sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como pode Jeová criar algo onipresente sendo que ele próprio ‘não é’?

As Testemunhas de Jeová, sob o comando de seus Líderes, o Corpo Governante, creem e ensinam que Jeová Deus não é onipresente [insistem também em uma onisciência ‘seletiva’, algo próximo do Teísmo Aberto]. 

A pergunta, tema da postagem, é essencial. Levanta-se a possibilidade que nesse caso o Espírito Santo seria mais capaz que Jeová. Pois estaria em todos os lugares ao mesmo tempo, o que nem Jeová consegue por ser uma pessoa. Veja o absurdo:

1)  Jeová é uma pessoa, por isso não está em vários lugares e em varias pessoas.
2) O Espírito Santo não é uma pessoa, pois está em vários lugares em várias pessoas.
3)  Porém, mesmo sendo uma força impessoal é capaz de amar, ensinar, interceder, representativamente e continuar sendo impessoal. (Uma comparação que fazem é quando alguém vai cantar uma música de forma errada, dizem, ‘profana a música, mesmo não sendo ela uma pessoa!' Acho que não é preciso refutar isso...)
4) Jeová é Todo-Poderoso, mas não consegue, porque não pode, ser onipresente!

É um pouco complicado entender o que a Liderança TJ quer dizer quando emergem o conceito que eles têm do Espírito na conhecida definição “força ativa de Jeová”. Entender que essa é uma força de Jeová não faria necessário dizer que precisa ser batizado em seu nome, pois Deus age com sua força. É uma força externa ou interna? Move-se sob as ordens de Deus como uma áurea celestial? Não é possível ter explicações bíblicas nem lógicas desse ensino.

Além disso, a Liderança TJ enfatiza que essa força não é o poder de Deus (embora muitos cristãos achem que eles dizem isso, mas não dizem). Dizem os Líderes TJ, poder é tem a ideia de energia concentrada, força ativa demonstra a ação de Jeová. A distinção entre poder de Deus leva-me fazer outras perguntas:

Deus é ‘distinto’ da “força ativa” ?
Se esta força ativa é distinta de “Jeová” ela foi criada em algum momento na eternidade ou existe eternamente com Deus?
Se Jeová criou todas as coisas por meio do Arcanjo [Jesus], como ensina a Liderança TJ, significa que Jesus criou a força ativa de seu próprio Pai?
Ou ao contrário, se Jeová usou a força ativa para criar todas as coisas, a primeira criação de Deus, o Arcanjo Miguel [Jesus] também foi criado por meio da força ativa?


Como percebemos, uma heresia é um campo minado. Quanto mais caminha nele, mais problemas. 

O testemunho do Senhor Jesus, sobre a personalidade e supremacia do Espírito Santo, pode ser visto em Jo 14.16,17;16.7-14. 

14 comentários:

  1. No evangelho de João, capitúlos 14 -16, Jesus faz referência ao espírito santo como sendo o ajudador (grego parákletos,) um termo descritivos que algumas traduções colocam em maiúsculos, como sendo um título, vertendo tal palavra como Ajudador (IBB), Consolador (AL; ALA) e " Paráclito" (BJ), entre outros termos. Contudo o fato de a Bíblia atribuir tais termos ao espírito santo, não faz com que ele seja uma pessoa; apenas mostra que uma das suas funções inclui dar ajuda e consolo aos servos de deus. Assim, a Bíblia fala do " consolo do espírito santo". (Atos 9;31) Mas ela também menciona o "consolo das escrituras". (Romanos 15;4)Portanto, a palavra de deus também fornece consolo, mas evidentemente ninguém concluiria disso que ela é uma pessoa. Adicionalmente, a Bíblia mostra que até mesmo qualidades abstratas, podem atuar metaforicamente nessa função. O Salmo 119;76; declara; " Sirva a tua benevolência para consolar-me". E o Salmo 23;4 ; ainda diz; " A tua vara e o teu bastão são as coisas que me consolam". Todas estas coisas "impessoais" cumprem o papel de "ajudador", ou de "consolador". Assim o fato de Jesus Cristo ter personificado espírito santo como "ajudador" e "consolador" não fornece base para se concluir que o espírito santo é uma pessoa. Como exemplo de personificação (atribuição de caracteristicas pessoais a algo impessoal), note o que Paulo declarou em Gálatas 3;8; " Ora, tendo a escritura previsto que deus havia de justificar pela fé os gentios,ANUNCIOU primeiro o evangelho a Abrãao DIZENDO; " Todas as nações serão bendita em ti". (Almeida Corrigida e Revisada Fiel).Fazer uma previsão envolve usar o intelecto para fazer uma avaliação de fatos passados e presentes sobre o que estes indicam sobre o futuro.Assim, todo este processo mental foi atríbuido figuradamente a Escritura.Em adição, o texto atribui voz pessoal própria a Escritura, afirmando que ela fala e " anuncia". Mas tudo isso não passa de personificação. E é claro que a personificação da Escritura não faz com que ela seja uma pessoa.Do mesmo modo a bíblia personifica o espírito santo, quando diz que ele " fala, ensina,testifica , ouve , etc.(João 14;26 ; 15;26; 16;8, 13-15) Mas, como vimos, a personificação não é em si mesma uma prova positiva de personalidade. Ou seja, a personificação do espírito santo não prova que ele seja uma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tratei, a princípio, de outro aspecto... mas vamos lá.

      Você, usando a literatura dos seu líderes, não percebeu alguns pontos nesse argumento:

      Personificação é quando atribui-se a algo características pessoais. Isso é feto por pessoas ao referir-se a coisas.

      Porém, a Bíblia apresenta o Espírito Santo, como alguém.

      Excluir
    2. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-ME a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
      Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
      E assim estes, enviados PELO Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

      Atos 13:2-4

      Excluir
  2. Ademais, afirmar que o espírito santo é uma pessoa, além de ser biblicamente incorreto, tendo em vista o contexto bíblico, também implica em problemas teólogicos desconcertantes para os defenssores do dogma. Isto levantaria questões intrigantes tais como; " Por que Jesus não apresentou o espírito santo junto dele e do pai ? - João 8;17,18.

    ResponderExcluir
  3. O espírito santo é descrito como " outro " ajudador em relação a Jesus Cristo. ( João 14;16) . A palavra grega para "outro" nesta passagem é állos, que significa "outro" da mesma espécie.Com base nisso, alguns trinitaristas afirmam que,uma vez que Jesus é uma pessoa, o "outro" ajudador também teria de ser uma pessoa. Mas a comparação aqui não é no sentido de Jesus e o espírito santo serem ambos pessoas. O texto não diz; " O pai dará outra pessoa, e sim outro " ajudador". A linha de comparação está na palavra " ajudador" ( ou "consolador", comforme algumas traduções). Tanto Jesus como o espírito santo são descritos como " ajudadores" ou " consoladores". O espírito santo é outro {állos} ajudador no sentido que daria continuidade á ajuda prestada por Jesus na promoção dos interesses do reino de deus, e de forma alguma tal passagem poderia ser usada para provar a existência de uma suposta terceira pessoa dum deus trino.

    ResponderExcluir
  4. (http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/09/e-trindade-uma-doutrina-biblica_23.html). Será que estamos voltando aos tempos pagãos?

    ResponderExcluir
  5. Pra quebrar a doutrina da trindade, basta atacar uma das mentiras que a sustentam. Vou me ater somente a uma... A mentira de que o espírito santo é terceira pessoa da trindade romana.

    Se o espírito santo é a terceira pessoa da divindade trina e co-igual, então:

    1) Por que não se ora a ele nas escrituras?

    2) Por que não se adora a ele nas escrituras?

    3) Por que há tantas dúvidas, e não se pode provar de forma cabal que ele é realmente uma pessoa? (Personalização literária não serve pra provar a pessoalidade o espírito de Deus. É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1-9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais.) Veja bem que ninguém tem dúvidas de que Deus (YHWH) e seu filho unigênito (Jesus), são dois seres literais e distintos, mas o mesmo não acontece com o espírito santo, como está sendo mostrado.

    4) Por que a bíblia nos informa o nome de Deus pai (YHWH) e do Messias (Jesus), mas não o nome do espírito santo? Ele é conhecido somente como o "espírito de Deus"?

    5) Por que há uma clara hiérarquia onde o espírito santo está claramente abaixo de Deus? Além de ser enviado tanto por Deus e pelo filho (veja o que Jesus disse sobre ser "enviado" em João 13:16, e lembre-se, para o espírito santo não há a desculpa de "natureza humana"), ele ainda é claramente "dado" aos seres humanos pelo pai. Uma “pessoa” divina não pode ser dado ou outorgado pela outra pessoa divina. Se “o Espírito Santo” é co-igual com o Pai, Ele pode estar debaixo da Sua autoridade?

    6) Por que ele é tão ausente em vários textos, muitos onde se cita Jesus e Deus triunfantes e unidos no mesmo propósito, e muitos onde a presença dele seria obrigatória pra magnificar a tal trindade? (Pra ficar em apenas 3 exemplos, entre centenas que poderiam ser dados: Mateus 24:36 “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os ( 1 ) anjos dos céus, nem o ( 2 ) Filho, mas unicamente o ( 3 ) Pai. [Se houvesse uma terceira pessoa, com certeza deixar de mencioná-la para se mencionar os anjos, seria descabido, isso evidencia que no céu existem estas três classes, Deus Pai, Jesus e os anjos."]
    Revelação 7:10 Só devemos a salvação a Deus e a Jesus Cristo segundo esse texto.
    Revelação 22:3 Por que só deus e o cordeiro possuem trono?)


    A premissa de sua pergunta não faz sentido, pois o espírito santo, é o espírito de Deus, não alguém separado dele, logo sempre existiu, não foi criado.

    Campo minado? rsrsr Perdão, mas soa bastante engraçado ler isso de quem defende a trindade romana.

    ResponderExcluir

  6. Estimados Comentaristas.
    A doutrina do DEUS TRIÚNO não pode ser quebrada, pois ela tem base nas Escrituras Sagradas. Ele esta edificada sobre a Rocha. Nossa limitação para entender As Grandezas de Deus e que nos impossibilitam de a observarmos.
    Por falta de oportunidade no momento, apenas comentaremos algumas posições bíblicas no que se refere ao plano da salvação, Jesus e o Espirito Santo são submissos ao Pai. Isso não os torna inferiores em NATUREZA: Todos são o mesmo Deus.
    Como homem Jesus era INFERIOR até aos anjos Hb.2.7. Ele nunca disse que era anjo!
    Em Jo.14.28, quando declarou : " O Pai é maior do que eu. " a palavra no original é: MEIDZON, que significa "maior em posição" ; não maior em NATUREZA.
    Os anjos eram MAIORES que Jesus, quando em carne. Hb.2.7. NUNCA EM NATUREZA.( meidzon ).
    Interessante o Salmos 45.6-7. Deus chama Jesus Seu Filho de Deus. São repetidas em Hb. 1.8
    Jesus assumiu a forma de servo, conforme o Evangelho de Marcos o apresenta: " Eu vim para servir e não para ser servido.". Fl.2.5-8 e Lc. 22.42.
    OBS: Cada uma das Pessoas da Divindade tem funções, posições, que nada intervem em Sua Natureza, Essência.
    Em posição, função, Jesus éo segundo abaixo de Deus Pai , NO PLANO DA SALVAÇÃO do homem. Ele é submisso ao Pai antes, durante e depois de Sua encarnação. MAS EM NATUREZA, Jesus não é inferior ao Pai. 1Co. 11.3
    O cabeça de Jesus é Deus. O Cabeça da mulher é o homem.
    O homem é o primeiro do lar a mulher é a segunda.
    OBS: MAS EM NATUREZA, a mulher é tão humana quanto o homem.
    Na Divindade não é diferente em posição ou função. O Filho é submisso ao Pai, pois foi por Ele enviado, e o Espirito Santo é submisso ao Pai Jo.14.26 e ao Filho Jo. 15.26
    OBS: Não podemos explicar, definir e sondar o Deus infinitamente superior a nós. Hb. 5. 11-13
    Coloquemo-nos diante de Deus não como sábios e entendidos, mais sempre com coração humilde e quebrantado, pois Ele só revela Suas Grandezas aos pequeninos e humildes de coração.
    Com respeito e sinceridade
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  7. Muito embora seja verdade que a personificação não é sinônimo de personalidade, a personalidade de cada um dos membros da Divindade pode ser claramente demonstrada. A Personalidade define-se como a posse de intelecto, emoções e vontade. Devemos ter cuidado e distinguir personalidade de corporalidade (posse de um corpo). Apesar de ser verdade que a personificação não implica necessariamente personalidade, a Bíblia fornece provas abundantes que o Espírito Santo não é meramente personalizado, mas que Ele é uma Pessoa. Em espírito de oração considere:
    Se personalidade se define simplesmente como tendo intelecto, emoções ou sensibilidade e vontade, então é facilmente demonstrável que o Espírito Santo tem personalidade, visto ter inteligência, emoções e vontade.
    1. Intelecto. O Espírito Santo conhece e penetra as coisas de Deus (I Cor. 2:10-11 com Isaías 11:2; Efésios 1:17). É-nos dito que possui inteligência (Rom. 8:27) e que é capaz de ensinar os homens (I Cor. 2:13).
    2. Emoções ou sensibilidade. O fato que as Escrituras mostram que o Espírito Santo possui sentimentos é mais uma prova da sua personalidade. Por exemplo, é-nos dito que o Espírito pode ser entristecido por atitudes pecadoras dos crentes, (Efésios 4:30). fato que seria desprovido de significado se Ele não fosse uma pessoa, pois é impossível entristecer uma força. Noutro lugar, Paulo baseia uma exortação no "amor do Espírito" (Rom, 15:30).
    3. Vontade. A distribuição dos dons espirituais é feita conforme a vontade do Espírito (I Cor. 12:11) e Ele dirige as atividades dos servos de Deus. Isto é bem ilustrado pela orientação que o Espírito Santo deu a Paulo em Mísia e Troas. Ele proibiu o Apóstolo de anunciar o evangelho na Ásia e Bitínia, tendo-o depois dirigido, bem como aos seus companheiros, para a Europa através da visão do homem da Macedónia (Atos 16:6-11).
    ELE REALIZA ATOS QUE MOSTRAM PERSONALIDADE.
    São atribuídas ao Espírito Santo ações que não podem ser atribuídas a uma mera "coisa", influência, poder ou emanação. Tais ações têm portanto de ser realizadas por uma pessoa, provando assim a personalidade do Espírito. 1. O Espírito ensina. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (João 14:26).
    2. O Espírito testifica ou testemunha. "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei-de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. (João 15:26) "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16).
    3. O Espírito convence. "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque se eu não for o Consolador não virá a vós; mas se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado e da justiça e do juízo". (João 16:7-8).
    4. O Espírito ordena e dirige pessoas. "E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro". (Atos 8:29).
    5. O Espírito requer serviço especial. "E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito:Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado". (Atos 13:2).
    6. O Espírito envia para o serviço cristão. "E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Seleucia e dali navegaram para Chipre". (Atos 13:4).
    7. O Espírito intercede. "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis". (Rom. 8:26).
    8. Ele ama. “E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;“. (Rm 15:30).
    9. Ele fala. “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”. (At 13:2).

    ResponderExcluir
  8. AS REAÇÕES QUE PROVOCA, PROVAM A SUA PERSONALIDADE.
    A Bíblia fala-nos de ATOS realizados em relação ao Espírito Santo, que seriam incongruentes se Ele não possuísse verdadeira personalidade. 1. O Espírito pode ser obedecido. (Atos 10:19-21a). "E pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito": "Eis que três varões te buscam. Levanta-te pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. E desceu Pedro para junto dos varões que lhe foram enviados por Cornélio".
    2. Pode-se mentir ao Espírito Santo. "Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, pára que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?" (Atos 5:3).
    3. Pode-se resistir ao Espírito. "Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido; vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como os vossos pais". (Atos 7:51).
    4. O Espírito pode ser entristecido. "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção (Efésios 4:30).
    5. O Espírito pode ser reverenciado. "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo". (Salmos 51:11).
    6. O Espírito pode ser ofendido. "De quanto maior castigo, cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" (Heb. 10:29).

    ResponderExcluir
  9. Os Testemunhas de Jeová dizem que em 1 Coríntios 8:6 o apóstolo Paulo diz que só há um Deus e Pai, e um só Senhor, Jesus Cristo. Por que não se mencionou ao espírito santo em tal importante declaração de fé? Se o espírito santo é “totalmente Deus”, segundo os trinitários, o apóstolo contradisse essa noção ao explicar que só o Pai é Deus. Se o apóstolo Paulo tivesse crido na “Deidade” do espírito santo, o teria mencionado, mas não o fez. criticam a doutrina de Trindade reclamando que o Espírito Santo parece estar ausente em muitos lugares onde o Pai e o Filho são mencionados com grande freqüência. Apesar deste parecer ser o caso em muitos versículos, uma consideração mais cuidadosa prova que o Espírito Santo é mencionado em muitos lugares ao lado do Pai e o Filho (Só alguns exemplos: Mt. 28:19; 2 Cor. 13:14; 1 Pd. 1:2, etc.). A razão por que o enfoque de Novo Testamento parece estar no Pai e o Filho é porque o Espírito Santo é Deus como nós O experimentamos interiormente. O Espírito faz os cristãos olharem ao Pai e o Filho, mas Ele continua presente enquanto isso. O Espírito está presente como nós experimentamos Deus subjetivamente, em vez de objetivamente, fazendo-nos olhar o Pai e o Filho. O trabalho do Espírito Santo é chamar nossa atenção para o Pai e para o Filho, em vez de para Ele (compare: Jo. 15:26; 16:15). At. 7:55-60, onde o apóstolo Estêvão tem uma visão de Deus o Pai e Jesus. Onde está o Espírito? O Espírito está presente em Estêvão:

    "Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita," (At. 7:55). Outro exemplo é Apocalipse 5:8-14. Neste texto Deus (o Pai) e o Cordeiro (o Filho) estão em enfoque, com toda a Criação lhes adorando. Onde está o Espírito Santo? Se Deus seguramente é triúno o Espírito deveria estar lá. A realidade é que o Espírito está lá! Onde o Espírito está? O Espírito está no apóstolo João. Siga o contexto para ver que João estava "no Espírito" (Ap. 4:2) quando ele teve esta experiência. Assim o Espírito está presente. Também vemos que os crentes estão ‘no' Espírito (Jd. 20), e adoração ‘em' Espírito (Fl. 3:3). Nota: a TNM fez uma sutil alteração em Jd.20, para tirar a noção que o Espírito Santo está EM nós:

    ResponderExcluir
  10. "Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa santíssima fé e orando com espírito santo"

    Notem a palavra em destaque. No grego não diz "com" mas "em". A TNM, por uma terrível alteração, dá a noção que devemos orar com "um espírito santo" e tira a referência ao Espírito Santo de Deus. A TNM não acredita que o Espírito está EM nós e por isso tira a noção que é o Espírito de Deus e diz que é o nosso espírito.

    Deveríamos nos lembrar que o Espírito Santo escreveu as Escrituras (2 Pd. 1:21), assim como o ato de ler a Palavra de Deus, que é viva e ativo (Hb. 4:12), faz-nos ver o Pai e o Filho pelas lentes do Espírito Santo.

    Assim, em vez do Espírito estar ausente, Ele está muito presente, com o Pai e o Filho, em numerosas passagens de Bíblia, na experiência dos cristãos, e na palavra de Deus.

    ResponderExcluir

  11. Note abaixo as características aplicadas pela Bíblia ao espírito santo que determinam, além de qualquer dúvida, a sua natureza impessoal:

    ENCHE pessoas. – Êxo. 31:3; Atos 2:4.
    Pode VIR SOBRE elas. – Juí. 3:10; Luc. 2:25.
    Pode ESTAR ATIVO em pessoas. – Juí. 14:6; 1 Sam. 10:6.
    É DERRAMADO. – Atos 2:17; 10:45.
    PARCELADO. – Núm. 11:17, 25.
    SOPRADO. – João 20:22.

    O espírito santo é comumente associado a coisas impessoais. A Bíblia fala de ‘batizar com espírito santo e com fogo’ (Mat. 3:11); de estar “cheio de fé e espírito santo” (Atos 6:5; 11:24); e de estar “cheios de alegria e de espírito santo”. (Atos 13:52) O espírito santo dá testemunho, mas não junto com o Pai e o Filho (João 8:17, 18), e sim, junto com coisas impessoais, tais como a água e o sangue. – 1 João 5:5-8.[9]

    Ademais, afirmar que o espírito santo é uma pessoa, além de ser biblicamente incorreto, tendo em vista o contexto bíblico, também implica em problemas teológicos desconcertantes para os defensores do dogma. Isso levantaria questões intrigantes, tais como:

    Por que Jesus não apresentou o espírito santo como testemunha junto dele e do Pai? – João 8:17, 18.

    Se Deus é uma Trindade, por que Jesus não disse: ‘Eu e o Pai e o Espírito Santo somos um’? – João 10:30.

    Por que Jesus não mencionou o espírito santo, quando disse que a vida eterna depende de conhecer o Pai e o Filho? – João 17:3.

    Por que ele disse que o Pai estava em união com ele e ele em união com o Pai, mas não citou o espírito santo como parte dessa união? – João 14:10, 11; 17:21-23.

    Por que a “grande multidão” de salvos atribui a salvação ao Pai e ao Filho, mas não ao espírito santo? – Rev. 7:10.

    Por que a Bíblia menciona “o trono de Deus e do Cordeiro”, mas não inclui o espírito santo? – Rev. 22:1.

    Por que Paulo fala do “reino do Cristo e de Deus”, mas não inclui nesse reino o espírito santo? – Efé. 5:5.

    Por que Jesus afirmou que somente ele e o Pai conhecem um ao outro plenamente, mas não incluiu o espírito santo nessa relação de conhecimento mútuo? – Luc. 10:22.

    Por que João menciona que os cristãos têm parceria “com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo”, mas não inclui nessa parceria o espírito santo? – 1 João 1:3.

    Além disso, se o espírito santo fosse uma pessoa, ele seria maior do que Jesus Cristo, pois a blasfêmia contra o Filho é perdoada, mas contra o espírito santo não.[10] – Mat. 12:32.

    ResponderExcluir