sexta-feira, 16 de agosto de 2019

COMO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – SEGUNDO A ORDEM DE EF 5.18?


COMO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – SEGUNDO A ORDEM DE EF 5.18? Seremos cheios do Espírito à medida que Ele se derramar abundantemente em nós pelos seguintes meios:

1.      ORAÇÃO. A Bíblia fala de orar no Espírito Santo. Estar em plena e constante comunhão com Deus por meio da oração. A oração nos coloca em contato com o fluir do Espírito (Ef 6.18; Jd 20).

2.      PALAVRA. O livro santo é inspirado pelo Espírito, suas palavras estão contidas na Escritura, ela é a espada do Espírito. Para estar cheio do espírito, precisamos estar cheio de Sua Palavra (I Co 2.13; Ef 6.17; II Tm 3.15-17 II Pe 1.21).

3.      FRUTO. O fruto do Espírito é o caráter de Cristo na prática. Viver manifestando o fruto do Espírito é viver plenamente cheio dele, andando com ele, sendo influenciado por sua vontade (Gl 5.22,23).

4.      DONS. Não há como ser cheio do Espírito e não ser usado por ele. Para tanto, ele capacita seu povo com dons necessários e disponíveis por Sua vontade, para realizar a obra do Espírito (Rm 12.6-8; I Co 12.4-31).

5.      ATIVIDADES ESPIRITUAIS. Adoração solene, reuniões cristãs, serviço de culto, evangelização, estudos bíblicos, tudo que a Igreja faz como sacerdócio real, é um meios Dele se derramar (Sl 27.4; Jo 4.23,24; At 2.42; 20.7; I Co 14.26).

6.      SANTIFICAÇÃO. É necessário uma vida santa, para sermos cheios do Espírito. Seu nome exige isso, Espírito “SANTO”. Ele não encherá um templo sujo, e o processo de santificação é seu agir em cooperação para conosco, e assim tornar sua habitação em nós digna de sua presença e plenitude (I Co 6.18-20; Rm 8.12,14; Gl 5.24,25).

7.      COMUNHÃO CRISTÃ. Conviver com cristãos maduros, e também os que não são maduros, nos ensina, a comunhão espiritual aguçada é uma forma de o Espírito nos encher também (Gl 6.1-11; Hb 10.23-25).

8.      AVIVAMENTO. Por último, uma forma extraordinária de sermos preenchidos plenamente do Espírito, é quando Ele em sua Soberania responde o clamor da igreja por avivamento e se derrama ‘copiosamente’ sobre seu povo (II Cr 7.13,14; Sl 80; Is 64.1,2 Hc 3.2).

6 comentários:

  1. Bom dia, o calvinismo contempla em sua doutrina os DONS do ESPIRITO SANTO como fluentes na igreja? A IPB, por exemplo, crê neles? A partir de que "ser cheio do Espírito Santo" em sua lista inclui os “dons” separado dos “frutos” do Espirito Santo, os membros da IPB falam línguas estranhas, tem nos seus cultos a fluência dos dons do Espirito Santo como profecia, revelação, visões, interpretação etc. de acordo com os 9 dons descritos por Paulo na sua carta aos coríntios? Não teriam cessado os referidos dons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns dons cessaram - como o de apóstolo, por exemplo. Outros podem ser vistos, ainda outros milagres (ações providenciais de Deus) ocorrem... ser cheio do Espírito envolve ser usado por ele por meio dos dons disponíveis que o Espírito decide. Obviamente não sou obrigado a crer que o que se diz ser dom, nem há semelhança com o padrão bíblica.

      Excluir
  2. Boa tarde, salvo melhor juízo, o apostolado não era um dom e sim um chamado ao exercício de um ofício a ser realizado em prol da Igreja de Cristo, tal como pastor, presbítero, diácono, evangelista, bispo. Ou seja, tratava-se de um ofício. Ninguém diz, por exemplo, “dom” de pastor, “dom” de diácono. Não é assim. E certamente não se diz “dom” de apóstolo justamente porque se trata de uma função em pé de igualdade com pastor e diácono, por exemplo.

    O critério-mor para ser considerado apóstolo era ter conhecido pessoalmente ou ter convivido com Cristo. Paulo foi considerado apóstolo por causa da aparição do próprio Senhor, chamando-o ao serviço a caminho de Damasco/Síria. É por isso que na Igreja de hoje não existe a função de apóstolo, salvo convocação pessoal do próprio Senhor a tanto, coisa que eu, pelo menos, não tenho notícia que tenha havido. Talvez o famoso indiano “apóstolo dos pés sangrentos” para quem o próprio Senhor teria pessoalmente aparecido e o convocado. Talvez...

    Feita esta ressalva, hoje em dia é o Espírito Santo quem faz tal convocação ao que parece.

    Dito isso, que outros dons foram extintos? Repito, é claro dentre os que são efetivamente dons, e não funções ou ofícios? Por que na IPB não se fala em línguas estranhas, nem interpretação delas, por exemplo. E também não há profecias e nem revelações e muito menos curas?

    E se é que existe um suposto "padrão bíblico" para manifestação dos dons na Igreja a fim de determinar a sua crença por que então não há manifestações dos dons na IPB nem mesmo de acordo com suposto "padrão bíblico"? O que acontece? Que dons afinal teriam sido extintos? Dons do Espírito Santo, não funções. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão, para todos os efeitos, meu objetivo nessa postagem é incentivar a busca de ser cheio do Espírito, e espero que possa ajudar. Me prender no debate cessacionista aqui, perderei meu proposito. Em uma postagem futura, postarei sobre o assunto 'quais dons cessaram' e então poderemos conversar melhor sobre isso..
      Deus te ilumine.

      Excluir
  3. E qual é o "padrão bíblico" tocante aos dons espirituais, Luciano? O seu? De quem? Risos... Da igreja reformada que não é... Padrão calvinista? Risos... Nem sabem o que são dons do Espirito Santo, sequer há atuação dos dons no meio de vocês,,, E nem poderia... Nunca houve, são Igreja de Cristo? Pergunta, só uma pergunta,,, E se é que o Espirito Santo decide que dons operar, que história é essa de "padrão bíblico"? Ora se Ele decide como quer não há padrão algum... muito menos bíblico... O Calvinista vive tentando moldar ou conformar o poder de Deus à sua medíocre cerquinha dogmática ou curralzinho doutrinário... Tem que ter um "padrão", Deus porque Soberano só poderia agir de um modo e não de outro.... e blá, blá, blá... Tome contradição, aliás palavrinha que para o calvinista é sinônimo de "mistério insondável de Deus..". Risos. IPB é seita? Desculpa, sim, é. Batista calvinista também? Sim. com certeza e não há "padrão bíblico" que dê jeito...

    Librtas vera est, Cristo servire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler seus comentários, desperta em mim profunda pena de seu ser... vc tem problemas emocionais?

      Excluir