quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Erudito histórico Adventista difamou a Doutrina da Trindade

J. N Andrews, foi um dos mais importantes pioneiros adventistas, segundo informações da Wikipédia: 

"Nascido na localidade de Poland, no estado do Maine, em 1829, Andrews se tornou um milerita em fevereiro de 1843, aos 13 anos de idade. Mesmo em tenra idade, declarou que apreciava mais "estudo sério do que atividades físicas". Em anos posteriores poderia ler a Bíblia em sete línguas e afirmava possuir a habilidade de reproduzir o Novo Testamento de memória." (AQUI)


A respeito dele, a dita profetisa para 'a igreja remanescente do tempo do fim', a Sra Ellen White, declarou: 


O Senhor estava suscitando o irmão Andrews a fim de prepara-lo para utilização futura, e estava-lhe concedendo uma experiência que lhe seria de grande valor em seus futuros labores... o homem mais capaz em nossas fileiras”!”  (História do Adventismo, p.173,175).


Esse intelectual foi um dos desiludidos com a mensagem da volta de Cristo em 1844. Porém, esteve muitos anos firme no Adventismo do sétimo dia e da doutrina do Juízo Investigativo. Tanto que a organização e presidência da Igreja ‘Remanescente’ passaram por seu comando:


Andrews foi membro das comissões que (em 1860) votaram o nome “Adventista do Sétimo Dia” e (em 1863) organizaram a primeira Associação Geral. Ele serviu como terceiro presidente da Associação Geral (de 1867 a 1869), e por vários anos foi redator da Review and Herald.” (História do Adventismo, p. 174,175).


Agora, veja o que esse homem pregava, ensinava e cria a respeito da Doutrina da Trindade. E julgue você mesmo, se essa igreja nasceu debaixo da verdade divina, levando em consideração também, que ela nasceu de uma falsa profecia:


“A doutrina da Trindade foi estabelecida na igreja pelo concílio de Nicéia 325 AD. Essa doutrina destrói a personalidade de Deus e seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A forma infame como foi imposta à igreja, aparece nas páginas da história eclesiástica, que causa aos que acreditam na doutrina corar de vergonha.” The Review and Herald, 06/03/1855.



“...está tão longe da verdade como a velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno.”  

The Advent Review, 05 de agosto de 1852. 


Ninguém menos que  J. N. Andrews  disse isso. A universidade Adventista de maior expressão mundial, tem seu nome em homenagem a ele - http://www.andrews.edu/





Esse pioneiro da mensagem Adventista morreu em 1883, quase quatro décadas após a 1844...



Será que J. N. Andrews não conhecia as explicações dos Credos trinitarianos? Ele era bem informado... 


Será que ele não conhecia o Novo Testamente que ensina a Trindade? Conhecia 'de cor a salteado'!!! 


Que luz faltava para esse herege maldito? Na verdade,o que lhe faltou foi a Luz de Deus para sua salvação (Jo 16.13,14).


47 comentários:

  1. “A doutrina da Trindade foi estabelecida na igreja pelo concílio de Nicéia 325 AD. Essa doutrina destrói a personalidade de Deus e seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A forma infame como foi imposta à igreja, aparece nas páginas da história eclesiástica, que causa aos que acreditam na doutrina corar de vergonha.” The Review and Herald, 06/03/1855.

    “...está tão longe da verdade como a velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno.”
    The Advent Review, 05 de agosto de 1852.


    Ninguém menos que J. N. Andrews disse isso.

    Essa doutrina destrói a personalidade de Deus e seu Filho Jesus Cristo

    afinal que conceito ele tem de Jesus Cristo.

    uma hora ele fala que destrói a personalidade de Jesus Cristo e depois ele mesmo diz que Jesus Cristo e um "deus" menor que o Pai.

    ResponderExcluir
  2. Outra falácia desse autor... já refutei isso!
    Não sabe pregar sobre Jesus, fica atacando quem trabalha em pró da humanidade.
    Enquanto o Luciano perde tempo com seu ódio contra o povo de Deus, a Igreja Adventista segue firme pregando a Bendita Esperança da Volta de Jesus! Veja
    http://www.esperanca.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Alessandro, onde está a falácia?

      Está provado que Andrews era um ariano, um semi-ariano, sei lá o quê era esse herege... mas ele negava a Trindade dos Credos.

      Eles foi repreendido pela profetisa?

      Ele retratou-se e tornou-se um Trinitariano Ortodoxo? Eu não sei, nem tenho informações a respeito... vc poderia nos mostrar?

      Excluir
    2. Vc vai endoidar com essa mania de perseguição...

      Excluir
    3. Acho que não... por causa disso não, não persigo ninguém... mas por favor, me mostre que vc tem as provas que solicitei sobre Andrews.

      Excluir
  3. A Bíblia ensina claramente que o Filho e o Espírito Santo, assim como o Pai, são Deus (João 1:1; 20:28; 1ª João 5:20; Atos 5:3, 4). Mas ela também ensina de maneira clara e firme que há somente um Deus (Isaías 43:10; 44:6,8 etc.). Ensina que os Três são um – uma Trindade

    ResponderExcluir
  4. Irmãos, já que essa é uma questão tão importante, vamos ver o que vocês me dizem sobre o Espírito Santo.

    Primeiramente, me digam: o Pai e o Filho têm nome, assim como todos os anjos; se o Espírito Santo é uma terceira pessoa, qual é o seu nome?

    Se o Espírito Santo fosse uma terceira pessoa, então, Cristo, naquela ocasião, e nós, atualmente, teríamos de pedir o Espírito Santo a três pessoas e não a Jeová (Pai), no nome de Jesus Cristo, para que derrame o Espírito Santo?! - No que consiste "derramar o Espírito Santo?" - Jesus ou o Deus Pai também podem ser "derramados?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respondo... mas antes, vc é ASD ou TJ?

      Excluir
    2. Adventista! :)

      Mas estou "instigando" os irmãos apenas pra saber as opiniões sobre esse assunto, já que ele está sendo o ponto" X".

      Excluir
    3. O fato Gabriel, é que o adventismo é um movimento restauracionista que afirma ser o depositário da revelação divina. Deus estava guiando William Miller, sem ele saber. Estava trazendo revelações e mais revelações a White. Como que ele os deixou "boiando" com relação a uma doutrina que é a essência da revelação de Deus aos homens? Jo. 1:18. Como é que White, disse que em visão, viu Deus Pai, mas não pode ve-lo perfeitamente porque a glória que o envolvia não lhe permitiu isso, contradizendo a perfeita revelação apostólica que diz: "Deus NUNCA foi visto por alguém. O FILHO UNIGÊNITO que está no seio do Pai, ESTE O REVELOU" ou "Aquele que tem só ele, a imortalidade, e habita na luz INASCESSÍVEL; a quem NENHUM dos homens viu nem pode ver..."1 Tm. 6:16. Alguns, viram o Senhor ressucitado, com a glória do Pai, mas como homem glorificado. Não viram sua pura natureza divina que ele tem como Deus, que é do que João e Paulo estão falando. A encarnação do verbo, não interferiu na natureza divina como Espírito tri-pessoal. João vê Deus em simbolos no livro de apocalipse, que é o desvelar do plano da salvação. Mas White, afirma mais de uma vez que viu Deus, descendo do Trono e se locomovendo etc. Ela contradiz Jesus que afirmou que Deus é Espírito, resguardando sua natureza divina. Como poderia Deus, estar num negócio como este? Deus dexou, Lutero, Calvino, Wesley, Bunyan, Spurgeon, Knox, Huss, Whitefield, Owen, Edwards etc etc etc, todos no êrro, em uma doutrina que é o esteio do cristianismo, e depois disto foi se revelar a White e também deixou ela e cia. batento cabeça sobre este assunto até que após décadas ela teve a perfeita revelação da Trindade. Que macaronada! Mama Mia!

      Excluir
  5. "Irmãos, já que essa é uma questão tão importante, vamos ver o que vocês me dizem sobre o Espírito Santo."

    se vc se posiciona desta forma com relação ao Espirito Santos, nos é que perguntamos o que vc crê sobre o
    Espirito Santo???

    o que cremos está muito bem definido nas escrituras!

    por acaso DEUS tem nome (O GRANDE EU SOU).

    ResponderExcluir
  6. • Atributos de personalidade: a) inteligência (capacidade de conhecimento) — 1 Co 2.10 comparado com Is 11.2; b) vontade própria (capacidade de escolha) — 1 Co 12.11; c) sensibilidade (capacidade de emoção) — Ef 4.30; Rm 15.30.
    • Atividades pessoais exercidas pelo Espírito Santo: a) ensina — Jo 14.26; b) testifica — Jo 15.26; c) guia — Rm 8.14; d) convence — Jo 16.7,8; e) contende — Gn 6.3; f) ordena e dirige — At 8.29; 13.1,3; g) intercede — Rm 8.26, 34; h) realiza milagres — At 8.39.

    O Espirito Santo a Terceira pessoa da Divindade, hoje habita dentro de todo verdadeiro cristão, que não nasceu da religião, da denominação, do lider, ou dirigente de alguma comunidade, mas teve o privilégio de nascer do próprio Espirito e se tornou um verdadeiro filho de Deus Jo. 1.12,13.
    Deus Seja Louvado,
    Paz a todos,
    Em Cristo,
    Wilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso está correto! Mas com o atribuir essas ações a uma Terceira Pessoa?!

      O Espírito Santo não fala de si mesmo (João 16:13). E por quem fala, então? Pela boca de Jeová, que criou o seu filho Jesus (João 3:4) e pela boca do Filho, que criou o mundo (Gênesis 1:4; Jó 26:13; Salmos 33:4-9; Hebreus 1:1-2). É pelo Espírito que sai de sua boca que se renova o mundo (Salmos 104:30; João 20:22; Tito 3:5-6; Apocalipse 21:5). Era Deus quem estava em Cristo, ensinando através dele (João 6:45, 8:29, 14:10,26; Atos 1:1-2, 10:38).

      Veja bem:

      Jesus subiu ao Pai e rogou que enviasse o Espírito Santo, que continua operando na Igreja (Marcos 16:19-20; Lucas 24:49; Atos 1:8, 2:33-36) e falando pela boca de Cristo, dos Anjos e dos homens enviados (Mateus 10:18-20; Atos 4:8-9).

      Na conversão do eunuco, foi o anjo enviado por Cristo quem falou a Felipe (Atos 8:26-29) Na conversão de Paulo, foi Jesus quem apareceu a ele (Atos 9:3-50); depois, enviou Ananias que impôs as mãos sobre Paulo e este recebeu o Espírito Santo (Atos 9:11-17). Paulo disse que o Espírito de Cristo falou por ele (II Coríntios 13:3; Gálatas 4:6-7).

      O Espírito Santo não geme por si só, mas em nós que somos sua casa (Romanos 8:22-27; Ezequiel 36:26-27; Miquéias 3:8; I Coríntios 6:19; Efésios 2:21-22). O Espírito de Jeová e de Cristo é único (João 10:30; I Coríntios 12:13; Efésios 4:4-6).

      É através do Espírito Santo que ensina e revela verdades. Na verdade, quando temos o Espírito Santo em nosso coração, o Pai e o Filho moram nele; todas as coisas são ensinadas e reveladas por Eles ATRAVÉS DO Espírito (João 6:44-45, 14:23; Atos 16:7; I Coríntios 2:10-13; Gálatas 4:6; Apocalipse 3:20-21).

      :)

      Excluir
    2. Estimado Gabriel Sanchez, Paz.
      Não entendi a colocação"... que o seu filho criou..." Jo. 3.4. " Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode , porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? "
      Permita-me participar com você desta passagem maravilhosa, que trata do nascer do Espirito Santo. Estamos vivendo um período em que muitos estão na Igreja e estão convencidos da verdade, porém poucos tem recebido o maior milagre de nascer do Espirito Santo. Muitos tem nascido da religião, da denominação, do pregador, da carne, porém pouquíssimos tem recebido o maior milagre. o nascer do Espirito Santo. Quando nascemos dEle a mudança é de dentro para fora, passamos a odiar e inojarmos do pecado, nosso prazer é agradá-lo, falar de Seu Imenso Amor e vivermos para Sua Honra e Glória. 2 Co.5.17 " E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura ( criação ); as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fizeram novas. " ; Jo. 1.13 " ...os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne , nem da vontade do homem, mas de Deus. "
      obs: O Senhor Jesus foi gerado, ok?

      Com todo respeito e consideração,
      Teu conservo,
      Wilton

      Excluir
    3. JOÃO 16
      13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
      14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

      então vc acredita que o Espirito Santo não é uma personalidade, Ele não fala de si mesmo, Ele não tem sentimentos, conforme nos afirma as escrituras.

      Ele não fala de si mesmo, pq a sua obra é testificar a Cristo, e confirmar nos corações dos eleitos a palavra de Cristo.
      Etão vc não crê que o Espirito Santo é uma pessoal????

      Excluir
    4. "É pelo Espírito que sai de sua boca que se renova o mundo (Salmos 104:30; João 20:22; Tito 3:5-6; Apocalipse 21:5). Era Deus quem estava em Cristo, ensinando através dele (João 6:45, 8:29, 14:10,26; Atos 1:1-2, 10:38)."

      definitivamente vc não crê na Trindade.

      Excluir
    5. Atenção para a frase que você usou: "É pelo Espírito que sai de sua boca que se renova o mundo" - Eu pergunto: O "Espírito" é uma pessoa que sai da boca de outra pessoa?!

      E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
      João 20:22

      Pergunta: O que foi soprado sobre eles?! O Espírito Santo? Se sim, pode um Deus ser soprado?

      Você já leu alguma passagem bíblica afirmando que Deus Jeová ou Jesus Cristo foram "soprados" sobre alguém?

      :)

      Excluir
  7. Este post só demonstra o quanto os dominguistas estão desesperados pelo fato de o evangelho eterno, sem mácula, estar sendo pregado mundo a fora pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
    Como os que se fazem inimigos desta igreja não conseguem (nem conseguirão) vencê-la no debate dentro das Escrituras, apelam para tentar mostrar supostos erros doutrinários de irmãos do passado. QUE LASTIMÁVEL este comportamento dos opositores da sã doutrina bíblico-adventista!!!

    Ora, vamos supor que o irmão Andrews tenha se equivocado a respeito da doutrina bíblica da trindade, eu pergunto: que diferença isso faz para a Igreja Adventista do Sétimo Dia de sua época e hoje? ABSOLUTAMENTE NENHUMA!!! Este suposto erro não desabona em nada o fato de a Igreja Adventista ser a Igreja da Bíblia no tempo do fim.

    Se a Igreja, com o Mestre do mestres, quando tinha apenas 12 membros (que eram "sub-líderes", pois a igreja crescia naquela época também. Ver, por exemplo, os 70 evangelistas de Luc.: 10), e, mesmo assim, com a igreja ainda pequena, um dos doze era do diabo!!!! E aí, por causa do equivocado Judas, a Igreja que Cristo liderava era desabonada?? Era, na época, a doutrina do demônio??? Claro que não!!!!! Pois era (e é) possível ocorrer desvios de membros ou de posicionamentos doutrinários dentro da Igreja. Apenas tem que se buscar corrigi-los...
    Assim, pelo fato de Andrews, que não era do diabo, mas porque esteve equivocado neste assunto da trindade, não significa dizer que a Igreja Adventista deixou ou deixará de ser a Igreja de Apocalipse 12.17 e 14.12!!!!!! Por acaso o adventismo não ensina corretamente sobre a Trindade? Claro que sim!!! Então pronto.

    Prezados dominguistas, vamos debater biblicamente sobre o sábado, juízo investigativo, estado dos mortos, liberdade de escolha (vs predestinação)... parem com esses fuxicos a respeito de Andrews, Tiago White ou qualquer outro pioneiro adventista... a salvação é individual!!! Todos prestarão contas perante o Senhor.

    O que importa é que, a Adventista, é a Igreja (visível) de Cristo no tempo do fim, e o evangelho eterno, tal qual a Bíblia prescreve, sem intervenção de doutrinas humanas, tem sido pregado mundo a fora; e muitos e muitos têm conhecido a Escritura e aceitado a Cristo como único Salvador a cada dia.

    Que o Espírito Santo permaneça liderando a Igreja Adventista em sua missão de proclamar o breve retorno do Salvador!! Amém, vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  8. Josinaldo Costa, me PROVE que o apóstolo Paulo, ensinou a doutrina do juízo investigativo. O ônus da prova, está em quem acusa. Desde a ascencão do Senhor Jesus, até o ano de 1844, NiNGUÉM, repito, NINGUÉM, nunca ouviu sequer uma insinuação desta doutrina, Você está todo o tempo se ufanando e até agora não provou pelas escrituras as suas afirmações. ME prove pelas epístolas de Paulo, a doutrina do juízo investigativo ou cale-se para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Cadi,

      Suas teorias é que não resistem ao que a Escritura prescreve. Foi provado, biblicamente, tudo o que conversei com vc até agora, mostrando que sua crença, meu caro, não passa de ensino humano, destituído de base bíblica. Acontece que vc não quer acreditar (eu o respeito por este posicionamento), só não sei o que o motiva a isto, provavelmente seja o preconceito e o ódio que tem dos adventistas.

      A doutrina do juízo investigativo (ou pré-advento) está presente ao longo da Palavra de Deus e as cartas do apóstolo Paulo, como parte integrante das Escrituras, fazem referência a este ensino.
      Veja, por exemplo, Rom.: 14.10: "... todos compareceremos perante o tribunal de Deus."
      Este tribunal encontra-se no Céu e todos nós teremos que passar perante ele, não fisicamente, mas vamos ser julgados nele antes que Deus conceda a recompensa "a cada um segundo as suas obras." (Apoc.: 22.12).
      Até porque, Cristo disse: "todo aquele que Me confessar diante dos homens ... Eu o confessarei diante de Meu Pai, que ESTÁ nos CÉUS; mas aquele que Me negar ... Eu o negarei diante de Meu Pai que está nos CÉUS." (Mat.: 10.32-33). Este ato de confessar uma pessoa (com certeza, para salvação) e negar outra (para perdição), feito pelo Senhor Jesus, é realizado no Céu perante o Pai e não faria nenhum sentido o Salvador afirmar isto se não tivesse se referindo a um juízo definidor de quem será salvo e quem será perdido. E isto é o juízo investigativo.
      Cristo disse também que os salvos serão "os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos" (Luc.: 20.35), este ato de dignificar alguém para a salvação consiste numa outra referência ao juízo pré-advento, o qual terminará momentos antes da volta do Senhor.

      O apóstolo Paulo também escreveu que, quando o Senhor voltar, "os mortos em Cristo ressuscitarão... [e] os vivos [em Cristo] ... [serão] arrebatados juntamente com eles [mortos ressuscitados]... para o encontro do Senhor nos ares ... para sempre..." (1 Tess.: 4.16-17.
      Veja que o apóstolo afirma que Cristo vem SOMENTE para buscar os salvos, significando que o julgamento definidor de quem é salvo (e perdido) ocorreu antes da volta dEle, certamente no Céu, terminando pouco antes de sua vinda. E este julgamento prévio ao Seu retorno é o juízo investigativo ou pré-advento.

      Portanto, mais uma vez está provado que as doutrinas adventistas têm base nas Escrituras e as suas teorias, sr. Cadi, não passam de ensinos equivocados sem embasamento bíblico.
      Agora gostaria de dizer o seguinte:
      A Bíblia não se resume apenas às cartas do Apóstolo Paulo, a Escritura é um todo, do Gênesis ao Apocalipse. Não responderei mais a este tipo de pergunta, pois demonstra que quem a faz, em realidade, é uma pessoa que se encontra fraco, incompetente e despreparado espiritualmente falando.
      O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito, diz: "TODA a ESCRITURA é útil para o ensino..." (2 Tim.: 3.16). Não devemos nos restringir a algumas partes dela, mas temos que buscar o entendimento sobre um tema ao longo de todo o Livro Sagrado.

      Excluir
    2. Josinaldo Costa, o tribunal de Cristo, não é para JULGAR os crentes, mas para dar o GALARDÃO aos crentes, pelo que eles fizeram ou se omitiram de fazer pelo reino. Os crentes não vão à presença de Cristo para serem JULGADOS. "Quem crê em mim, não vem a JUÍZO, mas passou da morte para a VIDA". João 5:24. Você continua provando NADA. Onde está a doutrina do juízo investigativo nas cartas de Paulo, como descritos em "O Grande Conflito" de White?

      Excluir
    3. Paulo Cadi,

      Vc é que nunca prova nada, meu prezado!!!!
      Todo tribunal é para julgar, e o apóstolo Paulo disse que "TODOS compareceremos perante o tribunal de Deus" Rom.: 14.10. Aqui não diz que alguns, ou somente os salvos, ou somente os perdidos, MAS TODOS compareceremos diante do juízo de Deus. Entre o que vc diz, sr. Cadi, e o que o apóstolo escreveu, fico com o apóstolo.
      O "juízo" de Jo.: 5.24 refere-se à condenação (ver na Bíblia ARC) e não que alguém deixará de comparecer perante o tribunal divino.
      Paulo disse em Rom.: 8.01 que não haverá "... condenação ... para os que estão em Cristo..."
      Claro que os salvos não serão condenados, mas que passarão pelo juízo de Deus, ah isso é verdade...
      No momento do juízo, os que aceitaram a salvação na Pessoa de Jesus terão "Advogado junto ao Pai, ... Cristo, o Justo." (1 Jo.: 2.01), por isso é que os cristão serão absolvidos no Senhor quando do julgamento dos Céus.

      Excluir
    4. Josinaldo Costa, "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não entrará em condenação (do grego "krisis", julgamento), mas PASSOU da morte para a vida". A expressão, "em condenação", significa em juízo. No verso 29, do mesmo cap.5: "E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da CONDENAÇÂO. E quem acompanhará Cristo no julgamento? "Não sabeis vós que os santos hão de JULGAR o mundo? Ora, se o mundo deve ser JULGADO por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas minímas? Não sabeis vós que havemos de JULGAR os anjos? Você poderia explicar a doutrina da justificação pela fé? Se pode, pediria que o fizesse.

      Excluir
    5. O texto acima, que fala que os santos julgarão o mundo é de 1 Co. 6:1-3.

      Excluir
    6. Paulo Cadi,

      Em relação à expressão "juízo", de Jo.:5.24, significar "condenação", por acaso, não é isso que vemos defendendo? Inclusive eu não havia feito a ligação desse "juízo" com o termo "condenação" do verso 29 do mesmo capítulo de João. Obrigado por vc me fazer este favor. Portanto, estamos entendidos que "juízo" desse evangelho de João é uma referência à "condenação", certo? E que não se trata uma ausência, de algum ser humano, ao juízo de Deus, o qual é imposto a TODOS, ok?

      Em relação a 1 Cor.: 06.01-03, em realidade, este verso trata de uma outra fase do juízo final de Deus.
      Ou seja, após Cristo levar os Seus para o Céu, dando início ao milênio, os salvos terão acesso ao julgamento divino que confirmará a condenação dos perdidos, inclusive no que diz respeito aos anjos caídos, bem como o Senhor mostrará, a cada um, a razão por que foram achados dignos de participar da vida eterna. Ver também Apoc.: 20.04-06.
      Nada mais além disso.

      Excluir
    7. Paulo Cadi,

      Apenas algumas correções:

      Onde se lê:
      "... E que não se trata uma ausência, de algum ser humano..."
      Leia-se:
      "E que não se trata DE uma SUPOSTA ausência, de algum ser humano..."

      Onde se lê:
      "... bem como, o Senhor mostrará, a cada um..."
      Leia-se:
      "bem como, o Senhor mostrará, a cada um DOS SALVOS..."

      Excluir
    8. Josinaldo Costa, você não explicou a doutrina da justificação pela fé, que eu lhe solicitei. Estou esperando a sua explicação.

      Excluir
    9. ROMANOS 8:
      1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

      Excluir
    10. Paulo Cadi,

      Estive ocupado, por isso não tinha vindo mais por aqui.
      Vc pede para eu explicar a doutrina da justificação pela fé. Pra que isso? Creio que não temos discordância quanto a esse tema!
      Entendo ser desnecessária tal explicação.

      Excluir
    11. Josinaldo Costa, permita-me fazer um comentário, apesar do irmão mencionar ser desnecessária a explicação por parte do Sr. Paulo Cadi.
      tenho observado tuas colocações e percebemos a honestidade que os irmãos comentam seus pontos de vista e a sinceridade que acompanha cada comentário. Nosso Senhor esta atento a cada palavra e a motivação de cada coração.
      Apesar de não haver sempre a mesma compreensão, cremos que falando a verdade em amor, conseguiremos nos ajudar a compreendermos as verdades eternas reveladas nas Sagradas Letras.
      Permita-me comentar sobre o tribunal de Cristo o qual passaremos para que nossas obras, serviços prestados ao Senhor, serão julgados para que recebamos nosso galardão, muitos confundem com a salvação, porém pelo contexto bíblico, sabemos que se trata de assuntos divergentes. Nós Seus filhos não seremos jamais condenados, com relação a salvação eterna, já passamos da morte para vida, Glória à Deus. Nossas obras, sim serão julgadas e o Senhor irá nos recompensar de acordo com a motivação de tudo o que fizermos para Ele, inclusive nossa participação neste Blog.
      Obrigado por sua consideração.
      Paz do Rei
      Em Cristo,
      Wilton

      Excluir
    12. Wilton,

      É muito bom conversar com alguém que se apresenta com uma postura amistosa! Espero que continuemos assim!

      Quanto ao que vc disse, discordo plenamente, pois não faria sentido algum dizer que alguém que já estaria salvo e, mesmo assim, ainda teria que passar pelo crivo judicial do Senhor. Ué, para que serviria esse tribunal? Julgar para que propósito se a pessoa num já estaria salva? O Senhor iria só perder Seu precioso tempo, julgando desnecessariamente um suposto salvo! Quem é salvo, é salvo, ponto final. O salvo será aquele que não for condenado no julgamento dos Céus. Leia Rom.: 14.10, combinando com 1 Jo.: 02.01 e Rom.: 08.01, e, assim, entenda o que estamos defendendo.

      Olha, sinceramente, meu prezado, sua fala não tem base bíblica.

      Excluir
    13. Estimado Josinaldo.
      Peço a gentileza de reler o que escrevi, pois afirmo que o salvo em Cristo , não entra em juízo para a salvação, como o amado do Senhor, bem colocou e até citou textos Sagrados.
      Nossa observação é sobre o Galardão, que será distribuído de acordo com nossas obras, nosso serviço ao Senhor. A qualidade de nosso serviço a Ele é que nos garantirá receber nosso galardão. Voltamos a lembrar que não é a salvação , a qual o Justo Senhor conquistou para nós na cruz do calvário morrendo e levando sobre si nossa culpa e pagando a dívida que tínhamos ,para com Deus. Paulo escrevendo aos Coríntios 3.7-8, nos fala sobre o assunto do galardão relacionado ao nosso trabalho no Reino de Deus.Este texto se harmoniza com Efésios 2. 10. Fomos salvos para serví-lo. Nosso trabalho é fruto de nossa salvação.
      Deus nos guarde
      Paz
      Wilton

      Excluir
  9. Caro Paulo Cadi.....

    Se você pedi somente pra provar nas cartas do apóstolo Paulo, é por que esta Doutrina pode ser provada em outras pastes da Bíblia, é isto que eu entendi com essa sua objeção !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sétimo Dia, os cristãos primitivos, originais, NÃO tinham biblías, nem bibliotecas e muito menos internet. Eles não tinham esse volume tremendo de informações que nós temos hoje. As igrejas locais, não possuíam a biblía como nós temos, com seus 66 livros. Os escritos que compõem o novo testamento, foram concluídos com a chegada do Apocalipse, lá pelo ano 95. A maioria esmagadora dos cristãos do primeiro século, eram gente simples, do povo. Não carregavam biblías como nós, não frequentavam livrarias, não iam para a faculdade, não defendiam teses de mestrado, doutorado, não escreviam comentários biblícos etc. Ainda que muitos fôssem prosélitos do judaísmo, a grande maioria, vinha direto do paganismo. O Senhor Jesus, enviou o apóstolo Paulo, aos gentios e Pedro e os outros apóstolos, aos judeus. Os gentios receberam a revelação de Jesus Cristo, pelo ministério de Paulo, Apolo, Lucas, Timóteo, Barnabé, Tito, etc. etc. etc. As epístolas do apóstolo Paulo, circulavam entre as igrejas e poucas cópias ainda havia. O que eles tinham mesmo, era uma igreja cheia do Espírito Santo, com seus dons e manifestações sobrenaturais dando testemunho de Jesus Cristo. Paulo os exortou a que permanecessem no evangelho que haviam recebido, assim instruiu a Timóteo e a Tito bem como aos pastores das demais igrejas locais, como está no livro de Atos. Em NENHUM momento, encontramos a doutrina adventista, nas cartas do embaixador de Cristo aos gentios. Não há NADA de adventismo em Paulo, e nem ele deu mandamento para os gentios guardarem o sábado, mas ao contrário. Cl. 2:16. A autoridade ministerial, sobre os gentios, é Paulo e NENHUM outro. Ele NUNCA citou estes textos de Isaías, sobre o sábado, que os adventistas citam "ad infinitum", nem os outros mandamentos sabáticos encontrados nos profetas, dados EXCLUSIVAMENTE para Israel e para os gentios que se uniam à Israel sob a antiga aliança. Por isso é que nas cartas de Paulo é que vamos encontrar os mandamentos dados pelo Espírito Santo as igrejas.

      Excluir
    2. Estes cristãos tinham acesso à Bíblia da Época, que era o Antigo Testamento e lá, havia a descrição de todo o cerimonialismo e o significado de muitas representações, a exemplo do dia da expiação, que está relacionado justamente sobre o assunto tratado em questão!

      Entretanto, o NT não contém todos os textos e informações produzidos aos cristãos, nem todo o conteúdo das pregações que estes recebiam. portanto devemos crer que eles possuíam até uma gama maior de informações do que nós hoje.

      Felizmente o próprio cerimonialismo, por si só explica toda a doutrina do santuário! Paulo apenas declara seu entendimento à partir das Antigas Escrituras, ou seja, a fonte das conclusões de Paulo eram o AT, logo, se Paulo conseguiu chegar àquelas conclusões à partir do AT, então os cristãos também conseguiriam.

      Claro que os gentios e também muitos cristãos não tinham acesso à um amplo conjunto de ferramentas teológicas, mas haviam muitos ali que como Paulo, eram bem entendidos da lei, e estudaram com grandes mestres (haviam até fariseus conversos ali).

      Portanto isto o fato de se situarem naquela época não seria um problema, pelo contrário. O povo daquela época tinham contato direto com as representações cerimoniais, viviam em um tempo onde o contexto, a cultura e até algumas tradições podiam ser observadas a olho vivo!

      Diferente de hoje onde a maior dificuldade é conhecer o contexto cultural da época e os detalhes de certas crenças, certos rituais e certos linguajares da época.

      Então posso lhe dizer que para os cristãos, bem como os gentios, eram para eles mais fácil ainda compreenderem acerca destes assuntos, do que nós hoje que muitas vezes precisamos recorrer à arqueolgoia, ao historicismo e até à ferramentas de estudo da escrita original em grego e hebraico. E tendo Paulo e outros estudiosos a apoiá-los, devemos acreditar que estavam bem servidos em questão de informação, mesmo não tendo computadores na época.

      Excluir
    3. Quanto ao sábado:

      Paulo nunca mandou guardar o domingo!
      E também não mandou deixar de guardar o sábado!

      E o que isto significa?

      Que não houve mudanças quanto ao dia de guarda, apenas isto. Se não notamos nada a respeito, então conclui-se que de fato, as coisas apenas continuaram como eram.

      Assim não houve INTERVENÇÃO quanto à guarda do sábado, continuando então a ser guardado guardado fluidamente, graças às correções feitas por Jesus, que retirou o legalismo que a tradição judaica havia colocado sobre o sábado.

      Excluir
  10. Luciano, estou te deixando alguns estudos com respeito a Doutrina da Trindade, Veja-os : Se já viu eu não sei....

    http://www.youtube.com/watch?v=77yndgsVP6w

    http://www.youtube.com/watch?v=d-YL1tJG9cA

    http://www.youtube.com/watch?v=GIXffNogKHw

    http://www.youtube.com/watch?v=79P__B2H0QE

    Talvez lhe ajude com suas pesquisas com respeito ao Adventismo .....

    ResponderExcluir
  11. Sr. Adventista, se o amigo ler sobre a ignorância que havia nas massas, no tempo do império romano, assim como tem hoje; a manipulação usada por lideranças políticas e religiosas sobre a população. A informação na verdade era desinformação. Os cristãos gentios em sua maioria esmagadora vieram direto do paganismo. É óbvio que conheciam suas próprias tradições e costumes, mas não tinham acesso a REAL informação do que estava ocorrendo nas esferas político e religiosa, assim como acontece hoje. É claro que nos escritos do novo testamento você não vai encontrar os sermões que eram feitos nas igrejas. Paulo não chegou à conclusões como você sugeriu, mas recebeu o evangelho por revelação direta de Jesus Cristo. O fato dos gentios vivendo em um mundo que nós só conhecemos por escrito, em nada muda o panorâma, porque o evangelho só vem pela revelação de Jesus Cristo. Fazer cópias de livros, para os pobres era muito caro. O amigo fez uma boa descrição mas romanceou um pouco. O conteudo das cartas de Paulo, são de uma profundidade inesgotável, porque são inspirados. A sã doutrina, se encontra em seus escritos cristocêntricos e não encontramos ali mandamento para os gentios observarem o sábado. Sempre isto deve ser lembrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Cadi, sabia palavra e bem acompanhada dos versículos mencionados pelo Fernando costa Cl. 2. 14,16
      Em Cristo, Wilton

      Excluir
  12. COLOSSENSES 2
    14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

    16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

    ResponderExcluir
  13. Ué, Amigo Fernando Costa, não podemos guardar os sábados porque são dias, mas podemos guardar o domingo?

    ResponderExcluir
  14. Sr. Adventista
    Feliz Ano Novo!
    Que bom encontrá-lo por aqui.
    Querido de Deus hoje a Lei e Deus esta em nossos escrita não com tinta , mas O Santo Espirito as escreveu nas tabuas de nossos corações e nosso prazer é guardarmos todos os dias para o Senhor. de Domingo a Sábado, servindo-o em tudo o que fazemos. No Átrio ou no Altar, estamos fazendo tudo para a Glória de Deus. Trabalhando no secular servindo como sendo ao Senhor, fazendo tudo com excelência, para que o Senhor seja glorificado; e quem o serve no altar da mesma forma. Hoje a gratidão pela Sua Eterna salvação é tão grande que o dia que guardamos são todos os dias, como já colocamos.
    Estamos livres de todo espirito de religiosidade o servimos com toda liberdade pelo Espirito Santo que habita, por Sua Graça, em nós.
    Na Igreja primitiva, conforme podemos ver em Atos dos Apóstolos havia culto todos os dias no Templo e nas casas.
    Jesus é o nosso Descanço.
    À Ele a glória
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  15. ERRATA: ...onde se lê: ..".a Lei e Deus esta em nossos escrita." Lei-se: ...a Lei de Deus em nossos corações, escrita não com tinta..."
    Sds
    Wilton

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá, amigos e irmãos

    O que o Luciano Sena faz ao citar este autor e pioneiro adventista não leva em conta que a verdade é progressiva. Basta ler as 95 teses de Lutero para constatar isso. Já vi um vídeo católico em que os autores ressaltam pensamentos de Lutero que estão em plena harmonia com sua fé, e até zombam dos protestantes/evangélicos por se fiarem tanto no "católico" Lutero. Inclusive há textos de Lutero de exaltação a Maria que são para nós bem "embaraçosos". . .

    Só mais adiante é que Lutero foi se desvencilhando de tantos erros e condicionamento à liderança de Roma, tornando-se o Protestante teologicamente mais maduro e cristocêntrico nos seus conceitos.

    Igualmente, pioneiros adventistas emitirem opiniões antitrinitarianas por causa de condicionamento derivado de Igrejas que haviam deixado, e que eram unitarianas, não prova coisíssima nenhuma que denigre a imagem da IASD.

    O que importa é o que HOJE cremos e que está claramente definido no documento confessional "Nisto Cremos". Eis o que indica sobre como a comunidade adventista do 7o. dia deve crer e ensinar o que se refere à Divindade:

    "2. A Trindade:

    "Há um só Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração, e serviço por parte de toda criação. (Deut. 6:4; Mat. 28:19; 2 Cor. 13:14; Efé. 4:4-6; 1 Pedro 1:2; 1 Tim. 1:17; Apoc.. 14:7.)


    "3. Deus Pai:

    "Deus, o Eterno Pai, é o Criador, o Originador, o Mantenedor e o Soberano de toda a criação. Ele é justo e santo, compassivo e clemente, tardio em irar-se, e grande em constante amor e fidelidade. As qualidades e poderes manifestos no Filho e o Espírito Santo também constituem revelações do Pai. (Gen. 1:1; Apoc. 4:11; 1 Cor. 15:28; João 3:16; 1 João 4:8; 1 Tim. 1:17; Ex. 34:6, 7; João 14:9.)

    "4. Deus Filho:

    "Deus, o Filho Eterno, encarnou-Se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo. Ele foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem a Maria. Viveu, e experimentou a tentação como um ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por Seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu para ministrar no santuário celestial em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de Seu povo e a restauração de todas as coisas. (João 1:1-3, 14; Col. 1:15-19; João 10:30; 14:9; Rom. 6:23; 2 Cor. 5:17-19; João 5:22; Lucas 1:35; Filip. 2:5-11; Heb. 2:9-18; 1 Cor. 15:3, 4; Heb. 8:1, 2; João 14:1-3.)

    "5. Deus Espírito Santo:

    "Deus, o Espírito Santo, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção. Inspirou os escritores das Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos; e os que se mostram sensíveis são renovados e transformados por Ele, à imagem de Deus. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre estar com Seus filhos, Ele concede dons espirituais à igreja, habilita a dar testemunho de Cristo e, em harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade. (Gen. 1:1, 2; Lucas 1:35; 4:18; Atos 10:38; 2 Pedro 1:21; 2 Cor. 3:18; Efé. 4:11, 12; Atos 1:8; João 14:16-18, 26; 15:26, 27; 16:7-13.)"

    Para um estudo excepcional sobre a personalidade do Espírito Santo, vejam este estudo que postamos no Fórum Evangelho:

    http://forumevangelho.com.br/t4097-o-espirito-santo-mera-forca-impessoal-ou-pessoa-divina

    ResponderExcluir
  18. E já que levantaram aqui a questão do sábado, uma iniciativa sempre de anti-sabatistas para nos contestar, o que nos leva a responder, daí somos acusados de "só falar em sábado", o verdadeiro "samba anti-sabático de uma nota só", como é Col. 2:14-16 merece ser analisado, sem dúvida.

    Só que já tenho insistido em que PRIMEIRO sejam respondidas 4 perguntas, e aí é que as coisas se complicam. . . . Os anti-sabatistas que se valem desta passagem NÃO TOPAM DE JEITO NENHUM dar-nos respostas às mesmas de modo objetivo, específico, claro, conciso, ao ponto e sem recurso à TME (tática de mudança de enfoque).

    Ei-las:

    * Onde Paulo diz nesta passagem de Col. 2:14-16 que,

    a) não é mais para guardar o sábado;

    b) agora se adote o domingo no lugar do sábado;

    c) agora adote-se o ‘dianenhumismo’ (dia nenhum mais a se observar);

    d) os observadores do sábado não julguem os não-observadores?

    ResponderExcluir