segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Heresia - o que é na verdade?

As palavras são usadas sem um cuidado pleno, e seu uso corriqueiro enfraquece sua real origem. É assim que acontece com todos os termos, a semântica viva acrescenta com o passar do tempo novas facetas, algumas nem mesmo possíveis no início histórico do termo. Hoje os termos “heresia e ortodoxia” são usados sem nenhuma regra definida. Depende de onde ou quem é que fala.

A Bíblia, porém, qualifica falsos ensinos como passos para perdição.  Heresia é pecado e como tal levará qualquer um para o inferno.

“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” Mateus 23:13 (ACF)

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.”  2 Pedro 2:1 (NVI)

“Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.”  2 Pedro 3:16

Portanto, será sábio termos em mente o que de fato é heresia e diferenciá-la do que seria apenas uma interpretação equivocada. A Bíblia nos fala da possibilidade de existir pontos de vistas diferentes, ainda que errados, mas não necessariamente heréticos:

“Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, esta fica contaminada.” 1 Coríntios 8:7 (NVI)

“Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos.” Romanos 14:1 (NVI)
Como definir então o que é uma heresia ou o que é apenas uma posição equivocada? Eu tenho comigo três assuntos essenciais que podem ser um norte para definirmos o que é ortodoxia e heresia, e a imagem da postagem vai te ajudar a decorar essa proposta.

  • Salvação

  • Bíblia

  • Trindade


Os assuntos expostos por cada verbete, não podem ser afetados. Se  o ensino diz que a Salvação vem por meios que a não seja apenas pela graça por meio da fé na pessoa de Jesus Cristo, é uma falsa salvação anunciada (Ef 2.8; Jo 3.16). Evidentemente sem a salvação verdadeira, só resta perdição. Se o ensino dilui a suficiência, inerrância e infabilidade da Bíblia, não é possível conhecer nada de Deus com precisão, nem Sua pessoa nem Sua salvação. O caminho estará errado, o destino também o será. É desonrar a Voz de Deus (Jo 17.17; II Tm 3.15; II Pe 3.16). Por último, a doutrina de Deus deve ser exatamente o que ensino trinitariano bíblico conforme exposto nos credos históricos. Não existe outro Deus na Bíblia fora da concepção trinitária (Dt 6.4; Mt 28.19; etc [Veja AQUI uma lista de 50 textos bíblicos no NT que ensinam a trindade]). Não existe outro Deus que seja Criador, Salvador e Consolador.


Penso que tais são diretrizes simples e bíblicas, na concepção correta do que é uma heresia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário