segunda-feira, 25 de novembro de 2019

O Que as Testemunhas de Jeová Não Querem Que Saibamos Acerca de Beth-Sarim


 "Em 1926, sob a liderança de Joseph F. Rutherford, a Watch Tower Bible & Tract Society comprou dois lotes de terreno: o lote Cento e Dez (110) e o lote Cento e Onze (111), em Kensington Heights, unidade n.º 2, no Condado de San Diego, Estado da Califórnia.

Isto em si mesmo não parece estranho. O que é estranho é a razão porque estes lotes foram comprados. Os dois lotes foram comprados para construir uma mansão, mas não era uma mansão qualquer, era uma mansão chamada Beth-Sarim (expressão hebraica que significa "Casa dos Príncipes").

Então qual era o propósito que motivou a construção de Beth-Sarim? Rutherford e todos os que o seguiam acreditavam numa profecia da Watchtower que dizia que em 1925 todos os homens mencionados no livro bíblico de Hebreus, capítulo 11, seriam ressuscitados:

"Podemos esperar confiantemente que 1925 assinalará o regresso de Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas da antiguidade, em especial aqueles mencionados pelo Apóstolo em Hebreus capítulo onze, à condição de perfeição humana." (Millions Now Living Will Never Die [Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão] (1920), pp.88-90)

A Watchtower [Sentinela] declarou em 1922 que "esta cronologia não é do homem, mas de Deus." (The Watchtower [A Sentinela], 17 de Julho de 1922, p.217)

Portanto, se foi Deus quem a pronunciou, essa profecia deveria ser capaz de passar no teste de um verdadeiro profeta, apresentado em Deuteronómio 18:21, 22, que diz:

E se disserdes no vosso coração: como saberemos a palavra que o Senhor falou? Quando um profeta falar em nome do Senhor, se a coisa [predita] não acontecer, nem se verificar, essa é a coisa que o senhor não falou, mas o profeta falou-a presunçosamente: não deveis ter medo dele.

Quando a profecia não se cumpriu, em 1925, a Watchtower admitiu: "Pode não acontecer. No seu devido tempo Deus cumprirá os seus propósitos a respeito do seu próprio povo." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de Janeiro de 1925, p.3)



Beth-Sarim

Assim, em 1930 a Watchtower construiu Beth-Sarim como um testemunho da fé que eles tinham de que Deus cumpriria essa profecia e como um lugar para os homens mencionados em Hebreus capítulo 11 poderem governar o Reino Teocrático de Deus desde o Armagedom em diante. O "Juiz" Rutherford convenientemente incluiu o nome dos príncipes no nome que deu à casa ["Beth-Sarim" significa "Casa dos Príncipes" em hebreu] e na escritura pública de Beth-Sarim de modo que ele e os seus assistentes pudessem viver na mansão palacial até à sua morte ou até ao regresso dos homens mencionados no livro bíblico de Hebreus. Quando estes voltassem, era suposto que a propriedade lhes seria entregue pelo resto da eternidade, para que eles vivessem nela e governassem com uma presença visível no Paraíso.

No título e escritura da propriedade, com a data de 24 de Maio de 1926, é dito o seguinte:

"A condição aqui expressa é que a acima mencionada WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY conservará o título mencionado, PERPETUAMENTE, para uso de todo e qualquer dos homens acima mencionados como representantes do Reino de Deus na terra." [ênfase acrescentada]

Noutra parte do título, diz-se:

"Esta propriedade foi adquirida e foram feitos nela melhoramentos a pedido e sob a direcção do acima mencionado Joseph F. Rutherford e foi dedicada a Jeová Deus e ao Seu Rei Cristo, que é o governante legítimo da terra, e para o propósito expresso de ser usada por aqueles que são servos de Jeová Deus. Por esta razão, é feita a provisão nesta escritura de que a propriedade será usada PARA SEMPRE no propósito sujeito a qualquer incumbência que possa ser colocada sobre ela." [ênfase acrescentada]

Portanto, segundo as declarações acima, que constam no título e escritura da propriedade, a Watchtower Bible and Tract Society ainda devia ter em seu poder hoje o Lote 110 e o Lote 111, nos quais Beth-Sarim foi construída, certo?

Joseph F. Rutherford faleceu no dia 8 de Janeiro de 1942. Pouco tempo depois, Beth-Sarim foi vendida e já não pertence à Watchtower Bible and Tract Society.

Será que acontecimentos com esta importância, relacionados com a Sociedade, podem ser esquecidos tão facilmente? Podem ser tão facilmente varridos para debaixo do tapete? Ou será que o caso foi apenas "outro erro" cometido por "homens imperfeitos"?

Parece que é assim que a Watchtower pensa. Até agora, ainda não encontrei nenhuma TJ que soubesse da existência de Beth-Sarim antes de eu a ter informado [N. do T.: isto foi provavelmente escrito antes de 1993.] A Watchtower já há muito tempo que tem sido bem sucedida em encobrir e apagar os seus "erros" embaraçosos. Não só tentou esconder os factos, mas chegou mesmo a mentir descaradamente para esconder os detalhes embaraçosos. No livro Testemunhas de Jeová -- Proclamadores do Reino de Deus (publicado em 1993), p.76, a Watchtower escreveu:

"Casa dos Príncipes"

O irmão Rutherford contraiu uma pneumonia aguda depois de ser solto em 1919 de encarceramento injusto. Após isso, ele só tinha um pulmão sadio. Nos anos 20, sob tratamento médico, ele foi a San Diego, Califórnia, e o médico instou com ele para que passasse tanto tempo quanto possível ali. Desde 1929, o irmão Rutherford passava os invernos trabalhando numa residência em San Diego que ele chamara de Bete-Sarim. A construção de Bete-Sarim foi realizada com fundos contribuídos diretamente para esse fim. A escritura, publicada na íntegra na revista "Golden Age" de 19 de março de 1930, transferia essa propriedade a J. F. Rutherford e depois à Sociedade Torre de Vigia, dos EUA.

Sobre Bete-Sarim, o livro "Salvation" ("Salvação"), publicado em 1939, explica: "As palavras hebraicas 'Bete-Sarim' significam 'Casa dos Príncipes'; e o intento de adquirir essa propriedade e edificar a casa foi para que houvesse alguma prova tangível de que existem pessoas na terra actualmente que acreditam plenamente em Deus e em Cristo Jesus e em seu reino, crendo que os fiéis da antiguidade serão brevemente ressuscitados pelo Senhor, voltarão à terra e se encarregarão dos negócios visíveis da terra."

Aqui a Watchtower explica cuidadosamente que a escritura de Beth-Sarim transferiu essa propriedade para Rutherford, o que é uma mentira. A casa foi registada em nome de Davi, Jefté e outros indivíduos do Velho Testamento -- que era suposto ressuscitarem em San Diego, Califórnia, em 1925! Mais tarde a Watchtower vendeu a mansão -- coisa que tinham dito (na escritura da propriedade) que nunca fariam, porque era suposto a casa ser "uma testemunha por toda a eternidade."

De facto, a casa tem sido uma "testemunha" -- uma testemunha da loucura da Watchtower e do seu presidente alcoólico, Rutherford.

Portanto, este artigo foi escrito como um lembrete oportuno, para as Testemunhas de Jeová que não conhecem o caso e para as pessoas que as Testemunhas tentam recrutar.

Deuteronómio 18:22 diz: "Quando um profeta falar em nome do Senhor, se o que ele disser não acontecer, nem se verificar, essa é a palavra que o Senhor não falou, mas foi o profeta que falou presunçosamente: não tenhais medo dele."

Este versículo das escrituras diz que se a profecia falhar, é algo que o Senhor NÃO falou! O texto não diz nada acerca de admitir que se cometeu um erro, nem diz nada acerca de os homens serem imperfeitos. A única coisa que diz é isto: Se a profecia não se cumpriu, então foi uma FALSA PROFECIA!"

FONTE: http://corior.blogspot.com/2006/02/o-que-as-testemunhas-de-jeov-no-querem.html

15 comentários:

  1. Que prova documental fantástica contra uma religião que se diz que é a única comunicação entre deus Jeová e a humanidade, o maior inimigo de uma seita é o tempo, o tempo passa e mostra tudo as claras, daqui a pouco vai aparecer alguns dizendo que é tudo mentira, texto fora do contexto, e blá, blá, blá, querem ver.

    ResponderExcluir
  2. O rapaz que se diz apologista TJ disse que apresenta explicações para todas essas mudanças e previsões... :)

    ResponderExcluir
  3. Luciano, apóstatas e opositores da verdade não passam de analfabetos funcionais e desonestos intelectuais. Sugiro buscar fontes de matéria sérias, e publicar no seu blog material com melhor conteúdo, do que ficar se aliando a esse tipo de pessoa e replicando o que elas dizem...

    Nem vou me dar o trabalho de responder. Mas dá uma olhada nesse vídeo...(obs.: nem é de uma Testemunha de Jeová hein...):

    https://www.youtube.com/watch?v=YkGsPeP7aOc

    ResponderExcluir
  4. Diego, percebe-se a situação intelectual que vc se encontra. O ataque pessoal à capacidade dos críticos cheira o obscurantismo. Note: "apóstatas e opositores da verdade não passam de analfabetos funcionais e desonestos intelectuais." Ou seja, Rutherford era muito capaz e idiota é quem critica essa atitude divulgada na postagem... Diego, vc é um perfeito seguidor da Torre de Vigia.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Luciano, o Sr entende a diferença entre INTERPRETAR uma profecia bíblica e PROFETIZAR em nome de Jeová?

    Me desculpe, mas a pessoa que diz que as Testemunhas de Jeová são “falsos profetas” só porque interpretam profecias bíblicas (e talvez, com o tempo, errem na interpretação e a abandonam essas crenças), não sabe a diferença entre a esquerda e a direita. A profecia bíblica nunca falha, mas a interpretação humana SOBRE ESSA MESMA PROFECIA pode falhar.

    Entenda Luciano, as Testemunhas não profetizam, porque o profetizar do ponto de vista BÍBLICO, envolve uma revelação direta de DEUS; envolve dizer ALGO NOVO.

    A Testemunhas estudam e tentam interpretar os sinais e profecias QUE JÁ FORAM ESCRITOS NA BÍBLIA. Não dizem ter o DOM DE PROFECIA. Não dizem nada de novo. Nunca disseram serem inspirados por Deus, assim como os escritores bíblicos foram.

    Entendeu?

    Mas me diga Luciano, a “igreja reformada” desde sempre teve o perfeito entendimento sobre as profecias bíblicas? Nunca tiveram ajustes no entendimento? Nunca concluíram que tinham alguma crença errada e depois deixaram de crer nela? Ou vocês não estudam profecias?

    ResponderExcluir
  7. O irmão Luciano o rapaz falou que tem explicação para tudo isso, se eu fosse ele iria estudar ufologia, quem sabe ele tenha mais um pouco de ilusão,porque tentar responder toda maluquice do corpo governante é contar a areia da praia do mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chego a ter pena da condição que a pessoa se encontra... mas com certeza ele vive em uma crise pessoal tentando sabotar sua mente diante de fatos tão inegáveis... a questão não é ver esses erros, acontece que se ele ceder às conclusões dos fatos 'a cabeça dele é decepada' lá dentro ...

      Excluir
  8. Diego, não acredito que lá no fundo vc acredita em suas justificativas, ou tenta se fazer acreditar...

    Pense seriamente que se não ser inspirado dá o direito de 'interpretar' as profecias desta maneira? Um pouco de sensatez, ajudaria... e com isso datas se repetiram na Torre uma atrás da outra.

    Além do que, não são as TJs, mas a Organização na pessoa dos seus Papas Supremos. Não são assuntos pequenos, de comportamento, mas previsões proféticas anunciadas. Tenha dó caro Diego, veja ao ridículo que essa liderança coloca vcs. Se vc fosse TJ e pregasse de casa em casa antes de 1925 anunciaria 'milhões que agora vive jamais morrerão', daí veria essa mansão na década de 30 sendo construída, e se alguém te perguntasse explicaria que Rutherford não era infalível, mas a mansão era para receber os mortos, e depois na década de 50, mais uma vez Rutherford não era inspirado? Diego, se vc se submete a isso sem um mínimo de incomodo intelectual, sua capacidade de juízo a repeito da Torre está totalmente prejudicada e 'domada'. Vai ser difícil argumentar.

    *É difícil ´para você buscar comparação com a minha igreja, pois assuntos doutrinários que são discutidos são debatidos por delegados do país todo, publicamente e com consulta aos presbitérios. E ainda depois apresenta-se recursos, etc. Então, não tenha muito interesse em freneticamente buscar algo semelhante para servir de consolo na sua apologética. Preocupe-se com o Corpo Governante que te dá muito trabalho em seu próprio ninho para vc sem autorização dele defendê-lo...

    ResponderExcluir
  9. Essa fixação que apóstatas e seus apoiadores tem em ficar apontando erros de interpretação de profecias das Testemunhas de Jeová é algo doentio. Há séculos as igrejas “cristãs” estão atoladas em um lamaçal de doutrinas pagãs como a trindade, imortalidade da alma, inferno de fogo, predestinação, além de práticas anti-biblicas como batismo de bebês, apoio a guerras, envolvimento com a política, casamento gay etc e querem apontar erros de interpretação de profecias das Testemunhas de Jeová??

    Me diga Luciano, na prática, o que muda para uma Testemunha de Jeová HOJE, aqui no Brasil, saber que à 80/90 anos atrás os Estudantes da Bíblia, lá nos EUA, tinha esse entendimento sobre 1925? Ou sobre as expectativas que tinham sobre 1914, 1975, etc?

    Se atualize Luciano... Olhe para o presente e para o futuro. Com o passar do tempo, a organização permaneceu no erro ou abandonou as crenças erradas? E se abandonou, qual a relevância de apontar esses erros hoje?

    Ficar preso ao passado não será de proveito algum. Dificilmente você irá convencer alguém a não se tornar Testemunha de Jeová ou deixar de ser Testemunha de Jeová apontando erros de intepretação de profecias que os Estudantes da Bíblia tinham a tantos anos atrás. Até porque, a compreensão exata e com antecedência de profecias nem é um fator essencial para a SALVAÇÃO.

    Se quiser convencer alguém sobre a verdade, mostre com base bíblica e argumentos sólidos que as crenças fundamentais da Fé Cristã das Testemunhas de Jeová estão errados. Prove na Bíblia que Deus não é um mas três, que Jesus é o Deus Todo-Poderoso, que o espirito santo é uma pessoa, que a alma é imortal, que o inferno de fogo existe, que a Terra será destruída, que todos os bons vão para o céu, etc. Isso sim é vital para a salvação.


    E por último, o Sr fugiu da pergunta... (pra variar)

    Eu não perguntei como a sua igreja define assuntos doutrinários. Eu acho que o Sr entendeu a pergunta, mas propositalmente evita tratar do mesmo assunto ao qual o Sr critica a liderança TJ porque sabe da falha das igrejas reformadas nesse respeito. (eu fiz uma pergunta semelhante na postagem que o Sr fez sobre o sangue e o Sr também não respondeu).

    O assunto é INTERPRETAÇÃO DE PROFECIAS BÍBLICAS. A pergunta foi:

    A “igreja reformada” desde sempre teve o perfeito entendimento sobre as profecias bíblicas? Nunca tiveram ajustes no entendimento? Nunca concluíram que tinham alguma crença errada e depois deixaram de crer nela? Ou vocês não estudam profecias?

    O Sr consegue responder a pergunta ou vai fugir como sempre faz?

    ResponderExcluir
  10. Diego, é notório seu desespero em sair do assunto publicado... a tentativa de mudar o foco. Lembro a vc - a postagem é sobre algo de sua orgulhosa religião, que se declara a Organização que Jeová, e as demais não! - ((quem se arroga assim, como ela já disse a respeito da Igreja Católica em uma Despertai, tem que suportar ser escrutinada e seus erros expostos, ou não?))

    Me diga em qual site vc publica suas críticas às doutrinas apontadas por vc que irei lá, apresentar meus argumentos, AQUI meu caro, é sobre esse assunto - e nada mais.

    Além do que, se a luz brilha não se incomode com nenhuma religião, pois pode ser que elas tb chegarão à verdade... afinal, só vcs que podem errar e ainda ser o 'único caminho'?

    Sua pergunta já foi respondida - não há como vc entender e tentar comparar mudanças doutrinárias em uma igreja e mudanças realizadas pelo seu Corpo Governante.

    ResponderExcluir
  11. Ah, acredito que essa parte do seu comentário necessita de observação:

    "Me diga Luciano, na prática, o que muda para uma Testemunha de Jeová HOJE, aqui no Brasil, saber que à 80/90 anos atrás os Estudantes da Bíblia, lá nos EUA, tinha esse entendimento sobre 1925? Ou sobre as expectativas que tinham sobre 1914, 1975, etc? Se atualize Luciano... Olhe para o presente e para o futuro. Com o passar do tempo, a organização permaneceu no erro ou abandonou as crenças erradas? E se abandonou, qual a relevância de apontar esses erros hoje?"

    Note sua falta de sensibilidade coerente com sua religião - 1. A afirmação de sua religião em dar alimento no tempo apropriado, cabe lembrar que tal alimento foi dado assim, já estragado. 2. A questão é que todos os tempo sua organização se arrisca em datas. As lições do passado não são absorvidas por aqueles Bispos Supremos e Papais do CG. 3. A sua religião é uma religião denominacional mundial, e não nacional. Dizer que ''no Brasil'', como senada tivesse com a Org. Torre nos EUA, é a primeira vez que vejo um defensor TJ dizer assim, visto que o que mais se gabam é sua uniformidade mundial. 4. As datas são [com previsões e interpretações diversas e abandonadas]: 1874, 1878, 1881, 1914, 1915, 1918, 1920, 1925, 1941, 1975, Século XX, Geração de 1914, Ungidos escolhidos até 1935 veriam o fim, agora segunda geração de ungidos...

    Isso é o que??? É aproveitam do domínio mental e social de suas vidas... Diego, vc é um escravo da Torre de Vigia.

    ResponderExcluir
  12. O maior inimigos dos TJs são suas próprias publicações, os membros da torre de vigia, estão preso ao passado de falsas profecias, mentiras e tudo mais, está aí uma fagulha de um universo de falsas profecias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto ficarem 1. com a bandeira (furada em trapos) que a Torre de Vigia foi escolhida por Jeová, dentre todas as demais em 1919, e que ela é a arca da salvação, e 2. não reconhecerem mesmo, sem justificativas, que tais líderes erraram e qualquer Testemunha podia dizer isso, mesmo sem o Corpo Governante autorizar elas dizerem - pois só podem reconhecer, quando o CG diz que 'falhou', ela terão que lidar com essa página (aliás páginas, pois são muitas) da história.

      Excluir
  13. 🤦🏻‍♂️Esses russelitas viu.

    ✅As publicações dos Tjs são repletas de contradições, assim como seus líderes, podemos observar esse fato em "profecias" que não se cumpriram.

    ▪Fundador da organização As Testemunhas de Jeová, CharlesTaze Russel nasceu em 1852, epassou a fazer discípulos e a publicar, em julho de 1879, em duas revistas chamadas A Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo, com uma tiragem de 6.000 exemplares.

    ▪Em 1884, Russel registrou a organização Zion' s Watch Tower Tract Society, e em 1870 fundou uma classe de estudos bíblicos, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, da qual, em 1876, elegeu-se "pastor".

    ▪Hoje estes livros têm o nome de Estudos das Escrituras. Há inúmeras provas de que ele tenha sido um falso profeta, entre elas temos as profecias não cumpridas. Contrariando a Bíblia Russel marcou o retorno de Cristo várias vezes. Mas seus seguidores, os russelitas, (cuidado eles não gostam de ser chamados assim kkk) ou testemunhas de Jeová, não admitem que ele tenha errado, e apresentam todo tipo de argumento e manobras numa tentativa desesperada em defende-lo.

    ResponderExcluir