domingo, 14 de julho de 2013

A Congregação Cristã no Brasil – abandonou a doutrina da Suficiência da Escritura?

Nos últimos anos, a Congregação Cristã no Brasil, aparentemente inexpugnável, viu sua paz atordoada por denúncias, erros e divisões.

Começou com denúncias que envolviam nomes de líderes históricos da denominação. Desvio de verbas, conspiração, e incertezas doutrinárias (quando comparadas com a história da própria denominação), passaram a ser assuntos públicos. A internet fez um grande serviço ao que as pessoas poderiam saber. A CCB mantém suas informações fechadas. O que aumenta as especulações.

O que minou a transparência da liderança da Congregação é o seu nepotismo, mais que exagerado. Apesar de afirmarem que os que recebem o ministério na CCB serem indicado por revelação, tais revelações parecem que estão muito ‘familiares’ (Veja:  http://www.ccbverdade.com.br/nepotismo.htm)

A CCB que era historicamente ‘peixe piloto’, ‘sanguessuga’, da Assembleia de Deus, hoje vê sua denominação em grande concorrência com outros ministérios semelhantes, que ramificaram de seu próprio ceio. Seu arraial agora não tem exclusividade na identidade.

Congregação Cristã do Brasil - Ministério Jandira (http://ccmjandira.org.br/) é a grande, e mais forte, concorrente, da que está chefiada pelo Brás em São Paulo. Tendo como líderes anciães de raízes na crença da CCB. Com seus templos semelhantes, deixam claro que vieram para ficar. Veja o depoimento do ancião Samuel Trevisan nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GixMykNtxS4

Visto que várias CCBs  Min. Jandira tem pipocado pelo Brasil, a CCB Brás lançou um Hinário de uso exclusivo. Não sei se este seria uns dos motivos, mas por certo vem “à baila”. O que tem gerado intrigas, por causa dos direitos autorais dos hinos.

A Congregação Cristã Apostólica, denúncia a CCB Brás de fazer uma séria mudança doutrinária em 1995. Agora aqui entra nossa preocupação como Protestantes. Leia o trecho abaixo e entenda:

“A Bíblia “É” ou a Bíblia “CONTÉM” a Palavra de Deus?
Para respondermos a esta pergunta vamos retornar um pouco no tempo.
O nosso primeiro ponto de Doutrina, revelado pelo Nosso Deus, é originário da Assembléia Cristã de Chicago e está conosco desde 1927; veja sua redação a seguir, igual a que está no final do Hinário:
Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-La como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim., 3:16,17; Rom., 1:16)
Vejam como eles (Anciães) querem que fique a redação no novo Hinário:
Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-La como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim., 3:16, 17; Rom., 1:16)”
A CCA-MR, lança contra a CCB a possibilidade desta não crer na inerrância da Escritura. E que a mesma estaria em conformidade com a Teologia Liberal.
Particularmente acredito em outra coisa. Dificilmente algum ancião da CCB conheceria algum autor Liberal (como Rudolf Bultmann, Paul Tillich). Eles não leem nada teológico – [se bem que um esgoto desses nem precisa ler mesmo!!!]
O que creio é que com essa mudança, a CCB estaria solidificando a crença deles de que a mensagem pregada na CCB é TAMBÉM a Palavra de Deus. Sabemos como os crentes da Congregação ‘buscam a palavra’ como se essa fosse a voz de Deus, tal como está na Bíblia ou é a Bíblia.
As especulações continuarão. Os mandantes da CCB no Brás não falam. Acreditam que o silêncio com o tempo resolverá as questões. Tanto que o site da denominação é uma prova de seu ostracismo, dizendo:
“A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL não autoriza a divulgação pública através de meio eletrônico de qualquer informação a seu respeito, não estando autorizado a tanto quem, através de "site" não pertencente à CONGREGAÇÃO CRISTÃ, se afirme como "site" oficial. Quem o fizer estará atuando em nome, interesse próprio e responsabilidade pessoal. A CONGREGAÇÃO CRISTÃ se manifesta através de sua Administração ou Conselho de Anciães.” http://www.congregacaocrista.org.br/
O poder estará centralizado por muito tempo em torno do nepotismo. A Congregação Cristã no Brasil agora sente o que  seu fundador, Louis Francescon, fez com a Igreja Presbiteriana, e o que seus adeptos posteriores fizeram com a Assembleia de Deus.
Espero que não se afastem da Fé Cristã Protestante (Jd 3,4). Apesar de estar instalada em suas almas, uma crendice mística em torno do “ministério da Congregação” e de sua comum crença em "buscar a Palavra". 

23 comentários:

  1. Ótimo trabalho Luciano, nosso Deus te fortalecerá sempre nesse ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Péssimo trabalho, baseado em opositores da CCB, calunioso. Pense o autor se não está lutando contra Deus.

      Excluir
    2. É lamentável, este texto é imundo!!! Voçês Brasileiros só querem protagonismo e copiar literalmente e formerem outra igreja com tudo igual é repugnante... Arranjam estão sempre a arranjar uma palavra, uma letra contra a CCB porque foram não tiveram o que a vossa carne quis.. Voçês Jandira são diabolicos e anjos do inferno e do Diabo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que assim não seja. Que a vida do cristão seja de amor e não de ódio.

      Excluir
    2. Rubens, saudações em Cristo.

      1. Opositores sempre falam mentiras? Que mentira foi citada na postagem?

      2. A CCB é perfeita? Se ela não é, gostaria que você me apontasse onde ela não é. Se ela é, pq um grande grupo dentro da CCB, que parece que a ama, está mostrando erros?

      3. A princípio, não demonstrei ódio algum. Ou demonstrei?

      Excluir
    3. A Congregação não tem sua paz atordoada por nada. A CCB não admite em seu ministério pessoas com qualquer tipo de condenação ou que tenha cometido erros comprovados. As divisões ocorrem porque alguns irmãos pretendem mudanças que não conseguem dentro da Igreja, mas pouco prosperam. Não existem incertezas doutrinárias. A CCB é a denominação mais homogênea que se conhece. A internet presta um grande serviço ao divulgar a Obra de Deus, mas o ódio de muitos faz dela um campo de calúnias. Matérias atacam a Congregação ao invés de atacar quem errou. Não existe nepotismo. Pessoas da mesma família no Ministério não é nepotismo, uma vez que na CCB não se admite o personalismo e não há remuneração. Samuel Trevisan criou o Ministério Jandira por não querer se submeter ao Conselho de Anciães, mas querendo se manter aos moldes da CCB. A nova edição do hinário era aguardada há muito tempo, é a de número 5; a edição 4 estava em uso desde 1965. Quanto aos direitos autorais, a Congregação tem seu registro como qualquer outra denominação. A CCA ao invés de atacar a CCB deveria divulgar aquilo que considera correto. A Congregação tem a Bíblia Sagrada como inerrante,isto é, verdade inquestionável. Ela contém a infalível palavra de Deus. (Este assunto demandaria maior espaço. Opositores nem sempre falam mentiras, nem sempre falam verdades, porque são opositores. Por isso, podem ser pontos de partida para a apuração de fatos, mas não podem ser a fundamentação de estudos. A Congregação não é uma academia, mas um povo que procura se guiar por Deus. Luciano, escreve agora um artigo descrevendo o quanto Deus tem abençoado a Congregação, para vermos que você tem pelo menos um pouco de amor por nós. Que a paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja entre nós.

      Excluir
    4. 'A paz da Congregação não está atordoada?
      Não exite nepotismo?
      A acusações não possuem provas?'

      Bem, vc está bem confiante em 'mito mental'... procure tudo. Se quiser.

      Eu não tenho nada positivamente para dizer da CCB, ela não divulga. Conheço crentes EM Cristo lá dentro e crentes >>NA<< CCB.

      Enquanto ela for uma igreja pentecostal firme nos postulados da fé protestantes, ela é uma igreja de Deus.

      Excluir
    5. A congregação nasceu muito antes da assembleia de
      deus,

      mto cuidado caro luciano, os dias estão se findando, arrependei enquanto tem tempo, para que não pereça no fogo eterno

      Excluir
    6. Prezados, um dia pertenci à CCB, aprendi coisas boas e ensinamentos ruins também. Aprendi que o ministério bivocacionado é possível, que o pentecostalismo clássico é possível sem teologia da prosperidade e sem confissão positiva. Que o Cristão deve praticar a fé acima e antes de tudo e JAMAIS SENTIR-SE UM COITADINHO UMA VÍTIMA DA SOCIEDADE OU DO INIMIGO... Porém há o exclusivismo, um dos MAIORES ERROS, além de confundir pregação com palavra de Deus, por exemplo.
      EXISTEM VERDADEIROS ADORADORES LÁ? CLARO!
      LÁ É A GRAÇA DE DEUS, NÃO. NUNCA FOI.
      Graça está além e acima de CNPJ's.

      Em geral seus membros desconhecem a própria história do Francescon que saiu de uma denominação e frequentou um movimento pentecostal onde DEUS FALOU QUE ERA A SUA OBRA, contrariando as pregações exclusivistas posteriores da CCB. Pelo fato até outro dia da CCB NÃO DIVULGAR NADA, sua TRADIÇÃO ORAL se fortaleceu. Porém a internet e a atual pandemia estão desnudando algumas mazelas e feridas internas, evidentes.

      Em geral o pessoal da CCB em seu exclusivismo DESCONHECE O TRABALHO DE WYCLIFFE, HUSS, TYNDALE, entre muitos outros heróis da fé que NÃO SE SAUDAVAM COM ÓSCULO OU OBRIGAVAM O USO DO VÉU...
      Em geral atacam QUAISQUER CRÍTICOS AO SISTEMA, À LOGOMARCA, à maneira das TJ, usando de AD HOMINEN, e isso eu vivi muito, antes de sair.

      Eu vi o surgimento da CCMJ em minha região, a proposta de resgate era boa e justificada, dada DOUTRINA DE PECADO DE MORTE COM PUNIÇÃO VITALÍCIA. Ainda que nem saibam exatamente do que se trata, há uma aceitação e defesa passional disso.
      Sim a ordem foi perturbada e CRIOU-SE UMA SANTA CIRCULAR, via reunião para DEMONIZAR A CONCORRÊNCIA. Que ora retorna em honrarias contrariando todas as práticas até então e evidenciando práticas SORRATEIRAS E OBSCURAS....(no mínimo: acepção de pessoas, ou dois pesos e duas medidas) AGORA TRANSMITIDOS AO MUNDO TODO, SEM CORTES OU DESCONVERSAS OPORTUNAS...

      Enfim, essas práticas sempre ocorreram, como NÃO HÁ LIVROS, JORNAIS, ETC.. fica a palavra do PEÃO CONTRA A DO CORPO GOVERNANTE CCB.

      Aí tem a luta contra a tradição oral fomentada pelos ministros, que oportunamente negam e negarão. Mas que pode ser notada através de TÓPICOS DE ENSINAMENTO publicados aqui mesmo na Rede. Enfim, o pobre, a esse os rigores da LEI. Ao chefe ou rico, OREMOS POR ELES....Deus tomará conta ainda que ensinem TEOLOGIA LIBERAL, ou misticismos...

      Isso iria longe....

      Pax et Lux


      Excluir
  3. Se você não tem nada positivamente para dizer de nossa Congregação, siga pelo menos a recomendação do Mestre e não embargue aqueles que não estão acompanhando você, Luciano. Marcos 9.38-40

    ResponderExcluir
  4. Rubens, posso lhe pedir: então fale toda a verdade sobre a CCB.

    Vc >>conferiu<< o site sobre o nepotismo?

    As denúncias envolvendo o tal pastor=ancião Jorge Coury,, são apenas mentiras baratas?

    E a conspiração de tirar um mandante de nome Nicolau?

    Enfim, fechar os olhos para isso é a melhor saída? Só estou divulgando essas informações que, pelo que notei, são mais antigas do que imaginamos.

    Vc tem certeza da SUA salvação em Cristo? Confia NELE e não no fato de SER da CCB? Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Deus tenha misericórdia dos irmãos que continuam crendo na infabilidade ccbiana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu digo: Deus tenha misericórdia de todos que entram em contendas, atacando uns aos outros com falta de respeito e educação.

      Excluir
    2. Atacar um ao outro, faltar com respeito e educação é uma coisa, agora, omitir a verdade e acoitar ou fingir que tá tudo certo é outra.

      Excluir
  6. irmãos críticas e opiniões diferentes sempre vão existir vamos respeitar as opiniões e quando colocarmos a nossa pediremos respeito não vamos contender amados deixemos o julgamento para Jesus só ele julgará amém.quando discutimos assim na net fazemos pessoas tropeçarem por isso devemos evitar isso se quiserem confrontar opiniões chame um ao outro privadamente é o meu concelho aos amados.

    ResponderExcluir
  7. irmãos críticas e opiniões diferentes sempre vão existir vamos respeitar as opiniões e quando colocarmos a nossa pediremos respeito não vamos contender amados deixemos o julgamento para Jesus só ele julgará amém.quando discutimos assim na net fazemos pessoas tropeçarem por isso devemos evitar isso se quiserem confrontar opiniões chame um ao outro privadamente é o meu concelho aos amados.

    ResponderExcluir
  8. Nepotismo existe sim na congregaçao, e uma grande parte dos crentes julgam que só a ccb tera a salvaçao. Pois gostaria de saber o que fazem eles penssar que só eles serao salvos.

    Pois falo o que vivo, sou músico na ccb a mais de 20 anos e ja vi por várias vezes a revelaçao de cargos pelo nepotismo.

    ResponderExcluir
  9. Não vamos generalizar Luciano realmente suas denuncias estão corretas, pois te acompanho suas postagens, so para salientar e acrescentar algo que a critica constrói, pois sou membro ativo e por misericórdia sirvo a Deus na CCB a varios anos e inclusive gosto muito de falar do evangelho e sempre olhando os dois lados da moeda, minhas inspirações é tentar entender as cartas paulinas recomendações para os crentes da época, onde nas próprias cartas denunciava os falsos mestres, pastores, bispos ou seja dos lobos que se introduziriam no rebanho, enfim o pecados tais que trariam escândalos que ficariamos bocas abertas, enfim tudo denunciados segundo as escrituras, tanto que hoje ao meu entendimento vejo a CCB como uma denominação que cumpri o joio e o trigo e sempre digo a todos e alerto abertamente meus próprios irmãos domésticos de fé: A CCb não salva e perdoa pecados, o que salva e perdoa é Cristo Jesus!!!! Cujo nome CCB é somente para não ser uma igreja clandestina perante a lei governamental, mas concordo com você existe sim membros que introduz heresias por interesses, mas pote ter certeza estamos melhorando com a ajuda de Deus para que de valor em valor zelarmos da verdade que é o nosso Sr Jesus , que entre nós esta e fez muitos movimentos de benefícios ao próximo em ato voluntário para beneficio da irmandade e também de outros denominados!!! Enfim Luciano Deus de abençoe pelo seu trabalho bíblico e estamos juntos na mesma fé em Cristo, so a ele é dado toda a honra, gloria e louvor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão
      Se a generalização soou injustificável, apenas tenho essa impressão. No entanto, apesar da crítica, >>creio que as doutrinas dessa religião está no bojo evangélico<<. Há, infelizmente, muito de denominacionalismo na mente de muitos CCBs (que nutrem quase uma idolatria pela denominação, até a chamando de "graça"), e poucas palavras de Cristo nesses. Porém, parece que está havendo sim uma mudança e há significativas exceções.
      Cristo continue te fortalecendo Nele e para Ele.

      Excluir
  10. Ainda que eu não concorde com tudo o Ricardo Adam diz, eis um vídeo no qual ele diz certas verdades profundas acerca da triste realidade pela qual passa a CCB (https://www.youtube.com/watch?v=atsiHvnGikY).
    A Bíblia diz: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg1:17).
    Diante dessa verdade bíblica, quando o corpo governante da CCB mudou seus pontos de doutrina (os quais eram uma dádiva divina, supostamente revelada, e, portanto, imutável), ocorreu uma CONFISSÃO PÚBLICA do seu sectarismo, pois, como aceitar, que tenha mudado Aquele em quem não há mudança nem sombra de variação, algo que contraria o que Ele próprio disse, pelo Seu Espírito, acerca da Sua maravilhosa pessoa?
    Paz da parte do Pai e da do Senhor Jesus Cristo!!!

    ResponderExcluir
  11. "Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!"

    Mateus 18:7

    ResponderExcluir