sexta-feira, 2 de maio de 2014

POR QUE NÃO É CERTA A CANONIZAÇÃO DOS SANTOS?

"A vida santa é muito desejável e ordenada por Deus. Só existe um sentido para a santidade depois da morte: os salvos pela graça de Deus, distintos na piedade e justiça no mundo, foram separados por Deus dos mundanos e reprováveis, estando ainda no mundo; depois de mortos, eles são à priori santos, porque já eram separados para o Senhor e aguardavam a sua volta, agora aguardam no paraíso a ressurreição do corpo para a vida eterna com Cristo. Hoje os santos, também os que estão vivos têm essa expectativa, e pela graça de Deus vivem ou ainda viverão uma vida em santificação do Espírito e obediência a Deus, sendo purificados pelo sangue de Jesus Cristo e justificados somente pela fé (I Pe 1:1, 2; Rm 5:1; Ef 2.8-9).

Quem é verdadeiramente santo depois da morte aguarda a ressurreição em glória, numa condição muito melhor (Lc 16:19-31). Comparada a vida humana: "O que é incomparavelmente melhor" (Fl 1:21). A fé verdadeira entende que e os mandamentos de Deus devem ser obedecidos, à caridade para com o próximo e toda justiça não pode ser negligenciada. Teologicamente, dentro da verdadeira Igreja de Cristo, o contrário de santo é hipócrita. Isto é, aquele que honra o Senhor com os lábios, mas o seu coração está longe dele, porque não lhe obedece a Palavra. (Mt 15:8).

Não é mais responsabilidade dos santos mortos o serviço da verdadeira santidade que implica em piedade e justiça, mas é dos santos vivos o dever de socorrer aos necessitados com toda generosidade "orando no Espírito Santo" e realizar a obra de Jesus Cristo enquanto aguardam a sua volta  (Jd 20, 21; At 20:35). A santidade é responsabilidade ordenada por Deus para ser vivida e não para ser sepultada ou transformada em um memorial. Por essa razão afirmo a verdade: ninguém pode ser santo depois da morte no sentido da santidade útil ao povo devoto como acreditam os papistas.

Quando uma tradição cristã diz que uns são santos e os outros não, está dizendo que uns são verdadeiros e os outros são falsos cristãos, uns são santos no mundo e os outros não vivem em santidade, conseguintemente e infelizmente endeusam os que julgam ser obedientes, por terem conseguido algo que não é para todas as pessoas. Assim, aplacam a sua culpa na prática de uma religião hipócrita, não se arrependem verdadeiramente de seus pecados, entregam-se às suas inclinações idolátricas e ao fracasso de toda a comunidade. 

A canonização de um santo não tem base bíblica e nem lógica, primeiro porque sabemos que ela não tem autoridade para tornar uma pessoa santa, pois ou ela é ou não é. Se por um lado reconhecer que uma pessoa viveu em santificação é necessário, é bom para nos lembrar o mandamento do Senhor, para nos estimularmos a nós mesmos a viver em santidade como os santos que são exemplos que, apontam para Cristo (Fl 3:17; I Co 11:1; Ef 5:1), por outro lado, as canonizações se fundamentam em estórias, lendas e crendices do povo que, faz dos santos deuses ou semi deuses, atribuem-lhes poderes exclusivamente divino como por exemplo: o poder de conhecer todas as coisas (onisciência); o poder de fazer o que bem quiserem e atender às súplicas do povo e de indivíduos por milagres (onipotência) e estarem presentes nos diversos continente ouvindo e socorrendo às orações do mundo católico (onipresença).

A maneira própria distorcida e contrária à Bíblia de ver a santidade do catolicismo romano afetou o nosso compromisso e segurança da graça maravilhosa de uma vida em santidade. A santidade não pode ser transformada em uma instituição, oficio, honraria ou qualquer coisa distante da piedade popular, do povo comum, apresentada como um sacrifício humano e uma exceção ou que se faça com ela uma confusão e distorção do verdadeiro culto que deve ser prestado somente a Deus. O único Deus vivo, verdadeiro, santo e eterno nos ordena: "Sede santos como eu sou santo". A santidade está na graça de obedecer a Deus vivendo o aperfeiçoamento em santidade. Ser um santo não é uma benção realizada por um ato canônico político religioso de um colegiado de políticos eclesiástico, mas, se trata de uma benção do céu, concedida pela graça de Deus Pai no Poder do Espírito Santo, pelos merecimentos de Deus Filho e pela purificação no seu sangue derramado na cruz."

Autor: Rev. Anatote Lopes

Fonte: http://anatotelopes.blogspot.com.br/2014/04/porque-nao-e-certa-canonizacao-dos.html?spref=fb

27 comentários:

  1. A IGREJA CATÓLICA ROMANA,PODE USAR QUALQUER ARGUMENTO NA SUA ILUSÃO DE TORNAR ALGUÊM SANTO,MAS A LEGITIMA PALAVRA DE DEUS DIZ QUE, OS VERDADEIROS SANTOS POR MAIS QUE TENHAM VIVIDO UMA VIDA DE FÉ E SANTIDADE,SÓ SERAO APERFEIÇOADOS QUANDO NOS REUNIRMOS COM ELES.HEBREUS 11:40.PORTANTO TODOS OS santos CANONIZADOS NAO PASSAM DE MAIS UMA MENTIRA,HERDADA DOS ROMANOS DA ANTIGUIDADE QUE SIMPLISMENTE SUBSTITUIRAM SEUS deuses POR santos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Análise Bíblica, se quiser comentar ou postar críticas, se identifique. Eu não aceito aqui quem critica "escondido", pessoas que estão expostas... nem no seu blog vc diz quem é?

    Grato pela compreensão, e sem identificação, irei excluir seus comentários. Com identificação, fique a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os que estão expostos no blog são os que primeiro o conheceram. Não quiseram comentar.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gledson Meireles

      Agradeço a compreensão, se assim entendermos, responderemos futuramente.

      Deus te ilumine.

      Excluir
  5. Caro, irmão Luciano, Graça e Paz
    Poderia, por gentileza, passar-me o seu endereço de e-mail. Gostaria de tratar de alguns assuntos com o irmão. Desde já agradeço.

    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Robson Ribeiro
      blogapologetico@gmail.com

      Excluir
    2. Obrigado, irmão Luciano, te enviarei em breve.

      Em Cristo

      Excluir
    3. "Sede santos como eu sou santo"

      ser santo é obrigação de todo o cristão autentico, é um mandamento.

      Excluir
  6. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Belo discurso sobre CANONIZAÇÃO!

    Irmão Luciano Sena, só fiquei com uma dúvida:

    Quando alguém morre (salvo) segundo seu comentário, ele vai para o PARAÍSO!

    Onde seria esse PARAÍSO e o que vai pra Lá, o corpo ou o FÔLEGO de VIDA?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Por que Jesus diz a Seus seguidores que iria subir para lhes “PREPARAR MORADAS”, mas a ênfase que dá quanto à ocupação das mesmas é o momento do reencontro (RESSURREIÇÃO) com eles quando retornasse para os receber, e NÃO quando MORRESSEM e suas almas fossem para o céu para as irem OCUPANDO (João 14:1-3)?

    Irmão Luciano Sena, por que Jesus afirma que as moradas serão ocupadas em Sua segunda VINDA, após RESSUSCITAR os MORTOS e TRANSFORMAR os VIVOS e o irmão afirma que na morte os MORTOS SALVOS vão para o CÉU?

    Quem estaria com a RAZÃO?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Por que Cristo e Paulo ACENTUAM que os MORTOS RESSUSCITARÃO ao "OUVIREM" a voz do arcanjo e a trombeta divina, sendo “DESPERTADOS” do SONO da morte - da SEPULTURA (Mateus 24:30; 1 Tessalonicenses 4:14-16), Enquanto na sua VISÃO, as almas supostamente VIRIAM do céu, inferno, purgatório para reincorporarem, estando já bem DESPERTAS?

    Irmão Luciano, se as almas estão CONSCIENTES! Elas seriam DESPERTAS de que já que estariam CONSCIENTES?

    Uma vez que a VOZ do Arcanjo e a TROMBETA de Deus vem para DESPERTAR!

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Por que Jesus, quando confortava as irmãs do falecido Lázaro, além de empregar a metáfora do sono-"Nosso amigo Lázaro está dormindo. . .”-não lhes indicou que o falecido estava na GLÓRIA CELESTIAL, mas referiu-lhes a ESPERANÇA da RESSURREIÇÃO (João 11:17-27)?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Quando Cristo RESSUSCITOU a Lázaro, após estar o seu amigo morto por quatro dias, tirou-o do céu, do inferno ou do purgatório?

    Se foi do céu fez-lhe uma maldade trazendo-o de volta para sofrer nesta Terra.

    Se foi do inferno (pouco provável, pois ele era um seguidor do Mestre), concedeu-lhe uma segunda oportunidade de salvação, o que é antibíblico.

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Onde é dito que o lago de fogo, que acontece SOBRE a Terra (Apocalipse 20: 9, 14, 15) após a SEGUNDA RESSURREIÇÃO, se transfere para alguma outra parte do universo e ali continua queimando, quando o contexto imediato diz que logo em seguida à SEGUNDA MORTE o profeta viu “novo céu e nova terra . . . e o mar já não existe” (Apocalipse 21:1)?

    Ou o “novo céu e nova terra . . . e o mar já não existe” continuarão pegando FOGO?

    Como o irmão sempre lança mão da PARÁBOLA de Lucas 16: 19 a 31 fica a pergunta:

    O LAGO de FOGO e ENXOFRE ocorre na primeira MORTE ou na SEGUNDA MORTE?

    Lembrando que:

    "[...] para o FOGO ETERNO, preparado para o Diabo e os seus anjos. [...] E estes irão para o CASTIGO ETERNO, mas os justos para a VIDA ETERNA." (Mateus 25:41, 46 NVI).
    A palavra "ETERNO" usada nos versos acima origina-se do adjetivo grego "AIONIOS", que significa: sem começo e fim; que sempre existiu; que não cessa. Embora gramaticalmente o adjetivo caracterize o substantivo ligado a ele, o termo "AIONIOS" não procede obrigatoriamente caracterizando qualquer substantivo como sendo "INFINITO", pois esta qualidade depende de circunstâncias e da própria natureza do substantivo.


    FOGO ETERNO

    A explanação inicial ocorre com o substantivo "FOGO", que permanece atuante enquanto aquilo que lhe serve de combustível não finda. Mesmo que haja situações impossíveis de determinar o tempo de duração do fogo, é certo que ocorrerá a sua extinção, pois ele depende de fatores externos limitados (finitos) para permanecer ativo. Isso pode ser exemplificado através de Judas 1:7 que também utiliza o adjetivo "AIONIOS":

    "De modo semelhante, SODOMA e GOMORRA e as cidades vizinhas, por se terem prostituído, procurando unir-se a seres de uma natureza diferente, foram postas como exemplo, ficando sujeitas ao castigo de um fogo ETERNO [AIONIOS]." (BJ).
    Estas cidades, submetidas ao fogo "ETERNO", continuam queimando infinitamente? É óbvio que NÃO. Elas foram reduzidas a cinzas e tornaram-se exemplos do resultado final do pecado (II Pedro 2:6); e cinzas não favorecem a permanência de FOGO.


    "[...] Quem de nós pode CONVIVER com o fogo consumidor? Quem de nós pode CONVIVER com a chama eterna?" "Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão COMO palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles, diz o Senhor dos Exércitos. NÃO SOBRARÁ raiz ou galho algum." (Isaías 33:14 NVI; Malaquias 4:1 NVI cf. Deuteronômio 29:23).
    "Pela mesma palavra os céus e a Terra que agora existem estão RESERVADOS para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a DESTRUIÇÃO dos ímpios. [...] Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão DESFEITOS pelo calor, e a Terra, e tudo o que nela há, será DESNUDADA. [...]. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se DERRETERÃO pelo calor." (II Pedro 3:7-12 NVI).
    A destruição é eterna porque não haverá mais possibilidade de restauração ou ressurreição de vida para os ímpios (Apocalipse 20:11-15). É neste sentido que a expressão "FOGO ETERNO" é aplicada em Mateus 25:41. Haverá completo aniquilamento do mal e sem chance alguma de seu retorno. O fogo citado em Mateus 25:41 não permanecerá pela eternidade, mas cessará quando tudo o que for submetido a ele, deixar de existir. Esta análise conduz ainda ao seguinte detalhe:

    a Terra será recriada, tudo será refeito por Deus. Então, como poderia a nova Terra ser estabelecida se a antiga permanecesse queimando por um fogo que nunca se apaga?


    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Por que Paulo, ao discutir específica e detalhadamente em 1 Tessalonicenses 4:13-18 e, especialmente, no capítulo 15 de 1 Coríntios, como será o reencontro final de todos os salvos com o Salvador em parte alguma fala de ALMAS VINDAS do CÉU, ou seja de onde for, para REINCORPORAREM?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Paulo diz ainda aos tessalonicenses que não deviam lamentar pelos seus amados falecidos que “DORMIAM”, encerrando com a recomendação:

    “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (vs. 18).

    Ele não diz que já desfrutavam as bênçãos celestiais, e sim que estavam “DORMINDO” e seriam DESPERTADOS.

    Por que a CONSOLAÇÃO deriva da PROMESSA da RESSURREIÇÃO, e NÃO de que as ALMAS de seus entes queridos já estivessem no CÉU?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Paulo diz claramente que sem a RESSURREIÇÃO dos mortos-confirmada e garantida pela do próprio Cristo-”os que DORMIRAM em Cristo pereceram” (1 Coríntios 15:16 a 18).

    Por que PERECERAM, já que deviam estar GARANTIDOS com suas ALMAS no CÉU?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  15. MATEUS 17
    2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
    3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Fernando Costa, a paz do Senhor!

      Perdoe-me, não entendi sua citação!

      O que tem a ver a TRANSFIGURAÇÃO com a garantia da RESSURREIÇÃO em Cristo dos mortos SALVOS?

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
    2. Ah...

      É que vc. falou sobre o sono da alma.

      Se Moisés e Elias, falavam com Cristo...não te parece que Eles estavam totalmente conscientes.

      Excluir
    3. Olá irmão Fernando Costa, a paz do Senhor!

      Obrigado por me explicar, entendi agora!

      Concordo com você irmão Fernando! Moisés e Elias realmente estavam totalmente conscientes na TRANSFIGURAÇÃO!

      Perdoe-me mais uma vez, é que não entendi a relação de Moisés e Elias (conscientes) com o "SONO da ALMA"? Que é de total INCONSCIÊNCIA (Ec 9:5 e 6 por exemplo).

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir
  16. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Mais adiante no mesmo capítulo Paulo confirma o que disse nos vs. 16 a 18, acentuando que arriscou morrer lutando com feras, dando a entender que se morresse estaria também perdido (vs. 32).

    Ao comentar, “COMAMOS, BEBAMOS QUE AMANHÃ MORREREMOS”, não estaria claramente indicando que sem a realidade da RESSURREIÇÃO, não há ESPERANÇA alguma de vida eterna?

    Um forte abraço e fique com Deus!


    ResponderExcluir
  17. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

    Por que Jó fala de sua esperança em ver o seu Redentor “NA MINHA CARNE”, quando Ele finalmente “SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA”, e não que iria vê-lo quando sua ALMA fosse para o CÉU (Jó 19:25)?

    Um forte abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Alexandre, existe algumas postagens que tratei desse assunto. Nessas postagens apresentei defesa bíblica a respeito.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Luciano Sena, a paz do Senhor!

      Você falou sobre SANTIFICAÇÃO em VIDA contradizendo a CANONIZAÇÃO PÓS MORTE dos PAPAS que não podem se SANTIFICAR após a morte, concordo com o irmão!

      Como o irmão falou sobre o que NÃO SE PODE FAZER após a MORTE, minhas perguntas são a esse respeito também!

      O que não desvia do assunto do artigo sobre "o que NÃO SE PODE FAZER após a MORTE", ou para onde iríamos após a mesma e estariam a fazer algo na sua visão.

      Um forte abraço e fique com Deus!

      Excluir