segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um tributo ao Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL) e aos Evangelistas

Este ano o Instituto Bíblico Eduardo Lane completou oitenta anos de existência (Um breve histórico leia: http://www.ibel.org.br/novo/index.php?oqf=historico). Quero escrever quais as impressões pessoais tive por estudar ali, e como o IBEL é sem duvida alguma, um instrumento nas mãos do Senhor no ensino de missionários para o trabalho nos campos da IPB.

  • Apesar de que, 'vez por outra', os evangelistas são tratados por alguns [ou vários!?] pastores na IPB como um estorvo – pois em tese oferecem ‘mão de obra mais barata’. Para essa situação, repito o que J. I. Packer disse diante de classificações negativas: “Palavras duras não quebram ossos, e vamos prosseguindo.”


O Estado de Minas Gerais recebeu e recebe forte influência do trabalho dos Evangelistas do IBEL, e não seria exagero dizer que os evangelistas tem participação no grande número de presbiterianos daquele estado. Obviamente, assim como em qualquer Seminário, existem os que saem de lá e só dão vergonha para a Instituição. Mas esses, já estavam dando problemas lá dentro...

Ressalto a respeito do IBEL:

1. Compromisso com a Fé Presbiteriana. No IBEL não se brinca com o lixo da teologia liberal. Lá é lixo mesmo... Além disso, as vertentes conhecidas como teologia da prosperidade, ou determinista, não passam de contos de fadas! No IBEL estudam-se os Símbolos de Fé e a Constituição da IPB, e o texto de Teologia é o Manual de Doutrina Cristã de Louis Berkof.

2. Exigência de leitura bíblica na grade curricular. Se o aluno não ler a Bíblia três vezes em seu curso, ele não será um aluno formado. Isso demonstra que a leitura da palavra de Deus é um compromisso levado a sério nesta Instituição.

3. Vida piedosa e aulas práticas. No IBEL os alunos se reúnem regularmente para orar, evangelizar. Existem programações para os jovens. Daquelas que os casados não tem paciência de participar, mas são todas de importância para os que estão ali ‘alojados’. O IBEL organiza para seus alunos trabalhos práticos semanais. Isso acentua não apenas o ensino mas a espiritualidade.

4. Profundidade teológica suficiente para conduzir uma Igreja/Congregação Presbiteriana. Na grade de ensino do IBEL existe quase todas as matérias de um Seminário. Filosofia e Hebraico não existem. O grego é opcional. E por falar em grego, o IBEL possui, pela sua editora, um livro de ensino do grego bíblico de autoria de um professor local. O que uma Igreja de Cristo necessita da parte de um líder, o aluno aprende ali.  A Biblioteca do IBEL é uma das maiores do Brasil com acervo teológico.

5. Professores que deixam marcas piedosas. O que mais me admirou no IBEL é que os professores são cristãos humildes. Existe lá mestres com, ou em, formação acadêmica. Ou mesmo os que não possuem tal título, demonstram uma vida cristã piedosa e humilde. Crentes que o mundo não é digno.  

Obviamente, muitos que estudaram lá, poderiam reclamar de algumas coisas. Onde tem pessoas, existem falhas e erros. Por outro lado, o quanto os professores poderiam reclamar  desses alunos também... o saldo final é que o IBEL faz bem para todos que passam por lá.

OS EVANGELISTAS

O IBEL presta um serviço para IPB que não raro é esquecido. O entrave em busca de reconhecimento ministerial já é coisa do passado, e nem deve ser buscado. Recentemente uma decisão do Supremo pelo menos fez o que já deveria ser feito. Os Evangelistas podem ser Consagrados na presença do Presbitério. Veja:

Conforme descrito a seguir, aprova-se a seguinte regulamentação de evangelista: 1. A IPB através de suas igrejas, presbitérios e juntas poderá consagrar obreiro-evangelistas para a pregação do evangelho, plantação de igrejas, discipulado, orientação bíblico-doutinária e edificação do povo de Deus. 2. A apresentação de obreiro-evangelista se dará pelas igrejas, presbitérios e juntas após receber da igreja da qual ele é membro comungante as seguintes informações: I. O candidato ser membro professo da IPB a mais de três anos; II. "Por ser vocacionado como obreiro-evangelista, o mesmo deverá ter concluído curso teológico para formação de evangelistas e missionários em um dos Institutos Bíblicos da IPB, que tenha no mínimo 02 anos de formação, ficando a responsabilidade de envio dos candidatos a cargo das igrejas, para Institutos gerenciados por presbitérios, e quando este envio se der para um Instituto fora do âmbito presbiteriano, deverá ocorrer uma consulta à JET, para que a mesma se pronuncie sobre a idoneidade do Instituto"; 3. O obreiro-evangelista não integrará o quadro de obreiros do concílio que o consagrar. 4. No ato da apresentação do obreiro-evangelista, que deverá ocorrer todas as vezes que houver mudança de concílio, está deverá ser realizada mediante oração feita pelo presbitério, na ocasião o candidato à função de obreiro-evangelista deverá reafirmar a aceitação da Palavra de Deus como única regra de fé e prática, a aceitação integral dos símbolos de fé como expressão de fidelidade doutrinária, o acatamento da CI/IPB e de suas autoridades constituídas;” (Fonte: http://abcdaigrejapresbiterianadobrasil.blogspot.com.br/2011/03/missionarias-os-obreirasos-evangelistas.html#more)



4 comentários:

  1. Graças a Deus eu e minha esposa passamos por lá! Abraço Luciano

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    Agradeço muito a Deus por ter me levado ao IBEL!

    ResponderExcluir
  3. No IBEL, você precisou de comprar algum livro? Se sim, quais? Recomenda algum? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os que estudei nas disciplinas...

      Que livro te indicaria? Vai depender irmão, mas se posso dizer quais livros eu gosto - depois da Bíblia - são: 1. Teologia Concisa. 2. Conhecimento de Deus. 3 Salvos pela Graça. 4. Santidade (J.I. Ryle).

      Se gostaria de uma leitura sadia e que apresenta a fé reformada de maneira equilibrada, são esses, inicialmente.

      Excluir