sexta-feira, 10 de abril de 2020

DEVOCIONAL "AMANDO A DEUS" - Dia 1: Deus é Deus


DEVOCIONAL – “AMANDO A DEUS”
DIA 1: DEUS É DEUS

“Eu Sou o Que Sou” (Ex 3.14)

Deus é definido por si mesmo. Ele é o que é, e apenas ele mesmo é capaz de a si mesmo revelar-se, e explicar o que sempre foi, o que é e será, pois é incomparável. 


A Bíblia, sendo a revelação de Deus, nos ajuda a ter uma compreensão do 1) Ser de Deus, 2) dos Atributos, 3) dos Nomes e 4) e das Obras de Deus, usando palavras e comparações (analogias) que são uma forma pedagógica de nos ensinar algo sobre Deus, adequado às nossas limitações. 

É bom destacar que não é possível seres limitados como nós, compreender a totalidade de Deus em todo seu ser essencial. Seria como tentar colocar o mar dentro de um copo. A revelação que Deus faz de si mesmo na Bíblia nos é suficiente para nossa existência, revelação essa limitada por nossa causa, porém, verdadeira. A partir dela conhecer a Deus, e assim amá-lo de todo coração, de toda a alma e toda nossa força, como ele mesmo nos ordenou. 

Na medida que nosso entendimento dele expandir, nossa devoção aumenta, ao admirar sua beleza excelsa, sua majestade incomparável, sua dignidade exaltada, sua pureza, justiça, e bondade, e então nossas aspirações, sonhos, na realidade nossa vida, passa a girar em torno Dele. Aí perceberemos que a razão da vida é amar a Deus!

13 comentários:

  1. É espírito, mas o que seria esse espírito? Seriam manifestações transcedentalmente transcedentais que em harmonia seguem um fluxo? Ou seria como pontos luminosos transcedentais que interagem entre si como fluxos de luz eterna e suprema? Como definir Deus de forma objetiva? Ele é o que é, é o que ?

    ResponderExcluir
  2. No caso do Senhor, é a forma de vida Imortal, Imaterial, Indestrutível, Infinita, Invisível, Indescritível, Inigualável, Incomparável, Imperceptível (aos sentidos físicos)... embora espírito seja defino no caso das criaturas (nós e os anjos, e os demônios) é o termo usado para nos dizer quem ele é. Conquanto seja percebido pela fé na Revelação especial, e pela revelação geral.

    ResponderExcluir
  3. Penso em uma matéria espiriual pois como vão louva-lo ele sem forma? Deus fala logo tem boca. Imagina diante do trono Deus falar e ao olhar pra ele ver uma luz? Deus sem face? Qual diferenca para Deus hindu?

    ResponderExcluir
  4. Luiz, ele usou analogias na Revelação, para resolver nossas limitações em ao menos entender a sua essência. Ao mesmo tempo que sempre nos lembrou de sua imensidão, incomparável. O que temos na Escritura, é uma imagem, limitada, e parcial.

    ResponderExcluir
  5. Por exemplo, >>caso você seja o Luiz, Testemunha de Jeová que comenta aqui<<, sei que isso é necessário para você, visto que assim, o caminho para negar a Onipresença de Deus, está pavimentada. E também, a aceitação da Trindade... Jeová, na perspectiva do Corpo Governante, é limitado em sua extensão (e em outras áreas de atuação).

    ResponderExcluir
  6. Oi eu não sou Testemunha de Jeová. Apenas questiono a frase da biblia sobre o " eu sou o que sou" pois o deus bibllico ñ se define de maneira objetiva como um ser pessoal.

    ResponderExcluir
  7. Luciano Sena

    Boa tarde

    Posso sugerir um tema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... se for possível e quando oportuno, podemos tentar tratar do assunto.

      Excluir
  8. Obrigado

    O tema é: Quem apareceu a Saul em 1 Samuel 28 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel apareceu, sem sombras de dúvidas. Fosse um demônio a própria Escritura ressalvaria o fato. Aliás, como o faz em diversas passagens. O fato é que Deus proibiu a invocação dos mortos por algum motivo que ele não quis externar. Acredito que quando isso acontece - quando Deus não diz o porquê - geralmente o é para nos incentivar ao estudo mais aprofundado das Escrituras. Não há porque empreender uma interpretação mirabolante, forçada da passagem, elucubrando o que nela não está de modo algum dito. É que "in claris cessat interpretatio", ou seja, para as coisas claras não é necessário interpretação alguma. O texto diz que era Samuel quem surgira, aparecera. Ponto final. Note que o fato se dá na antiguidade onde todos os que morriam íam para o Seól, sem exceção. A pergunta a se fazer a respeito é se com a morte e ressurreição de Cristo tal fato mudou a ponto de a partir de então não se conseguir mais invocar os mortos (?). Note que antes de sua morte e ressurreição, Moisés e Elias surgiram e conversaram com Ele no episódio da transfiguração. Elias não morreu, mas Moisés sem dúvidas sim, está morto. Pergunta: será que depois da ressureição tendo Cristo "levado cativo o cativeiro" não se consegue mais invocar os mortos? Eles não aparecem? Os que surgem hoje em dia em invocações seriam Espíritos enganadores? Ou será que excpecionalmente Deus permitiria vez ou outra de fato um morto aparecer? Será? Acho que a proibição de Deus a respeito da invocação dos mortos é porque dificilmente saberíamos distinguir um espirito malígno de uma pessoa morta, dado que da dimensão espiritual para a nossa dimensão muitas coisas podem acontecer, inclusive manifestações de anjos caídos, demônios, espíritos familiares, espíritos imundos e espiritos elementares. Acho que é mais ou menos por aí.

      Excluir
  9. De fato foi Samuel, a Bíblia cita que foi Samuel e nunca um demônio e em I Samuel 28:16-19 a palavra Senhor aparece 7 vezes e 7 na Bíblia indica perfeição mostrando assim que foi dita por um servo de Deus. No Novo Testamento Diabo e demônios chamam Jesus de Filho de Deus e Filho do Deus Altíssimo mas nunca de Senhor. Não acredito que a alma de Samuel veio da terra mas sim de um mundo espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já leu nas Escrituras Satanás chamar o próprio Deus Altíssimo de Senhor? Não leu e nem lerá jamais. Ora, a razão é evidente: trata-se do arqui-inimigo de Deus, ele e seu séquito odiento. Não admitem o senhorio de Deus, alias, tanto é assim que contra tal senhorio se rebelaram. Não há espetacularidade alguma nesse fato. De modo que há testemunhos quanto ao senhorio de Cristo advindos de fontes mais fidedignas e decentes; ou seja, não é preciso a boca de um espírito imundo,de um demônio, de um inimigo de Deus vir testemunhar o senhorio de Cristo; tanto é assim que o apóstolo Paulo incomodado expulsou demônios de uma advinha porquanto embora dissessem a verdade, rejeitou o testemunho deles... Rejeite também, portanto, o testemunho dos demônios a respeito do senhorio do Rei dos reis e Senhor dos senhores Jesus Cristo perante o qual TODOS, sem exceção, terão de dobrar os joelhos.

      Abandone o sacrifício de tolo, que também implica sacrificar aos demônios no altar no engano, da mentira disfarçada de religiosidade.

      Libertas vera est, Christo servire.

      Agostinho Antialienação

      Excluir
  10. São Samuel falou 7 vezes a palavra Senhor, confirmando que era uma alma santa.

    ResponderExcluir