sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os erros de interpretação do arminiano e adventista Leandro Quadros - Parte 2

Lembrando que na primeira parte (AQUI), falamos da falha de Leandro Quadros em entender o livre arbitrio (ou a falta dele) no homem, e em compreender o termo bíblico "acepção de pessoas".


Continuando os pontos onde discordo de suas doutrinas, desta vez falaremos sobre a graça previniente.

-GRAÇA PREVENIENTE

Graça preveniente seria a capacitação que Deus concede ao pecador (incapaz de crer por sí só), para que este creia em Cristo e seja salvo.

Segundo o professor, Deus dá a TODOS a capacidade de escolher a Cristo ou não. E parte do homem o "aceitar ou negar" isso.

Leandro Quadros disse, no ponto 4 do seu texto:

"Portanto, a habitação de Cristo em nós por meio do Espírito nos capacita (pela graça de Deus) a escolhermos ou não continuarmos predestinados*[À salvação]. Do contrário, por que o Espírito Santo habitaria em nós se não fosse para nos ajudar e nos converter?"

E também disse:

"Entendo que o ser humano por si não pode ser salvo. Mas, a Bíblia ensina que a graça de Deus dá a capacidade a cada um de escolher o caminho a seguir."

Gostaria de ver esse texto... Pois a Bíblia afirma o contrário.

Primeiro, ela afirma que o homem não tem essa capacidade. Em Romanos 3.10-12 é dito que "Não nenhum justo". Ok, isso sabemos, e concordamos neste ponto com o professor.

Mas, ela afirma também que TODO aquele que Deus dá a capacidade, vem a Jesus. (Novamente: TODO, nenhuma exceção)

Jesus declara ambas:

1 - Falta de capacidade humana:

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia". João 6:44

e

2 - A capacitação que Deus dá:

"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37

Portanto, 1- O homem é incapaz, 2-Deus dá a capacidade a alguns, 3-TODO aquele a quem Deus capacita virá a Jesus. Concluímos então, que quando a pessoa é convencida pelo Espírito Santo, ela virá com toda certeza. Se a pessoa não vier a Jesus, logo, essa nunca foi capacitada por Deus.

Essa afirmação bíblica contrasta totalmente com a afirmação do Professor Leandro Quadros. Isso se dá porque o professor não compreende a obra do Espírito Santo no coração do pecador.

O Espírito Santo CONVENCE (João 16.18), não dá "múltipla escolha".

Continua...

*O assunto "predestinação" será tratado nas próximas partes, se Deus quiser.



Esse é o segundo texto preparado e concedido pelo irmão Neto ao MCA.

2 comentários:

  1. bom amgo no calvinismo acredita q a expiação de jesus é limitada e no arminianismo que a expiação é ilimitado . então vamos lá para os calvinista ja tem um grupo de pessoas ja salvas pela predestinação e outros então vão tudo para o inferno ? etão com esta visão a predestinação o destino das pessoas já esta escrito hum. então o homosexual,não e doença e nem comportamento ele ja foi predestinado a ser homosexual. bom pela predestinação me afirma isso. Mas olha o q a bíblia fala sobre salvação
    ola o que diz JESUS O PRÓPRIO DEUS NO SERMÃO DA MONTANHA SOBRE SALVAÇÃO MATEUS CAP 7 VERSO 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. FAZER A VONTADE DO PAI É OBEDECER ( ELEITOS ELEIÇÃO E NÃO PREDESTINAÇÃO ) VOU + EM Apocalipse CAP 21 VEM FALANDO DO NOVO CÉU E NOVA TERRA A NOVA JERUSALÉM VERSO 27 DIZ QUEM VAI HABITAR NESTE LUGAR E NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA QUE CONTAMINE E COMETA ABOMINAÇÃO E MENTIRAS,(MAS SÓ OS QUE ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.

    E QUEM SÃO ESTES Q ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA Apocalipse CAP 3 VERSO 5
    O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

    BOM AQUI É BEM CLARO DIZ ASSIM AO QUE VENCER SEU NOME VAI ESTAR NO LIVRO DA VIDA. AI TEM UMA COMPETIÇÃO E O VENCEDOR RECEBERÁ VESTES BRANCAS E O SEU NOME ESTARÁ NO LIVRO DA VIDA. PARA VENCER O CRISTÃO TEM QUE OBEDECER.

    NO LIVRO DE HEBREUS VEMOS ISSO A SALVAÇÃO É MEDIANTE A OBEDIÊNCIA.
    CAP 5 VERSOS 8 ,9
    8 ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu;
    9 e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, COM ISSO EU ACREDITO NA SALVAÇÃO POR ELEIÇÃO, ELEITOS

    ResponderExcluir
  2. MORTOS NÃO TEM LIVRE ARBÍTRIO!
    “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (itálico e negrito meu).

    Essas palavras foram para a igreja dos efésios e continua ecoando para todas as igrejas de Cristo Jesus, ainda hoje. Antes de recebermos a vida que há em Cristo, nós andávamos em nossos delitos e pecados segundo o curso deste mundo e não segundo o curso do Espírito Santo. Nesse estado a onde está o livre-arbítrio? A capacidade de buscar a Deus em espírito e em verdade? Os espíritos malignos são os guias dos que não estão em Cristo Jesus, dos filhos da desobediência. O texto é claro, “andávamos segundo as inclinações da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da ira”. A liberdade que o homem pensa ter é de acordo com sua natureza, e essa natureza é inclinada para o mal. O livre-arbítrio é, portanto, um escravo. Encontrava-nos nessa situação e não tínhamos o mínimo de desejo de buscar a Deus, devido a nossa natureza depravada, mas, fomos objetos da Sua graça e de Seu amor e Ele nos deu vida sem que merecêssemos: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos...” (Ef.2:4-5 – itálico e negrito meu). A graça é um dom gratuito de Deus, e não necessita de obras .

    “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef.2:10 – itálico meu).

    (http://prbeto-estudosteologicos.blogspot.com.br/2012/01/erros-teologicos-da-doutrina-arminio.html)

    ResponderExcluir