quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ellen White ordenou aos Adventistas entenderem os Apócrifos!


A crença adventista em Ellen White, como sendo a manifestação do “espírito de profecia” nos dias finais é uma crença quase que exótica da Igreja Adventista. As visões de Ellen White possuem elementos estranhos, e ensinos que não encontramos na Bíblia – também, com cerca de 2.000 visões [número esse contestado por alguns adventistas, mantidos por outros mais ‘devotos’], não seria de esperar outra coisa.

Ela menciona – em um de seus escritos, a respeito de um livro “escondido”. E curioso que ela depois identificou qual seria esse tal livro escondido:


Eu vi que os Apócrifos são o livro escondido, e que os sábios destes últimos dias devem entendê-lo. Vi que a Bíblia é o livro padrão, que nos julgará no último dia.”— Manuscript 4, 1850, (A copy of E. G. White’s vision which she had at Oswego, N.Y.).


Os defensores intelectuais dela dão a seguinte explicação – coloquei uma nota para cada afirmativa ou defesa: 

“Se o que temos é uma cópia fiel do que ela escrreveuA, o sentido e o significado desta declaração é obscuroB. Em nenhum período subseqüente  Ellen White fez referência aos apócrifos, apelou para os adventistas os estudarem, ou estimulou sua leitura. Nem tampouco incluiu ela tal declaração em qualquer de suas publicaçõesC. O que quer que se faça com essa declaraçãoD, deve ser observado que os apócrifos não são descritos como sendo inspiradosE, mas são contrastados com as Escrituras, que são chamadas de o “Livro padrão, que nos julgará no último dia.F (AQUI)


A)    Parece que mencionar uma inócua inexatidão do documento, ou mesmo, levantar uma duvida com um "SE", pode ajudar a criar uma possibilidade de fraude? Erro? Porém, não se apresenta uma prova para confirmar essa suspeita. Fora que o que mais o Adventismo preza, é manter a aceitação dos escritos de Ellen White, não duvidar deles.

B)    Obscuro? Qualquer leitor ignorante saberia o que ela quer dizer – que os Adventistas, os tais “santos”, devem entender os apócrifos no tempo que vivemos.


C)     E qual a diferença se ela não mencionou isso novamente? Se o que ela escreveu aí foi recebida em visão, precisaria mais alguma coisa? Ela disse: “Vi”! Uma breve comparação – a Bíblia nos fala apenas uma vez da Torre de Babel.

D)    ‘O quer que se faça’? O Centro White parece que não entendeu o que Ellen White escreveu... deixa eu explicar mais uma vez: Que os Adventistas entendam o livro ‘escondido’. Evidentemente, algumas visões de Ellen White poderiam, e podem ser beneficiadas com o conteúdo de alguns apócrifos*.


E)     Ela não disse mesmo, e daí? A visão disse que os santos devem se aplicar em entedê-lo, então caros adventistas – mãos à obra!

F) Essa declaração é clara, sim, tanto quanto a anterior!!!


(*A página na internet (http://www.adventistas.com) demonstra pontos das visões de White relacionados com alguns livros apócrifos, como II Esdras.)



Na verdade, como escreveram Franklin Ferreira e Alan Myatt, na Teologia Sistemática, Ellen White ao invés de ser uma constante fonte de verdade, como afirma a crença fundamental 18, ‘se tornou uma constante fonte de problemas’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário