quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Amnésia dos Cinco Solas da Reforma

"[...] Antes mesmo de compreendermos os cincos solas que permearam as mentes dos reformadores, precisamos compreender como a igreja contemporânea esqueceu a reforma e como a igreja hoje está seguindo a agenda do mundo. Nas palavras de H.Richard Niebuhr: “todas as tentativas de interpretar o passado são tentativas indiretas de se compreender o presente e seu futuro”.¹

“Repetidas vezes na Bíblia , especialmente nos Salmos, os crentes são conclamados a lembrar-se daquilo em que creem, porque creem, e a transmitir os relatos da história  da redenção a seus filhos” (M.S. Horton, 1999, pag.97) “Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Mas hoje é comum demais ver até os crentes buscando aquele descanso espiritual numFrenesi de prazer pelo novo e melhorado em vez  pelo experimentado e testado. Hoje muitas das principais denominações que tinham suas convicções firmadas nas sã doutrinas, deixaram de crer na capacidade  de explicar as imensas mudanças que a sociedade pós-moderna aplica hoje. E se poucos sobraram delas para passar para seus filhos dum modo ou de outro dificilmente escaparão da secularização. O protestantismo está perdendo seus membros, por que deu as costas a seus próprios recursos preciosos. “As igrejas do tempo atual desenvolveram um cristianismo de múltipla escolha, no qual os indivíduo escolhem o que preferem e passam por cima daquilo que não se ajusta a seus objetivos espirituais. O que muito deixam para traz é o sentimento penetrante do pecado” (HORTON, 1999, pag.98, grifo meu). Precisamos de uma nova reforma! Certamente os cristãos primitivos enfrentaram a tentação de aparar as arestas e neutralizar a ofensa da Cruz. Como o próprio apóstolo Paulo denunciou aqueles “superapóstolos” de desejarem tornar o cristianismo mais atraente removendo a ofensa da Cruz acabam enfraquecendo o evangelho bíblico.
E hoje os tempos que vivemos os nossos pais não nos passou nem 10% daquilo que a reforma representa, nem mesmo na maioria das igrejas não se prega a essência e a ofensa da Cruz. Mas com esse propósito afirmamos os solas da Reforma: “Somente a Escritura, somente Cristo, somente a graça, somente a Fé e Glória somente a Deus.” Estamos igualmente convencidos de que cada uma dessas declarações está ameaçada mesmo dentro do movimento que se acha na linguagem espiritual direta  descendente da Reforma. Portanto nós, como os nossos antepassados precisamos fazer a nossa confissão diante da igreja e do mundo. No que segue focalizo nossa atenção nesses pontos-chave da Reforma e tiro algumas conclusões sobre onde nós estamos em cada um desses solas em nosso próprio contexto.


[1] H. Richard Niebuhrthe kingdom of god in America (Nova york: Harper and Row, 1937),2."

14 comentários:

  1. O cristianismo moderno está separado daquilo que é o fundamento da sã doutrina entregue pelos apóstolos e representada nos cinco solas. Nenhuma seita consegue aceitar está posição teologica porque uma denominação que firmemente permanecer por eles evitará uma série de incomôdos provocados pelas seitas e que a todo momento estão rastejando para dentro da Igreja, devendo por isto com a palavra em ordem ser rechazados. O neo cristianismo, falso e criado nas profundezas do inferno por Satanás rejeita completamente o conteúdo dos cinco solas porque odeia a soberania de Deus e que foi a causa de sua queda. Então toda a seita nega a soberania de Deus em cada aspecto da vida do cristão, sendo o Deus deles resultado da especulação em cima das escrituras e não da fé revelada. Portemos então as armas da luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Sempre as seitas "tropeçam" em alguma "sola"... e infelizmente, muitos crentes andam sem "sola" já faz muito tempo...

      Excluir
    2. É por isso que IADS segue somente a Bíblia, a Palavra de Deus, como sã doutrina, não dando importância a especulações humanas. "...Mais importa obedecer a Deus do que aos homens." (Atos 5:29). Infelizmente muitos homens se prendem a leis, decretos, etc. humanos e esquecem da Bíblia Sagrada e fazem suas próprias doutrinas baseadas apenas em pensamentos de homens!

      Excluir
    3. e a Ellen White,

      “Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas”.( Revista Adventista, fevereiro de 1984; Ed. Casa Publicadora; Tatuí – SP – pág. 37)..

      “Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. Os destinos das almas dependem da maneira em que são elas recebidas” (EG White, Primeiros Escritos, Editora Casa Publicadora, Tatuí – SP; 1995 – pág. 258, 259).

      Excluir
    4. Fernando meu amigo, texto fora de contexto...

      Isso já foi falado em outros posts, o que vc está citando está fora de contexto... vc deveria rever suas citações... Texto fora de contexto.

      Excluir
    5. Sr Gilson Tenório, é por isso que o senhor segue a >>também<< a Bíblia a luz maior.

      Aliás, seu seguir a Bíblia está pautado primeiro no que Ellen White disse o que é que vc deve seguir na Bíblia. Ou estou errado?

      Excluir
    6. Gilson Tenório porque você não prova pelas escrituras o que afirma? Só fica falando coisas gratuitas e mais nada. Qual é a sua? Se mostre vem dar a cara prá bater e não fique se esgueirando. Me diga: O que é contexto? Não vale buscar na internet, porque eu logo vou reconhecer. Me dê a sua definição do que é contexto.

      Excluir
  2. Credo Protestante - somente a Escritura!
    Credo Adventista - somente a Escritura, conforme interpretada por Ellen White, inspirada tanto quanto a Bíblia.

    Bem Papal...

    ResponderExcluir
  3. O Gilson Tenório e Sr. Adventista tem medo de mim. Eles já estão detonados. Porque não chamam o Azenilton pra ele levar um laço?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, apenas procuramos dar o bom exemplo e evitamos de entrar em contendas.

      Peço que contenha sua exaltação.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, não autorizo esse tipo de comentário. Contenha-se irmão...

      Excluir
  5. E respondendo às cogitações! Se os adventistas de fato fizessem de Ellen White uma regra de fé, jamais seria aceita como uma legítima igreja cristã, conforme é tida hoje pela cristandade moderna.

    O texto dos primeiros escritos, conforme já alertei anteriormente ao Fernando Costa, diz que ninguém pode menxer nas MENSAGENS ANGELICAIS.

    Realmente o trecho colocado fora do contexto, pode ser utilizado e manuseado de forma irresponsável a fim de dar a entender de que Ellen White se referia aos seus próprios escritos, mas basta ler os versos anteriores bem como os que se seguem para perceber de que o assunto eram as mensagens de apocalipse, que segundo a Bíblia, quem tirasse ou colocasse alguma coisa do que havia ali escrito, seria severamente castigado.

    Portanto, Ellen White se referia às mensagens angélicas da Bíblia, específicamente do livro de Apocalipse e não aos escritos dela própria.

    Trata-se portanto apenas de uma distorção maldosa de um de seus escritos.

    E realmente não negamos de que a QUALIDADE da inspiração de Ellen White fosse outro que não a do mesmo Espírito que inspirou os escritores Bíblicos, ou seja o Espírito Santo.

    Então realmente não há diferença, porque Ellen White foi inspirada pelo mesmo Espírito Santo que inspirou todos os demais profetas, inclusive os que tem seus livros adicionados à Bíblia.

    Estes são os fatos, o resto é pura especulação que já forma por várias vezes respondidas.

    Creio que ninguém aqui sofra de amnésia! Então, sejamos honestos e evitemos levantar questões já respondidas como se nunca houvessem sido.

    E vale repetir de que não podemos pegar um texto, e colocá-lo fora do seu contexto, senão arrumaremos pretexto para dizer algo que um livro realmente não afirma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E realmente em toda a história, Deus, através do Espírito Santo tem inspirado diverso servos e também profetas! Nem por isto suas pregações tem o mesmo valor dos livros da Bíblia!

      Mas nem por isto deixam de corresponder a verdade e à vontade de Deus para cada época.

      Deste modo A Bíblia sempre terá maior importância, mas nem por isto as palavras inspiradas de um profeta deixam de serem inspiradas.

      E profetas fazem trabalhos de profetas, que é este trabalho mesmo, que encontramos documentado nos livros de Ellen White.

      Então, nada de colocar os livros de Ellen White em pé de igualdade com a Bíblia, pois conforme ela mesma disse, seus escritos tratam-se apenas de uma luz menor que visa nos levar de volta à luz maior que é a Bíblia Sagrada.

      Deste modo, até mesmo os escritos de Ellen White devem passar pelos critérios de exigência bíblicas, e justamente por passar nestes critérios é que aceitamos seus escritos como inspirados. E tais escritos não fazem mais do que confirmara nossa fé e as doutrinas a que chegamos, anos e anos antes de haverem os escritos de Ellen White.

      Os escritos de Ellen White só surgiram de fato muitos anos depois da criação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, portanto, a Bíblia era a única fonte existente naquela época, do qual tiramos todas as doutrinas fundamentais, que seguimos até hoje e que regem e regulamentam as nossas crenças.

      Portanto, deixemos de dizer barbaridades acerca de tais livros, tão somente porque contradizem muitas interpretações erradas, da Bíblia, por parte da cristandade atual, que sequer conseguem, por si sós, chegar à um consenso de quais seriam as verdadeiras doutrinas.

      Seria então o caso de pedirem para Deus mandar um profeta, como fazia antigamente, a fim de dissolver os equívocos da atualidade, e apontar-lhes o que de fato é a verdade.

      Coisa que muito dificilmente acontecerá, pois como de praxe, tal profeta seria mais uma vez rejeitado, como diversas vezes ocorreu na história, desde os profetas antigos que eram rejeitados, ridicularizados e até mortos.

      Porque profetas tem este costume, de geralmente pregar contra nossos estilo de vida, por estarem em desconformidade com a Palavra de Deus e a SUA vontade.

      Mas não deixam de serem profetas, nem de serem inspirados. Suas palavras são orientações, para o povo de Deus em cada época da história, a fim de sempre levar o povo de Deus de volta aos ensinamentos Bíblicos e à conformidade com a vontade de Deus.

      Excluir