terça-feira, 31 de dezembro de 2013

João 3.16 – é um problema para os Tulipanos (Calvinistas)?

Eu trilhei o caminho do calvinismo bíblico sob os escritos de W. Grudem, J. I. Packer e A. Hoekema. Especialmente o último me mostrou um calvinismo bíblico onde a responsabilidade humana é tanto verdade quanto a soberania divina sobre a salvação. Não vejo problema algum com os chamados “textos arminianos”, pois sempre entendi que os que negam serão lançados no inferno e os que aceitam o Evangelho, serão salvos. 

Os assuntos relacionados das escolhas misteriosas de Deus era algo, e é, que não me incomoda nenhum pouco. Esse assunto está atrás das cortinas celestiais, só fui informado sobre isso... Não preocupava os servos de Deus na Bíblia, não me preocupa, portanto. O mesmo que ensinava eleição ensinou evangelização apaixonada (Romanos Cap.9,10).

Quanto a João 3.16, não raro, vejo explicações calvinistas sofisticadas para que de alguma maneira possa salvar alguma coisa “lógica” diante dos arminianos. Em contra partida, arminianos leem tal texto como se fossem um sério problema para os Tulipanos (se bem que parece que é para alguns calvinistas).

Gosto de simplificar e ser objetivo. O mundo de João 3.16 está sendo dito por Jesus a um Judeu (mesmo que não, o foco do contexto é esse), especificamente um Fariseu (Jo 3.1,2,10), que como sabemos, pensava na superioridade judaica. O que Jesus está dizendo é que; não mais uma única nação é alvo do amor de Deus e da contemplação messiânica. Todo o mundo agora o é. E não mais por descender dessa linhagem, e sim por que creriam em Cristo, nasceriam de novo por meio da fé (Jo 3.3,16,36).  Jesus mais adiante é mais especifico nessa questão, dizendo que apenas os que o Pai trazia a ele é o que seria salvo (Jo 6.37-44). 

Em João 3.16 a questão é a universalidade da salvação e o seu meio gracioso, a fé em Cristo, como instrumento divino de salvação. O povo judeu, como corpo político rejeitou a luz, essa luz então brilhou no mundo (Jo 1.10,11) Nada mais, nada menos...

Outros dizem que esse texto é problema para o sistema Tulipano, pois a ideia é que Deus ama todos, não apenas os eleitos. Deus ama a todos, mas não salva a todos. Quando os arminianos, nossos irmãos, aceitarem que a Bíblia demonstra que existe a Vontade do Decreto, a Vontade dos Preceitos e a Vontade do Prazer de Deus, perceberiam que o sistema Tulipano não é esse bicho que dizem ser. Jesus amou o jovem Rico, mas não o salvou. Ele deseja que todos se salvem, mas não decretou que todos se salvem! Deixou o Rico rejeitar a oferta do Evangelho para sua própria perdição. Esse Jovem não foi a Cristo, pois segundo Jesus, o Pai não lhe deu, pois todo o que o Pai deu a Jesus, esse virá a Cristo. Bem, pelo menos foi o que Ele disse. Amou Judas, mas intercedeu por Pedro, que poderia ter perdido a salvação se não fosse a Intercessão de Cristo. Por isso é que existe a preservação dos santos, ou perseverança dos santos.


João 3.16 por certo diz o que diz, sem problema algum para os Tulipanos.

9 comentários:

  1. Meu irmão Sena, eu já li muita coisa também sobre o calvinismo, mais até hoje ainda não entendi a questão da vontade de Deus como prazer, se tiver como explicar dando um exemplo bíblico ficarei grato por sua ajuda, já li este assunto no livro do Sproul mais ainda não caiu a ficha, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Irmão "Pós Hermenêutica", não quero criar polêmica, caso o irmão seja arminiano. A questão é da seguinte maneira.

    A Bíblia diz que Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas o que sabemos da mesma Bíblia é que o ímpio morrerá como punição da parte de Deus por seu erro. Isso só acontecerá pela decisão de Deus...

    Deus decretou que Cristo morreria, mas obviamente ele não teve prazer - como Pai - na morte do Filho. Em um sentido forense, no entanto, 'agradou-se em punir a Cristo'.

    Deus decreta tudo, para um proposito misterioso - Sua própria Glória. Nem sempre porém, a Sua maneira de se relacionar com tais decretos são homogêneos. Veja por exemplo o casamento de Sansão com uma pagã. A vontade de Deus era que seu servos não se casassem com tais pessoas, mas a Bíblia diz:

    Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: >>Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos?<< E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto >>vinha do Senhor<<; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel. Juízes 14:2-4

    Se puder, leia alguns textos bíblicos nesta postagem, -http://mcapologetico.blogspot.com.br/2013/12/o-deus-calvinista-e-mau-o-que-biblia-diz.html

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evangelista Sena obrigado agora caiu a filha, já entendi também dei uma lida no Blog do Denis Monteiro sobre este assunto mim ajudou também a esclarecer quero de falar que eu sou calvinista, o calvinismo virou para mim uma doença incuravél, todo dia quero ler alguma coisa sobre este assunto.

      Excluir
  3. João 3:16
    Quando digo que todo mundo estava em minha casa, quando na verdade quis dizer todos os da minha família. Será que é muito simplista entender João 3:16 dessa forma.

    ResponderExcluir
  4. A biblia me mostra que o calvinismo esta errado, e os argumentos dos calvisnistas tambem!

    ResponderExcluir
  5. Querido Gregor você poderia demonstrar em sua Bíblia ( que pelo jeito é diferente das nossas ) onde o calvinismo e seus argumentos estão errados?

    No Amado

    Anderson Demoliner

    Sola Gratia

    ResponderExcluir
  6. Em tentar provar com a Bíblia que o calvinismo é errado o gregor vai ter que negar a Bíblia.

    ResponderExcluir
  7. Aonde está escrito que o jovem rico não foi salvo? Voce n'ao pode afirmar tal coisa sendo que as Escrituras de forma alguma fala que este jovem foi condenado, ou mesmo salvo, o que particularmente para mim ele foi, justamente por Jesus se referir a ele com o amor (agapao) que é como a biblia se refere ao amor de Deus para com o homem.

    ResponderExcluir
  8. Irmão... pelo relato bíblico a evidência é que não.

    ResponderExcluir