terça-feira, 3 de abril de 2018

As Três Ordenanças [Sacramentos] do Adventismo - ou duas?

O Protestantismo Reformado, bem como os Batistas, Pentecostais e Independentes, sempre ensinaram que a Bíblia aponta dois sacramentos. O Santo Batismo e a Santa Ceia. Visto que a palavra ‘sacramento’ tem sempre certa associação com as superstições Papistas, vários crentes, como é o caso dos Batistas e Pentecostais, preferem usar apenas ‘ordenança’ - o que é o caso dos Adventistas.

E como toda seita gosta de ter marcas que lhes dão algum estereótipo peculiar, a seita adventista diz que Jesus deixou três sacramentos (ou como dizem eles também) ‘ordenanças’. Pelo que parece, salvo a confissão posterior de apenas dois sacramentos, nas citações abaixo.

Veja quais são:

“A Igreja é o instrumento de Deus para administrar as ordenanças do batismo – rito de entrada na Igreja [...] e da Ceia do Senhor e lava-pés [...]” (Nisto Cremos, pg 202).

As ordenanças do Lava-pés e da Ceia do Senhor constituem o serviço da Comunhão. Portanto, Cristo instituiu essas duas ordenanças para nos assistir ao entrarmos em comunhão com Ele.” (Nisto Cremos, pg 267).

A Ordenança do Lava-pés [...] Jesus instituiu a ordenança do Lava-pés. Ele não apenas deixou o exemplo como também insistiu em que deveríamos segui-lo [...] Essa ordenança, que precede a Ceia do Senhor” (Nisto Cremos, pg 267).

E caso alguém ache que o Nisto Cremos está apenas usando ‘ordenança’ como sinônimo de algum ato litúrgico, veja agora esses dois  trechos:

Ao transformar essa cerimônia preparatória numa ordenança [...]” “O serviço do Lava-pés [...] Aqueles que desejam desfrutar de contínuo companheirismo com Cristo, devem participar da ordenança.”
 (Nisto Cremos, pg 268, 270).

Exatamente, o livro oficial de crenças adventistas diz que ‘lavar os pés uns dos outros’, como ato cerimonial, é uma ordenança, ou sacramento. Mas o que é ordenança para os adventistas? Deixemos o Nisto Cremos dizer:

Uma ordenança corresponde a um rito religioso simbólico estabelecido ou observado, o qual carrega consigo as verdades centrais do evangelho e que é de obrigação perpétua e universal.” (Nisto Cremos, pg 263).

Porém, a informação fica confusa quando notamos em outros trechos do livro:

Duas grandes ordenanças beneficiam a fé cristã – Batismo e Ceia do Senhor.” (Nisto Cremos, pg 276).

“Cristo prescreveu duas ordenanças – o batismo e a Ceia do Senhor.” (Nisto Cremos, pg 263).

Bem confuso, não é mesmo? 

Pergunto aos Adventistas:

São duas ou três ordenanças? O Lava-pés é uma ordenança ‘menor’? Sendo menor do que o Batismo e Santa Ceia, ainda pode ser classificada como ordenança? É menor em que sentido? Ou é um complemento ao sacramento da Ceia? Sendo essa cerimonia-ordenança, foi 'instituída' por Cristo, as Igrejas que não praticam estão como diante de Cristo?

6 comentários:

  1. otimo artigo como sempre pastor Luciano.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Nosso Senhor fez o papel do servo mais humilde de um senhor (no caso, Deus) para mostrar como as relações entre os seus seguidores deveriam ser norteadas, ou seja, uns servindo aos outros. Não mandou tomarmos ao pé da letra aquilo que não pode ser considerado um sacramento porque é algo feito para o homem e não para Deus, como é o caso do batismo e da ceia que são atos sagrados dirigidos ao criador, enquanto o lava pés significa a intenção de servir aos irmãos em Cristo ainda que a finalidade de tudo seja para glória de Deus.

    O Senhor através de um ato exterior estava mostrando a disposição interior que deve reger as relações entre todos aqueles que invocam o seu nome.

    Esta disposição interior de servir exemplificada pelo lavar os pés uns aos outros está relacionada à ceia do Senhor no sentido de que tal disposição nasce através do morrer com Cristo, ou seja, do ser batizado com o batismo com o qual ele foi batizado que é o batismo na sua morte.

    Interpretar literalmente as palavras do Senhor no caso do lava pés é perder de vista todo o profundo significado moral da ação que ele fez encerra.

    Foi usada uma única bacia e não doze bacias separadas para reforçar o sentimento fraternal de assumir as tribulações dos irmãos. Jesus se despiu e ficou apenas cingido com uma toalha ao redor à maneira dos humildes escravos simbolizando o despir-se do "eu" que somente pode ser vencido através do exercício das virtudes cristãs e não por literalmente lavar os pés de outrem.

    Nesses lava-pés muitos escolhem a quem vão servir de "servos", sendo que não raro escolhem a mulher, o marido, filhos, mão, pais, amigos mais chegados na igreja....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum! https://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2018/04/resposta-as-tres-ordenancas-sacramentos.html

      Excluir
  3. "Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes." João 13:14, 15 e 17

    ResponderExcluir
  4. "Nestas palavras Cristo não somente estava ordenando a prática da hospitalidade. Queria significar mais do que a lavagem dos pés dos hóspedes para tirar-lhes o pó dos caminhos. Cristo estava aí instituindo um culto. Pelo ato de nosso Senhor, esta cerimônia humilhante tornou-se uma ordenança consagrada. Devia ser observada pelos discípulos, a fim de poderem conservar sempre em mente Suas lições de humildade e serviço." Ellen White, DTN, 460

    ResponderExcluir