quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Perguntas sobre o adventismo: 3. Quem foi Ellen White?

Ellen White de família Metodista, quando mocinha talvez possuísse algum problema mental (segundo algumas avaliações médicas AQUI), após uma pedrada no rosto. Aos 12/13 anos foi também enganada pela mensagem de Miller, ela acreditou nele.

“Com outros membros da família, Ellen assistiu às reuniões adventistas em Portland em 1840 e 1842, aceitando plenamente os pontos de vista apresentados por Guilherme Miller e seus companheiros, e confiantemente aguardou a volta do Salvador em 1843, e depois em 1844.” (História do Adventismo, pp. 57,58; Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, pp. 7, 8).

Depois, com cerca de uns 17 anos, também não se conformou com a decepção, e tal como as várias loucuras proféticas que percebemos hoje em dia, Ellen White fazia parte de um grupo com devaneios, histerismos, de religiosos lunáticos – com movimentos e atitudes físicas estranhas.

“1.Antes de uma visão, tanto a Sra. White quantos os que estavam no aposento sentiam uma profunda impressão da presença de Deus. 2. Quando a visão começava, Ellen White exclamava: “Glória!” ou “Glória ao Senhor!”, repetidas vezes. 3. Ela experimentava uma perda de força física. 4. Subsequentemente, ela muitas vezes manifestava força sobrenatural. 5.           Ela não respirava, mas seu batimento cardíaco continuava normal, e a cor em sua face era natural. 6. Ocasionalmente, ela proferia exclamações indicativas da cena que lhe estava sendo apresentada.7. Seus olhos ficavam abertos, não com olhar distante, mas como se estivesse atentamente assistindo algo. 8. Sua posição podia variar. Às vezes ela ficava sentada,às vezes reclinada, às vezes andava em volta do aposento e fazia gestos graciosos enquanto falava sobre os assuntos apresentados. 9.    Ela ficava absolutamente inconsciente do que estava ocorrendo ao seu redor. Não via, ouvia, sentia, nem percebia de modo algum o ambiente ou os acontecimentos que a cercavam. 10. O final da visão era indicado por uma profunda inspiração, seguida, em aproximadamente um minuto, por outra, e logo sua respiração natural recomeçava. 11. Imediatamente após a visão, tudo parecia muito escuro para ela. 12. Dentro de pouco tempo ela recuperava sua força e habilidades naturais.”
(http://centrowhite.org.br/perguntas/vida-e-ministerio-de-ellen-g-white/).


As atitudes litúrgicas acima descritas, não eram muito diferentes das imagens que vemos abaixo. Hoje, os Adventistas são críticos ácidos dessas manifestações pentecostais, que no passado, eram práticas histéricas da profetizsa adventista.





Viu Enoque em suas visões, habitantes em outros mundos não caídos, falou de uma “amálgama entre homens e animais”, entre outras coisas. Quando amadureceu reduziu todo esse frenesi profético ‘neopentecostal’, copiava muita coisa que escrevia, embora relatasse que recebia revelações divinas.  - A questão de plágio foi publicada no livro A Mentira Branca, pelo ex-teólogo adventista Walter Rea. A tentativa de defesa contra essa acusação pode ser lida em http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-sobre-ellen-g-white/a-verdade-sobre-the-white-lie-a-mentira-branca/

Mais para o fim da vida, e sua idade mais madura, à medida que seus prolemas psíquicos melhoravam, e à medida que lia as obras teológicas da “filha de Babilônia”, os protestantes, deu uma guinada em muitas coisas.

“Henry Melvill [um clérigo anglicano] era um dos escritores favoritos de Ellen White. Diversas obras dela mostram mútua concordância com Melvill em vários pontos” (Em Busca de Identidade, p. 126).

Comungava a fé com antitrinitarianos, e jamais criticou seus irmãos arianos no período em que esses dominavam a “igreja remanescente”. Será que uma profetisa de Deus seria omissa na principal doutrina da Bíblia? Impossível!!! 

“Será que ela mudou de uma visão semi-ariana para uma trinitariana, ou mantinha privadamente uma opinião trinitariana todo tempo? Não é possível apresentar uma resposta taxativa a este respeito.”(A Trindade – Como entender os mistérios da pessoa de Deus na Bíblia e na história do cristianismo, p. 239). 

“[...] ela não fez declarações explícitas de cunho  antitrinitariano ou semi-ariano antes da década de 1890. Tampouco discordava abertamente dos líderes do movimento. Suas expressões eram vagas o bastante para serem interpretadas de ambas as maneiras.” (Em Busca de Identidade, p. 118).

Morreu em 1915 e virou um mito, uma lenda, e uma crença na oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, revestida de autoridade profética única, como identificação da igreja visível verdadeira. Crença Fundamental 18 diz: 

“Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Esse dom é uma característica da igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência.”

Hoje, um sinônimo do nome dela é “espírito de profecia” – violentado de Apocalipse 19.10 que nada diz o que o adventismo quer que ele diga - , e o que gira em torno dessa mulher em forma de crença, tem força Papal. Quem se torna adventista, se torna oficialmente seguidor desse ‘espírito’ interno adventista.

Isso não é cristianismo bíblico e ortodoxo! 

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (I Tm 4.1).



9 comentários:

  1. Irmão Luciano, essa papisa do movimento comanda mesmo o movimento adventista conheço um adventista aqui na empresa onde trabalho, no almoço está estudando teologia e dei uma rápida olhada na matéria, era um cursinho básico em teologia a matéria era sobre a sra Ellen white, ele tava obsecado lendo a apostiveneno ,fiquei pensando aonde vai parar esse rapaz, quem conhece um jesus errado acaba parando num céu errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Odair, FEliz Sábado!

      Pergunte para o seu amigo, qual é o nome desse curso básico e qual instituição daria o suposto cursinho de teologia básico, mas que ensina somente sobre EGW.

      Caso o irmão, não consiga responder, me perdoe... mas vou ter que chamá-lo de MENTIROSO.

      Caso você prove, eu peço desculpas sem problemas.

      Essa sua HESTORINHA de amigo adventista no trabalho já está bem batida... só não sabemos se é verdade ou não.

      O ônus da prova é de quem acusa!

      Consegue provar?

      Excluir
    2. Que coisa em... 'Vc é um mentiroso mas se provar ok me desculpa.'..
      Só vc mesmo... Coisa de adventista...

      Excluir
  2. Kkk me desculpa mas vocês pregam um monte de heresias, envenena o povo comum que tem sede dr converter ao verdadeiro evangelho, enfiando no povo simples os seus venenos me refiro ao desejado das nações, grande conflito, na suas escolas sabatistas ,em vez de citar a biblia ficam citam no altar para dar suposto apoio as heresias, agora vem pedir um simples Desculpas. Vocês que sabem aonde esta o erro fingindo que estão certos. Alexandre o movimento adventista vai ter qye prestar contas com o justo juiz naquele grande dia , como tambem os papas Russell, Joseph Smith junior, Alan kardek, por encaminharem milhões de pessoas ao lagi de fogo ai você quer que eu prove que vocês estudam mais Ellen white, do que a biblia, vamis então fazer um acordo de homem para homem, cristãos eu te provo o que disse e você confessa publicamente qye você esta numa seita e que precisa sair dela ,seu te provo, você é homem para sustentar que você confessa o fracasso de Ellen white, aguardando obsecado sua resposta

    ResponderExcluir
  3. RESPONDA ODAIR AO ALEXANDRE OU ELE TEM RAZAO NO QUE DISSE DE VOCE

    ResponderExcluir
  4. Tavio gostaria que você lesse meu último comentário ok.

    ResponderExcluir
  5. irmão Luciano como prometi, provar sobre a apostila que o meu amigo estava lendo no serviço e me chamaram de mentiroso, segue o nome da instituiçao e ELPISTEOLOGIA ,o nome da materia é DOUTRINA DA ORIENTAÇAO PROFETICA, curso mèdio em teologia, consegui do colega vou imprimila para usar nos evangelismo com adventistas, é assustador Luciano a autoridade religiosa de Ellen gold white no movimento mesmo, nem mesmo os escritos bíblicos receberam tanto autoridade,os comentarios da apostila em vez de usarem textos da bíblia, sâo transcritos dos livros inspirados dela, vou citar apenas uma do que li,depois postarei mais , seus livros tem um valor igual o da bíblia para os cristãos, veja '' AO PASSO QUE APESAR DE NÓS DESPREZARMOS O PENSAMENTO DOS PIONEIROS, NÒS ACEITAMOS COMO REGRA DE FÈ A REVELAÇAO -VELHO TESTAMENTO, NOVO TESTAMENTO E ESPÌRITO DE PROFECIA, P 117.A SACUDIDURA E OS 144.000 MIL, esta ai Luciano provando o que disse viu,um curso médio em teologia com uma materia especìfica sobre a fada madrinha , como no catolicismo romano tem uma materia especìfica sobre a mariologia bìblica o adventismo tambèm tem uma sobre sua fundadora endeusando-a,apostilad auma enfase grande sobre o espirito de profecia,seus livros em pè com igualdade da bíblia,para finalizar digo com dizia o grande apologista Natanael rinaldi TODA SEITA TRABALHAR COM ESCRITOS ALEM DA BÌBLIA, OS TJS A SENTINELA E DESPERTAI, OS MORMONS O LIVRO DE MORMONS, O ESPÍRITISMO CARDECISTA OS ESCRITOS DE ALAN KARDEK EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O ADVENTISMO OS ESCRITOS DO ESPIRITO DE PROFECIA, esta aqui minha prova do que disse.

    ResponderExcluir