segunda-feira, 14 de julho de 2014

J. C. Ryle: o que é ser um homem santo?


1) Santidade é o habito de ser de uma só mente com Deus, de acordo com o que as Escrituras descrevem como sendo a mente dele. É o hábito de concordar com seu julgamento, odiando o que ele odeia, amando o que ele ama e comparando tudo neste mundo com o padrão de sua Palavra.

2) Um homem santo se esforçará para evitar cada pecado conhecido, e guardar cada mandamento revelado. A inclinação de sua mente será decisivamente direcionada para Deus. O desejo do seu coração será o de fazer a vontade do Pai. Ele temerá muito mais a desaprovação divina do que a do mundo e terá o mesmo sentimento que Paulo teve quando disse: ‘Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus’ (Rm 7.22).

3) Um homem santo se esforçará por ser como o Senhor Jesus Cristo. Ele não somente viverá uma vida de fé nele, e dele receberá paz e força para viver o dia-a-dia, mas também trabalhará para ter a mente de Cristo e ser conforme à sua imagem (Rm 8.29). O seu objetivo em relação às outras pessoas será o de andar ao lado delas, perdoá-las...ser generoso...caminhar em amor...ser manso e humilde...Ele guardará no coração as palavras de João: ‘Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou’ (1Jo 2.6).

4) Um homem santo buscará mansidão, longanimidade, bondade, paciência, gentileza e controle de sua língua. Dará um bom testemunho, será muito paciente, tolerante para com os outros, e também não se apressará em exigir os seus direitos.

5) Um homem santo buscará temperança e auto-negação. Lutará para mortificar os seus desejos carnais, crucificar sua carne com suas tentações e lascívias, fugir das paixões e controlar suas inclinações carnais, sempre que elas se manifestarem (Ryle então cita Lc 21.34 e 1Co 9.27).

6) Um homem santo buscará praticar a caridade e a fraternidade. Ele se esforçará por fazer para os outros o que gostaria que os outros fizessem para ele e falará dos outros o que gostaria que os outros falassem dele...Abominará toda mentira, difamação, maledicência, engano, desonestidade e injustiça, mesmo nas pequenas coisas.

7) Um homem santo buscará misericórdia e bondade no trato com os outros...Será como Dorcas, ‘notável pelas boas obras e esmolas que fazia’, que não somente se propôs a fazer ou falou a respeito das boas obras, mas as praticou (At 9.36).

8) Um homem santo buscará a pureza de coração. Temerá toda a corrupção e impureza de espírito e tentará evitar todas as coisas que podem levá-lo a se contaminar. Ele sabe que o seu coração facilmente se inflama, e tentará cuidadosamente evitar a brasa da tentação.

9) Um homem santo buscará o temor a Deus. Não me refiro ao temor de um escravo, que somente trabalha para evitar a punição que receberá, caso seja descoberto sem fazer nada. Ao contrário, penso no temor de uma criança, que deseja viver e se locomover como se estivesse sempre com o seu vigilante pai por perto, porque sabe que ele a ama.

10) Um homem santo buscará humildade. Desejará, em sua mente simples e caridosa, ter os outros em mais alta estima do que a si mesmo. Também perceberá mais o mal existente em seu coração do que em qualquer outro neste mundo.

11) Um homem santo buscará fidelidade em todos os seus deveres e relacionamentos. Por seus motivos serem os mais sublimes, e contando com o adicional da ajuda divina, ele não se contentará apenas em cumprir suas obrigações, mas, melhor ainda, tentará ajudar aqueles que não se preocupam com a sua alma. Pessoas santas devem, em todos os momentos, desejar praticar o bem, e devem se envergonhar se algo de mal acontecer a alguém que elas poderiam ter ajudado. Elas devem lutar por ser boas esposas e bons maridos, bons pais e bons filhos, bons patrões e bons empregados, bons vizinhos, bons amigos, bons cidadãos, bons em particular e em público, bons no local de trabalho e no ambiente familiar. O Senhor Jesus perguntou ao seu povo algo que exige reflexão, quando diz: ‘Que fazeis de mais?’ (Mt 5.47).

12) Por fim, um homem santo encherá sua mente com coisas espirituais. Tentará se concentrar inteiramente nas coisas do alto, não se apegando às coisas deste mundo...Ele buscará viver como alguém cujos tesouros estão no céu e cuja permanência nesta terra é vista apenas como a de um peregrino, que viaja para casa. Sua maior fonte de prazer está na comunhão com Deus por meio da oração, da leitura da Palavra e da reunião do seu povo. Ele dará valor à cada coisa, lugar e relacionamento, uma vez que esses fatores o trazem mais para perto de Deus”.


Autor J. C. Ryle (livro Santidade), visto em "A Redescoberta da Santidade" - J. I. Packer, Ed. Cultura Cristã.

8 comentários:

  1. Muita boa esta reflexão sobre santidade. A igreja hoje só experimentará um avivamento genuíno se buscar a santificação. Precisamos ler mais a Palavra e crescer na graça e no conhecimento de Nosso Salvador.

    ResponderExcluir
  2. Um desafio e tanto... mas vamos buscar o Senhor para que tenhamos Dele, a graça necessária...

    ResponderExcluir
  3. Olá IRMÃO Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Irmão Luciano, com o INTUITO ou FOCO de seu BLOG. O irmão acha que estaria no caminho de sua SANTIFICAÇÃO?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. um homem santo sempre lutará pela verdade das escrituras, assim como faz o meu irmão Luciano Sena.

    ResponderExcluir
  5. Olá irmão Fernando Costa, a paz do Senhor!

    Deve ser verdade mesmo, o irmão Luciano Sena LUTA e LUTARÁ sempre! Ele é um SANTO, em busca da SANTIFICAÇÃO ... e da VERDADE, SERÁ?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Evidências de uma vida santa.

    1. Inteira submissão à vontade de Deus: "POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO" (I Ts 4:3).

    2. Busca por orientação na Palavra de Deus: "SANTIFÍCA-OS NA VERDADE, A TUA PALAVRA É A VERDADE" (Jo 17:17).

    3. A Lei de Deus no coração e firmeza de propósito: "NO CORAÇÃO, TEM A LEI DO SEU DEUS; OS SEUS PASSOS NÃO VACILARÃO" (Sl 37:31).

    4. Sincera comunhão com Deus: "BUSCARÁS AO SENHOR ,TEU DEUS, e O ACHARÁS, QUANDO O BUSCARES DE TODO O TEU CORAÇÃO, E DE TODA A TUA ALMA" (Dt 4:29).

    5. Rejeição das coisas impuras: "PORQUANTO DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA A IMPUREZA, E SIM PARA A SANTIFICAÇÃO" (I Ts 4:7).

    6. Expressão do fruto do Espírito: "O FRUTO DO ESPÍRITO É: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO" (Gl 5:23 E 23). "TENDES O VOSSO FRUTO PARA SANTIFICAÇÃO E, POR FIM, A VIDA ETERNA" (Rm 6:22).

    7. Testemunho de Jesus: "E VÓS TAMBÉM TESTEMUNHAREIS" (Jo 15:27).

    8. Ajuda as pessoas carentes: " EM VERDADE VOS DIGO QUE, SEMPRE O DEIXASTES DE FAZER A UM DESTES MAIS PEQUENINOS, A MIM O DEIXASTES DE FAZER" (Mt 25:45).

    9. Cuidado da Saúde: "AMADO, ACIMA DE TUDO FAÇO VOTOS POR TUA PROSPERIDADE E SAÚDE, ASSIM COMO É PRÓSPERA A TUA ALMA" ( 3 Jo 2).

    10. Vida em Paz: "SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ A DEUS" (Hb 12:14).

    Ótimo artigo irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Feliz SÁBADO! O DIA DO SENHOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns irmão Alexandre. Gostei muito de como voce colocou os textos que dizem respeito santificação. Por isso gosto deste blog do Luciano que também parabenizo, pois sempre aprendemos e estamos aprendendo uns com os outros.

      Excluir