quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cristo, o bode, azazel, o diabo e os Adventistas do Sétimo Dia

A doutrina de 1844 gerou outra conclusão da obra ‘iniciada’ por Cristo em 1844. Ellen White produziu (ou melhor, codificou de outros) um conceito que os pecados serão lançados finalmente sobre Satanás. Essa interpretação eles tem do bode emissário do Dia da Expiação em Israel. Ellen White ensina isso no livro O Grande Conflito, capítulo 41. Também o livro oficial Nisto Cremos capítulo 23 ensina isso, declarando: 

O exame cuidadoso de Levítico 16 revela que Azazel representa Satanás, e não Cristo, conforme alguns têm imaginado.”

Os adventistas insistem que tal castigo de nossos pecados lançados sobre Satanás não é expiatório, mas punitivo. Isso não muda em nada a questão. Pois foi Cristo que foi punido pelos pecados de Seu povo, somente assim proporcionando a expiação (Is 53.5).
Vejamos as três razões apresentadas pelos eruditos adventistas, intercalando com nossas objeções:

Os argumentos que apóiam esta interpretação, são: “(1) o bode emissário não era morto como sacrifício, e assim não poderia ser usado como um meio para trazer o perdão, uma vez que ‘sem derramamento de sangue, não há remissão’ (Heb. 9:22);

RESPOSTA: Esse bode morreria no deserto, levando a iniqüidade do povo de Deus. A Bíblia diz que o envio para o deserto seria para fazer expiação” (Lv 16.10). O sofrimento no deserto seria uma punição dos pecados do povo do Senhor. Devemos lembrar que Cristo não apenas morreu pelos pecados, mas sofreu a punição de nossos pecados. Os dois bodes foram escolhidos para prefigurar isso. Sofrimento e morte do Senhor Jesus.

Em uma nota o Nisto Cremos faz uma pergunta imprudente: 


Se Azazel representa Satanás, como podem as Escrituras (Lev. 16:10) conectá-lo com a expiação?”

Se a pergunta fosse feita com base na Bíblia, e não apenas em opiniões humanas de teólogos, ou de possível tradução, teríamos a seguinte conclusão: Se tal bode está ligado à expiação, logo ele não é figura do diabo!

(2) o santuário era inteiramente purificado pelo sangue do bode do Senhor antes que o bode emissário fosse introduzido no ritual (Lev. 16:20); 

RESPOSTA: Essa prova é arbitrária. Se é que pelo menos é prova para alguma coisa. Após o envio do bode ao deserto, Arão ainda devia fazer ofertas pelos pecados (veja Lv 16.23,24,25,26). Mas eu acho que isso dito pelos teólogos adventistas é gratuito. Ler o versículo seguinte (16.21) leva a uma cena interessante. O evento não terminou. O sacerdote acabou de matar um dos bodes e agora ele vira-se para o bode vivo e coloca as mãos em sua cabeça e ‘confessa’ os pecados de Israel sobre ele!

(3) a passagem trata o bode emissário como um ser pessoal que é o oposto, e se opõe, a Deus (Lev. 16:8 diz, literalmente: ‘Um para o Senhor, o outro para Azazel’).

RESPOSTA: Isso está acarretando conceitos preconcebidos. ‘SE OPÕE’ a Deus parece ser um exagero. Mas o que o texto está dizendo simplesmente é: um bode será sacrificado e outro será levado para o deserto.
Este último apresenta alguns argumentos que no máximo provariam que Azazel em Levítico 16 trata-se de algum símbolo do mal.

ADVENTISTAS! O texto diz que o bode foi levado ‘para’ Azazel, e não que era Azazel! Veja queos eruditos adventistas, e Ellen White, fazem uma mistura de quem era o bode com para quem era o bode!

Por isso a conclusão do Nisto Cremos é precipitada: 

Portanto, na compreensão da parábola do santuário, é mais coerente ver o bode do Senhor como símbolo de Cristo e o bode emissário – Azazel – como símbolo de Satanás.” 

Um entendimento melhor desse assunto pode ser percebido em Isaias 53.4 onde o profeta revela que o Servo ‘levaria sobre si as nossas dores’. 
Por último, devemos lembrar que a exposição inspirada sobre a expiação é a carta aos Hebreus. Em momento algum o autor da carta sequer insinuou tal conceito sobre a obra de Cristo. Visto que o bode emissário é tão importante no principal dia de expiação de Israel, seria uma omissão muito estranha. O autor dessa carta é o que mais fez uso do VT nos escritos do NT. 
Visto que ali apenas Cristo foi prefigurado, o autor inspirado concentrou-se no único significado do Dia da expiação – A suficiente morte expiatória de Cristo pela igreja!

Esse absurdo doutrinário tem levado alguns críticos a dizerem que os Adventistas consideram o diabo co-redentor! Acredito que seja uma conclusão correta, mas não que seja a intenção Adventista dizer isso, muito menos crer nisso. Mas se essa é uma conclusão inevitável, eles deveriam abandonar essa interpretação. O que jamais farão tendo em vista que tal ensino foi codificado por Ellen White. Infelizmente, o Nisto Cremos chega dizer que tal punição no diabo faz parte da expiação!

9 comentários:

  1. "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro" (Isaías 43.25)

    O bode expiatório representava o completo perdão divino após o pagamento da culpa pelo primeiro bode. Este representava o MEIO para se adquirir o perdão e aquele representava o RESULTADO adquirido pelo primeiro, o afastamento de nossos pecado da presença de Deus (representado pela arca, no tabernáculo) e a purificação de nossa consciência (representado pela imposição de mãos do Arão sobre o referido bode).

    Que o SENHOR JESUS nos abençoe e nos relembre destes preceitos maravilhosos diariamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é bom avaliar os argumentos do outro lado. O problema geralmente consiste na palavra expiar. Muitos a interpretam apenas como "perdão de pecados", porém tal afirmação não é verdade. O verbo hebraico kipper (expiar) significa cobrir, apagar, limpar, expiar, purificar... O ritual do Dia da Expiação apontava para dois objetivos 1. Perdão de Pecados e 2. Extinção de Pecados. Os dois bodes representavam estas duas facetas do processo de salvação. O primeiro bode era morto representando os pecados sendo perdoados o segundo era mandado vido para fora do arraial representando o fim do pecado do meio do povo de Israel. É interessante notar que Apocalipse 19 fala sobre um momento no qual os pecados serão eliminados. A cena é de um planeta "desértico" e Satanás está preso. Além, disso existem diversos documentos arqueológicos com rituais semelhantes ao de Levítico 16 nos quais contém animais sendo expulsos da comunidade por representarem a expulsão do mal.

      Excluir
  2. Luis !!! fantástico! Deus abençoe irmão... 'meio' e resultado, nossa, glória a Deus. Pena que Ellen White não tinha irmãos-cristãos como vc que a corrigisse!
    Ela vivia num covil de arianos, deu no que deu...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de declarar de todo o meu coração, o amor e respeito que temos por todos os que ainda não entendem que o Bode Emissário é o Senhor Jesus. Estamos pedindo ao Nosso Amado Pai Celestial, que ilumine suas mentes e corações e os conduza a compreender os textos Sagrados sob a égide do Espirito Santo. A seguir transcreveremos parte de um estudo que, creio nos ajudará muitíssimo a entender de uma vez por todas a questão do Bode Emissário.
    1. Nenhum texto da Bíblia diz que o diabo é simbolizado pelo bode, e nem que ele levará o pecado. Quem afasta para sempre o pecado do povo é Deus, por meio de Cristo e não de uma criatura satânica.É Jesus quem levou os nossos pecados e não o diabo. E foi Cristo quem sofreu por nossos pecados. Medite: Sl 103.12;Is 43.25; 1 Jo 3.5( "...alusão ao bode emissário - leva embora ( ARA, tira " ); 1Pe2.24 2 Co 5.21; 1Pe.2.21;Is53. 4,12;Mt8.17.
    2.Hb 9.22 é apenas um princípio geral,pois Lv. 5.11 fala de uma oferta pelo pecado de flor de farinha, para perdão do pecado v.13, que excluia o derramamento de sangue. O ritual de purificação do leproso também usava de um animal vivo ( Lv. 14.1-7).
    3. O Bode vivo que levava o pecado, representa o ato de Jesus de destruir, levar embora o pecado, afastar para longe o pecado da humanidade. Assim o bode vivo não representa o Salvador morto, mas o carregar dos pecados para longe do povo.Deus não apenas perdoava, purificava, removia, da vista e lembrança e para longe a contaminação trazida pelo pecado ( Sl.103.12 ; Mq 7.19). No dia da expiação 2 bodes. 1 parte de Deus, sacrificado e o sangue levado para dentro do véu, exigências de Deus;2 o Emissário levava embora a iniquidade de Israel à terra desabitada, a necessidade humana.Observemos os vários aspectos da OBRA DE CRISTO na redenção são simbolizados pelo que os dois animais desempenham no Dia da expiação, cada um com seu papel...1. Morte subistituta 2.o Sumo Sacerdote confessava os pecados e enviava-o para o deserto, representando o efeito de mandar embora,para sempre, os pecados de Israel, e simbolizava a Obra de Cristo, que era levar para sempre os nossos pecados.

    ResponderExcluir
  4. Não querendo ser enfadonho aos leitores peço vossa atenção para um Texto Sagrado, que nos ajudará a glorificarmos Nosso Único e Todo Suficiente Salvador Jesus. Rm.5.19 " Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos ." Amados do Senhor , não nos esqueçamos do fato de Jesus ser ao mesmo tempo simbolizado pelo sumo-sacerdote, bode morto, bode vivo,pombinha viva, pombinha morta, cordeiro, novilho, cabra, carneiro, etc.. Observemos que o bode deveria ser sem defeito, como todo animal do ritual cerimonial, símboloda não contaminação do pecado. Assim o diabo não pode ser simbolizado por um animal inocente, pois neste caso o TIPO seria SUPERIOR ao ANTÍTIPO,o que é uma violação das regras de tipologia. " EM TIPOLOGIA, O ANTÍTIPO É MAIOR QUE O TIPO E A ELE SUPERIOR, OCORRE UMA EXPANSÃO, UMA ELEVAÇÃO, UMA INTENSIFICAÇÃO.
    4. O termo "... para o Senhor..." Lv. 16.8-10. Significa " cair a sorte para ser oferecido ao Senhor em sacrifício " e " ... para o bode emissário. " Significa " cair a sorte para ser bode emissário." O artigo definido "o" não consta no original. Assim não tem nada a ver com dois seres " ANTAGÔNICOS" e sim dois bodes utilizados para PROPÓSITOS DIFERENTES, oferta sacrificial pelo pecado e afastamento do pecado. " a imagem dupla que Cristo foi feito " pecado por nós" ( 1 Co. 5,21), e de que Ele carregou nossos pecados, ( 1 Pe. 2.24 ), se harmoniza com o papel dos dois bodes no dia da expiação. Aquele que foi sacrificado como oferta pelo pecado e aquele que levava embora os pecados confessados do povo." ( Comentário Bíblico Vida Nova,p. 226).
    Em parte alguma da TORÁ se faz inclusão ao culto ou adoração de demônios. Em Lv. 17.7. Deus proíbe sacrifícios envolvendo demônios. Podemos concluir que é impossível , no próprio, sacrifício para Ele, ser solicitado algo relacionado ao Satanás.
    Infelizmente a tradução a partir de 800 d.c. [ Texto Massorético ] ... A tradição segundo o qual o bode emissário era o nome de um demônio do deserto originou-se muito tempo depois, estaria totalmente em desacordo com os princípios da redenção ensinados na TORÁ. Como a maioria dos pesquisadores concluíram o termo AZAZEL tem significado incerto, trata-se de um erro de fusão. O correto é: EZ AZEL e não " azazel", visto que o texto que tem o termo azazel é o massorítico no qual foi inserido as vogais na idade média. Todas as versões antigas, como a Septuaginta ( datada antes de Cristo ) entendem o texto como traduzido de EZ AZEL e não de um nome próprio azazel...
    Ao separarmos as duas palavras, como é o correto, passamos a ter um texto que faz sentido perfeito no contexto, sem fazer concessão a demônios, cujo exemplo não existe nas Escrituras. Nossa oração será perseverante para que o Pai das Luzes, continue a nos iluminar , afim de que a Doutrina dos Apóstolos continue a ser uma realidade na vida de cada discípulo do Senhor. A Ele a Glória Eternamente, Amém

    ResponderExcluir
  5. Creio que muitos que acreditavam que o Carneiro Emissário representava Satanás, já compreenderam que na verdade o mesmo representava o Senhor Jesus que " afasta de nós as nossas transgressões " . Muitos já entenderam esta verdade e estão glorificando ao Senhor porisso. João Batista ao ver Jesus vindo ao seu encontro declarou inspirado pelo Altíssimo Deus e Pai: "Eis o Cordeiro de Deus que tira, afasta o pecado de nós ". Tanto o Sumo Sacerdote, os bodes , tudo no santíssimo representava o Senhor Jesus Nosso Salvador. A Ele toda a Glória!!!
    Luiz Filipe e Luciano, Ele esta voltando. Nossa Salvação esta garantida por Sua infinita Graça. Como é confortável descançar na certeza de que tudo Ele fez para garantir nossa Eterna Salvação.
    Já nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus.
    Continuemos a falar a verdade em amor, para Glória do Rei.
    Em Cristo,
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e amém... minha salvação é 100% em Cristo... nada com diabo.

      Excluir
    2. Irmão Luciano observemos que os dois bodes faziam parte da EXPIAÇÂO, pois o texto inspirado pelo Santo Espirito, em Levítico 16. 10 diz: " MAS O BODE QUE CAIR A SORTE PARA BODE EMISSÁRIO SERÁ APRESENTADO VIVO PERANTE O SENHOR, PARA FAZER EXPIAÇÃO POR MEIO DELE E ENVIÁ-LO AO DESERTO COMO BODE EMISSÁRIO. "

      Se foi apresentado PERANTE O SENHOR e PARA FAZER EXPIAÇÃO POR MEIO DELE , esta claro que este carneiro ( bode ) me condiciona a tê-lo como meu substituto no ato de levar o meu pecado pessoal sobre Ele e desta forma fico como " eterno devedor " a este bode emissário.
      E como ele não poderia ter defeito, tipificava em todas as semelhanças ao imaculado Cordeiro de Deus que tira , afasta o pecado do mundo.
      Se interpretarmos este bode , sendo Satanás, estaremos dando-lhe a Glória que é devida somente ao Senhor Jesus.

      "QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPIRITO DIZ ÀS IGREJAS. " Ap. 3.13

      Paz vos seja multiplicada,
      Vosso conservo,
      Wilton

      Excluir
  6. Pessoa estava pesquisando sobre isso, tinha também bastante duvida a respeito, achei uma explicação que ao meu ver após muitas pesquisas achei que é o correto.

    Segue o link do video da mira da verdade

    http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/qual-o-significado-dos-bodes-do-dia-da-expiacao-17-09-2013/

    Conclusão, o outro bode representa satanas, ele não é meio de salvação, mas o responsavel pelos pecados que já foram limpos dentro do arraial antes de tira-lo de lá, no deserto ele ficara só até encontrar a morte, um exemplo do futuro onde satanas levara a CULPA de nossos pecados, e como o dia da expiação representa JUIZO, ele pagara, é o culpado afinal, Jesus é o salvador o intercessor, satanas o causador. Tirem suas próprias conclusões, eu já tirei a minha, grande abraço galera!

    ResponderExcluir