sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ellen G. White falou a verdade? O testemunho dos Pais da Igreja. Evidências históricas anteriores à Constantino

Por Ewerton B. Tokashiki

"Sem recorrermos ao Novo Testamento como prova histórica,[1] é possível evidenciar documentalmente que os cristãos observaram o primeiro dia da semana desde os seus primórdios? Devemos recordar que o argumento de Ellen G. White é que o abandono do sétimo dia para a guarda do domingo somente ocorreu em 321 d.C. quando Constantino promulgou a “Lei Dominical”. Leiamos o que registraram os pais da Igreja, nos séculos que antecederam à Constantino, e a nossa conclusão poderá descansar sobre o firme alicerce da verdade. 

Didaquê 

O mais antigo manual de preparação de batismo e discipulado da Igreja Cristã (80-90 d.C.) conhecido por Didaquê instrui como deveria ser a vida comunitária. A orientação era de que “reúnam-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer, depois de ter confessado os pecados, para que o sacríficio de vocês seja puro.”[2] A expressão dia do Senhor, em grego kuriakê heméra e, em latim Dies Domini tornou-se o termo para indicar o primeiro dia da semana, a que chamamos de Domingo, o dia em que o Senhor ressuscitou! 

Inácio de Antioquia 

Inácio de Antioquia em sua Carta aos Magnésios (110 d.C.) declara que 
aqueles que viviam na antiga ordem de coisas chegaram à nova esperança, e não observam mais o sábado, mas o dia do Senhor, em que a nossa vida se levantou por meio dele e da sua morte. Alguns negam isso, mas é por meio desse mistério que recebemos a fé e no qual perseveramos para ser discípulos de Jesus Cristo, nosso único Mestre.[3]


A sistematização doutrinária exposta por Inácio aponta para a transição da antiga para a nova aliança. Esclarece que a ressurreição de Cristo é a causa da descontinuidade e acomodação para a nova ordem, e, isto inevitavelmente envolve a mudança do dia de descanso do sétimo para o primeiro dia da semana, inaugurando uma nova era.

Plínio “o jovem” 

Conhecido por ser justo em seus julgamentos, Plínio “o jovem”, segundo o seu relato, procurava através de tortura e questionamentos descobrir o grau de culpabilidade do réu. Num período em que o imperador romano Trajano exigia a prisão, tortura, e dependendo do caso a pena de morte dos cristãos, e, neste contexto Plínio escreve uma carta questionando do motivo de prender e executá-los, se neles nenhum motivo de culpa era encontrado. Em 113 d.C., o relator descreve que os cristãos, sob tortura, confessaram que “unânimes em reconhecer que sua culpa se reduzia apenas a isso: em determinados dias, costumavam comer antes da alvorada e rezar responsivamente hinos a Cristo como a um deus...”.[4] 

O testemunho do governador pagão expressou admiração com o costume cristão. Não havia nada de absurdo, nem ofensivo naquela religião. A menção de determinados dias confirma que as suas reuniões seguiam uma norma semanal, e que antes do amanhecer se reuniam. 

A carta a Diogneto 

O desconhecido escritor da Carta a Diogneto afirma que “não creio que tenhas necessidade de que eu te informe sobre o escrúpulo deles a respeito de certos alimentos, a sua superstição sobre os sábados...”.[5] Em 120 d.C., o contraste entre cristãos e judeus estava estabelecido, de modo que a guarda do sétimo dia era visto pelos cristãos como sendo uma superstição judaica, e não como algo normativo para a Igreja. 

A carta de Bárnabé 

Um importante documento histórico apresenta alguns traços do Cristianismo do século II. A “carta de Barnabé” não tem autoria certa, mas pelo seu conteúdo a crítica literária especializada em patrística é de consenso datá-la entre 134-135 d.C.. O autor interpreta o significado do sábado. Ele declara que 
vede como ele diz: não são os sábados atuais que me agradam, mas aquele que eu fiz e no qual, depois de ter levado todas as coisas ao repouso, farei o início do oitavo dia, isto é, o começo de outro mundo. Eis por que celebramos como festa alegre o oitavo dia, no qual Jesus ressuscitou dos mortos e, depois de se manifestar, subiu aos céus.[6]


O seu conteúdo é abertamente contrário aos sistemas judaizantes. Nesta interpretação acerca do sábado, o autor contrasta entre o entendimento do Judaísmo e o Cristianismo. 

Justino de Roma 

O apologista cristão expressou que “no dia que se chama do sol, celebra-se uma reunião de todos os que moram nas cidades ou nos campos, e aí se lêem, enquanto o tempo o permite, as memórias dos apóstolos ou os escritos dos profetas.” Noutro lugar ele continua celebramos essa reunião geral no dia do sol, porque foi o primeiro dia em que Deus transformando as trevas e a matéria, fez o mundo, e também o dia em que Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dos mortos. Com efeito, sabe-se que o crucificaram um dia antes do dia de Saturno e no dia seguinte ao de Saturno, que é o dia do Sol, ele apareceu a seus apóstolos e discípulos, e nos ensinou essas mesmas doutrinas que estamos expondo para vosso exame.[7]


A preocupação de Justino não era de firmar novas doutrinas, mas apenas de expor aos seus inquisitores o que era crença e prática tradional dentro do Cristianismo. A sua I Apologia é datada em 155 d.C. apontando para a proximidade da era apostólica, um período de pureza na fé cristã. 

Irineu de Lião 

Enquanto Justino defendia os cristãos diante dos governadores pagãos, Irineu se dedicava a atacar as heresias que brotavam dentro do Cristianismo. Irineu como apologista analisava os desvios doutrinários que haviam se infiltrado dentre os cristãos. Especificamente para o nosso propósito selecionamos os heréticos que se nomeavam ebionitas,[8] que segundo Irineu eles “praticam a circuncisão e continuam a observar a Lei e os costumes judaicos da vida e até adoram Jerusalém como se fosse a casa de Deus.”[9] Além de negar a salvação somente pela graça e a sua suficiência em Cristo, os ebionitas ensinavam uma redenção por meio da obediência da lei. Dentre os “costumes judaicos da vida” incluíam a prática de guardar o sétimo dia. Eles não entenderam a cessação dos aspectos civis da lei, nem o seu cumprimento cerimonial em Cristo, de modo que, persistiam em exigi-los como complemento da salvação, e nisto consistia a sua heresia. O livro Contra as Heresias é datado entre 180 a 190 d.C.. 

Tertuliano 

No início do século III os cristãos demonstravam desprezo pelos costumes judaizantes. Em seu livro Da Idolatria, escrito entre os anos 200 e 210 d.C., Tertuliano declara que “não temos praticado os Shabbats ou, outras festividades judaicas, do mesmo modo que evitamos as práticas pagãs.”[10] A sua afirmação esclarece que, tanto a idolatria quanto práticas judaicas, eram evitadas no mesmo pé de igualdade. Não há dúvidas de que o descanso cristão no fim do século II era marcadamente o domingo, da mesma forma que o exclusivismo cristão testemunhava contra pagãos e judeus! 

Conclusão 

As evidências exigem um veredicto! A declaração da senhora Ellen G. White é insustentável por causa da ausência de fontes e de provas. A verdade está contra ela, pois todo testemunho histórico aponta para a celebração do primeiro dia da semana como sendo o santo dia de descanso, de comunhão e de celebração dos cristãos primitivos que antecederam a “Lei Dominical” de Constantino. 

Todos os editos e leis foram promulgados para que os seus súditos incentivados por benefícios civis adotassem a religião cristã. O império romano estava se adaptando ao Cristianismo e não o contrário. Assim, o primeiro dia da semana tornou-se descanso civil, por ser tradicionalmente desde o final do primeiro século um dia reservado para o culto cristão. 

Evidências históricas apontam para o favorecimento do imperador romano para o Cristianismo. O que vimos foi que a Igreja no período da Patrística não somente evitava a guarda do sétimo dia, mas desprezava-a como sendo superstição, idolatria e heresia judaizante! Não há no puro Cristianismo nenhum grupo, em nenhum lugar e período que celebrasse o sábado como o dia cristão. 


Notas: 
[1] Deixo esclarecido que aceito a plena inerrância e historicidade do Novo Testamento. Apenas não recorrerei a textos do NT para evitar uma discussão exegética, mantendo-me apenas na análise histórica extrabíblica. Aqueles que têm alguma dúvida quanto à historicidade do NT sugiro a leitura de Eta Linnermann, Crítica Histórica da Bíblia (São Paulo, Editora Cultura Cristã, 2009). Embora tenha pronto a argumentação bíblica, aqui será exposto apenas as evidências históricas.
[2] Didaquê in: Patrística (São Paulo, Editora Paulus, 1995), vol. 1, pág. 357.
[3] Inácio de Antioquia – Epístola aos Magnésios – Padres Apostólicos in: Patrística (São Paulo, Editora Paulus, 1995), vol. 1, pág. 94.
[4] Henry Bettenson, ed., Documentos da Igreja Cristã (São Paulo, ASTE, 4ªed., 2001), págs. 29-30.
[5] Carta a Diogneto – Pais Apologistas in: Patrística (São Paulo, Editora Paulus, 1995), vol. 2, pág. 21.
[6] Carta de Barnabé – Pais Apologistas in: Patrística (São Paulo, Editora Paulus, 1995), vol. 1, pág. 311.
[7] Justino de Roma, I Apologia in: Patrística (São Paulo, Editora Paulus, 2ªed., 1995), vol. 3, págs. 83-84.
[8] Sabe-se que “eram judeus que aceitavam Jesus como o Messias ao mesmo tempo em que continuavam a afirmar que Paulo era um apóstota da lei, negavam o nascimento virginal, praticavam a circuncisão, observavam o Sábado, a Páscoa e outras festividades judaicas”. Robert G. Clouse, et. al., Dois reinos (São Paulo, Editora Cultura Cristã, 2003), pág. 33.
[9] Irineu de Lião, Contra as Heresias in: Patrística (São Paulo, Editora Paulus, 2ª ed., 1995), vol. 4, pág. 108.
[10] Tertulian, On Idolatry in: Ante-Nicene Fathers, vol. 3, pág. 70 citado em G.H. Waterman, Sabbath in: The Zondervan Pictorial Encyclopedia of the Bible (Grand Rapids, Zondervan Publishing, 1977), vol. 5, pág. 187. Este pai da Igreja é conhecido por causa da sua ortodoxia trinitária. O termo “Trindade” foi cunhado por ele, e Philip Schaff concede-lhe o título de fundador do Cristianismo Latino."

Fonte: http://doutrinacalvinista.blogspot.com.br/2013/10/ellen-g-white-falou-verdade-parte-2.html

103 comentários:

  1. Boa tarde,

    Pelo que eu li, a proposta do post seria desmentir EGW à respeito de quando ocorreu a mudança do Sábado para o Domingo, usando esses relatos históricos que datam antes de 321 d.c. Bem, sendo assim, com todo o respeito, gostaria de colaborar com algumas informações e a minha opinião. Eu mesmo já realizei uma pesquisa referente a isso uma vez.

    Antes de mais nada, é importante dizer que Constantino formalizou a questão do domingo como "dia do senhor", e em seguida, historicamente, foi oficializado por documento e alteração no decálogo, o domingo como dia do senhor, substituindo o Sabbath.

    Uma coisa é clara: o domingo cristão semanal – não importa quando ele tenha surgido – não tornou-se inicialmente, em geral, um substituto para o sábado bíblico, o sétimo dia da semana; pois ambos, tanto o sábado quanto o domingo foram amplamente mantidos, lado a lado, por vários séculos da história cristã primitiva. Sócrates Scholasticus, um historiador eclesiástico do quinto século d.C., escreveu: “Embora quase todas as igrejas através do mundo celebrem os mistérios sagrados [a ceia do Senhor], no sábado de cada semana, os cristãos de Alexandria e Roma, contudo, em função de uma antiga tradição, cessaram de fazer isto.” Por sua vez, Sozomen, um contemporâneo de Sócrates, escreveu: “O povo de Constantinopla, em quase todos os lugares, reúnem-se juntos no sábado, bem como no primeiro dia da semana, costume nunca observado em Roma ou em Alexandria.”

    Assim, “em quase todos os lugares”, através da cristandade, exceto em Roma e Alexandria, havia serviços de culto cristão, tanto no sábado quanto no domingo, no final do quinto século. Um número de outras fontes do terceiro ao quinto séculos também descreve a observância cristã de ambos, sábado e domingo.

    Por exemplo, a Constituição Apostólica, compilada no quarto século, fornece instrução para “guardar o festival do sábado [sétimo dia] e do dia do Senhor [domingo]; porque o primeiro é o memorial da criação e o último da ressurreição. Deixe-se que os escravos trabalhem cinco dias; mas no dia do sábado [sétimo dia] e no dia do Senhor [domingo], que eles tenham folga para irem à igreja para instrução em piedade”.

    Ao redor do mesmo tempo um escritor anônimo, conhecido como um interpolador de Ignácio, advertiu: “Que cada um de vós guarde o sábado de acordo com a maneira espiritual, regozijando-se na meditação da lei. [...] E após a observância do sábado, que cada amigo de Cristo guarde o dia do Senhor como um festival, o dia da ressurreição, a rainha e o mais importante de todos os dias.” E no quinto século, João Cassiano, refere-se à freqüência à igreja em ambos, sábado e domingo, declarando que ele mesmo tinha visto um certo monge, que, algumas vezes, jejuava cinco dias por semana, mas que ia à igreja no sábado ou no domingo e trazia hóspedes para casa para uma refeição naqueles dois dias.

    Gregório de Nissa, no final do quarto século refere-se ao sábado e ao domingo como “irmãos”. E por volta do ano 400 d.C., Astério de Amasea declarou que era maravilhoso para os cristãos que “estes dois dias viessem juntos, em dupla” – “o sábado e o dia do Senhor”, os quais, a cada semana, reúnem juntos, o povo com os sacerdotes como seus instrutores.

    É claro que nenhum destes escritores primitivos confundiu o domingo com o sábado bíblico. O domingo, o primeiro dia da semana, sempre seguiu o sábado, o sétimo dia. Além disto, os registros históricos são claros em demonstrar que o ciclo semanal permaneceu inalterado desde o tempo de Cristo até agora, assim que o sábado e o domingo destes primeiros séculos são ainda o sábado e o domingo de hoje.

    Posteriormente trataremos com informações vindas da igreja primitiva do segundo século e dos séculos subsequentes, para traçar a forma pela qual o domingo, eventualmente, chegou a obscurecer o sábado. Mas primeiro é importante, aqui, analisar as evidências do Novo Testamento, considerando que o Novo Testamento é normativo para a prática cristã.

    Mas vêm a grande pergunta: Como Cristo e os apóstolo consideraram o sábado e o domingo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vá começar a citar dicionários e enciclopédias. Cite fontes primárias.

      Excluir
    2. Paulo Cadi, gostaria que vc citasse em fontes primárias (A Bíblia Sagrada, A Palavra de Deus) onde diz que o Dia do Senhor passou do Sábado para o Domingo?

      Até então, segundo o post, as fontes primárias usadas foram de homens que diziam ter como tradição e de sua própria autoria a guarda do domingo como sendo o dia do Senhor.

      Infelizmente estes homens não seguiam os mandamento de Jesus, que estão explícitos em sua Palavra, a saber a Bíblia Sagrada.

      Fique na paz!

      Excluir
  2. "Mas vêm a grande pergunta: Como Cristo e os apóstolo consideraram o sábado e o domingo?"

    o sábado como nada...pois Cristo é o Sabbath.

    Hebreus 4:
    9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
    10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

    "Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?" (Mt.12:5)

    Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor."(Mt.12:8

    16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com Lc 4:16, era “costume” de Cristo frequentar a sinagoga no dia do sábado. Além disto, por ocasião da morte de Cristo e do Seu sepultamento, as mulheres que O haviam seguido da Galileia “repousaram no sábado, conforme o mandamento” (Lc 23:56), indicando que não houvera dEle qualquer instrução em contrário. Seus discípulos ainda observavam o sétimo dia da semana!

      Podemos, adicionalmente, observar que a implicação deste texto é que, quando Lucas escreveu este registro, várias décadas depois da crucifixão de Cristo, ele assumiu que nenhuma mudança na observância do sábado havia ocorrido. Ele informa esta observância como “conforme o mandamento”, de uma maneira totalmente factual, sem qualquer indicação de que um novo dia de culto houvesse sido acrescentado neste ínterim.

      Por outro lado devemos também reconhecer, naturalmente, que Cristo foi acusado pelos escribas e fariseus, de transgredir o sábado. Podemos tomar, por exemplo, o incidente quando os discípulos de Cristo colheram espigas, enquanto caminhavam por um campo de cereais, as debulharam com as mãos e as comeram (Mt 12:1-8). Podemos observar ainda que em várias instâncias das obras de cura de Cristo, estas estiveram em conflito com a noção dos líderes judaicos quanto à observância do sábado. Talvez, o incidente mais notório seja a cura do homem com a mão ressequida (Mt 12:10-13). Qual o significado destas experiências?

      Para entender a situação devemos reconhecer que a observância do sábado no judaísmo nos dias de Cristo, não significava simplesmente seguir os ensinos das Escrituras, mas também a aderência à estrita regulamentação da tradição judaica oral. O Mishnah, que contém uma multidão de regulamentos da assim chamada lei oral, foi escrito por volta do ano 200 d.C. e oferece uma ideia de como o sábado era observado entre os escribas e fariseus. No Mishnah, sobre o sábado, encontramos tanto leis maiores quanto leis menores.

      Excluir
    2. Como Cristo considerou o sábado? Cristo guardou o sábado?

      Como Cristo considerou o primeiro dia da semana? Cristo guardou o primeiro dia da semana?

      Então Jesus considerava o sábado, ou o domingo como dia de guarda?

      Não há dúvidas de que Cristo considerava o sábado como o dia de guarda e não o domingo.

      Devemos seguir o exemplo de cristo e não de grupos religiosos depois dos tempos de fechamento dos relatos da Bílbia.

      Se formos estender nossa regra de fé à vários anos depois dos relatos bíblicos, teremos problemas, porque não estaremos fazendo da bíblia nossa regra de fé, mas sim, supostamente, atitudes de religiosos, pós apostólicos.

      E o domingo protestante se firma nestas atitudes, e não na Bíblia e muito menos em Cristo.

      A Igreja Católica Apostólica Romana já reconheceu de que foi ela quem oficializou a mudança e promulgou o domingo como dia de guarda em substituto ao sábado, como sendo um mandamento.

      https://www.youtube.com/watch?v=toZl8STKGHY

      O que o amigo Luciano Sena postou aqui é tão somente os fundamentos da fé cristã protestante, que consta em um período posterior à Bíblia. Portanto o domingo é uma doutrina extra Bíblica com caráter de homenagem, nunca um mandamento instituído por Deus.

      Sendo que não foi instituído por Deus, mas por homens, quem o segue não está seguindo a Deus mas a homens.

      Agora, uma homenagem, teria necessariamente que substituir o sábado?

      Portanto Ellen White relatou como as coisas de fato ocorreram, o Decreto colocou o sunday (honorável dia pagão de culto ao deus sol de Constantino) lado-a-lado com o sábado, como dia a ser obrigatoriamente guardado, e a Igreja Romana apostatada então decidiu trocar o dia de sábado pelo domingo e assim fazer seus cultos no mesmo dia cultuado pelos pagãos.

      Cristãos de um lado guardando o primeiro dia como "Dia do senhor" e pagãos de outro guardando o primeiro dia como "sunday, dia do sol"?

      De uma lado e de outro nada, pois se uniram e juntos criaram a Igreja Romana paganizada, guardando o solstício de domingo.

      http://4.bp.blogspot.com/-zo6Lzzs2eC4/UVttl97cMPI/AAAAAAAAAT4/WX0aJ5tAuDg/s1600/o+deus+sol.jpg

      Excluir
    3. Sr. Adventista, O Domingo, como sabemos, tem sua guarda em origem pagã. Gostaria de saber do irmão qual a origem do Natal, o que ele celebrava, por que 25 de dezembro? também poderia falar algo sobre a árvore de natal e sua origem?

      Excluir
    4. E uma questão, os sabatistas, quando solicitados a mostrar algum livro onde haja os mandamentos escritos, mostram o livro de Êxodo ou Deuteronômio. Os católicos mostram o livro do catecismo, mas e os demais?

      Quando mostrado os mandamentos do catecismo, não diriam:

      - Guardamos todos estes aqui e mais o "não ter para si imagens de escultura"?

      E quado mostrada a bíblia não diriam, guardamos todos estes aqui, menos o "guardar o dia de sábado"?

      Sabatista com a bíblia de um lado e católicos com o catecismo de outro.

      No meio, demais dominguistas, seguindo um mandamento de um e um mandamento de outro.

      Durante a reforma protestante pegaram o "guarde domingos e festas" de um e o "não ter imagens de esculturas" de outro.

      E aboliram o quarto mandamento, para ficarem também com 10 mandamentos.

      Então temos sabatistas, católicos e protestantes, cada um apresentado a sua versão sobre os dez mandamentos!

      A pergunta é, quais destas versões é a que encontramos na Bíblia?

      Excluir
    5. Sr. Adventista, o irmão leu minha pergunta acima?

      Excluir
    6. Amigo Oliveira.

      Creio que nenhum pagão guardava o Natal em comemoração ao nascimento de Cristo.

      Poderiam guardar uma outra festividade, com outro nome, mas não o natal cristão.

      E até hoje o natal é também comemorado em homenagem ao papai-noel.

      O domingo por exemplo também foi originalmente guardado por pagãos, em culto a deus sol. Mas se os cristãos guardavam-no por outro motivo, em homenagem à ressurreição de Cristo, também não haveria problema.

      E a gravata que usamos é pagã, a porta com maçaneta também é pagã e vários itens do nosso dia-a-dia também são de origem pagã, porque nem todas as criações e invenções foram feitas pelo Povo de Deus.

      Os feriados em que deixamos de trabalhar, também são pagãos, o calendário que usamos para medir os meses e os anos também são.

      O relógio que o amigo um dia tenha levado no pulso também é pagão.

      Então eu pergunto, e daí que são pagãos!?

      Voltando à pergunta....

      A origem do natal, é uma convenção cristã, acerca de um dia que representaria o nascimento de Cristo, já que não sabemos o dia exato em que ELE nasceu.

      Desde quando foi convencionado para representar o dia do nascimento de Cristo, comemorava-se este nascimento.

      A árvore de natal, tem como origem mais provável um costume de Martinho Lutero de cortar a ponta de um pinheiro e levar para casa, para alegrar a família, a moda de colocar presentes nos pés destas árvores teria se inspirado nos Reis magos que levaram presentes ao menino Jesus.

      Há também uma opinião entre cristãos anti-natalinos, de que sua origem seria em uma parte da bíblia onde há uma menção sobre um toten de sacrifício a deuses pagãos (alguns acham que aquilo era uma árvore de natal).

      E os sabatistas podem celebrar o domingo? Sim podem! Não há problema algum em ir em uma igreja dominguista e render cultos e homenagens a Deus neste dia.

      Não vemos problemas nem mesmo em comparecer em uma festa contendo papai-noel. Vamos ao shopping e tiramos uma foto com o papai-noel, numa boa.

      E também não temos nada contra o sol, podemos ir a uma praia em um dia ensolarado de domingo e tirar uma foto ao lado do sol também numa boa.

      Mas para nós, papai noel nunca será um deus, nem o sol, e nem a pobre da árvore de natal.

      Excluir
    7. O amigo postou acima:
      "Devemos seguir o exemplo de cristo e não de grupos religiosos depois dos tempos de fechamento dos relatos da Bílbia.

      Se formos estender nossa regra de fé à vários anos depois dos relatos bíblicos, teremos problemas, porque não estaremos fazendo da bíblia nossa regra de fé, mas sim, supostamente, atitudes de religiosos, pós apostólicos.

      E o domingo protestante se firma nestas atitudes, e não na Bíblia e muito menos em Cristo."


      Mas o interessante que 25 de dezembro celebrava-se o nascimento do sol, mas foi cristianizado por ROMA. De igual modo foi a árvore de natal, objeto relacionado ao culto pagão e cristianizado por roma. Não seria isso uma forma de prostituição? o correto não é como o Sr falou? "Devemos seguir o exemplo de cristo e não de grupos religiosos depois dos tempos de fechamento dos relatos da Bílbia."

      Excluir
    8. Caro amigo Sr. Adventista
      Feliz Sábado
      O amado comentou e questionou no dia 20.12 às 20:54 hs, que o Senhor Jesus guardava o Sábado e não o domingo, por isso devemos seguir Seu exemplo.
      Realmente o Senhor Jesus guardou o Sábado, pois era da descendência de Davi e como fiel Judeu, guardava o sábado e além do mais teria que cumprir a Lei; e fez tudo perfeitamente como cidadão e cumpriu toda justiça de Deus, para nos justificar, diante de Deus pai, pois seria e é impossível cumprirmos diligentemente, perfeitamente toda a Lei do Justo e Eterno Deus.
      Sabemos muito bem que se quebrarmos, descumprirmos um só dos 613 mandamentos, nos tornamos réus de todos, conforme determina a Justiça do Altíssimo Deus Tg.2.10
      Quanto o seguirmos o exemplo do Senhor Jesus é uma ordem do Senhor. Jo. 13.15. Por este fato olhemos atentamente, que Ele não criticou ou orientou que estavam equivocados os Discípulos em se reunirem aos Domingos, após a Sua Ressurreição.
      a- Jesus ressuscitou no Domingo Mc.16.2;Mt.28.1; Lc. 24.1;
      b- Apareceu diversas vezes aos dicípulos Jo.20.1,11,18,19,26; Mt.28.1,8-10; Lc.24.3-15, e
      c- Jesus enviou o Espirito Santo no dia de Pentecostes-Domingo Lv.23.15,16,21;At. 2.1-4;
      d- O Domingo consumou a obra da redenção, enquanto que o Sábado a obra da criação.( é lógico que na Sexta-feira foi o dia da morte, mas era necessário que Jesus ressuscitasse.)
      e- A Igreja primitiva celebrava Santa Ceia no Domingo At.20.7 e separava ofertas neste dia 1 Co.16.1-2, pois o Domingo passou a ser chamado de o Dia do Senhor Ap.1.10, pois era o dia o qual O Senhor Ressuscitou e no qual os discípulos se reuniam.
      f- No Domingo quase 3.000 almas se converteram At.2.41.
      g- O Sábado foi um dia de obrigação legal e o Domingo era um dia de reunião. Culto e serviço voluntário.
      OBS: NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS SE REUNIAM TODOS OS DIAS PARA CULTO !!! NÃO TINHAM O DOMINGO COMO DIA DE REPOUSO OBRIGATÓRIO COMO SE FOSSE UM SÁBADO.

      Em Cristo
      Wilton

      Excluir
    9. Ellen White deixou comemorar o Natal, então, não é errado...

      Excluir
    10. Amigo Oliveira,

      Estas coisas com as quais o amigo tem se preocupado são tradições, toda nossa cultura está recheada destas coisas.

      Filmes, programas, teatros e nos assentamos diante destas coisas diariamente, através da TV.

      O problema é que há cristãos que buscam uma santificação através da abstenção destas coisas. Outros porém procuram esta santificação através de um relacionamento diário com Cristo e a SUA Palavra.

      Se estas coisas tivessem importância, satanás teria colocado um significado pagão para cada dia do ano, de forma que não sobraria dia algum disponível para os cristãos fazerem as suas comemorações tradicionais.

      O que de fato ocorreu, pois cada dia da semana possui o nome de um astro e isto proveio de cultura idolatra aos deuses jupiter, saturno, sol, etc.

      Então meu amigo não temos para onde correr, não podemos comemorar coisa alguma pois, todos os dias da semana foram originalmente dias de culto pagão, e que roma introduziu em nosso calendário!

      Quer dizer, todos os dias da semana exceto um não é mesmo!

      O sábado se lembra? Que foi criado originalmente no Éden e reservado por Deus para ser o SEU dia para todo o sempre?

      Sempre que Deus reserva um dia para ELE, o próprio Deus dá o nome de sábado. Torna-se um dia de culto, de cessação das atividades para comunhão.

      Mas veja que ninguém quer fazer uso deste dia que Deus criou e que abençoou e santificou, ou seja separou para si. Pelo contrário, cristãos puxam a gola da camisa para o lado, para desapartar o colarinho e alguns soam frio quando pensam em fazer seus cultos no sábado. Estranho não!?

      Excluir
    11. No quinto bloco: *possui originalmente, o nome de um deus pagão (que inclui astros).

      Excluir
  3. por que os ADS tratam logo de mudar o foco do assunto?
    A questão é: EGW falou a verdade? quem a desmente é um adventista - Dr Bacchiocchi.

    outras coisas:
    Vocês ASD concordam que a chuva de meteoros de 1833 era um cumprimento da profecia de Ap 6?

    E o terremoto de Lisboa foi o 'mais terrível já registrado" até os dias dela? e o mesmo é o do Ap 6?

    Os Albigenses "davam testemunho da verdade"?

    Gostaria que algum ASD, caso desejasse, respondesse de forma direta minhas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resta saber se as coisas que o amigo disse, são mesmo as coisas que Ellen White disse e que o Dr. Bachiochi disse:

      Cadê as citações? Em fontes primárias de preferencia!?

      Excluir
    2. O amigo já leu o livro do Sábado para o Domingo do Dr. Bachiochi? ha contradições quanto ao início da observância do domingo. segundo às pesquisas dele foi bem antes de Costantino. Caso queira o livro me passa o email que te mando.

      TERREMOTO:
      "A profecia não somente prediz a maneira e objetivo da vinda de Cristo, mas apresenta sinais pelos quais os homens podem saber quando a mesma está próxima. Disse Jesus: "Haverá sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas." Luc. 21:25. "O Sol escurecerá, e a Lua não dará a sua luz. E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão no céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória." Mar. 13:24-26. O profeta do Apocalipse assim descreve o primeiro dos sinais que precedem o segundo advento: "Houve um grande tremor de terra; e o Sol tornou-se negro como saco de cilício, e a Lua tornou-se como sangue." Apoc. 6:12.
      Estes sinais foram testemunhados antes do início do século XIX. Em cumprimento desta profecia ocorreu no ano 1755 o mais terrível terremoto que já se registrou" GC p304. EWbooks.

      dando uma pesquisada na net vc pode constatar que este nem foi o mais destrutivo e nem o maior em magnitude.

      Albigenses:
      "Século após século o sangue dos santos fora derramado. Enquanto os valdenses, "pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo", depunham a vida nas montanhas do Piemonte, idêntico testemunho da verdade era dado por seus irmãos, os albigenses da França.
      GC p251

      Segundo o que pesquisei sobre os albigenses, eles estavam bem longe de dar testemunho da verdade. eles, por exemplo, negavam que Cristo veio em carne.

      E sobre a chuva de meteoros de 1833, que ela afirmou que era o cumprimento da profecia de Ap6.13, apesar de ter sido muito intenso, é um fenômeno que acontece +/- cada 33 anos, e ja era observado muito antes disso.( as leónidas).
      e é claro que vc sabe q está em "O Futuro Decifrado"

      É claro que terremotos e tantos outros acontecimentos estão na bíblia para nos orientar sobre o sinais dos últimos tempos. Mas se olharmos para Ap6 vemos que não tem nada a ver com estes eventos relacionados. Observemos que ela afirmou ter se cumprido as profecias do vs 12 e 13, 1755 e 1833, e os vs 14 e os demais? e as pessoas escondendo nas cavernas e pedindo para os montes caírem sobre eles? produziu este efeito? as descrições na bíblia nos mostra claramente que os eventos são em escala global, não em locais isolados.

      Excluir
    3. Olá amigo Oliveira.

      Dê uma lida neste artigo, vá direto à parte titulada "A chuva de meteoros". Creio que irá sanar muitas de suas dúvidas:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/06/resposta-ellen-gould-white-profetisa.html

      É raro encontrar alguém interessado nestas profecias. Este vídeo o ajudará a entender a sequência dos eventos e sinais que ocorreram e que ocorrerão:

      http://novotempo.com/bibliafacil/videos/7-sinais-da-volta-de-jesus/

      Quanto aos albigenses, este assunto se refere às cruzadas, os valdenses são outro assunto. São um povo pacífico que fugindo da perseguição romana refugiaram-se nas montanhas até serem dizimados, estes vídeos o ajudarão:

      http://www.youtube.com/watch?v=mqwmZfYVnIs
      http://www.youtube.com/watch?v=Y2q6tt04a24

      Excluir
    4. e qual a afirmação dela sobre os albigenses? você concorda que eles davam testemunho da verdade?
      essa foi a pergunta.

      Excluir
    5. quanto aos sinais dos tempos, o que eu preciso saber já está na Bíblia. a Palavra não é nenhum quebra cabeça ou jogo de charada, basta tão somente não ir além do está escrito(1Cor 4.6). pois muitos que vão de encontro com esta orientação acabam criando doutrinas várias e estranhas(Hb 13.9). E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
      2 Pedro 2:1-3

      Excluir
    6. Se o amigo conhece bem este assunto, por que está me perguntando? E o por que das dúvidas?

      Excluir
  4. Prezado Luciano,

    Hoje já somos 18 milhões da adventistas em todo o mundo. Portanto, suas investidas contra a Igreja de Deus não terão efeito:Desista! Primeiro porque quanto mais um adventista (ou um simpatizante do adventismo) lê os seus post's, mais convicto fica na fé do breve advento do Senhor...
    Segundo, porque suas publicações beiram ao desespero! Dá vontade de rir de seus artigos heréticos! (rsrs)...

    Eu sugiro que vc, Luciano, faça um tratamento psicológico juntamente com, os também frustrados, integrantes do CACP que publicam estas suas asneiras.
    Acredito que estas suas paranoias, manifestadas nessa mania de perseguição aos adventistas, tenham cura.
    Se vc's fizerem isso (um tratamento psiquiátrico), ficarei torcendo muito para que todos sejam curados um dia desse problema psiquiátrico...

    Ah! Enquanto isso, a Igreja Adventista continuará crescendo mundo a fora, sabia? Pode ter certeza disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "igreja de Deus" deveria estar bem parecida com a qual vemos em Atos. Pelo que sabemos a "Igreja de Deus" investe na bolsa de valores, tem empresa de seguros, hospitais e tudo mais. mais se parece com uma multi-nacional. O interessante é que vai na contra-mão de tudo que o Cristo falou sobre ajuntar riquezas na terra. mas para vcs nada disso importa, haja o que houver será a "igreja de Deus". só resta saber qual deus...

      Excluir
    2. Tome por base a "igreja" de Salomão.

      Guiada com sabedoria, nos negócios, nas tecnologias, na economia e no uso de todas as faculdades que Deus nos concedeu.

      A humildade o cristão deve transparecer no vestir, no falar e a mansidão no agir.

      Excluir
    3. ou seja, tudo que a "igreja de deus" fizer é certo, até dizer que os pecados dos salvos serão lançados sobre o diabo! nestas suas palavras vemos com quem tem compromisso.

      q Deus tenha misericórdia de todos nós!

      Excluir
    4. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
      Mateus 8:20

      Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
      Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
      1 Timóteo 6:7-8

      Eu poderia citar vários e vários versículos, mas sei que é debalde. depois dessa "igreja" de salomão, vi que o negócio é sério. pensei que os justos viveriam por fé, e isso se aplica a tudo. Não conheço uma palavra de Cristo dando esta direção para Igreja.

      Excluir
  5. Estimado Josinaldo Costa
    Deus te abençõe Ricamente
    Sou visitante deste respeitado blog. e nosso propósito e trocarmos idéias e esclarecermos pontos desconhecidos e até mal compreendido por parte de integrantes de diversas crenças religiosas.
    Todos temos sido respeitosos uns com os outros. As vezes ocorre, naturalmente de haver algum mal entendido e alguém fala um pouco mais " alterado " mas percebo que já existe uma amizade entre os debatedores.
    Confesso que algumas vezes me emociono e as lágrimas correm dos meus olhos por peceber a sinceridade e a sede de um conhecimento maior da verdade de todos os participantes. Tenho tido o privilégio de orar pelo Sr. Adventista, Gilson Tenório, Gabriel Sanchez, Fernando, Paulo Cadi, Luiz, Well, Luciano e a partir de agora incluirei o amigo também.
    O amado sabe que O Senhor Jesus esta voltando e o amor que há entre Ele e o Pai, se não estiver em nós que confessamos o Seu Nome, como será? Se nossa Justiça não for maior que a dos" Escribas e Fariseus," como entraremos no Reino dos Céus? Todos queremos nos ajudar mutuamente e chegarmos ao denominador comum, que é a Verdade que Liberta.
    Estamos guerreando contra Satanás e seus anjos, em Nome do Senhor Jesus e não uns contra os outros. Não me entenda mal,por favor.
    Um forte abraço, com respeito
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo!

      Mas apenas fiz uma sugestão ao prezado Luciano (e que ele a conduza aos membros do CACP). Se ele se ofendeu, não posso fazer nada, pois minha intenção foi de ajudá-lo.

      Eu não sou um representante oficial da IASD, sou apenas um membro desta Igreja de Deus.
      Como tal, entendo ser inadmissível alguém fazer acusações levianas à IASD... e isso tem sido feito pelo MCA de forma sistemática e corriqueira.
      A IASD pertence ao Senhor Criador e Redentor de nossas vidas, portanto, como eu não poderia defender esta Igreja? Na maior parte do tempo eu fico em silêncio, só que nem sempre é possível permanecer assim...

      Espero que eles (luciano e cacp) um dia tenham os olhos desvendados para que contemplem as maravilhas da Lei do Senhor. (Salm.: 119.18).

      Excluir
    2. Caro amigo WILTON VILLOTE RODRIGUES, estou muito feliz em saber que vc está orando por mim e por todos que frequentam o blog.

      A partir de hoje farei o mesmo e orarei por vc e pelos outros que aqui frequentam.

      Que Deus ilumine seus caminhos onde quer que vá, amém!

      Excluir
    3. Caro Gilson Tenório
      O Amor de Jesus nos constrange.
      Jesus deixou escrito que nossa alma vale mais que o mundo inteiro. Nossa alma é tão preciosa que o Senhor Jesus deixou Sua Glória, para dar Sua vida em resgate de nossa alma. Vocês são mui preciosos para Deus e nós como servos dEle não podemos ver cada um de vocês de maneira diferente. Apesar que nossa visão é limitadíssima com relação ao imensurável Amor de Deus por nós. O segundo mandamento é amar ao próximo... e 1Jo. 4.7-8 .
      Apesar de qualquer divergência doutrinária o Amor de Deus esta derramado em nossos corações e amamos com Seu Amor. Deus seja louvado!
      Gálatas 5.1-15
      Em Cristo
      Wilton

      Excluir
  6. Josinaldo, louco que perde tempo com louco deve ser louco igual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Não o chamei de louco, mas sugeri que vc fizesse um tratamento contra esta paranoia esquizofrênica, pela mania de levantar falso testemunho contra a Igreja do Senhor Jesus nesta Terra, notadamente a IASD.
      Se vc se acha um louco... aí o negócio é mais sério, né?

      Excluir
  7. Adventistas, tratem do assunto da postagem...

    Ellen White errou, e pronto.

    Fechem os olhos para os fatos e sigam-na.

    Melhor seria aceitar a verdade (Jo 8.32).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luciano. Então para agrada-los nós temos que negar a verdade histórica? Como deve ser do conhecimento deles mesmo, o livro do Sábado para o Domingo é de autoria de quem? não é de um adventista? e por mais que o autor tente apoiar a questão do sábado, ele mesmo não negou que de acordo as pesquisas dele os cristãos já observavam
      o domingo bem antes de Constantino. Ele mesmo não cita as fontes mencionadas neste artigo? e aí? ele também é um perseguidor de si mesmo?

      EGW foi um profetisa de outro mundo! com mais de DUAS MIL "VISÕES", deixou qualquer profeta ou apóstolo no chinelo! na verdade se juntar todos os profetas e apóstolos nem de longe chegam aos pés dela!

      quem faz esta afirmação? "Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma. Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato"

      A gente ta tentando chegar à esta conclusão pesquisando. se os fatos e a história contradiz sua profetisa que culpa nós temos?

      Excluir
    2. Pois então Oliveira (seja bem vindo ao contexto do Blog MCA, me desculpe se já comentou em outra ocasião, não estou lembrado...).

      Interessante que o livro de Bacchiocchi não foi publicado pela Casa, foi? Só exste em pdf pelos sites...mas eles teve participação no Nisto Cremos e o livro sobre aniquilacionismo também tem em português.

      Quando Leandro Quadros me acusou de distorção (em uma certa ocasião) ele teve a "contradição" de escrever:

      "“Desconheço até o momento qualquer fonte primária adventista que afirme ter sido a Igreja Católica quem “inventou o domingo”. Na verdade, a leitura de algumas obras essenciais revelam que mesmo os adventistas sendo convictos de que a observância do domingo esteja intimamente relacionada ao papado (veja-se O Grande Conflito, p.p. 54, 446, 449 e 579), a história da observância do domingo é muito mais abrangente do que isso."

      Excluir
    3. Caro Luciano, obrigado pela receptividade. Amado, os ASD são o cúmulo da contradição. pra você ter uma ideia, eles iam na igreja que congrego simplesmente para anotar os nomes das pessoas que tomavam a decisão para depois eles irem nas casas destes oferecer "estudos" e depois nos acusa de perseguição! são os famosos pescadores de aquário! tanta gente aí no mundão entregue à bebida, drogas e sem nenhum conhecimento de Cristo, e eles concentram suas forças em confundir os novos conversos em outras congregações, muitas vezes levando estas pessoas a não se firmarem nem em um lugar nem em outro e sim a voltarem para o mundão. será que eles acham que Deus não pedirá contas dessas almas?
      Eu, honestamente, não procuro ninguém de qualquer congregação para "convencer da verdade", eu creio que se a pessoa for sincera e no seu íntimo deseja verdadeiramente servir a Deus, o Espírito Santo o convencerá, "e buscar-me-ei e me achareis, quando me buscares de todo o vosso coração". mas é claro que Deus respeita o liberdade de escolha, Deus de alguma maneira lhe revelará, mas a pessoa decidirá o que fazer.

      O problema deles é o telhado de vidro, falaram que todas são filhas da babilônia e hoje que está tudo manifestado, pois não ha nada oculto que não seja revelado, começam a apelar se fazendo de vítima. Não são amantes da verdade? então provem historicamente que este artigo é mentiroso, caso não provem, então deixe o orgulho de lado e falem a VERDADE.

      Excluir
    4. Prezado Luciano,

      Não houve erro nenhum de EGW. A questão é que os escritos dos cidadãos que vc cita no artigo NÃO têm efeitos legais sobre uma igreja como O TEM um decreto de imperador (Constantino, 321 d.C.) e uma decisão de um Concílio, como o de 364 d.C., que tornaram oficial a observância do domingo.

      Os escritos de sua pesquisa, prezado Luciano, apenas indicam o início do processo de dominização do descanso semanal, o qual foi instituído como doutrina oficial em 321 e 364 d. C. Antes dessas datas eram apenas "descansos dominicais informais", quando a igreja começou a aceitar doutrinas pagãs após a morte do último discípulo, no caso João.

      Agora, a Igreja Primitiva, do ano 31 até a morte do discípulo amado, era estritamente obediente às Escrituras Sagradas, ou seja, o sábado é que era observado e não o domingo.
      Se, dentro do período acima, houve algum movimento pró-domingo, era desconhecido dos discípulos já que não há nenhuma menção nas Escrituras a respeito do domingo em substituição ao sábado.

      Excluir
  8. A síndrome de perseguição manifesta-se novamente... vamos tomar remédio gente.

    Ellen White foi desmascarada, os fatos estão aí... aliás, não sou eu o autor da postagem -

    O mito gera dinheiro e sustenta um império... deve ser tratado como divino.

    Não tratam das questões e não confrontam com o que ela escreveu... paciência...

    ResponderExcluir
  9. Desculpe-me amigo Luciano Sena, mas a sua postagem em nada interfere, na harmonia de ensinamento dos livros de Ellen White.

    Até porque o decreto dominical de Constantino é algo histórico. A mudança do sábado para domingo, por parte da Igreja Romana, também é admitida hoje, largamente.

    O domingo foi guardado, oficialmente por um decreto de Constantino e graças a este decreto, a Igreja Romana mudou os cultos de sábado para o domingo.

    É claro que houve uma época onde os cristãos podiam optar em adorar no sábado e no domingo, como de fato isto permanece até hoje.

    Mas foi a própria Igreja Romana quem oficializou o domingo como dia de guarda e os protestantes herdaram este domingo da Igreja Romana.

    Mas o fato de a Igreja Romana, aproveitando-se do decreto de Constantino, transferir os cultos e adorações para o domingo, não faz com que o domingo se torne um legítimo dia de guarda.

    O domingo é um falso dia de guarda, porque o verdadeiro dia instituído e que consta nos mandamentos é o Sábado.

    Olhe na sua bíblia para ver se o quarto mandamento não é o sábado! Olhe na Bíblia Católica.

    Então não há desculpas, os cristãos não tem autorização divina para mudar algo que ELE mesmo instituiu. Também não tem autoridade para acrescentar ou retirar mandamentos.

    Sendo que Ellen White declara que o domingo é um falso dia de guarda, ela está dizendo a verdade. Porque sabemos que o verdadeiro dia de guarda divinamente instituído não é o domingo, mas sim o sábado.

    Os cristãos não deixaram apenas de guardar o sábado, mas também o mandamento que diz para não se prostrar diante de imagens de esculturas.

    Então se guardar o domingo no lugar está certo, então prostrar-se diante de imagens de escultura também estaria.

    Se o quarto mandamento pode ser revogado, significa que o segundo também pode.

    Hoje os cristãos estão adorando a Deus em um dia em que não é dele! O domingo que temos hoje é dos pagãos, pois Constantino protegeu este dia para os pagãos e não para os cristãos.

    Mas os cristãos pegaram carona e tomaram posse deste dia resguardado legalmente e oficialmente, para proteger os seus cultos e transferiram suas solenidades para este dia e abandonaram o sábado. Pelo menos a maioria abandonou o sábado, e os que se recusaram, foram perseguidos e dizimados.

    Domingo nunca foi dia oficial de culto e adoração para os cristãos, mas para os pagãos. Constantino resguardou este dia para os pagãos e não para os cristãos.

    Os cristãos apenas decidiram passar fazer seus cultos também neste dia, aproveitando o resguardo de Constantino.

    Ou seja, aqueles que passaram a guardar o domingo, como dia oficial de culto procederam como "marias-vai-com-as-outras".

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Constantino, ao contrário, houvesse decretado a guarda oficial do dia de sábado, o que acha que aconteceria?



      Não seria que os pagãos é que mudariam seu dia de culto para o sábado e hoje estaríamos todos guardando o sábado Bíblico em homenagem ao Deus Criador dos céus e da terra e libertador do SEU povo?



      A quem estamos homenageando no domingo? Será que é mesmo a ressurreição de cristo? Ou será que é um respeito ao papado que ordenou a igreja a também guardar o domingo como dia oficial de culto, deixando de lado o sábado?



      Será que Constantino e o Papado atenderam aos interesses de Deus ao institiuir o domingo como o dia de culto religioso? Ou será que atenderam aos seus próprios interesses?



      Portanto se hoje os dominguistas têm o domingo como dia de culto oficializado, devem isto a Constantino e ao papado, que resguardaram devidamente o domingo na lei e onde o papado por seus poderes adquiridos propagou isto a todo o mundo, propiciando que o domingo se tornasse um dia de guarda mundial ao invés do sábado de Deus.



      E o domingo é um dia de comemoração ao poder conferido ao papado de mudar os planos de Deus, interferir nos tempos instituindo dias santos



      O papado é tão autor do domingo quanto é dos demais feriados. E o domingo é isto, apenas mais um feriado, um feriado semanal.



      O que os dominguistas não fazem no domingo?! Apenas as coisas que não fazem em qualquer outro feriado!



      E o papado imitou a Deus.



      Antes havia um israel guardando o sábado e vários outros dias festivos, ao estilo do sábado.



      Hoje há um mundo comemorando domingo e vários outros dias festivos ao estilo do domingo.



      Dizem que é a nova aliança, mas qual? Aquela entre Igreja e Estado?



      Hoje a comunidade cristã usufrui das conquistas do Papado, graças à ele tem hoje muitas de suas doutrinas. Além de um dia de culto resguardado em todo o mundo, um dia para descansar.



      Um falso dia de guarda que imita o sábado, onde todos podem se dedicar aos seus afazeres comuns e aos seus interesses pessoais.



      O dia de Deus foi substituído pelo dia do homem.



      Domingo, um dia de descanso em homenagem ao homem que trabalhou durante toda a semana, onde o homem pode descansar.



      Sábado, um dia de descanso em homenagem ao Deus que trabalhou durante toda uma semana, onde Deus pôde descansar.



      O sábado é graças a Deus, mas o domingo, graças a Constantino e ao Papado.

      Excluir
  10. "O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em Horebe.
    Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos." Dt. 5:2-3.
    "E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal ente mim e eles; para que soubessem que eu sou YHWH que os santifica." Ez. 20:12 e 20:20.
    "Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será sábado santo, o sábado de repouso à YHWH; todo aquele que fizer qualquer trabalho MORRERÁ. NÃO ACENDEREI FOGO em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado."
    O contexto deste mandamento do sábado, é a construção do tabernáculo. Mesmo este importante projeto para Deus, deveria para no dia do sábado. Nem mesmo esfregar gravetos, ou bater em pedras para acender fogo era permitido para se aquecer. A transgressão, era ser punido com a morte. Se o mandamento do sábado fôsse aplicado às companhias elétricas e de gás iria começar a causar sinistros resultando em algo bem mais grave.
    Em Levítico 23, o sábado é sómente o primeiro de muitas festas igualmente importantes, e santas convocações que o Senhor deu SÓMENTE A ISRAEL. Começando com o sábado semanal, o capítulo progride para as festas sazonais requeridas e seus dias de sábado.
    Na realidade, o sábado era o coração de um estrito convênio
    entre o Senhor e Israel. Ez.20:12.
    "Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor, qualquer que no sábado fizer algum trabalho, CERTAMENTE MORRERÁ.
    Guardarão, pois, o sábado OS FILHOS DE ISRAEL, celebrando o sábado nas suas gerações por aliança perpétua.
    ENTRE MIM E OS FILHOS DE ISRAEL será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se." Êx.31:15-17.
    Conforme Êx. 31:15-17, os modernos observadores do sábado quase sempre pecam contra a descrição ORIGINAL para a observância do sábado, por não ter completo descanso. Entre os zelosos adventistas, o sétimo dia é frequentemente o menos repousante e o mais ocupado dia da semana. Suas muitas atividades no sábado fazem que eles e outros TRABALHEM para manter os serviços de toda a organização, incluíndo rádio e televisão.
    "Qualquer que fizer algum trabalho no dia do sábado, MORRERÁ."Êx.35:15. A QUEBRA do sábado era punida com a MORTE. Pergunto: É válido o mandamento do sábado na nova aliança, e a penalidade por violá-lo não? Como vai haver separação entre o mandamento e a PENA por transgredi-lo? Continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Também seis anos semearás tua terra, e recolherá os seus frutos;
      Mas ao sétimo dia a dispensarás e deixarás descansar, para que possam comer os pobres do teu povo, e da sobra comam os animais do campo. Assim farás com atua vinha e com o teu olival. Seis dias farás os teus trabalhos, mas aos sétimo dia DESCANSARÁS, para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.Êx.23:10-12.
      "Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás."
      O mandamento do sábado é RODEADO por vários juízos, estatutos e ordenanças participando de OUTROS mandamentos, tais como o primogênito e as festas anuais, tornando-o INDIVISÍVEL do resto da lei.
      "Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
      Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus, não farás NENHUMA OBRA, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu SERVO, nem a tua SERVA, nem o teu animal, nem o teu ESTRANGEIRO, que está DENTRO DAS TUAS PORTAS." Êx.20:10, primeira parte.
      Está bem claro que o mandamento para a obsevância do sábado, era válido sómente dentro dos limites de Israel. Este mandamento não tem NADA a ver com os gentios, nem foi lhes imposto pelos apóstolos na nova aliança. É só ler o conteúdo deste mandamento e logo se vê que ele não poderia pertencer a "Lei Eterna de Deus." O próprio mandamento tem caráter ritualístico, pois está elencado entre as festividades judaicas de Levítico 23, como admite a escravidão, sendo portanto de índole transitória.
      Os adventistas tem a ilusão de que observam o sábado biblíco, mas estão longe de fazê-lo acomodando-o à seus desejos carnais, ou seja, de serem vistos como os paladinos da "Lei de Deus", e ao mesmo tempo escaparem do rigor da lei, incluíndo sua punição, pois quem tropeça em um mandamento se faz culpado de TODOS os 613, incluíndo o de se omitir em aplicar a pena de morte aos violadores de sábado. Não brinquem de igreja. Se quiserem se assumir como legisladores da lei, apliquem também a pena correspondente aos transgressores dentro das portas sabatistas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pois é, Paulo Cadi, é lamentável como eles ignoram e torcem as Escrituras em nome de quem servem. O texto que o senhor citou de Dt 5.2-3 e juntando com Gl 3.16,17, deixa claro a questão da lei.

      O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em Horebe. Não com nossos pais fez o Senhor ESTA ALIANÇA, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.
      Deuteronômio 5:2-3

      Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
      Gálatas 3:16-17

      Àquela aliança foi algo restrito aos israelitas, nem com os patriarcas, nem com os gentios.


      Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
      Gálatas 3:8

      Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
      Gálatas 3:19
      De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
      Gálatas 3:24
      Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
      Gálatas 3:25-27
      E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
      Gálatas 3:29

      Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
      Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
      Gálatas 4:4-5
      Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
      Gálatas 4:9-11

      Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
      Romanos 7:6

      A lei de Cristo é o amor, e Paulo deixa claro que esse amor é algo que tem nos mover, é algo que tem que estar profundamente arraigado em nós, é algo que só quem tem o Espírito de Deus pode verdadeiramente e biblicamente cumprir.

      Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
      E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
      Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
      1 Coríntios 13:1-7

      Excluir
    4. Oliveira, é interessante ver como Whote manipulou (com a ajuda de seu anjo "guia"), os textos relacionados a observância do sábado, dados estritamente para Israel!
      O único mandamento que não foi dado a Igreja gentia, é exatamente o carro chefe do sabatismo. Toda esta ênfase que os sabatistas dão a observância do sábado aos gentios, é completamente inexistente nos escritos do novo testamento, o que deveria haver, se a observância do sábado fôsse o sinal entre Deus é sua Igreja, na nova aliança. Mas sabemos que é o Espírito Santo, o sinal de Deus aos crentes. Ef.1:13 e 4:30. Deus lhe abençõe!

      Excluir
    5. Em resumo, Deus deu o sábado para israel e o domingo para o resto da humanidade?

      Errado, porque o sábado foi dado ao homem, por meio de adão e Eva.

      O sabado foi novamente lembrado em Êxodo 16, antes da entrega dos mandamentos à Israel.

      Foi incluido no 4º para ficar explícito de que é tão eterno quanto as outras demais 9 ordens dadas por Deus.

      Êxodo 20:10 afirma que o sábado é o 7º dia da criação onde Deus abençoou, santificou e o separou como dia de descanso.

      A Bíblia também diz que guardar os mandamentos é dever de todo homem.

      "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem"

      A Bíblia também diz que o sábado foi feito por causa do homem e não por causa dos judeus ou dos israelitas.

      E a aliança de Deus e a guarda dos mandamentos também estavam disponíveis aos estrangeiros.

      A Bíblia diz que Abraaão guardou os mandados, preceitos, estatutos e as leis de Deus.

      A Bíblia diz também de que no céu, de uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda carne irá adorar perante ele.

      Jesus também se preocupou com a guarda do sábado por parte dos cristãos, em uma profecia que ocorreria vários anos depois quando da invasão de jerusalém.

      E o novo testamento cita várias ordens de Cristo dizendo para guardar os mandamentos de Deus. Naquela época, o único dia de guarda que havia nos mandamentos era o sábado.

      No livro de apocalipse, que fala sobre o tempo do fim, por várias vezes é dito que a perseverança dos santos se constituem naqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

      Ou seja, no tempo do fim, haverão ainda pessoas que não se esqueceram dos mandamentos, aos quais são chamados de santos.

      Então, dizer de que os mandamentos de Deus eram apenas para os israelitas é uma aberração teológica e que deve ser abandonada.

      Excluir
  11. O ASD tem uma farmácia que no sábado não funciona. mas no sábado seu filho adoece e ele não tendo o remédio em caso vai compra-lo. ao encontrar uma farmácia aberta eles diz: oh, que bom! graças a esse profanador de sábados meu filho ficará melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estais levantando falso testemunho, pois os adventistas trabalham até mesmo em hospitais no dia de sábado. Em Loma Linda e San Martin onde mais de 80% da população é adventista, há farmácias e hospitais funcionando no sábado.

      Então devemos tomar cuidado e checar o que vamos dizer, para não corrermos o risco de transgredir o mandamento que diz para não levantar falso testemunho contra o próximo.

      E os adventistas não consideram errado trabalhar no sábado como voluntários ou em causas que atendam as necessidades do ser humano, damos muita importância à saúde e bem estar do corpo. Se um adventista quiser abrir sua borracharia no sábado para atender de forma voluntária pessoas muito pobres, consertando seus carros, poderá fazê-lo, mas não poderá cobrar, pois deve ser um trabalho voluntário.

      No sábado fazemos campanhas onde barbeamos, cortamos cabelos medimos pressão de nossos irmãos, além de prestar vários outros serviços.

      Excluir
  12. O fato deles criam tantos artifícios como lei moral, lei cerimonial, lei de Deus, lei de Moisés, mandamentos, ordenanças, sábado moral, sábado cerimonial... tudo isso para de alguma maneira justificar o sábado para os gentios, só denunciam e confessam abertamente o que é patente, não ha fundamento bíblico para tal. Outro dia vi num vídeo, Leandro Quadros falando que nos evangelhos não havia esta ordenança porque era chover no molhado, que os judeus naturalmente guardavam o sábado. ok, mas quero saber por que também nenhuma apóstolo fala nada sobre o sábado para os gentios, ou vão dizer que era algo natural entre os gentios também? por que os apóstolos falam dos mais variados assuntos e não falam nada sobre o sábado? se fosse algo observável entre os gentios, será que não haveria nenhuma dúvida sobre a forma de cumpri-lo? os gentios tinham problemas/dúvidas sobre diversos assuntos, mas o sábado não! não! todo mundo era unanime e perfeito neste ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é uma inverdade, porque a separação da lei em cerimnoial, moral e judicial foi feita por protestantes muito antes de existir a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

      Esta separação está presente de forma abrangente, inclusive na comunidade católica.

      Novamente peço que cheque suas informações, para não acabar levantando falsas afirmações. Hoje, até mesmo teólogos presbiterianos, inclusive através de livros fazem esta separação.

      Se o amigo lesse obras presbiterianas, perceberia que há autores que assim como os adventistas defendem que Paulo havia se referido a estas leis cerimonias.

      Digo então ao amigo, que o amigo não sabe o que está dizendo.

      Excluir
    2. claro que sabemos que tem mandamentos com caráter moral, cerimonial, etc. a bíblia quando se refere a Lei, Lei de Moisés, Lei de Deus, Lei do Senhor estava se referindo a Torá.
      O amigo não responde nada, fica querendo diminuir as pessoas, expressando como muitos o verdadeiro espírito adventista. Se saber o que está dizendo, é saber de acordo a sua ótica, não faço questão. Eu não aluguei meu cérebro.

      Excluir
    3. O que o amigo queria? Disse: "não ha fundamento bíblico para tal", mas não citou versos bíblicos! Por que não há fundamento Bíblico?

      Se o amigo não mostrar tais fundamentos, não há o que responder. como o amigo mesmo disse e se conhece o caráter dos mandamentos,

      E veja que o amigo exige uma passagem que se ordene explicitamente a guarda do sábado, mas segue um domingo onde não há passagem alguma explícita!

      Os dominguistas usam como argumentos passagens que "parecem" sugerir reuniões de guarda do domingo. Mas rejeitam passagens explícitas que mostram com todas as letras, a guarda do sábado.

      De modo que realmente, falar acerca do sábado, é chover no molhado. O Antigo testamento está cheio de ordens e no novo testamento há uma grande quantidade de exemplos.

      Sábado, sábado, sábado, é o que se ouve também no Novo Testamento, mas não se ouve a palavra domingo!

      Aliás, quem deu o nome de Sábado ao sétimo dia foi o próprio Deus, mas que foi que deu o nome de domingo ao primeiro dia da semana?

      E a ótica, pela qual se afirma os ábado, são versos da escritura, mas e quanto ao domingo?

      Precisa que um pastor diga que, depois do fechamento da bíblia se convencionou dar o nome de domingo ao primeiro dia da semana. Daí precisam então explicar uma doutrina, que não tem na bíblia, sobre uma páscoa semanal. E ainda explicar a promulgação do domingo como dia de guarda. E ainda explicar como e porque se deu a trasnferência das solenidades do sábado para o domingo e porfim, explicar o porque de o sábado ter sido abolido, tendo nós hoje então o domingo como dia único de guarda!

      Veja que isto não está na Bíblia! Mas está na história!

      Então esta ótica, de adotar convenções humanas, suposições e o que diz o pastor não é algo que possa ser visto como superior à ótica das escrituras.

      Então é claro que quando uma religião faz da bíblia sua única regra de fé, ela naturalmente abandona o domingo e por que?

      Simplesmente porque a Bíblia não dá base para toda esta explicação acerca do domingo. Não fala de onde veio o domingo, nem como foi mudado, nem porque foi mudado, quando começou a ser guardado, porque começou a serguardado.

      Todo o doutrinariamento acerca do domingo é baseado em suposições.

      E a coisa complica quando olhamos a história e os documentos e percebemos que há registros sobre o domingo, porém, nada animadores.

      Todos que guardamos um dia, alugamos nossos cérebros, quem não alugou para a bíblia, alugou para algum pastor.

      Faça um teste. Evangelize alguém que nunca tenha tido contato com religião, entregando-o somente a bíblia e depois pergunte a ele se o dia de guarda é o sábado ou o domingo?

      O que acha que a pessoa vai dizer?

      De que foi instituído o domingo como dia de guarda, como a páscoa semanal, e que as solenidades do sábado foram transferidas para este dia e em seguida o sábado foi abolido?

      Ou será que ele vai perguntar:

      Domingo? O que é isso?

      Excluir
  13. Poderia um profeta comercializar um dom dado por Deus? Faz sentido a profetisa da Igreja Adventista tornar seu dom uma fonte de renda, recebendo direitos autorais que em muito ultrapassavam o salário de um líder denominacional? Seria moralmente correto repassar esse direito autoral a filhos, netos e bisnetos que nada tiveram a ver com o dom que ela dizia possuir?

    esta pergunta é de um ex-ASD. realmente, hein? esta pergunta é desconcertante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo alertar que mais uma vez o amigo está levantando falso testemunho.

      Ellen White financiou a impressão de suas obras utilizando seu próprio dinheiro. A jardineira Ellen White, também ergueu hospitais com o uso do dinheiro provindo do pomar.

      Os direitos autorais, não impediam que as obras pudessem ser adquiridas gratuitamente.

      E suas obras ficaram nas mãos de irmãos encarregados de proteger tais obras. Os direitos autorais passaram para seus filhos, porque a lei sempre foi assim, onde os direitos autorais são repassado aos filhos após a morte do escritor.

      Um dos filhos de Ellen White foi para a áfrica trabalhar como missionário, dois morreram e um se tornou pregador (vivia do salário que recebia da igreja) e isto, antes da morte de Ellen White.

      As obras de Ellen White ficaram então nas mãos dos guardadores, onde criou-se um museu. Desde sempre muitas cópias são entregues gratuitamente e hoje, milhões de são entregues em cada campanha e são os próprios adventistas que compram e distribuem estes livros, gratuitamente.

      Ninguém ficou rico às custas das obras de Ellen White, nem ela mesma que acabou com uma enorme dívida onde teve muita dificuldade em pagar.

      O amigo deveria então verificar as informações antes de falar do que não sabe. O amigo está dando um mau exemplo ao espalhar boatos sem checar para ter certeza sobre se constituem ou não à verdade.

      Ellen White era viúva e sobrevivia do seu pomar, cuidava muito tem dos seus empregados e em certa época chegou a hospedar 30 crianças em sua casa. Financiou os estudos de jovens, como Kellog que se tornou um grande médico.

      Excluir
    2. É notável a sua devoção por aquela mulher. mas o que eu disse, como você confirmou, é verdade. deve ser difícil pra você lhe dar com isso. Mas a profetisa a quem você serve é comprovadamente plagiadora, mentirosa e falsa profetisa. Ou você aprende a conviver com isso ou é melhor dar um jeito de ir pra um daqueles "planetas" que estão no universo de fábulas e ficção da mente lesada dela.

      Excluir
    3. Mudou de postura? Deixou de lado a aparência de questionador sincero?

      E agora parte para provocações?

      Ora, ora, que espírito mais cristão hein!?

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/

      É com estes que eu gosto e tenho mais costume de debater, venha para meu blog, lá teremos liberdade para debater ao nível que o amigo deseja.

      Fica o convite!

      Excluir
    4. ´é com esses que eu gosto de debater'... Sr Adventista, 'lá teremos a liberdade', aqui não tem? kkkk

      Excluir
  14. Oliveira, é que o Dom é da Igreja Remane$cente...

    Eu também acho engraçado é que sai tanto livros remanufaturados de outros... Ellen White parece que ainda escreve do túmulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen White deu autorizações para fazer compilados de citações de seus livros e também de seus manuscritos através de cartas, recomendações e outros documentos. Assim, surgem livros especializados assunto específicos.

      São milhares de páginas de manuscristos guardadas em um cofre contido em um museu, dirigido pelo Centro White de Pesquisas.

      Excluir
    2. Açõe$ na Bol$sa para quando os adventistas casarem dos mesmos livros... daí aparecerá a Voz da Profecia inédita...

      Excluir
  15. Constantino reconhecer uma pratica que originou na igreja apostolica, pratica esta registrada no novo testamento (Atos 20.7), não faz dele alguem que mudou o sabado para o domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Constantino não reconheceu uma prática apostólica, ele resguardou o dia de culto ao pagãos. Os documentos são bem claros em definir de que todos deveriam cessar suas atividades no honorável dia do sol, sob pena inclusive de morte.

      Ficou uma situação muito desconfortável para a igreja que acabou tendo que no mínimo respeitar o decreto e guardar também o domingo pagão.

      No final das contas os cristãos se acostumaram com o domingo e o papado então decidiu transferir as solenedades de culto oficialmente para o domingo usando de sua suposta autoridade como intercessor entre Deus e os homens, como Vigário Filho de Deus.

      Ou seja, Constantino não se preocupou com dias cristãos e nem levou o sábado em consideração. Os cristãos tinham então que deixar de trabalhar em dois dias da semana.

      A igreja aceitou a autoridade do Estado e também do Papado e adotou finalmente o domingo como dia de culto, que deixou de ser tão somente como um dia comemorativo para ser o dia oficial de culto.

      E a profecia é clara em definir que o Chifre pequeno de Daniel (Roma Papal) mudaria os tempos e as leis, magoaria os santos e os perseguiriam por certo tempo.

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2013/11/biblia-facil-daniel.html

      E Atos 20:7 fala de uma reunião, para partir o pão (da tarde, janta), depois de Paulo ter chegado de viagem. Estava ele e alguns amigos, não fizeram orações nem culto.

      Além do que há vários versos de Atos que mostram os apóstolos, inclusive Paulo, de fato continuando a guardar seus cultos no sábado:

      E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Atos 13:44

      E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; Atos 13:14

      E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. Atos 13:42

      E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. Atos 16:13

      Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. Atos 15:21

      Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados. Atos 13:27

      E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56

      Mandamento que era guardado também por Jesus:

      E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. Lucas 4:16

      A Thorá continouou sendo lida e ensinada aos gentios:

      Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. Atos 15:21

      Ou seja, diferente da teoria do domingo que se baseia em um texto nada explícito e nada satisfatório, a bíblia apresenta diversos textos sobre o sábado, de forma explícita, indicando que os apóstolos e os seguidores de cristo, bem como a comunidade gentia cristã, continuou utilizando o antigo testamento em seus cultos e praticando a guarda do sábado como dia oficial de culto.

      Esta é a verdade.

      Excluir
  16. Sr Adventista, Atos é um período de transição. Note que ali até mesmo fala de alguns rapando a cabeça e cumprindo um voto.
    Além disso, o foco é evangelístico.
    Os textos do dia do Senhor não são claros? Tire o óculos de Ellen White e verás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claros como? Cadê o verso que indica uma simples oração sendo feita no domingo? Um verso dizendo de que se levantavam para ler no domingo? De que se pregava a judeus ou a gentios no domingo?

      De que entravam em alguma sinagoga para ensinar ao domingo?

      O que a bíblia mostra no verso citado pelo amigo gregor logo acima é de que no domingo, não deixavam de partir o pão. Desde quando partir o pão é culto? Hoje quando parto meu pão junto a irmãos para comer, o máximo que fazemos é uma oração agradecendo pelo alimento. Desde quando se tem o costume de fazer o culto solene em uma mesa enquanto se janta?

      E a qual dia do Senhor o amigo se refere?

      Porque temos o Santo Dia do Senhor (Isaías 58:13-14) e este aqui:

      Amós 5:18
      1 Tessalonicenses 5:2
      Sofonias 1:14
      Isaías 13:6
      Amós 5:20
      Atos 2:20

      Sim amigo Luciano Sena os textos do dia do senhor são claro, dizendo de que Santo só há um, aquele que foi abençoado e santificado.

      E lhe devolvo com a mesma afirmativa, os textos do Santo Dia do Senhor, o sábado, são claros, explícito, diretos e com base nos mandamentos, na criação do gênesis, no costume de Jesus, dos apóstolos e dos discípulos de Jesus.

      E se o domingo se tornaria o dia de guarda dos cristãos, por que cristo então disse, acerca dos cristãos que estariam em Jerusalém vários anos mais tarde: "E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;"?

      Ué Cristo não previu que o domingo é que seria o dia de guarda para aqueles cristãos no futuro? Então por que foi que ele disse aquilo ao invés de dizer: E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no DOMINGO?

      E mais uma coisa: João recebeu a visões para o tempo do fim que diziam:

      "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus"

      "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo."

      "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas."

      (...)

      Excluir
    2. Pergunto se naquela época já havia um domingo ocupando o lugar do sábado no 4º mandamento?

      Difícil hein!? Porque a única bíblia que havia na época era o Antigo Testamento, o Novo Testamento só foi escrito vários anos mais tarde. E no antigo testamento o que está escrito é o Sábado.

      E vem aquelas perguntas: Deus instituiu o domingo? Escreveu-o com seu próprio dedo? Deus abençoou o domingo? Santificou o domingo?

      Jesus pediu para comemorar sua ressurreição no domingo? Há alguma carta de Paulo orientando os cristãos a guardarem o domingo ao invés do sábado!?

      As cartas de Paulo relatam alguma contenda acerca do sábado versus domingo?

      Se por questões mínimas de comida ou cerimônias, houve todo aqueles problemas, por que não houve o mínimo de contendas acerca da queda de um dos mandamentos? A maioria dos conversos naquela época ainda eram judeus! Os próprios apóstolos eram judeus e viram Jesus guarda o sábado, e a simples questão da circuncisão causou o maior problema, mas a questão do domingo todos aceitaram numa boa?

      Transição!!!??? Conte-me outra amigo Luciano Sena!

      O que a bíblia mostra são os apóstolos e os demais discípulos guardando o sábado numa boa.

      E vem outras perguntas! Se o domingo viria para ocupar o lugar do sábado, por que então Cristo perdeu tempo ensinando a guardar o sábado corretamente?

      Porque ensinou a fazer o bem no sábado?

      E por que a bíblia não incluiu exemplos de Jesus curando no domingo? Por que não demonstrou as bênçãos deste dia?

      Em tantas profecias do antigo testamento e em tantas parábolas e profecias de Jesus por que, não há revelação de um dia que se tornaria tão importante quanto o domingo? E por que há, do contrário, uma profecia dizendo para os cristãos, que estariam anos no futuro, em Jerusalém, que se preocupassem com o sábado mesmo durante uma fuga?

      Ué Jesus previu que Jerusalém seria invadida, mas não previu que o sábado seria trocado pelo domingo?

      A Bíblia se harmoniza desde o gênesis até o apocalipse, com o sábado como dia de guarda.

      Tirar óculos? Para ver o domingo?

      Será que se eu tirar realmente os óculos vou encontrar na Bíblia uma autorização para se trocar o sábado pelo domingo?

      Excluir
  17. Poulo Cadi,,

    O irmão guarda o mandamento “honra a teu pai e tua mãe” (Êx 20:12). Mas por que você não apedreja aos membros de sua igreja que dizem palavrões aos pais? Não o faz porque sua obediência nada tem a ver com a maneira como a cultura dos dias de Israel punia aos transgressores.

    Veja:: Tente Refutar !!!!

    http://novotempo.com/namiradaverdade/se-voces-adventistas-dizem-nem-um-i-ou-til-sera-tirado-da-lei-por-que-voces-nao-apedrejam-seus-membros-que-sao-pegos-trabalhando-no-sabado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora a TORAH virou "cultura"? A lei é UNA. Quando Tiago, no capítulo 2 se referiu a lei ele estava abrangendo TODA A LEI com todas as suas injunções. Veja em Mateus nos capítulos 5 até o 7, se Jesus fez DISTINÇÃO entre lei moral e cerimonial. Não o fez. Porque? É que TODOS os mandamentos da lei, até mesmo os chamados cerimoniais, estão CARREGADOS de MORALIDADE por causa do objetivo ao qual foram destinados.

      Excluir
    2. Só rindo, Paulo. o papagaio vem, fala uma besteira dessa e ainda vomita: tente refutar

      "cultura"!! os líderes devem ri alto desses coitados. mesmo sendo descaradamente manipulados e alienados, ainda os fazem se sentir superiores.

      Excluir
    3. Mais uma coisa: Você perguntou porque eu não apedrejo os membros da minha igreja que dizem palavrões aos pais;

      Ora, eu não sou promotor da lei como vocês. O que eu tenho a ver com isso? Todo o mandamento da lei tem sua penalidade. Você não pode separar um do outro. A lei é como fios entrelaçados; se você mexe em um acaba com o resto.

      Querer ter só a parte da lei que lhes convém, é cometer a TRANSGRESSÃO da própria lei que PROÍBE tal atrevimento.

      Excluir
    4. Oliveira, quando a lei dá meia volta e pede contas aos sabatistas, eles viram de costas prá ela e se transformam em promotores da "cultura!" É a velha e boa conveniência!

      Excluir
  18. Sétimo Dia, o Sábado !!!
    O amigo poderia me dizer baseado em que Israel punia os transgressores? de onde veio tais instruções?

    ResponderExcluir
  19. Na conclusão do livro de Levítico o autor escreve:
    Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.
    Levítico 27:34

    quem ordenou? ordenou o quê? quais são estes mandamentos?

    ResponderExcluir
  20. Uma coisa aprendi, a teologia adventista da Lei, semelhante com a posição reformada, tem uma objetivo único - promover o sábado. Não existe unidade geral, mas intenção especifica, o sábado.

    No sistema adventista, o sábado veio primeiro, via Ellen White, depois a doutrina da continuidade pois essa 'serviria' aos seus propósitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "No sistema adventista, o sábado veio primeiro, via Ellen White"

      Mais uma falsa afirmação de alguém não conhece o adventismo:

      https://www.youtube.com/watch?v=Tbqhb5HWauE

      Excluir
    2. Mais uma acusação de quem é apaixonado... 'tudo pelo adventismo, nada pela verdade'.
      Conheço bem a história dessa doutrina no seio adventista... mas ela só entra no Adventismo por meios das visões de Ellen White...

      Por um lado isso orgulha vcs, por outro, tentam maquiar essa realidade, para dizer "somente a Bíblia".

      A velha falsidade adventista. Pior, engana a muitos incautos...

      Excluir
    3. Então o amigo terá que apagar Bates da história, aquele que convenceu Ellen White e seu esposo sobre a verdade do sábado.

      E se o sábado fere o "somente a Bíblia" pelo fato de ter sido apoiado por Ellen White, demonstre de que forma.

      Acaso seria pelas informações históricas?

      Que tipo de informações o amigo colocou neste artigo? E no que os guardadores do domingo tem embasado sua fé?

      Estranho o amigo criticar os adventistas pelo sábado contido nos livros de Ellen White, enquanto apresenta livros apócrifos para embasar o seu domingo, não?

      E na TV Novo Tempo, será que vemos pastores precisarem de livros apócrifos ou mesmo de Ellen White, para explicar a guarda do sábado bíblico?

      Excluir
  21. Orem por sabedoria e parem de discutir!!

    ResponderExcluir
  22. Que dizer Paulo Cadi que a Lei só serve para punir os adventistas ??? Engraçados vocês kkkkkk....Você (Cadi) Pula lá longe pra não cair no fogo, esperto em...

    Usei o mesmo raciocínio que você usou .. Transgressão do sábado e as suas penas.. Transgressão do quinto mandamento e as penas ....

    Se vamos matar hoje alguém que viola o 4° Mandamento, vamos também matar aquele que viola o 5° Mandamento... E assim vai........................................................

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Perguntemos a uma autoridade sobre o assunto:

      http://www.youtube.com/watch?v=TH_XMZVIvzw&feature=player_embedded

      Excluir
    2. Não me faça rir Sr Adventista... imagino se a ICAR presunçosamente dizer que não existe um trecho na bíblia que confirme os 27 livros do NT que só foi a ICAR que escolher, acho que irá jogar a bíblia fora, pois vaia acreditar na presunção...

      Excluir
    3. Bem amigo Luciano Sena, aproveite então a oportunidade para ganhar aquele pomposo prêmio e mostre enfim a ele onde está na Bíblia a autorização para a mudança do dia de guarda do sábado para o domingo!!

      Excluir
  24. Estimados Comentaristas.
    Paz seja convosco
    Podemos observar que depois da ressurreição do Senhor muitas atitudes dos discípulos mudaram, vejamos:


    a- Jesus ressuscitou no Domingo Mc.16.2;Mt.28.1; Lc. 24.1;
    b- Apareceu diversas vezes aos dicípulos Jo.20.1,11,18,19,26; Mt.28.1,8-10; Lc.24.3-15, e
    c- Jesus enviou o Espirito Santo no dia de Pentecostes-Domingo Lv.23.15,16,21;At. 2.1-4;
    d- O Domingo consumou a obra da redenção, enquanto que o Sábado a obra da criação.( é lógico que na Sexta-feira foi o dia da morte, mas era necessário que Jesus ressuscitasse.)
    e- A Igreja primitiva celebrava Santa Ceia no Domingo At.20.7 e separava ofertas neste dia 1 Co.16.1-2, pois o Domingo passou a ser chamado de o Dia do Senhor Ap.1.10, pois era o dia o qual O Senhor Ressuscitou e no qual os discípulos se reuniam.
    f- No Domingo quase 3.000 almas se converteram At.2.41.
    g- O Sábado foi um dia de obrigação legal e o Domingo era um dia de reunião. Culto e serviço voluntário.
    OBS: NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS SE REUNIAM TODOS OS DIAS PARA CULTO !!! NÃO TINHAM O DOMINGO COMO DIA DE REPOUSO OBRIGATÓRIO COMO SE FOSSE UM SÁBADO.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, não passaram a trabalhar no sábado, passando a folgar no domingo. Então continuaram a guardar o sábado.

      Retirar o sábado dali significaria trabalhar em todos os dias da semana, mas com que propósito?

      E realmente estas atividades demonstradas no primeiro dia da semana não tinham propósito de culto.

      Em contrapartida:

      Os versos de Atos mostram os apóstolos e os discípulos fazendo seus cultos no sábado, logo:

      O sábado continuou sendo o dia de culto e repouso obrigatório até o fechamento das escrituras.

      Fim da explanação.

      Excluir
    2. Estimado Sr. Adventista
      Paz de Cristo
      Todas as atividades relacionadas em nossa postagem acima são manifestações de culto ao Senhor Deus.E eram realizadas no Domingo, após a Ressurreição do Senhor em Seu Corpo Glorificado.
      Maranata!!!
      Wilton

      Excluir
  25. A igreja judaica crista, ou seja judeus convertidos na liderança de Tiago continuaram a guardar o sabado a sacrificar animais e os demais precitos da lei (At 21.20). Todavia os gentios que se convertiam não foram imposto que guardassem (At 15; 21.25; Rm 14.5-6; Col 2.16). O fato é que os judeus-cristão continuaram guardando, porem os gentios-cristão não; como o primeiro dia da semana apos a ressurreição de Cristo passou a ser um dia especial, dia este até mesmo profetizado em Salmos 118.22-24, os apóstolos junto com a igreja tiveram este dia como dia especial para se reunirem (At 20.7). Este mesmo dia recebeu no mome de "Dia do Senhor"(Ap 1.10). Se houve uma mudança do sábado para o domingo isso ocorreu na própria igreja apostólica relatada no Novo Testamento, sendo assim a mudança se encontra no novo testamento.

    ResponderExcluir
  26. Precioso irmão gregor
    Feliz Natal
    Deus seja glorificado por teu precioso comentário.
    À Ele o louvor
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  27. Sr Adventista, vai jogar sua bíblia fora?

    Ouvi um vídeo (só te o áudio) da palestra do sr Rodrigo Silva. Deprimente ouvir ele justificar, contra a acusação de que a trindade foi inventada por Constantino os pais da Igreja ... disse ele: antes de Constantino a igreja já ensinava a trindade!

    Interessante... interessante... como um cara tão inteligente é tão incoerente... submissão a Ellen White, é a única resposta.

    A fraqueza do argumento dele é patente. Diz ele que o domingo foi decreto... a trindade foi um Concílio. Argumenta que se fosse Constantino o pai da trindade teria ele decretado a doutrina. Estranho, ele decretou o domingo ser dia oficial de descanso em Roma POR CAUSA DA IGREJA e não para Igreja...

    Bem sr ASD, fique repetindo então a presunção de Roma...

    ResponderExcluir
  28. E só um detalhe a respeito de seu convencimento relatado acima. Seus comentários são longos demais e não são objetivos. Isso faz com que muitos nem leiam.

    O Sr acha que fumaça para arder os olhos é objeto para contemplar.

    Seja mais sucinto. Escrever muito, ser prolixo, não atrai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então temos uma questão a analisar segundo este comentário do amigo e o comentário do amigo Wilton Villote Rodrigues, logo abaixo.

      Deixando os comentários curtos de lado, a questão é, onde farei estes comentários tidos pelo amigo como longos, e não SE vou ou não fazê-los.

      Excluir
  29. Caro Sr. Adventista
    Deus te guarde de todo tropeço
    O amado do Senhor diz acima em parte o seguinte: Permita-me copiar...
    "deixarei aqui meu blog, para que os participantes, possam visitá-lo usá-lo de forma irrestrita.

    http://novamenteadventistas.blogspot.com.br

    Lá tratarei dos artigos do amigo.

    Lá usarei do modo como estou acostumado e poderei ripostar os artigos do amigo, peço então que não confunda a forma como abordarei os artigos lá, da forma como tenho abordado aqui.

    Continuarei comentando aqui de forma mais comedida e com a forma respeitosa de sempre."

    Sinceramente e com todo respeito que tenho pelo amado, se for legal não vejo uma atitude moral de fazer o que estas declarando.
    A origem dos assuntos deste blog. que tem o amado como participante ativo e sempre bem-vindo, como o irmão Luciano já declarou, devem ser motivados as pessoas virem debater AQUI.
    Percebo que os focos dos assuntos vez ou outra é desfocado. O Tema é um questionamento e precisamos chegar a um denominador comum.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Estive fora por uns dias, mas estou de volta.
    O sr Adventista me convidou a ver o blog dele para quê? pra ler esse tipo de coisa?


    "Somos um povo adventista, Cristãos honestos e vistos como bom exemplo dentro da sociedade. Temos por profetiza, uma mulher caridosa que foi mansa e humilde, que ajudou a construir igrejas, hospitais, escolas e sanatórios além de ajuar muitas crianças e orfanatos.
    Nossos pastores são humildes e mansos, profundos adoradores do Deus vivo. Nossas escolas são exemplares, nossos hospitais, admiráveis, nossas igrejas, belas e confortáveis. Somos um povo abençoado.
    Entregamos nossos dízimos, damos nossas ofertas, fazemos trabalhos missionários, damos estudos bíblicos, oramos com as famílias, ajudamos os necessitados inclusive através da ADRA.
    Guardamos o Santo Dia do Senhor e nos abstemos das coisas prejudiciais. Não fumamos, não bebemos, não comemos alimentos danosos e sobretudo, amamos ao nosso Senhor Jesus Cristo, filho do Deus Pai e fazemos tudo quanto ELE nos ordenou.
    Somos um povo alegre e cativante que gosta de cantar e louvar ao nosso Deus, que gosta de se unir com os irmãos para ler a Palabra de Deus, para orar e para compartilhar as bênçãos e milagres que Deus tem feito em nossas vidas.
    Somos um povo que pode sonhar com o céu, com a certeza da salvação e recebimento das promessas, porque temos a Jesus como um Amigo.
    Em nossa dor não há desespero porque sabemos que este mundo não é o fim!" palavras do "sr adventista"



    Então meu caro, de acordo com as palavras de Cristo, vocês já receberam seu galardão. quanto distância das palavras de Cristo.

    Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
    Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
    Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
    E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    Mateus 6:1-5

    Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
    Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração
    Mateus 6:19-21

    Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
    Mateus 6:24

    E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes. E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas. E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
    Mateus 23:5-7

    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
    Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
    Mateus 23:23-28

    continua...

    ResponderExcluir
  32. http://novotempo.com/namiradaverdade/o-ministerio-de-ellen-white-a-operacao-do-erro-de-satanas/

    ResponderExcluir
  33. Jonas, o que vc tem a dizer? Ou será fantoche de Leandro Quadros?

    ResponderExcluir
  34. "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." (I João 2 : 4)

    ResponderExcluir
  35. "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo." (Apocalipse 12 : 17)

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Eis o texto bíblico que prova isso claramente: "...E eu, João, vi a santa cidade, A NOVA JERUSALÉM, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido..." . ­ Apocalipse 21:2..."
      21. Erro de interpretação das Testemunhas de Jeová, Adventistas e de outras seitas que afirmam ser o Vaticano e a Igreja Católica de Roma, “A MULHER PROSTITUTA E EMBRIAGADA” Apocalipse 17 João disse que a Besta e os Reis odiariam a “MULHER” e colocariam fogo nela. A Besta e os Reis, unidos, deixariam a “MULHER” nua e desolada. Apocalipse 17:16

      22. SE A “MULHER PROSTITUTA” DO APOCALIPSE É O VATICANO E A IGREJA CATÓLICA DE ROMA, ENTÃO RESPONDAM: * QUANDO FOI QUE ROMA DESTRUIU A SI MESMA? * QUANDO FOI QUE ROMA DESTRUIU O VATICANO? * QUANDO FOI QUE ROMA DESTRUIU A IGREJA CATÓLICA? O texto de apocalipse nos informa que a Besta e os Reis se uniram para... DESTRUIR A MULHER! ** Se a “MULHER PROSTITUTA” fosse a Igreja Católica, os livros de história mostrariam o ano em que os romanos destruíram a Igreja Católica e também o Vaticano! * (pois o texto de apocalipse 17:16, nos informa que “A MULHER PROSTITUTA FOI ATACADA E DESTRUÍDA”) ** Se a “MULHER PROSTITUTA” fosse a cidade de Roma, os registros históricos nos mostrariam o ano em que os próprios romanos destruíram Roma, deixando-a “QUEIMADA”, “DESOLADA” e “NUA”. * (pois o texto de apocalipse 17:16, nos informa que “A MULHER PROSTITUTA FOI ATACADA E DESTRUÍDA”) EVENTOS COMO ESTES DESCRITOS ACIMA, NUNCA ACONTECERAM NA HISTÓRIA! Pesquise os livros!
      23. A Besta e os Reis, se uniram para destruir uma “MULHER” Apocalipse 17:16 Deixo aqui, mais perguntas para os Adventistas, Testemunhas de Jeová e outras seitas, que dizem: “ A MULHER PROSTITUTA É A IGREJA CATÓLICA” “É A ONU” “É OS ESTADOS UNIDOS” “É MECA” “É A TURQUIA” * ROMA DESTRUIU “A MULHER” que vocês afirmam ser O VATICANO? * ROMA DESTRUIU “A MULHER” que vocês afirmam ser A IGREJA CATÓLICA, A ONU, OS ESTADOS UNIDOS, MECA, TURQUIA etc...? *QUANDO ISSO ACONTECEU? *ONDE ESTÃO AS PROVAS?
      24. Para bom entendedor, meia palavra basta! . . Que Deus abençoe você e a sua família! . . AO SENHOR JESUS, HONRAS E GLÓRIAS! . . . __________________________________________ Junior Omni – 2016
      25. O Autor JUNIOR OMNI , São Paulo – Brasil. Ao Senhor Jesus Cristo seja dada toda honra e toda glória. Eternamente... Amém.

      Excluir
  36. A Mulher Porstituta e Embriagada no livro do Apocalipse, cap 17, trata-se de Jerusalém e não A Igreja Católica, como afirmam os Adventistas, DISTORCENDO AS ESCRITURAS SAGRADAS!
    .
    A Mulher Prostituta do Apocalipse é Jerusalém

    1. Quem é a Mulher Prostituta e Embriagada, do livro do Apocalipse? EZEQUIEL 16 APOCALIPSE 17 © JUNIOR OMNI - 2016

    2. Que a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com você! Tenha uma boa leitura!
    3. * Seria isso verdade ou mentira? *AS ESCRITURAS SAGRADAS AFIRMAM ISSO? *O ANTICRISTO É O PAPA? *O TRONO DE DEUS ESTÁ NO VATICANO? A GRANDE CIDADE DE DEUS, É JERUSALÉM OU ROMA? *Não seja enganado por falsas interpretações da Bíblia, que trazem confusão!


    4. QUEM É A MULHER PROSTITUTA E EMBRIAGADA NO CAPÍTULO 17 DO LIVRO DO APOCALIPSE? * Será Roma e a Igreja Católica? * Será a Turquia e o Islã? * Será os Estados Unidos da América? * Será a ONU? * Será a União Europeia? * Ou seria JERUSALÉM, a cidade onde o Senhor Jesus foi crucificado?

    5. A BÍBLIA SAGRADA EXPLICA!

    *** Quem é a "MULHER-PROSTITUTA" e embriagada, do livro do APOCALIPSE, capítulo 17 ???
    * Será ROMA, o VATICANO, a IGREJA CATÓLICA, o ISLÃ ou JERUSALÉM?
    Muitos livros já foram escritos a respeito deste texto enigmático e cheio de mistérios. Porém, A VERDADE É UMA SÓ. Nas Escrituras Sagradas não há espaço para "achismos", nem espaço para a "filosofia de homens". A BÍBLIA INTERPRETA A PRÓPRIA BÍBLIA, ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, que não mente, não se engana, não erra, nem comete falhas! AO CONTRÁRIO DOS FALSOS PROFETAS, QUE, TENTAM EXPLICAR A BÍBLIA SAGRADA, DISTORCENDO O QUE REALMENTE ELA NOS DIZ!

    Muitas seitas já tentaram interpretar o livro do apocalipse, e causaram "estragos" na mente de muitas pessoas. Quero mencionar o nome de duas seitas religiosas que interpretam, DE FORMA ERRADA, o livro do apocalipse. .

    ­ ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. ­ TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. * (Muitas igrejas evangélicas também estão enganadas com relação a "MULHER­ PROSTITUTA" do apocalipse, cap. 17) Existem muitas seitas que interpretam o livro do apocalipse de forma errada, trazendo muita confusão e colocando em dúvida as palavras de certos líderes religiosos, pastores e teólogos. Muitas igrejas afirmam que "A MULHER­ PROSTITUTA" do livro do apocalipse, é O VATICANO; e portanto, seria A IGREJA CATÓLICA. Ambas as seitas ­ ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA e as TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, interpretando a Bíblia de forma errada, entendem que a Igreja Católica é "A MULHER­ PROSTITUTA" que pertence a Roma.

    6. MAS, SERÁ QUE A IGREJA CATÓLICA JÁ EXISTIA, QUANDO JOÃO ESCREVEU AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE ??? Resposta: NÃO! Como é que João explicaria às SETE IGREJAS DA ÁSIA, que a "BESTA" e a "MULHER­ PROSTITUTA" que estava montada sobre ela, era a Igreja Católica e o Vaticano? Se não existia o Vaticano, nem a Igreja Católica, quando João escreveu o livro do apocalipse, COMO OS PRIMEIROS CRISTÃOS ENTENDERIAM AS REVELAÇÕES DE DEUS PARA O APÓSTOLO JOÃO ??? Pelo fato de NÃO EXISTIR A IGREJA CATÓLICA, nem o VATICANO nos dias do apóstolo João, já podemos entender que ambas as seitas ­ ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, e outras, estão completamente ENGANADAS. Ensinando às pessoas, o que a Bíblia não diz! Vou explicar de modo simples o texto de apocalipse. Eis o texto das Escrituras Sagradas: _____________________________________________

    __________________________________________
    19. JERUSALÉM COMETE PROSTITUIÇÃO E ADULTÉRIO...Não é Roma!

    ResponderExcluir