sábado, 22 de outubro de 2016

CONTEÚDO (REFORMADO) PARA FOLHETO EVANGELÍSTICO

Disponibilizo aqui o conteúdo de um folheto evangelístico que produzi. Creio que está embasado na mais pura teologia reformada, confessional, que os Presbiterianos adotam. Não raro, alguns pastores, missionários e evangelistas, presbiterianos, reclamam que vários materiais evangelísticos soam muito estranhos à nossa doutrina. Espero que o texto abaixo possa ser usado por você, caso o queira. Creio que, qualquer igreja cristã ortodoxa não verá também problemas e dificuldades em imprimir. As ilustrações , fonte, estilo, endereço da igreja e outros recursos, deixo a cargo dos que quiserem usar o conteúdo. Que Deus abençoe seu evangelismo (Lc 14. 21-23).

**********************************

“QUAL É O OBJETIVO DA SUA VIDA???”

Dependendo da sua situação emocional, familiar, conjugal, financeira, física, sua resposta a essa pergunta, pode ir desde um desabafo revoltado, a lamentações, ou júbilos de alegria, e até mesmo mais perguntas. Muitas pessoas, infelizmente, olham para a sua existência apenas com base nos prazeres que ela usufrui, ou mesmo, nos sofrimentos que ela constantemente suporta. Ambos, prazeres e sofrimentos neste mundo, porém, são passageiros... precisamos encontrar a resposta em algo permanente.

Na verdade a resposta bem definida para a questão acima – qual o objetivo da sua  vida?, não é muito popular. Essa questão nos incomoda, mais cedo ou mais tarde, teremos que resolvê-la. Filósofos, teólogos, ateus, religiosos, cientistas, jovens e idosos, homens e mulheres, sabem que a importância de encontrar o objetivo da vida, pode dar um norte significativo para sua existência. E assim, encontrar a alegria que tanto os corações anseiam.

Convidamos você a reservar alguns minutos, para ler o que temos a dizer a respeito desse assunto nesse folheto. Antes de rejeitar o conteúdo, pois se trata de religião – ‘e cada um tem a sua’, você precisa lembrar que não custa nada tentar encontrar a resposta a essa questão que corrói qualquer um, até mesmo quem não se importa com ela, na verdade desistiu de buscar o significado de sua vida.

Muitas pessoas adiantam a rejeição da religiosidade por causa dos maus exemplos das igrejas em nosso país. Vou te dar uma razão, apenas uma, para ler o que estamos expondo aqui. Já que você não pode confiar muito nos religiosos da atualidade, o que dizer de Jesus Cristo e Sua Palavra? Ele convida os seus discípulos a aprenderem dele, caminhar com ele e segui-lo. Veja o que ele disse: 

“Vinde a mim... aprendei de mim...” (Mt 11.28-30).

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14.6).

A RAZÃO DA NOSSA EXISTÊNCIA

Há alguns séculos atrás, um pensador cristão escreveu que ‘Deus nos criou para ele, e enquanto não descansarmos em Deus, nosso coração ficará inquieto.’ (Confissões de Agostinho). Ele percebeu bem. Parece que há um vazio imenso no coração humano. ‘Dentro do homem há um grito’. Sim, é a busca de significado. Mas, por que existe essa busca? Onde ela nasceu? Um seguidor fiel de Jesus Cristo da Igreja do Novo Testamento apontou a raiz do problema, inspirado por Deus, ele escreveu:

“Todos pecaram e carecem [estão destituídos] da Glória de Deus.”
(Romanos 3.23).

Houve algo que destituiu a humanidade do seu bem mais precioso, fazendo nossa natureza carecer, necessitados de algo que nos dá significado - não o dinheiro, não de amizades, fama, reconhecimento, ‘farras’, não. Segundo foi dito pelo autor inspirado, o pecado contra Deus, nos esvaziou, drenou, roubou, destituiu-nos daquilo que era mais precioso... Daquilo, que nos enche de alegria santa, de sentido eterno, e que manteria nossa consciência em pleno prazer piedoso – isto é, fomos destituídos da GLÓRIA DE DEUS! 

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”  (Rm 11.36).  

“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.”
(Ap 4.11).
  
Mas como pode ser isso? A glória de outro – isto é de Deus - é o sentido da minha vida?

Sim, é exatamente isso!!!

Um grupo de teólogos cristãos, que formularam o Catecismo Maior de Westminster apresentou a questão e a resposta com essa objetividade:  “1. Qual é o fim supremo e principal do homem?  Resposta. O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegar-se nele para sempre.  Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24.”

Um profeta de Deus, escreveu algo que pode iluminar ainda mais esse assunto em nossas mentes: E levantou-me o Espírito, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a glória do SENHOR, desde o seu lugar.” (Ez 3.12). Mas para que essa verdade seja revelada na alma, nas aspirações mais profundas do ser, dando o sentido pretendido ao nosso espírito, levando-nos a saber como isso se processa em nossa vida espiritual, moral e futura - precisamos que Cristo, por Seu Espírito Santo ilumine nosso entendimento, por remover de nós a culpa judicial do pecado, nos dando uma nova vida.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5:1,2)

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8:1,2).

Pela fé na Palavra de Deus, o Espírito pode te conduzir a esse estado de comunhão com Deus. Arrependa-se de seus pecados, confessando-os a Cristo, e confie Nele para revelar a Sua Gloria, a glória de Deus (Jo 17.5,24). Viver com essa percepção espiritual, nos coloca no lugar correto, aos pés do Senhor, usufruindo de seu inesgotável bem e  por nos tornar Seus filhos. E tendo a bendita esperança de habitar com Ele eternamente (Ap 22.1-5).

A FALSIDADE DA - ‘TEOLOGIA’ DA PROSPERIDADE E DO ÓLEO ‘UNGIDO’

Muitas igrejas, ditas evangélicas estão deturpando a mensagem do Evangelho, e levando as pessoas a crerem que o TER, o POSSUIR, riquezas, saúde, bens, etc. é o sentido de ser cristão. Nada mais falso do que isso! A Teologia da Prosperidade é uma das mentiras mais sagaz que o diabo tem espalhado em muitas denominações religiosas hoje. Como vimos nos textos bíblicos, é a Glória de Deus em Cristo que nos traz sentido permanente e piedoso. Na verdade, Cristo Jesus nos advertiu contra os perigos das riquezas (Mt 6.24). A vida de muitos hoje nas igrejas tem sido mais estimuladas ao materialismo, do que a fé e a devoção pela glória de Cristo. As pregações estão mais voltadas para o homem e seus anseios do que para a glória de Deus.

Ainda outros têm acreditado que a espiritualidade pode ser adquirida, de alguma forma, por meio de amuletos evangélicos, como objetos ungidos, óleo ‘ungido’, sal grosso, banho de luz, ou restaurando as práticas cerimoniais do Velho Testamento, abolidas em Cristo (Hb 7-10). O NT diz de ungir enfermos com óleo (Tg 5.14), não que o óleo seja ungido; ou mesmo ungir objetos, como chave do carro, documentos, etc. Com isso, a vida pela fé está sendo trocada pelos objetos ungidos, carregados de misticismo. Essa é uma dura e triste realidade! Um desvio da simplicidade do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Convidamos você a ter um conhecimento mais pleno das verdades do Evangelho de Cristo, lendo sua Bíblia, e se desejar por um curso de discipulado bíblico conosco. Verificando na Escritura Sagrada a verdade da Cruz de Cristo. Que nos dá paz com Deus, nos concedo o fruto do Espírito Santo (Gl 5.22-25).


Nenhum comentário:

Postar um comentário