terça-feira, 14 de setembro de 2010

Evangelizando as Testemunhas de Jeová - parte 1 c


NESTA primeira parte ainda estamos tratando do uso do nome Jeová feito pelas Testemunhas de Jeová. Esse tema é a base de sustentação da religião  deles desde o ano de 1931. (O segundo presidente J. F. Rutherford [foto] que introduziu essa identificação.) Antes a religião TJ era conhecida apenas como ‘Estudantes da Bíblia’ e no geral, a concepção que eles tinham do nome de Deus até então, não era muito diferente das igrejas Protestantes. Três exemplos podem confirmar essa informação.
“ A Bíblia demonstra que o nome de quem exerce poder supremo na criação e em todas as coisas, é Deus. Ele tem também outros nomes que se encontram na Bíblia, todos os quais teem um significado profundo acerca do seu propósito para com as suas criaturas.” Veja o livro Criação, pagina 10.
“ O nome Deus quer dizer o Altíssimo, o criador de todas as coisas. O nome Jeová significa os propósitos do Eterno para com as suas criaturas. O nome Deus todo-poderoso quer dizer que seu poder é ilimitado. O nome Altíssimo dá entender que ele é o Supremo e que além dele não existe nenhum outro E o nome Pai quer dizer o Doador da vida. Veja isso no livro Riquezas. Pagina 135.
“O criador é imortal. De eternidade a eternidade, e o nome dele é Deus.(Salmo 90.2;1Timoteo 6.15,16). Deus criou o céu e aterra. ( Gênesis 1:1). Deus significa o “Todo-Poderoso”. Ele revela-se a si mesmo, como a saber: “ Deus Todo-Poderoso”, que significa aquele cujo poder é ilimitado; “Senhor”, significando supremo Governador; “ Jeová” significando seu propósito para com suas criaturas; “ Pai” ”, significando doador de vida; “ Altíssimo” , o que é sobre tudo.” Veja o livro Inimigos, pagina 22. ( eu destaquei)
Embora esse ensino dentro da própria literatura da religião TJ possa ser muito embaraçoso para uma mente questionadora, os adeptos da seita TJ estão condicionados a ver isso como uma evolução rumo a verdade. O que deixa-os embaraçado nessa diminuição do problema é que, o que hoje eles condenam em outras religião foi ensinado por eles por mais de 60 anos !
Pergunte: Se a forma Iavé ou Javé é a mais provável, sendo Jeová uma mera tradição ( até mesmo um erro) por que não usar Javé ? Alguns TJs são mais desprendidos ao dar respostas, pode ser que ele , por uma mera questão de rotulo, concorde com você, e tente reverter a situação argumentando que ‘se é Javé, a forma correta, por que os protestantes não a usam ?’ Lembre que é ele que ensina a necessidade do uso do nome de Deus para ser salvo, não você. Não que estamos negando algum ensino bíblico. Mas o ponto nevrálgico está num uso religioso que seria o passaporte para salvação, que os Lideres TJ tem enfatizado desde 1931. Ao citar o ano de 1931, será bom saber se o TJ acha que antes de 1931 os Estudantes da Bíblia ( antigo nome das Testemunhas de Jeová) morreram sem salvação, pois somente desde o ano de 1931 é que eles passaram a ter essa doutrina !

2 comentários: