quarta-feira, 24 de julho de 2013

Caminhada Presbiteriana: quando não somos mais conhecidos por denunciar o pecado

O Rev. Marcos Amaral levou a IPB a ajudá-lo a cumprir o seu chamado da ONU.  Isso é fato, é só investigar e ver sua própria entrevista ao site do Sínodo de Guanabara.

No site oficial do evento "Caminhada Presbiteriana" diz: Em 2013 é esperado um número maior de participantes, para mostrar a importância da igreja como defensora da cidadania e sua responsabilidade na construção de um mundo melhor. Assim como no ano anterior, o evento pode contar com o apoio da Rede Globo.” 

Nas manifestações de junho, a população não quis a presença da Rede Globo. Mas parece que o Rev. Marcos Amaral mostra que tal apoio é algo positivo para a Caminhada Presbiteriana.

Obviamente, ele de maneira inteligente coloca a bandeira de algo extremamente louvável, o que tem afugentado os opositores de seu chamado ‘ONUlítico’. Qualquer um que hoje criticá-lo estará criticando, em tese, o que ela fará por meio da Caminhada: Doar sangue. Uma cartada de mestre!

O trabalho social da igreja é bíblico, necessário e humano. Veja o trabalho da Missão Vida - http://mvida.org.br/. Diga-se de passagem, realiza um trabalho digno de ser apoiado por todos na IPB... mas, não dá IBOPE.

Não devemos locomover a igreja a ser conhecida assim. O que parece ser o objetivo de Amaral. Por certo, além de todos os males com associação da figura de tal reverendo com a imagem da IPB, e com a possível divulgação da Rede Globo, começamos a correr o risco de ser conhecidos como igreja humanitária, assistencialista, bem típica da teologia liberal.

Amaral e a ‘homoafetividade’:

Sabemos da sua confusa defesa dos direitos dos gays. Em uma mensagem, [aos 10 minutos e 56 segundos] ele conta algo surpreendente, pelo menos para mim, presbiteriano: ‘...Uma certa moça me disse pelo facebook... da vez que eu fui em um programa recente, não tão recente, mas enfim, e ela assistiu o programa, ela me disse: ‘Reverendo, que bom foi ouvir o senhor falar sobre isso para as pessoas’ (era sobre homossexualidade, eu não sei se ela é homossexual,mas ela falava) ‘eu me senti acolhida pelo que o senhor falou, me senti respeitada pelo que o senhor falou’. O reino de Deus está entre vocês, ele não virá mais com a força julgadora e aniquiladora dos profetas. O reino de Deus... os judeus sonham com o reino de Deus só para matar as pessoas inimigas de Israel’

Infelizmente, a moça não se sentiu advertida a “não pecar mais”(Jo 8.11). Não foi a possibilidade de perdão que deu conforto a ela. Não foi o jugo de Jesus - arrependimento e negar a si mesma e seguir a Cristo, que lhe dignificou.

Amaral e o pluralismo religioso:

A CAMINHADA PRESBITERIANA é em Copacabana, onde Amaral também participa da Caminhada pela intolerância religiosa da CCIR. Pura coincidência ou interesses de vínculos nos objetivos? Até o nome é semelhante... “Caminhada”!

Quero ver se a Caminha Presbiteriana em Copacabana tenha o tema: “Contra o Aborto”, “Contra o casamento gay”...

Em entrevista recente, para um veículo de informação da Globo, (é claro!!!) o reverendo Amaral reclamou que está sendo alvo de injúrias na internet, onde associam sua imagem com umbandistas. Na verdade, ele mesmo que fez questão de ser visto assim. Afinal esse é o ‘chamado da ONU’= CCIR (Entrevista: http://oglobo.globo.com/bairros/nao-intolerancia-religiosa-8688627 .

  • As informações de alguns cantos do Brasil dizem que o SC terá que responder alguns Presbitérios definitivamente sobre esse pastor presbiteriano. A resposta do SC é necessária e ‘urgente’.  O erro, não Constitucional, mas obvio, de ceder 100.000,00 R$ para essa exibição de Amaral, custarão rios de celeumas para provar que tal pastor não está representando corretamente o presbiterianismo. Se não está, o que eles faz na Caminhada?


7 comentários:

  1. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Excelente observação... concisa e contundente! Penso que o SC não vai poder prorrogar mais essa questão... o assunto é URGENTE, não dá para esperar até 2014 (o Cara via destruir a IPB moral e doutrinariamente até lá!). O SC tem que que fazer alguma coisa. Constitucionalmente falando, dá pra tomar alguma providência ainda esse ano irmão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sabemos, apenas se o presbitério dele fizesse alguma coisa. Mas estão, parece, do lado dele. E até mesmo uma região com outros presbitérios.

      Assim, só ano que vem. Dependendo de quem for eleito no SC, isso será jogado para uma comissão, sínodo, presbitérios, depois volta, pois quando cair lá, não vão aceitar, daí vai virar aquela demora que conhecemos.

      Somente um presidente enérgico terá coragem de fazer algo. E nem acredito que os tramites será tão rápido. Mas pelo menos, tendo um processo eclesiático aberto, já é alguma coisa.

      Se Amaral retratar-se, fica resolvido.

      Por enquanto, a postagem do Rev Ageu é a melhor resposta.

      Excluir
    2. Caro irmão Luciano, graça e paz!

      Eu também estou curioso (e muito preocupado, diga-se de passagem) em saber mais a respeito desta situação.

      Pois, na IPB tem-se que fazer toda uma documentação, reunindo provas, para entrar com uma ação contra alguém que está sendo infiel as Escrituras.

      E eu gostaria de saber se este processo que corre tem ganhado força na IPB? Porque, esta situação que se segue não é aceitável. Que o Senhor abençoe esta causa e que sua graça recaia sobre a IPB de forma que o mal do secularismo se afaste dela.

      Desde já, agradeço!

      Que o Senhor muito abençoe a sua vida e continue lhe dando sabedoria e intrepidez para falar a verdade sempre.

      Excluir
    3. Prezado irmão Danilo.

      Sim, pelo que sei o Marcos Amaral não passará sem dar explicações. O que mais lamento é que desde 2008 ele fala o que a fé confessional da IPB é só agora, com muita pressão na net é que isso provocou movimento.

      Se quiser ter uma visão clara dessa situação leia este post do Rev. Ageu:

      http://resistenciaprotestante.blogspot.com.br/2013/06/um-esclarecimento-necessario.html

      Mas saiba de uma coisa, será muito dificil... a aceitação dessas posturas de Amaral é aceita em muitos presbitérios no RJ.

      O novo presidente do SC terá que ter muita habilidade conciliar para resolver a situação. Ou teremos que engolir a imagem desse reverendo (se não se arrepender) associada com a imagem da IPB.

      Excluir
    4. * '"fala o que a fá confessional não fala"

      Excluir
    5. Graça e paz, prezado irmão Luciano!

      Obrigado por me responder. Fico feliz por saber que homens têm se levantado para fazer o Rev. Marcos Amaral retornar à centralidade das Escritas e se arrepender do seu erro, ou se desvincular da IPB.

      Porém, entristeço-me ao saber que as atuais práticas do Rev. são aceitas por algumas pessoas (comprovando que "um pouco de fermento leveda toda a massa", como disse o Apóstolo Paulo. Gálatas 5.9).

      Mas, por outro lado eu sei que o Senhor está no controle de todas as coisas, inclusive desta situação.

      Cabe a nós, orarmos pela saúde de não apenas a IPB, mas também da Igreja Visível do Senhor no Brasil e no mundo. Como disse Patrick Johnstone: “Quando o homem trabalha, o homem trabalha; quando o homem ora, Deus trabalha”.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir