quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Vejam Só: Ronaldo Vasconscelos vs Leandro Quadros


MINHA IMPRESSÃO SOBRE O DEBATE ENTRE O REV. RONALDO VASCONCELOS E O PROFESSOR ADVENTISTA LEANDRO QUADROS:

1. A começar na apresentação quando o  Éber Cocareli diz que ambos creem na Inerrância Bíblica, é um equivoco – o pastor Ronaldo crê na Inerrância, o Adventista Leandro Quadros não! Ele poderia ter corrigido isso...


2. O pastor Ronaldo deu um golpe inicial desconcertante em Leandro Quadros quando ele menciona Cl 2.16 não na linha Puritana, mas na mesma interpretação de Calvino, isto é: ali fala do sábado do sétimo dia mesmo! Logo em seguida percebe-se que Quadros, reconhecendo essa interpretação a correta do texto (será que Quadros mudou de ideia, já que a constante explicação era que sábados em Cl 2.16 são sábados cerimoniais? A mudança de postura em Quadros fica claro por causa do argumento que ele usou antes – que o sétimo dia recebe nome=sábado...) se esforça a explicar o que ele não conseguiu, é só ver.


3. Leandro Quadros nos presenteia com um "neologismo teológico" – o batismo é 'memorial' para a morte e ressurreição. O Rev Ronaldo também deixa Leandro Quadros sem saída quando ele nos informa que a LXX não usa a mesma expressão de Ap 1.10 em relação ao sábado! Além disso, a questão do lugar de adoração envolvendo Paulo, foi também desconcertante para Quadros.


4. O pastor Ronaldo cometeu um equivoco ao dizer que quem guarda o sábado está pecando – isso foi um erro dele. O Leandro Quadros dizer que quem guarda o domingo peca, isso já estamos acostumados, pois Ellen White disse que foi o diabo que colocou esse dia. Antes de você ouvir um adventista fazer um estardalhaço nesse ponto, lembre que eles condenam os que não aderem ao sistema de saúde de Ellen White, onde a Bíblia diz claramente que não há pecado...


5. Leandro Quadros insiste em citar Ellen White quando ela disse que quem guarda o domingo será salvo, essa citação eu já provei que ele faz fora do contexto (AQUI). 

Conclusão: apesar da grande experiência de Leandro Quadros em debates, e ele realmente é um debatedor experiente, além de ser um apresentador de TV, ele foi visivelmente derrotada em um assunto que com certeza é o que se sentiria mais seguro. 

Deus usou o Pastor Ronaldo e provou a verdade diante de todos!


*Assim que o Vejam Só disponibilizar no Youtube, coloco o link aqui.

8 comentários:


  1. Eu não vi o debate, mas informo que quem ensina que os sábados de Col. 2:14-16 são CERIMONIAIS são autoridades protestantes/evangélicas do maior gabarito, como Adam Clarke (metodista), Albert Barnes (presbiteriano), Jamieson, Fausset e Brown (batistas) e Charles Hodge (calvinista).

    Mas tenho estas perguntas aos que utilizam tanto Col. 2:14-16 como verdadeiro "samba antissabático de uma nota só":

    - Onde Paulo diz nesta passagem de Col. 2:14-16 que,

    a) não é mais para guardar o sábado;

    b) agora se adote o domingo no lugar do sábado;

    c) agora se adote o ‘dianenhumismo’ (dia nenhum mais a se observar);

    d) agora se transforme o princípio do sábado num dia de sua preferência (“diaqualquerismo”), não mais da preferência do Senhor, segundo o que lhes for mais conveniente

    e) os observadores do sábado não julguem os não-observadores?

    ResponderExcluir
  2. Sr Brito, Calvino pensa diferente deles, também. Assim, autoridades diversas em ambos os lados.
    Respostas às suas perguntas:
    A. Se não fosse, então temos que guardar lua nova?
    B. Não é nesse texto que tiramos essa conclusão. Ele afirma o fim do sábado.
    C. Isso o sr deve perguntar para os que assim pensam.
    D. Ap 1.10 diz 'dia do Senhor', e sabemos que é o primeiro dia.
    E. O texto diz que não deve julgar porque era sombra... mais nada.

    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  3. “A guarda do sábado é materialmente impossível. Tanto é assim que o próprio Senhor Jesus Cristo chamou à atenção dos judeus a respeito desse fato! Ora, caindo um animal em um buraco no dia do sábado, uma criança do vizinho, um acidente doméstico grave, um incêndio que se alastra pela comunidade ou bairro, uma tentativa de homicídio à família em pleno sábado que exige a defesa dela por seus membros até por terceiros (ninguém chamaria a policia? Não se defenderia?). Exemplo de demonstração prática da impossibilidade de cumprimento do ponto de vista eminentemente material do sábado.

    Depois, tem-se a premissa calcada no senso das proporções divina de que o homem, a sua vida, é infinitamente mais importante do que a observância do sábado, traduzida nas palavras do verdadeiro Mestre: “Porque o sábado foi feito para o homem e não o contrário...”!
    Por último, porém não menos importante, o sábado em seu sentido de aplicabilidade correta, trata-se de um sinal para os judeus, povo eleito dentre as nações pelo próprio Deus e que por isso mesmo, por conta dessa seleção, necessitava de algumas diferenciações e peculiaridades a fim de distinguir (os hebreus) do resto. É uma aliança, um sinal perpétuo, ou seja, sempre e sempre ligada, conexa aos judeus e somente a eles! De modo que àqueles que não sendo judeus pensam e intencionam “guardar o sabat” são usurpadores e incorrem em sério risco de fazer parte da sinagoga de Satanás, ou seja, aqueles mesmos que se dizendo judeus ou se fazendo de, não o são...

    E o que seria, afinal, observância correta do sábado?

    1. Para os judeus ela se dá em dois planos:

    a) Um no sentido étnico e cultural – a observância do sábado é sinal que identifica os judeus perpetuamente;

    b) A sua observância correta pelos judeus se dá no plano de predominância espiritual na separação de um dia (o sabat) dedicado ao Criador, em meditações, orações, leitura da Torá, enfim, tendo em mente, é claro, a premissa elencada pelo maior judeu de todos, o Rabi Jesus, o Messias de Israel, de que o sábado foi feito por causa do homem não este por causa daquele...

    2. Para os gentios, a sua aplicabilidade se dá apenas no plano espiritual. E isso é tudo”. (Extraído de “Anotações teológicas” por Eli-Ezer-Emess).

    E eu acrescentaria: o resto é farofa.

    ResponderExcluir
  4. Chumbo grosso no Leandro Quadros, correu do debate com os professores do Cacp, sabia que ele teria sério problemas resolveu sair pela esquerda.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez o Leandro Quadros levou uma surra

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor, irmãos!
    É possível sugerir temas para o blog?

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo que o Dia de guarda seja o Domingo e isso refuta também as pessoas que creem que não existe um dia especifico então os argumentos refutam não só os sabadistas como os semanaistas.

    ResponderExcluir
  8. Lembrando que o próprio Jesus institui o Sábado com Dia no Antigo Testamento e depois ele mesmo aboliu.

    ResponderExcluir