quinta-feira, 31 de julho de 2014

Templo, sacerdócio e sacrifícios no milênio dispensacionalista – um sério erro!

Tenho assumido a postura de não postar muito no blog críticas a sistemas cristãos dentro do arraial evangélico. Isso porque entendo que erros e incoerências dentro de igrejas cristãs, não são erros que condenam os indivíduos nem suas instituições. Concordo com Ferreira e Myatt:

“[...] devemos fazer uma distinção entre heresia e erro. A heresia é uma negação do que é essencial para a salvação, tema este que nos distingue como evangélicos. Já o erro é uma negação de algum aspecto da verdade revelada que não é essencial a salvação. Por isso, a heresia e o erro devem ser evitados, no entanto, somente a heresia deve ser considerada um obstáculo intransponível para a comunhão.” (Teologia Sistemática, [Vida Nova] p. XXV).

Reafirmo assim o que coloquei no blog MCA desde seu início – Bíblia inerrante, infalível e suficiente, Trindade e Salvação pela graça por meio da fé, são os temas centrais que tem guiado minha cosmovisão apologética no combate às seitas, e até agora, não encontrei resistência plausível a essas três abordagens. Preservo a classificação de heresia a temas que ferem a esses princípios.

Por exemplo, recentemente um irmão me indagou a respeito do tema imortalidade da alma, onde alguns classificam isso como um ponto essencial, talvez como o seria a doutrina da Divindade de Cristo. Apesar de crer que seja um equívoco enorme, o aniquilacionista não é um herege como o é um antitrinitariano. Assim também creio, que o tema da postagem deve ser assim tratado, nessa perspectiva, de erro, um sério erro. Que deve ser abandonado e não propagado, mas não como uma ‘heresia infernal’.

O Dispensacionalismo é um sistema doutrinário recente no seio do cristianismo, tendo em vista seu sistema codificado. Possui vertentes brandas e exageradas. Equilibrados e extremados, isso no âmbito da Lei e da Escatologia. Vou tratar de um tema do dispensacionalismo, que não sei se é compartilhado por todos os dispensacionalistas*. A questão de se no Milênio haverá sacrifícios. Não posso delongar aqui outras informações a respeito do desenvolvimento desse sistema, e suas nuanças, pois não tenho toda essa bibliografia, nem tempo.

O Absurdo - O Templo, com seu sistema sacerdotal e sacrificial, serão restaurados no milênio! A interpretação nasce de um equívoco em considerar as profecias de Ezequiel, em sua maioria, literal e aplicando ao milênio.

I. O Templo: O dispensacionalista J. Dwight Pentecost, no Manual de Escatologia afirma a respeito da interpretação ‘correta’ das visões de Ezequiel: “[...] temos aqui uma previsão do templo construído na era milenar. Essa parece ser uma sequencia adequada e inteligente às profecias precedentes.” (p.519), cita então Merril F. Unger para corroborar sua posição de que: “O templo de Ezequiel é um santuário literal e futuro a ser construído na Palestina como esboçado durante o milênio.” (Manual de Escatologia, p.521).

As dimensões do templo das visões de Ezequiel são levadas a sua literalidade (p.521), sendo assim demonstrado que tal interpretação está bem definida nessa direção. Até o local para a sua construção, “uma montanha que será miraculosamente preparada para esse propósito” (Manual de Escatologia, p. 520)

II. O sistema sacerdotal: O sistema sacerdotal que será restaurado no milênio, segundo os dispensaccionalistas, é semelhante ao arônico, mas não necessariamente o mesmo. Existem diferenças e semelhanças. Que semelhanças são essas? J. D. Pentecost usa texto de Ezequiel e afirma:

“Existem certas semelhanças entre os sistemas arônico e milenar. No sistema milenar encontramos o centro da adoração num altar (Ez 43.13-17), onde o sangue é aspergido (43.18), e são oferecidos holocaustos, ofertas pelo pecado e culpa (40.39). A ordem levítica é restituída, já que os filhos de Zadoque são escolhidos para o ministério sacerdotal (43.19). A oferta de manjares está incorporada ao ritual (42.13). Existem rituais prescritos para a purificação do altar (43.20-27), dos levitas que ministram (44.25-27) e do santuário (45.18). Haverá observação das luas novas e dos sábados (46.1). Sacrifícios serão oferecidos diariamente pela manhã (46.13). Heranças perpétuas serão reconhecidas (46.16-18). A Páscoa será novamente observada (45.21-15) e a festa dos tabernáculos torna-se um acontecimento anual (45.25). O ano do jubileu observado (46.17). Há semelhanças nos regulamentos dados para governar o modo de vida, o vestuário e o sustenta da ordem sacerdotal (44.15-31). O templo no qual esse ministério é executado torna-se novamente o local onde se manifesta a glória de Jeová (43.3-5). Percebemos então que a forma de adoração no milênio terá grande semelhança com a velha ordem arônica.” (Manual de Escatologia, pp. 524,525).

Embora segundo Pentecost, o que mais importa são as diferenças e não as semelhanças, mas ambas nos preocupam. Achar que por ter diferenças, torna mais sublime, é um meio de nublar toda a problemática. Até mesmo nas diferenças, algumas coisas estranhas são apresentadas. Pois sugerem até que tal Templo e sacerdócio terá um “rei-sacerdote da ordem de Melquisedeque, talvez Davi ressurreto [...]” (p. 529)!!!

III. O sistema sacrificial: Segundo os defensores desse erro, os sacrifícios serão comemorativos e não expiatórios. Diz J. D. Pentecost que nem no VT os sacrifícios eram expiatórios, pois apontavam a Cristo, assim também serão os sacrifícios no milênio dispensacional: “Que insensatez argumentar que um ritual poderia realizar no futuro o que nunca pôde ser realizar, ou realizou, ou foi projetado para realizar no passado.” (Manual de Escatologia, p. 530). Os sacrifícios, então, “serão memoriais quanto ao caráter” escreveu o dispensacionalista. Enquanto no VT era algo que apontaria para o futuro, os sacrifícios do milênio dispensacionalista, serão em retrospectiva (p. 531).

Os sacrifícios de animais durante o milênio, proposto na escola dispensacionalista, talvez guiado por Davi, exercerá uma mesma função semelhante da santa ceia. Veja:

“o pão e o vinho da ceia do Senhor são, para o crente, símbolos e memoriais físicos e materiais da redenção já adquirida. E esse será o caso com os sacrifícios reinstituídos em Jerusalém; eles serão comemorativos, como sacrifícios antigos se davam em perspectivas.” (Manual de Escatologia, p. 532).


Refutações:

1. A carta aos Hebreus capítulo 3 ao 10:18.

2. Nenhum texto sequer de Apocalipse 20.1-10 faz tal aplicação. A simples menção de Gogue e Magogue, não justifica a extensão além da própria menção do contexto de perseguição. Além disso, é claro, a própria cronologia dos fatos revelados em Ezequiel, que faria com que a menção do capítulo 38 e 39, sendo a introdução do Novo Templo, ficando assim uma inversão do relato em Apocalipse 20.1-10!

3. O problema seria totalmente resolvido se os dispensacionalistas aceitassem que o NT nunca fez uma aplicação dessas. Nem ao período de mil anos que aparece em Apocalipse, ou em qualquer outra passagem. A interpretação neotestamentária é totalmente diferente a respeito de realidades sacrificiais, sacerdotais e do templo, não tendo nunca um cumprimento futuro, em uma roupagem escatológica. Mas sempre como sombras, algo passageiro, envelhecido e que desapareceria.

4. A natureza da Nova Aliança deixa por completo tal proposta destruída. A Nova Aliança apresentou um cumprimento de profecias e modelos, e apresentou uma formatação nova de tudo aquilo para a ‘dispensação’ atual, que será substituída apenas após a volta de Cristo e seu julgamento sobre o mundo pelo que chamamos de Novos Céus e Nova Terra (Ap 21).

5. Qualquer menção que a Bíblia faça de reis e sacerdotes sobre a terra (Ap 5.10), e no chamado milênio (Ap 20.4-6), deve ser norteada pela revelação posterior a Ezequiel, que é o Novo Testamento.

6. A mesma palavra usada em hebraico usada em Ezequiel 45.15, etc., é usada em Levítico 16.6, etc. E o que sabemos, é que a palavra “expiar” significa “cobrir, reconciliar, propiciar, pacificar” (Dicionário Vine, p.122). Não significa, por certo, “celebrar, relembrar, comemorar”, como desejam os defensores do dispensacionalismo.

7. Por último, o NT classifica a Igreja como templo de Deus, seus membros como sacerdotes, seus serviços como adoração, seus sacramentos como memorial e sinal, o sacrifício de Cristo, como único e suficiente. Se todo o VT recebeu essa formatação, essa aplicação, por quais motivos as visões de Ezequiel estariam excluídas?

 Lamento profundamente que muitos de meus irmãos em Cristo, estão defendendo essa faceta de interpretação totalmente equivocada da escola dispensacionalista. 

[*Nota dia 01/08 - mais informações sobre as versões recentes dessa escola, veja em:
http://veritasimmutabilisest.blogspot.com.br/2009/02/dispensacionalismo-progressivo_6165.html , a crítica da postagem continua aos que adotam a postura em mira.]

44 comentários:

  1. Vc não vê esse erro como uma heresia* Luciano Sena?

    Fala sério, não precisa ser um teólogo para ver que isso é uma heresia e das grandes!

    Quero ver seu pupilo, Paulo Cadi, refutar esse post!

    Fique com Deus!

    Obs: Erro e heresia são sinônimos (biblicamente falando) e levam a perdição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Gilson Tenório, não cheguei a essa conclusão, ainda.


      Excluir
  2. Pupilo? He! he! he!

    Por acaso, está zangado ao ver a impossibilidade de defender as
    heresias adventistas, já que as escrituras dão testemunho contra elas?

    Se você está procurando questão, por causa do assunto da postagem, então, esqueça!

    É claro que nenhum estudante sério da palavra, vai aceitar uma heresia que ensina que os sacrifícios voltarão a ser realizados em um templo milenial; da mesma maneira, nenhum estudante sério da palavra, vai aceitar a heresia do 'Juízo Investigativo', porque ambas tem a mesma natureza, ou seja, a de levar os crentes de volta para o Antigo Testamento, e debaixo da lei cerimonial, já que o Dia da Expiação era lei cerimonial.

    Imagine Cristo oficiando a lei cerimonial, no céu, que é o ensino do Juízo Investigativo. Os adventistas dizem que a lei cerimonial foi abolida na cruz, e continuam debaixo dela, através do Juízo Investigativo'.

    Então, ambos os grupos, os dispensacionalistas que ensinam a heresia do retorno da lei de sacrifícios, e os adventistas com o seu dia cerimonial da expiação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observações precisas irmão Paulo Cadi.

      Talvez a diferença seja que ninguém ainda incluiu esse dispenssacionalismo em uma lista de "crenças fundamentais", nem o conclamou como "a verdade presente" restaurada pela "igreja remanescente"...

      Excluir
    2. Para os adventistas serem realmente trinitarianos, eles terão
      de rejeitar as afirmações de Ellen White, e que são completamente
      arianas. Mesmo ao afirmem, no "Nisto Cremos", sua crença na
      Trindade, quando forem explicar o que entendem sobre a doutrina,
      terão, para serem o "povo da profecia", de recorrer aos escritos
      inspirados de White, que em sua descrição dos seres divinos
      são nitídamente triteístas.

      Excluir
    3. O que escrevi acima, deveria estar na outra postagem, kkk!; mas os adventistas com o seu Juízo Investigativo, estão debaixo da lei cerimonial a qual afirmam que foi anulada na cruz. São as contradições, típicas das seitas, assim como o dispensacionalismo herético que arbitrariamente insere o templo de Ezequiel, no milênio.

      Excluir
    4. Como o meu dispensacionalismo é básico e tradicional, pois segue com os teólogos antigos, que criam ser Israel uma Nação diante de Deus mesmo após a fundação da Igreja, mas com as mesmas promessas realizadas na Igreja, é alarmante como as pessoas não sabem mais ler a Biblia, e caem em uma armadilha destas.

      Mas tudo isto, é resultado do modernismo ao tirar Jesus Cristo do centro, e colocar o homem, ou seja, o anticristo.

      Mesmo teólogos comprometidos com a palavra, enveredaram por esta heresia, o que é lamentável!

      Excluir
  3. Estimado Paulo Cadi. Paz te seja multiplicada. Inclusive esta claro mas Santas Escrituras que a sombra de Levítico 16 todo o capítulo já passou, confirmado pelo Senhor Jesus , quando declarou " ...Esta consumado... " Jo. 19.30 .O véu do Santíssimo se rasgou " ... de alto à baixo. " para que não houvesse dúvida de que quem rasgou foi o próprio Pai, aceitando o cumprimento de toda a Expiação. Jesus vertendo o Seu Precioso Sangue e Levando sobre si todo os nossos pecados, cumprido a missão dos dois bodes que faziam parte da Expiação. ( Lv.16.5, 10 ). Jesus foi punido por nossos pecados. A Ele Glória Eternamente.
    Apresentemo-nos agora como sacrifício santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional diariamente com todo amor e gratidão ( Rm. 12.1 ).
    Temos hoje nossos pecados perdoados, cancelados, nunca mais lembrados pelo Santo Senhor, que verdadeiramente esquece de todos os pecados por nós cometidos, desde o momento em que recebemos o Senhor Jesus como Nosso Único e Todo-Suficiente Salvador, tornando-nos agora filhos do Altíssimo Deus que nos amou de tal maneira. Seja Ele Exaltado, em nossas vidas para todo o sempre. ( Jo.3.16; Jo.1.12;Is.43.25 ).
    Sinceramente vejo da mesma forma que o Evangelista Luciano Sena comenta sobre o " Erro Grave ", porém precisa ser corrigido , como bem colocado pelo sábio irmão.
    O perigoso são as Heresias destruidoras, que Pedro nos fala em sua segunda Epístola no cap.2.1, que no caso do Adventismo que não crê que Jesus já deu fim ao problema do pecado, daqueles que se tornam filhos de Deus, dando crédito na Heresia destruidora do Juízo Investigativo, que não se sustenta pela Sagradas Escrituras, como bem lembrado pelo amado do Senhor.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de contribuir sempre com seus cometários meu irmão...

      Deus te fortaleça em Cristo.

      Excluir
  4. Saudações ao irmão Wilton!
    É sempre bom "ouvir" os sábios comentários do irmão.
    Toda a doutrina que leva os crentes, de cabresto para debaixo da lei, procede da carne ou do diabo.

    Tanto a doutrina do Juízo Investigativo, quanto esta outra heresia dispensacionalista, negam a suficiência da oferta do corpo de Cristo, na cruz.

    No catolicismo, vemos algo semelhante na doutrina da transubstânciação, na qual o corpo de Cristo continua a ser oferecido, e o pior, é praticado o canibalismo, ou seja, o satanismo é praticado dentro da Missa.

    No caso do adventismo, os pecados, segundo Ellen White, estão de fato sendo atualmente, quando confessados, colocados sobre Cristo e transferidos para o santuário celeste.

    Na heresia do qual trata a postagem, a velha aliança será reeditada no milênio, sendo oferecidos sacrifícios de animais, e o que é pior, com o Senhor Jesus morando dentro deste templo, (que será construído pelo homem), e aceitando estas ofertas de animais.

    Todas estes ensinamentos vem das profundezas do inferno!
    Amém!

    ResponderExcluir
  5. Não sei agora onde o Gilson Tenório vai colocar o comentário dele...

    eu tenho dúvidas se tal é 'heresia infernal'... aí ele disse quero ver o 'Paulo Cadi refutar'... vem o irmão Paulo e diz que tal dispensacionalismo é do inferno!!!

    Ou seja, quem pensou ele que iria se doer, acabou sendo mais radical que eu...

    Quando o adventismo aprender andar nas veredas da ortodoxia vai entender o que significa tudo isso.... mas vivem nas veredas de Ellen White.

    ResponderExcluir
  6. É bom dizer que mesmo dentro do prostestantismo fiel, alguma esperança que haverá um chamado de Israel antes do fim não é algo sem crédito. Alguma coisa ficou em Rm 11 e Ap 7, que acabou dando a muito essa interpretação, que a meu ver, não é sem base.

    ResponderExcluir
  7. Catecismo Maior: "191. O que pedimos na segunda petição?
    Na segunda petição, que é: “Venha o teu reino”- reconhecendo que nós e todos os homens estamos, por natureza, sob o domínio do pecado e de Satanás -, pedimos que o domínio do mal seja destruído, o Evangelho seja propagado por todo o mundo, ***os judeus chamados***, e a plenitude dos gentios seja consumada; que a igreja seja provida de todos os oficiais e ordenanças do Evangelho, purificada da corrupção, aprovada e mantida pelo magistrado civil; que as ordenanças de Cristo sejam administradas com pureza, feitas eficazes para a conversão daqueles que estão ainda nos seus pecados, e para a confirmação, conforto e edificação dos que estão já convertidos; que Cristo reine nos nossos corações, aqui, e apresse o tempo da sua segunda vinda e de reinarmos nós com ele para sempre; que lhe apraza exercer o reino de seu poder em todo o mundo, do modo que melhor contribua para estes fins.
    Is 64:1,2; Sl 67(todo);68:1; Ml 1:11; Mt 6:10;9:38; Rm 10:1;11:25; II Co 4:2; Ef 2:2,3;3:14,17;5:26,27; At 26:18; II Ts 2:16,17;3:1; Ap 12:9;22:20.

    ResponderExcluir
  8. Pra vc ver como o seu pupilo, Paulo Cadi, não sabe mais nem no que crê!

    E vc ainda o usa para seus post e até mesmo seu livro “A conspiração Adventista”. Uma pergunta.... Como ter créditos numa pessoa que fala mal até mesmo da própria escola teológica, a saber, o “Dispensacionalismo”?

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acha que entende da Bíblia, venha debater, e não fique dizendo essas bobagens, de "pupilo".
      Se toca cara, que você não dá nem prá saída.
      Vai ter humildade para aprender.

      Excluir
    2. "Se toca cara"?

      "Humildade"?

      Será que o irmão Paulo Cadi é tão sábio por ser tão HUMILDE?

      O irmão Paulo Cadi, é o senhor HUMILDADE em PESSOA!?

      Ele transborda os "DONS do ESPÍRITO"(Gl 5:22).

      Abraços e fique com Deus!

      Excluir
  9. O dispensacionalismo é uma novidade do século dezenove. Infelizmente se tornou muito popular. Já fui pentecostal e vi que no pentecostalismo predomina a escatologia dispensacionalista. Mesmo assim, tambem não o vejo como uma heresia de morte. Aliás, alguns dos teólogos mais piedosos da atualodade são dispensacionalostas. Inclusive um grande teólogo reformado de nossos dias, a quem muito aprecio por sua firmeza, o Dr John MacArthur, é dispensacionalista moderado. Eu, particurmente, fico entre o amilenismo e o pré-milenismo histórico. Paz e graça, Luciano.

    ResponderExcluir
  10. Gilson, ou seria que vc que não sabe no que ele crê?

    ResponderExcluir
  11. Irmão ALEXANDRE DIETRICH, Paulo Cadi não conhece os dons do Espírito Santo descritos em Gálatas 5:22 (ele já demonstrou isso várias vezes através de ofensas e comportamentos preconceituosos, comportamento este que infelizmente o Sr. Luciano Sena, também, já apresentou), ele conhece somente os famosos “dons de línguas”, que dizem ser o “batismo de Espírito Santo”

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. pessoal nâo leva mal nâo, mas ta ficando chato està começando a virar ofensas um contra o outro, toda linha teologica tem um erro, adventismo, pentecostais, reformados enfim vai por ai, um fica chamando o outro para debate, e preciso debate com a visâo no fruto do Espirito senâo vai virar guerra religiosa...............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso, Mateus 12:36-37 que é bom... NADA!

      Excluir
    2. Olá irmão Odair Vieira, a paz do Senhor!

      Concordo com você e assino embaixo com o irmão Felipe!

      Infelizmente já virou "GUERRA RELIGIOSA", de ambas as partes!

      Alguns ofendem mais outros nem tanto!

      Com raras exceções, vemos ou outro, com comentários mais brandos, mas de forma geral, os DONS do ESPÍRITO (Gl 5:22), passa muito longe de AMBAS as PARTES!

      Infelizmente, vemos muito CINISMO, SARCASMO, ZOMBARIA, DESDÉM e ETC (de ambas as partes) isso são DONS do ESPÍRITO SANTO? Claro que não!

      Isso só demonstra uma coisa, que todos, sem EXCEÇÃO (inclusive eu), estamos longe de um relacionamento INTIMO com Cristo e que ainda não estamos dando OS FRUTOS ou OBRAS pela transformação de nosso CARÁTER pelo ESPÍRITO SANTO.

      Estou participando a pouco tempo e pelo que já vi aqui e em outros BLOGS, a GUERRA APOLOGÉTICA já existe há muito tempo.

      A questão é:

      A APOLOGIA neste formato tem edificado alguém?

      Um forte abraço e fiquem com Deus!

      Excluir
  13. Aqueles que pensaram que iríamos defender a heresia de que haverá sacrifícios de animais em um suposto templo milenial, se decepcionaram!

    Esta heresia, é a mesma do 'Juízo Investigativo' adventista, ao afirmar que Jesus Cristo, DE FATO ainda carrega os pecados confessados dos crentes, e que são transferidos para o santuário celeste, enchendo este cada vez mais de iniquidades.

    Ambos ensinamentos, os dos dispensacionalistas com seu templo milênial, e o dos adventistas com seu 'Juízo Investigativo', são duas heresias e das mais ferradas, pois negam a completa e suficiente expiação de Jesus Cristo na cruz.

    Então, os adventistas não podem falar dos dispensacionalistas que ensinam que haverá tal templo, pois ambos ensinam doutrinas com a mesma natureza judaizante.

    depois prossegue.....

    ResponderExcluir
  14. Irmão Paulo Cadi, eu por exemplo, não estou nenhum pouco DECEPCIONADO!

    Ferrada???????

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Então leia, o "O Grande Conflito" onde Ellen White afirma que os pecados confessados dos crentes, são DE FATO colocados sobre Jesus, e daí, transferidos para o santíssimo do santuário celestial. Está lá, no capítulo em que ele trata do 'Juízo Investigativo'.

    Além disso não corresponder a tipologia do santuário, debaixo da Antiga Aliança, a heresia do 'Juízo Investigativo' ensina que o sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo, não perdoaram ou fizeram remissão pelos nossos pecados, mas proveram o meio para que isto ocorresse.

    ISTO É HERESIA FERRADÍSSIMA, ANTICRISTO, ANTIBÍBLIA, OU SEJA, É DIABO!

    São anjos das trevas se mascarando em anjos de luz.

    É como está acontecendo lá na postagem do "sábado para o domingo"; o oponente, apesar das provas inquestionáveis que foram apresentadas, está tão comprometido com esta denominação espúria, no mesmo nível de mórmons e testemunhas de jeová, que não quer enxergar o óbvio; que a inspiração de White, veio lá de baixo, e não do Espírito Santo.

    De maneira nenhuma, não pode, e não tem como, sendo gritantes as diferenças para com o evangelho que o apóstolo Paulo pregou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Paulo Cadi, a paz do Senhor!

      Obrigado pela indicação, é um EXCELENTE LIVRO!

      Já conheço o livro e já li DUAS VEZES!

      Fique com Deus!

      Excluir
  16. Jesus veio para redimir o pecador e acabar, exterminar, extinguir, eliminar e aniquilar com o pecado e num futuro muito próximo o pecado deixará de existir, mas, segundo a crença de Paulo Cadi, Luciano Sena e outros... os perdidos ficarão num sofrimento eterno (e com certeza blasfemando o nome de Deus), e com isso eternizando também o pecado através da imortalidade da alma.

    Se Cristo veio para acabar, exterminar, extinguir, eliminar e aniquilar com o pecado através de sua morte, então, Ele falhou, já que, o pecador perdido tem uma alma imortal e nunca morrerá e o pecado então sempre existirá.

    ISTO É HERESIA FERRADÍSSIMA, ANTICRISTO, ANTIBÍBLIA, OU SEJA, É DO DIABO!

    Partindo desse pressuposto quem nega a completa e suficiente expiação de Jesus Cristo na cruz?

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai te catar, que você não sabe NADA DE BÌBLIA.

      Se der para fazer um 'Hangout", estou te desafiando para um debate.

      Você, vai pagar mico, ententeu?

      Excluir
  17. Olha a aqui! Esta semana eu não pude responder ao professor de vocês.
    Desafiei ele para um debate ao vivo.

    Sabem o que ele fez?

    NÃO ACEITOU. Sabe que vai perder>

    Porque esse medo, já que vocês são a igreja verdadeira?

    Não é uma oportunidade para me desmentir?

    Todo o sabatista que eu desafio para um debate ao vivo. foge da raia.

    Vocês são MEDROSOS!

    ResponderExcluir
  18. Olha aqui; CHAMEM TODOS ESSES PARTORZECOS SABATISTAS PARA DEBATER COMIGO.

    Cambada de MEDROSOS!

    ResponderExcluir
  19. O amigo Gilson Tenório declarou:

    "... segundo a crença de Paulo Cadi, Luciano e outros... os perdidos ficarão num sofrimento eterno ( e com certeza blasfemando o nome de Deus ) e com isso eternizando o pecado través da imortalidade da alma. "

    A resposta sobre quem nega a completa e suficiente expiação de Jesus Cristo na cruz são as seitas, que substituem a salvação pela fé na graça de Deus pelas obras, colocando-as como carro chefe, como fonte da salvação e não como consequência da Graça , Amor e fé no Ato da Expiação realizada pelo Amado Salvador Jesus, que se fez carne, cumpriu a Lei , morreu e ressuscitou para nossa Justificação; e o Adventismo,da Sra. Ellen G. White , que insiste em pregara doutrina , que não se sustenta nas Escrituras, a do Juízo Investigativo, que desconsidera O Pai da Verdade que bradou no Calvário:" ESTA CONSUMADO. " Jo19.30. O Escrito da Dívida não existe mais; Ele já cancelou, perdoou, levou, apagou, afastou nossos pecados, Aleluia !!!. O castigo que nos trás a paz estava sobre Ele e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Não há mais nenhuma condenação, para os que estão em Cristo Jesus. Não entraremos mais em Juízo, pois já passamos da morte para a vida. O Senhor Jesus hoje atua como Nosso Advogado de Defesa, Aleluia!!!. Todas as vezes que erramos o alvo, por sermos ainda pecadores, porém, pecadores remidos por Seu Sangue, agora filhos de Deus Co-Herdeiros com Cristo, descendentes do Pai Abraão, Herdeiros de sua fé, nascidos de novo ( nova criação ),quando pecamos, nos entristecemos amargamente, como o apostolo Pedro, chorou, pois recebeu um novo coração do Pai, como nós agora que estamos em Cristo. Não temos mais prazer no pecado e isto é a prova de que nascemos de novo, nascemos do Espirito, não da religião, do pastor, da denominação, nas de fato e de verdade do Espirito. O maior milagre de verdade ocorreu em nossa vida. Ele já concluiu o serviço da Expiação e salvação dos remidos ao entregar Seu espirito a Deus Pai, algo maravilhoso aconteceu no mundo espiritual que não podemos visualizar com nossos olhos físicos, e o que foi? :
    " Depois de ter realizado a purificação dos pecados, Ele se assentou à Direita da Majestade nas alturas. " Hb.1.3
    " Mais havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, esta assentado a Destra de Deus. " Hb.10.11-12

    Veja que nosso Sumo Sacerdote sentou-se à mão Direita de Deus. Por quê ?

    Porque a SUA OBRA FOI CONCLUÍDA !!!

    Por que Ele precisa se levantar novamente e lidar com o pecado, quando já foram tratados na cruz?

    Com relação ao sofrimento Eterno toda a cristandade crê, pois quem pregou e ensinou esta verdade e esta nas Santas Escrituras, foi Nosso Senhor Jesus Cristo e Seus Santos Apóstolos, a seguir leia e medite com atenção:

    Jd.1.7;Mt.8.11-12; Mt13.42; Mt.22.13; Mt.25.41-46;Mc9.43-48; Lc.3.17; Lc.13.24-28; Lc.16.19-31; 2Pe.2.17.

    Dizer que com certeza os perdidos ficarão no Lago de Fogo blasfemando o nome de Deus é mais uma conjectura, que não procede, pois as Escrituras não dão base para este pensamento. Elas nos afirmam que Satanás, seus anjos e os ímpios, ficarão em TORMENTO Eterno e não que ficarão BLASFEMANDO. Inclusive o texto Sagrado de Lc.16, o Senhor da Verdade Jesus disse que o Rico estava em tormento e ali reconheceu que estava naquele local por em ato de justiça de Deus. ( É só lêr o texto e este fato esta claro ).
    Este lugar é chamado de Hades, local intermediário, onde as almas dos ímpios estão aguardando a ressurreição de seus corpos para o encontro com o Justo Juíz, que então, os lançará juntamente com Satanás e seus anjos, para o Geena ( Lago de Fogo ), que é a 2ª morte; ou seja; a SEPARAÇÃO eterna de Deus.
    Pegando emprestada as palavras agradáveis dos amigos Alexandre e Gilson, despeço-me, dizendo:
    Fiquem com Deus !
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  20. “Vai te catar, que você não sabe NADA DE BÌBLIA.”

    É... realmente, talvez, eu não saiba nada de Bíblia... Mas vc, Paulo Cadi, que sabe tanto, que tem muito conhecimento Bíblico (não duvido disso) Como vc pode agir desse jeito? Com tanto preconceito e ódio? Talvez conhecer a Bíblia, a palavra de Deus, não seja o mesmo que vivê-la, não é isso?

    Não sou nenhum teólogo, pastor ou conhecedor aprofundado das Escrituras, mas procuro me consagrar diariamente para o Senhor, tentando fazer à Sua Vontade e deixar o meu “eu”, o egoísmo, a vaidade, a ira, o preconceito, a avareza e principalmente o orgulho, o capital de todos os pecados, para me apresentar diante do Senhor como “sacrifício vivo” para lhe servir e esperar nEle para fazer à Sua vontade.

    Lembrando que o fruto do Espírito Santo são os descritos em Gl 5:22.

    E quanto ao irmão WILTON VILLOTE RODRIGUES... tenho muito respeito e estima pelo irmão, talvez vc seja a pessoa mais sensata neste blog, sempre com palavras brandas e amigáveis. Muito gratificante conhecer verdadeiro filhos de Deus neste mundo. Apesar de divergirmos em pontos doutrinários considero-o como meu irmão e que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Gilson Tenório, a paz do Senhor!

      Não perca seu tempo com o irmão Paulo Cadi! Ele tem muito conhecimento mesmo! Mas, pouquíssima educação sem falar de CONDUTA ou ÉTICA CRISTÃ! Pelos seus frutos os conhecereis!

      Assino embaixo irmão Gilson Tenório, o irmão VILLOTE é sim um GRANDE EXEMPLO de APOLOGISTA! Faz seus comentários, expõe suas idéias e credos, sempre muito respeito!

      Infelizmente, não podemos dizer o mesmo de CERTOS IRMÃOS RAIVOSOS!

      O irmão Paulo Cadi, sempre nos acusa de defendemos a SALVAÇÃO pelas OBRAS, e pior, ele sabe que não é verdade o que ele afirma, mas o faz de forma sistemática simplesmente por que ele não quer aceitar o SÁBADO, e o desqualifica o tempo todo e nos acusando de LEGALISMO.

      Ele sabe que ensinamos a SALVAÇÃO pela GRAÇA mediante a FÉ,mas prefere usar de MÁ FÉ.

      Irmão Paulo Cadi, você nos acusa de LEGALISTAS para fugir da RAIA, mas por outro lado, o irmão se vangloria de tanto CONHECIMENTO, HUMILDADE e ETC que da a entender que isso é o que lhe conferiria algum direito ao CÉU!

      Não seria o irmão "O LEGALISMA MOR", por se achar o SUPERIOR a TUDO e a TODOS?

      Uma pergunta básica:

      Irmão Paulo Cadi, por acaso é o CONHECIMENTO ou o SABER MAIS sobre DOUTRINAS e a BÍBLIA que nos garante a SALVAÇÃO?

      Tenho certeza que com seu Phd da HUMILDADE (orgulho) vai me tirar esta dúvida, pois fiquei CONFUSO com sua TREMENDO CONHECIMENTO e SUPERIORIDADE!

      De seu irmão leigo, ignorante e um coitado que sou eu, um CEGO, SURDO e MUDO.

      atenciosamente,

      ALEXANDRE DIETRICH

      Excluir
  21. Alexandre,

    Na verdade não me julgo superior aos outros. E NÃO SOU.
    Todos aprendemos uns com os outros. Acredite no que estou dizendo!
    O famoso teólogo Karl Barth disse que todos os teólogos são pequenos. Todos estamos aprendendo, e ninguém tem o direito de se achar melhor que os outros, senão vai cair na condenação da parábola daqueles dois homens, onde um se ufanava de ser "o bom", e o outro reconhecia a sua condição de pecador diante de Deus.

    O fato de eu me manifestar com veemência, é devido ao fato de os líderes adventistas,(e isso é técnica que vem dos USA), se apresentam como "irmãos" em Cristo, dos protestantes e evangélicos.

    E porque fazem isso?
    Porque eles creem que os filhos de Deus estão perdidos em Babilônia (catolicismo), e suas filhas (protestantismo), e eles tem de ser tirados de lá pela "Terceira mensagem Angélica", a fim de não sofrerem as sete pragas.

    Isto, é hipocrisia. Veja se João, o batista, dava tapinhas nas costas dos fariseus que vinham ao seu batismo!
    Aposto que os religiosos politícamente corretos, se estivessem vendo o comportamento de João, (quando chamou os fariseus de filhos do diabo e raça de víboras), o chamariam de mal-educado, fanático, intolerante etc.
    Verdade?

    Não estou afirmando que os adventistas em geral são assim, pois conheço muitos deles. Mas, eles aprendem a arte da dissimulação, (mesmo não a praticando conscientemente), de seus líderes lá dos USA, de onde sai todas as diretrizes a serem tomadas.

    Porque os líderes adventistas não fazem como Billy Granham, Tommy Lee Osborn, e mesmo Dwight L. Moody, para não citar outros, que em suas canpanhas evangelísticas diziam:
    "Busque uma igreja cristã mais perto de sua casa"?

    Eles criam que se a pessoa estava verdadeiramente convertida, o Espírito Santo a guiaria a uma boa igreja local.

    Não é o caso dos líderes adventistas, que se utilizam de várias técnicas de persuasão para fazer PROSELÍTISMO, ou seja, se puderem tiram os membros das outras igrejas.

    Mas, vem cá! Os adventistas não são também protestantes? Não somos todos irmãos em Cristo?

    Então, você está confundindo "ira santa", com soberba, o que não faz parte de minha pessoa, ainda que eu não seja dos mais humildes! Mas aborreço gente soberba e de nariz empinado, achando que somente eles são os porta-vozes de Deus na terra.

    Entendeu o porque do meu estilo de fazer apologética?

    Agora, cada um dará conta de si mesmo à Deus!

    Se os líderes adventistas (porque sempre digo, "os líderes?" Porque eles são os vossos formadores de opinião), em suas campanhas, (tipo, Alcídes Campolongo), disserem: "Procurem uma igreja cristã perto de sua casa", então, estamos todos de acordo, e somos de fato irmãos.

    Agora, se o cara vem com uma conversa fiada de "irmão" para me tirar de Babilônia, então é um hipócrita. Porque não fazem como João, o batista, e que Jesus deu como exemplo de homem de Deus, e condenou toda a coisa? Mt.11

    Então, está havendo um mal-entendido com respeito a minha pessoa!

    Pense bem no que acabei de dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Paulo Cadi, por acaso é o CONHECIMENTO ou o SABER MAIS sobre DOUTRINAS e a BÍBLIA que nos garante a SALVAÇÃO?

      Excluir
    2. Alexandre, não é quem possui mais conhecimento intelectual, mas quem conheçe a Deus!

      Agora, se você observar, verá que os Adventistas e Testemunhas de Jeová, sempre se ufanaram de possuir mais conhecimento bíblico do que as pessoas das denominações protestantes.

      Inclusive citam aquele verso: "O meu povo perece por falta de conhecimento...." referindo-se ao conhecimento bíblico.

      Os protestantes, apesar de toda a tradição teologica, são mais tranquilos nesta questão de ter mais conhecimento bíblico, e focam mais na comunhão espiritual.

      Se você cre que existem irmãos em todas as denominações cristãs, e que eles para obter a salvação, não precisam ingressar no adventismo, mas vamos respeitar as diferenças e ficarmos no essencial, então somos irmãos.

      Mas, se você pensa que as igrejas protestantes são a Babilônia de Apocalipse, e o pessoal tem de sair de lá para ingressar no adventismo, e aceitar a doutrina do 'Juízo Investigativo', então, não somos irmãos, não sendo possível a comunhão.

      O que salva é o conhecimento e comunhão com Deus; se você entende assim, excelente!

      Agora, a doutrina adventista, não ensina assim, mas bem o oposto, ou seja, as pessoas para se salvarem tem de sair das denominações apóstatas, e ingressarem no adventismo.

      Os adventistas do Movimento de Reforma, e Restauracionistas, dizem o mesmo:
      "Saíam da igreja apóstata adventista, que abandonou o espírito de profecia, e está em trevas como disse a irmã White e pindamonhangaba.....

      Então, quem ensina que o conhecimento, e saber mais leva a salvação, são os Adventistas e Testemunhas de Jeová, e inclusive eles são mais dados a estudos bíblicos do que os mórmons que apelam mais para o lado sentimental.

      Espero que tenha compreendido o que eu disse, e sem ofensas!

      Excluir
    3. Boa tarde Irmão Paulo Cadi, a paz do Senhor!

      Olha que legal, pelo menos concordamos em algo! Ou seja, o relacionamento INTIMO com DEUS (através da oração e conhecimento da SALVAÇÃO em CRISTO JESUS que está contida em SUA palavra) e não puro CONHECIMENTO INTELCTUAL (mesmo que seja conhecimento teológico).

      Se "UFANAR" é puro "ORGULHO", "ARROGÂNCIA" seja por qual característica for!

      Nós IASD fazemos isso?

      "Inclusive citam aquele verso: "O meu povo perece por falta de conhecimento...." referindo-se ao conhecimento bíblico".

      Não é INTRIGANTE que este VERSO tenha sido citado para chamar a atenção justamente daqueles que eram chamados de "DOUTORES da LEI" (torah) que eram os JUDEUS? Ou seja, este verso quer salientar apenas a questão de CONHECIMENTO (intelectual mesmo que da TORAH), ou de se cumprir o que se sabe e principalmente em relação ao VERDADEIRO RELACIONAMENTO com nosso CRIADOR? Ou seja, relacionamento INTIMO e VERDADEIRO com Deus e a sinceridade de um CRISTÃO, não tem nada a ver com qual DENOMINAÇÃO alguém pertença e sim justamente a SINCERIDADE em RELACIONAR-SE com ELE, seja aonde for!
      O que o irmão Paulo Cadi pensa disso?

      "Os protestantes [...] "focam mais na comunhão espiritual".

      Não posso DISCORDAR e muito mesmos CONCORDAR, pois a questão da COMUNHÃO é algo íntimo e PESSOAL de cada UM, ou seja, NÃO tem como nós seres humanos sabermos o grau de COMUNHÃO que alguém tenha com Deus, se é SINCERO ou NÃO e muito menos se esta questão estaria relacionada com a DENOMINAÇÃO à que alguém pertença ou linha TEOLÓGICA. A comunhão VERDADEIRA e SINCERA está muito longe de ser DETERMINADA pela DENOMINAÇÃO à que pertencemos ou linha TEOLÓGICA.
      Esta é minha opinião! Qual a sua?

      "Se você crê que existem irmãos em todas as denominações cristãs, e que eles para obter a salvação, não precisam ingressar no adventismo, mas vamos respeitar as diferenças e ficarmos no essencial, então somos irmãos".

      Acredito justamente assim! E mais, a SALVAÇÃO não está em NENHUMA RELIGIÃO, MUITO menos na IASD, mas apenas em JESUS CRISTO!

      Quanto a "BABILÔNIA de APOCALIPSE" o que significa esse TERMO para o irmão Paulo Cadi? Ou seja, o que é a "BABILÔNIA de APOCALIPSE"?

      Que ALGUÉM ou ALGO tem que SAIR da "BABILÔNIA de APOCALIPSE" NÃO somos nós que afirmamos isso e sim o próprio APOCALIPSE! Logo, ALGUÉM ou ALGO tem que SAIR da "BABILÔNIA de APOCALIPSE", ai lhe pergunto irmão Paulo Cadi:

      QUEM ou O QUE devem SAIR da "BABILÔNIA de APOCALIPSE" e o que isso SIGNIFICARIA?

      Sobre o "JUÍZO INVESTIGATIVO" se o irmão NÃO me CONSIDERA seu IRMÃO em CRISTO JESUS, por acreditar assim, paciência, essa é sua OPINIÃO! Eu por exemplo, não digo que você NÃO é meu irmão em CRISTO JESUS, por que NÃO acredito na: PREDESTINAÇÃO, IMORTALIDADE da ALMA, TORMENTO ETERNO do PERDIDOS, AZAZEL sendo CRISTO e ETC. Eu creio que somos IRMÃOS independente de RELIGIÃO ou LINHA TEOLÓGICA, pois TODOS somos FILHOS do REI! A SALVAÇÃO foi estendida A TODA CRIATURA sem EXCEÇÃO! A SALVAÇÃO é UNIVERSAL e NÃO RESTRITIVA ou SELETIVA! A ÚNICA escolha (livre arbítrio) está justamente na mão de SEUS filhos, que somos NÓS! Ou seja, NÓS decidimos se ACEITAREMOS ou NÃO o SACRIFÍCIO de NOSSO SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO!

      "Agora, a doutrina adventista, não ensina assim, mas bem o oposto, ou seja, as pessoas para se salvarem tem de sair das denominações apóstatas, e ingressarem no adventismo".

      Não concordo, pois a questão de fazer parte ou não da IASD, não é uma OBRIGAÇÃO! Se alguém quiser fazer parte, FARÁ, se não quiser, NÃO FARÁ parte e isso não muda em nada a decisão que for tomada por quem quer que seja!

      continua...

      Excluir
    4. A questão, não é fazer parte dela e sim trazer as pessoas a refletirem no CONFLITO entre o BEM e o MAL, e se o mesmo EXISTE. Fica a pergunta: Se realmente existe este CONFLITO, a palavra de Deus seria ALVO do INIMIGO de DEUS para transformar a VERDADE em MENTIRA e a MENTIRA em VERDADE? E se isso realmente estivesse ocorrendo, os CRENTES devem REFLETIR e posicionar-se ao LADO da SUPOSTA VERDADE? Esta é a questão, e não fazer parte ou não de uma DENOMINAÇÃO em especifico. E muito menos da IASD!

      O convite é feito, mas a escolha de PERMANECER ou MUDAR de DENOMINAÇÃO não altera em nada a relação de SALVAÇÃO de NINGUÉM! Pois TODOS nós sabemos que não é PLACA de IGREJA que SALVA alguém , mas apenas JESUS CRISTO!

      Movimentos REFORMADORES, se é que podemos dizer assim. Ocorrem em quase TODAS as DENOMINAÇÕES. Com a IPB é diferente?

      "Então, quem ensina que o conhecimento, e saber mais leva a salvação, são os Adventistas e Testemunhas de Jeová, e inclusive eles são mais dados a estudos bíblicos do que os mórmons que apelam mais para o lado sentimental".

      Perdoe-me irmão Paulo Cadi, não UFANAMOS de que "CONHECIMENTO e SABER MAIS, nos leva a SALVAÇÃO" como já ficou claro em seu comentário ANTERIOR e neste meu.

      "Espero que tenha compreendido o que eu disse, e sem ofensas"!

      Isso sim é um DIÁLOGO CRISTÃO e com EDUCAÇÃO e RESPEITO!
      Independente de CONCORDARMOS ou NÃO!
      Parabéns irmão Paulo Cadi pelo diálogo respeitoso!

      Que bom se pudéssemos sempre dialogar com este NÍVEL!

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  22. Estimados Gilson e Alexandre
    Graça e Paz
    Agradeço as palavras dirigidas a minha pessoa. A Deus a Glória.
    Não posso deixar de mencionar mais uma vez neste abençoado blog., que o irmão Paulo Cadi é realmente um mestre na Palavra e um verdadeiro Apologista, pesquisador dos oponentes a fé Cristã. Quando comenta um fato contrário a sua fé o faz com base em fontes primárias. Infelizmente muitos opositores a sua fé não leem e analisando suas colocações e na maioria das vezes passam despercebidos de comentários que poderiam esclarecer os equívocos que muitos estão envolvidos.
    Não podemos deixar de observar que cada um de nós temos um temperamento de ordem genética e o amado irmão Paulo, tem o seu e temos que respeitá-lo por isto, sabendo discernir suas reações, devido este temperamento.
    Os Apóstolos do Senhor Jesus Cristo foram usados por Ele, possuindo cada um o seu temperamento peculiar. Pedro por exemplo, possuía um temperamento forte e sempre tomava iniciativas no grupo apostólico e por vezes errou, talvez mais que os outros colegas, porém Deus o usou poderosamente. João já foi mais tranquilo a ponto de conhecermos como o "apóstolo do amor" e o Senhor o usou também poderosamente. Podemos olhar a família querida pelo Senhor, íntima dEle a de Lázaro, Marta e Maria. Podemos observar pelas passagens Bíblicas que conhecemos, cada qual tinha um temperamento, uma maneira de reagir, porém esta registrado nas Santas Escrituras que Ele amava a cada um dos três. Jo11.5, individualmente. Seja Ele glorificado.
    Amados do Senhor Ele nos ama indistintamente. Agora não podemos nos esquecer que Deus quer controlar nosso temperamento. Creio que Ele não mude nosso temperamento, pois faz parte de nossa história genética, mas O Santo Espirito de Deus deseja assumir o Senhorio do nosso temperamento. Todo temperamento tem o lado positivo e o negativo.
    Creio, porém que o nosso caráter, que é formado, por informações que recebemos até uma determinada idade, pode ser transformado, quando aceitamos O Senhor Jesus de Verdade em nossos corações. 2Co.5.17.
    Com o tempo de relacionamento que temos neste conceituado blog., já temos base para conhecer um pouco do temperamento de nossos participantes, que comunicam-se escrevendo. Sugiro vigiarmos nosso temperamento a partir deste momento e ao dirigirmos nossos pensamentos em forma escrita, cuidemos para não "ferirmos" um amado do Senhor, que somos todos, afim de não provocarmos alguém que pode ter uma reação, que não esperamos.
    Para concluir, lembro-me da reação de Pedro, quando os guardas chegaram, para prender O Senhor Jesus. Pedro reagiu cortando a orelha direita do servo do sumo sacerdote.
    Graças a Deus, Jesus realizou o milagre, colocando a orelha no lugar.
    Espero ter ajudado de alguma forma
    Fique todos com Deus.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  23. Olá irmão Villote, a paz do Senhor!

    Ele até pode ser APALOGISTA quanto ao estudar muito, ser estudado, ser Teólogo (não sei se é), mas não faz a menor diferença. Ele pode ter todas estas qualificações, mas lhe falta o básico como CRISTÃO: respeito ao próximo, que ele não tem nem coragem de chamar de IRMÃO, por puro PRECONCEITO ou PRÉ-CONCEITO. Agride de forma SISTEMÁTICA quem lhe CONTRARIA, parece até uma criança MIMADA. Aonde se enquadraria assim, a MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO, ou seja, TEMPERANÇA.

    Seria mais ou menos assim:

    Vc é da mesma DENOMINAÇÃO ou linha TEOLÓGICA então você é meu irmão. Parece ser o pensamento de vocês.

    Você não é da mesma DENOMINAÇÃO oi linha TEOLÓGICA são do CAPETA!

    Simplesmente RIDÍCULO, caso seja assim ou semelhante a isso.

    Mas enfim, "cada cabeça, uma sentença".

    Abraços e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  24. Não acredito nem tenho a pretensão de que minhas míseras palavras vão tirar qualquer um daqueles que comentaram aqui, dos erros e das heresias (negação de um dogma de fé) nas quais se encontram. Mas não posso deixar de dizer que há uma clara e evidente contradição em todos esse sistema de ideias que vocês estão se sustentando. Como é possível a alguém, em pleno uso da razão, acreditar que Deus, que é a verdade, o bem e a beleza absolutos, criador de todo o universo visível e invisível, decidiu que tudo que Ele tinha a transmitir/dizer para todos os seres humanos era uma série de livros, escrito por Ele através de vários homens, em diferentes milênios e não escreveu se importou em escrever sequer uma linha dizendo quais seriam esses livros e como nós seres humanos deveríamos os ler e interpretar?
    Caso Deus agisse assim, ele estaria fazendo algo semelhante a alguém que dá de presente um baú, com uma fechadura incapaz de ser aberta, sendo que dentro do baú existe a maior riqueza do universo e o presenteado tem a urgente necessidade de seu conteúdo.
    Simplesmente, não é possível dizer que Deus é bom e agiu dessa forma para conosco.

    O Sola Scriptura é uma loucura, meus caros, uma grande contradição. E nada se sustenta sobre uma contradição, assim como uma casa construída sobre a areia não se sustenta.

    Em Cristo,

    Helder

    ResponderExcluir
  25. O post é meio antigo, mas, eu estou chegando agora e queria reaviva-lo, ok?. Me perdoem. Pois, faço egoisticamente, para APRENDIZADO.

    Irmãos, sou de ascendencia judaica, embora, nao seja judeu (no contexto da religião), procuro entender a bíblia como dois blocos (um, o antigo testamento), como prenuncio do novo e também dirigido exclusivamente à nação judaica, e o outro (novo testamento), agora, dirigido a judeus, judeus convertidos e aos gentios (nós todos, por assim dizer).

    Sob esta perspectiva, é possível ler o texto de Ezequiel como um texto de um judeu, para judeus. E ainda ir mais além, entendendo que ele fala SIM, literalmente de sacrifícios.

    Outrossim, irmãos, se olharem a história contemporânea e ficarem atentos aos judeus, saberão que a ordem de Arão não morreu e está preservada, bem como, cerca de ao menos 2.000 levitas, neste momento estão vivos e se purificando para restabelecimento do culto templal (no templo).

    Isto posto, entendo que Cristo para nós, estará RETORNANDO, mas, para o JUDEU estará VINDO... e o culto, será sim, de modo como era nos antepassados. E Cristo, que é Deus e aceitava o sacrifício ali atrás, dos Judeus, de novo o aceitará. MAS REALIZADOS POR JUDEUS, PARA E PELOS JUDEUS.... esta, seria a minha distinção.

    Talvez o raciocínio seja primário e facilmente rebatível, entretanto, é assim que entendem também piedosos judeus convertidos!.

    ResponderExcluir