quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Por que a igreja brasileira precisa ouvir o Pr Paulo Júnior?

Não sei de muita coisa a respeito desse pastor de uma igreja da cidade de Franca – SP, Igreja Aliança do Calvário. O que sabemos é o que ele conta nas entrelinhas de suas mensagens. Um homem de oração, jejum e de total submissão à Palavra de Deus, em sua pureza evangélica. Talvez, Paulo Júnior é hoje equiparado ao Rev Hernandes Dias Lopes, em grau de popularidade. Obviamente, o estilo de ambos diferem muito, mas ambos são profetas de Deus para nossa geração brasileira.

Creio que se o Pr Paulo Júnior conter o assédio, que muitos fazem, e manter-se sob os cuidados do Espírito, fugir dos holofotes, segurar sua vida ali ‘no altar de Deus’, no lugar secreto da oração e sob os ditames da humildade, ele continuará sendo uma voz que despertará nossa igreja a um compromisso sério com o Evangelho.

A posição Teológica de Paulo Júnior pode ser identificada com a Reformada, em pontos da soteriologia. Mas creio que o que mais impactou esse Pastor foi a vida poderosa e devocional, dos Reformadores, Lutero, Calvino, John Knox e dos Puritanos (Reformados), como Edwards, mas também, nitidamente, arminianos e pentecostais, como Leonardo Ravenhil, David Wilkerson, imprimiram poderosa influência nele. Como Batista, o Pr. Paulo Júnior obviamente tem uma postura diferente em relação à Aliança, Batismo, Governo da Igreja, Santa Ceia, e ele também crê que o casamento é indissolúvel, mesmo com o adultério.

Por assistir algumas (ou muitas) de suas mensagens, e ver os frutos de sua pregação, em várias pessoas, e pessoalmente, acho que ele merece ser considerado por todos os crentes, pelas seguintes razões:

1. Sua forte ênfase na vida de oração e no jejum. Pr Paulo Júnior tem alertado que sem a oração e jejum, seremos derrotados, e levaremos uma vida medíocre. E isso, parece que ele leva a sério, pois Deus tem agido por essas mensagens. Ele fala disso como um sacrifício necessário (não legalista), para uma vida cristã autentica e poderosa.

2. Sua forte ênfase em um culto reverente. O culto não é show, nem apresentação de talentos humanos. A santidade do culto deve ser em proporção aquele que está sendo adorado, cujo nome é Santo! O Pr Paulo Júnior aqui está alinhado a tradição puritana do culto.

3. Sua forte ênfase na evangelização e missão. O Pastor Paulo, também chama a atenção e obra de evangelização e a entrega total para a missão. Quer orando, ou indo, é claro que a missão da igreja, que é a evangelização, deve ser cumprida, com toda nossa força e entrega.

4. Sua forte ênfase à santidade. Esse pregador também não brinca com o pecado. Sua denuncia é ampla, desde a crentes que não pagam suas contas, a pensamentos e atitudes imorais, especialmente em pornografia na internet, e outros comportamentos que estão drenando os crentes de hoje.

5. Sua forte ênfase na vida piedosa. Em certa mensagem, Paulo Júnior alerta os crentes a não perderem tempo com futilidades, e depois virem ao culto. Que leiam mais a Palavra, decore ela, como muitos jovens de sua igreja tem feito. O conhecimento da Palavra é necessária para a plena formação de uma vida piedosa.

6. Sua forte ênfase contra a teologia da prosperidade e confissão positiva. Paulo Júnior já até ‘atraiu’ inimigos de peso nesse Brasil, por denunciar uma das maiores heresias da igreja moderna - a teologia da prosperidade. Ele não poupa criticas a essa escola de pensamento que dominou as igrejas.

7. Sua forte ênfase na volta de Jesus. Quero destacar aqui, o que sumiu dos púlpitos – a pregação da volta de Jesus. Paulo Júnior fala da volta de Cristo associando aos sinais de nosso tempo. E algo relacionado à volta de Cristo, o juízo eterno aparece sempre em suas mensagens.

Alguém pode até me dizer: mas tudo isso vemos em outros pregadores fieis? Sim... vemos, e a história da teologia cristã não está manca quanto a isso – há inúmeros exemplos e livros que atestam isso. Mas o fato é que Deus está usando esse Pastor, de uma igreja local, em especial pelas mídias, para apontar de forma inequívoca, tais marcas de um cristianismo autêntico.

O site que tem divulgado seu trabalho é o:


Não há duvidas, pelo menos para mim, que temos mais uma ‘voz’, que precisa ser ouvida, sob a luz da Palavra de Deus. Oremos por ele, por sua família, ministério e igreja. Deus seja louvado.



E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. 2 Reis 17:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário