terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ivan Saraiva: A Igreja Adventista não é uma seita? – enganando ou enganado?

Ivan Saraiva disse que fica muito triste quando alguém diz que a IASD é uma seita (https://www.youtube.com/watch?v=HcwtkitTNo8). Segundo ele, seita é um grupo que ensina heresias, e isso, a IASD não faz. Ele então de forma especifica diz no vídeo alguns pontos, e logo em seguida da afirmação dele, eu demonstro prova contrária ao que ele disse nos livros fontes (livros e sites) deles mesmos:

Tempo 1:08: Que a IASD crê na santíssima trindade, “como você crê”! Isso é um engano. A IASD rejeita a Trindade como é crida pelo cristianismo clássico.

“Canale faz uma sólida defesa do seu argumento de que pelo fato de os adventistas terem se “afastado da concepção filosófica de Deus como intemporal” e terem “aceito a concepção histórica de Deus conforme apresentada na Bíblia”, eles estavam habilitados a desenvolver uma genuinamente bíblica opinião da Trindade.”
(http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/ellen-g-white-e-a-compreensao-da-trindade/#texto-rodape-91

“Existem, porém, razões teológicas mais complexas para se rejeitar a doutrina clássica na Trindade. Foi assim que alguns pioneiros adventistas entenderam que a interpretação clássica da Trindade imanente era incompatível com a Trindade econômica conforme apresentada na Escritura.” (Tratado de teologia Adventista do Sétimo Dia, 168 [grifo acrescentado]).

“A única maneira de os pioneiros, em seu contexto, efetivamente separarem as Escrituras da tradição foi pelo abandono de qualquer doutrina que não pudesse apoiar-se unicamente na Bíblia. Assim, eles inicialmente rejeitaram a doutrina tradicional da Trindade, a qual claramente contém elementos não pertencentes às Escrituras. À medida que prosseguiram trabalhando com base nas Escrituras, periodicamente desafiados e estimulados pelo Espírito Santo através das visões de Ellen White, gradualmente convenceram-se de que o conceito básico de um Deus em três pessoas de fato aparece nas Escrituras." (A Trindade, p. 230)

Tempo 1:17: Ele diz que a IASD crê que “Jesus é Deus.” Mas, já que a IASD crê em seres distintos na divindade, e também distintos ‘corporalmente’, estamos diante de outro deus.

“Os primeiros adventistas rejeitavam corretamente a Trindade dos credos, que apresenta um Deus “sem corpo ou partes” e não distingue claramente as pessoas da Divindade.” (http://setimodia.wordpress.com/2011/11/03/os-pioneiros-adventistas-e-a-trindade/ )

Tempo 1:39: Ele diz que a ‘IASD sempre creu, que somos salvos pela graça’. Mesmo? No passado eles já foram legalistas sim, e quando chegar a o teste final, o selo sabático será a marca da salvação.

“O judaísmo, o islamismo, as testemunhas de Jeová o adventismo não-trinitariano inicial sempre tenderam a ressentir-se da falta de justiça divina. Foi apenas quando o adventismo começou a emergir de sua compreensão não-triniatriana da divindade de Cristo que passou a encontrar clareza na justificação somente pela graça mediante a fé.” (A Trindade, p. 284).

“Se durante as  quatro primeiras décadas de existência do movimento adventista do sétimo dia muitos de seus pregadores enfatizavam mais as doutrinas  adventistas distintivas do que as doutrinas evangélicas, a partir de 1888 essa tendência sectária e legalista passou a ser reequilibrada para uma maior ênfase na salvação pela graça mediante a fé...” [...]Como já mencionado, foi apenas a partir de 1888 que os adventistas conseguiram superar sua ênfase sectária, reequilibrando os elementos distintivos da fé adventista com os componentes básicos da fé evangélica.” (Alberto R. Timm;  Revista Novo Membro pp. 7, 8 ; Publicação especial da Igreja Adventista do Sétimo Dia; União Brasileira da IASD, Editor: Leônidas Verneque Guedes.)


De duas uma - ou Ivan Saraiva não sabia desses fatos históricos e teológicos da IASD, ou os omitiu. Prefiro acreditar na primeira opção... 

E a Igreja Adventista continua sendo uma seita.

Um comentário:

  1. Eles estão criando um novo método para infiltrar na igreja brasileira com o advento de pastores debatendo no vejam só, eles estão tentando dizer wue toda igreja evangélica e cristã e vai morar no céu, mas puro engano seus escritos e história juntamente com as bíblias deles como está escrito e também o desejado de todas as nações, dizem uma outra coisa ,eles são o remanescente da igreja o povo qus está na brecha, ou esteve enganado o espírito de profecia.

    ResponderExcluir