sábado, 26 de outubro de 2019

Uma análise do livro “Arminianismo Puro & Simples” – Parte 1

O debate entre Calvinismo e Arminianismo é permanente na igreja protestante, e parece que não acabará jamais. Até que Cristo volte. O que devemos como crentes é jamais cometermos erros carnais de zombaria e perseguição, como ocorreu no passado de forma saliente da parte de calvinistas - fatos que depõem contra os calvinistas, não contra o calvinismo. Pretendo fazer uma contribuição ao debate, na forma de análise de um livro publicado pela CPAD intitulado “Arminianismo Puro & Simples” do pastor Jamierson Oliveira, da igreja Batista Ethnos, de Guarulhos – SP. 

Homem de Deus que acabei tendo contatos via WhatsApp onde conversamos sobre alguns temas, não apenas calvinismo, mas apologética, vida de oração e crescimento de igreja. Conversas amorosas, edificantes e com pitadas de brincadeiras respeitosas. E mesmo no debate em tela – que é acirrado, jamais um traço de demonstração da parte desse querido pastor que ele estaria falando com um cristão inferior. Além disso, seu respeito pelos Presbiterianos demonstra que esse irmão está muito interessado no bem do Reino. O que ele menciona na parte de “Agradecimentos” em seu livro, tendo boa amizade com calvinistas, é verdade na prática. Temo apenas que minhas postagens nublem essa relação, até porque, nem sempre uma crítica ou uma defesa é livre de força e carga.

*Usarei a sigla “APS” como abreviação do nome do livro. As citações estarão em itálico e os negritos serão meus.

PARTE 1 -  A MAIORIA DOS CRISTÃOS SÃO PELAGIANOS, OU SEMIPELAGIANOS, OPS ARMINIANOS... AFINAL, O QUE?

Começo avaliando o que o livro APS diz sobre o número de arminianos no mundo cristão:

“...600 milhões se identificam como evangélicos, podemos dizer seguramente que 80% deles são de confissão soteriológica arminiana. O mesmo quadro se aplica no Brasil, onde a grande maioria dos crentes é de igrejas pentecostais e, por assim dizer, são arminianos, mesmo que não se identifiquem como tal.” (p.13).

Porém, vejamos que logo em seguida, ao avaliar o efeito de poucas obras arminianas literárias disponíveis no Brasil, o autor diz em APS:

“... a escassez de obras que exponham coerentemente o posicionamento arminiano, fazendo com que a maioria desses crentes, por ignorância e por falta de treinamento teológico, acabe crendo na heresia pelagiana ou mesmo semipelagiana, alimentando, com isso, a acusação do lado calvinista, segundo a qual não temos um ensino bíblico e reformado da doutrina divina da salvação.” (p. 14).

Na página 47, ele repete algo semelhante:

“Existe em nossas igrejas um incontável número de crentes que, acreditando serem arminianos, lamentavelmente são pelagianos, sem consciência de sua heterodoxia. Mas esses irmãos devem ser orientados na doutrina. Trata-se, nesse caso de crentes ignorantes na fé, e não hereges. Infelizmente, alguns calvinistas, vez ou outra, observam essa ignorância e acabam por associar o arminianismo ao pelagianismo. Não há como apontar essa associação como infantil e descabida.”

Vamos ficar aqui, por enquanto...

Primeiro lemos em APS que a maioria dos crentes evangélicos são arminianos. Depois ele mesmo diz que a maioria são semipelagianos e até, pasmem, pelagianos! Interessante que ele nas citações acima diz que o Pelagianismo é tanto “heteredoxia” – isto é, outra ortodoxia, bem como também diz que é “Heresia”, ou seja, um desvio condenável da doutrina cristã. Nas páginas 35,36 ele categoriza as posições semipelagianas e pelagianas, de “heresias”, ao passo que arminianismo e calvinismo, vertentes evangélicas. Segundo APS, Jacó Armínio possui uma “herança de milhões de Crentes em Cristo Jesus, em todas as nações” (p. 24), que por fim são na prática são hereges e/ou heterodoxos semipelagianos e pelagianos (a culpa disso é problema deles!).

Notemos como é o arminianismo: Ele não produz a soteriologia pura que advoga ter, e tal como fungos, o semipelagianismo e pelagianismo proliferam se alimentando do que não é Bíblico nessa linha teológica, e isso nunca incomodava o Arminianismo – daí surge o calvinismo, criticando todo esse desvio, aí ressurge o Arminianismo para guerrear contra o Calvinismo! No mínimo estranho... no mínimo. Perceba isso na seguinte afirmativa: 

“Só mais recentemente percebendo um movimento calvinista no seu seio, inclusive com alguns pastores que já se declaram calvinistas, começamos a ouvir vozes levantando a bandeira do arminianismo.” (p.15). 

“Arminianismo Puro & Simples”, pura e simplesmente, nos mostra que o arminianismo tem mais problema com Calvinismo (que é evangélico) do que com as Heresias do semipelagianismo e pelagianismo. Embora possa ser seu interesse instruir na doutrina arminiana a maioria dos pelagianos do arraial arminiano, na verdade é mais uma reação ao Calvinismo.



Continua...






19 comentários:

  1. Gostei até aqui. (Raphael)

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão quanto à volta de Jesus. Tenho para mim que se trata de um tema eminentemente escatológico. Jesus Cristo virá buscar uma Igreja irrepreensível, santa... E se um dos sinais de sua vinda é a multiplicação do conhecimento ou da ciência, não é por acaso que o tema calvinismo com a sua doutrina predestinatória tem sido exposta com mais veemência à geração dos fim dos tempos a qual sedentamente vem buscando a verdade pela verdade e isso é um fenômeno mundial! O que for espúrio certamente será expurgado... Este é um movimento do Espírito Santo.

    Não li o livro, porém, logo de cara percebo, ao menos diante do que você reproduziu do livro, um grave erro estatístico; talvez por falta de conhecimento histórico ou de dados ou da falta de conhecimento mesmo da noção do que significa “pelagianismo”

    É falsa a afirmação de que a maioria dos cristão são “pelagianos”... Desconheço igrejas cristãs que professam que os efeito da queda de Adão não foram transmitidos aos seus descendentes... Desconheço igrejas cristãs que professam livre-arbítrio sem a Graça... Simplesmente não existem...

    Quanto ao termo “semi-pelagiano” parece-me mais equivocado ainda, aliás, em sua reprodução do tal livro não é dito nada a respeito de exemplos de casos semi-pelagianos no seio da maioria dos cristãos!

    De modo que sou tentado a acreditar que tais expressões ou termos são meras pechas ou xingamentos que calvinistas ressentidos utilizam como rótulos à maioria dos cristãos; considerando o fato inconteste de que os calvinistas na verdade são uma minoria...

    Um indício desse fato é o seu comentário infeliz de que “Ele não produz a soteriologia pura que advoga ter, e tal como fungos, o semipelagianismo e pelagianismo proliferam se alimentando do que não é Bíblico nessa linha teológica, e isso nunca incomodava o Arminianismo – daí surge o calvinismo, criticando todo esse desvio, aí ressurge o Arminianismo para guerrear contra o Calvinismo! No mínimo estranho... no mínimo”.

    Ressalvado o fato de que não li o livro, contudo, isso não impede de enxergarmos dentre gravíssimos erros em tal interpretação baseada em uma única frase pinçada do livro (!!!), distorção que salta aos olhos: de que o calvinismo surgira para criticar um suposto desvio do arminianismo permitindo a proliferação de “fungos” do “semipelagianismo e pelagianismo” e que este ressurgira para guerrear contra o calvinismo. Erro histórico grave, para dizer o menos.

    É que cerca de 1.000 anos antes da reforma, o Sínodo de Orange já havia condenado, no ano 529, as doutrinas de Pelágio por causa da disputa entre este e Agostinho, de modo que é falsa a afirmação de que o que o calvinismo surgira para criticar um suposto desvio do arminianismo e que este ressurgira para guerrear contra o calvinismo, ora a questão já estava sepultada 1000 anos antes (nem Calvino e nem Jacob existiam) e mais: o calvinismo não poderia ter surgido para criticar o arminianimo, é que o calvinismo é anterior ao arminianismo, disputa que ocorrera apenas do século XVII!!! E o que é pior iniciada pelos calvinistas contra os remonstrantes (arminianos) e não o contrário, que desembocou em Dort...

    Assim, diante da inversão que faz dos fatos históricos, ou seja, o que revela uma despreocupação com a verdade, reforça em mim que as expressões “pelagianos” e “semi-pelagianois” não passam de pechas, meros rótulos calvinistas a fim de com eles pechar a maioria dos cristão os quais, evidentemente, não podem jamais comungar com a doutrina calvinista por razões óbvias, a começar pelo que foi decidido no Sínodo de Orange...

    ResponderExcluir
  3. Caro Arthur, quem disse foi o autor do livro, não eu... Foi ele. Quanto ao que eu critiquei chamando de fungos, é constatação do que ele disse, não eu... o uso dos termos foram feitos por ele, da forma que estão, não eu... melhor ler novamente a postagem.

    ResponderExcluir
  4. Entendo que o ser humano coopera com a salvação com fé e obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, há uma fórmula interessante citada por Eli-Ezer-Emess na qual constitui a Graça que não é nem monérgica e nem sinérgica, é GRAÇA MULTIFORME: "Do verbo salvar quem salva é Jesus Cristo cuja predicação pendula entre fé e obras". Isto é de um acerto monumental porque revela a justiça de Deus e sua misericórdia assim: daqueles que ouviram a respeito do Evangelho é mais exigido, ou seja, a fé em Cristo como instrumento de salvação; já em relação àqueles que nunca ouviram falar de Cristo como está descrito na Carta aos Romanos, basta uma fé mínima (Crer que Deus existe e acreditar que Ele é recompensador daqueles que o buscam) e mais a observância por essas pessoas das obras de justiça gravadas em seu coração pelo próprio Deus, ou seja, em suas consciências.

      Você tem razão, e a Bíblia avaliza esse seu entendimento sim.

      Excluir
    2. ´´Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,´´Efésios 3:10 bíblia acf
      ´´Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.´´1 Pedro 4:10 bíblia acf

      Excluir
  5. Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.´´Jeremias 19:5 almeida fiel; DEUS ordenou o pecado sr luciano sena ???

    ResponderExcluir
  6. a sua proposta neste artigo é ´´refutar´´ um livro de um teólogo arminiano e isto não prova que o calvinismo esta certo; a bíblia diz ´´Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.´´Romanos 11:32 almeida fiel ; por que vc não tenta refutar este verso ? quem são ´´todos´´ e ´´todos´´ ???

    ResponderExcluir
  7. Se possível, comente sobre a postagem... Sobre textos, em momento oportuno tb por ele citado, farei minha análise.

    ResponderExcluir
  8. A fé e graça vindas de Deus agem em seres humanos pessoais com vontade e livre-arbítrio sendo assim o ser humano coopera com a salvação. Graça e fé são aspectos impessoais e não tem em si capacidade de agir se faz necessário a ação do ser humano na Bíblia diz que Deus é uma pessoa logo age e os seres humanos são também logo agem.

    Cristianicamente falando não vejo a possibilidade de o ser humano agir sem a graça vinda de Deus porém estou repensando isso pois um ser humano pode entender a Bíblia sem a ação do Espírito Santo basta estudar e vejam nos debates se aprende muito, entendo que um budista, ateu . agnóstico e etc podem entender o Cristianismo sem o Espírito Santo ainda mais sem tiver um bom ou excelente conheicmento de grego, hebraico, aramaico, cultura das epocas tanto do AT como do NT, História da Igreja, Patrística. Tanto é que que existe muitos livros protestantistas explicando sobre vários temas sobre a religião Cristã. Por exemplo o livro Arminianismo Puro & Simples o pastor Jamierson que sem dúvida tem muito conhecimento explica para que as pessoas entendam aí eu pergunto: Prescisa do Espirito Santo e da graça para entender o livro que ele escreveu ou basta o próprio ser humano usar o seu intelectivo para entender? Quando o reverendo Ronaldo Vasconcelos refutou o Professor Leandro Quadros no debate sobre o Dia do Senhor quando ele uso citou a Septuaginta isso não prescisa da ação do Espírito Santo basta ter o conhecimento sobre o tema.

    Nunca li a obra de Pelágio mas acho que os cristãos calvinistas entendem que se há uma participação do ser humano isso por si anula a ação da Graça de Deus no ser humano. Também não acredito que foi a partir de Calvino que tal pensamento calvinista ( entendimento teológico calvinista) digamos assim começou antes de Calvino já existiam pessoas que acreditavam no que Calvino um dia ensinou. Os próprios calvinistas estudam muito e isso é esforço deles e é claro que eles vão dizer que " Deus está agindo" vão logicamente atribuir isso a Deus mas na verdade é uma ação deles.

    Luiz

    ResponderExcluir
  9. Eu Assisti a um breve vídeo do CACP, 30.10.2019 em que o Sr.Jamierson Oliveira afirma que Romanos 11:32 ensina a expiação ilimitada.

    https://youtu.be/Nxett8L-M0k

    A passagem referida assim diz,

    Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Romanos 11:32.

    Daí ele conclui contra todas as evidências contextuais que o Apóstolo estava fazendo alusão à expiação ilimitada, ou seja, o Senhor Jesus morreu no lugar de cada pessoa que já passou por esse planeta!

    Isso contradiz a Lei de Expiação, isto é, somente aqueles circuncidados é que estavam no Pacto, tanto é que Deus procurou matar, (chamar atenção por meio de ameaça), Moisés por que esse não havia circuncidado Gerson.

    Uma leitura dos versos anteriores ao por ele citado mostra que o Santo Apóstolo não tinha a expiação ilimitada em mente, e sim a graça estendida aos gentios, ou seja, Deus encerrou TODOS, JUDEUS E GENTIOS debaixo da desobediência para com TODOS JUDEUS E GENTIOS usar de misericórdia.

    O próprio verso 7 desse mesmo capítulo 11 diz..

    Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os Eleitos, (judeus) o alcançaram, e OS Outros (judeus não eleitos) FORAM ENDURECIDOS. Romanos 11:7.

    Todas as bênçãos que os judeus eleitos alcançaram veio através da expiação, os outros foram endurecidos, mantidos em seu estado nativo de incredulidade, dos tais são os Fariseus filhos do diabo.

    O Senhor Jesus afirmou que,


    Eu sou o bom Pastor, e CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS, e das minhas sou conhecido.

    Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e DOU A MINHA VIDA PELAS OVELHAS.


    Ora, se existem ovelhas, também há os bodes.

    Jesus chama os eleitos de ovelhas por predestinação ANTES mesmo das outras ovelhas serem convertidas são chamadas de ovelhas segundo a Lei de Remissão.

    Por isso é que eu digo ao fazer concessões a heresia arminiana com suas maquinações é por em risco as igrejas que ainda detém a Sã Doutrina do Evangelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. disse JESUS ´´Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?´´
      Lucas 13:34 Bíblia Almeida Fiel ;
      ´´Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.´´
      Lucas 9:56 Bíblia Almeida Fiel
      ´´Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.´´
      Lucas 10:16 Bíblia Almeida Fiel
      Eles rejeitaram o Senhor JESUS CRISTO !

      Excluir

  10. Caro irmão Luciano,

    O Sr. Jamierson Oliveira afirmou,

    “... a escassez de obras que exponham coerentemente o posicionamento arminiano, fazendo com que a maioria desses crentes, por ignorância e por falta de treinamento teológico, acabe crendo na heresia pelagiana ou mesmo semipelagiana, alimentando, com isso, a acusação do lado calvinista, segundo a qual não temos um ensino bíblico e reformado da doutrina divina da salvação.” (p. 14).


    🎩Ele acha que os Calvinistas acusam o arminianismo de heresia por que não tem uma compreensão correta do arminianismo visto que pensa que o Calvinista conhece o arminianismo através de pessoas não treinadas nessa doutrina.

    Como é que ele pode ter escrito um desparate desses!

    Os estudiosos Calvinistas conhecem muito bem a teologia de Jacob Arminius e passaram a escrutínio bíblico as alegações dos Remonstrantes.

    Os Calvinistas não precisam do agenciamento desse discipulado arminiano mal preparado para saber que essa heresia católico-jesuíta foi infiltrada para destruir o movimento de Reforma, - os Reformadores criam na doutrina da Eleição, na soberania de Deus que se negada leva direto à Roma, isto é, a soberania do Papado.

    Então, o Sr. Jamierson Oliveira não sabe do que está falando e suas declarações como é de costume no meio arminiano estão carregadas de um fundo emocional que é o que dá colorido e aparência de exegese para a satisfação de seu público despreparado.


    Todas as seitas que surgiram nestes últimos tempos ... Testemunhas de Jeová, Adventistas do sétimo dia, Pentecostalistas, Mórmons, Cristadelfianos, Unitarianianos, etc., têm em comum a mentira fatal do livre arbítrio. É a droga soberana de Satanás, que faz a alma dormir na ilusão, e o fim dessa ilusão é a morte ".

    A heresia forjada e conhecida pelo nome de arminianismo foi introduzida pelos Jesuítas no meio protestante assim como o dispensacionalismo que ensina a vinda de um anticristo futuro para desviar a atenção quando na verdade o papado é o anticristo. Assim criam os Reformadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato, essas partes do livro demonstram que o arminianismo não pode vencer o pelagianismo sem o calvinismo..

      Excluir
    2. E ele ainda ao afirmar,


      ..."a escassez de obras que exponham coerentemente o posicionamento arminiano, fazendo com que a maioria desses crentes, por ignorância e por falta de treinamento teológico, acabe crendo na heresia pelagiana ou mesmo semipelagiana, alimentando, com isso, a acusação do lado calvinista, segundo a qual não temos um ensino bíblico e reformado da doutrina divina da salvação.” (p. 14).

      ... insinua que os Calvinistas "detectam" a falha destes arminianos na compreensão de sua própria doutrina, e sabendo disto se aproveitam para lançar sobre eles a tacha de hereges, o que não é verdade, pois não precisamos desses expediente baratos para confirmar a filiação pelagiana do arminianismo.

      Ele também pretende que o arminianismo seja considerado ensino "reformado!"

      Daí é querer demais! De heresia para doutrina reformada só se a história da Reforma for recriada na máquina do tempo.

      Excluir
  11. Luciano, um artigo seu foi citado pro um tal Luis Fernandes aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qQKsYdQ8R-Y

    ResponderExcluir
  12. A participação do ser humano é essencial na salvação a graça não age sozinha é preciso um ser pessoal com livre arbitrio para o ato. João 3:16 e Deuteronomio 30:19 favorecem a ideia de que Jesus veio pra todos e todos podem decidir aceita-lo ou não. O justo vive da fé ora viver é um ato com boas obras a graça vem de Deus e entra no ser humano logo o ser humano participa sim na salvação. Se o semi-pelagianismo aceita a graça e a fé é uma boa opção.

    ResponderExcluir