sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Aos Teólogos Brasileiros que acham que os Adventistas creem na “Trindade”

O Adventismo é em um sentido melhor e em outro pior que os Mórmons e Testemunhas de Jeová. No sentido positivo, o Adventismo tem se aproximado muito da teologia protestante, enquanto as ambiguidades podem ser manipuladas. Em um sentido negativo, eles são piores, pois estão se aproximando das igrejas brasileiras como se fossem “Irmãos”. As outras seitas, Mórmons e Testemunhas de Jeová, porém, são mais honestas em destacar as diferenças. Sendo assim, o proselitismo dessas últimas são de um fronte mais discernível, agora a religião de Ellen White, mais sagaz.

Desde quando começamos a destacar aqui no Blog MCA o fato de que o Trinitarianismo Adventista não é o mesmo da Fé Cristã (fora a conturbação histórica no bojo adventista desse assunto), vários começam a procurar mais informações. Assunto esse que expus em meu livro A Conspiração Adventista. Em breve, publicaremos outro artigo com abundantes provas, que revelará essa conturbação doutrinária toda.

O conhecimento desses fatos é um processo lento, ainda iniciante. Temos que destacar que esse assunto não foi observado pelos institutos apologéticos brasileiros, nem por autoridades teológicas de peso, pois como foi notado, o tema foi forjado para isso mesmo, produzir essa impressão. Essa postagem, espero, seja encaminhada para os pastores e teólogos das denominações cristãs que estão abrindo suas portas para a religião de Ellen White.

Aos que estão bem a par dos fatos teológicos, as informações seguintes, da pena dos teólogos adventistas, podem revelar o que está por detrás do deus trino adventista. Os teólogos adventistas, nas citações seguintes,1 disparam suas críticas em quase todas as autoridades teológicas das tradições cristãs no assunto em tela:

1. Sobre as explicações de Agostinho a respeito da Trindade, dizem: “Há razões para se perguntar se essa visão faz justiça à revelação bíblica de três pessoas independentes. O Deo uno parece absorver o Deo trino. A trindade é substituída pela monarquia.”

2. Tomás de Aquino: “Visto, porém, que sua abordagem não emana da Escritura, ele é incapaz de apresentar a coerência interna da concepção bíblica de Deus”

3. De Martinho Lutero dizem: “Quanto à Trindade, o teólogo alemão ratifica o dogma tradicional [...] A doutrina luterana de Deus, porém, é insuficiente para abranger com fidelidade todas as informações bíblicas sobre Deus.”

4. De João Calvino, um dos maiores exegetas do período da Reforma, afirmam: “A doutrina calvinista de Deus também é insuficiente para incluir e incorporar com fidelidade todas as informações bíblicas sobre a Divindade.”

5. A respeito da teologia trinitariana de Jacó Armínio, dizem: “A teologia arminiana atua dentro de uma matriz mais filosófica do que bíblica.”

Em outro lugar2, afirmaram categoricamente que Os primeiros adventistas rejeitavam corretamente a Trindade dos credos, que apresenta um Deus “sem corpo ou partes” e não distingue claramente as pessoas da Divindade.”

Existem outras críticas ao sistema trinitariano clássico. Que por um lado os teólogos adventistas distorcem o sentido correto da Fé Cristã, e por outro, produz confusão:

“[O Credo Atanasiano] Conserva, infelizmente, uma forma sutil de monarquianismo e subordinacionismo ontológico, quando explica as diferenças das pessoas metafisicamente, recorrendo às ideias de geração e processão.3

Como comento no livro A Conspiração Adventista, depois dessa citação – essa afirmação adventista causa indignação! Portanto, ler apenas a Crença Adventista e algumas explicações em outro livro, como o Nisto Cremos, por exemplo, pode ser enganador ao extremo. Já que existe mais coisa debaixo da superfície 4.

Se todos os teólogos cristãos estão errados em sua abordagem trinitariana, e se até o Credo Atanasiano também está, qual é conceito correto da doutrina bíblica da trindade? Os teólogos adventistas respondem:

Qual foi o papel de Ellen White nesse processo? As evidências mostraram que as visões recebidas por Ellen conduziram a denominação através de estágios claramente discerníveis rumo a uma plena aceitação do conceito Bíblico da Trindade. O conceito se encontrava essencialmente completo em 1888, quando ela publicou O Desejado de Todas as Nações, e suas declarações de 1901-1906 suas declarações foram suficientemente explícitas para que em 1913 o editor da Reviewand Herald pudesse afirmar – sem medo de ser contraditado – que “a divina Trindade” é uma crença fundamental dos adventistas.”5

Que Deus proteja a Igreja Trinitariana dos teólogos da religião de Ellen White com a sua falsa divindade trinitária de três espíritos distintos!


Notas
1. Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, pp. 163,164,165.
2. http://setimodia.wordpress.com/2011/11/03/os-pioneiros-adventistas-e-a-trindade/
3. Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 163.
4. A respeito do Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia é dito: “[...] é uma das obras mais significativas para o estudo da teologia e das doutrinas adventistas [...] revisados pela Comissão de Pesquisas Bíblicas da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia [...]”, p. xi. Negar os postulados do Tratado de Teologia ASD é rejeitar a teologia adventista.

5. A Trindade – Como entender os mistérios da pessoa de Deus na Bíblia e na história do cristianismo, p. 248. 

21 comentários:

  1. Evangelista Luciano Sena
    Graça e Paz da parte de Deus.

    Louvamos ao Pai das Luzes, por estar iluminando os olhos do teu coração, no sentido de trazer a tona este assunto, que precisa ser esclarecido, e analisado em nossos seminários, inclusive por parte dos amados adventistas, que compartilham conosco neste Blog, que conhecem somente o que lhes é informado em suas Escolas Sabatinas. Creio que a obediência a Santa Palavra de " ...examinarmos TUDO e retermos o bem..." ( O BEM obviamente é o que esta em harmonia com os ORÁCULOS DE DEUS ).
    Tenho acompanhado alguns escritos da Sra. Ellen White e com certeza , no que se refere ao culto doméstico, é algo que devemos levar mais a sério, pois a família precisa orar com, não somente na reunião na Igreja, mais em nossos próprios lares.
    Abaixo toda espécie de preconceito e nos voltemos totalmente para a Palavra de Deus.
    Parabéns pelas questões levantadas em seu blog.

    O Espirito Santo continue a iluminar nossas mentes e corações

    Fique com Deus ( utilizando a sugestiva despedida do nosso querido Alexandre )

    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wilton, temos que batalhar pela fé...

      Ela lia muitas obras de teólogos cristãos, por isso, em vários pontos ela acertou.

      Excluir
  2. IRMÃO LUCIANO, NÃO ESTÁ RESISTINDO MAIS E AGORA ESTÁ RETIRANDO COMENTÁRIOS!

    QUE ATITUDE CRISTÃ NÃO É MESMO IRMÃO LUCIANO?

    ResponderExcluir
  3. FELIZ SÁBADO!

    O VERDADEIRO E ÚNICO DIA DO SENHOR!

    IRMÃO LUCIANO, SEJA HONESTO COMO CRISTÃO QUE JULGAS QUE É!

    NÃO RETIRE OS COMENTÁRIOS! DEUS É SUA TESTEMUNHA!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, como notificado no blog, serão liberados os comentários que tratem da postagem, sejam identificados e respeitosos.

    Seus comentários aqui não trataram da postagem, estou liberando para não fazer como um anônimo que diz que "tenho medo". Espero sua compreensão, pois seus comentários sempre foram respeitosos e identificados.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Irmão Luciano, cada vez você vem com uma >>HESTÓRIA<< diferente!

    Uma hora é PSEUDÔNIMO ou ANÔNIMO!

    Depois não pode citar FONTES , mas você as CITA (nossa literatura) sistematicamente! Parece que a exceção seria APENAS as FONTES do irmão >>SR ADVENTISTA<< não é mesmo?!

    Depois mudou a forma de >>MODERAÇÃO<<! No mínimo ESTRANHO!

    Agora mais uma regra que surge e tenho certeza que ninguém sabe! Só a partir de seu comentário acima que segue:

    "Alexandre, como notificado no blog, serão liberados os comentários que tratem da postagem, sejam identificados e respeitosos".

    Onde IRMÃO Luciano, você FALOU que "a partir de tal data, somente SERIAM moderados (liberados) comentários relacionados à POSTAGEM"?

    Isso não existe! Essa foi a primeira vez que você afirmou isso!

    Quanto a identificação já sabemos! A dúvida por parte de alguns seria se a REGRA seria a mesma pra TODOS ou haveria EXCEÇÕES.

    Quanto ao respeito ai ficaria um tanto complicado! Concordo com você, mas vemos problemas neste aspecto de ambos os lados sem GENERALIZAR! Mas será que você estaria disposto a moderar de forma IMPARCIAL ambos os LADOS?

    O BLOG é seu e as regras são suas! Ninguém pode interferir a este respeito! O estranho é a constante MUDANÇA delas!

    Obrigado por no mínimo ter liberado os comentários!
    O que citei no comentário acima, só o fiz por que comentei quando não existia nenhum COMENTÁRIO publicado, e para minha surpresa percebi um comentário do irmão VILLOTE e um seu, mas o meu não estava liberado!

    O que eu poderia PENSAR?

    O comentário de SEXTA não foi POSTADO e desconfio do horário dos que vc POSTOU, acredito que os horários não seriam estes, mas não tenho certeza!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Lá no alto, à extrema direita, coloquei isso já faz alguns dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo Luciano Sena, porém as regras não incluem citações!

      Irmãos adventistas identificados e respeitosos estão sendo proibidos de postar por colocarem aqui, citações de meus materiais. Não vejo em suas regras uma proibição de uso de citações! É isto que nosso irmão Alexandre tem questionado!

      O modo como o amigo tem agido, tem dado realmente a entender que o problema tem sido minha pessoa, motivo pelo qual o amigo tem mudado as regras tão somente com o intuito de vetar minha pessoa em específico.

      Como o amigo não encontrou argumentos para vetar minha pessoa pelo motivo de má conduta, ou por tratar de assunto fora da postagem, inventou essa exigência de não comentar sem ser identificado.

      O amigo esteve inventando outras justificativas para vetar os comentários de outros irmãos, como:

      SEREM SUPOSTAMENTE MELANCÓLICOS:

      "Alexandre, seu comportamento e do Sr Anônimo, não tão típico daqueles melancólicos todo inclusivos que demonstram ser, tem me levado a crer que não compensa moderar comentários. É melhor não liberar mais."

      http://mcapologetico.blogspot.com/2014/09/alberto-timm-igreja-adventista-ja-foi.html?showComment=1410828027966#c4916260474147074441

      SEREM SUPOSTAMENTE PROLIXOS

      "Não vou insistir de novo a respeito desse assunto - vc comentar ou não.

      Seus artigos são apenas prolixos, o que no geral o é tb os comentários de outros aqui. O sr tem que aprender interagir com as provas que apresento. Nenhum adventista até hoje conseguiu fazer isso. Nenhum."

      http://mcapologetico.blogspot.com/2014/09/alberto-timm-igreja-adventista-ja-foi.html?showComment=1410871353004#c8056446241383151329

      Deste modo o amigo não tem criado regas, mas sim medidas provisórias com o intuito de justificar veto à participação de adventistas em seu blog.

      Veja, suas regras não impedem uso de citações, então não há motivos para o amigo exigir que especificamente os MEUS ESCRITOS, sejam impossibilitados de serem postados aqui.

      O que se percebe é que está muito difícil para o amigo criar regras para impedir que o que escrevo seja postado em seu blog, ao passo que tenta fazer com que suas medidas pareçam algo genérico e não relacionado estritamente à minha pessoa.

      Que o amigo então diga: O Sr. Adventista está proibido de comentar aqui pelo motivo de não se identificar.

      E seus materiais estão proibidos de serem citados aqui, por que motivo mesmo, irmão Luciano Sena?

      Esta é a pergunta que creio rondar as mentes dos leitores e participantes deste blog.

      E vem outras perguntas: Por que razão o amigo decidiu de uma hora para outra vetar comentários de pessoas não identificadas? O amigo continua a se esquivar de responder esta pergunta!

      Por que a identificação foi feita primariamente à MINHA PESSOA?

      Por que o amigo continuou permitindo pessoas não adventistas e não identificadas de comentarem livremente em seu blog, sem o incomodar como Décio e outros até recentemente.

      Por que o amigo critica apenas os comentários de adventistas, tratando-os de prolixos, repetitivos, etc. Enquanto que comentários de não adventistas e inclusive artigos do amigo tem seguido esta mesma tendência?

      E por que na última sessão de vetos o amigo bloqueou tão somente os comentários de adventistas, permitindo o de outros que não são adventistas?

      Suas atitudes tem sido muito estranhas e temos visto que o ponto central de todos estes vetos tem sido a minha pessoa!

      Estranho não?!

      Excluir
    2. Sr sei lá quem é, não pense mais de si mesmo mais que merece. Seus comentários são apenas chatos, longos, cansativos, não tratam objetivamente nada, não responde nada.

      Outros também são... o Alexandre escreve mais que jornal de terceira, mas ele flui, ele cola argumentos, gira no assunto.

      O Sr ninguém é chato... veja o comentário acima.

      Por favor, quer que seu comentário seja lido por seus amigos coloque seu nome acabou.... pronto, todos vão ver 'seus livros' aqui - que digo, não responde nada, nada, nada.

      Excluir
    3. Irmão Luciano, obrigado pelo ELOGIO:

      "o Alexandre escreve mais que jornal de terceira".

      E seus POST´S, seriam de QUINTA?

      Fique com Deus!

      Excluir
    4. Pois é Irmão Luciano Sena, basta então não lê-los! Deixe os comentários longos e chatos para quem os interessa e tenho percebido que sempre tem sido interessante a outros!

      Ou será que teríamos que postar apenas comentários que entretenham o amigo!

      Não sabia que o objetivo dos comentários adventistas seria entreter os leitores!

      Nem entendo o motivo de haver problema em textos chatos e longos! O amigo então está a vetar comentários apenas por não gostar deles? Por serem chatos?!

      E desde quando é exigência do blog que os comentários DE ADVENTISTAS respondam a algo?

      Pelo que consta um comentário, não precisa responder, você pode inclusive usá-lo para dar um oi ou tchau, ou simplesmente FAZER UM COMENTÁRIO de algum detalhe ou parabenizar ou criticar o artigo, como tem feito alguns de nossos irmãos NÃO ADVENTISTAS!

      O que tenho feito é geralmente um comentário de CRÍTICA ao amigo e CREIO EU que tenha sido isto que tanto esteve incomodando o amigo.

      Não posso discordar de seus artigos? Nem de sua postura? Tenho que construir comentários interessantes ou agradáveis aos olhos do amigo?

      E por que o amigo quer tanto saber minha identidade? E o amigo já não a conhece como bem relatou aqui?

      Se a conhece sabe que não pode colocá-la aqui bem como o motivo de não poder colocar, caberia então, no mínimo, ao amigo respeitar.

      Excluir
    5. Nao perco tempo lendo comentarios do "mr. anonimous white"!

      Excluir
    6. Ok, Sr Adventista, como apresentei uma crítica ao sr, libero essa última resposta. Não escreverei mais nada, para não precisar liberar outro.

      Até que as regras sejam cumpridas.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Alexandre, é uma mania dos adventistas adotarem uma abordagem de defesa onde muita coisa é dita. A maioria, mas a maioria é assim. Acreditam que escrever longos textos, com variações, citações de escritos que uma hora vão e outra hora voltam, resolve objetivamente o tema em tela. Eu até agora não vi em nenhum comentário dos adventistas aqui me responderem provando que minhas fontes são "distorcidas". O que dizem toda hora.

      Excluir
    2. Irmão Luciano, vc reclama de textos longos, mas todos os CURTOS você não responde as perguntas como se deveriam, mas apenas TRIPUDIOU, foi CÍNICO e DEBOCHADO!

      Em outro POST. Fiz perguntas CURTAS e SIMPLES pra justamente TENTAR dialogar em relação a esta questão que você SEMPRE ENFATIZA (fazer comentários curtos), mas ao FAZÊ-LO, qual minha surpresa:

      Você simplesmente "TRIPUDIOU, foi CÍNICO e DEBOCHADO"!

      Então não faz a MÍNIMA diferença os comentários serem LONGOS ou CURTOS!

      Se é LONGO você reclama (desculpa), se é CURTO você não responde ou é CÍNICO, DEBOCHADO e TRIPUDIA !

      Vemos que não faz a MENOR DIFERENÇA de serem LONGOS ou CURTOS, é apenas uma DESCULPA, LADAINHA!

      Irmão Luciano, você disse:

      "Acreditam que escrever longos textos, com variações, citações de escritos que uma hora vão e outra hora voltam, resolve objetivamente o tema em tela".

      Irmão Luciano, se nossos TEXTOS, LONGOS ou CURTOS, NÃO resolvem OBJETIVAMENTE os TEMAS (na sua opinião claro).

      Por que você ACHA que suas POSTAGENS (longas ou curtas) resolvem OBJETIVAMENTE seus IDEAIS e PROPÓSITOS, só por que você os PUBLICA? Ou seja, só por que o BLOG é seu, por que você PUBLICA e MODERA e TUDO passa num passe de MÁGICA a serem RESOLVIDOS DEFINITIVAMENTE? É isso mesmo irmão Luciano? Você falou e está falado, sacramentado? É muita pretensão sua, não é mesmo?

      Existe um ditado:

      "Papel aceita qualquer coisa".

      Com as pessoas é assim também? Não, não é mesmo! Então por você ACHA que o MCA seria SOLUÇÃO definitiva de todas as DISCORDÂNCIAS? Só por que você quer? Está muito enganado!

      Quanto as FONTES, o fato de citá-las (copiá-las com gosta de frisar) não quer dizer que elas CORROBOREM com suas IDÉIAS,OBJETIVOS e PROPÓSITOS. Pelo contrário, são TOTALMENTE diferentes da INTERPRETAÇÃO que você quer que elas EXPRESSÃO.

      Fique com Deus!

      Excluir
  9. Irmão Luciano, se temos MANIA de nos DEFENDERMOS!

    Sua MANIA seria PERSEGUIÇÃO?

    ResponderExcluir
  10. Veja, o que diz a postagem? 'A trindade adventista não é a ortodoxa'... provado está. O que está reclamando?

    ResponderExcluir
  11. Nenhuma contestação embasada, apenas ladainhas, choros, lamentações, lamurias, melancolia... mais nada.

    Não podem com as provas, tentam ganhar no grito? O deus trinitariano adventista é uma formulação de teólogos que por um lado querem chegar ao protestantismo, mas por outro não podem deixar Ellen White nem seus pioneiros arianos...

    Essa é babel... o espírito demoníaco chamado "espírito de profecia", uma entidade que engana...

    Continuarei a lutar contra isso, permitindo Deus.

    ResponderExcluir