terça-feira, 7 de julho de 2015

Qual o conceito de Ellen White a respeito de Calvino?

Por algumas vezes, adventistas achando que eu por ser presbiteriano, devo ter o mesmo conceito místico que eles tem de Ellen White, em torno de Calvino, rapidamente trazem a tona os pecados e intolerância, que geralmente se atribuem a Calvino. Acham esses adventistas, que se eu estou mostrando falhas e heresias, nos ensinos de Ellen White, e se a desqualifica como profetisa, então o Reformador também está em reprovado. Pobres adventistas, não conseguem ver a diferença. Tem até um adventista que insistentemente aqui no blog diz que Calvino é profeta para mim...!!!

Outro adventista, até mesmo postou essa imagem ao lado. Perceba a legenda, as acusações e a indagação dele. Mais abaixo teremos a resposta da profetisa adventista para ele (imagem desse Facebook: https://www.facebook.com/bibliapalavrapoderosa?fref=ts).

Qual a diferença entre um Reformador e Ellen White? 1. O reformador tem reconhecimento histórico dentro do cristianismo, independente de qual denominação pertence. 2. O reformador contribuiu para a Igreja de Cristo. 3. O reformador não está no rol de doutrinas da igreja como um ser escolhido e profético. 4. O reformador não se afastou das doutrinas essenciais e ortodoxas do cristianismo. 5. O reformador tinha capacidade teológica, não era místico.

Para isso consulte as crenas oficiais adventistas e as crenças oficiais de qualquer denominação cristã. Em qual você encontra o nome, além do Nome do Senhor? Somente as crenças dos Adventistas do Sétimo Dia. Veja:

“18. O Dom de Profecia: Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é um sinal identificador da Igreja remanescente, e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade que proporciona conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)”

É até engraçado ver adventistas falando isso ou aquilo de Calvino quando lemos o que a profetisa adventista escreveu a respeito dele. Até a crítica é modesta, e seus elogios, de um calvinista ardoroso:

As citações são do livro O Grande Conflito (busca no site: http://www.ellenwhitebooks.com) :

“Deus estava ainda a preparar obreiros para ampliar a Sua causa. Em uma das escolas de Paris havia um jovem refletido, quieto, e que dava mostras de espírito robusto e penetrante, e não menos notável pela correção de vida do que pelo ardor intelectual e devoção religiosa. Seu gênio e aplicação logo o fizeram o orgulho do colégio, e tinha-se como certo que João Calvino seria um dos mais hábeis e honrados defensores da igreja.” Pag. 219 - Paragrafo 4.

“Mas um raio de luz divina penetrou até ao próprio interior das paredes do escolasticismo e superstição em que se achava Calvino encerrado. Estremeceu ao ouvir das novas doutrinas, nada duvidando de que os hereges merecessem o fogo a que eram entregues. Contudo, sem disso se dar conta, foi posto face a face com a heresia, e obrigado a submeter à prova o poder da teologia romana no combate ao ensino protestante.” Pag. 220 - Paragrafo 1.

“Calmamente deu Calvino início à sua obra, e suas palavras foram como o orvalho que caía para refrigerar a terra. Deixara Paris, e então se encontrava numa cidade provinciana sob a proteção da princesa Margarida, que, amando o evangelho, estendia seu amparo aos discípulos do mesmo. Calvino era ainda jovem, de porte gentil e despretensioso.” Pag. 221 - Paragrafo 5.

“Calvino, se bem que fosse hábil lutador nos campos da controvérsia religiosa, tinha a cumprir uma missão mais elevada do que a daqueles teólogos ruidosos. O espírito dos homens estava agitado, e esse era o tempo para lhes desvendar a verdade. Enquanto os salões da Universidade ecoavam do rumor das discussões teológicas, Calvino prosseguia de casa em casa, abrindo a Escritura ao povo, falando-lhes de Cristo, o Crucificado.” Pag. 222 - Paragrafo 2

“Calvino ainda estava em Paris, preparando-se pelo estudo, meditação e oração, para os seus futuros labores, e continuando a disseminar a luz. Pag. 223 - Paragrafo 3.

“Pessoas de todas as classes ouviam alegremente o evangelho. Não havia pregação pública, mas na casa do magistrado principal, em seus próprios cômodos, e algumas vezes num jardim público, Calvino desvendava as palavras de vida eterna aos que as desejavam ouvir. Depois de algum tempo, aumentando o número dos ouvintes, foi considerado mais seguro reunirem-se fora da cidade. Uma caverna ao lado de uma garganta profunda e estreita, onde árvores e pedras salientes tornavam a reclusão ainda mais completa, fora escolhida como o local para as reuniões. Pequenos grupos, que deixavam a cidade por estradas diferentes, dirigiam-se para ali. Neste ponto isolado, a Escritura era lida e explicada. Ali, pela primeira vez, foi pelos protestantes da França celebrada a Ceia do Senhor. Dessa pequena igreja foram enviados vários fiéis evangelistas.” Pag. 224 - Paragrafo 2.

“Farel confiava em que houvesse encontrado em Calvino a pessoa que o pudesse assistir naquela obra. Em nome de Deus conjurou solenemente o jovem evangelista a que ficasse e ali trabalhasse.” Pag. 233 - Paragrafo 4.

“Durante quase trinta anos, Calvino trabalhou em Genebra, primeiramente para estabelecer ali uma igreja que aderisse à moralidade da Bíblia, e depois em prol do avançamento da Reforma pela Europa toda. Sua conduta como dirigente público não era irrepreensível, tampouco eram suas doutrinas destituídas de erro. Mas foi instrumento na promulgação de verdades que eram de importância especial em seu tempo, na manutenção de princípios do protestantismo contra a maré do papado que rapidamente refluía, e na promoção da simplicidade e pureza de vida nas igrejas reformadas, em lugar do orgulho e corrupção favorecidos pelo ensino romanista.” Pag. 236 - Paragrafo 2.

De Genebra saíram publicações e ensinadores para disseminar as doutrinas reformadas. Daquele ponto os perseguidos de todos os países esperavam instrução, conselho e animação. A cidade de Calvino tornou-se um refúgio para os perseguidos reformadores de toda a Europa Ocidental. Fugindo das terríveis tempestades que duraram séculos, chegavam os foragidos às portas de Genebra. Famintos, feridos, despojados de lar e parentes, eram afetuosamente recebidos e tratados com ternura; e encontrando ali um lar, por meio de sua habilidade, saber e piedade abençoavam a cidade de sua adoção. Muitos que ali buscaram refúgio voltaram a seu próprio país para resistir à tirania de Roma. João Knox, o bravo reformador escocês, não poucos dos puritanos ingleses, protestantes da Holanda e da Espanha, e os huguenotes da França, levaram de Genebra a tocha da verdade para iluminar as trevas de seu país natal.” Pag. 236 - Paragrafo 3.

Calvino manda aos cristãos "não hesitarem, desejando ardentemente o dia da vinda de Cristo como o mais auspicioso de todos os acontecimentos"; e declara que "a família inteira dos fiéis conservará em vista aquele dia". "Devemos ter fome de Cristo, devemos buscá-Lo, contemplá-Lo", diz ele "até à aurora daquele grande dia, em que o nosso Senhor amplamente manifestará a glória do Seu Reino." Pag. 303 - Paragrafo 3.

Se eles seguirem Ellen White nesses conceitos se beneficiarão mais do que ficarem escrevendo bravatas infantis... 

30 comentários:

  1. O nome desse tipo de ataque que eles lhe fazem é "argumentum ad hominem", ou seja, quando não se tem competência para discutir as ideias e postulados, quando não se sabe argumentar no campo da lógica e do pensamento, parte-se para o ataque à pessoa. Calvino cometeu erros, sim. Ele era pecador, e nunca se viu diferente disso à luz da Palavra de Deus, por isso mesmo entregou-se a Cristo e o fazia constantemente. Levou a sério o estudo da Palavra tanto que comentou praticamente a Bíblia todo, sem um traço de heresia. Já Ellen G. White teve de apelar para "profecias espúrias" para embasar seu ensino. Precisa que se diga algo mais, ou quer que eu desenhe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem irmão noutesia, quando não se consegue provar nada pelas sagradas escrituras , o que ocorreu no pôster sobre a suposta imortalidade da alma, tenta se desviar o foco para a pessoa de Ellen White.
      Isso é típico de quem não tem argumentação bíblica.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Calvino foi um homem extraordinário, um grande defensor do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Diferentemente dos sectários e hereges, Calvino não inventou nenhuma nova doutrina. Foi acusado de herege e inovador pelos papistas, mas na verdade ele defendia o antigo Evangelho, do qual a Igreja Romana havia se afastado. Calvino, ao contrário de muitos fanáticos, nunca desprezou a teologia nem a sabedoria da história da Igreja antiga. Citava constantemente Agostinho e outros grandes mestres piedosos do passado. Denunciou os erros do Romanismo, mas também denunciou as seitas fanáticas que surgiam em seus dias. Nos dias de Calvino, os adventistas do sétimo dia ainda não existiam, mas se Calvino tivesse conhecido o movimento adventista, certamente teria denunciado seus erros. Os apologistas de hoje, calvinistas ou não, que combatem os erros do adventismo, estão seguindo o exemplo de Calvino. Que Deus continue abençoando teu ministério, irmão Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Sales Santos, se o movimento IASD tivesse ocorrido em sua época, ele teria feito parte do movimento e não o contrário!

      Ou não?

      Você pode responder por ele?

      E eu posso?

      Eu acredito que ambos não podemos! Mas vc afirma dai e eu daqui e fica ZERO à ZERO!

      O você por acreditar na IMORTALIDADE da ALMA, ou seja, CALVINO estaria morto mas seu ESPÍRITO "RACIONAL e IMORTAL" não, você consegue se COMUNICAR com ele através de um "MÉDIUM" ou "PSICOGRAFIA" e ele te deu este "RESPOSTA"?

      Por acaso foi assim que você deu esta RESPOSTA AFIRMATIVA. De que ele:

      "se Calvino tivesse conhecido o movimento adventista, certamente teria denunciado seus erros".

      Nos diga irmã Sales Santos: como foi que você obteve esta resposta de CALVINO?

      Quando e como, você se tornou MÉDIUM ou PSICOGRAFISTA?

      Excluir
  3. Qual o conceito de Ellen White a respeito de Calvino?

    R: Um obreiro!

    Qual o conceito dos calvinistas a respeito de Calvino?

    R: Um profeta ensinador!

    http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2015/07/resposta-qual-o-conceito-de-ellen-white.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua infindável mania de escrever nada com coisa nenhuma, diante de provas esfregadas em seu nariz...

      Excluir
  4. Bota cuado nestes hereges adventistas, seguidores da papisa Ellen White!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sr que se esconde acima, poderia me mostrar em algum documento oficial reformado chamando Calvino de profeta - no sentido pretendido -, pois eu mostrei nas crenças deles a fé na Papisa...

      Excluir
    2. O irmão poderia me mostra em algum documento oficial adventista chamando Ellen White de Papa - no sentido pretendido -?

      Nesse meio tempo, dê uma lida neste comentário, para relembrar os velhos tempos:

      "Pois é Sr Adventista, é assim! Lamento que está firme no '>espírito<' de profecia...

      Eu não tenho vergonha do Meu Profeta. Ele disse que quem se envergonhar Dele, no último dia será enviado ao inferno.Não quero 'ver' o destino dos seguidores do "Mito" chamado Ellen White."

      http://mcapologetico.blogspot.com/2012/09/misticismo-e-idolatria-de-alguns.html?showComment=1349211841042#c8339882346559923227

      Pois é! Não é irmão Luciano?

      Não negue o seu profeta ou poderá acabar no inferno hein!!

      Vou colocar de uma forma bem simples:

      Se Calvino é um obreiro e não um profeta (no sentido pretendido de Mateus 7:16-20), como o eram John Wycliffe, Jan Hus e Jerônimo de praga, então você não deve se fazer seguidor de Calvino.

      O irmão não pode fazer como os Hussistas que seguiam a Hus, porque diferente de Hus, Calvino não não estava em conformidade com Mateus 7:16-20.

      Porque quando você segue a alguém, você acaba seguindo o exemplo!

      "Quando lemos os dados históricos sobre os reformadores John Wycliffe, Jan Hus e Jerônimo de praga (que consta inclusive no livro O Grande Conflito de Ellen G. White), notamos um ótimo exemplo de fé e fidelidade. Tais homens foram tornados santos, purificados a ponto de merecerem a morte por martírio.

      Por conta disto, PELO BOM EXEMPLO, arrastaram multidões de seguidores! Com certeza estes foram embaixadores de Cristo aqui na terra."

      Isto porém não se aplica a Calvino que fez uma obra importante de reforma mas que, por não estar em harmonia com Mateus 7:16-20, deixou também um mal exemplo.

      E por seguir, também, esta parte do mal exemplo é que surgem pessoas da atitude do amigo, de Galli, dentre outros:

      https://www.youtube.com/watch?v=WkHnposZ8cI

      (encontramos uma mensagem bem direta aos 10:00 min) E são calvinistas falando hein!

      Enquanto o irmão procura nas fontes primarias adventistas algum texto chamando Ellen White de Papa, deixo-lhe:

      http://www.amazon.com/Calvino-profeta-contemporáneo-Jacob-Hoogstra/dp/8472280993

      E também esta fonte bibliográfica:

      (Calvino, Profeta da Era Industrial. Fundamentos e Métodos da Ética Calvinista da Sociedade. Genebra, Labor et fides, 1964)

      Por curiosidade, este comentário aqui, por exemplo, se mostra equivocado:

      "Calvino, como todo também errou. Porém,isto não faz da doutrina calvinista uma heresia.A falta de conhecimento a respeito da doutrina calvinista por parte da maioria que critica calvino, nunca leu uma obra dele. Calvino foi um grande profeta em seu tempo e foram poucos depois dele."

      http://www.cacp.org.br/quem-foi-joao-calvino/

      Então vem a pergunta direta, sem rodeios e no coração da questão:

      Irmão Luciano Sena, o irmão considera a Calvino como um profeta ensinador em conformidade com (Mateus 7:16-20), ou será que o considera como um simples mas proeminente obreiro em desconformidade com (Mateus 7:16-20)?

      Excluir

  5. Não querendo trocar de assunto, mas esta é ótima, vejam só:
    https://adventismoemfoco.wordpress.com/2015/07/08/pregacao-adventista-sobre-o-papa-chama-a-atencao-da-tv-na-bolivia-e-pastores-adventistas-covardes-negam-que-seja-nossa-mensagem/
    Os falastrões patéticos, na hora H amarelam...
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Igreja Adventista jamais irá apoiar este tipo de atitude, irmão Julio Flores.

      Da mesma forma que a igreja Presbiteriana, Batista, Metodista e a própria Católica e qualquer outra, não apoiaria.

      Tal ato é repudiado e visto como motivado unicamente pela intolerância.

      Sabendo disto é que procederam com aquela tática, a fim de se isentarem de qualquer responsabilidade.

      E será que podemos voltar ao assunto do artigo?

      Luciano Sena fica extremamente irritado, quado, PROPOSITALMENTE mudamos de assunto, não é mesmo irmão Luciano?

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Essa foi muito boa irmão Sr Adventista.

      O irmão Luciano fica IRRITADO, kkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Adventistas gostam de usar o verso de Tiago para afirma que não tropeçam em nem um ponto da lei, porém, isso mostra que eles são réu de toda lei, pois dão falso testemunho, dizendo que o papa é o anticristo. Julgando uma pessoa sem ter provas.

    ResponderExcluir
  7. Adventistas gostam de usar o verso de Tiago para afirma que não tropeçam em nem um ponto da lei, porém, isso mostra que eles são réu de toda lei, pois dão falso testemunho, dizendo que o papa é o anticristo. Julgando uma pessoa sem ter provas.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Adv(ogado):
    -O papa ou o sistema papal é o anticristo? Esse sistema é q mudou do sabado para o domingo?
    - qual a dificuldade em divulgar aberta e ostensivamente?

    ResponderExcluir
  9. Continuando, e já que o irmão Luciano Sena, se encontra mudo...

    "...Eu não tenho vergonha do Meu Profeta. Ele disse que quem se envergonhar Dele, no último dia será enviado ao inferno.Não quero 'ver' o destino dos seguidores do "Mito" chamado Ellen White."

    http://mcapologetico.blogspot.com/2012/09/misticismo-e-idolatria-de-alguns.html?showComment=1349211841042#c8339882346559923227

    Este trecho:

    "Ele disse que quem se envergonhar Dele, no último dia será enviado ao inferno"

    Ué, irmão Luciano Sena, se o irmão se envergonhar da pessoa de Calvino vai para o inferno?

    NÃO se envergonhar de Calvino é ponto de salvação?

    ResponderExcluir
  10. Sr Adventista, a postagem está aí... o sr já fez seu comentário sobre ela? O comentário foi liberado... pronto!

    O sr quer um cabelinho de rã de respostas para escrever de forma prolixa e santiminiosa, racionalizando, que o adventismo é a verdade ....

    o dia que eu quiser te responder alguma coisa, farei isso após os seus comentários longos e sem objetividade.

    Tenha certeza... mas já te disse... não sou de responder comentários (**especialmente os seus***) pois creio que minha opinião está no postagem...

    ResponderExcluir
  11. Além disso, sua menção acima de Meu Profeta, e logo em seguida colocar Calvino, sendo Jesus esse meu Profeta (Hb 1.1,2), é algo covarde e desonesto de sua parta... solicito que por favor, corrija isso... ou exclua.

    ResponderExcluir
  12. Luciano Sena, o irmão diz não ter o costume de interagir nos comentários, tudo bem esse é um direito seu.

    Mas o irmão se utiliza de suas postagens assim como esta para ( esfregar no nariz) das pessoas a sua interpretação.

    O irmão pediu provas, e ao meu ver as teve.

    Portanto quem é mesmo que deveria fazer a correção ou a exclusão?

    ResponderExcluir
  13. Quando li rapidamente ..ASSASSINO...BEBERRÃO...HOMEM DE DEUS...pensei que estivessem falando sobre o Rei Davi, o "Homem segundo o coração de Deus". Aí pensei: "esqueceram de dizer "ADÚLTERO". Aí lembrei-me que ele não era beberrão, mas embebedou Urias....mas foi ASSASSINO, ADÚLTERO e pode ser chamado de HOMEM DE DEUS. Lembrei-me também que Jesus era chamado de "filho de Davi" . Mas depois li devagar e percebi que não sobre o Davi mas sobre o Calvino...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o arrependimento de Davi, onde fica querido irmão? Esta é uma meia verdade!

      Excluir
  14. A pesar de não concorda com alguns pontos teológicos de Calvino, acho que ele fez muito pela progresso teológicos, porém, não posso falar o mesmo da Sr White, que a muito distorceu as Escrituras com muita fantasia produzida por sua mente perturbada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente irmão IRON, EGW tinha o mesmo ponto de vista que o seu em relação a Calvino.

      Excluir
  15. A pesar de não concorda com alguns pontos teológicos de Calvino, acho que ele fez muito pela progresso teológicos, porém, não posso falar o mesmo da Sr White, que a muito distorceu as Escrituras com muita fantasia produzida por sua mente perturbada.

    ResponderExcluir
  16. Olha Luciano: nesse ponto é muito difícil discordar da profetisa adventista. De fato muitos desses predicados atribuídos a Calvino são verdadeiros. E não. Definitivamente não. Calvino não contribuiu para qualquer progresso ao cristianismo. O Calvinismo trata-se talvez do erro teológico mais contundente reiterado por séculos pelos presbiterianos. I'm so sorry.

    Libertas vera est, Christo servire.

    Agostinho Anti-alienação.

    ResponderExcluir