sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Leandro Quadros e a apologética de periquito

Leandro Quadros, o famoso apologista adventista, postou um vídeo no Youtube classificando os apologistas brasileiros de “papagaios”, pois os tais repetem, segundo ele, apenas o que outros já escreverem, sem examinar as fontes primárias. 

Posto algumas notas sobre esse vídeo aqui, mostrando como Leandro Quadros não foi muito feliz:

1º) Críticos adventistas usar argumentos de outros é papagaio, mas pelo que consto o Leandro Quadros também usa argumentos de Francis Nichol, Questões Sobre Doutrinas, etc.
·         No caso dos apologistas adventistas pode?

2º) Leandro Quadros disse que repetir argumentos de outros é uma forma de ser papagaio, mas depois ele mesmo disse que precisa se embasar na opinião de outros - no caso citar notas de Genebra?
·         No caso dos apologistas adventistas pode?

3º) A interpretação sobre Azazel tem mesmo semelhança nesses autores no assunto mais febril do tema: 

por fim o diabo vai ser punido pelos pecados do crentes justificados e salvos por Cristo? Esse assunto é defendido por todos esses citados em Questões?

4º) O autor das notas do livro Questões disse que os delegados adventistas manipularam informações, eles são assim tão confiáveis?
·         No caso dos apologistas adventistas pode?

5º) Os adventistas "possuem todas as fontes primárias” que são citadas nos livros ou sites de apologética adventista? Eles possuem todas as fontes primárias daqueles que o Adventismo critica como Babilônia?
·         No caso dos apologistas adventistas pode?

6º) Nem Ellen White menciona ou dá crédito a Samuel Snow (Veja AQUI) na sua versão do movimento profético Milerita, a não ser breves menções de “Miller e seus companheiros”. 

Ela era desinformada ou omitiu para fazer com que o seu “profeta Eliseu=Miller”, "o homem da vassoura", 'guiado por anjos em suas interpretações', de fato recebesse o crédito do “clamor da meia noite”? 

Seria essa apologética adventista uma apologética de periquito, fazendo muito barulho e sujeira?


***************************
Assista o vídeo de Leandro Quadros:





40 comentários:

  1. Olá, irmão Luciano, Leandro Quadros falou sobre apologistas papagaios no contexto de se fazer acusações. Em se tratando de acusações não se deve pega-las prontas e repetir. Em se tratando de acusações o indivíduo tem que desenvolvê-las da própria cabeça com base em um estudo em fontes primárias e não copiando o que outros disseram. E caso for fazê-lo não deve repetir a preguiça do crítico anterior mas buscar nas fontes primárias embasamento para cada trecho, junto com um análise do contexto. Os artigos do irmão bem como do CACP não contextualizam as afirmações, nunca fizeram isto, apenas pegam trechos isolados para adicionar a acusações já prontas.


    Por exemplo, acerca da Babilônia foram os historicistas mesmo que desenvolveram e a Igreja deu continuidade ao estudo, fazendo suas próprias pesquisas ao inés de simplesmente copiar sem em nada contribuir.

    Em nossa teologia citamos autores, teólogos, para embasar opiniões que já temos sobre doutrinas que já desenvolvemos.

    O irmão não viu em meu blog nem no de Leandro Quadros, por exemplo, artigos atacando igrejas, como a Presbiteriana. Também nunca viu Ivan Saraiva faltar com respeito para com outras igrejas, nem manuseamos as fontes primárias de outras igrejas a fim de atacá-las.

    Qual a diferença essencial então do tipo de estudo adventista para com os de nossos críticos pertencentes a outras igrejas?

    A resposta é bem simples, clara e objetiva: Fazemos uso somente da Bíblia!

    Com o que afirmamos que a confusão religiosa que continua estabelecida hoje se configura na Babilônia? A resposta é Bíblia!

    Com o que afirmamos que o chifre pequeno se trate do papado e que a igreja apostatada, então também romana, se configura na prostituta de apocalipse que se embriaga com o sangue dos santos? Novamente a Bíblia!

    Assim discutimos doutrinas Bíblicas, não pessoas, nem nos dedicamos a sair procurando trechos em livros de outras igrejas a fim de construir falácias e por meio delas fazer acusações.

    E o irmão deveria se lembrar das consequências daquele seminário onde o irmão procurou mais uma vez ensinar de forma errada nossas doutrinas, da quantidade de críticas e avaliações negativas que o irmão recebeu!

    Também deveria ser lembrar do problema causado pelo CACP ao atacar o programa Vejam Só e a sujeira que isto causou.

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria também se lembrar das consequências dos últimos vídeos feitos pelo nosso irmão do IACS, isto sim que é sujeira, não é mesmo irmão?

      O irmão não vê tais coisas acontecerem com pastores adventistas, que ao invés de ficar procurando erros nas religiões alheias em livros aqui e acolá, tão somente trazem seus argumentos contra o que está errado nas igrejas, usando unicamente A BÍBLIA SAGRADA!

      Percebeu a diferença, irmão? Ou não!?

      Pastores adventistas discutem doutrinas, não pessoas, você não vê pastores citando nomes de pessoas e condenando-as, nem desrespeitando precursores de outras igrejas. O tempo inteiro é dedicado explicar doutrinas e contrariar doutrinas por meio da Bíblia.

      O irmão citou Snow, Ellen White e em todo artigo há referência a pessoas, não a ideias! O irmão não pega uma grande quantidade de texto dos tais, por exemplo e discorre longamente acerca de uma crença! Mas tão somente constrói toda sua perspectiva, faz sua acusação e em seguida adiciona um trecho isolado que pareça confirmar sua explicação.

      E se ao menos nossos críticos atuais fizesse isto, cada um, não haveria tanto problema, mas o problema é que além de discutir pessoas, não se aprofundar no contexto das fontes que dizem pesquisar, o que têm feito atualmente é tão somente copiar acusações uns dos outros.

      Um blog cria, os demais copiam! Às vezes um novo artigo com acusações é feito e em menos de uma hora tal artigo já se encontra replicado em outros blogs e sites na internet! Não creio que uma hora seja suficiente para uma pessoa adquirir as fontes pesquisar a fundo e averiguar as acusações antes de publicá-la também em seu blog.

      Os amigos chamam isto de apologia, de estudo sério, porém, em países sérios que dão valor à honestidade acadêmica, o sentido dos artigos não são mais do que intrigas do mais baixo nível.

      E se ainda não consegue enxergar a diferença, assista a um dos debates no Vejam Só e o irmão notará a diferença entre a verdadeira apologia e esta coisa esquisita que se instalou aqui no brasil e que alguns procuram chamar de apologética.

      Ah, e não generalize, irmão, é feio manipular a fala alheia e dar a entender de que a crítica seja à todos os apologistas brasileiros. O contexto é bem claro, está falando do CACP, MCA, ICP dentre outros, não de verdadeiros e bons apologistas que estudam a fundo e sabem discutir ideias ao invés de discutir pessoas.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Engraçado os adventistas podem ficar repetindo as besteiras que a profetiza do movimento os ensinou, ai pode mas é muita hipocrisia desses caras ,só por Deus mesmo viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a teologia de Ellen White se desenvolveu junto com o movimento interdenominacional adventista?

      https://www.youtube.com/watch?v=dRUDhDFL8pA
      https://www.youtube.com/watch?v=Ij0BXrXW8ZI
      https://www.youtube.com/watch?v=lI1biw6JYG0
      https://www.youtube.com/watch?v=DcSDv2pAQAE
      https://www.youtube.com/watch?v=3K8IjMFJY4o

      Um abraço.
      https://www.youtube.com/watch?v=yUBhYXuNHEQ

      Excluir
  3. É claro que todo o apologista responsável irá primeiro pesquisar nas fontes primárias e DENTRO DE SEU CONTEXTO todas as citações que fizer sobre --no caso aqui-- o Adventismo. Aqueles que fazem o contrário nem devemos perder o tempo em ler seus artigos. Assim também deve fazer todo o apologista Adventista quando estiver procurando conhecer as doutrinas de outras denominações.

    Agora, de todos os livros e artigos que tenho lido de apologistas responsáveis --que se deram ao trabalho de estudar as doutrinas Adventistas incluíndo o irmão Luciano Sena --em nenhum momento eu constatei que as citações que fizeram fossem falsas ou estivessem fora de seu contexto ou como quiserem isoladas de seu contexto.

    Como sei disto? Porque eu mesmo fui até as fontes primárias de onde as diversas citações foram tiradas e vi que estava tudo OK.

    Então, as acusações do sr. Leandro Quadros não tem fundamento salvo no caso de pessoas desonestas e tendenciosas que estão por toda a parte inclusive dentro da igreja Adventista onde já constatei apologistas Adventistas --em revistas sobre teologia-- desonestamente torcendo as declarações sobre as doutrinas e confissões Protestantes/Reformadas.

    É evidente que somente os ingênuos irão acreditar na exposição que um pastor Adventista faz das crenças de sua denominação até mesmo porque a primeira coisa que ele vai fazer é manipular os FATOS que depõem contra as afirmações dos teólogos Adventistas sobre a veracidade de suas doutrinas.

    Eu mesmo desafio a qualquer Adventista que leu algum de meus comentários provar que eu fiz uma citação errada ou fora de seu contexto?

    É engraçada mesmo a argumentação que os Adventistas fazem de que existem inúmeras denominações Evangélicas.

    Como se eles não fizessem parte dessa divisão! Que coisa mais absurda!

    Eles só vieram para despejar veneno no caldo com a falsa e demoníaca doutrina do Juízo Investigativo!

    O que depõe a favor ou contra uma denominação é o Evangelho que esta prega e a estatura moral de pastores e congregação. Não é a quantidade que fala contra mas o Evangelho e o fruto do Espírito produzido na congregação local --se existe evidência clara da manifestação do Espírito Santo na vida dos membros da igreja local.

    O Apóstolo Paulo afirmou: "E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós."
    1 Coríntios 11:19

    Quer dizer que seria inevitável o aparecimento de divisões na história da Igreja tanto por causa da carnalidade e do pecado existente nos homens como também pela atuação dos demônios que por sinal tem como uma de suas obras primas o Adventismo do Sétimo Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão Paulo Cadi, o problema não é a divisão da igreja, mas o pouco se importar em buscar a unidade de fé da igreja apostólica! Os adventistas fizeram sua parte quando parte da cristandade se reuniu e organizou suas doutrinas. Se Paulo estivesse aqui hoje, garanto que iria dar uma grande bronca devido à bagunça de doutrinas que permeia a igreja. Paulo e Cristo não eram adeptos do "deixa quieto" ou do fazer vistas grossas. A principal responsabilidade deixada para a igreja foi cuidar de sua própria saúde espiritual, Cristo não mandou a igreja sair a corrigir mórmons, maçons, espíritas, sem antes ter certeza de que está tudo em ordem doutrinariamente dentro da igreja de Cristo.

      Quanto ao Juízo Investigativo, Deus deveria então, pelo menos, ter advertido de que aquela parte do cerimonialismo contido no dia da expiação, seria uma exceção e que não se cumpriria em Cristo. Os israelitas deveriam saber de que ao décimo dia do sétimo mês de todo ano estavam realizando uma cerimônia sem serventia alguma! Porque sabemos que o cerimonialismo em si não tem valor nenhum, o que vale é o significado que está relacionado diretamente com Cristo e Seu ministério.

      E será mesmo que Luciano deixou de apoiar certo trecho dos escritos de Ellen White como se referindo a seus escritos como importante para a salvação das almas ao invés de estar se referindo às três mensagens angélicas de Apocalipse, contidas na própria Bíblia?

      Será que deixou de apoiar que os adventistas ensinam de que o bode Azazel paga a nossa dívida do pecado junto com Jesus?

      Quanto à última afirmação do irmão, devemos então crer que a coisa se inverteu e que agora demônios estão atuando para levar cristãos a guardar doutrinas Bíblicas como o sábado, as leis sobre carnes lícitas, ou interpretar os simbolismos do santuário e do dia da expiação, ao passo que o Espírito Santo estaria atuando hoje contra estas doutrinas as quais antes Ele mesmo atuava para que os povo de Deus nelas permanecessem.

      O que era de Deus se tornou do diabo e o que era do diabo se tornou de Deus?

      "Povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos; Que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos;" (Isaías 65:3,4)

      Antes Deus se irritava com os que comiam carne de porco, mas hoje inverteu e Deus se irrita com quem se abstêm de comer carne de porco?

      A única coisa que a doutrina do juízo pré-advento incorre é em contradizer a idéia do uma vez salvo, salvo para sempre, bastante crida no meio evangélico e a idéia de uma predestinação forçosa à salvação. Contradiz também a ideia do estado dos mortos como já estando recebendo a recompensa dos céus ou o castigo.

      Nisto pergunto, crer que os mortos estão dormindo é uma heresia, irmão? O que há de tão terrível em descrer da imortalidade da alma e crer na morte tão somente como um sono inconsciente? E crer na salvação ilimitada e disponível para todos e não apenas para alguns previamente eleitos e em conjunto a isto crer de que há joio e trigo dentro da igreja e que portanto nem todo aquele que diz que aceitou a Cristo entrará no reino dos céus?

      Me explique como crer na morte como um sono e na perdição de alguns cristãos incorre em doutrinas diabólicas? O que há de tão terrível em crer de que os mortos estão dormindo?

      Para ficar bem claro, me aponte neste vídeo o que está de errado, herético ou diabólico no resultado que se observa em uma cidade em particular que faz uso do estilo de vida adventista:

      www.youtube.com/watch?v=aRpt5TWJlDg

      Um abraço.

      Excluir
  4. "Lúcifer, no Céu, antes de sua rebelião foi um elevado e exaltado anjo, o primeiro em honra DEPOIS do amado Filho de Deus (...)todavia, Cristo, o amado Filho de Deus, tinha preeminência sobre todo o exército angelical. Ele era um com o Pai, antes que os anjos fossem criados. Lúcifer INVEJOU a Cristo, e gradualmente pretendeu o comando que pertencia unicamente a Cristo (...)O grande Criador convocou os exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, CONFERIR HONRA ESPECIAL A SEU FILHO. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O PAI ENTÃO FEZ SABER QUE, POR SUA PRÓPRIA DECISÃO, CRISTO, SEU FILHO, DEVIA SER CONSIDERADO IGUAL A ELE, ASSIM QUE EM QUALQUER LUGAR QUE ESTIVESSE PRESENTE SEU FILHO, ISTO VALERIA PELA SUA PRÓPRIA PRESENÇA. A PALAVRA DO FILHO DEVIA SER OBEDECIDA TÃO PRONTAMENTE COMO A PALAVRA DO PAI. SEU FILHO FOI POR ELE INVESTIDO COM AUTORIDADE PARA COMANDAR OS EXÉRCITOS CELESTIAIS. Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, MAS NADA FARIA POR SI MESMO. A VONTADE DO PAI SERIA REALIZADA NELE."

    Lúcifer estava invejoso e enciumado de Jesus Cristo. Todavia, quando todos os anjos se curvaram ante Jesus RECONHECENDO SUA SUPREMACIA E ALTA AUTORIDADE E DIREITO DE GOVERNAR, ele curvou-se com eles, mas seu coração estava cheio de inveja e rancor. CRISTO TINHA SIDO INTRODUZIDO NO ESPECIAL CONSELHO DE DEUS, NA CONSIDERAÇÃO DE SEUS PLANOS, enquanto Lúcifer não participara deles. Ele não compreendia, nem lhe fora permitido conhecer, os propósitos de Deus. MAS CRISTO ERA RECONHECIDO COMO O SOBERANO DO CÉU; Seu poder e autoridade eram os mesmos de Deus."

    "Houve controvérsia entre os anjos. Lúcifer e seus simpatizantes lutavam para reformar o governo de Deus. Estavam descontentes e infelizes porque não podiam perscrutar Sua insondável sabedoria e VERIFICAR O SEU PROPÓSITO EM EXALTAR SEU FILHO E DOTÁ-LO COM TAL ILIMITADO PODER E COMANDO. REBELARAM-SE CONTRA A AUTORIDADE DO FILHO."

    Os anjos que eram leais e sinceros procuraram reconciliar este poderoso rebelde à vontade de seu Criador. JUSTIFICARAM O ATO DE DEUS EM CONFERIR HONRA A SEU FILHO e, com fortes razões, tentaram convencer Lúcifer de que não lhe cabia menos honra agora do que ANTES QUE O PAI PROCLAMASSE A HONRA QUE TINHA CONFERIDO A SEU FILHO. Mostraram-lhe claramente que CRISTO ERA O FILHO DE DEUS, EXISTINDO COM ELE ANTES QUE OS ANJOS FOSSEM CRIADOS, QUE SEMPRE ESTIVERA À MÃO DIREITA DE DEUS, e Sua suave, amorosa autoridade até o presente não tinha sido questionada."

    Essas declarações são tiradas do primeiro capítulo do livro História da Redenção que é uma reunião de vários escritos de Ellen White. Essas afirmações são unitarianas em natureza e são prova contundente de que Ellen White recebia suas "revelações" de fontes não trinitarianas. Ela mesma não acreditava na doutrina da Trindade --nunca usou esse termo-- mas sim no dualismo unitariano ou seja Cristo foi gerado pelo Pai e saiu do Pai sendo a expressa imagem e semelhança de Deus Pai; não fora criado mas gerado diretamente por Deus Pai dele mesmo.

    Por outro lado Lucífer fora criado por Deus Pai e por seu Filho Jesus que em sua encarnação levaria este nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O irmão desviou o assunto, não foi sobre estes trechos que questionei ao irmão. Perguntei se Luciano Sena já se corrigiu acerca de suas afirmações sobre aquelas duas passagens que mencionei.

      Um abraço.

      Excluir
  5. Quando os anjos foram criados o Filho de Deus já existia desde tempos que se perdem no horizonte da eternidade. Ele teve um princípio em Deus mas para as criaturas esse princípio do Filho se parece com a eternidade.

    Essa subordinação completa do Filho ao Pai antes de vir à este mundo pelo nascimento como explicada por Ellen White não existe na doutrina da Trindade porque se o Pai conferisse honra poder e autoridade ao Filho acabaria com a unidade das três pessoas como a manifestação eterna do Ser de Deus. Para White o Filho é Deus por concessão do Pai porque dele saiu e não porque é a eterna e necessária expressão do Ser de Deus como Filho.

    Só por aí White e pioneiros se afastam vertiginosamente da teologia da Reforma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, Cristo é a revelação do Pai entre os homens, mas antes disto, também entre os anjos, é neste contexto que Cristo tem uma função onde se subordina ao Pai antes mesmo da criação deste mundo em que vivemos. Ellen White nos diz que um dos motivos do ódio de satanás contra Deus, foi a colocação de Jesus para chefia dos anjos ao invés dele mesmo, lúcifer. Era também por meio de Cristo que os anjos podiam contemplar mais diretamente o Pai, conquanto andava entre os anjos e os comandava como há de fazer aqui neste mundo, junto ao homem na eternidade.

      Esta função de Cristo teria começado já no planejamento da criação dos anjos, a Bíblia nos diz que o plano da salvação foi elaborado antes mesmo da queda do homem no pecado, de modo que Cristo na Trindade já havia assumido este papel. Toda a criação de Deus está ligada diretamente a Ele, Cristo, ser a revelação da Divindade é uma função que Cristo assumiu para si e nesta função governaria o universo junto às criaturas feitas pela Divindade e por meio Dele.

      Assim, Cristo é tão eterno quanto o Pai, só que assumiu a função de ser a revelação da divindade desde antes de Deus Criar os céus e a terra e os seus exércitos.

      O princípio de Cristo está na eternidade, em Deus que é eterno. Cristo não está separado da Divindade, cada uma das três pessoas acompanham esta mesma eternidade.

      Diz-se que Jesus foi gerado de Deus para não se fazer separação entre Cristo e a Divindade, assim os anjos saberiam que, embora andasse entre eles, a procedência de Cristo está em Deus.

      Quem vê a mim vê ao pai, esta afirmação de Cristo vale tanto para homens quanto para anjos.

      Um abraço.

      Excluir
  6. O Paulo cadi ,em poucas palavras mostrou nos próprios escritos do adventismo o quanto estão lnge da bíblia, outro ensino que torna realmente o adventismo numa seita é doutrina humana de 1843 ,essa arrebenta com a teologia adventista, o adventismo do 7 dia nasceu através duma grande mentira, não tem como fugir disto a história está aí.

    ResponderExcluir
  7. Odair, os Adventistas modernos recorrem à umas poucas declarações de Ellen White que dariam a entender que ela ensinava a doutrina da Trindade e que o Espírito Santo era uma pessoa distinta de Deus Pai quando por exemplo ela usa expressões como por exemplo "trio celeste", "os três poderes do céu" etc.

    O fato é que Ellen White não ensina que o Espírito Santo seja uma pessoa separada de Deus Pai o que pode ser facilmente verificado através de uma busca rápida nos escritos da "profetisa" quando ela discorre sobre esses assuntos.

    O Adventismo atual é mascarado, enrustido, querendo se passar por protestante indo dessa forma contra os "testemunhos" de White e pioneiros que pelo menos expressavam claramente as suas crenças. É só ler os escritos de White e pioneiros e comparar com o comportamento da liderança Adventista atual que aperta a mão do papa e de lideranças católico romanas.

    Aliás qualquer protestante que fizer isso cai no mesmo êrro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen White não reivindicou crença na trindade, nem descrença, a expressão "o silêncio é ouro" ficou marcada na história do adventismo por conta desta questão acerca da trindade. As demais doutrinas haviam sido estabelecidas mas a igreja ainda não se entendia na questão da Divindade, isto porque na bagunça que se encontrava os ensinamento nas igrejas não apenas haviam anti-trinitarianos como também trinitarianos com crença na Trindade das formas mais variadas possíveis.

      Nenhuma visão acerca deste assunto foi dado a Ellen White antes que a igreja encontrasse por si mesma a resposta para a questão se a trindade era bíblica, ou não, se era invenção católica, ou se não passava de heresia como as demais que a igreja deixou de lado.

      Porém, os livros de Ellen White construídos neste período eram taxativos em evidenciar a pessoalidade e divindade do Espírito Santo. O primeiro conceito a ser veemente rejeitado e isto ocorreu de declaração primariamente com o esposo de Ellen White era a descrença na trindade acompanhada da descrença na divindade de Cristo. Depois desta declaração o terreno se mostrou mais favorável à aceitação de que também o Espírito Santo compartilhava da divindade do Pai, assim como Cristo.

      Porfim, mesmo não usando o termo Trindade, Ellen White em suas últimos escritos passou a referenciar Pai, Filho e Espírito Santo como sendo "A divindade". O termo trindade não é bíblico, mas apenas o conceito e como havia ainda entre os protestantes do movimento resistência para com as doutrinas católicas, Elen White passou a escrever livremente sobre a pessoalidade e divindade do Pai, Filho e também do Espírito Santo.

      A doutrina da trindade foi finalmente incorporada às doutrinas fundamentais da igreja, fizeram-se publicações a este respeito e Ellen White apoiou as notas escritas, mas não houve proibição de os que não aceitavam tal doutrina de permanecerem na igreja, porém muitos, como havia feito Bates, em suas razões particulares, decidiram não fazer parte da igreja. O esposo de Ellen White já havia se conformado com tal doutrina, mas Bates continuou crendo que a Trindade era mais um dos vinho produzido pela igreja católica.

      Além de referências à divindade, há também referência ao Espírito Santo como pessoa nos escritos de Ellen White:

      “O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade… Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celeste; em nome destes três grandes poderes – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. …Os eternos dignitários celestes – Deus, Cristo e o Espírito Santo – munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, … avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado.

      “Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos. O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. …O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com e com nosso espírito que somos filhos de Deus."

      "Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. “O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e esses poderes operarão por meio de nós, fazendo-nos coobreiros de Deus.”

      http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/trindade/a-divindade-e-a-personalidade-do-espirito-santo/

      Um abraço.

      Excluir
  8. O Paulo cadi ,em poucas palavras mostrou nos próprios escritos do adventismo o quanto estão lnge da bíblia, outro ensino que torna realmente o adventismo numa seita é doutrina humana de 1843 ,essa arrebenta com a teologia adventista, o adventismo do 7 dia nasceu através duma grande mentira, não tem como fugir disto a história está aí.

    ResponderExcluir
  9. Em 1911 sob o título de 'Perguntas e Respostas' pelo Departamento do 'Signs of the Times' assim consta:

    "O Espírito Santo é a poderosa energia da Divindade, a vida e o poder de Deus fluíndo dele por todas as partes do Universo e assim fazendo uma conexão viva entre Seu trono e sua criação como expressado por outro: "O Espírito Santo é o sopro de vida espiritual na alma. A comunicação do Espírito é a comunicação da vida de Cristo. Ele assim torna Cristo presente em todos os lugares."

    Usando de uma ilustração crua, assim como um telefone carrega a voz de um homem e desta forma aquela voz se faz presente a milhas de distância, assim o Espírito Santo traz consigo toda a potência de Cristo tornando-o presente em todo o lugar com todo o poder de Cristo e revelando-o àqueles que estão em harmonia com a sua lei." Signs of the Times 1911 pp.181, 182.

    Esta declaração acima data de 4 anos antes da morte de Ellen White.

    Até o final de sua vida ela manteve a mesma posição dos pioneiros com relação a doutrina da trindade ou seja de rejeição.

    Em 1892 ela escreveu estas palavras: "A obra do Santo espírito é imensurávelmente grande. É desta fonte que poder e eficiência vem ao obreiro de Deus; e o espírito Santo é o consolador, como A PRESENÇA DE CRISTO NA ALMA." Review and Herald 29 Nov. 1892.

    "Aquele que olha para Cristo com a fé simples de uma criança TORNA-SE PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA através da agência do espírito Santo. "Idem."

    Segundo Ellen White a presença do Espírito Santo é como a presença pessoal de Cristo na alma porque ele é a natureza divina do Pai e do Filho.

    Ela acrescenta: "A PRESENÇA DE CRISTO MANIFESTADO ENTRE NÓS curaria a lepra da incredulidade (...) Nós necessitamos do SOPRO DA VIDA DIVINA EM NÓS." Testemunhos voll.8 p.46.

    Aqui lembra que Cristo soprou o Espírito Santo sobre os Apóstolos indicando que soprara algo de si mesmo sua natureza divina que compartilhava com o Pai ou seja o Espírito Santo que procede do Pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua afirmação não tem lógica, irmão Paulo Cadi, sendo que em seus próprios escritos Ellen White escreveu sobre a pessoa do Espírito Santo e Sua divindade, não faz sentido o irmão atribuir-lhe uma crença a qual não lhe pertence. O que Ela escreveu é que representa sua própria opinião e não o que outros escreveram então não vejo razão nesta sua afirmação.

      E tal afirmação continua sem sentido quando notamos que Ellen White escreveu várias cartas à Kellog e à igreja justamente contra esta idéia sobre a Divindade se tratar de uma força ativa, o panteísmo.

      Fato é que o panteísmo foi vencido no seio adventista e a doutrina trindade foi validada diante dos estudos, sendo incorporada às demais crenças adventistas.

      Excluir
  10. Ela também disse em 1908: "A religião de Cristo significa muito mais do que o perdão de pecados. Ela significa tirar o vazio e enchê-lo com o Santo espírito (...) Significa um coração vazio do eu e abençoado com a PRESENÇA PERMANENTE DE CRISTO." Training School 01.10.1908.

    "Ele é um misericordioso sacerdote pleiteando em nosso favor. Ele enviará seu representante o Santo espírito pois ele diz: "Eu não vos deixarei órfãos; EU VIREI PARA VÓS." White Bible echo 15 Janeiro 1893.

    "Pelo espírito o Pai e o Filho virão e farão sua morada com vocês." "Idem."

    O trio celeste constituí-se do Pai, do Filho gerado pelo Pai e do Espírito Santo que nada mais é do que a presença espiritual do Pai e do Filho sendo a personalidade do Pai e do Filho em espírito.

    O Espírito Santo é Cristo mesmo segundo White. A tradução está abaixo

    "Cumbered with humanity, Christ could not be in every place personally; therefore it was altogether for their advantage that He should leave them, go to His father, and send the Holy Spirit to be His successor on earth. THE HOLY SPIRIT IS HIMSELF DIVESTED OF THE PERSONALITY OF HUMANITY AND INDEPENDENT THEREOF. He would represent Himself as present in all places by His Holy Spirit, as the Omnipresent. "But the Comforter, which is the Holy Ghost, whom the Father will send in My name, He shall [although unseen by you],[* THIS PHRASE WAS ADDED BY ELLEN WHITE.] teach you all things, and bring all things to your remembrance, whatsoever I have said unto you" [John 14:26]. "Nevertheless I tell you the truth; It is expedient for you that I go away: for if I go not away, the Comforter will come not unto you; but if I depart, I will send Him unto you" [John 16:7]."

    "Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O ESPÍRITO SANTO É ELE MESMO, DESPIDO DA PERSONALIDADE DA HUMANIDADE E INDEPENDENTE DELA. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [ João 14:26]. “Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” [João 16:7]."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes trechos, irmão fala da essência do Espírito Santo que é a mesma de Jesus, note a essência é a mesma, ali Ellen White não prega que é a mesma pessoa. Em um dos trechos consta que o Espírito Santo é Cristo, porém sem a parte humana. Não quer dizer que sejam a mesma pessoa mas sim que são a mesma natureza e essência porque ambos são Deus!

      Ellen White está explicando como o coração do homem é enchido de Cristo, isto se dá por meio do Espírito Santo que é da mesma essência e natureza Cristo que por sua vez é como o Pai, não havendo, portanto, diferença essencial entre as pessoas da Trindade. É com esta explicação que Ellen White mostra como Cristo pode estar em todo lugar mesmo mantendo Sua natureza também humana e a resposta é: Por meio do Espírito Santo.

      É o mesmo conceito aplicado por Cristo a si mesmo em relação ao Pai, assim, quem vê ao Espírito Santo vê a Cristo assim como, quem vê a Cristo, vê ao pai.

      Excluir
  11. "Jesus is waiting to breathe upon all his disciples, AND GIVE THEM THE INSPIRATION OF HIS SANCTIFYING SPIRIT, AND TRANSFUSE THE VITAL INFLUENCE FROM HIMSELF TO HIS PEOPLE. He would have them understand that henceforth they cannot serve two masters. Their lives cannot be divided. Christ is to live in his human agents, and work through their faculties, and act through their capabilities. Their will must be submitted to his will, THEY MUST ACT WITH HIS SPIRIT, that it may be no more they that live, but Christ that liveth in them. JESUS IS SEEKING TO IMPRESS UPON THEM THE THOUGHT THAT IN GIVING HIS HOLY SPIRIT HE IS GIVING TO THEM THE GLORY WHICH THE FATHER HAS GIVEN HIM, THAT HE AND HIS PEOPLE MAY BE ONE IN GOD. Our way and will must be in submission to God's will, knowing that it is holy, just, and good”. ST- 10-03-92. Tradução abaixo.

    “Jesus está esperando para soprar o fôlego em todos seus discípulos, E LHES DÁ A INSPIRAÇÃO DO SEU SANTIFICADO ESPÍRITO, E TRANSFUNDIR A SUA INFLUÊNCIA VITAL PARA O SEU POVO. Ele os faz entender que eles não podem servir a dois mestres daqui por diante. As suas vidas não podem ser divididas. Cristo vive dentro de seus agentes humanos, e trabalha através de suas faculdades, e age pelas capacidades que eles tem. Às suas vontades devem ser submetidas à vontade de Cristo, ELES TÊM DE AGIR COM O ESPÍRITO DE CRISTO, não devem ser mais eles quem vive, mas Cristo é quem deve viver neles. Jesus está buscando impressionar neles o pensamento QUE DANDO O SEU ESPÍRITO SANTO ELE ESTÁ DANDO A ELES A GLÓRIA QUE O PAI LHE DEU, PARA QUE ELE E O SEU POVO POSSAM SER UM EM DEUS. Nosso modo e vontade devem estar em submissão à vontade de Deus, enquanto sabendo que ele é santo, justo, e bom”. The Signs of the Times - 10-03-92."


    "All who consecrate soul, body, and spirit to God, will be constantly receiving a new endowment of physical and mental power. The inexhaustible supplies of heaven are at their command. CHRIST GIVES THEM THE BREATH OF HIS OWN SPIRIT, THE LIFE OF HIS OWN LIFE. The Holy Spirit puts forth its highest energies to work in heart and mind. The grace of God enlarges and multiplies their faculties, and every perfection of the divine nature comes to their assistance in the work of saving souls." DA-82. Tradução abaixo.

    "Aquele que consagra a alma, corpo, e espírito a Deus, constantemente estará recebendo um novo dom de poder físico e mental. Os suprimentos inesgotáveis do céu estão ao comando deles. CRISTO LHES DÁ O SOPRO DE SEU PRÓPRIO ESPÍRITO, VIDA DE SUA PRÓPRIA VIDA. O Espírito Santo põem as suas energias mais altas para trabalhar no coração e na mente. A graça de Deus aumenta e multiplica as faculdades deles, e toda perfeição da natureza divina vem para ajuda-los no trabalho de salvar almas”. Desire of The Ages-827."


    ”Christ declared that, after His ascension, He would send to His church, as His crowning gift, the Comforter, who was to take His place. THIS COMFORTER IS THE HOLY SPIRIT—THE SOUL OF HIS LIFE, the efficacy of His church, the light and life of the world. With His Spirit, Christ sends a reconciling influence and a power to take away sin." This Day with God: - 257. Tradução abaixo.

    "Cristo declarou que, depois de sua ascensão, Ele enviaria para sua igreja como presente de seu coroamento, o Consolador, que ia tomar seu lugar. ESTE CONSOLADOR É O ESPÍRITO SANTO A ALMA DA SUA VIDA, a eficácia de sua igreja, a luz e vida do mundo. Com o seu Espírito, Cristo envia uma influência reconciliadora e poder para retirar o pecado" This Day with God: - 257

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta parte Ellen White está explanando o mesmo conceito crido nas igrejas evangélicas sobre o receber do poder e da influência do Espírito Santo. Isto não quer dizer que o Espírito Santo seja um mero poder, ou um simples sopro. A ilustração do sopro e do vento foi usada por Jesus como uma exemplificação da forma de ATUAÇÃO do Espírito Santo e não de Sua essência. É como um sopro que adentra nossos pulmões e nos recarrega de energia, mas isto não é literal é uma linguagem metafórica apenas para ilustrar de que forma o Espírito Santo habita no ser humano.

      Ligando os dois conceitos, entendemos então que é pelo trabalho do Espírito Santo que Cristo é implantado no coração da humanidade e que quem recebe o Espírito está recebendo o próprio Cristo.

      Excluir
  12. Todo o tempo White está dizendo que o Espírito Santo é o espírito do Pai porque para ela Deus é um indivíduo que possuí um espírito através do qual ele atua. Este espírito não é uma energia como ensinam as Testemunhas de Jeová mas é Deus mesmo em espírito porque para White Deus tem um corpo como de um homem é também um espírito que no caso é o Espírito Santo que procede do Pai. É assim que os Adventistas originais entendiam e criam nesse assunto e não como esses deventistas fake da Novo Tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, irmão, veja as conclusões do Centro White:

      "Além das passagens clássicas do livro Evangelismo e O Desejado de Todas as Nações9 quanto ao Espírito Santo e à Trindade, o livro Atos dos Apóstolos, num poderoso capítulo intitulado “O dom do Espírito”,10 introduz, em projeção tipológica, o papel do Espírito Santo nos últimos eventos descritos na escatologia de Ellen G. White. Essa seção trata da presença e atividade do Espírito Santo no início da história da Igreja Cristã, notoriamente no Pentecostes, considerado pela Sra. White como a “chuva temporã” e como uma antecipação da gloriosa ação do Espírito no fechamento da obra da Evangelho, vista como a “chuva serôdia”.11 Para ela, o grande arco histórico da Igreja é aberto e se fecha com a pessoa e a ação do Espírito Santo."

      http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/o-espirito-santo-na-escatologia-de-ellen-g-white/

      Para entender de forma clara esta dúvida de Ellen White antes de receber mais informações, a natureza do Pai e do Filho está bem exemplificada nas Escrituras, vemos a Bíblia relatar a presença do Pai assim como a do filho, tanto nas profecias como nas teofanias, mas acerca do Espírito Santo não há nenhum relato nas Escrituras de que Ele se apresente assim. Não havendo nas Escrituras, mesmo que tudo indique e a própria lógica implique que o Espírito Santo seria visto na mesma natureza do Pai e do Filho, a atitude de Ellen White foi, mais uma vez, calar-se sobre este assunto que não lhe era de conhecimento nem lhe foi revelado.

      Assim, não se afirma categoricamente que o Espírito Santo "se veja" da mesma forma que o Pai e o Filho pela falta de base nas Escrituras. O que se percebe é que as Escrituras enfatizam mais a atuação do Espírito Santo! Deus é mostrado por meio de profecias e atuações específicas, em Sua forma gloriosa enquanto que Cristo é mostrado em apresentação semelhante a de homens mesmo em sua forma pré encarnada.

      Para não cair no campo da especulação o melhor é usar os conceitos que temos da forma como a Bíblia nos mostra, o Pai e o Filho, aparecendo, andando e interagindo verbalmente com o homem e o Espírito Santo em sua atuação como uma uma voz suave do vento. Sendo este aspecto do Espírito Santo é que a Bíblia exalta, assim como sua importância, temos que ensinar estas coisas no que tange acerca da natureza do Espírito Santo e que se resume basicamente na natureza do seu ministério e não de si mesmo.

      Para ilustrar, cremos que o Espírito Santo é como um câmera que trabalha em uma rede de TV, não o vemos mas sabemos que está lá e presente, assim como o Pai e o Filho. Sua função é mostrar e exaltar as figuras do pai e do Filho enquanto que ele mesmo não aparece, mas vemos tal Espírito trabalhando, fazendo Sua parte no plano da Salvação, assim como o Pai e o Filho.

      Excluir
  13. O Filho "herda" o espírito Santo do Pai porque saiu dele e dele foi gerado por isso que Cristo disse tudo o que o Pai tem também é meu.

    ResponderExcluir
  14. Sobre Deus Pai e o Filho Jesus Cristo White passa longe de qualquer conceito do que seja a doutrina da Trindade. O Adventismo fake tenta mascarar essas declarações bombásticas. Para os Adventistas verdadeiros Deus Pai era o único Deus e gerou seu Filho que era o logos que sendo Filho participava da mesma natureza divina do Pai, ou seja, a personalidade de Jesus teve um princípio mas a natureza que herdou do Pai é eterna porque de Deus ele foi gerado e não criado. O trio celeste é Deus Pai seu Filho Jesus e o Espírito de Deus que personifica o Pai e o Filho para os crentes.

    Nota: Algumas declarações de Ellen White sobre esses assuntos vem sendo cuidadosamente adulteradas para forçar a crença na trindade muquirana Adventista onde Cristo sempre foi por toda a eternidade um ser separado de Deus Pai mas é Filho --não sei como eles vão resolver isso-- inventada na Andrews e que não tem nada a ver com a Trindade dos credos cristãos históricos cuja elaboração existe para combater as heresias. Ellen White nunca usou o termo Trindade doutrina que ela conhecia bem já que era Metodista zelosa. Ela usava o termo Divindade. Só que os safados deventistas aqui do Brasil inseriram na tradução o termo Trindade no livro "O Desejado" na página 671. No original em inglês encontra-se a palavra Divindade e não Trindade já que White não acreditava na doutrina da Trindade.


    Him hath God exalted with his right hand to be a Prince and a Saviour, for to give repentance to Israel, and forgiveness of sins." A complete offering has been made; for "God so loved the world, that he gave his only-begotten Son,"-- NOT A SON BY CREATION, AS WERE THE ANGELS, NOR A SON BY ADOPTION, AS IS THE FORGIVEN SINNER, BUT A SON BEGOTTEN IN THE EXPRESS IMAGE OF THE FATHER'S PERSON, AND IN ALL THE BRIGHTNESS OF HIS MAJESTY AND GLORY, ONE EQUAL WITH GOD IN AUTHORITY, DIGNITY, AND DIVINE PERFECTION. IN HIM DWELT ALL THE FULLNESS OF THE GODHEAD BODILY”. The Signs of the Times - 05-30-95. Tradução abaixo.

    “A Ele Deus exaltou com a sua destra para ser Príncipe e Salvador, para dar arrependimento a Israel, e perdão para os pecados. Uma oferta completa tinha sido feita; porque” Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...”. NÃO UM FILHO PELA CRIAÇÃO, COMO ERAM OS ANJOS, NEM UM FILHO POR ADOÇÃO, COMO O PECADOR PERDOADO, MAS UM FILHO NASCIDO À IMAGEM E EXPRESSÃO DA PESSOA DO PAI, E EM TODO O BRILHO DE SUA MAJESTADE E GLÓRIA, UM IGUAL A DEUS EM AUTORIDADE, DIGNIDADE, E DIVINA PERFEIÇÃO. NELE HABITAVA TODA A COMPLETA DIVINDADE FISICAMENTE”. The Signs of the Times - 05-30-95

    ResponderExcluir
  15. "The Eternal Father, the unchangeable one, GAVE HIS ONLY BEGOTTEN SON, TORE FROM HIS BOSOM HIM WHO WAS MADE IN THE EXPRESS IMAGE OF HIS PERSON, and sent him down to earth to reveal how greatly he loved mankind. Advent Review and Sabbath Herald - 07-09-95. Tradução abaixo.

    “O eterno pai, Aquele que é imutável, DEU SEU ÚNICO FILHO, NASCIDO DELE, RETIRADO DO SEU SEIO, AQUELE QUE FOI FEITO A EXPRESSA IMAGEM DE SUA PESSOA e enviado a terra para revelar o quanto Ele amou a raça humana. Advent Review and Sabbath Herald - 07-09-95

    "God is the Father of Christ; Christ is the Son of God. TO CHRIST HAS BEEN GIVEN AN EXALTED POSITION. HE HAS BEEN MADE EQUAL WITH THE FATHER. All the counsels of God are opened to His Son. Testimonies for the Church Volume Eight – 268. Tradução abaixo.

    “Deus é o Pai de Cristo, Cristo é o filho de Deus. PARA CRISTO FOI DADA UMA POSIÇÃO EXALTADA. ELE TINHA SIDO FEITO IGUAL COM O PAI. Todos os conselhos de Deus são abertos para o Filho”. Testimonies for the Church Volume Oito Página 268.

    "Before the foundations of the world were laid, Christ, THE ONLY BEGOTTEN OF GOD, pledged Himself to become the Redeemer of the human race, should Adam sin. " IN HIS INCARNATION HE GAINED IN A NEW SENSE THE TITLE OF THE SON OF GOD. Said the angel to Mary, "The power of the Highest shall overshadow thee: therefore also that holy thing which shall be born of thee shall be called the Son of God" (Luke 1:35). WHILE THE SON OF A HUMAN BEING, HE BECAME THE SON OF GOD IN A NEW SENSE. Thus He stood in our world--the Son of God, yet allied by birth to the human race." 1SM, PG- 226, 227. Tradução abaixo.

    “Antes que a fundação do mundo fosse estabelecida, O ÚNICO NASCIDO DE DEUS ofereceu-se para tornar-se o redentor da raça humana, Adão iria pecar... NA SUA ENCARNAÇÃO ELE GANHOU DE UMA NOVA FORMA O TITULO DE FILHO DE DEUS, Disse o anjo a Maria” Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus “. (Lucas 1:35). ENQUANTO FILHO DE UM SER HUMANO, ELE TORNOU-SE O FILHO DE DEUS EM UMA NOVA MANEIRA. Assim Ele esteve em nosso mundo – O filho de Deus, ainda que ligado pelo nascimento à raça humana”.Selected Messages Volume one Paging 226, 227.

    ResponderExcluir
  16. Eu nem sei porque comecei a falar sobre a Trindade acho que deu um curto-circuito kkk!

    Mas sobre a postagem as perguntas 5 e 6 eu respondo aos Adventistas.


    "5º) Os adventistas "possuem todas as fontes primárias” que são citadas nos livros ou sites de apologética adventista? Eles possuem todas as fontes primárias daqueles que o Adventismo critica como Babilônia?
    · No caso dos apologistas adventistas pode?

    6º) Nem Ellen White menciona ou dá crédito a Samuel Snow (Veja AQUI) na sua versão do movimento profético Milerita, a não ser breves menções de “Miller e seus companheiros”.

    Pergunta 5: É claro que não. Os apologistas Adventistas pouco se preocupam em citar as fontes primárias protestantes porque tem medo e vão se dar mal. Eles gostam é de ficar fazendo aquelas citações de autores protestantes que exaltam o decálogo ou algo como 'tal autor reformado acredita que a narrativa do Rico e de Lázaro é uma parábola ou tal teólogo protestante acredita que Miguel é Cristo etc. Nada sério e responsável se vê dessa gente.

    Pergunta 6.

    Tanto faz ter sido Samuel Snow, Miller, a vó de Miller, o chapolim colorado....Afinal eles eram Tuto xente poa como diria o Fritz! Tudo farinha do mesmo saco! Miller amarrou o seu burrinho foi esperar Jesus e deu de cara com o capeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme expliquei anteriormente, as doutrinas que discutimos a exemplo da doutrina sobre a Babilônia mística tem procedência da Bíblia. Nenhum trecho de livros de outras denominações são usados, mas somente profecias e doutrinas Bíblicas das quais extraímos nossa interpretação. Assim usamos somente a Bíblia para falar de outras religiões em termos das doutrinas pregadas pela igreja.

      Esta é a diferença fundamental porque nos atemos à Bíblia e à história, por isto não citamos nomes de fundadores de outras igrejas nem questionamos trechos de escritos.

      E não há problema algum em se utilizar de fontes primárias, o que deve ser feito, o problema está em copiar NÃO FONTE PRIMÁRIAS de informação, mas ACUSAÇÕES DE TERCEIROS, percebe a diferença?

      Não tem problema nenhum um irmão pegar um de nossos livros e ler quantos trechos quiser, também não tem problema tal pessoa através de trais trechos tirar SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!

      O papagaio referido por Leandro Quadros é juntamente aquele que não leu a fonte primária nem tirou suas próprias conclusões mas tão somente COPIOU a ACUSAÇÃO de outra pessoa.

      O verdadeiro apologista não reutiliza acusações de outros críticos, mas sim, cria suas próprias críticas. O apologista sério tem que ter sua opinião pessoal e sua própria análise crítica dos fatos e quando for utilizar base de terceiros, precisa pautar aquilo que apoia com o uso de fontes primárias ainda que o autor original de uma crítica não tenha feito este trabalho. Não se pode simplesmente copiar a acusação de outra pessoa, como tem sido feito pelo CACP que tem aceito qualquer tipo de texto por e-mail e postado imediatamente sem analisar as fontes ali contidas. Este é o verdadeiro apologista papagaio.

      Pergunte-se se o irmão tem visto pastores da Novo Tempo citarem conteúdo de livros de outras igrejas ao falar da Babilônia e de demais doutrinas. Pouco citam Ellen White e geralmente nunca citam uma obra de outra religião e quando o faz é em estilo acadêmico, aí que está o ponto.

      Todas as críticas às doutrinas de outras igrejas são retiradas unicamente da Bíblia, de versos, por meio da contestação, apresentando na Bíblia os conceitos que contrariam doutrinas destas igrejas.

      É deste modo que o irmão percebe que tanto falando de doutrinas bíblicas como de doutrinas tradicionais de outras igreja, a Bíblia é geralmente o único livro consultado e utilizado pelos pregadores.

      O irmão tem visto as críticas que tenho feito em meu blog e perceberá que igualmente a Bíblia é utilizada, o irmão raramente encontrará a citação de uma fonte ainda que primária, porque preferimos nem usar as fontes primárias senão para conhecimento acadêmico mas sempre expor nossa opinião com base na Bíblia.

      Veja que é um procedimento bastante oposto ao da dita "apologética" brasileira, onde se vê mais trechos isolados do contexto e discussões sobre pessoas e suas atitudes do que doutrinação bíblica.

      E desde seu início, a igreja adventista tem sido enriquecida pelo conhecimento das várias igrejas, por meio dos irmãos que vêm destas igrejas para nosso seio e também pela aquisição de bíblias de estudos e aprofundamento na questão de diferenças de doutrinas, uma das questões mais tratadas nos livros de Ellen White que possui em si mesmos muita informação histórica e a respeito de doutrinas comuns na várias religiões.

      E pelo menos em meu blog, não tenho visto contestação acerca das informações que trago sobre crenças de outras igrejas, o que sempre é exposto por meio de uma fonte primária ou de um porta-voz de determinada religião, deixando que a própria religião explique suas crenças como tenho feito especialmente acerca de doutrinas católicas, muita informação e fonte e pouca opinião pessoal.

      Excluir
  17. 3º) A interpretação sobre Azazel tem mesmo semelhança nesses autores no assunto mais febril do tema:

    por fim o diabo vai ser punido pelos pecados do crentes justificados e salvos por Cristo? Esse assunto é defendido por todos esses citados em Questões?

    Esse é um assunto o qual os teólogos modernos Adventistas querem se livrar. Aos poucos eles vão começar a abafar o caso e aliviar. Vão adoçar o assunto e daqui à pouco como num passe de mágica Shazam! o bode Azazel suuuumiu mas não pro deserto. Sumiu dos livros de teologia Adventista fake.

    Podem contar! É só questão de tempo para eles darem um jeito.

    Primeiro inventaram uma expiação punitiva para o Azazel e daqui à pouco vão criar outra interpretação mais sutil até que o bode Azazel vai cair no esquecimento da teologia Adventista e talvez mencionado de tempos em tempos mas já incorporado à uma outra interpretação em que ele mal será notado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta original, porém, foi se o irmão Luciano já desistiu de afirmar de que creríamos de que nossos pecados são pagos por santanas juntamente com Cristo. E nenhuma informação sumiu a este respeito, toda a discussão está eternamente contida nos livros de Ellen White. Em todo site apologético adventista o irmão vê tratar deste assunto, o que também é abordado na TV Novo Tempo e nos cursos Bíblicos como ocorre no programa Bíblia fácil.

      Tradicionalmente, Azazel é tomado como uma figura de satanás, isto está enraizado em nossa cultura. A uma pessoa secular ou até mesmo cristão que se pergunte a palavra Azazel se mostrará associada à pessoa de satanás, assim como expressões como belzebu.

      Então a ideia de associar Azazel a satanás não é algo que choque em nossa cultura sendo algo até natural, então não vejo procedência na preocupação do irmão, porque não há motivos para não continuarmos com este ensinamento.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Irmão Paulo Cadi, comentários sempre superiores do que a postagem!

      E olha que interessante. No grande livro Tratado de Teologia Adventista, eles mencionam o Azazel apenas uma vez (se não me engano) sem nenhuma construção argumentativa... será que ele vai sumir junto com as Amálgama?

      Excluir
    3. Olá, Luciano, assim como a amálgama sumiu junto com os críticos, também azazel sumirá com os mesmos críticos, conquanto os antes enganados então conhecem a verdade sobre estas doutrinas:

      "Cristo nunca plantou as sementes da morte no organismo. Satanás plantou essas sementes quando tentou Adão a comer da árvore do conhecimento, que implicava em desobediência a Deus. Nenhuma planta nociva foi colocada no jardim do Senhor, mas depois que Adão e Eva pecaram, nasceram ervas venenosas. ... Todo joio é semeado pelo maligno. Toda erva nociva é de sua semeadura, e por seus métodos engenhosos de amálgama ele corrompeu a Terra com joio."

      http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=046

      Isto ocorre porque estes assuntos se tornam controversos apenas quando um crítico mal intencionado cria mais uma teorias em cima de trechos isolados da literatura adventista, os quais os papagaios de plantão tratam de replicar. Não se vê mais falar de amálgama porque os críticos, os que mais se referiam a este assunto, deixaram de usar este argumento.

      Por exemplo, se o irmão olhar os primeiros artigos contido em seu blog, perceberá que o próprio irmão não tem mais apoiado nem repetido muitas de suas antigas acusações.

      Estes assuntos só possuem serventia enquanto os irmãos não são esclarecidos corretamente acerca de nossas doutrinas e quando isto é feito o macaco pula para outro galho e passa a usar uma outra questão no mesmo estilo.

      Um outro exemplo é o ensino de que Cristo herdou fisicamente as debilidades de todo ser humano depois do pecado, o que é algo óbvio, Cristo não era fisicamente perfeito como foi o primeiro homem Adão, conservando porém sua pureza de caráter intocável. Na boca dos críticos isto é ensinado como se tal debilidade fosse de caráter e não física, como explica o contexto da afirmação de Ellen White.

      Todo evangélico quando lê a Bíblia entende de que a comparação de Jesus com Adão não é em semelhança física, mas sim de pureza e perfeição de caráter. Entendem isto mas há pregadores que fingem não entender de que Cristo herdou as debilidades físicas humanas.

      Ocorre então que o adventismo coloca em papel os destalhes daquilo que crê ainda que possa ser controversos, enquanto que as igrejas atuais não! Pouco ensinam da Bíblia e menos ainda discutem pontos controversos.

      E o irmão tem confundido o discutir de pontos controversos com aplicação de heresias, como se não pudesse haver discussão de um assunto antes de chegar a uma conclusão. O que se ensina nas igrejas e que percebo nos argumentos dos irmãos é de que cada igreja tem que HERDAR doutrinas de alguma outra denominação aceita como cristã.

      Qualquer tentativa de reformular suas doutrinas com estudos independentes da Bíblia é tratado como sectarismo. Ao meu ver isso ocorre devido ao fato de as igrejas temerem que novas igrejas cheguem à novas conclusões e se destoe dos ensinos tradicionais da igreja cristã.

      (...)

      Excluir
    4. Quando é um teólogo ou estudioso, os pregadores de plantão tem tolerância às divergências de opinião, como no caso do bode Azazel representar a satanás, ou Miguel ser um título honorífico de Cristo.

      De minha perspectivas estas compreensões são resultados de avanço na reforma feito de forma isolada por um ou outro estudioso nas várias igrejas, enquanto que a rejeição até mesmo à discussão ou avaliação destas doutrinas tem sido resultado de um trabalho incessante da igreja em mantar a tradição e impedir no avanço da reforma aquilo que contradiz doutrinas tradicionais da igreja.

      De modo que não tenho visto nestas atitudes um amor pela verdade e flexibilidade de aceitação de correção de suas doutrinas. É por isto que o irmão nunca convencerá irmãos evangélicos a deixarem de lado as línguas estranhas, assim como os irmãos evangélicos não convencerão o irmão a cair no espírito.

      Agora, aqui no adventismo não tem isto. Desde que suas crenças não causem confusão na igreja, você pode ter suas crenças particulares. A igreja começou reavaliando doutrinas e não temendo mudar e continua hoje avaliando novas doutrinas e fazendo mudanças em sua opinião, como é o caso dos sábados tratados nas cartas de Paulo.

      E sim, Paulo Cadi tem se mostrado uma pessoa estudiosa, pesquisadora e sobretudo disposta a ouvir, quem dera demais críticos fossem todos assim. E concordo, Paulo Cadi tem construído comentários superiores à postagem, mas é por pura preguiça e falta de disposição do irmão. Se deixasse de ler nossa literatura apenas para construir críticas negativas e passasse a estudá-las a fim de entendê-las em suas nuances, poderia tornar-se um bom crítico trazendo questões reais ao invés de repetir as velhas e desgastadas críticas que já completam, algumas, mais de 100 anos, vindo lá de Canright.

      Um abraço.

      Excluir
  18. É bem prolixo é Sr adventista. Cansa ler as postagens dele viu.

    ResponderExcluir
  19. Que nada Luciano! Pode ter certeza de que o MCA está entre os melhores Blogs apologéticos do Brasil.

    Eu só venho trazer alguns apontamentos e pareceres.


    Agora eu quero mostrar que tipo de "estudo bíblico" os Adventistas se ufanam de promover.

    Eles gostam de aparecer se dizendo os tais no conhecimento das profecias e que possuem estudos completos e organizados como nenhuma outra denominação tem.

    Agora eu vou mostrar --eu ía fazer as citações tiradas do livro "O Grande Conflito" referente a cada versículo da Bíblia que Ellen White torce e retorce talvez possa fazer depois mas primeiro vou dar
    uma visão geral só para vocês verem que "abacaxi" de estudo bíblico os Adventistas
    afirmam ser o de melhor qualidade.

    White é a rainha da EISEGESE ou seja ler no texto aquilo que o texto bíblico não está dizendo mas aquilo que se quer que o texto diga prática muito comum nas seitas e no Adventismo não seria diferente.

    As citações que eu vou fazer foram tiradas do livro "O Grande Conflito" capítulos 22, 23, 24, 25 , 26, enfim por ali onde ela começa a falar de William Miller, o Grande Desapontamento, o Juízo Investigativo, etc.


    Vamos ver agora toda a plenitude da estupidez e do sectarismo manifestados nas ridículas interpretações que Ellen White faz das seguintes passagens bíblicas.

    Eu somente vou dar uma explicação rapidinha ao lado de cada passagem porque iria demorar colar cada explicação dela ao lado de cada passagem. Mas está tudo ali nos capítulos acima referidos do livro "O Grande Conflito." Eu não coloquei os versículos em ordem cronológica.

    Bora lá!

    Apocalipse 11:19 White afirma que essa passagem se cumpriu em 22 de Outubro de 1844 quando Cristo passou do lugar santo para o santíssimo para iniciar o Juízo Investigativo ou de Investigação quer dizer Jesus virou detetive!

    Apocalipse 14:6-11 White diz que são as 3 Mensagens Angélicas que começaram a soar desde 1844. Ela explica lá quando começam cada uma dessas mensagens; todas anunciadas pelos Adventistas é claro e capitaneados pelas visões da "senhora" White.

    Apocalipse 12:17 White afirma que essa passagem começou a cumprir-se quando após o Grande Desapontamento os Adventistas começaram a se organizar como igreja. Ela também afirma que o nome Adventistas do Sétimo Dia foi dado por Deus!!!

    ResponderExcluir
  20. Mateus 25:1:10 parábola das 10 virgens White diz que essa passagem começou a cumprir-se com William Miller e que ele é a voz do verso 6 que clama "Aí vem o esposo." As virgens prudentes são os Adventistas que entraram com Cristo para as bodas......bodas que ela interpreta como sendo o Juízo Investigativo!!!!!! Quer dizer as virgens prudentes simbolizam os Adventistas que tiveram a revelação de que Cristo em 22 de Outubro passou do santo para o lugar santíssimo no céu para começar o Juízo Investigativo e que ela interpreta como sendo na parábola o momento em que Cristo entra com as virgens prudentes para as bodas. Entenderam?!!!! Essa passagem segundo White também se cumpriu em 22 de Outubro de 1844.

    Daniel 8:14 Esta aqui é bem conhecida. White diz que se cumpriu em 22 de Outubro de 1844 quando Cristo passou do lugar santo para o santíssimo do santuário celestial para começar a remissão/apagamento dos pecados.

    Daniel 12:1-2 White diz que essa passagem se refere a "ressurreição parcial" de justos e injustos. Esta ressurreição irá acontecer no final da Grande Tribulação logo depois do derramamento da sétima praga.
    Essa ressurreição parcial de justos e injustos ocorrerá antes de Cristo aparecer para ressuscitar o resto dos salvos. Os justos que estarão nela serão os Adventistas que creram na proclamação da Mensagem do Terceiro Anjo que começou a cumprir-se em 1844.

    Daniel 12:11 onde são mencionados dois números 1290 e 1335 dias.

    White interpreta como anos.

    O primeiro 1290 anos começou em 538 e está relacionado com a igreja católica. Nos livros Adventistas tem a explicação deles. Esses 1290 anos terminam em 1798 e tem a ver com o papa se não me engano ou algo assim. Daí eles ligam esses 1290 dias/anos com o número seguinte quem vem no versículo 11 que é 1335 dias também interpretados como anos. A diferença entre 1335 e 1290 são 45 dias que eles interpretam como anos levando o cumprimento desses 1335 dias/anos de Daniel 12:11 até o ano de 1844 quando começa o Juízo Investigativo. Só que no versículo 11 o anjo diz para Daniel: Feliz aquele que espera e chega até 1335 dias que para os Adventistas são anos. Os 1335 dias/ anos como o número anterior 1290 também começa no ano 538 e vai até 1844. Complicado não? Porque alguem vai ficar feliz no final dos 1335 anos se o nome dele/dela vai passar sob um julgamento rigoroso e perfeccionista por alguém que deveria os estar defendendo?!!! É masoquismo?!

    Vocês não estão gostando do estudo? Que maravilha!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Apocalipse 3:14-21 mensagem a Igreja de Laodicéia White diz que é a Igreja Adventista do Sétimo Dia que é o único objeto do amor de Cristo na terra......Cristo a ama e esta reprendendo-a por causa de sua mornidão.

    Levítico 23:26-32 era o dia da Expiação no calendário judaico. White diz que tipifica a entrada de Cristo no lugar santíssimo no céu em 22 de Outubro de 1844.

    Lucas 24:21 Aqui é onde Jesus encontra os dois que iam pela estrada de Emaús e eles sem reconhece-lo dizem a Jesus: "E nós pensávamos que fosse ele quem haveria de redimir Israel. White diz que esse acontecimento simboliza o Grande Desapontamento dos Adventistas em 1844 quando pensavam que Cristo viria para libertá-los.

    Daniel 7:13: A vinda de um como o Filho do Homem até o Ancião de Dias. White diz que essa passagem se cumpriu em 22 de Outubro de 1844 quando Deus Pai sai do lugar santo onde estivera com Jesus até 22 de Outubro de 1844. O Pai sai do lugar santo em uma carruagem feita de nuvens e o Filho logo após também sai do lugar santo e é levado até ao Pai que o espera no lugar santíssimo para Jesus dar o início ao Juízo Investigativo.

    Apocalipse 6:13 onde diz que as estrelas caíram do céu White diz que foi uma grande chuva de meteoros que ocorreu no hemisfério norte em 13 de Novembro de 1833 e ela atribuí como sendo um sinal de Deus vindicando o ministério de William Miller que nesse ano recebeu licença da igreja Batista para pregar tendo à partir de então mais portas abertas para a sua missão profética.

    Mateus 24:29 estrelas caem do céu White também aplica como um sinal/vindicação divina para o ministério de William Miller.

    Malaquias 3:1 segunda parte e também verso 2 onde diz que o Senhor vem subitamente à seu Templo White também aplica essa passagem para a entrada de Cristo no santíssimo do santuário celeste em 22 de Outubro de 1844!!!!!!

    Lucas 12:36 onde Jesus diz para os discípulos esperarem o seu Senhor quando ele voltar das bodas White interpreta voltar das bodas como Cristo voltando do Juízo Investigativo!!!!! Argh!!!

    Apocalipse 3:7-8 onde Cristo envia uma mensagem a igreja de Filadélfia e diz que abru-lhes uma porta que ninguém pode fechar White interpreta como sendo a passagem de Cristo do santo para o santíssimo.

    Habaquque 2:1-4 onde Deus diz para o profeta escrever uma mensagem em tábuas para quem passa-se pudesse ler White diz que teve cumprimento quando Josiah Light um Milerita/Adventista fez um mapa profético explicando Daniel e Apocalipse.

    São esses os "estudos maravilhosos" que os Adventistas tem para lhe apresentar! A bíblia do Gênesis até o Apocalipse definitivamente é Adventista eu não tenho mais dúvida!!!!!

    Inscreva-se já que as vagas são limitadas, não espere, venha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão Paulo Cadi, está precisando estudar estes assuntos com um adventista. Mais uma vez a concepção do irmão se mostra deveras equivocada. Usarei também um argumento:

      Veja que o irmão não tem para a presentar e desde muito tempo venho pedido isto ao irmão Luciano o qual igualmente não tem para disponibilizar um estudo sistemático sobre as profecias, o que inclui as parábolas de Cristo que ensinam sobre o tempo futuro.

      E a ausência tem uma explicação, porque estas profecias não fazem referência às igreja atuais.

      Um exemplo:

      "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12

      "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei." Tiago 2:10,11

      Este é um exemplo clássico usado pelos adventistas, porém, note:

      No período do desapontamento houveram aqueles que se prepararam para a vinda de cristo enquanto que outros não. A Bíblia ensina que ser cristão é um estado constante de preparo e espera para a vinda de Cristo, como se pudesse ser hoje ou amanhã.

      Aqui está o "pulo do gato", porque os cristãos protestantes não erraram ao esperar a vinda de Cristo, mas sim por jogar toda a sua esperança em uma data específica!

      Explico: O que deve deus "abismado" não seria o fato de haver um grupo esperando a vinda iminente de Cristo, mas sim o fato de haverem toda uma cristandade não vivendo como se Cristo pudesse voltar naquele tempo e este é o ponto!

      Naquele tempo já se havia esquecido sobre a vinda literal de Cristo, no tardar do noivo, as igrejas adequaram sua interpretação para uma vinda não literal de Cristo.

      https://www.youtube.com/watch?v=mBNQHZAFLCI

      Se Cristo por ventura, por pura coincidência, voltasse naquela data marcada, quem estaria preparado?

      O resultado do desapontamento foi o entendimento de que Cristo ainda viria e de forma literal, ainda que não tivesse data marcada e que a igreja precisava se preparar para sua vinda iminente.

      Que a vinda de Cristo é iminente todos nós sabemos e que as igrejas não estão preparadas, igualmente sabemos.

      Perceba que nossos irmãos pentecostais tem enchido suas lâmpadas por meio de manifestações excêntricas, como o cair no espírito. Os adventistas tem enchido porém suas lâmpadas com fidelidade, no que lembraram dos mandamentos de Deus e hoje procuram restaurar o 4º mandamento enquanto esperam pela vinda de Cristo.

      (...)

      Excluir

    2. O tardar do noivo se cumpriu nos tempos de Ellen White, quando a lembrança da vinda de Cristo deu um novo fôlego à igreja. O cumprimento das profecias e que se manifestaram na natureza, como o dia escuro, o grande terremoto de lisboa, a chuva de estrelas cadentes, e a lua se apresentando em cor de sangue, trouxeram de volta o interesse no estudo das profecias que apontam para a vinda de Cristo.

      Em contraste com o entusiasmo exacerbado acompanhado de pouco conhecimento bíblico que se tinha nas igrejas da época estava a descrença na vinda de Cristo e desconfiança do cumprimento da promessa.

      Após 22 de outubro, uma parte da cristandade estava desapontada em virtude de Cristo não ter vindo. Porém de outro lado estava o Cristo desapontado sabendo que se viesse naquele tempo, ninguém estava atento às profecias e ninguém estaria esperando a sua vinda.

      O movimento do segundo grande reavivamento cujos maiores protagonistas foram o grupo de milleritas, trouxe de novo esta idéia da iminência da volta de Cristo e necessidade de preparação por meio do estudos e adequações à norma Bíblica e o pregar do evangelho a todos os povos.

      Veja que critica-se 1844 mas nossos irmãos da igreja evangélica bem sabem que a existência de suas igreja são fruto daquele movimento global de reavivamento. Tentam impor que a Igreja Adventista não seja evangélica, porém o movimento adventista foi o primeiro movimento a dar ênfase na pregação do evangelho, tambêm segundo profecia que diz:

      "E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis." Apocalipse 10:11

      Coincidência? Creio que não, estas e outras profecias se encaixam perfeitamente no que ocorreu com o movimento adventista.

      O livrinho que acreditamos ser o de Daniel, doce na boca como o mel, mas amargo no estômago por conta do desapontamento, culminou na ênfase da pregação do evangelho a todos os povos, necessária à vinda de Cristo.

      Então não há como negar, segundo a história, este despertar para as coisas concernentes à vinda de Cristo.

      Hoje a igreja está mais vigilante, enchendo-se com o azeite do Espírito Santo, embora alguns outros irmãos evangélicos exagerem, enquanto pregam o evangelho que fala da vinda de Cristo a todo o mundo dando ênfase aos dons por meio de manifestações excêntricas.

      Assim temos que, ou considerar a parábola das virgens como estando se cumprindo, ou então adotar de que as igrejas estão ainda no estado de néscias!

      Particularmente acredito de que a igreja está se conscientizando e há em cada igreja as virgens que estão se preparando, mesmo que a seu próprio modo, enquanto outras não.

      A história mostra de forma inequívoca de que o movimento millerita foi o primeiro a despertar para esta questão da vinda de Cristo, no que hoje se fala mais de tal evento nas igrejas, com menos incredulidade.

      Um abraço.

      Excluir