde os reprobos aguardavam também o juízo final com a ressurreição de seus corpos como os salvos também aguardavam sua ressurreição. Vale lembrar que o homem esta incompleto sem seu corpo . Todos aguardavam a ressurreição de Jesus , que é as primícias dos que dormem , ou seja, o primeiro a ressuscitar para nunca mais morrer ( Rm.6,9 ).
    Quando Jesus voltar , haverá , então o numero dos salvos e reprobos completos e a forma fisica , após a ressurreição, da maneira que O Pai planejou e determinou , os salvos com o corpo semelhante ao de Jesus, incorruptível , glorioso, espiritual, preparado para ir viver no Novo Céu e Nova terra , onde viverão os salvos para sempre com O Senhor , no Estado Eterno e os réprobos com o corpo também imortal , os quais irão para um lugar diferente , que as Escrituras chama de Geena , onde viverão para sempre separados da comunhão com O Eterno, por terem rejeitado o plano salvífico determinado pelo Salvador que seria em reconhecer que Jesus morreu no madeiro por seus pecados, pagando a dívida que tinham com Deus , o Pai que méritos nenhum teriam para salvar-se por si próprios.
    Por enquanto fico por aqui.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a todos
    Graça e paz
    Iluminando mais um pouco o nosso comentário acima, gostaria de citar Hb.9.27 , que nos ensina que depois da morte o juízo segue-se, ou seja após a morte fisica do ser humano , comparecemos diante do Senhor e já estamos com nosso destino setenciado com nossa confissão terrena. Se quando vivos confessamos Jesus como nosso Salvador , o Senhor Jesus nos confessará diante do Pai , se porém o rejeitarmos como Salvador e Senhor pessoal de nossas vidas seremos rejeitados diante do Pai. O Seio de Abráao Lugar provisório, onde os salvos aguardarão em gozo , a ressurreição de seus corpos incorruptíveis e tangíveis ) ; já os réprobos, ímpios, os que rejeitaram o plano de salvação estarão provisóriamente no lugar denominado de Hades, também já em condenação , aguardando a ressurreição de seus corpos imortais, que será encaminhado para o destino final no lugar onde é denominado Geena, onde os que rejeitaram o Senhorio de Jesus viverão eternamente. Estes que viveram em todas as épocas com corpos tangíveis imortais vivendo juntos com satanás, a besta , o falso profeta e todos os demônios que cairam 1/3 dos anjos no passado.
    Paz
    Wilton

    ResponderExcluir
  4. a morte física é uma conseqüência do pecado e a universalidade da morte prova a universalidade do pecado. Hebreus 9.27 citado acima diz: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez..." Lázaro e mais alguns outros morreram duas vezes. como podemos entender isso?

    ResponderExcluir