sábado, 16 de outubro de 2010

Evangelizando as Testemunhas de Jeová - Parte 1 e


Pergunte ao TJ : Por que Jesus não usou uma única vez o nome Jeová ao orar ? Devo seguir o exemplo dele (de Jesus)? Essa pergunta é importante, pois muitos TJ afirmam, com colaboração da liderança, que se alguém orar a Deus e não usar o nome Jeová outros ‘deuses’ podem responder! Insista em pedir ao TJ que procure na bíblia as orações de Jesus, e encontrar o uso do nome de Deus.
Ainda tenho duas perguntas para apresentar sobre o 'uso' do nome Jeová. Mas antes, será importante fazer um breve esclarecimento sobre o uso do Nome de Deus na perspectiva cristã.
No original hebraico o nome de Deus aparece com quatro consoantes, geralmente chamado de Tetragrama. Formando o impronunciavél nome, Yhwh. Motivo esse, que levou os tradutores antigos e modernos, a substituir por SENHOR. O teólogo reformado, Louis Berkhof informa que ‘a pronuncia e origem do nome de Deus estão mais ou menos perdidos’. (Teologia Sistemática, pg 48. Editora Cultura Cristã). Segundo ele, a interpretação teológica para o possível significado do nome, está na Imutabilidade Divina, em relação aos seus propósitos com seu povo. O Manual Bíblico Unger, paginas 77,78 sugere que não existe muito consenso entre os eruditos para o significado da raiz do tetragrama, visto que alguns acham que a raiz do nome é ativo e outros causativo. Mesmo com essa incerteza quanto ao significado e pronuncia, não podemos nos esquecer que esse é um dos nomes de Deus, que apareceu não menos de 6.828 no VT (Dicionário Vine, pagina 288. CPAD). Devemos saber o que Deus mostrou ao seu povo com a revelação desse nome. E por certo, só teremos pleno conhecimento de Deus e de Seus atributos se tivermos, dentro das limitações desse tema, inteirados nesse assunto. Como nos esclarece o teólogo Wayne Grudem : “Num sentido mais amplo, então, o “nome” de Deus se iguala a tudo aquilo que a Bíblia e a criação nos dizem a respeito dele.”(Teologia Sistemática, pagina 106. Vida Nova). O que deve ter em mira aqui, não é o uso de uma palavra que identifica uma pessoa, mas sim o significado que abarca aquela pronúncia.
Recomendo para um resumido estudo desse importante tema o que J. I. Packer escreveu em ‘Teologia Conscisa’ no capitulo intitulado ‘Auto-Revelação’.
O eixo da controvérsia agora está em como o Novo Testamento tratou esse assunto. Existe um notável abandono do uso do nome de Deus, o tetragrama, entre os escritos apostólicos. E pior para a teologia do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, é que, ao sustentar um nome, o Novo Testamento indica o nome do Filho de Deus, Jesus Cristo. Que em ultima analise, é Deus, sendo por isso, o Próprio Yhwh. (não o próprio Pai.)
O que os Cristãos hoje querem que as testemunhas de Jeová entendam, é exatamente aquilo que os judeus, ouvintes de Pedro, deveria entender:
“ E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4.12. Almeida Corrigida Fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário