sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como glorificar a Deus na apologética?

1. Não busque a sua vitória sobre o oponente, mas busque a Glória do Deus da verdade, ao expor a verdade Dele (Jo 14.6;17.17). Se em algum comportamento, palavra, afirmação ou negação, tocarmos a Glória de Deus, ou desviarmos dela a atenção, perderemos o debate no campo espiritual.

2. Sua preocupação, em segundo lugar, deve ser também com a segurança espiritual de seus irmãos, os demais filhos do Deus da verdade. A apologia deve ser olhada como uma proteção ao rebanho de Cristo (Jo 10.1-16). Pastores que negligenciam a defesa da fé coloca o rebanho sob seus cuidados em uma situação de risco (comp. Is 32.1,2).

3. Não importa também se o seu oponente ficará convencido de sua argumentação se você tem por objetivo a glória de Deus, mas, seu objetivo também é salvá-lo (1 Co 9.22). Visto que isso não é exigido de você, essa não deve ser sua preocupação primordial, mas você deve fazer o melhor para alcançá-lo para Cristo.

4. Sua argumentação deve ser verdadeira e investigada. Tenha certeza do que você apresentará, para que o Deus da Verdade não tenha um apologista acusado de mentira, falsificação ou coisa do tipo. A verdade é poderosa e não precisa de subterfúgios (Jo 8.32). Isso, não garante a conversão ou o reconhecimento do oponente, mas a glória de Deus.


5. Não olhe para ele como um promotor da mentira, mas como uma vítima do engano [Aqui é um ponto que falhei muito!]. Não deixe que seu amor pela verdade extrapole e condene ou ofenda seu oponente, ele só sentirá dor e não o alívio que a Verdade proporciona (Mt 11.28,29,30). Sabemos que a verdade por si mesma causará dores e danos à história herética dele. Ela exigirá um preço a ser pago por ele.


"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo." II Co 10.4,5 

10 comentários:

  1. amém...amém...

    "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6 : 12)

    ResponderExcluir
  2. 5. ..."[Aqui é um ponto que falhei muito!]"..

    Não no ponto 5, amigo Luciano Sena, mas também no ponto 4.

    ResponderExcluir
  3. Já está mais do que provado em outros posts que vc não tem verdade sobre o que vc pesquisa e escreve...

    Aliás, vc só crer naquilo que lhe convém e não no que lhe está sendo apresentado... Vc crer em vc mesmo, vc crer em sua própria forma de pensar e não nas Sagradas Escrituras...

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Mais que provado', onde? Tanto que um adventista deu a mão e concordou com a veracidade das informações, daí vcs fugiram de lá... estão em silêncio... até agora não mostrou o erro metodista, estão fugindo desse assunto...

      Tudo o que vc disse a mim, eu digo a vc tb...

      Excluir
    2. http://mcapologetico.blogspot.com/2013/10/o-que-e-heresia.html?showComment=1381931632663#c4243896490683661938

      Não há diferença entre o que eu disse e o que os demais irmãos disseram. A diferença se dá pelo fato de que um de nossos irmãos foi mais incisivo.

      E ele não concordou com o amigo! Apenas concordou de que de fato não fazemos das crenças ortodoxas nossa regra de fé, mas exclusivamente a Bíblia Sagrada.

      Por tabela, nossa crença trinitariana é a mesma da cristandade em geral embora tenhamos retirado-na inteiramente da Bíblia, a mesma Bíblia que utilizaram para retirar, também esta crença.

      Isto ocorre com várias outras doutrinas ortodoxas. Temos, porém, pelo menos duas doutrinas heterodoxas, mas ir além disto é pura especulação.

      Excluir
  4. Luciano meu amigo, o que o nosso amigo adventista disse noutro post nada mais foi do que outros adventistas disseram e a questão de o metodismo está errado ou não isso não importa. Ambas as partes concorrem para o mesmo lugar sendo que ambas pensão de forma diferente, mas o fim é o mesmo. E foi dito isto nos posts, vc leu?

    E mais... aqui ninguém é "maria vai com as outras" só porque as "outras" são a maioria. Mesmo pq nem sempre a maioria está certa. Quem disse que a "voz do povo é a voz de Deus"? Se todos pensassem assim o mundo jazia neste momento...

    Temos que seguir a Bíblia e somente a Bíblia, e não vi erro nenhum tando do metodista quanto do adventista no modo de ver a Trindade, como disse ante: ambos concorrem para o mesmo lugar com pensamentos distintos, mas o fim é o mesmo. E ambos com embasamentos Bíblicos.

    Mas vc só quer ver o que lhe convém...

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na linda 4, onde se lê: pensão (erro ortográfico rsrs)

      Leia-se: pensam

      Excluir