quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Evangelizando as Testemunhas de Jeová - Parte 1 Final

A próxima pergunta exigirá mais atenção teórica de sua parte. Pergunte : Com qual autoridade os tradutores da Tradução Novo Mundo colocaram 237 vezes o híbrido nome Jeová no Novo Testamento ? Essa pergunta está acima da média. A maioria TJ responderá de forma errada o processo que a Liderança adotou para enxertar 237 vezes o nome Jeová no Novo Testamento. Talvez digam que os manuscritos originais do NT possuíam. Ou algo do tipo.

Se ele souber a resposta, ou mesmo recorrer ao livro Raciocínios ( que é um manual de respostas que eles possuem), ele dirá ‘que como o nome de Deus apareceu no Velho Testamento quase 7000 vezes seria ilógico que sumisse abruptamente no Novo Testamento. Em especial quando citassem o VT.’

É uma tese, não apoiada por fatos. Ao contrario, os fatos contrariam essa tese. A verdade é que o uso do nome de Deus começou a ser substituído por circunlóquios uns 400 anos antes do tempo do Novo Testamento. E, as traduções do VT que circulavam entre os discípulos já não tinham a expressão lida para o nome de Deus. O que resta como apoio para os tradutores da TNM ? Outras versões que fizeram o mesmo. Mais nada. Se a conversa for com humildade e amor, legítimos, pondere atenciosamente com o TJ que ao colocar 237 vezes o nome Jeová no Novo Testamento, com quase 6000 manuscritos contra, é insistir numa ilusão. E diga que isso vai depor contra eles no Dia Final.

A próxima pergunta tem por base esclarecer uma dúvida sincera que o TJ seguramente tem: Substituir o nome de Deus por Senhor tem base nos escritores do Novo Testamento. Agora, substituir Senhor por Jeová no Novo Testamento tem base onde ?

Será necessário alguns versículos para esclarecer esse assunto. Leia alguns desses em sua Bíblia comparando com a TNM:

Lucas 4.18,19 compare com Isaías 61.1,2. Mateus 22.44 compare com Salmos 110.1. Romanos 10.13 compare com Joel 2.32.

Poderia citar outros exemplos, mas esses são suficientes para esclarecer. Acontece que na mente da Testemunha de Jeová existe um dilema. ‘Se ali no Velho Testamento existe o nome de Deus, necessariamente quando aquela passagem fosse citada no Novo Testamento, o nome de Deus teria que aparecer’.

Temos um delicado assunto diante de nós. Será importante quando evangelizar uma Testemunha de Jeová, dizer que nos dias do Novo Testamento, os Escritores inspirados não colocaram o nome de Deus no Novo Testamento. Assim sendo, a pratica atual de verter o Tetragrama por SENHOR no Velho Testamento tem base nos Apóstolos. Além de que desde os anos 400  a.C, essa prática tomou espaço entre o povo de Deus.

Terminamos as perguntas que giravam em torno do uso do nome Jeová por parte da religião da Torre de Vigia. Ainda terei algumas questões sobre a pessoa e atributos de Deus e a teologia dessa seita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário